segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Grave acidente é registrado na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues

MA-020. (Imagem: Google)

Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da noite desta segunda-feira (30), por volta das 18h, um grave acidente foi registrado na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues. Segundo informações, a jovem Juliana Silva de Oliveira, de 25 anos, trafegava em uma motocicleta e acabou perdendo o controle do veículo durante uma ultrapassagem. 

Com a queda, ela sofreu uma forte pancada na cabeça e, conforme a equipe médica do hospital municipal Benito Mussoline, foi diagnosticada com traumatismo cranioencefálico. Em seguida, a vítima precisou ser transferida para São Luís, onde passa pelos procedimentos necessários. Seu quadro é considerado grave.

Estamos na torcida pela recuperação.

Milagres do Maranhão: Do sonho da emancipação ao pesadelo do descaso

O sucateamento da estrutura pública do município de Milagres do Maranhão chama a atenção e pode ser visto por toda a cidade. A ponte de divisa do município de Milagres do Maranhão está quebrada há mais de quatro anos.

Estradas vicinais abandonadas dificultam o acesso dos alunos às salas de aulas, a circulação dos moradores e as atividades econômicas dos povoados.

Com o hospital interditado pela vigilância sanitária, o posto de saúde da zona rural deteriorado, construções de escolas e quadra poliesportiva abandonadas, os cidadãos daquele município enfrentam sérias dificuldades.

O candidato da atual administração, José Augusto Cardoso Caldas, é alvo hoje de diversas acusações junto aos órgãos de controle. Razão pela qual o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) está apreciando o recurso de indeferimento da candidatura de José Augusto Cardoso Caldas neste momento. O resultado deve sair em breve.

Confira as imagens do descaso abaixo:








Do Blog Maranhão de Verdade.

Maranhense assume mandato de deputado federal após vitória de João Campos no Recife

Irmãos Milton Coelho e Marcelo Coelho.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O maranhense Milton Coelho da Silva Neto, natural de Codó, foi o principal beneficiado com a eleição do deputado federal João Campos para prefeito de Recife. Milton Coelho, que atualmente é chefe de gabinete do governador de Pernambuco Paulo Câmara, era o primeiro suplente da Coligação PSB/PCdoB/MDB/PSD, com 43.649 votos obtidos nas eleições de 2018, e, com isso, assume o mandato a partir de janeiro em Brasília.

Milton Coelho, que é irmão do ex-secretário de Meio Ambiente do Governo Flávio Dino, Marcelo Coelho, também já foi vice-prefeito de Recife, inclusive assumindo à prefeitura de maneira interina, e é ligado ao PSB pernambucano desde os tempos de Miguel Arraes e, em seguida, de Eduardo Campos.

Na Câmara, a exemplo de João Campos, o novo deputado deverá fazer oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro, visto que, o PSB se posiciona neste campo político.

FAP presta homenagem à professora e ex-vereadora Cleide Portela

A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) publicou em suas redes sociais mensagem em homenagem à professora Cleide Portela, falecida na manhã de hoje. "Sua fala e sorriso transmitiam candura e simplicidade, mas ao mesmo tempo firmeza na defesa de seus pensamentos e sentimentos sobre a igualdade de direitos, a liberdade e a vida plena", diz a nota assinada pela diretora de Ensino, professora Nony Braga.

A professora Cleide Portela era filha do ex-prefeito Zezico Silva, irmã do secretário de Segurança do estado Jefferson Portela e da ex-reitora da UFMA Nair Portela. Formada em Estudos Sociais e Pedagogia, ela foi professora do município e exerceu o mandato de vereadora. Confira a íntegra da nota da FAP:

À Comunidade Educacional de Chapadinha (MA), 

Segundo Mário Quintana: “Nada nasce do ar...”

Acreditamos que a identidade de professores e professoras se configura nas marcas históricas da sociedade de um tempo, transpassada pelas subjetividades de cada um, mediante as experiências, pensamentos e sentimentos de homens e mulheres que nascem com missões a cumprir, nascem dessa vontade para atender aos reclames de viver a vida com amorosidade. Compreendemos que os atos e os laços nos eternizam, sobretudo no ofício de ensinar e aprender, portanto, nada nasce do ar, como diz Mário Quintana.

O compromisso de conviver, alimentando a certeza de que caminhamos, buscando a nossa “alteridade”, nesse encontro corpo e alma trazem as escolhas que fazemos no percurso de nossas vidas, que marcaram outras vidas, sobretudo pelo encontro, abraço, sorriso, pela palavra carinhosa e excepcionalmente pelo que fazemos de nós mesmos.

A Professora Cleide Maria Portela Silva teve e tem um papel fundamental na vida de muitas pessoas de Chapadinha. Sua voz está eternizada nos saberes e fazeres profissionais de gerações que caminharam aprendendo as lições de seu tempo. Ensinamentos que envolvem princípios éticos, dignidade e cidadania, associados à generosidade amorosa e sincera em suas atitudes de mulher no exercício de suas funções públicas, como mãe, educadora e amiga. Sua fala e sorriso transmitiam candura e simplicidade, mas ao mesmo tempo firmeza na defesa de seus pensamentos e sentimentos sobre a igualdade de direitos, a liberdade e a vida plena.

A nossa Pedagoga Cleide Portela foi uma sonhadora. Em suas falas encontrávamos sempre uma reflexão sobre a vida, a educação, sobre a cidade de Chapadinha. Gostava de ouvir e ser ouvida, apreciava uma boa leitura, adorava conversar sobre política. A sua ausência entre nós é percebida, mas as memórias que construímos nos momentos de convivências serão compartilhadas com os nossos filhos, netos, amigos, alunos e com a atual geração de professores. A sua luz e bondade estavam sempre estampadas em seu rosto alegre.

Cleide Maria Portela Silva, formada em Estudos Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Chapadinha; Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha.

Celebremos a sua vida, porque ela é uma inspiração para as nossas humanidades.

Chapadinha (MA), 30 de novembro de 2020

Profª Me. Nony Braga

Diretora de Ensino da Faculdade do Baixo Parnaíba

Aproveite a Black Friday Luanny Móveis e compre com até 25% de desconto

Luanny Móveis.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante esta segunda-feira (30) está sendo realizada a Black Friday da Loja Luanny Móveis de Vargem Grande com as melhores ofertas para os clientes. São móveis, estofados, eletrodomésticos e tudo que você precisa para renovar seu lar.

As compras à vista terão até 25% de descontos ou tudo em até 10x sem juros e sem entrada. Aproveite a Black Friday Luanny Móveis, na Rua São Sebastião. Preços como você nunca viu!

BR-135 será interditada nesta segunda-feira (30) para transporte de turbina

Transporte de turbina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai interditar a BR-135 a partir das 23h45 desta segunda-feira (30) até as 05h45 desta terça-feira (01) devido o transporte da turbina que está sendo levada do Porto do Itaqui para o município de Santo Antônio do Lopes (distante 330 km da capital). 

Nesse momento, o transporte está parado no município de Santa Rita, altura do km 82 e seguirá viagem na velocidade média de 7 km/h.

Veja o vídeo da turbina passando sobre uma ponte no limite entre os municípios de Itapecuru-Mirim e Santa Rita, a estrutura sobre ponte é utilizada para não prejudicar as pontes durante o trajeto. Confira:


Do Portal MA10.

Suplente que teve 23 mil votos assume mandato de deputado após vitória de Eduardo Braide em São Luís

Josivaldo JP com Bolsonaro.

Com a vitória de Eduardo Braide nas eleições de São Luís, quem assume o mandato na Câmara dos Deputados é o suplente Josivaldo JP. Ele faz política na região de Imperatriz e ganha um mandato quase improvável pela sua votação de apenas 23.113 votos.

Para se ter uma ideia do quanto essa votação está longe da média; Simplício Araújo (SD), que estava no chapão onde a concorrência é maior, teve 74.058 votos. O deputado eleito com menos foi justamente o Pastor Gildenemyr, da coligação de Josivaldo, com 47.758 votos, já puxada pela grande votação de Braide para deputado.

Filiado ao PHS, Josivaldo é bolsonarista e aliado do senador Roberto Rocha. Assim, o governo Bolsonaro ganha representante no parlamento com o ascensão de Josivaldo. Vale lembrar que Braide nunca foi um bolsonarista de primeira ordem no parlamento e votou muitas vezes contra o governo.

Sá Marques na primeira suplência

Também é interessante destacar que o vereador de São Luís Sá Marques, que não conseguiu à reeleição, pode se tornar deputado federal. Com Josivaldo se tornando titular, Sá Marques passa a ser o primeiro suplente da coligação. Se Braide tiver interesse que ele esteja no mandato, basta convencer Pastor Gildenemyr a assumir alguma pasta na gestão municipal para que o suplente assuma.

Do Blog do Clodoaldo Corrêa.

Flávio Dino fala em processo de revisão após divisão entre os aliados do governo no 2º turno em São Luís

Governador Flávio Dino.

O governador Flávio Dino usou as redes sociais para comentar o resultado eleitoral de São Luís e suas consequências para o futuro do seu arco de alianças político. De acordo com ele, não foi possível manter a união do grupo que o reelegeu em 2018, e classifica a nova fase como normal e democrática.

“Formamos uma grande aliança estadual em 2018, quando da minha reeleição. Em 2020, me empenhei ao máximo para manter tal campo unido, tanto quanto possível. Agora entramos em um processo de revisão, visando à eleição de 2022. Processo que qualifico como normal e democrático”, afirmou.

Para Dino, sua aliança estadual está tensionada “por conta da disputa pela vaga de governador, já que não posso ser reeleito. Algumas eleições municipais se decidiram por essa tensão interna, inclusive a de São Luís, onde houve divisão no 2º turno entre os aliados do governo”.

Ainda segundo o governador, esse processo de revisão das alianças estaduais exige diálogo, serenidade e prudência. “Espero que os partidos políticos se dediquem a isso. Minha dedicação às tarefas administrativas continua integral, com a seriedade que a difícil situação do país exige”, completou.

Brasil

Em relação aos resultados eleitorais no Brasil, Dino analisou que houve grandes sinais de aprofundamento da crise de representação política, expressa na gigantesca taxa de abstenção, nulos e brancos. “E a ‘oligarquização’ do sistema político está em pleno andamento, com a cristalização de um blocão de ‘centro’, que muito e nada significa”, destacou.

Do Blog do Garrone.

Acidente é registrado na BR-222 em Vargem Grande

Veículo envolvido no acidente.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste domingo (29), por volta das 21h, um acidente foi registrado na BR-222, nas proximidades do Residencial Canaã, em Vargem Grande. O condutor de um veículo de passeio modelo Ford Ka, de placa PSC-2032 e de cor branca, acabou perdendo o controle de direção, saiu da pista e colidiu em um poste de energia elétrica.

De acordo com o bombeiro civil Corrêa, que esteve no local e prestou os primeiros socorros, o motorista, identificado apenas como Luís, teve escoriações leves pelo corpo, apesar do carro ficar bastante danificado, inclusive disparando os airbags. Guarnições da polícia militar e da guarda municipal também estiveram no local.

Polícia Militar prende casal com arma de fogo em Vargem Grande

Momento da abordagem.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da madrugada desta segunda-feira (30), por volta das 0h30, a polícia militar de Vargem Grande realizava rondas pela BR-222 e abordou um casal que trafegava em uma VW Saveiro Cross, de placa PSF-9401 e de cor laranja, nas proximidades de um posto de combustíveis.

Os policiais realizaram revista pessoal no condutor e busca veicular, mas nada foi encontrado, porém, notou-se um certo volume na cintura da mulher. Ela confessou que estava armada e entregou o revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

Material apreendido.

Os dois foram identificados como W.V.B.S., de 42 anos, e M.D.S.S., de 40 anos. O primeiro conduzido confessou que a arma de fogo era sua e que a usava para defesa pessoal. 

Além da arma e do veículo, foram apreendidos celulares, relógio, colar, pulseira, bolsa com cartões e documentos diversos e a importância em dinheiro de R$ 2.346,00. Ambos foram apresentados na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Internado com Covid-19 e inconsciente, candidato é eleito prefeito no 2º turno

Imagem de Vilela publicada nas redes sociais do próprio candidato.

Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia neste domingo (29) com 52,6% dos votos, derrotando Vanderlan Cardoso (PSD), mas ele ainda não sabe disso. Isso porque, desde 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições municipais, Maguito está inconsciente, sendo tratado contra Covid-19 em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Aos 71 anos, o emedebista testou positivo para Covid em 20 de outubro, quando apresentava sintomas leves. Antes disso, em agosto, ele havia perdido para o coronavírus, em menos de dez dias, duas irmãs: Nelita, de 82 anos, e Nelma, de 76.

Em uma semana, o quadro de saúde do político se agravou muito. Maguito atingiu nível crítico de oxigenação, com até 75% dos pulmões comprometidos pelo vírus, e foi transferido, por decisão da família, de um hospital em Goiânia para o Albert Einstein.

Da BBC News.

domingo, 29 de novembro de 2020

Dr. Pessoa derruba hegemonia do PSDB e é eleito Prefeito de Teresina

Dr. Pessoa é eleito prefeito.

Em um segundo turno marcado por um clima agressivo, trocas de acusações constantes e poucos debates, Dr. Pessoa (MDB) foi eleito prefeito de Teresina neste domingo (29). Pessoa derrotou o candidato da situação Kleber Montezuma (PSDB), que contava com o apoio do atual prefeito da capital do Piauí, o tucano Firmino Filho, que comanda a cidade desde 2013. 

Com 92,67% das urnas apuradas, Dr. Pessoa tinha 62,41% dos votos válidos e Montezuma, 37,59%. No primeiro turno, Pessoa assumiu o protagonismo na disputa da cidade de 870 mil habitantes, sendo o mais votado, com 34,53% dos votos válidos. 

Deputado estadual entre 2015 e 2018, Pessoa, 74 anos, foi candidato nas últimas eleições para o governo do Piauí e obteve 20% dos votos válidos no pleito que terminou com a vitória de Wellington Dias (PT) no primeiro turno.

Montezuma, 63 anos, representava a continuidade do grupo político que comanda Teresina há três décadas. O candidato tucano foi secretário de Educação de Teresina durante a gestão atual de Firmino Filho.

Do UOL.

Com 89% das urnas apuradas, Eduardo Braide é eleito Prefeito de São Luís

Eduardo Braide.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O deputado federal e candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide (Podemos) está considerado eleito com 89,27% das urnas apuradas, segundo a cobertura jornalística da Rádio Mirante AM. Ele tem 55,95% dos votos válidos. Duarte Júnior tem 44,05%. Veja abaixo:



Com 64% das urnas apuradas, Braide tem 56% dos votos em São Luís

 


Com 29% das urnas apuradas, Eduardo Braide tem 58% dos votos em São Luís

 


Othelino vota e destaca importância do ato para decidir os novos rumos de São Luís

Othelino e Weverton.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), votou, na manhã deste domingo (29), na UEB Dr. Oliveira Roma, no Recanto dos Vinhais, em São Luís.

O parlamentar, que chegou acompanhado do senador Weverton Rocha (PDT) e esposa, Samya Bernardes Rocha, falou sobre a importância do ato, neste segundo turno, que decidirá os novos rumos da capital maranhense.

“Hoje é um dia importante, em que nós, eleitores de São Luís, vamos decidir o destino da nossa cidade pelos próximos quatro anos. É o momento de fazermos uma análise criteriosa e consciente. Eu já fiz a minha e dei o voto a quem acredito que dará segurança e qualidade de vida aos ludovicenses”, enfatizou Othelino que, no local, encontrou ainda o deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual do PCdoB, que também vota na mesma seção.

Depois de votar, Othelino Neto acompanhou Weverton e sua esposa ao Centro de Ensino Vinícius de Moraes, onde votam. O senador também destacou a importância do exercício da democracia para o fortalecimento, ainda mais, das políticas públicas que os eleitos vão implementar nos próximos quatro anos. “Convidamos toda a população a participar diretamente desse processo tão importante. Desejamos a todos que façam uma escolha inteligente”, disse Weverton.

Othelino, Weverton e Sâmya compareceram à seção eleitoral vestidos com uma camisa que fazia referência às belezas dos Lençóis Maranhenses, com a inscrição: “Deserte-se”.

Do Blog da Silvia Tereza.

Ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite é novamente condenada à prisão

Ex-prefeita Lidiane Leite.

Por decisão judicial publicada na terça-feira, 24, em julgamento de denúncia do Ministério Público do Maranhão, a ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite da Silva foi condenada a sete anos de reclusão, além de multa, por fraude em licitações e por crime de responsabilidade, referente à apropriação de rendas públicas de contratos celebrados mediante fraude, conduta descrita no Decreto-Lei nº 201/67. A pena inicialmente deverá ser cumprida em regime semiaberto. 

Conforme a denúncia do promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira, as licitações na modalidade Pregão Presencial n° 37/2013 e 27/2014 foram realizadas de forma fraudulenta, na época em que Lidiane Leite era a prefeita.

No mesmo processo, Humberto Dantas dos Santos (conhecido como Beto Rocha) também foi condenado a oito anos e três meses de reclusão e multa de 194 dias-multa, cada dia-multa no valor de dois salários mínimos vigentes ao tempo do fato. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Foram condenados, ainda, os empresários Lindoracy Bezerra Costa e Jonas da Silva Araújo, a quatro anos e três meses de reclusão em regime semiaberto e 54 dias-multa, cada qual no valor de um salário mínimo vigente ao tempo do fato, 

Também condenado no processo, por conduta inserida no Decreto-Lei nº 201/67, o empresário José Raimundo dos Santos, esposo de Lindoracy Costa, teve sua pena de dois anos de reclusão convertida em prestação pecuniária no valor de 30 salários mínimos para entidade pública ou privada com destinação social, a ser indicada pelo juiz da execução, além da limitação de fim de semana. Esta pena consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado a critério do juízo da execução, durante o tempo da punição imposta (dois anos). 

“A materialidade delitiva, que comprova a união de desígnios dos réus, encontra-se nas planilhas obtidas a partir do processo que decretou o afastamento do sigilo bancário e fiscal deles, demonstrando a intensa e ilegal movimentação bancária entre as contas do Município e dos referidos acusados, o que infirma qualquer alegação deles de que não teriam nenhuma relação entre si e que não teriam responsabilidades pelas fraudes e desvios realizados”, argumenta o titular da Promotoria de Bom Jardim.

LICITAÇÕES FRAUDADAS 

Segundo a denúncia da Promotoria de Justiça de Bom Jardim, as licitações fraudadas, que tinham o objetivo de contratar merenda escolar para as escolas municipais de Bom Jardim. O pregão Presencial n° 37/2013 teve o valor contratado de R$ 670.476,40, em prol da empresa de Lindoracy Bezerra Costa, propriedade da ré de mesmo nome. Já o Pregão Presencial n° 27/2014, com valor de R$ 1.094.662,80, teve como vencedor a empresa J. DA S. ARAÚJO COMÉRCIO, do réu Jonas da Silva Araújo.

TESTEMUNHAS 

De acordo com as testemunhas ouvidas durante as investigações, o material objeto do contrato nunca foi distribuído para as escolas municipais, ou foi feito de forma insuficiente. Servidor do Ministério Público e membro do Conselho Tutelar de Bom Jardim afirmaram que, durante inspeções nas unidades de ensino, foi observado que era comum as crianças serem dispensadas mais cedo para casa devido à falta da merenda escolar.

Ex-pregoeiro do município, Marcos Fae Ferreira declarou que os vencedores de todas as licitações do Município de Bom Jardim eram escolhidos por Beto Rocha e que os documentos dos processos licitatórios já eram entregues prontos para ele assinar. Por ter colaborado com as investigações, Marcos Fae recebeu o perdão judicial.

O ex-pregoeiro de Bom Jardim afirmou, ainda, que Beto lhe disse que quem ganharia a licitação para o fornecimento de merenda escolar era a empresa de Lindoracy, acrescentando que, no período em que o processo licitatório foi publicado, não havia comissão de licitação formada.

OS ACUSADOS

Na denúncia do Ministério Público, foram especificadas as participações de cada réu no esquema criminoso.

- HUMBERTO DANTAS – era o "prefeito de fato" do Município, conforme os depoimentos testemunhais, sendo ele o responsável por escolher os servidores do setor de licitação e de determinar o nome de quem seria a empresa vencedora dos certames;

- LIDIANE LEITE – era a prefeita do Município à época dos fatos, tendo conhecimento de todas as irregularidades cometidas na referida licitação, inclusive assinando os documentos necessários para transparecer a legalidade dos certames e agindo de forma a impedir qualquer tipo de fiscalização por parte de terceiros, conforme depoimentos de testemunhas; 

- LINDORACY BEZERRA COSTA e JONAS DA SILVA ARAÚJO – eram os proprietários das empresas ganhadoras dos certames mencionados. Tinham total conhecimento de que tais licitações foram realizadas ilegalmente, em desrespeito às regras constantes na Lei de Licitações. Tinham contato direto com Humberto Dantas, desde a licitação fraudulenta para saírem vencedores, até a forma encontrada para dispersar o dinheiro desviado. 

- JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS – Após a empresa de sua esposa ter vencido a licitação pelo Pregão Presencial n° 37/2013, ele ficou responsável por realizar transferências, diretamente para a conta-corrente de Humberto Dantas, dos valores irregularmente recebidos pela empresa LINDORACY COSTA pelos serviços oriundos do referido contrato.

Redação: CCOM-MPMA

Adolescentes saem de Vargem Grande para assaltar em Nina Rodrigues e se dão mal

Objetos apreendidos.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste sábado (28), por volta das 20h30, dois indivíduos em uma moto Honda Pop 100 efetuaram um assalto nas proximidades da Praça Rui Costa, no centro de Nina Rodrigues. A polícia militar de Nina Rodrigues foi informada do fato e comunicou a guarnição de Vargem Grande que os mesmos fugiram pela MA-020 com sentido à cidade.

De imediato os policiais iniciaram às diligências e conseguiram localizá-los. Ao receberem a ordem de parada, os dois se desfizeram no celular tomado de assalto, do simulacro de arma de fogo usado na ação criminosa e tentaram empreender fuga, porém sem êxito. Eles ainda apresentaram resistência à prisão, sendo necessário fazer o uso moderado da força.

Os dois foram identificados como W.E.S.A. e E.M. de S., ambos de 16 anos e residentes em Vargem Grande, o primeiro no bairro São Miguel e o segundo no povoado Paulica. Com os adolescentes foram apreendidos: a moto, um aparelho celular samsung, um relógio e o simulacro. Ambos foram apresentados na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

São Luís: Duarte Júnior vota na UNDB e Eduardo Braide no Colégio Santa Teresa

Duarte Júnior com a esposa Karen.
Duarte Júnior

O candidato Duarte Júnior (Republicanos) votou depois das 10h deste domingo (29), na UNDB, no Renascença. Ele disputa o cargo de prefeito de São Luís e tem como adversário, no segundo turno, o candidato Eduardo Braide (Podemos).

Duarte Júnior tem 33 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele é advogado, professor universitário e está no primeiro mandato de deputado estadual. Entre 2015 e 2018, Duarte Júnior foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) entre 2015 e 2018.

Eduardo Braide

Eduardo Braide com a esposa Graziela.

O candidato Eduardo Braide (Podemos) votou por volta das 10h35 deste domingo (29), no Colégio Santa Teresa, no Centro de São Luís. Ele disputa o cargo de prefeito de São Luís e tem como adversário, no segundo turno, o candidato Duarte Júnior (Republicanos).

Eduardo Braide tem 44 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Anteriormente, ele já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual. Esta é a segunda vez que Braide concorre à prefeitura de São Luís.

Votação

Em São Luís, 699.654 eleitores terão que voltar às urnas neste domingo para escolherem o novo prefeito da cidade pelos próximos quatro anos - a partir de janeiro de 2021. A votação começou às 7h e se encerra às 17h em 1.824 seções eleitorais de 262 locais.

Do Imirante.

Candidato a vereador fica revoltado após tirar apenas 18 votos em Coroatá

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um fato inusitado aconteceu em Coroatá durante as eleições municipais. Em entrevista ao Programa do Pacheco, o candidato a vereador Ismael Venturine (Podemos) se mostrou bastante decepcionado com o resultado das urnas. Ele, que concorreu na coligação do candidato a prefeito Ricardo Murad (PSDB), tirou apenas 18 votos.

"Estou perplexo, pois fiz um trabalho maravilhoso. Visitei toda Coroatá, distribui santinhos e por onde eu passava encontrava o apoio das famílias", explicou o candidato de maneira indignada, que disse ter um forte trabalho social no município.

Confira a entrevista na íntegra:

sábado, 28 de novembro de 2020

PRF dá continuidade ao transporte de mega turbina e comboio chega em Santa Rita

Foto: Gilson Ferreira.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O transporte de uma mega turbina segue sendo realizado pela BR-135, no Maranhão. A operação, que teve a logística organizada pela polícia rodoviária federal (PRF) e pela empresa de engenharia e construção, responsável pelo transporte da carga, é extremamente complexa e visa levar o equipamento do Porto do Itaqui até a Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes (relembre).

Durante este sábado (28) o transporte ocorreu conforme planejado e foi realizado de Bacabeira até Santa Rita, mais precisamente no km 70 da rodovia, onde o comboio passará a noite e continua a viagem no dia seguinte.

CONFIRA TODOS OS DETALHES DA OPERAÇÃO

Famem emite mensagem de saudação aos prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão

Famem.

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) parabeniza os prefeitos e vice-prefeitos que se saíram vitoriosos das eleições municipais deste ano, marcadas pelos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, em meio a uma das maiores crises sanitárias que o mundo já viu.

Por meio do processo democrático das eleições, a sociedade escolhe aqueles a quem designa a tarefa de buscar caminhos consistentes para o enfrentamento dos problemas mais urgentes, certamente, com a implementação de políticas públicas abrangentes e uma conceituada gestão administrativa.

O gestor municipal, de maneira direta, é também responsável pelo bem-estar da sociedade e pelo desenvolvimento do município que administra. As questões recorrentes mais complexas do dia a dia reclamam por soluções definitivas ou plausíveis. São desafios que assumem resistências diante das disparidades entre as demandas crescentes e a carência de recursos, decorrentes da distribuição do bolo tributário, mas que precisamos enfrentar. 

O fortalecimento do movimento municipalista, missão prioritária da Famem neste momento, é fundamental para a superação da crise mundial que atravessamos. Precisamos estar unidos também para vencer essas dificuldades que surgiram com essa nova crise sanitária.

Contamos com o esforço coletivo para avançarmos nas conquistas que, certamente, terão reflexos positivos nas expectativas daqueles que nos corresponderam com suas confianças.

Juntos, somos fortes. Sejam todos bem-vindos!

Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem)

PRF prende condutor embriagado que provocou dano a patrimônio público na BR-222

Veículo envolvido no acidente.

Neste sábado, 28 de novembro do ano de 2020, por volta das 06h45, em serviço de ronda no trecho urbano da BR-222, em Açailândia, uma equipe da PRF deparou-se com o veículo I/Toyota Hilux Cd, cor branca, colidindo contra o aparelho de monitoramento de tráfego, pertencente à União, localizado às margens da rodovia, no km 671, derrubando-o.

Os policiais, diante da situação, abordaram o veículo e perceberam que o condutor apresentava vestes desajustadas, vermelhidão nos olhos e fala arrastada. Dessa forma foi realizado teste de etilômetro no condutor, que acusou o teor de 0.77 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool - Embriaguez ao volante e dano qualificado. A caminhonete Toyota Hilux foi liberada para colega de trabalho do autor. Ocorrência encaminhada à Polícia Civil em Açailândia.

Fonte: PRF.

Homem esfaqueado em Vargem Grande não resiste aos ferimentos e morre em Hospital de São Luís

Ronis Clei.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na manhã deste sábado (28), por volta das 9h, no Hospital Socorrão 2, em São Luís, Ronis Clei Lima Morais, de 39 anos. Ronis Clei foi esfaqueado no abdômen na noite desta sexta-feira (27), na Rua José Magalhães, em Vargem Grande, e precisou ser encaminhado para a capital do estado, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

Segundo a polícia militar, a vítima se envolveu em uma discussão com um homem identificado apenas como Severino, sendo que este é natural de Mossoró-RN e estava apenas de passagem por Vargem Grande. Ele fugiu após o crime e não foi localizado até o momento. A polícia segue realizando diligências.

Segundo familiares de Ronis, o corpo deverá chegar na cidade às 18h, onde será velado e sepultado. Aproveitamos o momento para expressar nossos sentimentos de pesar e de luto e rogamos para que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos.

VEJA TAMBÉM: Homem sofre tentativa de homicídio por arma branca em Vargem Grande

Tire suas dúvidas sobre os festejos de Natal e Réveillon no Maranhão

Vídeo mapping na Reffsa. (Foto: Divulgação)

Para evitar grandes aglomerações de pessoas, o Governo do Maranhão não promoverá neste ano a tradicional festa de Réveillon. Essa medida não tem relação com as festas privadas ou familiares, que poderão ser realizadas. Como qualquer outro evento privado, basta seguir as normas sanitárias que estão em vigor.

Ou seja, o que não vai haver são aquelas tradicionais apresentações realizadas pelo Governo do Estado, como o show da virada do ano na Litorânea. 

Veja abaixo estas e outras perguntas e respostas sobre os festejos de fim de ano:

As festas privadas de Natal e Réveillon estão liberadas?

Sim, não há proibição por parte do Governo do Estado. As famílias podem se reunir em suas tradicionais festas. Estabelecimentos privados também podem fazer festas, desde que sigam as regras sanitárias válidas para qualquer evento durante a pandemia.

Que regras sanitárias os bares, quiosques e outros estabelecimentos precisam seguir?

As mesmas que já estão em vigor – ou outras que vierem a ser editadas até lá. Entre as medidas em vigência, estão o limite de 150 pessoas por evento, higienização e distanciamento. 

E o show da virada do ano na Litorânea?

Não vai acontecer para não provocar aglomeração.

Não haverá nada feito pelo Governo do Estado na virada do ano?

Haverá. Serão feitas queimas de fogos em 22 pontos da Ilha de São Luís. A ideia é que as pessoas que estejam em suas casas ou em festas privadas possam ver a queima de fogos sem se deslocar. A localização dos pontos ainda será divulgada.

E no Natal? O que o Governo do Maranhão fará?

Não haverá shows de Natal que reúnam multidões no Centro Histórico de São Luís, para evitar aglomerações. Mas o Governo do Maranhão fará decoração natalina e vídeo mapping. 

A decoração natalina será em três pontos de São Luís: o prédio reformado da Reffsa, a Praça Dom Pedro II (ambos no Centro Histórico) e o Parque Estadual do Sítio do Rangedor (Calhau). 

Como será a decoração de Natal?

A decoração será temática, com árvore de natal, decoração voltada para o público infantil, entre outros artigos decorativos, que serão expostos ao público a partir deste fim de semana.

E o vídeo mapping?

O da Reffsa já está acontecendo desde o início de novembro. O do Palácio dos Leões começa na segunda-feira (30).

E em Imperatriz?

O Governo do Maranhão já entregou a decoração especial de Natal, enfeitando toda a extensão do Calçadão, principal centro comercial público da cidade.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Transporte avança e mega turbina já está no KM 47 da BR-135

Turbina no km 47 da BR-135.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, na manhã desta sexta-feira (27) foi iniciado o transporte de uma mega turbina do Porto do Itaqui, em São Luís, até a Usina Termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes, uma distância de aproximadamente 300km.

De acordo com o planejamento, a carga gigante seguiria até o posto da PRF em Pedrinhas, onde passaria a noite e seguiria viagem na manhã seguinte até Bacabeira. No entanto, o transporte avançou e a turbina de 100 metros de comprimento e peso superior a 350 toneladas já está naquele município, mais precisamente no KM 47, segundo a PRF. Lá pernoitará e na manhã do sábado (28) continua a viagem.

VEJA TAMBÉM: PRF inicia transporte de mega turbina na BR-135 nesta sexta-feira (27); entenda a operação

Veja momento do transporte:

Homem sofre tentativa de homicídio por arma branca em Vargem Grande

Imagem meramente ilustrativa.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta sexta-feira (27) uma tentativa de homicídio por arma branca foi registrada em Vargem Grande, mais precisamente na Rua José Magalhães. De acordo com informações, a vítima foi identificada como Ronis Clei Lima Morais, de 39 anos. Ele sofreu perfurações na região do abdômen. 

O autor do crime fugiu e não foi identificado até o momento, mas a polícia militar já realiza diligências no sentido de capturá-lo. Já Ronis Clei foi levado ao hospital municipal Benito Mussoline, onde recebeu os atendimentos necessários e, em seguida, transferido para São Luís. Seu estado de saúde é considerado grave.

Aguardem mais informações.

VEJA TAMBÉM: Homem esfaqueado em Vargem Grande não resiste aos ferimentos e morre em Hospital de São Luís

Prefeitura de Nina Rodrigues antecipa pagamento dos servidores públicos

Prefeitura de Nina Rodrigues.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Finanças, antecipou, por mais uma vez, o pagamento dos servidores públicos municipais. O pagamento referente ao mês de novembro foi efetuado na manhã desta sexta-feira (27).

Foram pagos os servidores das secretarias de Educação, de Saúde e de Administração, efetivos e comissionados (do dia 30). E desta forma, a gestão municipal segue com sua política de valorização do servidor, garantindo todos os seus direitos.

Prêmio Nobre 2020: Contagem regressiva para a mais importante cerimônia de homenagens do Maranhão

Prefeito Carlinhos Barros, homenageado em 2019, com Madalena Nobre
e Franklin David.

A programação da 14ª edição Prêmio Nobre está sendo detalhadamente preparada e seguirá todos os novos protocolos de saúde para eventos. Com limitação no número de convidados, mas com o mesmo glamour dos eventos assinados pela idealizadora, a apresentadora de TV e Colunista Social, Madalena Nobre, a cerimônia de entrega do Troféu Nobre, se consolida a cada novo ano, como a mais importante cerimônia de homenagens do Maranhão. 

A edição 2020 irá reunir nos luxuosos salões do Espaço Residencial – São Luís, os principais empresários, profissionais e gestores, que através dos exemplos de superação e reinvenção em uma ano tão atípico, conseguiram se destacar em suas áreas de atuação, dentro e fora do Maranhão.

A solenidade, somente para convidados, terá início as 20h do dia 07 de dezembro e vai contar com atrações renomadas, entre elas, DJ Speto e a apresentação da Banda Mix in Brazil, em formato pocket show.

Franklin David, Madalena Nobre e Marcos Davi.

Madalena Nobre aproveitará a noite, para apresentar outra novidade. A edição 02 da Revista Nobre, que traz a cobertura completa e todos detalhes do evento de 2019 e que seria ser lançada em março, mas a data teve que ser adiada devido a Pandemia da Covid-19. A apresentadora fará uma “Avant-Premiére” da Revista, que vai encantar o público pela qualidade do material todo produzido pela Gráfica e Editora Lucena.

A produção do Programa Nobre, que comemora 16 anos de criação, garante que vai surpreender os nobres convidados. A decoração será uma obra do conceituado paisagista Reginaldo Silva da Folhagem Ambientações e da decoradora Adriana Goulart, com temática ligada ao tema “RENOVAÇÃO”. O troféu está sendo produzido pela competente equipe da Art Laser e todo cerimonial do evento, será coordenado pela equipe da Oficina de Eventos.

Samya e Weverton Rocha com Neto e Thayanne Evangelista.

No cardápio, assinado pela equipe do Residencial Recepções, serão servidos bebidas variadas, entre Whisky, Prosseco e Drinks diferenciados da Mara Imperial Bar Tender. O evento será todo gravado pela talentosa equipe da Milenarte Produções, produtora oficial do Programa Nobre. Será verdadeiramente, um mix de luxo, reconhecimento e sucesso.

A cerimônia exige obrigatoriamente, traje passeio completo. Homenageados com ternos escuros e gravatas tons claros e os convidados, ternos escuros com gravata escuras. As lindas mulheres, com seus vestidos longos e tecidos nobres, vão esbanjar charme e beleza. O acesso ao local, será identificado através de uma seleta lista de convidados na recepção.

O Programa Nobre é assistido semanalmente por mais de 8 milhões de telespectadores em todo o Brasil e em mais de 80 países, pela REDETV São Luís e também pela AmazonSat. 

Advogado é preso após extorquir empresária em São Luís

Máquinas de cartão, uma quantia em dinheiro e mais um notebook
foram aprendidos  durante a prisão do advogado em São Luís.

