segunda-feira, 31 de maio de 2021

Policial civil de folga prende casal que matou mulher a facadas em Coelho Neto

Momento da prisão.
A Polícia Civil do Maranhão, no último domingo (30), deu cumprimento a dois mandados de prisão temporária contra uma mulher de 26 anos e um homem de 28 anos, investigados como sendo os autores de um homicídio ocorrido no último dia 15 de maio na cidade de Coelho Neto.

Segundo o delegado Márcio Mendes, a vítima identificada como Maria da Dores Lima foi morta com vários golpes de faca após ser perseguida pelo casal. 

O crime teria como motivação o fato da filha da vítima ter vendido um par de sandálias para acusada, porém, ao tomar conhecimento da venda, a vítima pediu a devolução do produto alegando que não tinha autorizado a venda. Na ocasião, a acusada devolveu as sandálias, porém afirmando que mataria a vítima. No dia do crime, a vítima encontrou o casal em uma via pública e após uma perseguição, tentou se esconder no interior de um estabelecimento comercial, onde foi morta friamente.

Um investigador da Polícia Civil que estava de folga tomou conhecimento que o casal havia retornado a cidade de Coelho Neto e que se encontrava escondido em uma residência no bairro Santana, ocasião em que o policial agiu dando cumprimento às prisões e conduzindo os dois acusados para a Delegacia de Polícia. A dupla foi encaminhada para a Unidade Prisional de Caxias, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Da Ascom PCMA.

TSE cassa Prefeito de Paulino Neves e determina novas eleições

Raimundo Lídio.
O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu provimento a recursos especiais interpostos pelo Ministério Público Eleitoral, cassou a candidatura de Raimundo de Oliveira Filho, o Raimundinho do Lídio (Republicanos) – eleito prefeito de Paulino Neves em 2020 – e determinou a realização de nova eleição para o cargo.

Lídio teve a candidatura impugnada porque foi demitido do cargo de analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que o enquadra como ficha suja. Ele chegou a garantir a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, mas agora caiu no TSE.

A decisão do Moraes é do dia 11 de maio, mas foi publicada apenas nesta segunda-feira, 31.

Do Blog do Gilberto Léda.

Não perca tempo! Coloque seu aparelho ortodôntico na OdontoCompany e fique com sorriso alinhado

Aparelhos ortodônticos são a ferramenta para você ter um sorriso bonito, alinhado e saudável. Fundamental também para a correta mastigação e a adequada nutrição e saúde bucal.

A OdontoCompany trabalha com diversas opções, saiba qual a mais indicada para você ainda hoje. Não perca tempo e agende sua avaliação!

(98) 99984-5234;
Avenida São Raimundo, 139;
Centro - Vargem Grande / MA;
vargemgrande@odontocompany.com.

Famem e MP discutem plano para ampliar imunização nos municípios

Reunião sobre Covid-19.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) participou de uma reunião na sede da Procuradoria Geral de Justiça para discutir a ampliação da vacinação nos municípios do estado nesta sexta-feira, 28. A ação teve parceria também da Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC).

Os órgãos emitiram uma recomendação conjunta que será expedida na próxima semana aos Municípios para as regularizações da vacinação e da alimentação dos dados do sistema do Ministério da Saúde. O objetivo é que com a parceria destes órgãos se possa acelerar o plano de imunização nos municípios maranhenses e a alimentação correta dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

Pelo registro do vacinômetro desta sexta-feira (28), 524 mil doses já distribuídas aos municípios maranhenses ainda não constam no sistema, o que corresponde a aproximadamente um quarto do total de vacinas recebidas. A Famem acredita que a grande maioria destas doses já foram aplicadas e apenas não foram registradas por inúmeras questões como o fato de alguns grupos não estariam priorizados dentro do sistema e os dados ficarem apenas nas planilhas dos municípios, sem que possam ser feitos os lançamentos. Justamente por conta disso, a Famem se comprometeu em checar estas informações. 

A Famem irá fazer um levantamento junto às prefeituras de todas as doses efetivamente recebidas, aplicadas e como estão os dados no sistema do Ministério da Saúde e encaminhar o relatório ao Ministério Público até a próxima quinta-feira, 03. “É necessário que tenhamos um levantamento preciso para não penalizar os 217 municípios, sendo que apenas uma média de 15 a 20 que estão bem abaixo da média. E nós estamos aqui trabalhando no sentido de ajudar estes municípios. Por isso, é preciso ter uma radiografia sobre quais os motivos de não terem conseguindo. Ainda acreditamos que muitas destas vacinas foram efetivamente aplicadas e apenas ainda não temos o registro no sistema”, afirmou.

“Desde o início da campanha de vacinação, a Famem tem cobrado e dado apoio às prefeituras para que acelerem o processo de vacinação. O governador Flávio Dino disponibilizou profissionais para auxiliar na aplicação e na alimentação do sistema. Estamos de mãos dadas com o Ministério Público e a Defensoria para encontrar soluções”, completou o presidente da Famem, Erlanio Xavier. 

“Fazemos um apelo aos municípios, aqui representados pelo presidente da Famem, Erlânio Xavier, para que se programem, que se organizem, que oportunizem à sua população o acesso à vacina, que neste período tão grave, é a melhor solução possível”, afirmou o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau.

O aumento do contágio e, consequentemente, a grande taxa de ocupação de leitos no Maranhão causou preocupação aos poderes que já haviam discutido o plano de contenção da pandemia em reunião no Palácio dos Leões na última quinta-feira, 27.

domingo, 30 de maio de 2021

PRF apreende mais de 30 mil litros de vodca com nota fiscal falsa na BR-010

PRF.

Em 28 de maio do ano de 2021, por volta das 18h25, uma equipe PRF realizava fiscalização no km 260 da BR-010, no município de Imperatriz, quando deu ordem de parada para a combinação de veículos tracionada por um M.Benz/Actros 2651s6x4, cor preta, conduzida por um homem de 35 anos de idade, domiciliado em São José do Rio Preto/SP. 

A equipe questionou o envolvido sobre a carga, bem como local de carregamento e entrega da mesma, informou que eram bebidas quentes (vodka) e que o veículo havia sido carregado na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP e que iria ser entregue em Belém/PA, de lá o restante do percurso seria fluvial por outrem. 

O condutor apresentou os documentos fiscais com origem da prestação em Brasília/DF e destino da prestação em Manaus/AM. Durante análise das documentações verificou-se divergências, e ao final restou comprovado que a documentação fiscal era falsa.

Diante dos dados a equipe PRF entrou em contato com a SEFAZ-MA, o qual solicitou que esta equipe entregasse a ocorrência para a equipe do Posto Fiscal de Itinga, a qual compareceu na PRF de Imperatriz. No decorrer das atividades policiais, procedeu-se a apreensão de 33.000L de bebidas. 

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de fraudar/falsificar documento fiscal (lei 8137/90; art 1°, inciso II). O condutor foi liberado com sua integridade física e psíquica preservadas. Enquadramento: fraudar/falsificar documento fiscal.

Fonte: PRF.

