domingo, 31 de outubro de 2021

PRF flagra motorista sem habilitação conduzindo van com passageiros na BR-135

PRF Maranhão.

Em 30 de outubro do ano de 2021, por volta das 07h40, no km 14 da BR-135, no município de São Luís, uma equipe PRF abordou um veículo I/FIAT DUCATO ENGESIGEXE, cor prata, conduzido por um homem de 43 anos de idade, que transportava passageiros na referida van. 

Durante a abordagem foi solicitada a CNH do condutor e o documento do veículo, sendo que o condutor informou que não possuía a referida CNH e que o documento do veículo seria trazido pelo proprietário da Van que mora próximo ao local da abordagem. O condutor informou, ainda, que transportava os passageiros da cidade de São Luís para cidade de Santa Inês. 

A van transportava cinco passageiros no momento e todos encontravam-se sem utilizar o cinto de segurança. Posteriormente, durante a verificação de todo o contexto documental, apresentou-se para essa equipe o proprietário do veículo, entregando o documento do mesmo e se responsabilizando por tal situação. 

Diante das informações obtidas e da verificação da irregularidade foi constatada, em tese, a ocorrência de permitir direção de veículo a pessoa não habilitada. O veículo encontrava-se sendo conduzido por cidadão inabilitado, além de estar desacompanhado do proprietário e, por consequência configurou-se, dessa forma, crime de trânsito. 

O autor do ato criminal em tela foi conduzido para a Unidade Operacional de Pedrinhas afim de realizar os procedimentos legais perante esse órgão de trânsito competente. 

O veículo permaneceu na UOP - PRF Pedrinhas até a regularização da situação e lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A tipificação legal do ato cometido pelo condutor do veículo encontra-se prevista na seguinte legislação especial brasileira: CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB): Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa. 

Fonte: PRF.

PM de Chapadinha morre aos 35 anos após sentir mal-estar em treinamento

Militar morreu nesta madrugada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na madrugada deste domingo (31) o Cabo PM Silvio de Sousa e Silva, de 35 anos. O policial militar era lotado na Força Tática do 16º Batalhão, sediado em Chapadinha. De acordo com informações, Cabo Silvio participava de um treinamento em Caxias e teria sentido um mal-estar, possivelmente por problemas cardíacos, sendo necessário sua internação na UPA do município.

Durante o final de semana o quadro clínico do militar se agravou, sendo necessário sua intubação e, infelizmente, o óbito foi confirmado. Ele havia ingressado na corporação em 2010 e deixa esposa e um filho ainda bebê. 

A morte causou muita comoção em Chapadinha e também motivou diversas mensagens nas redes sociais. O comando da PM e a Faculdade do Baixo Parnaíba emitiram nota de pesar. Confira tudo na íntegra:

O Comando Geral da Polícia Militar e o 16º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, em nome de seus Comandantes, Oficiais e Praças, manifestam profundo pesar pelo falecimento do Cabo PM Silvio de Sousa Silva, ocorrida hoje, 31 de outubro de 2021.

Pouco pode ser dito ou feito nesse momento de grande dor, onde a saudade e a consternação apertam nosso peito.

O Cabo Silvio tinha 35 anos e ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 05 de julho de 2010, desenvolvendo sempre um trabalho digno e compromissado, ao molde dos melhores profissionais que este Batalhão poderia ter.

Homem honrado, dedicado, gentil, comportamento exemplar e acima de tudo um grande companheiro. Seu caráter, sua alegria de viver e seu profissionalismo ecoarão entre todos aqueles que tiveram o prazer de seu convívio.

Em meio ao luto, a Polícia Militar do Maranhão oferece sinceras condolências aos familiares e amigos diante desta irreparável perda. Lembremos, através de suas próprias palavras, que “nós policiais sempre suportaremos tanto o tempo como a dor, até que nossa missão seja concluída com êxito”.

Descanse em paz guerreiro, e saiba que nas fileiras de nossa Corporação, e dentro do nosso coração, você nunca será esquecido.

“Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Timóteo 4:7)

Caminhonete colide em caminhão-pipa e quatro pessoas morrem, sendo três da mesma família

Colisão entre veículos deixou quatro mortos.
Quatro pessoas, sendo três da mesma família, morreram durante um grave acidente, registrado na tarde deste sábado (30), em um trecho da PI-143 em Riacho Seco, município de Jacobina do Piauí, na região Sul do Estado. As vítimas foram identificadas como Edson Severino de Sousa, de 53 anos, Jacinto Domingos Rodrigues, de 49, Maria Rodrigues Teixeira, também de 49 anos, e a idosa Elisa Francina Rodrigues, de 81 anos. 

Ao Meionorte.com, o comandante da Polícia Militar do município, sargento Alexandre, informou que Edson Severino, que conduzia uma caminhonete D-20, trafegava na contramão da rodovia, sentido Pedra Redonda a Jacobina do Piauí, quando bateu de frente a um caminhão-pipa que estava parado. 

Jacinto Domingos, Maria Rodrigues e a idosa Elisa Francina Rodrigues tiveram morte imediata ainda no local, devido à gravidade do acidente. Edson Severino chegou ainda a ser socorrido ao Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, em Paulistana, mas logo após receber os primeiros socorros, não resistiu aos ferimentos e também veio a óbito.

Diante da gravidade do impacto, o veículo ficou destruído. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da região para as providências cabíveis. As causas do acidente serão investigadas. 

Do Portal Meio Norte.

Exame confirma que corpo encontrado é de jovem que sofria de esquizofrenia e estava desaparecido após abordagem da PM em Paço do Lumiar

Jovem Marcelo Machado.
Um exame realizado em um cadáver confirmou que o corpo é do jovem Marcelo Machado, de 25 anos, que sofria de esquizofrenia. Neste sábado (30), o corpo permanece no Instituto Médico Legal, em São Luís, e ainda será liberado para sepultamento.

Marcelo ficou desaparecido por um mês após ser visto pela última vez entrando em uma viatura policial, no bairro Pindoba, em Paço do Lumiar, no dia 06 de setembro (saiba mais). O corpo só foi encontrado em um matagal, no dia 08 de outubro, em São José de Ribamar, município vizinho. Após a confirmação da identidade do cadáver, a polícia investiga as causas da morte do jovem.

Até o momento, os principais suspeitos do crime são o sargento Luís Magno da Silva e o soldado Giovani dos Santos Silva, que já foram afastados das ruas por decisão do Comando Geral da Polícia Militar. Em depoimento, os dois policiais disseram ter levado o jovem na viatura e depois entregue a supostos conhecidos, mas ninguém confirmou a versão dos PMs.

Ambos já foram indiciados porque abandonaram Marcelo, que estava sob custódia da PM e era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar. Além deles, outros dois policiais que coordenaram a ocorrência, no centro de operação da polícia (CIOPS), também foram indiciados porque teriam que acompanhar o caso até Marcelo ser levado à delegacia.

Do G1 MA.

Othelino participa do “Maranhão Mais Feliz” em Peritoró e destaca engajamento da população

Othelino e Weverton.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na noite de sábado (30), da quinta edição da caravana “Maranhão Mais Feliz”, desta vez, realizada no município de Peritoró, sob o comando do senador Weverton Rocha (PDT). O encontro reuniu lideranças políticas e população da região do Médio Mearim e de outras localidades, debatendo propostas para que o estado continue crescendo e se desenvolvendo.

Na ocasião, Othelino destacou a importância do movimento liderado pelo senador Weverton Rocha, que tem ouvido as demandas e coletado as propostas das diversas regiões do Maranhão. “É muito bom ver que, a cada edição, mais pessoas estão participando e levando a mensagem desse grande movimento que tem buscado ouvir a população para a construção de um Maranhão cada vez melhor e mais feliz”, frisou o parlamentar.

O senador Weverton Rocha agradeceu a parceria do deputado Othelino Neto, que tem somado ao movimento e contribuído para a construção deste projeto político. “Além da adesão da classe política, a população como um todo tem participado em grande número. Isso nos dá a responsabilidade de saber que estamos no caminho certo e, claro, nos preparar para esse importante desafio, que é ajudar o Maranhão a ser mais feliz”, disse o senador.

Diálogo

Anfitrião desta edição, o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, disse que a realização do encontro no município oportuniza o diálogo sobre as demandas da região do Médio Mearim. “Nós queremos ouvir e analisar novas ideias e propostas para fazer com que Peritoró, o Maranhão e toda a região se desenvolva. Acreditamos muito neste movimento, que tem ganhado corpo em todo o estado”, declarou.

Também estiveram presentes ao evento os deputados estaduais Neto Evangelista (DEM) e Ciro Neto (PP), além de deputados federais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, entre outras lideranças.

sábado, 30 de outubro de 2021

Prefeitura de Presidente Vargas realiza Pedalada Rosa

Pedalada Rosa em Presidente.

Em Presidente Vargas, a prefeita Fabiana realizou, nessa quinta-feira (28), a primeira Pedalada Rosa. A ação, executada através da secretaria municipal de Saúde, teve o objetivo de apoiar a Campanha Outubro Rosa, que finda nesta semana. 

A população, junto a membros do governo, participou do passeio ciclístico pelas ruas e avenidas do município. Desde o início do seu mandato, a prefeita Fabiana tem tratado a saúde pública como uma das suas pautas prioritárias, realizando ações constantes, além de reformar e equipar as UBS e o hospital municipal.

Da Ascom PMPV.

Deputados destacam interiorização da TV Assembleia e parabenizam gestão da Casa pela iniciativa

Deputados enalteceram a expansão da TV Assembleia.
O deputado Marco Aurélio (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (28), o início da interiorização da TV Assembleia, que passou a transmitir as sessões plenárias para 39 municípios maranhenses. O parlamentar parabenizou a gestão do presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), e a Diretoria de Comunicação da Alema pela iniciativa que garantirá maior visibilidade à atuação dos deputados estaduais.

A expansão da transmissão da emissora também foi destacada, na Assembleia, pelos deputados Rafael (PDT), Socorro Waquim (MDB), Rildo Amaral (Solidariedade), Neto Evangelista (DEM), Dr. Yglésio (PROS), Antônio Pereira (DEM), Daniella Tema (DEM), entre outros parlamentares.

Segundo Marco Aurélio, o início do processo de transmissão para mais municípios foi emblemático, pois expandiu o sinal da emissora para mais 27 cidades do interior do Estado, somando-se às da Região Metropolitana de São Luís. O parlamentar, que tem forte atuação em Imperatriz, falou da importância dessa expansão também para a Região Tocantina.

“Foi uma determinação da Mesa Diretora, de modo muito especial, do presidente Othelino Neto. Parabenizo também a condução, a diligência do diretor de Comunicação, Edwin Jinkings, e sua equipe. Ao acompanhar o trabalho do Parlamento pela TV Assembleia, aqui da nossa Região Tocantina, a população pode conhecer melhor a atuação dos parlamentares que ela elegeu”, declarou. 

Marco Aurélio também destacou o trabalho da TV Assembleia para além das transmissões das sessões plenárias e demais atividades da Casa. “Como emissora pública, cumpre muito bem o seu papel, trazendo as mais diversas manifestações populares, inclusive para que este Parlamento se fortaleça e possa debater, cada vez mais, os temas importantes para a sociedade”, concluiu.

Repercussão positiva  

Outros parlamentares também repercutiram a expansão do canal para mais municípios maranhenses. A deputada Socorro Waquim (MDB), com base em Timon, cidade que também foi contemplada com a transmissão da TV Assembleia, destacou a importância da aproximação do Parlamento com a população. “Certamente, esta Casa será muito mais reconhecida, assim como o trabalho dos deputados”, frisou.

Também com atuação em Timon, o deputado Rafael (PDT) falou da felicidade em ver o município recebendo o sinal da TV Assembleia. “Fico muito feliz porque um dos lemas do nosso mandato é colocar Timon no mapa do Maranhão. A transmissão das sessões plenárias vai contribuir para que a população do nosso Estado esteja ainda mais próxima do Parlamento”, ressaltou.

O deputado Rildo Amaral (Solidariedade) afirmou que o acesso à informação é um dos pilares do Estado moderno. “A transparência dos atos dos homens públicos é o que se preza hoje. Parabéns pela iniciativa. Sinto-me orgulhoso em fazer parte da Mesa Diretora desta Casa, que sempre tem prezado pelo bem-estar do povo maranhense”, disse.

No mesmo sentido, o deputado Neto Evangelista (DEM) também destacou o empenho do presidente da Casa para expandir a transmissão da TV Assembleia. “Agora, o interior do Maranhão pode acompanhar de forma permanente o nosso trabalho no Parlamento”, declarou.

Na visão do deputado Dr. Yglésio (PROS), a expansão do canal para os municípios com mais de 40 mil habitantes é um ganho para o Legislativo Estadual. “Uma iniciativa importante para que saibam o que o Parlamento está fazendo e, também, para que as pessoas entendam o que é o trabalho legislativo. Com certeza, a Assembleia estará cada vez mais presente na vida das pessoas”.

O deputado Antônio Pereira (DEM) também destacou a ampliação do serviço, enfatizando a aproximação do Poder Legislativo com a sociedade. “Dá oportunidade às pessoas que não têm condições de contratar um canal fechado de poderem acompanhar, em canal aberto, as nossas discussões”, enfatizou.

A deputada Daniella Tema (DEM) disse que a interiorização da transmissão é um momento muito importante para os parlamentares e, principalmente, para o povo do Maranhão. “A população desses municípios vai ter, agora, mais informações sobre os trâmites e o andamento dos nossos trabalhos na Casa do Povo”.

Expansão

Com a expansão da transmissão da TV Assembleia, são, ao todo, 39 municípios alcançados. Além dos municípios da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Bacurituba), o sinal também chega às cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Buriticupu,  Grajaú, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Barreirinhas, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Zé Doca, Lago da Pedra, Coelho Neto, Presidente Dutra, São Bento,  Bom Jardim, São Mateus do Maranhão e Colinas.

Com articulação de Weverton, prorrogação da MP das ferrovias é assinada

Senador Weverton.
O senador Weverton (PDT-MA) comemorou a assinatura da Medida Provisória que criou o regime de autorização para novos trechos de ferrovias, ou seja, sem a realização de leilão pelo governo federal. O parlamentar foi um dos articuladores da prorrogação da MP. “Essa assinatura é importante porque vai beneficiar diretamente o Maranhão. Isso vai viabilizar o trecho a construção de ferrovias como, por exemplo, o trecho Balsas-Estreitos”.

Weverton participou de uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e falou sobre a importância da medida para o setor ferroviário, em especial para o Maranhão. “Duas ferrovias serão construídas. Uma de Estreito a Balsas, com 245 quilômetros de extensão por parte do VLI; e outra de Açailândia a Alcântara, com 520 quilômetros pela empresa Grão Pará”, explicou Weverton.

Com a prorrogação da MP, seguem ativas 25 propostas de novos trechos ferroviários apresentados pelo Ministério da Infraestrutura, projetos que ultrapassam um potencial de investimento de R$ 100 bilhões. Em paralelo ao texto, foi encaminhado à Câmara o projeto que institui o marco legal das ferrovias e que tem conteúdo parecido ao da MP. A proposta já foi aprovada no Senado e, se passar na Câmara, seguirá para sanção presidencial.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Delegado de Vargem Grande detalha operação policial que prendeu traficante de drogas no Povoado Três Palmeiras

Operação no povoado Três Palmeiras.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, concedeu entrevista a uma emissora de TV e deu mais detalhes da operação policial desencadeada no povoado Três Palmeiras, nesta quinta-feira (28), que resultou na prisão do indivíduo Antônio de Paula Oliveira Silva, vulgo Sete, condenado pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas (saiba mais).

Durante a operação, que contou com a participação da polícia militar, foram apreendidas três armas de fogo, munições de vários calibres e aproximadamente 1kg de maconha. Outras duas pessoas que estavam na residência também foram presas.

Confira a entrevista na íntegra:

O trabalho continua! Nosso Asfalto beneficia moradores dos povoados Vila Ribeiro e Canto dos Bois em Vargem Grande

Povoado Canto dos Bois.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura, segue levando desenvolvimento e beneficiando a população do município. O Programa Nosso Asfalto, que desde 2017 vem mudando a realidade vargem-grandense, chegou nos povoados Vila Ribeiro e Canto dos Bois.

O programa foi implantado pelo prefeito Carlinhos Barros no seu primeiro ano de mandato e desde então várias ruas e avenidas da cidade foram beneficiadas. Além da sede, a zona rural também está sendo contemplada, algo inédito na história de Vargem Grande. Segundo o gestor, em recente reunião com lideranças políticas, o município já recebeu cerca de 60km em pavimentação asfáltica, seja com recursos próprios ou em parceria com os governos estadual e federal (saiba mais).
Povoado Vila Ribeiro.
Os trabalhos também incluem a implantação de meio-fio, sarjeta e calçada, além das sinalizações horizontal e vertical. A repórter Clarice Nicácio, da secretaria municipal de Comunicação, esteve no povoado Vila Ribeiro e conversou com os moradores, que estão muito felizes com a obra e agradeceram o prefeito CB pelo benefício.

Confira a entrevista na íntegra:

Criança de 12 anos era estuprada por idoso com consentimento da mãe em Vitorino Freire

Caso aconteceu em Vitorino Freire.
Um homem de 79 anos de idade foi preso pela Polícia Civil do Maranhão na última quarta-feira (27), através de um mandado de prisão preventiva por ser investigado pela prática do crime de estupro contra uma menor de 12 anos de idade, na cidade de Vitorino Freire.

A Delegacia de Polícia Civil de Vitorino Freire informou que os supostos abusos sexuais aconteciam na casa do idoso, sendo que este mantinha uma relação amorosa com a mãe da vítima. Segundo as investigações, a mãe da menor também participou diretamente da execução das práticas dos abusos sexuais e por esse motivo foi presa preventivamente.

Após serem apresentados na delegacia para prestar mais esclarecimentos, os dois investigados foram encaminhados para presídios situados em São Luís e Bacabal, onde devem aguardar uma decisão do Poder Judiciário.

Da Ascom PCMA.

Após denúncias, Promotor de Justiça realiza inspeção no sistema de saúde de Cantanhede

Promotor de justiça durante vistoria em unidade de saúde.
Após denúncias protocoladas na Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão apontando problemas na área da saúde do Município, a Promotoria de Justiça de Cantanhede realizou inspeção, no dia 22 de outubro, na obra de reforma do Hospital Municipal, nas instalações da Secretaria de Saúde, na Farmácia Básica do Município e verificou o estado de conservação das ambulâncias.

“Recebemos demanda da Ouvidoria, relatando deficiências nas ambulâncias e nos serviços e instalações do Hospital Municipal”, explicou o promotor de justiça titular de Cantanhede, Márcio Antônio Alves de Oliveira, que coordenou da inspeção.

De acordo com o representante do MPMA, a Promotoria vai propor acordos de não persecução cível e penal objetivando a implementação de melhorias na saúde municipal. Também serão fiscalizados o leilão das ambulâncias mais antigas e a compra de um novo veículo.

“Verificou-se que a reforma que está sendo procedida era necessária e razoável e notamos melhorias no sistema de atendimento, em comparação com visita anterior na unidade hospitalar, pois ocorreu a instalação de um sistema eletrônico de chamada de pacientes”, afirmou o promotor de justiça.

Márcio Antônio Alves de Oliveira disse ainda que os medicamentos da Farmácia Básica estavam também dentro da normalidade. O secretário municipal de Saúde, Jairon Dantas Paiva, acompanhou as vistorias.

Redação: CCOM-MPMA.

Índios mantêm servidores de órgão federal presos em aldeia por mais de 48h no Maranhão

Servidores foram impedidos de sair.
Foram liberados no começo da tarde dessa quinta-feira (28) os três funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) que estavam impedidos de sair, por índios da etnia Guajajara, da terra indígena Pindaré, situada no município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís. A liberação aconteceu após o reestabelecimento do fornecimento de água em duas aldeias que ficam na região.

A falta de água foi o motivo que levou os índios a impedirem a saída dos funcionários do DSEI da terra indígena Pindaré por mais de 48 horas. Os índios queriam uma bomba nova, mas com a volta da água acabaram aceitando a bomba que foi consertada. Os servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena estavam impedidos de sair da aldeia desta a terça-feira (26).

Segundo as lideranças, há outras situações relacionadas a atuação do DSEI que tem revoltado a comunidade. Os índios denunciam também as condições do atendimento de saúde, que de acordo com eles estão com equipamentos deteriorados.

Do G1 MA.

Othelino prestigia inaugurações de obras em homenagem ao Dia do Servidor em Turilândia

Inaugurações em Turilândia.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, nesta quinta-feira (28), em comemoração ao Dia do Servidor Público, a inauguração de uma série de obras no município de Turilândia, realizadas pela Prefeitura com recursos próprios e, também, em parceria com o Governo do Estado, entre elas a Escola Militar Tiradentes X, o Posto Avançado do Detran e o Santuário da Padroeira Santa Luzia, que foi  revitalizado. 

O município tem, ainda, outras obras sendo executadas, graças a solicitações feitas pelo parlamentar e à destinação de emendas de sua autoria, a exemplo da construção do Hospital Municipal Pedro Lucas Dias Fonseca e da pavimentação de ruas, viabilizada por meio do Programa Mais Asfalto. 

Na solenidade, Othelino destacou a importância da chegada dos serviços ao município. “Dia marcante para a querida Turilândia. A melhor forma de homenagear o servidor público é assim, entregando novas obras, porque isso demonstra que, sem servidores qualificados e estimulados, não há políticas públicas. Tudo o que entregamos só vai funcionar porque tem servidor público trabalhando para a sociedade”, disse Othelino, que enalteceu, ainda, o trabalho do prefeito Paulo Curió. “As parcerias firmadas por ele têm tornado Turilândia uma das cidades com mais obras no Maranhão”, acrescentou. 

Presente aos atos de inauguração das obras, o senador Weverton Rocha (PDT) destacou o trabalho do seu grupo político em prol de Turilândia. “O município tem enfrentado a crise com muito trabalho e as parcerias positivas que o prefeito Curió conseguiu fazer foram fundamentais, principalmente com o apoio do deputado Othelino, que tem realizado um grande trabalho a favor do municipalismo”, disse. 

Serviços

O prefeito da cidade, Paulo Curió, acompanhado do seu pai, o ex-prefeito Domingos Curió, e do seu irmão, Marcel Curió, agradeceu pelo empenho do grupo no sentido de levar ao município as obras e os serviços que a população almeja. “Eu me sinto muito honrado em ter comigo esses parceiros sempre presentes, o que tem resultado em muitas obras para a nossa cidade, algumas já entregues e outras em plena execução”, declarou Curió. 

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Conselho Tutelar de Vargem Grande ganha veículo de emenda do senador Weverton

Entrega do veículo para Vargem Grande.
Em continuidade à execução do plano de melhoria e eficácia no atendimento dos Conselhos Tutelares, o senador Weverton (PDT) entregou nesta quinta-feira, 28, um equipamento adquirido por meio de emenda parlamentar de sua autoria. Desta vez o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do município de Vargem Grande foi agraciado com um veículo. A entrega do veículo ao prefeito Carlinhos Barros (PCdoB) foi realizada na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), em São Luís. O presidente da entidade municipalista, Erlanio Xavier, participou da cerimônia.

“É muito importante o fortalecimento dos Conselhos para que a população pobre, lá na ponta, ter essa proteção social. O conselheiro consegue fazer seu trabalho com o apoio dos municípios. O prefeito Carlinhos Barros tem feito uma gestão participativa”, destacou o senador Weverton.

Por meio de emendas o senador Weverton Rocha vem colaborando para que os Conselhos Tutelares em todo o Maranhão possam contar com sede mais estruturadas, materiais e equipamentos, permitindo melhor logística no atendimento às crianças em situação de vulnerabilidade.

Desde 2017, quando ainda era deputado federal, o parlamentar designa parte desses recursos para a compra de kits. No total, já foram entregues mais de 70 kits compostos por veículos, computadores, aparelhos de ar condicionados, móveis e outros materiais para equipar os conselhos. Mais de R$ 4 milhões em emendas do senador Weverton já foram destinadas aos Conselhos Tutelares com aquisição dos kits.

Segundo o prefeito Carlinhos Barros o aparelhamento dos Conselhos é fundamental para que estes possam realizar melhor o trabalho em defesa das crianças e adolescentes com mais eficiência.

“Nesse momento em que estamos atravessando esse é um apoio muito importante. Vinha recebendo a solicitação dos conselheiros e com essa ajuda do senador Weverton podemos finalmente dar solução a nosso problema de mobilidade”, disse Carlinhos Barros.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Vargem Grande, Carmem Brás, participou da cerimônia na Famem. “Como trabalhamos em um município com grande extensão e as atividades acontecem mais concentrada na zona rural, esse veículo chega em um momento muito oportuno A ferramenta mais importante do Conselho é o ECA, mas esse veículo terá também um destaque para nós”, comemorou a coordenadora. O Conselho Tutelar em Vargem Grande atualmente trabalha em sede própria construída já na gestão do prefeito Carlinhos Barros.

Operação Policial prende traficante de drogas e apreende armas de fogo e munições no Povoado Três Palmeiras em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (28) as polícias civil e militar de Vargem Grande e a polícia civil de Itapecuru-Mirim realizaram uma operação conjunta no povoado Três Palmeiras, zona rural do município, com o objetivo de cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Chapadinha em desfavor de Antônio de Paula Oliveira Silva, vulgo Sete, foragido e condenado pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, ocorridos no ano de 2010 em Chapadinha.

De acordo com o delegado Bruno Sobreira, na residência do condenado, que é considerado um elemento de alta periculosidade, foram encontradas três armas de fogo, 79 munições de vários calibres, aproximadamente 1kg de droga do tipo maconha, um pássaro silvestre encarcerado e dinheiro em espécie.
Operação Policial no povoado Três Palmeiras.
Desta forma, Sete foi preso também em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de munição e de arma de fogo e cativeiro de pássaro da fauna silvestre.

MAIS PRISÕES

Outras duas pessoas, ambas maiores de idade, que se encontravam no local, também receberam voz de prisão por participação nos crimes acima descritos. Os três foram autuados e seguirão para o presídio de Itapecuru-Mirim, onde ficarão à disposição do poder judiciário.

Atendente de lan house sofre racismo em Santa Inês: "Sou uma preta maravilhosa"

Homem tentou agredir atendente.
Um caso de racismo e machismo foi registrado nessa quarta-feira (27) em Santa Inês, cidade localizada a 291 km de São Luís. A atendente de um lan house, identificada como Magda Guedelha, foi agredida verbalmente e fisicamente por um homem enquanto trabalhava.

Um vídeo, gravado com celular, flagrou o momento dos ataques racistas e registrou a vítima dizendo que chamaria a polícia. De acordo com a atendente, o homem tentava utilizar os serviços de acesso à internet enquanto ingeria bebida alcoólica, o que já teria sido vetado pela proprietária do estabelecimento.

“Ontem ele tentou acessar pela manhã com uma latinha e eu neguei atendimento. Quando eu cheguei do meu almoço, ele tentou de novo e não deixei. Na terceira vez, ele veio transtornado, deixou o dinheiro em cima do balcão e já foi entrando na cabine”, disse a funcionária.

A jovem explicou que não iria liberar o acesso do cliente porque ele estava "muito bêbado”. "Eu disse que eu não iria liberar o acesso porque ele estava muito bêbado, que quando ele tivesse sóbrio eu liberaria pra ele", contou.

“Ele ficou muito transtornado, quis me bater, jogou o boné em mim, tentou atingir a minha cor, a minha raça, mas não me atinge, porque eu sei que eu sou maravilhosa, sou uma preta maravilhosa, e xingou minha mãe”, contou a atendente.

Por se sentir ameaçada, Magda disse que foi à delegacia da cidade prestar queixa. “Eu tenho que me prevenir de algum jeito porque vai que ele tá com sangue no olho e quer me bater por aí?”, contou.

O coordenador da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) de Santa Inês, Davi Morais, informou que estão fazendo o acompanhamento e uma advogada já articula levar o caso à Justiça.

Confira o vídeo:


Do G1 MA.

Secretaria de Assistência Social de Vargem Grande promove Encontro em alusão ao Outubro Rosa

Secretária Nicoly Mesquita.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta quarta-feira (27) a prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu o Encontro em alusão a Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama e de colo de útero, com as mulheres acompanhadas pelos serviços e programas dos CRAS, CREAS e das comunidades quilombolas.
Campanha Outubro Rosa.
O Encontro teve o intuito de reunir as mulheres vargem-grandenses, tanto usuárias, como as colaboradoras da política de assistência social do município, e contou com uma palestra ministrada pela secretária Nicoly Mesquita e também com a participação dos psicólogos Mauro e Sebastião Júnior. A programação do evento contou ainda com dinâmicas interativas, sorteios de brindes, prêmios e música ao vivo.

Confira mais detalhes:

Quase 15kg de cocaína, maconha e crack são incinerados em Coroatá

Droga foi incinerada em uma cerâmica.
A Polícia Civil do Maranhão incinerou, na manhã desta quarta-feira (27), cerca de 15 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína, que foram apreendidas em ações da própria Polícia Civil, além da Polícia Militar realizadas entre os anos de 2020 e 2021 na cidade de Coroatá. O ato de incineração ocorreu após toda a droga ser periciada e mediante autorização judicial.

O processo de incineração foi realizado numa Fábrica de Cerâmica da cidade, tendo sido acompanhado por uma equipe da Vigilância Sanitária municipal. A Polícia Civil enfatiza que são esses tipos de materiais ilícitos, que possibilitam os crimes de tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios. Com tais apreensões, vidas foram salvas.

De acordo com o delegado Rafael da Rocha, somente em 2020, durante uma operação integrada entre a Polícia Civil e Militar do Maranhão foi possível apreender cerca de 7 quilos (maconha e crack) que estavam enterrados numa residência na cidade Coroatá.

Confira mais detalhes:


Da Ascom PCMA.

Principais capitais do Brasil já se mobilizam para o Carnaval 2022; E em Vargem Grande?

Carnaval de Vargem Grande 2020.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Não é segredo para ninguém que ainda vivemos uma pandemia. No entanto, a realidade atual é bem melhor do que já vivemos meses atrás. Em todo país, sem exceção, a vacinação avançou consideravelmente e, como consequência, houve uma redução no número de casos da Covid-19, de internações e de óbitos.

Com esse cenário favorável é óbvio que muito se fale em Carnaval, visto que, faltam pouco mais de quatro meses para a festa que é considerada a principal demonstração popular e cultural do Brasil, além do fator econômico. Em 2020, por exemplo, último ano que aconteceu a folia momesca, o setor movimentou mais de R$ 8 bilhões, segundo divulgou o Ministério do Turismo com base em levantamento da CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Cidades como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife já estudam a possibilidade da realização do Carnaval 2022, “desde que a pandemia esteja controlada”. No Carnaval de 2020, as quatro capitais reuniram mais de 42 milhões de pessoas, segundo dados das prefeituras.

Os respectivos prefeitos já solicitaram aos seus técnicos estudos sobre essa possibilidade e começaram a desenhar os planos para realizar o evento sem restrições de distanciamento social e uso de máscaras contra a Covid-19. A prefeitura de Recife, por exemplo, instalou até uma comissão formada por todas as secretarias que darão as diretrizes para a realização do evento. O prefeito João Campos ressaltou que a decisão da realização ou não do evento é “estritamente das autoridades sanitárias”.

VARGEM GRANDE

Nos últimos anos Vargem Grande se projetou no cenário estadual e regional como o Maior Carnaval do Maranhão, trazendo para o município atrações de renome nacional e milhares de turistas dos mais variados lugares. E, nas rodas de conversas e também nas redes sociais, muito se vem comentando sobre a realização ou não da festa, que movimenta bastante a economia local, lotando hotéis, casas de temporada, restaurantes, lanchonetes, bares e o comércio informal localizado nas redondezas do evento. 

Até o momento a prefeitura, a iniciativa privada, o ministério público e os demais órgãos responsáveis não se pronunciaram sobre o Carnaval. Mas, a expectativa já é grande por parte da população e dos turistas. E você? O que acha? Deixe seu comentário.

Ah, vale ressaltar que Vargem Grande tem atualmente mais de 40 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19, entre primeira dose, segunda dose ou dose única. O que dá aproximadamente 70% dos vargem-grandenses imunizados.

VEJA COMO FORAM OS CARNAVAIS DE VARGEM GRANDE AQUI, AQUI, AQUI E AQUI.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Condenado por estuprar enteadas menores de 12 anos é preso na zona rural de Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta quarta-feira (27) a polícia civil do Maranhão, por meio da delegacia regional de Itapecuru-Mirim e da delegacia de Vargem Grande, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável em desfavor de um homem de 31 anos, no povoado Pontal da Areia, na zona rural de Vargem Grande.

De acordo com o delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de Vargem Grande, ele foi condenado a quase 20 anos de prisão por ter submetido as suas duas enteadas a repetidos estupros em 2015, quando elas eram menores de 12 anos.

O condenado foi surpreendido pelas equipes em sua residência, mas não resistiu à sua prisão. Ele foi encaminhado à UPR de Itapecuru-Mirim, onde permanecerá à disposição do poder judiciário.

TV Assembleia inicia interiorização e passa a alcançar 39 municípios

TV Assembleia.
A TV Assembleia passou a transmitir as sessões plenárias para 39 municípios maranhenses, nesta quarta-feira (27), com a expansão do sinal da emissora para mais 27 cidades do interior do Estado, somando-se aos municípios da Região Metropolitana de São Luís. 

Na abertura da sessão plenária desta terça-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que a interiorização da emissora representa um ganho significativo, uma vez que milhares de pessoas terão acesso a tudo que é produzido no Parlamento Estadual.

“Demos um passo importante com o início da transmissão ao vivo das sessões plenárias e a exibição de outras atividades da Casa para mais 27 municípios do Estado. É uma forma de fazer com que milhares de maranhenses tenham acesso aos trabalhos dos parlamentares e às discussões da Casa. Um investimento que a Assembleia Legislativa está fazendo para que tudo o que acontece aqui chegue ao maior número possível de pessoas, facilitando, assim, o acesso à informação”, afirmou Othelino Neto.

Com a expansão da transmissão da TV Assembleia, são, ao todo, 39 municípios alcançados. Além dos municípios da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Bacurituba), o sinal também chega às cidades de Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Buriticupu,  Grajaú, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Barreirinhas, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Zé Doca, Lago da Pedra, Coelho Neto, Presidente Dutra, São Bento,  Bom Jardim, São Mateus do Maranhão e Colinas.

Avanço

O diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings, disse que é um grande avanço da TV Assembleia, reforçando o papel da emissora na divulgação das atividades parlamentares e daquilo que é importante para o Maranhão.

“A expansão do sinal da TV Assembleia para municípios com mais de 40 mil habitantes do interior do Maranhão, além dos que já são alcançados na Região Metropolitana de São Luís, possibilita uma maior publicização dos importantes atos do Parlamento Estadual, bem como oferece à sociedade melhor conhecimento acerca do trabalho prestado pelos seus representantes, os deputados estaduais, na Assembleia Legislativa”, disse.

Além das sessões plenárias ao vivo, será exibida parte da programação da emissora, que diz respeito à atividade legislativa, às segundas-feiras, das 15h45 às 18h15; e de terça a sexta-feira, das 9h15 às 11h45.

Transparência

O presidente da Comissão Permanente de Licitação da Alema, André Maia, explicou que o processo licitatório de contratação da empresa de radiodifusão retransmissora do sinal da TV Assembleia ocorreu por meio de Pregão Eletrônico, que é considerado mais célere, seguro e econômico, além de conferir maior publicidade, transparência e ampliação da competitividade.

“Essa medida se alinha com o papel que já vem sendo desempenhado pela Assembleia com relação à democratização, transparência e divulgação das decisões e dos trabalhos legislativos, proporcionando ao cidadão um maior conhecimento e a possibilidade de exercer seus direitos de fiscalização e de acesso à informação”, disse Maia.

Urgente! Polícia Civil e MP cumprem mandados de busca e apreensão no Fórum de Chapadinha

Operação em Chapadinha.
Como parte das investigações a respeito do desvio de bens apreendidos em inquéritos policiais em Chapadinha, foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, 27, três mandados de busca e apreensão em Chapadinha e um em Mata Roma. Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e no Setor de Distribuição do Fórum da comarca.

Com base em solicitação da Direção do Fórum, a Polícia Civil abriu uma investigação sobre a subtração de itens de dentro de uma Secretaria Judicial. A situação estaria acontecendo desde o início de 2020. Foi constatado que os termos de remessa eram adulterados para suprimir a descrição de alguns bens apreendidos pela Polícia, como dinheiro, celulares, armas, munições e objetos relacionados ao tráfico, como balanças de precisão. Esse termo adulterado era enviado no lugar do original para a Secretaria Judicial.

O avanço das apurações apontou que alguns celulares, originalmente apreendidos pela Polícia e encaminhados para o Judiciário, estavam sendo utilizados por terceiros, com linhas ativas. Um dos aparelhos de celular desviados estava habilitado com uma linha em nome do sobrinho de um servidor público lotado no Setor de Distribuição do Fórum de Chapadinha. Ele tinha a função de receber os inquéritos e objetos enviados pela polícia.

Ao pedido de busca e apreensão apresentado pelos delegados da Polícia Civil de Chapadinha, a 2ª Promotoria de Justiça da comarca acrescentou diligências, como a busca e apreensão dentro do Setor de Distribuição do Fórum, em busca de documentos que pudessem comprovar as fraudes e o uso de computadores para manipulação dos documentos.

Além disso, o MPMA solicitou a quebra de sigilo telemático de aparelhos de telefonia celular, os quais eram bens apreendidos e foram desviados dentro do Fórum. Essa demanda também foi deferida e a decisão já foi encaminhada para cumprimento pela empresa Google INC.

Redação: CCOM-MPMA.

Polícia Civil do Maranhão apreende carga de anabolizantes oriunda de São Paulo avaliada em R$ 800 mil

Material apreendido.
A Polícia Civil do Maranhão, durante uma ação realizada na última terça-feira (26), conseguiu interceptar uma grande carga de anabolizantes oriunda do estado de São Paulo e que tinha como destino os bairros Jardim das Margaridas e Cohatrac, em São Luís. Segundo a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), todo material apreendido está avaliado em quase R$ 800 mil.

A ação policial que também contou com a participação de agentes da Receita Federal se iniciou ainda na sede dos Correios, numa fiscalização conjunta entre as instituições, culminando com a apreensão de parte do material e identificação do destinatário, e após um árduo trabalho investigativo foi possível localizar a residência em que estariam guardadas grande quantidade do mesmo material anabólico.

Na ocasião, os policiais ainda encontram na residência uma Pistola Taurus 765 com carregador e uma caixa contendo vários documentos de procedência ilícita. As investigações continuam afim de que sejam identificados e presos todos os outros autores e cumplices do referidos crimes cometidos contra a saúde pública e outros.

Da Ascom PCMA.

Prefeitura de Nina Rodrigues contrata Ortopedista e Cardiologista para atender demandas da população

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Sabendo da importância da qualidade no atendimento e para atender as demandas da comunidade, a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem aumentando os serviços nas especialidades. 

Agora Nina Rodrigues já conta com Ortopedista e Cardiologista, que irão atender a população mediante encaminhamento e agendamento, evitando que os cidadãos Ninenses tenham que se deslocar para outras cidades para receberem tais atendimentos. 
A Ortopedia se dá por agendamento no hospital municipal Madalena Braga e, para o Cardiologista, o agendamento se dá na secretaria de Saúde, ambos necessitam de encaminhamento. Atualmente o município já conta com as especialidades de Pediatria, Ginecologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Assistente Social e Ultrassonografia.

Como ressalta o secretário municipal de Saúde Jorge Neto "a gestão municipal, por meio do prefeito Rodrigues, está sempre buscando os melhores serviços para ofertar a nossa população, com muita responsabilidade e respeito aos nossos usuários, tanto na atenção primária, quanto na área hospitalar".

Roberto Rocha repudia presença da influencer 'Bota Pó' em campanha do Governo do MA e é criticado na internet

Alex Brito, a Bota Pó, estrelou campanha do Governo.
O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) foi criticado, na tarde dessa terça-feira (26), após fazer uma publicação nas redes sociais ao repudiar a escolha do governo do Maranhão em convidar o influenciador homossexual Alex Brito, conhecida como Bota Pó, de 16 anos, para estrelar a campanha de lançamento da nova plataforma de educação do estado. Após ser acusado de homofobia, o parlamentar apagou a postagem.

Ao questionar a campanha, o político afirmou que a peça era uma “apologia a homossexualidade”:

"O governo do Maranhão, ao lançar a plataforma Gonçalves Dias de Educação, em vez de colocar como garoto propaganda um maranhense que tenha se destacado em alguma área, preferiu colocar um jovem homossexual assumido fazendo o papel de menina. Agora, analisando friamente, para que isso? Qual a necessidade disso? É apologia à homossexualidade ou não? Lamentável essa situação na qual passamos. Nada contra a opção sexual de alguém. Agora querer obrigar aceitação dessa opção de alguns como regra e apologia à prática homossexual isso não dá para aceitar", escreveu ele, na postagem deletada mas que foi compartilhada em redes sociais.