Um advogado, que não teve a sua identidade revelada, foi preso em flagrante nessa quinta-feira (26), em São Luís, suspeito do crime de extorsão contra uma empresária que atua no ramo de entretenimento.

De acordo com a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), após ter sido demitido pela empresária, que também teve a sua identidade preservada, o suspeito teria se apropriado das senhas das redes sociais do grupo empresarial e causou sérios prejuízos financeiros.

Para devolver as senhas, o advogado passou a exigir uma quantia em dinheiro, além de um veículo e a assinatura de um contrato por parte da vítima elaborado pelo próprio investigado, cujas cláusulas a obrigavam a reconhecer dívidas inexistentes e de valores que atingiam R$ 400 mil.

Ainda de acordo com informações repassadas pela própria empresária à polícia, o suspeito ainda chegou a ameaçar de invadir a sua residência e retirar do local todo objeto por ele cobiçado. O advogado foi autuado e encaminhado para o 4º Distrito Policial (4ºDP) situado no bairro Vinhais, em São Luís, onde vai ficar à disposição da Justiça.

Do G1 MA.

Colombianos são presos por agiotagem em Miranda do Norte

Agiotas foram presos.

A Polícia Civil de Miranda do Norte realizou uma operação na tarde da última quarta-feira (25), com o intuito de reprimir a prática do crime de agiotagem no município.

Após denúncias anônimas e investigações da Polícia Civil de Miranda do Norte foram executadas abordagens nos suspeitos e com eles encontrado agendas de anotações dos empréstimos ilegais, valores em espécie e cartões de cobrança desses empréstimos.

Ainda, segundo apuração da autoridade policial, os valores a serem emprestados tinham mediante cobranças diárias com juros de 30% ao mês, fatos estes que levaram à autuação em flagrante dos mesmos, que têm nacionalidade colombiana.

Da Ascom PCMA.

Grávida morre e quatro pessoas ficam feridas após colisão frontal na BR-222

Veículo envolvido no acidente.

Na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 13h30, agentes da PRF receberam informação da ocorrência de acidente com vítima morta no Km 382.4 da BR-222. No local, os PRF's constataram acidente do tipo colisão colisão frontal envolvendo uma Van e um veículo celta de cor branca.

A dinâmica do acidente indica que o condutor da Van, que seguia sentido crescente da via, Santa Inês para Santa Luzia, tentou realizar uma ultrapassagem em faixa contínua, quando colidiu frontalmente com o veículo de passeio.

Veículo envolvido no acidente.

A interação entre os veículos ocorreu já no acostamento da via sentido sentido decrescente. O condutor de Van fugiu do local, tomando rumo desconhecido e não sabido, não se apresentado para a autoridade policial e nem prestando socorro às vitimas. No interior da Van foram encontradas diversas latas de cerveja e 1 (um) litro de uísque.

No Celta, a passageira Valcleia Carvalho da Silva, 37 anos, natural de Santa Luzia, estava grávida e veio a óbito. Outros quatro ocupantes do automóvel foram socorridos em estado grave. A Van foi recolhida para o pátio da PRF em Santa Inês, ficando a disposição da Polícia Civil, já o Celta foi entregue aos familiares do condutor. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Fonte: PRF.

Justiça proíbe 'Festa da Vitória' de Bruno Silva em Coelho Neto

Prefeito eleito Bruno Silva.

Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, formulado em parceria com a Defensoria Pública do Maranhão, a Justiça suspendeu, em caráter liminar, nesta quinta-feira, 26, o show Festa da Vitória, anunciada para o dia 27 de novembro (sexta), no local chamado Corredor da Alegria, no município de Coelho Neto.

A suspensão se estende a qualquer evento cuja natureza importe em aglomeração de pessoas neste ou em outro local, público ou privado, nos termos das normas sanitárias municipais e estaduais. Em caso de descumprimento, foi estipulado o pagamento de multa no valor de R$ 100 mil.

De acordo com o documento, a característica do show, que teria como atração principal o artista Matheus Fernandes, desrespeita as normas sanitárias. Além disso, o evento estaria ganhando maiores proporções após inúmeras divulgações nas redes sociais, especialmente nas do prefeito eleito Bruno Silva

A Ação Civil Pública requerendo a suspensão do show teve como base legislações sanitárias referentes à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como os Decretos Municipais n° 459/2020, 431/2020, 563/2020 e 581/2020, bem como o Decreto Estadual n° 36.203, de 30 de setembro de 2020.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PRF inicia transporte de mega turbina na BR-135 nesta sexta-feira (27); entenda a operação

Imagem: PRF.
O deslocamento de uma mega turbina, que será transportada do Porto do Itaqui até o município de Santo Antônio dos Lopes, distante 300 quilômetros de São Luís, está previsto para começar entre 6h e 8h da manhã desta sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, com previsão inicial para conclusão do percurso no dia 10 de dezembro de 2020 (reveja). 

De acordo com o planejamento logístico, a carga gigante, de mais 100m de comprimento e peso superior a 350 toneladas, deverá atingir o trecho principal da BR-135 (no km 12 na localidade Ananandiba/Pedrinhas) por volta das 09h, o que provocará lentidão no trânsito, no sentido crescente da via (capital para o interior do estado), visto que a velocidade média do conjunto transportador será de 7 km/h. O sentido decrescente (interior para a capital) não será afetado.

A turbina deverá chegar na Unidade Operacional da PRF em Pedrinhas ainda pela manhã e seguirá viagem apenas no dia seguinte. A operação é extremamente complexa e toda a logística foi organizada pela PRF e pela empresa de engenharia e construção, responsável pelo transporte da carga.

INTERVENÇÕES NO TRÂNSITO

Porto do Itaqui a Santa Rita

O percurso do Porto do Itaqui até Santa Rita vai ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de novembro e será realizado somente durante o dia:

Dia 27/11 - Porto do Itaqui até Unidade Operacional da PRF em Pedrinhas.

Dia 28/11 - Unidade PRF até Bacabeira.

Dia 29/11 - Bacabeira até Santa Rita.

Santa Rita a Miranda do Norte

Do município de Santa Rita até Mirando do Norte estão previstas sete interdições na BR-135, no período das 23h até às 05h:

Dia 30/11 - km 80,7 - Santa Rita.

Dia 1°/12 - Km 86,5 - Santa Rita.

Dia 02/12 - Km 88,3 - Itapecuru Mirim.