Morador de Vargem Grande ganha dois carros 0km no Maracap

Premiação deste domingo.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O maior prêmio da 40ª edição do Maracap, sorteado na manhã deste domingo (30), teve como ganhador um morador de Vargem Grande. Trata-se de Adinilson Flôres Costa, conhecido por todos na cidade como Baiano da Rodoviária. 

Ele ganhou dois carros 0km: Um Fiat Mobi e um Renault Kwid. Os veículos estão avaliados em aproximadamente em R$ 60 mil. Parabéns ao sortudo!

Veja o momento do sorteio (48 minutos):

Josimar de Maranhãozinho mantém discurso da candidatura, mas ninguém acredita

Josimar e Detinha.
Por onde tem passado, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) tem dito e repetido que não abre mão de ser candidato a governador. O mantra é por ele repetido em entrevistas e lives, sustentando-o com o argumento de que tem uma base formada por um partido forte, dezenas de prefeitos, pelo menos uma dúzia de vices, três deputados federais, cinco deputados estaduais e uma grande penca de vereadores espalhados em todas as regiões do estado. E mantém o roteiro de lançar a deputada estadual Detinha, sua esposa, para a Câmara Federal. 

No entanto, por mais que Josimar de Maranhãozinho insista no discurso da candidatura ao Palácio dos Leões, observadores experientes enxergam nessa “cruzada” uma jogada inteligente para emplacar a deputada Detinha como candidata a vice na chapa de Carlos Brandão ou, num outro extremo, emplacá-la como Número 2 numa eventual chapa liderada pelo senador Roberto Rocha, que aguarda a definição partidária do presidente Jair Bolsonaro para resolver sua situação. Esses observadores reconhecem a força política e eleitoral de Josimar de Maranhãozinho, mas não acreditam que ele entre na disputa majoritária.

Da Coluna Repórter Tempo/Ribamar Corrêa.

Othelino Neto cumpre agenda intensa e abrangente, mostrando fôlego de quem pode ir mais longe

Momentos da agenda de Othelino Neto.
Num cenário agitado por conta dos estragos feitos pelo novo coronavírus e no qual a classe política começa a se mover efetivamente para as eleições gerais de 2022, notadamente os candidatos a candidato a governador, uma movimentação diferenciada vem chamando a atenção, a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB). Chefe do mais político dos Poderes, alinhado ao governador Flávio Dino (PCdoB), o parlamentar vem cumprindo uma agenda bem mais abrangente do que normalmente é cumprida por um deputado estadual, causando a impressão de que ele batalha pela reeleição, mas também motivado pela perspectiva de que seu destino nas urnas poderá ser outro.

Othelino Neto vem surpreendendo pela habilidade política com que preside o parlamento estadual, pela normalidade que mantém nas relações, nem sempre afinadas, com os Poderes Executivo e Judiciário, e pelos passos políticos que vem dando como um dos principais articuladores do projeto de candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Estado, sem criar uma situação de tensão com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB). O contexto em que se movimenta o obriga a operar diretamente em várias frentes, como presidente do Poder Legislativo, como deputado estadual que visa prioritariamente a reeleição, como integrante de uma corrente que tem um projeto de poder, e como um político jovem que aproveitou com inteligência e sagacidade as oportunidades que lhe apareceram e ganhou estatura e se tornou opção para projetos mais arrojados.

A agenda que cumpriu em Maio confirma a posição diferenciada que conseguiu. Na Terça-Feira, por exemplo, participou, em Brasília, de mais uma reunião do núcleo central da pré-candidatura do senador Weverton Rocha. Na Quinta-Feira, participou, no Palácio dos Leões, de reunião com o governador Flávio Dino e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, para definir medidas restritivas preventivas contra o risco de uma nova onda da pandemia no Maranhão. Nesse sentido, editou Resolução Administrativa suspendendo todas as atividades do Poder Legislativo até o dia 4 de Junho. Ao longo do mês de maio, cumpriu uma agenda em regime de maratona, sem prejuízo das atividades do parlamento.

No dia 03/05, Othelino Neto iniciou a maratona de compromissos no Palácio dos Leões, participando, ao lado do governador Flávio Dino, de ato de entrega de 12 mil cestas básicas do Programa Comida na Mesa, do qual participaram também os deputados estaduais Wendell Lages (PMN), Thaiza Hortegal (PP), Paulo Neto (DEM) e Ana do Gás (PCdoB). No dia 05/05, reuniu-se com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões, para definir a ordem de prioridade dos projetos do Poder Executivo que constam da pauta da Assembleia Legislativa. Em 10/05, participou da festa dos 97 anos de São Francisco do Maranhão, entregando ali equipagens esportivas a atletas amadores, e anunciando recursos para a pavimentação de 4 km de ruas. Em 11/05, recebeu o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, com quem discutiu ações para o município, um dos mais importantes do estado.

No dia 12/05, promulgou duas estaduais, as leis 11.470/21 e 11.361/21, ambas de natureza tributária, oriundas de Medidas Provisórias do Poder Executivo. Na mesma data, reuniu-se com o governador Flávio Dino e os prefeitos Toca Serra, de Pedro do Rosário, e Paulo Curió, de Turilândia, em busca de apoio para os municípios nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Em 14/05, tratou com o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, sobre a execução de emendas parlamentares. No dia 17/05, participou, no Palácio dos Leões, demais uma entrega de 12 mil cestas básicas, dessa vez para 11 municípios.

No dia 20/05, Othelino Neto (PCdoB) cumpriu agenda em Santa Helena, onde entregou cestas básicas e kits esportivos, adquiridos por meio de emenda parlamentar. No mesmo dia, a maratona prosseguiu em Tuirilândia, com a entrega de cestas básicas e de kits de equipagens esportivas. Já em 21/05, participou da inauguração de escola em Olho d’Água das Cunhãs. No dia 24/05 participou, no Palácio dos Leões, de mais uma etapa do programa Comida na Mesa. E em 26/05, Othelino Neto voltou ao Palácio dos Leões para reunião com o governador Flávio Dino em favor de Peri-Mirim e São Vicente Férrer.

Quem cumpre uma agenda com essa dimensão e esse alcance está cacifado para disputar mandatos nos níveis estadual e federal. O presidente da Assembleia Legislativa trabalha para ter uma reeleição segura, mas com disposição de dar um salto bem mais alto. Os próximos saltos indicarão o rumo.

Da Coluna Repórter Tempo/Ribamar Corrêa.

Prefeitura de Vargem Grande assina ordem de serviço para implantação do sistema de videomonitoramento

Assinatura da ordem de serviço.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, em ato liderado pelo secretário municipal de Infraestrutura José Barros Filho, assinou a ordem de serviço para implantação do sistema de videomonitoramento na cidade. Esse é mais um compromisso de campanha sendo cumprido pelo prefeito Carlinhos Barros.

O momento contou com a presença do chefe da Assessoria Jurídica Dr. Daniel Silveira, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Germano Barros, do comandante da Guarda Municipal Luís Santos e do engenheiro da empresa responsável pela implantação do serviço.

O sistema será composto por 22 câmeras com internet fibra ótica, instaladas em pontos estratégicos da cidade, como por exemplo, nas entradas e saídas, no setor comercial, no setor bancário e em alguns órgãos públicos, garantindo a identificação de possíveis delitos em um raio de até 1km de cada câmera, com uma central moderna e servidores de alta capacidade de armazenamento. O sistema permite também visualização de 360 graus na horizontal e 180 graus na vertical. 

Com isso, será possível o controle de acesso em áreas restritas; o monitoramento de pessoas em áreas e vias públicas, evitando vandalismos; o monitoramento do fluxo de veículos em diversos locais; a fiscalização do trânsito; o acompanhamento de grandes eventos; dentre outras funções.

Confira mais detalhes:

sábado, 29 de maio de 2021

Vereadora de Vargem Grande Eranildes Coelho testa positivo para Covid-19

Vereadora Eranildes Coelho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A vereadora de Vargem Grande Eranildes Coelho (PCdoB) testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela parlamentar ao Titular do Blog nesta sexta-feira (28).

Questionada quanto aos sintomas, Eranildes tranquilizou à população e disse que está sentindo apenas dores de cabeça. "A minha pressão também subiu um pouco no início, mas já normalizou", explicou. Ela realiza o tratamento em sua residência, cumprindo o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde.

Além dela, os vereadores Thiago Braz e Jociedson Aguiar também foram diagnosticados com a doença. Thiago chegou a ser internado no Hospital HCI, em São Luís, e recebeu alta no mês de março (reveja). Já Jociedson cumpria o tratamento em casa (saiba mais).

Melhoras, Eranildes!

Covid-19: Assembleia Legislativa suspende expediente presencial até dia 4 de junho

Assembleia Legislativa.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão decidiu suspender o expediente presencial na Casa, a partir da próxima segunda-feira (31) até o dia 4 de junho. A suspensão temporária das atividades decorre do aumento do número de casos de internações pela Covid-19 na Grande Ilha de São Luís, além da possibilidade de esgotamento de leitos na rede de saúde.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), enfatizou que é dever do Parlamento zelar pela saúde de seus parlamentares e servidores, bem como da população maranhense. “Todos compreendemos a gravidade do momento e estamos mobilizados, no sentido de adotar as medidas necessárias para o enfrentamento do atual cenário da pandemia”, afirmou.

De acordo com a Resolução Administrativa 459/2021, publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo de quinta-feira (27), ficam temporariamente suspensos os serviços internos, as sessões ordinárias e extraordinárias, as reuniões das Comissões Permanentes, Temporárias e demais reuniões.

Neste período, as atividades deverão ser realizadas de forma remota, em regime de home office, com o auxílio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Somente poderão funcionar, na forma presencial, os serviços e atividades essenciais para o funcionamento e manutenção dos órgãos da Assembleia Legislativa e realização das sessões remotas. Também durante a suspensão do expediente presencial, somente terão acesso às dependências da Casa os servidores constantes nas escalas elaboradas pelas diretorias.

Novo Decreto! Bares e restaurantes passam a funcionar somente por delivery em Vargem Grande

Prefeito Carlinhos Barros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, por meio do Decreto Nº 052, de 29 de maio de 2021, reiterou a situação de calamidade pública, retirou as flexibilizações autorizadas anteriormente e adotou novas medidas para o enfrentamento da propagação da Covid-19 no âmbito do município. O decreto, assinado pelo prefeito Carlinhos Barros, se faz necessário devido a crescente de casos do novo coronavírus nas últimas semanas.

Dentre os principais pontos estão: mantida a suspensão das aulas; supermercados, padarias, bancos, lotéricas, açougues, frigoríficos, lojas de produtos agropecuários e lojas de insumos médicos podem funcionar entre 6h e 21h; já farmácias, funerárias, postos de combustíveis, hotéis, hospitais e clínicas veterinárias podem funcionar 24h por dia; igrejas e academias podem funcionar com 30% da capacidade e com horário máximo de 20h30.

Quanto aos bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências e distribuidoras de águas, de gás e de bebidas só podem funcionar na modalidade delivery. O Decreto passa a valer a partir da meia noite da próxima segunda-feira (31).

PM de Vargem Grande prende indivíduo com drogas e recupera motocicletas

Droga e dinheiro apreendidos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante ocorrências nesta sexta-feira (28) a polícia militar de Vargem Grande conseguiu recuperar dois veículos com ocorrência de roubo/furto, além de apreender certa quantidade de drogas.

A primeira ocorrência se deu por volta das 16h20, quando policiais de serviço realizavam rondas ostensivas pela Rua São Tomé, próximo à BR-222, no bairro Soldadinho, e realizaram abordagem de um indivíduo que trafegava em uma motocicleta Honda CG 150 de cor preta. Com J.H.V. da S., de 38 anos, foram encontrados dois papelotes de maconha, a quantia de R$ 232,00 em espécie e a moto era roubada.

Motos apreendidas.
Em seguida, por volta das 18h30, a guarnição estava na MA-020, quando se deparou com um suspeito em uma moto Yamaha YBR, que, ao avistar a viatura, empreendeu fuga com sentido a Coroatá. Foi realizado o acompanhamento tático, no entanto, ele conseguiu fugir a pé por um matagal, deixando o veículo para trás.

O preso, as motocicletas, as porções de maconha e todo material apreendido pela PM foram apresentados na delegacia de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Famem participa de reunião com poderes sobre momento da pandemia no Maranhão

Presidente Erlanio Xavier.
Nesta quinta-feira, 27, os chefes dos Poderes e dos órgãos constitucionais reuniram-se para debater sobre a pandemia, com a presença do presidente da Federação dos Municípios, Erlanio Xavier, que representou os prefeitos do Maranhão. 

A reunião teve o objetivo de traçar estratégias, especialmente sobre a vacinação contra covid-19 no estado. Tem causado preocupação aos gestores o aumento do número de casos e as internações nos últimos dias. Os chefes dos poderes sublinham que é fundamental a ampliação de leitos hospitalares e o funcionamento eficiente da atenção básica, inclusive com testes disponíveis à população e apoiam a revisão do Plano Nacional de Imunização, para que haja a adaptação mais rápida de diretrizes nacionais às realidades locais.

A Famem irá reunir os prefeitos de forma virtual para dialogar com os 217 municípios sobre a necessidade de cada prefeitura de forma individualizada e regionalizada. O presidente Erlanio elogiou a ação do governo estadual. “O governador está sempre muito sensível e sempre chamando todos para tomarmos decisões em consenso. Conseguimos hoje observar de perto diante dos números, principalmente aqui na Ilha de São Luís, com leitos acima de 90% de ocupação, como a situação é preocupante. O governador já instalou leitos de UTI em todas as regionais do estado e tem enfrentado a pandemia com muita decência e respeito ao povo do nosso estado”, destacou.

Erlanio Xavier também destacou o trabalho da Famem no combate à pandemia na articulação para agilizar a aplicação das vacinas. “Nós estamos na Federação sempre cobrando os municípios para que agilizem a vacinação. São mais de 600 mil doses hoje que estão para ser aplicadas/alimentadas no sistema. O Ministério Público vai tomar à frente dessa situação e vamos chamar os prefeitos para agilizar ainda mais a vacinação, o que é muito importante”.

O governador Flávio Dino destacou a atuação fundamental das prefeituras no combate à pandemia no Maranhão. "Estamos há 15 meses enfrentando a crise do coronavírus todos os dias e, vamos continuar. Mas chegou o patamar que nós precisamos de ampla colaboração. E o saldo muito relevante desse diálogo é de que os poderes do estado e as representações municipais, lideradas pela Famem, estão unidas para nós fazermos o que precisa ser feito. Vamos fazer uma nova reunião na próxima semana para fazer uma avaliação das medidas tomadas hoje", pontuou.

Flávio Dino também fez questão de desmentir a fake News de que seria decretado lockdown no estado neste momento. "Não há nenhuma decisão sobre Lockdow. Mas não significa que nós tenhamos tirado isso do horizonte. Ninguém quer decretar Lockdow ou paralisação ou suspensão de atividades A ou B. Mas unanimemente, se for necessário, faremos".

Confira as determinações sobre as ações de combate à pandemia estabelecidas na reunião com presidentes de poderes:

1 - Alerta a sociedade contra o novo crescimento da pandemia no Brasil e no Maranhão

2 - Enfatiza a importância de medidas preventivas, especialmente o uso de máscara, impedimento de aglomerações

3 - Recomenda aos gestores municipais que analisem as realidades locais e decidam quanto ao cabimento das medidas em cada cidade

4 - Conclamam para que haja o uso rápido e intensivo de todas as doses de vacina disponíveis e que a aplicação das doses seja lançada no sistema do Ministério da Saúde

5 - Sublinha que é fundamental a ampliação de leitos hospitalares e o funcionamento eficiente da atenção básica, inclusive com testes disponíveis à população

6 - Apoia a revisão do Plano Nacional de Imunização, para que haja a adaptação mais rápida de diretrizes nacionais às realidades locais

7 - Convoca os empresários, trabalhadores, consumidores, à práticas  responsáveis com segurança sanitária, quando do desempenho de atividades econômicas

8 - Comprometem-se à próxima semana a realizar uma nova reunião para monitoramento a análise de dados, afim de adoção de novas medidas quanto ao combate ao coronavírus no estado do Maranhão

Polícia Civil vai apurar denúncia de maus-tratos a idosa e prende seu neto por tráfico de drogas em Vargem Grande

Droga apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (27) policiais civis de serviço em Vargem Grande receberam denúncias anônimas sobre um caso de maus-tratos a uma idosa no povoado Paulica, sendo que o autor seria seu próprio neto.

Desta forma, a equipe seguiu para o povoado e ao chegar no local encontrou o suposto autor com 17 porções de maconha, um simulacro de arma de fogo e dinheiro em espécie. Ele foi identificado como L.A.M., de 22 anos, e recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Os policiais o conduziram até a delegacia de Vargem Grande para a lavratura do devido procedimento e posteriormente foi encaminhado ao presídio de Itapecuru-Mirim, onde permanecerá à disposição da justiça.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Equipe do UDI e indianos hospedados no Luzeiros testaram negativo para cepa indiana da Covid-19

Navio que trouxe indianos.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou nesta quinta-feira (27), que os testes realizados na equipe do Hospital UDI que atende o paciente indiano de 54 anos, internado na UTI com a variante indiana (B.1.617) em São Luís e, no grupo de 36 indianos hospedados no Hotel Luzeiros, deram negativo para a variante.

A informação foi divulgada em uma rede social. O governador afirmou que com o resultado dos testes, o estado descarta a transmissão local pela variante indiana no Maranhão.

"Exames realizados na equipe do hospital privado que atende o paciente indiano não detectaram qualquer pessoa com a cepa indiana. Assim também no hotel com outros indianos. Assim, reiteramos que NÃO HÁ cepa indiana em transmissão local no Maranhão, no momento", disse o governador, por meio de uma rede social.

Ao todo, foram rastreadas 147 pessoas para identificar uma possível transmissão local da variante no Maranhão. Das amostras recolhidas, seis testaram positivo para a Covid-19 e em seguida, foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi realizado o sequenciamento genético.

De acordo com Carlos Lula, as amostras deram negativo para a variante indiana, entretanto, foram positivas para a variante P.1, originada em Manaus. Os pacientes são funcionários do hospital privado que atende o paciente indiano e mesmo antes da confirmação, foram colocados em quarentena e seguem em acompanhamento.

Do G1 MA.

Othelino discute medidas de enfrentamento à Covid-19 no Maranhão em reunião no Palácio dos Leões

Othelino Neto.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (27), no Palácio dos Leões, de uma reunião, mediada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense, além dos órgãos constitucionais, no intuito de estabelecer novas ações conjuntas de enfrentamento à Covid-19 no estado. O encontro atendeu a um pedido do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo. 

O chefe do Legislativo afirmou que, mais uma vez, o Maranhão atravessa um período crítico da pandemia com o aumento repentino do número de internações, tanto em leitos de enfermaria, quanto de UTI, chegando, só na Grande Ilha, a uma taxa de ocupação de 97% de leitos de UTI na rede hospitalar. 

“Há uma necessidade urgente, primeiro, de ampliação do número de leitos. O governador Flávio Dino anunciou que, ainda hoje, criará mais leitos na rede estadual, mas é preciso que as outras instituições liberem leitos para atender a população, a exemplo do Hospital Universitário, que tem dentro da sua estrutura essa possibilidade imediata de ampliação”, assinalou Othelino Neto. 

Na reunião, o governador Flávio Dino atualizou informações sobre o atual cenário da pandemia no estado e, também, esclareceu sobre a nova cepa indiana (variante da Covid-19), que foi registrada no Maranhão nos últimos dias. Também foram deliberadas novas medidas de enfrentamento conjunto do coronavírus no estado. 

Medidas imediatas 

Ao final do encontro, os chefes dos Poderes, bem como dos órgãos constitucionais e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) assinaram um documento com oito medidas imediatas a serem adotadas. 

Além da ampliação do número de leitos, constam no documento o alerta à sociedade quanto ao crescimento da pandemia no estado; a importância do uso de máscaras e de evitar aglomerações; a recomendação aos gestores municipais que analisem a realidade local e decidam quanto às medidas a serem adotadas; o uso rápido e intensivo de todas as doses de vacinas disponíveis; o apoio à revisão do Plano Nacional de Imunização; e a adoção de práticas responsáveis e de segurança sanitária quando do desempenho da atividade econômica. 

“Essas são medidas imediatas, que precisam acontecer nas próximas 24 horas, além de reforçar a vacinação. Também, claro, ratificamos a importância das medidas de cuidados sanitários, como o uso da máscara e evitar aglomerações. Este tripé é fundamental para que possamos superar esse momento crítico”, completou Othelino. 

