segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Covid-19: Assembleia Legislativa realiza testagem em servidores

Servidora da Assembleia faz teste para Covid-19.
Nesta sexta-feira (7), a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, em parceria com a Prefeitura de São Luís, testagem de Covid-19 nos servidores da Casa. 

O presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto, disse que a iniciativa é mais uma importante ação preventiva visando resguardar a saúde daqueles que estão no dia a dia da Casa do Povo. “Agradeço ao prefeito Eduardo Braide por ter atendido ao nosso pedido em disponibilizar os exames e os técnicos necessários à realização do procedimento”, frisou o parlamentar.

Antes de iniciar a testagem, os servidores passaram por uma triagem para monitoramento do seu quadro clínico. A entrevista consiste na investigação de sintomas gripais, tais como febre, dor no corpo, coriza, tosse e outros referentes à Covid-19. Em seguida, foram encaminhados para a área de testagem.

O teste realizado foi para pesquisa de antígeno SARS-COV-2 em amostra de Swab nasal e nasofaringe (objeto estéril inserido nas narinas do paciente). O método utilizado permitiu o resultado em cerca de 10 minutos.

Vigilância epidemiológica 

Para a diretora da DSMO, Melina Sá, a testagem é fundamental para a vigilância epidemiológica da doença. “Em meio à circulação de tantos vírus diferentes, é importante que tenhamos um diagnóstico correto para fazermos um tratamento adequado, ainda mais nessa temporada em que os casos de gripe aumentam”, afirmou.

Segundo o diretor-geral do Laboratório Central de São Luís, Luiz Fernando Ramos, a testagem é importante para se ter um panorama da manifestação do coronavírus na capital. “Tanto os que estão com sintomas gripais, quanto os que não estão devem realizar o teste para diagnosticar casos assintomáticos”, enfatizou ele.

A servidora Conceição Vieira, assistente administrativa, considerou oportuna a iniciativa. “Temos visto um aumento considerável de pessoas apresentando os mais diversos sintomas gripais, o que dificulta a identificação do tipo de infecção viral. Por isso, achei muito bom a Assembleia realizar a testagem, pois só assim teremos um diagnóstico correto relativo à Covid-19”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário