sábado, 29 de fevereiro de 2020

Vereador de Bom Lugar é atacado e agredido por criminosos

Vereador Valdo do Jacó.
Do Blog do Gilberto Lima - O vereador Valdecir Gomes da Silva (PHS), conhecido como “Valdo do Jacó”, da cidade de Bom Lugar, a 287 km de São Luís, foi atacado por homens armados, na manhã dessa sexta-feira (28).

Os criminosos, que estavam em um veículo Gol, de cor vermelha, interceptaram o carro do vereador entre os povoados Brejinho, em Bom Lugar, e Centro dos Teles, na zona rural de Bacabal. O vereador, que estava indo levar a filha ao ponto do ônibus escolar, foi retirado do carro. Sob a mira de uma arma, o vereador deitou-se no chão por ordem dos bandidos e foi espancado com uma barra de ferro e choques.

A filha menor e vizinha presenciaram toda a agressão. A criança, aos gritos, pedia que não matassem o seu pai. A todo o momento os agressores pediam o seu celular, mas o aparelho não se encontrava com ele. 

Depois de espancarem o vereador, os criminosos fugiram levando a chave do veículo dele. Em seguida, ele procurou a delegacia da Polícia Civil em Bacabal para fazer registro da ocorrência. O vereador diz que não deve a agiotas, não tem nenhuma dívida de campanha e acredita que a agressão foi praticada a mando de adversários políticos.

Governo descarta um dos casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

Nota do Governo do Maranhão.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a rede estadual está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do novo coronavírus. Até o momento, a SES informa que possui um caso suspeito do coronavírus no Maranhão e um caso já descartado, que permanece em monitoramento na rede estadual.  

O caso suspeito de coronavírus identificado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais foi descartado. Atualmente, a paciente permanece em monitoramento no Hospital Dr. Carlos Macieira, com diagnóstico confirmado para Influenza A.  

O outro caso suspeito de coronavírus continua sendo monitorado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga. A paciente encontra-se em isolamento. Após a coleta da amostra para exame, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) enviou o material, conforme protocolo, para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.  

Perfil dos pacientes

Perfil da paciente diagnosticada com Influenza A: Mulher, de 49 anos, procedente da região Lombardia (Itália).  

Perfil da paciente suspeita de Coronavírus: Mulher, de 22 anos, procedente de Tóquio e Wakayama (Japão).

Motorista é preso transportando 40kg de maconha na BR-222

Droga apreendida.
A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Buriticupu, deflagrou, na manhã de ontem (28), operação que resultou na prisão em flagrante de um homem que transportava, em seu veículo, aproximadamente, 40kg de substância vegetal, conhecida como maconha. A operação teve apoio do 30º Batalhão de Polícia Militar de Buriticupu.

O acusado foi surpreendido pela equipe policial nas imediações do povoado Segundo Núcleo, às margens da BR-222, zona rural do município de Buriticupu. Segundo informações preliminares obtidas por meio da investigação, a droga seria distribuída na cidade de Buriticupu. O suspeito permanecerá à disposição da justiça e o inquérito policial irá apurar a participação de outras pessoas no caso.

Ascom SSP-MA.

Perdeu alguma coisa? Confira todas as fotos do Carnaval de Vargem Grande

Prefeito Carlinhos Barros e primeira-dama Olene Barros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Carnaval de Vargem Grande 2020 foi, sem sombra de dúvidas, o maior e o melhor carnaval do Maranhão e um dos melhores do Brasil. A folia momesca reuniu milhares de pessoas na cidade durante os cinco dias, fechando com chave de ouro na quarta-feira de cinzas com o show do Comandante Xand Avião, além de Jonas Esticado e Mara Pavanelly.

Toda beleza do carnaval foi registrada pelas lentes do fotógrafo Kayo Sousa. Abaixo o Titular do Blog selecionou várias imagens do último dia e no fim disponibilizou o link para o leitor ter acesso a todas as fotos do período carnavalesco. 

Veja tudo:























Fotos: Kayo Sousa.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

No Maranhão, dois casos suspeitos do novo coronavírus são monitorados

O Governo do Maranhão informou há pouco, por meio de nota, que monitora dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e já coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) e posteriormente encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos. Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Lacen saem em até uma semana.

Um dos casos foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.

Do Blog do Gilberto Léda.

Criança de 5 anos morre por afogamento na zona rural de Coroatá

Imagem meramente ilustrativa.
O mês de fevereiro está se encerrando com duas tristes notícias: dois casos de mortes de crianças vítimas de afogamento, ambas ocorridas na zona rural de Coroatá. 

O primeiro, que ganhou repercussão, foi de um garotinho de apenas 2 anos idade, no povoado Bruteiro. Ele brincava na residência quando sem ser visto se dirigiu ao açude que fica no fundo do local. Ao procurar o garoto, familiares encontraram o pipo do mesmo boiando e em seguida localizaram Artur Miguel já sem vida (reveja).

O caso mais recente ocorreu nesta quinta-feira (27), no povoado São Luís dos Bode. A vítima foi um menino de 5 anos, identificado como João Vitor. Ele brincava com um amigo quando decidiram ir a um açude. João Vitor não sabia nadar e acabou se afogando. O amigo correu para buscar ajuda, mas quando os familiares chegaram já era tarde demais.

As tragédias servem de alerta aos pais que precisam redobrar a atenção, principalmente nesse período chuvoso.

Do Blog Coroatá Online.

PP e DC fortalecem pré-candidatura de Rubens Jr. em São Luís

PP aderiu à pré-candidatura de Rubens Jr.
Em uma disputada reunião realizada na sexta-feira (28), o Progressistas (PP) anunciou apoio à pré-candidatura do deputado federal licenciado e secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), à prefeitura de São Luís. No mesmo dia, o Democracia Cristã (DC) também confirmou o apoio ao comunista.

Com o anúncio do PP, Rubens agrega para si a musculatura de uma legenda com relevância no cenário político em função da bancada, tempo de TV, fundos eleitoral e partidário. O Progressistas é o 3º maior partido político do país.

Além do peso político e partidário, o PP é um dos principais partidos da base de apoio do governador Flávio Dino e deve ser o primeiro de uma série de partidos da base governista a aderir ao projeto de Rubens e do PCdoB em São Luís.

O presidente do PP e deputado federal, André Fufuca, deixou claro que a escolha por Rubens é resultado de uma decisão refletida. “Rubens não vem apenas para ser candidato. Ele vem para disputar e ganhar. Os candidatos que estão aí são muito bons, porém tenho a certeza que Progressistas escolheu o melhor candidato de São Luís para fazer parte do nosso projeto”, avaliou.

Já o Democracia Cristã, leva para a pré-candidatura de Rubens um grupo forte de pré-candidatos à vereadores em todas as regiões da cidade.

“Tenho certeza que neste diálogo, para além dessas formações políticas, eu reforço nosso compromisso em nome da nossa cidade. De mãos dadas, vamos fazer uma campanha vibrante, corajosa ousada e principalmente vitoriosa, com a benção de Deus e com apoio do povo”, disse Rubens ao celebrar a adesão das duas siglas ao projeto do PCdoB em São Luís.

O deputado federal Márcio Jerry, presidente do Comitê Estadual do PCdoB, também reforçou que as adesões à pré-candidatura de Rubens estão em sintonia e tem como influência o projeto de mudança inaugurado pelo governador Flávio Dino, ao qual Jerry dá o nome de “Partido do Maranhão”. Para Jerry, a pré-campanha ainda é o momento de aquecimento.

“Está é uma aliança que vai ganhar um outro capítulo, agora em São Luís. Tem muita gente que faz uma avaliação como se eleição fosse um campeonato de futebol, como se a gente fosse vitorioso na pré-temporada. Só se ganha quando o campeonato é jogando, quando ele começa”, disse Jerry ao fazer uma metáfora com o futebol.

O anúncio da aliança com as duas legendas deu à Rubens mais cacife político para avançar no diálogo de construção da candidatura.

Mais alianças

Confirmado há duas semana como o pré-candidato do PCdoB, Rubens deve receber mais adesões à sua candidatura. Além de agremiações partidárias, ele deve receber grupos de pré-candidatos à vereador e lideranças comunitárias.

“Eu aprendi que política se faz com compromisso, com palavras, com retidão e com seriedade. Tenho certeza que muitos partidos se somarão ao nosso”.

Plano de Governo

O pré-candidato do PCdoB também informou que vai avançar no debate de propostas para construção de um eventual Plano de Governo. Com o Movimento Diálogos pelo Maranhão, nós vamos debater com a cidade e nossos aliados um programa que, em aliança com o governo do Estado, avance ainda mais”, concluiu.

Motorista perde controle e carreta tomba na BR-222

Acidente na BR-222.
Uma carreta tombou na manhã desta sexta-feira (28) na BR-222, no distrito do Piquiá, em Açailândia, cidade localizada a 562 km de São Luís. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), o condutor do veículo sofreu ferimentos leves no acidente.

Segundo a PRF-MA, a carreta havia saído de uma fábrica que produz carvão localizada na cidade de Bom Jesus das Selvas, localizado a 465 km da capital maranhense, quando perdeu o controle do veículo em uma curva fechada e tombou na pista.

O veículo se arrastou por 40 metros no asfalto e foi contido pela proteção lateral fixada no acostamento da BR. As causas do acidente serão investigadas pela PRF.

Do G1 MA.

Presidente de Escola de Samba relata desrespeito da Prefeitura de Caxias no Carnaval

Desfile em Caxias.
Blog do Ricardo Marques - As declarações do presidente da ‘Escola Malucos por Samba’, Cayo Cruz, aniquilam a versão oficial que tenta passar a ideia de sucesso para o carnaval 2020 de Caxias. Em ‘nota de repúdio’ publicada, Cayo extravasa os efeitos da frustração que ele e demais carnavalescos e brincantes tiveram na terça-feira (25), quando o tradicional desfile de blocos e escolas de samba foi realizado aos trancos e barrancos – e graças a determinação do pessoal dessas agremiações.

Cayo conta que o desrespeito do poder público para com a tradição carnavalesca foi gritante. Não havia segurança; não havia ambulância; não havia sistema de som... sequer um microfone havia.

Diferente de outros carnavais, quando o desfile de blocos e escolas de samba era realizado na Praça do Pantheon, este ano alguém com ideia de jerico resolveu “inovar”, deslocando o desfile para a apertada rua Dr. Berredo – e limitado a um único dia de apresentação. Foi o ó!

O desabafo de Cayo Cruz é forte e pertinente. Ele próprio lembra em seu texto que o desfile de blocos e escolas de samba está próximo de completar 100 anos de tradição – merece respeito, pelo tempo e pela importância no contexto sociocultural do Reinado de Momo.

O fato é que o carnaval de Caxias deixou a desejar. Que se tragam essas bandas ultrapassadas – as que estão no auge não saem da Bahia durante a festa momesca por dinheiro nenhum –, pois o povão gosta da bagaceira. Mas abrir mão do desfile de blocos e escolas de samba é atentar contra a própria tradição carnavalesca. Lamentável! 

Veja a nota na íntegra:

Nota de Repúdio: Carnaval para quem?

Queridos amigos, amigas e demais conterrâneos, venho, por meio desta nota, expor o tratamento degradante que o carnaval tradicional de Caxias, uma tradição quase centenária de nossa cidade, vem recebendo sistematicamente da Secretaria de Cultura, órgão que, em tese, deveria ser um dos seus principais entusiastas e instrumentos de salvaguarda. Não relatarei todos os pormenores e percalços para que esse texto não fique muito longo e cansativo, como são, geralmente, os processos para recebermos qualquer pagamento por serviço prestado ao órgão supracitado.

Minha indignação é fruto da última terça-feira (25), data escolhida para o tradicional desfile de Escolas e Blocos de Caxias, que ocorreu na rua Dr. Berredo, no centro. A confusão teve início com os horários passados pelo Poder municipal, como podem observar, em anexo, alguns banners e páginas oficiais informavam que nossa concentração iniciava às 15 horas; e outros, às 19 horas, mesmo se tendo acordado em reunião que o início seria às 17 horas, e, para aumentar o cipoal que a gente não quer, dias antes do desfile, alguns dirigentes de agremiações afirmaram que a concentração iniciaria às 16 horas- “ordens” do secretário! – concluíam.

Chegamos ao local da concentração enfrentando forte chuva e toda a má sorte que uma cidade, e um país, sem infraestrutura, pode oferecer. Nos protegemos debaixo de árvores e sobrados enquanto, dos postes ao nosso entorno, brotavam faíscas e chamas, as ruas estavam isoladas e com placas de sinalização, porém, não havia um guarda municipal, uma viatura da PM, SAMU, Corpo de Bombeiros ou alguém representando o órgão responsável pela organização do evento, a própria Secretaria de Cultura. Talvez tivessem saído para se proteger da chuva e acabaram levando os banheiros juntos, pois estes também não existiam. E é sabido que o tipo de carnaval que fazemos atrai principalmente crianças e idosos – você consegue pensar o quanto é DESUMANO submeter crianças e idosos a ter que fazer qualquer necessidade no meio da rua? Um dos nossos brincantes quase foi acertado por um galho enquanto atendia aos chamados da natureza debaixo de uma árvore, o que poderia ter lhe custado a vida. Sim, a incúria custa vidas, muitas vidas. O que me leva a pensar: será se o tratamento que nossos gestores oferecem ao povo é o mesmo que eles receberam dos seus pais e/ou dispensam aos seus filhos?

Com muita bravura enfrentamos a chuva e fomos mostrar nosso trabalho, pois nos dedicamos muito para deixar as coisas do jeito que queríamos. Foram meses de trabalho duro e de ensaios exaustivos, e, no fim, muitas crianças estavam tocando um instrumento musical pela primeira vez – pense numa cena linda e emocionante! Estávamos muito ansiosos e confiantes no trabalho que queríamos mostrar, sim, queríamos muito, mas não mostramos, faltou o principal: cantar nosso samba-enredo. NÃO HAVIA SEQUER UM MICROFONE PARA AS ESCOLAS E BLOCOS CANTAREM O SEU SAMBA E NINGUÉM PARA ANUNCIAR A ENTRADA DOS MESMOS NA PASSARELA. Os expectadores presenciaram blocos e Escolas passarem continuamente sem, contudo, saber das suas propostas, seus temas, suas histórias e sua importância, não somente para o Carnaval, mas para a História de Caxias. A tradição da batucada, dos blocos e escolas de samba na nossa cidade não foi invenção dos políticos, foi criada pelo povo, é uma das suas obras mais genuínas e, em breve, completará 100 ANOS DE EXISTÊNCIA, é um absurdo que sejamos silenciados e invisibilizados dessa forma.

O absurdo se torna maior quando pensamos que havia uma estrutura de som montada na passarela, porém, a equipe responsável pelo equipamento não foi informada sobre o desfile das agremiações e, por isso, não disponibilizaram os recursos necessários para os blocos e escolas mostrarem seu trabalho. Pois é, estava (quase) tudo lá: o som, o microfone, os blocos, as escolas e os expectadores, mas faltou o principal:  organização, compromisso, e, sobretudo, RESPEITO. Expresso aqui a minha indignação e peço aos amigos, amigas e demais conterrâneos que compartilhem essa nota até chegar às autoridades competentes. Nossa cultura é maior que isso!.

Com reajuste aos professores, Prefeito Rodrigues antecipa salários e movimenta economia no Carnaval de Nina

Prefeito Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta sexta-feira (28) os servidores públicos municipais de Nina Rodrigues, efetivos e comissionados, tiveram os seus salários referentes ao mês de fevereiro creditados em suas respectivas contas. Além disso, os professores já receberam seus proventos com o reajuste de 12,84%. A medida foi uma determinação do prefeito Rodrigues, que mais uma vez antecipou o pagamento.
Carnaval de Nina.
"Seguimos nossa política de valorização do servidor, a exemplo dos anos anteriores. Além disso, com essa medida, a prefeitura municipal visa movimentar a economia local no Carnaval de Nina, que terá início neste sábado (01) com grandes shows no corredor da folia (reveja)", disse o prefeito.

Carnaval movimentou R$ 35 milhões em São Luís neste ano

Circuito Beira-Mar.
Além de garantir diversão e o lazer, o Carnaval do Maranhão também teve forte impacto econômico. A festa movimentou R$ 35 milhões apenas em São Luís, gerando emprego e renda para a população. Essa cifra não leva em conta o impacto da festa nas demais cidades maranhenses. Ou seja, o montante em todo o Estado é significativamente maior. 

Toda a cadeia do turismo e do lazer ganha com a festa. Os hotéis atraem muitos turistas. A indústria de bebidas vende mais. As empresas que fazem passeios também. Além disso, há a indústria do entretenimento, que emprega muita gente e dá um salto neste período. O mercado publicitário também fica bastante agitado.

Para movimentar todo esse mercado, é preciso gente trabalhando. Por isso, é um período importante para a geração de renda. E, claro, há o comércio informal, que ajuda milhares de pessoas na capital.

“Nos últimos anos, o Carnaval do Maranhão tem atraído turistas e incrementando a economia com a movimentação da rede hoteleira e do comércio local”, disse o secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso. 

A Confederação Nacional do Comércio previu a contratação, para este carnaval 2020, de 25 mil trabalhadores temporários em todo o Brasil. É um aumento de quase 3% em relação ao ano passado.

Perda com navio encalhado no Maranhão pode chegar a R$ 1 bilhão

Navio encalhado no Maranhão.
O Globo – As  perdas com o acidente envolvendo um navio contratado pela Vale que teve de ser encalhado no litoral do Maranhão podem chegar a R$ 1 bilhão. De acordo com uma fonte do setor, que pediu para não ser identificada, o valor não inclui os prejuízos financeiros com um possível desastre ambiental.

A embarcação, operada pela empresa sul-coreana Polaris, estava carregada com 294.871 toneladas de minério de ferro, 3,5 mil toneladas de óleo residual e 140 toneladas de destilado. O navio sofreu uma avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, na capital do Maranhão.

O problema ocorreu fora do canal de acesso ao porto, a 100 quilômetros da costa. Segundo fontes, a embarcação corre o risco de afundar.

Desde quarta-feira, a Marinha já detectou a presença de manchas de óleo no mar. Quatro rebocadores se deslocaram em direção ao navio para coletar mais informações, disse a Marinha, que instaurou inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.

– Se não houver um acidente ou catástrofe ambiental, o custo é de mais de R$ 1 bilhão. Tudo vai depender dos fatores que serão trabalhados. O mais caro é o que se refere à salvatagem da embarcação. O custo de um rebocador é um valor numa operação normal. Em uma salvatagem é outro, pois eles ficam dias e mais dias ali, podem trabalhar sobre esforços extremos etc – disse essa fonte.

Segundo essa fonte, a maior parte da despesa está atrelada ao custo para o reboque da embarcação. O valor relativo ao minério é a menor parte das despesas, apesar de a tonelada do minério ter um valor de US$ 90.

A embarcação, operada pela empresa sul-coreana Polaris, tinha como destino Quingdao, na China, principal comprador da commodity da Vale. Para problemas como o ocorrido, é feito um seguro específico, como o chamado P&I (Protection and indemnity insurance).

- Um dos problemas que estão sendo investigados é que o uso do prático em parte do porto é facultativo. Isso deve ser reavaliado – afirmou uma outra fonte.

Com isso, está sendo investigado se uma falha humana teria sido a causa principal para a avaria na proa da embarcação. Mas falha no equipamento ainda não foi descartada, disse essa outa fonte.

Acidentes e mortes diminuem nas BRs do Maranhão durante a Operação Carnaval 2020

Operação Carnaval 2020.
O resultado da Operação Carnaval 2020 realizada pela Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais do Maranhão foi considerado positivo. Os números colhidos nos seis dias de trabalho desenvolvidos ao longo dos 3.400 quilômetros das sete BRs que cortam o estado apontaram para uma diminuição de acidentes e de mortos, em comparação com o ano anterior. 

Em 2019 foram 21 acidentes, e em 2020 a PRF registrou 16. O número de mortos seguiu a tendência de queda, de 05 para 04, acompanhado pela redução dos acidentes graves, de 11 para 06. Apenas a quantidade de vítimas sofreu variação para mais, de 21 em 2019 para 23 neste ano.

A saída para o feriado ficou concentrada na sexta-feira (21) e no sábado (22). Na volta, fluxo esperado para a Quarta-feira de Cinzas foi atípico, quando a Polícia Rodoviária Federal registrou uma quantidade de veículos bem abaixo dos anos anteriores. A menor quantidade se deu em razão da decisão de muitos condutores de antecipar a volta para casa para a terça-feira ou deixar para retornar na quinta ou sexta-feira, ou no final de semana.

Fonte: PRF.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Xand Avião agita multidão de 50 mil pessoas no encerramento do Carnaval de Vargem Grande

50 mil pessoas estiveram presentes no encerramento do Carnaval.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Por mais um ano Vargem Grande foi palco do Maior Carnaval do Maranhão - e um dos maiores do Brasil, sem sombra de dúvidas. A cidade, administrada pelo prefeito Carlinhos Barros, recebeu milhares de turistas, tanto de cidades do estado, como de estados vizinhos, que puderam curtir as atrações de renomes nacionais até a quarta-feira de cinzas.

A festa teve início oficialmente no sábado (22) com o show de Zé Cantor e também a escolha da Rainha do Carnaval e do Rei Momo. No dia seguinte foi a vez de Vitor Fernandes e Avine Vinny levaram o público ao delírio com seus sucessos consagrados. Na segunda-feira (24) foi a vez de Matheus Fernandes comandar o público, que cantou e dançou o 'Sonâmbulo'.
Xand Avião.
A terça-feira (25) trouxe para o palco principal o cantor Eric Land, que é considerado uma das principais revelações na atualidade com músicas entre as mais tocadas do Brasil, como 'Cidade Inteira' e 'Atende aí Amor'. Depois Márcia Fellipe soltou a voz e animou as milhares de pessoas presentes.

Pensa que acabou? Lógico que não!

A quarta-feira de cinzas, que já é tradição no carnaval vargem-grandense, teve DJ's, Music Colors, Mara Pavanelly, Jonas Esticado e o Comandante Xand Avião, que pela primeira vez esteve em Vargem Grande e arrastou aproximadamente 50 mil pessoas para o Parque dos Buritis, segundo dados da polícia militar.
Jonas Esticado.
Não podemos esquecer também das bandas regionais e locais que se apresentaram durante os cinco dias e sempre mantendo o alto nível da festa. Outra inovação do ano foi o circuito com trio elétrico na Avenida Castelo Branco, local que também reuniu milhares de brincantes. A ornamentação e a estrutura de som, de camarotes e de palco foi digna dos maiores festivais do país.

Outro ponto que também merece destaque foi a segurança. Por mais um ano nenhuma ocorrência grave foi registrada, pois o trabalho em conjunto da polícia militar, da guarda municipal e dos seguranças particulares garantiu a integridade física dos presentes e a grandeza da festa. Todos que adentravam no parque eram revistados de forma minuciosa, impedindo assim a entrada de armas de fogo, de entorpecentes e de outros objetos cortantes. 
Carnaval de Vargem Grande foi um sucesso.
A barraca da saúde, que contava com equipe médica, ambulância e distribuição de preservativos, atendeu os foliões todos os dias. No Hospital Municipal Benito Mussoline a equipe foi reforçada, a fim de melhorar o atendimento, já que durante o período carnavalesco dobra o número de pessoas no município.

Já a economia e o turismo local foram bastante aquecidos com a chegada dos turistas, que lotaram hotéis, casas de temporadas, restaurantes, lanchonetes, bares e o comércio informal localizado nas redondezas do evento. Enfim, tudo um sucesso!

Que venha 2021.

Fotos: Kayo Sousa.

Passageira de caminhonete morre após colisão frontal na BR-010

Acidente fatal na BR-010.
Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, por volta das 12h, no Km 233,9 da BR-010, próximo ao povoado Bananal, uma colisão frontal ocasionou a morte de uma passageira.

Uma caminhonete D20 de cor vermelha seguia no sentido crescente da rodovia (Governador Edison Lobão - Imperatriz), quando, por motivo não conhecido, invadiu a contramão de direção e colidiu frontal com uma carreta Scania de cor branca.

A senhora Elisângela Cavalcante de Miranda veio a óbito no local.

Fonte: PRF.

Operação Lei Seca multa 146 motoristas durante o Carnaval de São Luís

Ações educativas foram promovidas no Carnaval.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Policia Militar do Maranhão (PMMA), através do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), intensificaram as ações da “Operação Lei Seca”, em São Luís, durante o Carnaval de 2020. No período de 21 a 25 de Fevereiro, foram realizadas blitzen nas principais avenidas da Capital, com o objetivo de reduzir número de acidentes causados por condutores sob o efeito de álcool.

Segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, ocorreram ações diversificadas da “Operação Lei Seca” nos cinco dias de maior atividade do Carnaval 2020. Nesse período, foram realizadas 932 abordagens a veículos, 829 testes do etilômetro, com 103 recusas, e lavrados 43 autos por condução de veículo sob a influência de álcool.

Durante as operações, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, realizou abordagens educativas, conscientizando condutores e passageiros sobre a importância de práticas corretas no trânsito, ressaltando principalmente, o respeito às normas da “Lei Seca”.

Ações Educativas

Na sexta-feira (21), a equipe de educadores do Detran-MA participou da abertura da “Operação Carnaval” com uma blitz educativa realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-135. No sábado (22), pela manhã, a equipe esteve na Ponta da Espera abordando usuários do Ferry Boat que estavam embarcando para passar o Carnaval em outros municípios, e à noite realizou ação educativa no Carnaval do Parque do Rangedor. Além disso, durante os três dias de Carnaval, o Detran-MA marcou presença no Circuito Beira-Mar, no domingo (23), na segunda-feira (24) e na terça-feira (25).  

Mulher dá à luz em frente ao Rio Anil Shopping em São Luís

Parto realizado por bombeiros.
Uma mulher, que não foi identificada, deu luz à uma menina na calçada de um shopping localizado na avenida São Luís Rei de França, no bairro Cohab, em São Luís, por volta das 23h dessa quarta-feira (26). O parto foi realizado por bombeiros civis que trabalhavam no shopping.

Por meio de nota, a assessoria do shopping informou que a equipe foi acionada após pessoas perceberem que a mulher havia caído na calçada ao sentir fortes de dores. Quando chegaram ao local, os bombeiros civis perceberam que ela havia entrado em trabalho de parto e ajudaram no parto da criança.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada logo em seguida, e encaminhou a mãe e o bebê para a Maternidade de Alta Complexidade, antiga Marly Sarney, para receberem os cuidados médicos adequados.

O G1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para saber o estado de saúde da mãe e do bebê, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.

Do G1 MA.

Suspeito de executar Sargento é morto em troca de tiros com a PM

Tibiri morreu em troca de tiros com a polícia.
Na manhã dessa quinta-feira (27), a Polícia Militar localizou o principal suspeito de executar o Sargento PM Nogueira na manhã de ontem (26). As buscas foram realizadas na área do Parque Jair, mas o suspeito foi achado na ponte do Miritiua em São José de Ribamar.

A operação foi realizada pelo Grupo de Serviço Avançado (GSA) e da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) da Polícia Militar. Este é o segundo suspeito encontrado desde a tarde desta quarta-feira (26), quando o Sargento foi assassinado.

De acordo informações preliminares, o suspeito abriu fogo ao perceber a presença da polícia. O suspeito identificado apenas como “Tibiri”, foi atingido e logo encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A polícia continua com as investigações na tentativa de saber se houve participação de outra pessoa, além de procurar pela arma roubada do Sargento Nogueira.

Entenda o caso

Um sargento da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), identificado como Washington Ferreira Nogueira, foi assassinado com um tiro na cabeça no momento em que saía de casa para o trabalho, na manhã desta quarta-feira (26). O crime aconteceu na região do Miritiua, em São José de Ribamar. A polícia está realizando investigações com o objetivo de identificar e prender os suspeitos de cometer o crime.

De O Imparcial.

Carnaval de Vargem Grande! Vejam as fotos do domingo e da terça-feira

Cantor Eric Land animou o público.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O fotógrafo Kayo Sousa, que esteve presente no Carnaval de Vargem Grande, registrou os melhores momentos da festa. E no domingo (23) e na terça-feira (25) não foi diferente. O Titular do Blog selecionou algumas imagens da festa no Parque dos Buritis e entorno, que, sem sombra de dúvidas, foi um sucesso de público, de organização, de segurança e de animação. Vejam as fotos:




































































Fotos: Kayo Sousa.