Chegamos ao fim de mais uma etapa de trabalho. Há dois anos, iniciamos com muito entusiasmo e responsabilidade um projeto, que foi o de mudar para melhor o município de Vargem Grande. Colocamos em prática um projeto de gestão, não um projeto de poder.
Essa sempre foi a visão da nossa gestão, e graças à equipe que formamos para levar para frente esse projeto, os resultados têm sido maravilhosos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.
O nosso município hoje é, como nunca antes na sua história, um espaço do desenvolvimento, um verdadeiro canteiro de obras, e isso é fruto de muito esforço, muita dedicação e muita força de vontade.
Encerramos este ano de 2018 com uma cidade em constante saneamento, equilibrando as contas públicas, famílias realizando o sonho da casa própria, educação e saúde satisfazendo os anseios da nossa gente, e muita garra para, em 2019, fazer ainda melhor. Pois esse foi o meu compromisso, trabalhar incessantemente pelo povo de Vargem Grande, do primeiro ao último dia do meu mandato.
Que 2019 seja repleto de saúde, paz e muita fé em Deus, para que nós possamos continuar unidos no caminho do desenvolvimento.
Nesta terça-feira, 1º de janeiro de 2019, o governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino, toma posse do cargo de chefia do executivo estadual para o quadriênio 2019-2022. A cerimônia será realizada às 16h na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o governador concederá uma entrevista coletiva aos veículos de imprensa.
Depois, às 17h, será a vez da solenidade de recondução ao cargo, no Palácio dos Leões, no Centro. Na Praça Pedro II, será realizada programação com diversas atrações pelo Réveillon de Todos, incluindo o show do cantor maranhense Zeca Baleiro.
Atual governador do estado, Flávio Dino foi reeleito para um novo mandato de quatro anos no dia 7 de outubro, com 59,29% dos votos válidos. Ele foi a escolha de 1.867.396 eleitores maranhenses. Além dele, também será empossado e reconduzido ao cargo o atual vice-governador Carlos Brandão.
Perfil
Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávio Dino de Castro e Costa tem 50 anos e é advogado, ex-juiz federal e professor de Direito Constitucional na UFMA, atualmente licenciado. Natural de São Luís, é filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. É casado com Daniela Lima e tem quatro filhos.
O segundo mandato de governador do Maranhão vem após extensa carreira pública iniciada em 2006, quando renunciou à magistratura para concorrer ao cargo de deputado federal, sendo eleito pela primeira vez. Depois disso, concorreu à prefeitura de São Luís e Governo do Estado. No período de 2011 e 2014, foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). De 2015 a 2018, exerceu o primeiro mandato de governador do Maranhão, sendo reconhecido pelo portal de notícias G1 como o governador que mais cumpriu propostas em todo o Brasil.
O empresário Antônio José, conhecido carinhosamente por Feio, deseja aos maranhenses, em especial aos Ninenses, um 2019 de muitas realizações, amor, paz e prosperidades. Esses são os votos de Antônio José e Família.
O policial militar Jefferson Ferreira Soares, de 22 anos, residente no bairro Vila Nova, em Imperatriz, lotado no 29° BPM, e que ingressou na corporação neste ano, foi alvejado com 5 tiros no início da madrugada deste domingo (30), no povoado Creoli do Sinhá, na cidade de Graça Aranha.
Foram presos os dois autores do ataque contra o PM, os irmãos Antônio Davi Miranda de Sousa Nascimento e Pedro Gabriel Dias de Miranda Nascimento, e o tio deles, José Divino Dias de Miranda Nascimento, que escondeu as armas e os sobrinhos.
Com eles, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e uma pistola PT 100 calibre .40, que os bandidos tomaram do PM, uma motocicleta.
O PM foi encaminhado ao Socorrão da cidade de Presidente Dutra, onde foi submetido à intervenção cirúrgica. Sem estado de saúde é grave.
Segundo testemunhas, os autores dos disparos foram os irmãos Antônio Davi e Pedro Gabriel. Antônio Davi teria começado a atirar com um revólver cal.38 após discussão com um homem não identificado.