Também ficou marcada, para a próxima semana, uma nova reunião para monitoramento e análise de dados, a fim da adoção de novas medidas de combate à pandemia no estado. “Na semana que vem, vamos avaliar o que avançou de hoje para lá, e esperamos que, a partir dessas medidas que estão sendo tomadas, possamos, em breve, superar esse momento”, assinalou o presidente da Assembleia. 

União

Em coletiva à imprensa, o governador Flávio Dino descartou a possibilidade de lockdown e reiterou que o atual cenário não decorre da nova cepa indiana. O chefe do Executivo também frisou a importância da união entre os Poderes no enfrentamento da pandemia. 

“Estamos, há 15 meses, enfrentando a crise do coronavírus todos os dias e vamos continuar. Mas, chegamos a um patamar em que precisamos de ampla colaboração e o saldo, muito relevante desse diálogo, é de que os Poderes do Estado e as representações municipais, lideradas pela Famem, estão unidas para fazermos o que precisa ser feito”, enfatizou. 

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, fez um apelo sobre a seriedade do momento. “A situação é muito séria no Maranhão e precisamos estar unidos, todos os Poderes e a população. Faço esse apelo, com muita ênfase, para termos cuidado com a nossa saúde e a do próximo”, disse. 

O encontro reuniu, ainda, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado e Procuradoria Geral do Estado.

Trio é preso após residência de guarda municipal de Vargem Grande ser arrombada

Objetos furtados.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da tarde desta quinta-feira (27), por volta do meio dia, a guarda municipal de Vargem Grande foi informada que a residência do GM Felipe Reis, localizada no Bairro de Fátima, havia sido alvo de criminosos durante a madrugada, que arrombaram o local e furtaram diversos objetos.

De imediato os guardas deram início às diligências e horas depois conseguiram efetuar três prisões e recuperar os objetos furtados (uma geladeira, um fogão, um botijão de gás e uma máquina de lavar). Os presos foram identificados como Alexandre Henrique Cardoso, de 38 anos; Antônio Eduardo Cardoso, de 30 anos; e Gutemberg Conceição Silva, de 23 anos.

Todos foram apresentados na delegacia de Vargem Grande como receptadores. Já quanto aos indivíduos que praticaram o arrombamento, eles também já foram identificados e muito em breve também serão presos.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Secretaria de Educação conclui Ciclo de Formação de Professores da 1ª Etapa e EJA em Vargem Grande

Formação em Vargem Grande.
A Secretaria de Educação de Vargem Grande realizou, no período de 24 a 27 de maio, o 2° Ciclo de Formação dos Professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I Etapa. A formação foi realizada por meio do Centro de Formação e Avaliação Pedagógica (CEFAP), com a equipe de formadores locais do Programa Educar Pra Valer.

Houve intensa participação dos profissionais da rede, todos empenhados em aprimorar seus saberes de modo a possibilitar aos seus alunos uma aprendizagens cada vez mais significativa.

A Secretaria de Educação realizou também durante o dia de ontem (26) a 1ª Formação dos Professores da Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação foi realizada por meio do Centro de Formação e Avaliação Pedagógica (CEFAP) e do Programa de Formação Continuada (PROFOCO).

Os profissionais lotados na Educação de Jovens e Adultos participaram desse momento de construção e socialização de conhecimentos e práticas, buscando alternativas para ampliar o acesso e a permanência dos alunos na escola, mesmo em tempos de pandemia.

DA ASCOM SEMED

Gaeco deflagra operação contra ex-prefeito maranhense e encontra Rolex, joias e vacinas da Covid-19 utilizadas

Cláudio Cunha é ex-prefeito de Apicum-Açu.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Bacuri, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Polícia Civil, no cumprimento dos mandados judiciais, realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, a Operação Citrus. Os alvos da operação estão situados nas cidades de Apicum-Açu, Cururupu e São Luís, locais onde estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão requeridos pelo órgão ministerial e deferidos pelo Poder Judiciário da comarca de Bacuri.

Um dos endereços fica na Avenida São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, onde funciona a Rede de Postos de Combustíveis Guará. No galpão do posto, foram encontrados centenas de documentos (procedimentos licitatórios, folhas de pagamento, dados sobre pagamentos a fornecedores, dentre outros) de várias secretarias municipais de Apicum-Açu.

Em outro endereço, localizado no Recanto dos Vinhais, também em São Luís, indicado como da Fundação Comunitária de Apicum-Açu, foram encontrados diversos documentos da prefeitura de Apicum-Açu. O local é vizinho de outro imóvel de propriedade do ex-gestor, também objeto de busca e apreensão, e funciona, supostamente, como um escritório paralelo da prefeitura de Apicum-Açu.

No endereço residencial do filho do ex-prefeito de Apicum-Açu, na Avenida dos Holandeses, em São Luís, foram encontrados, entre outras coisas, jóias, relógios Rolex e frascos de vacinas contra a Covid-19 já utilizados. Inclusive, o ex-prefeito Cláudio Luiz Lima Cunha estava no local durante o cumprimento do mandado judicial.

INVESTIGAÇÕES

O Inquérito Civil nº 016/2019 foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Bacuri a fim de apurar atos de improbidades administrativas e/ou possíveis ilícitos criminais. O fato de o investigado Rodolfo Romero Pereira Oliveira ter construído três postos de combustíveis – sendo dois em Apicum-Açu e um em Cururupu – de forma simultânea, somente com dinheiro oriundo de eventos, levantou suspeitas do Ministério Público do Maranhão.

O empresário tem renda mensal de R$ 6 mil, o que seria incompatível com a construção de três postos de gasolina. Rodolfo Romero Pereira Oliveira é apadrinhado político do atual prefeito de Apicum-Açu, sendo conhecido na cidade como “filho adotivo” do ex-gestor Cláudio Luiz Lima Cunha.

Ouvido pelo Ministério Público, o empresário afirmou não saber quanto gastou na construção de tais postos de combustíveis, ficando claro o total desconhecimento a respeito dos negócios em que figura como sócio ou proprietário.

Verificou-se que não havia, à época da expedição da licença “de operação”, quaisquer estudos de impacto ambiental. A empresa apresentou um Plano de Controle Ambiental somente em 12 de dezembro de 2018, um dia antes da audiência extrajudicial ocorrida na sede da Promotoria de Justiça de Bacuri. De acordo com as investigações, a proximidade com o ex-prefeito teria facilitado a obtenção de licenças ambientais.

As investigações apontam que a rede de postos serviria somente para a lavagem de dinheiro de origem desconhecida, sob o pretexto de venda de combustíveis.

Além da Rede Guará de postos de combustíveis, Rodolfo Romero consta no rol de sócios da empresa Sistema de Comunicação Guará de Apicum-Açu, tendo como sócios Jéssica Islla de Castro Cunha e Caio Vitor de Castro Cunha, filhos do ex-prefeito de Apicum-Açu Cláudio Cunha.

A análise das movimentações financeiras e rendas dos três empresários mostram-se totalmente incompatíveis com os seus ganhos declarados e com as profissões atualmente exercidas, de maneira que podem ter patrimônio acrescido ilicitamente, por meio de lavagem de dinheiro realizada na Rede de Postos Guará Comércio de Combustíveis LTDA.

Redação: CCOM-MPMA.

PM de Vargem Grande prende traficante de drogas no Bairro Santo Antônio

Droga apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (27), por volta das 11h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande realizavam rondas de rotina na Travessa Horácio Gonçalves, no bairro Santo Antônio, quando avistaram um indivíduo em atitudes suspeitas.

Ao ser feita a abordagem, os policiais encontraram sete papelotes de maconha e nove pedras de crack, além da importância de R$ 18,00 em espécie, com C.C.S.N., de 22 anos. Desta forma, ele recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas e foi apresentado na delegacia de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Othelino garante obras para Peri-Mirim e São Vicente Férrer em audiência com governador Flávio Dino

Encontro aconteceu no Palácio dos Leões.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quarta-feira (26), no Palácio dos Leões, de uma reunião com o governador Flávio Dino (PCdoB) e os prefeitos Heliezer do Povo, de Peri-Mirim, e Adriano Freitas, de São Vicente Férrer, para garantir benefícios a esses municípios da Baixada Maranhense, principalmente, nas áreas da saúde e infraestrutura urbana.

Participaram também da audiência o secretário de Estado de Articulação Política (Secap), Rubens Júnior, e a secretária-chefe da Assessoria Especial do governador, Joslene Rodrigues.

No encontro, foram garantidas para Peri-Mirim a instalação do novo Hospital Municipal da cidade, que é um sonho antigo da população, além da construção de uma praça no povoado Três Marias e obras de pavimentação de ruas.

“É muito importante essa interlocução que nós temos feito, trazendo os prefeitos para conversar com o governador e, assim, estabelecer parcerias. O município de Peri-Mirim recebeu, há pouco mais de um mês, uma ambulância do Governo do Estado e, hoje, o governador Flávio Dino anunciou a construção de um hospital, um anseio antigo da população, que foi apresentado pelo prefeito Heliezer como prioridade do município”, destacou Othelino Neto.

O prefeito Heliezer do Povo agradeceu as obras destinadas ao município e o apoio do parlamentar na interlocução com o Governo do Estado. “Essa parceria que temos firmado com o Governo, que se preocupa com os munícipes, e apoio do deputado Othelino tem nos dado a possibilidade de desenvolver a nossa cidade, que tanto precisa e merece”, ressaltou.

São Vicente Férrer

Ao município de São Vicente Férrer, o governador Flávio Dino garantiu o início da construção do Hospital Municipal, já no mês de junho, além de obras de infraestrutura a serem executadas por meio do programa ‘Mais Asfalto’, também por indicação do presidente da Assembleia. 

“São Vicente tem um hospital funcionando, mas em situação precária e, agora, com este novo hospital, vai realizar um sonho de décadas. O ‘Mais Asfalto’ também foi autorizado pelo governador para começar no mês de julho. Sem dúvida, são parcerias importantes e a população de São Vicente sai ganhando com isso”, completou Othelino.

O prefeito Adriano Freitas lembrou que o Governo do Estado já realizou importantes obras na cidade, a exemplo da instalação de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no ano passado.

“Estamos, este ano, buscando novos investimentos. Saímos daqui com uma grade vitória, que é a garantia da reforma do nosso hospital. Agradeço o apoio do governador Flávio Dino e do deputado Othelino, pois estamos muito satisfeitos em poder levar notícias boas à nossa população”, disse.

O governador Flávio Dino reiterou que a união do Governo do Estado com as Prefeituras, além da parceria com os deputados, é o que faz com que haja progresso social no Estado. “A união faz a força e isso praticamos fortemente no Maranhão. Primeiro, na relação com os poderes, no caso, a Assembleia Legislativa, representada pelo presidente Othelino, e, também, na relação federativa. Procuramos sempre ter esse espírito de entendimento e diálogo com os municípios, porque é onde as políticas públicas acontecem efetivamente”, afirmou o governador.

Eduardo Braide descarta candidatura ao Governo do Maranhão em 2022

Braide em entrevista ao Ponto Continuando.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide concedeu uma entrevista ao programa Ponto Continuando, da Rádio Educadora AM 560. Questionado sobre a parceria da Prefeitura e do Governo do Estado, Braide disse que as portas da Prefeitura estão abertas para todas as parcerias para o bem da cidade. 

“A atuação tanto do Governo do Estado, como da Prefeitura de São Luís, agora na pandemia, com a abertura de novos leitos, o estado abrindo leitos de um lado, município abrindo leito por outro, fez com que São Luís conseguisse estar numa situação privilegiada em relação a outras capitais do País. Inclusive, diminuindo as medidas restritivas que foram tomadas esse ano”, disse o gestor.

O chefe do executivo ainda disse que existe uma parceria firmada por meio de um termo de cooperação para regularização fundiária em São Luís, entre outras ações importantes. “Todas as ações que a gente puder fazer para melhorar a vida de quem mora em São Luís, a prefeitura sempre vai estar de portas abertas para fazer essa parceria”, disse.

Sobre a relação com Câmara de Vereadores, Eduardo disse que tem um bom relacionamento com os vereadores de São Luís e que a Câmara tem um papel importante em aprovar projetos e contribuir com participações que são fundamentais para a cidade.

Ao ser questionado sobre as eleições de 2022, o gestor disse que todas as energias estão concentradas no enfrentamento da pandemia. Braide descartou uma eventual pré-candidatura ao Governo do Estado e reafirmou que sua intenção é continuar prefeito, mas que fará parte da discussão sobre o próximo pleito.

Ainda durante a entrevista, o gestor falou sobre os primeiros meses de gestão e as medidas adotadas no enfrentamento da Covid-19. Braide também falou sobre o planejamento das voltas as aulas. Citou que a prefeitura tem trabalhado para reformar as escolas, além de garantir todas as medidas sanitárias para o retorno das atividades escolares.

Em primeira mão, o prefeito anunciou que já iniciaram as tratativas para o projeto de apoio e incentivo ao comércio informal. Braide falou sobre o pagamento dos funcionários públicos municiais, que vem mantendo em dias. Também esclareceu que a saída da vice-prefeita da Secretaria de Educação foi devido a necessidade de tê-la ao seu lado, acompanhando sua agenda.

Do Blog do Clodoaldo Corrêa.

Polícia Civil prende acusado de violência doméstica contra ex-namoradas em Miranda do Norte

Polícia Civil de Miranda do Norte.
Em Miranda do Norte, a Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (26), deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão e prisão temporária contra um homem de 34 anos de idade que é investigado por possíveis práticas de vários crimes no âmbito de violência doméstica, entre eles os delitos de lesões corporais, psicológicas, ameaças e cárcere privado contra a namorada.

A Polícia Civil da cidade de Miranda do Norte informou que o preso já responde a outros dois inquéritos do ano de 2020, em razão das mesmas acusações de violência doméstica contra outras duas ex-namoradas, havendo ainda uma suposta quarta vítima, também ex-namorada do suspeito, a qual, em 2019, representou por medidas protetivas sob a alegação de estar sendo vítima de ameaças e outros delitos praticados por esse investigado.