Dia 03/12 - Km 96,4 - Itapecuru Mirim.

Dia 04/12 - Km 102 - Itapecuru Mirim.

Dia 05/12 - Km 103 - Itapecuru Mirim.

Dia 06/12 - Km 122 - Miranda do Norte.

Miranda do Norte até Santo Antônio dos Lopes

Dia 07 a 10 de dezembro os deslocamentos ocorrerão somente durante o dia.

O Sistema de Comunicação da PRF acompanhará a operação e atualizará as informações à imprensa e sociedade com intuito de minimizar possíveis impactos aos usuários da BR 135.

Informações atualizadas às 15h30 do dia 26/11/2020.

Fonte: PRF.

VEJA TAMBÉM:

Erlanio Xavier fala sobre fortalecimento do PDT no Maranhão

Prefeito Erlanio Xavier.

Em entrevista à TV Difusora nesta quarta-feira, 25, o vice-presidente estadual do PDT, o prefeito reeleito de Igarapé Grande e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier cita o crescimento da legenda no Maranhão onde passou de 30 para 42 prefeitos eleitos.

“No PDT nós trabalhamos dialogando, chamando sempre os prefeitos para conversarmos, visitando as cidades, levando-os para Brasília, enfim. A Câmara Federal tem nos dado um suporte muito grande aos municípios. Não posso deixar de registrar o agradecimento a todos os deputados federais e os três senadores que têm nos apoiado”, ressaltou o vice-presidente do PDT, Erlanio Xavier.

Segundo Erlanio Xavier havia muitos prefeitos aliados que gostariam de ingressar na legenda no período permitido, permanecendo em legendas aliadas como DEM, PTB , PSB e PCdoB. Reeleito prefeito de Igarapé Grande com mais de 84% dos votos válidos, Erlanio Xavier cita o trabalho desenvolvido na prefeitura enfrentando adversidades geradas pelas crises financeiras e sanitárias. “Conseguimos avançar em várias frentes, construindo obras de infraestrutura para o municípios como o asfaltamento de quase cem por cento das vias no municípios”, aponta Xavier.

Federação

Para atender as prefeituras no período inicial da pandemia do novo coronavírus, o ex-presidente da Famem disse que abdicou da conquista da sede própria da entidade municipalista do estado. Segundo Erlanio Xavier, a distribuição de EPIs para as equipes de saúde dos municípios consumiu mais de R$ 1,5 milhão.

“Hoje os prefeitos sabem que a Federação funciona de verdade como é para funcionar. Cumprimos o compromisso assumido em campanha de instalar uma casa em Brasília para dar suporte aos prefeitos. Em abril inauguramos a casa com a presença de 184 prefeitos. A Casa Famem conta com transporte e pessoal disponível para todos os prefeitos".


Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

Idoso é preso após estuprar a própria nora em Itapecuru-Mirim

Polícia Civil do Maranhão.

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, em flagrante delito, nesta quarta-feira (25), por volta das 20h, no Povoado Guaracy, em Itapecuru-Mirim, o idoso identificado como A.J.A.M., de 63 anos, pelo crime de Estupro. A operação policial foi realizada logo após a vítima, nora do agressor, procurar a Polícia Civil e comunicar o crime. 

A equipe da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim encaminhou a vítima, imediatamente, para o hospital, onde foi constatado no exame de conjunção carnal a presença de sêmen do estuprador. Assim, a Polícia Civil diligenciou e realizou a prisão do suspeito, que foi encaminhado ao Sistema Prisional.

Ascom PCMA.

TCE condena gestores a devolver mais de R$ 13 milhões aos cofres municipais

Luís da Amovelar.

Em sua última sessão do mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) reprovou contas de gestores municipais determinando a devolução de valores que, somados, chegam à quantia de R$ 13,8 milhões, além das multas correspondentes. Todas as reprovações foram em primeiro julgamento, restando a possibilidade de recurso.

O processo envolvendo valores mais altos foi o 3505/2012, tomada de contas da Administração Direta do município de Montes Altos, exercício de 2011, tendo como responsável Valdivino Silva Rocha. Ausência de documentação relativa à despesa pública no exercício levou à imputação de um débito no valor de R$ 9,6 milhões, além de multa proporcional. A decisão contou com parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC).

No processo 3504/2012, o Pleno julgou irregulares, acolhendo na íntegra o parecer do MPC, as contas do Fundo Municipal de Saúde (FMS) do município de Coroatá referentes ao exercício de 2011, de responsabilidade do então prefeito Luís Mendes Ferreira (Luís da Amovelar) e do então Secretário Municipal de Saúde Luiz Marques Barbosa Junior.

Entre as irregularidades que inviabilizaram a aprovação das contas se destacam despesas realizadas sem o correspondente Empenho, ausência de notas fiscais e de comprovantes de pagamento. O prejuízo ao erário redundou em um débito de R$ 1,3 milhão, com multa no valor de R$ 51 mil.

O processo, 4009/2014 também envolveu recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), só que desta vez do município de Paulino Neves, tendo como responsáveis Raimundo de Oliveira Filho (Prefeito) e Angélica Maria Barros de Santana Araújo (Secretária Municipal de Saúde). O débito de R$ 2,9 milhões corresponde a danos ao erário decorrente de despesas sem comprovação e irregularidades em processos licitatórios. A multa aplicada foi de 297 mil. A decisão acolheu parecer favorável do MPC.

Vereadora Bianca Mendes realiza série de agendas com secretariado do Governo Flávio Dino

Bianca com Jowberth.

Eleita com 641 votos, Bianca Mendes é a mais nova aposta do PL a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Paço do Lumiar. Com carisma e humildade, ela já está em campo em busca benefícios e ações para os luminenses.

Recentemente esteve reunida com o Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves. “É uma das minhas prioridades, buscar formas para gerar emprego, renda e capacitações para o nosso povo. Não irei descansar!”, ressalta Bianca Mendes.

Bianca com Othelino.

A vereadora também esteve reunida com o Secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Othelino Neto.

“Nossa série de agendas irá ter continuidade e será ampliada. É o momento de dobrar as mangas, vestir a camisa e ir a campo, buscar melhorias e benefícios para os luminenses. O mandato não é meu, é do povo!”, finalizou Bianca Mendes.

Bianca com Marcelo.