O policial, ao perceber a situação, interveio sacando a pistola, mas foi surpreendido à traição por Pedro Gabriel, que tomou a arma e efetuou alguns disparos. Antônio Davi pegou a arma que estava com o irmão e começou a disparar, com o revólver e a pistola, contra o policial, que foi atingido por cinco tiros.
Após descarregar as duas armas, os irmãos empreenderam fuga numa motocicleta Bros 160, placa PSR-4439, para a casa do tio deles, José Divino, que escondeu as armas e arrumou um local para esconder os sobrinhos
Por volta de 4h da madrugada, os criminosos foram encontrados e resistiram à prisão. Os PMs tiveram que usar de força para imobilizá-los e prendê-los, provocando lesões corporais. Eles foram conduzidos à 13° Delegacia Regional de Presidente Dutra para autuação em flagrante.
O prefeito José Rubem Firmo (PCdoB), de Davinópolis, que fica a 483 km de São Luís, foi preso nesta segunda-feira (31) como um dos suspeitos de ser mandante do assassinato do ex-prefeito da cidade, Ivanildo Paiva. De acordo com informações da polícia, ele foi preso em casa e levado até a Delegacia Regional de Imperatriz.
José Rubem Firmo era vice de Ivanildo Paiva e tomou posse no último dia 14 de novembro. Anteriormente, outras sete já haviam sido presas, inclusive dois policiais. O último foi o empresário Antônio José Messias, também por suspeita de ser um dos mandantes.
De acordo com o delegado, Praxísteles Martins, a investigação vinha acontecendo a mais de um mês. “Não houve resistência alguma, foi uma diligência tranquila tanto no cumprimento da prisão como em relação a busca na casa do investigado. Nós iniciamos essa investigação há cerca de um mês e 20 dias, hoje a gente chega em um resultado bem próximo no encerramento do inquérito com a prisão daquele que é apontado nos atos como o mandante do crime”, explicou.
Além da busca e apreensão na casa José Rubem Firmo, foi requerido ainda a suspensão do exercício do cargo de prefeito. Segundo o delegado, o presidente da câmara foi comunicado para tomar as providências cabíveis.
Em breve os produtores de mandioca do povoado Santa Helena, no município de Nina Rodrigues, passarão a dispor de moderna Agroindústria de Beneficiamento de Farinha de Mandioca. Os recursos foram assegurados por emenda do deputado federal Hildo Rocha. O convênio foi assinado neste fim de semana, em solenidade que aconteceu na Câmara Municipal.
Participaram do ato o deputado Hildo Rocha; o Superintendente da Codevasf, Jones Braga; o prefeito, Rodrigues da Iara; o vice, Pedro Custódio; vereadores; secretários municipais; e o presidente da Associação beneficiada, Tony Régis Costa.
Jones Braga disse que o empreendimento é um presente que o deputado Hildo Rocha deu para a cidade que este mês (13 de dezembro) comemorou 180 anos da Balaiada, maior movimento político social que aconteceu no Maranhão e ontem (30) completou 57 anos de emancipação política.
“A Balaiada teve como palco inicial a nossa querida Manga do Iguará, hoje Nina Rodrigues. Portanto, além de comemorarmos os 180 anos desse relevante fato histórico também estamos comemorando os 57 anos de emancipação política e administrativa do nosso município com inúmeras ações de interesse coletivo da nossa cidade, graças ao eficiente trabalho do deputado Hildo Rocha que destinou as emendas necessárias para assegurar ações, visando o desenvolvimento de Nina Rodrigues”, destacou Jones Braga.
Padronização da produção
O prefeito Rodrigues da Iara disse que a implantação da agroindústria da mandioca irá contribuir para a ampliação do mercado consumidor porque a produção será feita de acordo com recursos tecnológicos que servirão para melhorar a qualidade da farinha produzida no povoado Santa Helena.
“A farinha de Santa Helena já possui ótima qualidade e ficará ainda melhor porque passará a ser produzida de acordo com técnicas modernas, o excedente será vendido fora do município. O deputado Hildo Rocha sugeriu até o nome para as embalagens: Farinha Santa Helena. Nós vamos discutir isso com a comunidade”, afirmou o prefeito.
“Esse é um grande incentivo para a nossa comunidade, para a gente produzir mais. Todos os Ninenses vão ganhar muito porque a nossa produção já tem boa qualidade, mas com a melhoria das nossas condições de trabalho nós vamos melhorar o nosso produto, vamos produzir, mais e melhor, com mais higiene. Todos nós vamos ganhar”, destacou o presidente da associação dos moradores do povoado Santa Helena, Tony Régis Costa.
O deputado Hildo Rocha parabenizou a cidade por mais um ano de emancipação administrativa, agradeceu os votos que obteve na eleição de outubro. “Com muita alegria participo dessa sessão, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Parabenizo a população por mais um ano de independência. Já são 57 anos de história. Nina Rodrigues é uma cidade pequena, porém possui excelente infraestrutura”, disse o parlamentar.
Agradecimentos
Hildo Rocha aproveitou para agradecer por ter sido o deputado federal mais bem votado da história de Nina Rodrigues. “Pela segunda vez, o povo de Nina Rodrigues me ajudou, me fazendo seu representante na Câmara Federal. Nesta eleição, fui o deputado federal mais bem votado da história de Nina Rodrigues. Saberei respeitar cada voto que recebi dos milhares de eleitores de Nina Rodrigues”, afirmou.
Ações em prol dos agricultores familiares
O deputado lembrou que a Casa de Farinha que será construída no povoado Santa Helena, está orçada em R$ 250 mil reais. “Este ano, consegui recursos orçamentários para construir 10 unidades de beneficiamento de mandioca. Em 2019, vou lutar para conseguir outras dez unidades para beneficiar produtores rurais de outros municípios maranhenses. Essas unidades industriais são importantes porque contribuem para aumentar a renda das famílias que se dedicam a cultivar a mandioca”, afirmou Hildo Rocha.
A Prefeitura de Vargem Grande, através do Programa Municipal da Cadeia Produtiva da Mandioca, o Pró Mandioca, implantou mais um projeto no município, desta vez os beneficiados são os agricultores familiares da comunidade Boi Manso.
Os serviços de limpeza de área foram concluídos nesta quinta-feira (27) e, segundo informou o secretário de Agricultura Toinho do Juvenil, as próximas etapas do projeto, tais como, aração, calagem, gradagem e plantio, serão concluídos na primeira quinzena de janeiro de 2019.
O prefeito Carlinhos Barros também autorizou a imediata implantação de outro campo agrícola, dessa vez contemplará os agricultores da comunidade Três Palmeiras. Todos os projetos são acompanhados e assistidos pelos técnicos do município.
Construímos muita coisa boa nos 4 anos do nosso 1º mandato. Mesmo em meio à maior crise da história do Brasil, o Maranhão conseguiu andar para a frente, ampliando serviços públicos. Fizemos 10 novos hospitais de grande porte, 3.000 km de asfalto, mais de 800 escolas construídas ou reformadas e a maior tropa policial da história. E mais, muito mais, em todas as áreas, visando sempre ao desenvolvimento com justiça social.
Para a nossa nova gestão, ainda não surgiu no horizonte a saída para a crise nacional. Mas tenho certeza de que, juntos, continuaremos construindo um Maranhão melhor para todos. Graças à renovação da confiança que o povo do Maranhão depositou em mim, teremos mais 4 anos para implementar programas. Vamos aprofundar ainda mais nossa aposta no que foi a marca de nossa primeira gestão, a Educação. Nosso principal programa, o Escola Digna, já resultou em um expressivo aumento no IDEB da rede estadual, na ordem de 20%. E queremos continuar a elevar a qualidade do nosso ensino, pois todas as experiências internacionais e nacionais mostram que essa é uma premissa para o crescimento econômico e para uma sociedade mais justa.
Além da construção e renovação de prédios escolares, vamos celebrar o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, envolvendo ainda mais escolas municipais para a melhoria sustentável do nosso IDEB, agora e na próxima década. Para viabilização do Pacto, irei assinar no dia 1º o Decreto que o regulamenta, visando à obtenção de participação dos municípios.
A tecnologia também será caminho fundamental para a busca do desenvolvimento do Maranhão, com mais escolas técnicas do IEMA. E também com uma política de incentivo para a criação de empresas de inovação tecnológica – as chamadas startups.
Em paralelo a essas políticas, também vamos reforçar ações sociais que já implantamos no primeiro mandato. E que vamos aprofundar agora. É o caso do Cheque Minha Casa. Já em janeiro vamos abrir novo edital para beneficiar mais 4 mil famílias. Esse é um programa fantástico, que oferece recursos diretamente a famílias carentes para que comprem material para reformar suas residências. Além de uma moradia digna, esse programa ajuda a movimentar o comércio, pois garante recursos para compra de material de construção, ajudando a gerar empregos.
Agora vamos criar o Cheque Cesta Básica, uma promessa de campanha à reeleição que já começarei a implementar em 2019. O programa terá início com foco nas gestantes de baixa renda, objetivando reduzir a mortalidade infantil.
Finalmente, menciono que vamos iniciar novas e concluir obras importantes. Entre centenas de exemplos possíveis, menciono os novos Socorrões de São Luís e de Imperatriz, essenciais para melhorar a saúde do nosso Estado.
Infelizmente, no cenário nacional, não temos condições ainda de acreditar em um crescimento vigoroso da economia, como já tivemos em outros tempos. No entanto, juntos podemos seguir avançando em nosso Estado, fazendo a nossa parte. Com seriedade, coragem e transparência para enfrentar os desafios e construir o Maranhão melhor que todos merecemos. Feliz 2019.
Na manhã de sábado (29), uma colisão frontal entre uma motocicleta e um veículo de passeio, no Km 323 da BR-010, próximo ao trecho urbano do município de Açailândia, deixou três pessoas mortas.
Um veículo Astra que seguia no sentido de Itinga do Maranhão para Açailândia, invadiu a contramão de direção em uma curva e se chocou com uma motocicleta que vinha no sentido contrário. Após a colisão, ambos os veículos pararam fora da pista de rolamento. O Astra ainda colidiu com um poste e capotou várias vezes. Com o forte impacto, três pessoas morreram no local.
Veículo envolvido no acidente.
Mortos:
Tarcísio Silva de Oliveira, 30 anos, condutor da moto;
Jahnson Farias Medeiros, passageiro do Astra;
Paulo Wesley Lopes Costa, passageiro do Astra.
Outras três pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave (condutor do Astra e passageiro da moto) e outra com lesões leves.
O radialista Domingos Ribeiro, que apresenta o programa policial “Rádio Patrulha”, na Rádio Mirante AM, sofreu um acidente automobilístico na cidade de Araioses neste sábado (29), por volta de 17h15. Ele seguia para Fortaleza, no Ceará, com a esposa, Bermildia, e os dois filhos, Felipe e Mariana.
Segundo informações divulgadas pelo radialista Marcial Lima nas redes sociais, Domingos Ribeiro tentou desviar de um buraco e terminou perdendo o controle do veículo, que capotou no acostamento. "Apesar da gravidade, tranquilizamos familiares e ouvintes, Domingos e familiares, estão bem", diz Marcial Lima.
A prefeitura de Vargem Grande, por meio das secretarias municipais de Administração e de Finanças, concluiu nesta sexta-feira (28) o pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo público municipal efetivo. Os aposentados e os pensionistas já haviam recebido desde o último dia 20. O terço de férias também foi quitado.
Desde forma, Vargem Grande finaliza o ano de 2018 com os salários e os demais direitos dos servidores públicos em dias, ficando apenas o salário referente ao mês de dezembro a ser pago até o quinto dia útil de janeiro de 2019.
Graças ao planejamento feito pela Gestão do prefeito Carlinhos Barros (PCdoB), a prefeitura está conseguindo equilibrar as contas e administrar o dinheiro do erário público para, assim, manter o pagamento dos servidores em dia, apesar da crise econômica nacional, e que vem se agravando com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Por volta das 05h20 da manhã deste sábado (29), no km 206,6 da BR-226, município de Barra do Corda, ocorreu um acidente do tipo colisão transversal envolvendo um veículo Fiat/Pálio de cor preta, placa de Marília/SP, e uma carreta bitrem vermelha, com placa de Eldorado do Sul/RS.
O Pálio seguia no sentido Grajaú, quando colidiu na lateral traseira direita da carreta, que entrava na rodovia saindo do pátio de um posto de venda de combustíveis. A colisão teve como vítima fatal Evelyn Vitória, de 1 ano e 3 meses.
Veículo envolvido no acidente.
Ela viajava usando cinto de segurança, quando o dispositivo de retenção adequado seria a cadeirinha, utilizado por crianças de um a cinco anos. O cinto provocou esmagamento de órgãos internos.
Os quatro adultos do Pálio foram socorridos pelo SAMU e levados para a UPA de Barra do Corda. O condutor do mesmo não possui CNH.
No município de Santa Inês, por volta das 15h40 desta sexta-feira (28), no Km 264 da BR-316, em frente à Unidade Operacional da PRF, uma equipe de policiais rodoviários federais abordou uma van vindo de São Luís com destino a Santa Inês.
Após abordagem a dois homens que estavam sentados um do lado do outro, a equipe encontrou uma arma de fogo de fabricação artesanal e uma faca na mochila de um dos ocupantes. Foi dada então voz de prisão aos dois homens donos da mochila. Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil daquele município.
Uma fiscalização com radar portátil da PRF flagrou 141 veículos transitando com velocidade superior a máxima permitida para o local. A fiscalização aconteceu durante a manhã e tarde desta sexta-feira (28), no Campo de Peris, localidade próxima à capital do estado, pertencente ao município de Bacabeira.
No Campo a PRF registrou e atendeu vários acidentes durante o ano. No final de novembro duas pessoas de um mesmo veículo morreram após uma colisão frontal na pista nova, quando a pista decrescente (sentido interior para a capital) estava fechada para recapeamento.
O nome "peris" faz referência a grande quantidade de capim ou junco que cobre o campo alagado. São 19 quilômetros ligando o limite da Ilha de São Luís, no Estreito dos Mosquitos, até o primeiro povoado, Peris de Baixo. O excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes graves em todo o estado.
Prefeito Rodrigues da Iara antecipou mais uma vez os salários.
Por Blog do Alpanir Mesquita.
Desde a manhã desta sexta-feira (28) que os servidores públicos municipais de Nina Rodrigues estão com os salários referentes ao mês de dezembro nas contas. A medida foi uma determinação do prefeito Rodrigues da Iara, que mais uma vez antecipou o pagamento e concluiu o ano de 2018 sem atrasos.
"Nosso compromisso com os servidores vem sendo honrado ao longo do ano. Nunca atrasamos salários, muito pelo contrário, sempre pagamos em dias e ainda antecipamos quando podemos. O crédito do décimo terceiro foi concluído desde o dia 10 (reveja) e agora pagamos o salário dentro mês para garantir que a economia seja aquecida nas festividades dos 57 anos de emancipação política de Nina Rodrigues", garantiu o prefeito.
A medida visa movimentar a economia local e o comércio informal neste fim ano, em especial no domingo (30), quando a renomada cantora Samyra Show será a principal estrela da festa em comemoração dos 57 anos do município.
Policiais rodoviários federais da Unidade Operacional de Imperatriz atenderam na manhã e tarde desta sexta-feira, 28 de dezembro de 2018, um grave acidente tipo colisão frontal, que resultou em seis ocupantes feridos.
De acordo com as primeiras informações passadas pela equipe ao Centro de Comando e Controle Regional da PRF em São Luís, a ocorrência se deu por volta das 10h da manhã, no km 238,8 da BR-010, município de Davinópolis, no sudoeste maranhense.
A princípio, as evidências, entrevistas e levantamentos realizados no local apontam para uma manobra irregular realizada pelo condutor de um dos veículos envolvidos, um Renault Duster 20 D 4X2 A, que estaria realizando uma ultrapassagem irregular e colidiu frontal com um Volvo/FH12 380 4X2T, que tracionava um SR/RANDON SR FG.
O condutor do veículo VOLVO ficou ferido leve e a esposa dele teve ferimentos graves. No Renault Duster o condutor ficou ferido grave e os dois filhos e a esposa ficaram feridos levemente. Todos foram levados para dois hospitais da cidade de Imperatriz. De acordo com as primeiras informações nenhum deles corre risco de morrer.
O detento Alexandre Sousa Silva, conhecido como “Nego Alex”, de 22 anos, que estava internado no Hospital Macrorregional de Imperatriz, fugiu da enfermaria por uma janela na última quinta-feira (27). Ele seria submetido a intervenção cirúrgica de vesícula.
Os Agentes Penitenciários, que faziam a custódia do preso, tentaram impedi a fuga, chegando a efetuar vários disparos. “Nego Alex” conseguiu pular um muro de aproximadamente dois metros, saindo próximo ao portão de entrada do residencial Eco Park.
“Nego Alex” tem diversas passagens pela policia por vários crimes, dentre eles, o latrocínio (roubo seguido de morte) do casal Raimundo Sousa Silva e Lúcia Maria Pereira Almeida, ocorrido no dia 2 de maio de 2016. Ele também está envolvido na morte do traficante paulista Márcio Korsakas Rodrigues. Há informações de que o criminoso faz parte da organização criminosa PCC, em Imperatriz.
O fugitivo estava internado há quatro dias e cumpria prisão na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz.
Recapturado
“Nego Alex” foi recapturado pelos agentes penitenciários, com a ajuda de moradores, no início da madrugada desta sexta-feira (28) no Residencial Eco Park. Ele estava no telhado de uma residência. Do Blog do Gilberto Lima.
A falta de lâmpadas e de postes de iluminação pública na cidade de Matões motivou o Ministério Público do Maranhão a ajuizar, no dia 12, Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra o Poder Executivo. O objetivo é regularizar o serviço na zona urbana e rural.
A Promotoria de Justiça solicitou ao Poder Judiciário que obrigue, em medida liminar, a Prefeitura de Matões a repor em toda a área urbana e rural as lâmpadas onde não houverem e substituir as de potência menor por modelos de 350 watts ou com carga equivalente em led.
Além disso, foi pedido um estudo técnico sobre a eficiência de substituir as atuais lâmpadas de 200 watts por outras de 30 watts de led, considerando a substituição no prazo máximo de 30 dias.
De acordo com a promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, a Prefeitura vem cobrando de seus usuários, juntamente com as faturas mensais de consumo de energia elétrica, a Contribuição de Iluminação Pública Municipal. Os valores são repassados pela Cemar à administração municipal sob a premissa de custeio das despesas decorrentes da iluminação pública da cidade.
“Mesmo com a cobrança da contribuição, através da qual o consumidor não encontra outra alternativa senão pagá-la, sob pena de suspensão no fornecimento de energia elétrica, os níveis de iluminação são bastante reduzidos e inferiores ao que seria desejável para se conseguir os padrões de qualidade e segurança a que a população tem direito e que todos desejamos”, afirmou, na ACP, a titular da Promotoria de Justiça de Matões.
Por exemplo, no Povoado Assobiante, 33 postes não têm iluminação e em outros pontos da zona rural e urbana não há qualquer lâmpada, expondo os moradores à violência. O MPMA vem tentado, sem sucesso, desde março deste ano, resolver o problema de forma administrativa.
INSEGURANÇA
No pedido de liminar, a representante do Ministério Público destaca que a circulação nas ruas e avenidas de Matões está cada dia mais inviabilizada em razão da insegurança gerada pela má iluminação. “A população tem exigido imediatas providências para que essas ruas e avenidas possam ser utilizadas sem riscos de lesão à integridade pessoal, patrimonial dos cidadãos, saúde e segurança, fato reconhecido pela requerida [administração municipal] quando afirma a necessidade de troca e recomposição de lâmpadas em toda a sua área territorial”, destacou a promotora de justiça.
Em ofício encaminhado ao MPMA, o Município de Matões afirmou a necessidade de toca de lâmpadas de 200 watts por lâmpadas de 30 watts de led, bem como recomposição em alguns postes. Afirmou, ainda, que estaria, juntamente com a Cemar, realizando estudo técnico em toda sua área territorial no sentido de modificação da rede de iluminação pública.
A prefeitura de Vargem Grande, através da secretaria municipal de Infraestrutura, concluiu recentemente uma importante obra no conhecido Açude do Vavá, na zona rural do município. A parede do açude estava rompida e foi realizada a reconstrução. Foram quatro dias de intensos trabalhos com uso de rolo compactador, escavadeira, caçamba e uma equipe de trabalhadores.
O prefeito Carlinhos Barros e o secretário adjunto de Infraestrutura Preto estiveram no local e destacaram a importância dessa obra, visto que, o grande volume de água é de suma importância para Vargem Grande. Vejam a reportagem:
Na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 8h30, um acidente foi registrado na MA-020, nas proximidades do povoado Mata dos Cocos, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues.
Poste de energia ficou caído na MA-020.
O condutor do Chevrolet Corsa Classic, de placas HPP-0145 e de cor branca, identificado como Valdecir Pereira Santos, natural de São Luís, perdeu o controle do veículo ao desviar de um motociclista e acabou colidindo em um poste de energia elétrica. O carro ficou de pneus para cima, mas, apesar da gravidade, Valdecir saiu ileso do acidente pois usava cinto de segurança.
PM fez o isolamento da área.
Uma guarnição da polícia militar de Vargem Grande, sob o comando do 1º Tenente Rios, esteve no local e fez o isolamento e a sinalização da área com uso de cones. Também foi feita a retirada de curiosos das margens da rodovia para evitar algo mais grave, visto que, os fios de alta tensão estavam expostos e ainda eletrificados.
Equipe da Cemar.
Por fim, foi solicitada uma equipe da Cemar para realizar os procedimentos necessários. O veículo foi retirado e encaminhado para a delegacia de Vargem Grande.
Um ônibus que seguia de São Luís para Brasília foi assaltado na noite de quinta-feira (27) na BR-222, próximo da zona rural do município Igarapé do Meio, a 162 km de São Luís.
Segundo as vítimas que estavam no veículo, a ação criminosa aconteceu por volta das 22h30 e foi cometida por dois homens que se passaram por passageiros e que embarcaram no ônibus na rodoviária da cidade de Vitória do Mearim, a 178 km da capital.
Ainda de acordo com as vítimas, quando o ônibus chegou em Igarapé do Meio em um trecho da BR-222 os bandidos, que estavam armados, anunciaram o assalto. Para não levantar suspeitas, os assaltantes obrigaram o motorista a apagar todas as luzes ao passar pelo posto fiscal da Estada Zero, que é um entrocamento entre a BR-222 e a BR-316.
Quando o ônibus já se aproximava do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís, os bandidos desembarcaram. No local, segundo as vítimas, haviam mais dois criminosos, também armados, que já estavam à espera dos assaltantes que estavam no ônibus. Tofos eles fugiram sem deixar pistas.
Após o susto, motorista e passageiros se deslocaram até o posto da Polícia Rodoviária, onde avisaram sobre o ocorrido e registraram a ocorrência.
Johnathan Jordam durante o prêmio Eu Faço a Diferença.
Por Blog do Alpanir Mesquita.
A produtora de moda idealizada pelo vargem-grandense Johnathan Jordam teve seu trabalho reconhecido recentemente através do prêmio 'Eu Faço a Diferença', onde foi escolhido como Stylist/Grupo de Moda do ano de 2018.
O Cazumbá nasceu na obrigação de movimentar o mundo da moda no contexto nacional e internacional, tendo como principal instrumento de circulação o implante de políticas sociais dentro desse contexto, uma vez que, essa indústria é responsável por grandes processos separatistas e discriminatórios.
Maranhão Fashion Week.
Além disso, surgiu como modelo de retaliação das tradições já existentes e atua no combate à opressão sofrida pela comunidade LGBTQ+, afrodescendentes e outras minorias; manifestando total repúdio as práticas de homofobia, xenofobismo, racismo, machismo, gordofobia e intolerância religiosa. Esse, portanto, é o diferencial e principal viés da produtora Cazumbá, dado que a necessidade de ser incluída na indústria da moda não ultrapassa o anseio pela mudança de cenário estabelecido através de uma herança cultural.
O Cazumbá já foi destaque em sites internacionais, como por exemplo, o Afropunk, o maior festival e portal digital negro do mundo, além de ser aprovado pela Vogue Itália um editorial realizado com os refugiados Africanos. Recentemente também participou do Maranhão Fashion Week, onde se apresentou na categoria Novos Talentos, conquistando grande espaço entre os talentos locais e nacionais presentes no evento. O Festival Quebrada, realizado no Centro Cultura da Vale, contou com a presença do Cazumbá, que realizou oficina de estilo e autoprodução para os artistas independente do estado. Tendo, inclusive, uma foto aprovada pela Vogue Itália, na plataforma PhotoVogue.
Festival Quebrada no Centro Cultural da Vale.
PRÊMIO EU FAÇO A DIFERENÇA
O prêmio 'Eu Faço a Diferença' tem como objetivo incentivar e dar maior visibilidade aos profissionais locais que batalham diariamente com seu trabalho para somar à cultura maranhense, levando alegria através do entretenimento, lutando pela valorização da arte, liberdade de expressão, respeito, sendo porta-voz de uma geração e buscando reconhecimento em sua área de atuação.
Prefeito Rodrigues da Iara durante festividades do aniversário
de Nina Rodrigues em 2017.
PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE. 28 DE DEZEMBRO - 8H - Missa; 29 DE DEZEMBRO - 19H - CULTO NA ASSEMBLEIA DE DEUS; 30 DE DEZEMBRO:
MANHÃ
5H - Alvorada;
6H - Corrida Ninense (Pedestre);
6H10MIN - Corrida Ciclismo;
7H - Hasteamento das Bandeiras com participação da Bamend;
7H15MIN - Apresentação do Canto Coral Escola Raimundo de Oliveira Corrêa;
7H30MIN - Apresentação das crianças do Centro de Convivência;
8H - Solenidade na Câmara Municipal de Vereadores com apresentação das ações desenvolvidas durante os anos de 2017 e 2018 por cada secretário; 11H - Sorteios;
TARDE
15H - Programação Social com crianças no Ginásio (Capoeira, Balé, Brincadeiras e Dinâmicas);
15H - Rally dos Balaios na Beira do Rio (São três categorias, sendo premiados os 1º e 2º lugares);
15H - Final dos Campeonatos de Futebol;
16H - Zumba Gold com participação dos idosos;
17H - Premiação em frente à Prefeitura;
NOITE
Queima de Fogos;
Show dançante com Samyra Show, Chibata Quente e Jhonny Boy (reveja).
Professores de Presidente Juscelino, cidade a 85 quilômetros da capital maranhense, alegam que ainda não receberam nenhuma das parcelas do décimo terceiro. O atraso do 13º corresponde aos professores do ensino fundamental maior. Já os professores contratados estariam com quatro meses de salários atrasados. Atualmente, segundo o Sindicato de Servidores Municipais, dos 415 concursados, cerca de 200 são professores.
Um protesto foi realizado na manhã de hoje (27), quando eles fizeram caminhada da sede do sindicato até a prefeitura municipal para cobrar um posicionamento do prefeito José Magno Teixeira, do Partido Progressista.
Protesto em Presidente Juscelino.
Sobre a manifestação, a Secretária Municipal de Educação disse que a prefeitura não cumpriu o prazo para o décimo terceiro de algumas folhas, mas que no dia 20 deste mês foram pagas três folhas de pagamento. Ontem foram pagas mais quatro folhas e resta uma, que deve ser quitada no dia 28. Garantiu ainda que o protesto não seria por parte dos contratados.
Por telefone ao jornalismo da TV Difusora, a titular da pasta, Izamara Cristina Silva e Silva, disse que os professores teriam se negado a aplicar as últimas avaliações o que para ela é "uma falta de respeito com os alunos, o principal da aprendizagem".