Alex Brito, conhecido como "Bota Pó", tem quase 500 mil seguidores nas redes sociais e conquistou a internet ao compartilhar a rotina simples em Bacabal, município a 240 km de São Luís. De família simples e humilde, Alex vinha tentando fazer sucesso com a internet desde 2017, quando começou com tutoriais de maquiagem.

Senador apagou publicação

O comentário foi recebido com indignação pela internet e a publicação do senador foi excluída. Mais tarde, Rocha fez uma nova publicação em que afirmou que a crítica feita por ele não era contra Alex Brito e, sim, em relação à campanha do governo.

"Hoje, 26/10, fiz um post criticando a propaganda do Governo do Maranhão de lançamento de uma nova plataforma educacional para crianças. Li comentários de que eu estaria ofendendo a digital influencer contratada para fazer a propaganda. Excluí o post para deixar claro que não foi essa minha intenção. Questionei a propaganda oficial, pois penso que cabe a cada família escolher o momento e a forma de abordar o tema sexualidade com suas crianças", publicou Roberto Rocha.

O que diz o influenciador

Alex Brito comentou a polêmica envolvendo o senador através das redes sociais. "Eu amo vocês. Obrigada por toda força #forapreconceito", escreveu o influenciador. "Aceitar é uma escolha sua, respeitar é o dever de todos", completou em outro post. 

Do G1 MA.

Paciente de 16 anos diagnosticado com Síndrome de Guillain-Barré se emociona ao ver o mar pela primeira vez em São Luís

Paciente com a mãe e a equipe do hospital.
Pela primeira vez, Gecivaldo da Silva de Moura, de 16 anos, conheceu o mar. A experiência foi proporcionada pelo Hospital Presidente Vargas, unidade onde o paciente com a Síndrome de Guillain-Barré (SGB) recebeu atendimento. Um dia antes de receber alta médica, após um período intenso de tratamento, uma equipe preparada para acompanhar o paciente o levou para o que foi a realização de um sonho.

Desde que chegou ao Hospital Presidente Vargas, o paciente recebeu assistência completa de uma equipe multidisciplinar. Após quatro meses de tratamento ininterrupto, o paciente conseguiu voltar a falar, comer e beber por conta própria. “Estou feliz. Ver o mar na minha frente foi muito bom. Eu agradeço às enfermeiras e aos médicos que cuidaram de mim”, compartilhou Gecivaldo.

Natural do município de Presidente Dutra, Gecivaldo foi transferido para a capital com suspeita de Síndrome de Guillain-Barré (SGB). A doença é provocada por uma infecção bacteriana ou viral aguda e tem entre os principais sintomas a inflamação neurológica de rápida evolução, podendo comprometer a locomoção física, causando fraqueza nos pés e nas pernas, levando à paralisia e dificuldades para respirar.

A mãe dele, dona Francisca da Silva de Moura, de 49 anos, se diz realizada. “Eu tenho certeza que ele está feliz, ainda mais por esse milagre que Deus fez. O tratamento que recebemos no hospital foi maravilhoso, desde os maqueiros aos médicos, foram todos excelentes”, contou.

Para tornar a experiência ainda mais sensorial, uma cadeira de rodas anfíbia foi cedida. Monitorado por um enfermeiro e fisioterapeuta, Gecivaldo pode experimentar o mar ainda mais de perto. Com a alta médica, Gecivaldo retorna para Presidente Dutra onde deverá continuar, na rede municipal de saúde, o tratamento de fisioterapia com ênfase na reabilitação motora e neurológica.

Com fome e sem água de qualidade, trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados no Maranhão

Ação da DPU.
Entre os dias 11 e 22 de outubro, a Defensoria Pública da União (DPU) integrou o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que verificou a denúncia da existência de trabalhadores em condições análogas à escravidão no município de Balsas, no interior do Maranhão. A ação resgatou 25 trabalhadores e obteve o pagamento de cerca de R$ 100 mil em verbas trabalhistas. 

Foram fiscalizados três locais, nos quais os trabalhadores resgatados viviam em condições degradantes, não possuíam equipamentos de segurança, tinham pouco acesso à comida e eram impedidos de sair.

No primeiro, a equipe encontrou uma fazenda com seis trabalhadores que faziam alojamento para carvoarias. Estavam instalados em barracos de lona, sua alimentação era feita em fogueiras e só podiam tomar banho num rio do qual também tiravam água para beber e cozinhar.

No segundo local fiscalizado, foram regatados coletores de pequi, que também estavam instalados em situação precária numa fazenda. Já no terceiro local, os trabalhadores estavam em uma área que seria de construção civil, mas que, na verdade, era um alojamento para carvoarias, nas quais trabalhavam em situação análoga a de escravidão.

Além da Defensoria Pública da União, participaram da operação o Ministério Público do Trabalho, auditores fiscais e a Policia Militar do Maranhão.

A DPU foi representada pela defensora pública federal Tarcijany Linhares Aguiar. "A atuação da Defensoria Pública da União é de suma importância nessas ações de combate ao trabalho escravo. Primeiro, porque dá uma maior segurança aos trabalhadores que estão naquela situação degradante. Em segundo lugar, porque garante que as verbas serão pagas pelo empregador. A atuação da DPU garante que as indenizações individuais sejam concedidas aos trabalhadores, em razão da situação precária na qual eles são obrigados a viver nesses locais que são fiscalizados", ressaltou.

Ainda segundo a defensora, além do suporte jurídico, a operação também fornece suporte psicológico para que esses trabalhadores consigam ter a confiança para conversar e desabafar sobre o que passaram. "A DPU também faz a ponte entre o trabalhador e os CRAS que vão receber essas pessoas resgatadas e fazer a sua inserção em programas assistenciais disponibilizados para essa população super carente", destacou.