Após as formalidades legais prestada na delegacia, o investigado foi encaminhado ao presídio de Itapecuru-Mirim onde deve ficar preso à disposição da justiça.

Da Ascom PCMA.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

PM apreende adolescente de 15 anos com maconha e crack em Vargem Grande

Adolescente apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Vargem Grande realizavam patrulhamento pela Rua do Matadouro, no bairro do Matadouro, quando, por volta do meio dia, avistaram um indivíduo em atitudes suspeitas.

De imediato foi realizava abordagem e com P.R.M.I., de 15 anos, a guarnição encontrou seis papelotes de maconha e mais três pedras de crack, além da importância de R$ 61,00 em espécie. Desta forma, o adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e apresentado na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

OBS: Após consultas aos sistemas policiais, os agentes descobriram que o preso mentiu a idade ao afirmar que tinha apenas 15 anos. Na verdade, ele já tem 19 anos e possui outras passagens pela polícia.

Polícia Civil de Vargem Grande prende envolvido no assassinato de Luís Fabiano

Wellington foi preso pela polícia civil.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta terça-feira (25) a polícia civil de Vargem Grande deu cumprimento ao mandado de prisão expedido em desfavor de Wellington Gomes da Silva, de 23 anos, por envolvimento no assassinato do adolescente Luís Fabiano da Silva, de 16 anos.

Luís Fabiano foi executado com pelo menos cinco disparos de arma de fogo na noite do dia 23 de março. O corpo foi encontrado por populares dentro de um carro Chevrolet Corsa no bairro Campo de Aviação (relembre). Desde então a polícia segue trabalhando para elucidar o caso, inclusive apreendendo armas de fogo no povoado Caldeirões (reveja).

De acordo com o delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de Vargem Grande, o preso Wellington Gomes foi encaminhado ao presídio de Itapecuru-Mirim, onde permanecerá à disposição do poder judiciário. Quanto a sua participação no crime, o delegado trará mais informações em breve.

Othelino Neto participa de reunião em Brasília para discutir estratégias de combate à Covid-19

Reunião aconteceu no gabinete do senador Weverton.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta terça-feira (25), de uma reunião em Brasília, no gabinete do senador Weverton Rocha (PDT), juntamente com outros políticos maranhenses, onde foram discutidas estratégias de combate à pandemia da Covid-19 no estado.

Durante a reunião, Othelino afirmou que toda a classe política deve permanecer unida, defendendo a colaboração mútua para o enfrentamento da Covid-19, que vem deixando um rastro de medo, morte e desespero. Othelino defendeu a massificação da vacinação e medidas mais drásticas, como forma de frear a proliferação do vírus.

O senador Weverton Rocha destacou a preocupação com o recrudescimento da pandemia. "Temos que evitar uma nova onda. A saída é a vacinação em massa e o distanciamento social”, afirmou.

Participaram da reunião, a senadora Eliziane Gama (Cidadania), os deputados federais Pedro Lucas Fernandes (PSL), Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (Republicanos), além dos deputados estaduais Neto Evangelista (DEM), Glabert Cutrim (PDT) e Márcio Honaiser (PDT) - atualmente secretário de Desenvolvimento Social.

Também presentes, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), o presidente da  Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Erlânio Xavier (PDT), o empresário Inácio Melo, o ex-juiz federal Carlos Madeira. O presidente estadual  do PSB, Luciano Leitoa, não pôde participar da reunião, mas garantiu que segue firme nessa estratégia montada de combate à pandemia da Covid-19.

Governo do Maranhão monitora 38 indianos hospedados em Hotel de São Luís

Imagem meramente ilustrativa.
Uma tripulação composta por 38 indianos está hospedada em um hotel da capital, conforme anunciou o Governo do Maranhão, após ser comunicado sobre o fato pela Prefeitura de São Luís.

De acordo com o Governo Federal, a tripulação cumpriu os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RTPCR para Covid-19. No entanto, a gestão estadual enviou uma equipe para realizar nova testagem nos tripulantes, funcionários e hóspedes do referido hotel - Hotel Luzeiros, localizado na Ponta do Farol. Confira a nota na íntegra:

O Governo do Maranhão vem informar que:

1. Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Governo Federal, o controle e a autorização de embarque e desembarque no país, como determina o seu protocolo de maio de 2020;

2. Na tarde desta terça-feira (25), o Governo do Estado recebeu comunicação oficial da Prefeitura de São Luís informando a presença de uma tripulação composta por 38 indianos hospedados em hotel na capital que, segundo o Governo Federal, cumpriram os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para Covid-19;

3. Tão logo informado pela prefeitura, o Governo do Maranhão enviou equipe que realizou testes do tipo RT-PCR nos tripulantes, funcionários e hóspedes do referido hotel;

4. A equipe da Vigilância Estadual encaminhou os testes para o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas; 

5. Em face deste fato, mesmo respeitando que no caso de portos e aeroportos a fiscalização é federal, o governador do Estado está editando Decreto com uma camada adicional de fiscalização, em complementação ao trabalho do Governo Federal. Com isso, todos os navios, portos e hotéis passam a ser obrigados a notificar à Vigilância Sanitária Estadual os casos de embarque, desembarque e hospedagem de tripulantes estrangeiros que podem, eventualmente, implicar na proliferação de novas variantes do coronavírus.

Francisco Nagib reúne com prefeitos de Belágua, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos

Clemilton Barros, Francisco Nagib, Herlon Costa e Wallas Rocha.
O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, recebeu, nesta terça-feira (25), a visita dos prefeitos de Belágua, Herlon Costa; de Urbano Santos, Clemilton Barros; e de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha.

Na ocasião, o diretor-geral Francisco Nagib explicou aos prefeitos as diretrizes básicas do projeto de municipalização do trânsito e o apoio técnico que o Detran-MA prestará aos municípios para que a iniciativa seja implantada de maneira correta e eficiente.

“Um trânsito municipalizado é um trânsito humanizado e bem sinalizado, que protege a vida das pessoas, diminui os gastos hospitalares, pois reduz os acidentes de trânsito e, principalmente, salva vidas”, destacou Francisco Nagib.

O prefeito de Belágua, Herlon Costa, ressaltou a importância da municipalização do trânsito para a região. “Esse tipo de ação vai ser muito bom não só para o trânsito, mas também para a saúde do município, pois vai diminuir o número de acidentes de trânsito”, afirmou.

Clemilton Barros, prefeito de Urbano Santos, destacou que Detran-MA está aberto a ações conjuntas para a melhoria dos municípios. “Nós tivemos uma conversa franca e promissora com o diretor Francisco Nagib, e saímos daqui confiantes de que, com o apoio do Detran-MA, conseguiremos implantar soluções para o trânsito, que vão gerar muito mais segurança para o cidadão”, explicou.

Para o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, a municipalização do trânsito vai trazer grandes mudanças positivas para a região. “Essa organização é muito importante, pois diminui a ocorrência de acidentes e torna o trânsito mais seguro para todos”, pontuou.

Luanny Móveis reinaugura loja em Presidente Vargas nesta quinta-feira (27)

Luanny Móveis em Presidente Vargas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Luanny Móveis, que tem a loja matriz instalada em Vargem Grande, se prepara para reinaugurar mais uma filial, desta vez em Presidente Vargas, mais precisamente na Avenida Pedro Dareu, no centro da cidade. A inauguração acontece nesta quinta-feira (27) com um show de ofertas e preços baixos.

Você não pode perder, aproveite essa grande oportunidade!

terça-feira, 25 de maio de 2021

Flávio Dino recebe prefeita Fabiana Mendes no Palácio dos Leões e acerta prioridades para Presidente Vargas

Encontro aconteceu no Palácio dos Leões.
O governador Flávio Dino recebeu nesta terça-feira (25), no Palácio dos Leões, em São Luís, a prefeita Fabiana Mendes, de Presidente Vargas. No encontro, os políticos acertaram prioridades para a cidade. 

“Eu quero agradecer muito a possibilidade de estarmos aqui hoje, junto com o governador, um legítimo representante do nosso Estado, do qual todos nós temos muito orgulho. Quero muito agradecer a forma como ele nos recebeu e as prioridades que foram fixadas e de pronto atendidas pelo nosso governador, como Balneário Orestes Lima, da entrada da cidade, e a possibilidade da gente asfaltar do núcleo urbano até o Salgador, que é um sonho muito antigo da nossa população”, explicou a prefeita.

Salgador é um povoado por onde passa o Rio Munim, e fica a 11 quilômetros de distância da sede do município. “Essa é uma necessidade muito premente da nossa população, em ter esse asfalto, para que o povo possa se locomover com maior acessibilidade. E também conversamos sobre a questão da água, que é um problema recorrente, e o governador deu a sua palavra, o seu compromisso de que esse problema será solucionado”, completou.

Participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, da Educação Felipe Camarão e a secretária-chefe da assessoria especial do governador Joslene Rodrigues, além do empresário Simão Félix, esposo da prefeita.

Ex-prefeito de Buriti é condenado por irregularidades em convênio de R$ 1 milhão

Rafael Mesquita.
O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito do município de Buriti Rafael Mesquita Brasil por improbidade administrativa constatada em divergências entre as vistorias realizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o município, após convênio firmado para a construção de seis espaços educativos com duas salas e um espaço educativo com doze salas. O Convênio PAR nº 5930/2014 estava estimado no valor de R$ 1.098.719,91.

O MPF destaca que houve contratação de empresa para execução de obra por parte do ex-prefeito de Buriti, por meio de licitação, na modalidade pregão. No entanto, não ficou configurada a regularidade do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Além disso, Rafael Mesquita Brasil incorreu na realização de atos que atentam contra os princípios da Administração Pública, ao inserir informações que não condiziam com a realidade dos fatos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

A inserção de dados no Simec não condizentes com a realidade configura ato grave, pois impede a fiscalização e controle por parte do ente público, escondendo a realidade da execução da obra, além de ferir a moralidade administrativa e o patrimônio público. E, de acordo com o art. 11º, inciso VI, da Lei de Improbidade Administrativa, “deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo” configura ato de improbidade.

Assim, a Justiça Federal determinou que o ex-prefeito realize o ressarcimento ao erário relativo aos valores de sua responsabilidade, no valor a ser apurado em liquidação da sentença; que tenha os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos e seja proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo mesmo prazo.

O número do processo para consulta na Justiça Federal é 0013914-31.2017.4.01.3700.

Motociclista morreu em acidente na MA-020, entre Coroatá e Vargem Grande

Motocicleta envolvida no acidente.
Um homem morreu após se envolver em um grave acidente registrado na tarde do último sábado (22) na MA-020, estrada que liga o município de Coroatá a Vargem Grande. O acidente aconteceu próximo ao povoado Macaúba, zona rural de Coroatá. 

Segundo informações, um senhor identificado como Paulo estava conduzindo uma moto numa estrada de terra e ao entrar na MA-020 não conseguiu reduzir a velocidade, momento em que foi atingido por um carro que passava na hora.

O impacto da colisão jogou o motociclista para fora da estrada. Ele foi socorrido pelo motorista do carro que parou para prestar socorro e também por populares que passavam na hora, até a chegada do SAMU, que o encaminhou para o Macrorregional. “Paulo Vei”, como era conhecido, passou por procedimentos cirúrgicos, mas infelizmente não resistiu vindo a óbito no domingo (23).

Do Site Coroatá Online.

Gastão Vieira debate com Flávio Dino retorno às aulas presenciais

Reunião entre Flávio Dino e Gastão Vieira.
O deputado federal Gastão Vieira esteve nesta segunda-feira (24), no Palácio dos Leões, e levou ao governador Flávio Dino à demanda do retorno às aulas presenciais. O parlamentar elogiou o desempenho do estado no combate à pandemia e as opções de ensino remoto, mas observou que as prefeituras precisam debater o futuro dos estudantes.

“Embora o Governo do Maranhão, o estado do Maranhão esteja se saindo muito bem na questão da educação, no ensino médio, com o ensino remoto e várias outras alternativas, o grande problema nosso está rede municipal. Quer dizer, escolas estão paradas, fechadas, os alunos não voltam. Ninguém discute como vão voltar. E isso é terrível! Isso vai trazer um prejuízo inimaginável pra esses meninos”, afirmou Vieira.

Ainda sobre o ensino presencial, o deputado disse que as prefeituras precisam liderar este debate. “Está na hora das prefeituras, da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, dessas entidades forçarem a abertura das aulas. Agora que o Estado vacinou [os professores], tem que forçar, esse é o grave problema e essas serão as piores consequências”, explicou.

Polícia Civil prende acusado de matar o próprio pai em Cantanhede

Imagem ilustrativa.
Uma ação da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar do Maranhão, realizada na última segunda-feira (24), resultou no cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra uma homem suspeito pelo crime de homicídio na cidade de Cantanhede, a cerca de 154 km de São Luís.

De acordo com a Polícia Civil da cidade, o crime ocorreu em janeiro deste ano tendo como vítima o pai do investigado, identificado como João da Cruz Ferreira. A prisão foi executada no centro da cidade de Cantanhede. O preso foi encaminhado a delegacia para ser submetido aos processos legais e em seguida recambiado a um Unidade Prisional da região.

Da Ascom PCMA.

Facetas de Porcelana é na Clínica OdontoCompany! Agende sua avaliação

Por Blog do Alpanir Mesquita.

As facetas de porcelana renovam o seu sorriso, deixando-o harmônico e natural. E a OdontoCompany oferece sempre o que há de mais moderno, pois cuidar do seu sorriso é muito importante para manter o corpo e a mente saudáveis. A Clínica OdontoCompany fica localizada na Avenida São Raimundo, no centro de Vargem Grande. Agende sua avaliação agora mesmo!

Telefones para contato: (98) 98503-8479 / (98) 99984-5234.