segunda-feira, 31 de julho de 2023

Em agenda com ministra Anielle Franco, Iracema afirma que criação de Centro da Mulher Negra fortalece pauta antirracista

Agenda no Maranhão.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta segunda-feira (31), da posse da nova diretoria do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra Ana Silvia Cantanhede, que contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na solenidade, o governador Carlos Brandão (PSB) assinou o decreto que oficializa a criação da instituição e inaugurou a Área de Vivência Marielle Franco no local.

Iracema Vale destacou a satisfação do Parlamento Estadual em estar irmanado para o fortalecimento de uma pauta tão importante como a luta e a educação antirracistas. “Para nós da Assembleia essa é uma bandeira de luta, pois fazemos política para o povo do Maranhão, que tem uma comunidade negra muito forte e é a nossa descendência. Então, estamos muito felizes em apoiar essa causa e esse movimento”, afirmou.

A ministra Anielle Franco disse que o Centro Estadual de Referência da Mulher Negra é um exemplo concreto do que são políticas públicas voltadas para as mulheres negras e a população preta em geral. “É uma honra ser recepcionada não só pelo governador Carlos Brandão, mas também estar ao lado das parlamentares maranhenses, que têm à frente essa pauta que é uma luta muito importante para o país inteiro. A inauguração desse espaço é um marco e esperamos que iniciativas como esta sejam replicadas em mais estados”, disse a ministra.

Iniciativa

O Centro Estadual de Referência da Mulher Negra tem como propósito oferecer um local seguro e acolhedor às mulheres negras vítimas de racismo, discriminação de gênero e violência estrutural e religiosa. O governador Carlos Brandão frisou que o espaço é o primeiro do Nordeste criado com essa finalidade e que a iniciativa é um exemplo para todo o país.

“Aqui será um local onde vamos desenvolver políticas públicas voltadas para as mulheres negras, além de ser uma ponte para discutir com o governo ações nas áreas da saúde, educação, combate ao racismo e políticas para a população negra”, completou Brandão.

Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Janaína Ramos (Republicanos) e Fabiana Vilar (PL), que ratificaram a importância do espaço para as mulheres e toda a população negra do estado.

“Esse é um passo importante que o governador Carlos Brandão dá ao priorizar as políticas de inclusão social para a população negra do nosso estado. Mostra também a necessidade de fortalecermos a presença da mulher negra dentro da sociedade, uma vez que o Maranhão é composto em sua maioria pela população negra”, afirmou o deputado Roberto Costa.

Motorista tenta praticar assalto na BR-222, mas sofre acidente e é preso em Itapecuru-Mirim

Tentativa de assalto termina em acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste domingo (30), por volta das 9h, policiais militares da Força Tática de Itapecuru-Mirim atenderam uma ocorrência de tentativa de assalto às margens da BR-222, na zona rural do município. 

A vítima relatou aos policiais que conduzia uma motocicleta Honda Pop pela rodovia, quando foi surpreendido pelo motorista de um veículo Chevrolet Celta (NHF-1562) anunciando um assalto. Como a vítima não obedeceu a ordem de parada, o motorista efetuou disparos de arma de fogo e, não satisfeito, ainda jogou o carro contra a moto. No entanto, o automóvel desceu um barranco e ficou preso.

Em seguida, os policiais deram voz de prisão a Gerson Alves de Oliveira e o apresentaram na delegacia regional de polícia civil de Itapecuru, onde ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e de assalto, além de receptação, tendo em vista que estava com um celular roubado.

Senadora Ana Paula Lobato pede apoio do PT para disputar Prefeitura de Pinheiro

Encontro com dirigentes do PT de Pinheiro.
A senadora Ana Paula Lobato (PSB) apresentou ao Diretório Municipal do PT de Pinheiro sua pré-candidatura a prefeita durante reunião política no domingo (30). Ela pediu o apoio do partido, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, para o seu projeto eleitoral em 2024.

Durante a reunião, a pauta foram as eleições municipais e os rumos da Federação Brasil da Esperança, da qual o PT faz parte, no município de Pinheiro. Os dirigentes do PT viram, de forma positiva, a disposição da senadora em disputar a Prefeitura.

A reunião política contou com as presenças do presidente municipal do PT, Janilton Nunes, dos dirigentes César Soares e professora Rosélia Brito. Participaram também o deputado Othelino Neto, que é do PCdoB, partido que também compõe a Federação; o suplente de vereador, Leo Lobato, e o irmão da senadora, Paulo Emílio.

"Em boa conversa, apresentei meu nome a eles como pré-candidata a prefeita da minha querida cidade e os convidei a somar com a gente neste projeto. Ao final do encontro, agradeci o acolhimento", disse a senadora por meio de suas redes sociais.

Ana Paula Lobato afirmou ainda que conversará também com outros líderes políticos partidários e, principalmente, com a população, "para poder realizar o sonho de fazer muito mais por Pinheiro".

Veículo pega fogo após grave acidente na BR-222 em Vargem Grande

Veículo ficou destruído.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma mulher que trabalha como representante de uma empresa de medicamentos sofreu um grave acidente na manhã desta segunda-feira (31) na BR-222, nas proximidades do povoado Boi Manso, na zona rural de Vargem Grande. A vítima foi identificada como Fabielly Barbosa Lacerda, de 42 anos.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o veículo conduzido por Fabielly Barbosa capotou três vezes e ainda colidiu contra um poste de energia elétrica. Após o impacto, ela conseguiu deixar o automóvel, que pegou fogo e foi totalmente consumido pelas chamas, conforme mostram as imagens acima. 

A vítima foi socorrida por outros motoristas que trafegavam pela rodovia, inclusive uma colega da mesma empresa, e foi levada para o hospital municipal Benito Mussoline, em Vargem Grande, onde recebeu o atendimento médico necessário. Ela apresentava escoriações pelo corpo, uma leve luxação no quadril e fratura de costela. Por fim, após estabilização, foi realizada a transferência para o Hospital São Domingos, em São Luís.

Jovem de 21 anos é executado com tiros na cabeça em Chapadinha

Local do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h30, um jovem identificado como Pedro Lucas Carvalho Silva Coelho, de 21 anos, foi executado a tiros na Rua da Curica, no bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha. As informações são do Blog Sala Vipp.

Conforme apurado, Pedro Lucas foi surpreendido por dois indivíduos que chegaram em uma moto de cor preta e efetuaram disparos de arma de fogo em sua cabeça. Não satisfeitos, os dois desceram da moto e seguiram atirando no rosto da vítima, que não esboçou qualquer tipo de reação. 

As equipes das polícias civil e militar estiveram no local colhendo informações junto às testemunhas e iniciaram diligências para identificar/localizar os assassinos. Foram encontradas quatro munições deflagradas e um projétil.

Após recesso parlamentar, Assembleia retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira (1º)

Plenário Nagib Haickel.
Após o período regimental de recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Maranhão retoma, nesta terça-feira (1º), os trabalhos no Plenário Nagib Haickel, com a realização da primeira sessão ordinária deste segundo semestre, às 9h30.

Já na quarta-feira (02) não haverá expediente na Casa, atendendo ao disposto na Resolução Administrativa 986/2023, que decreta ponto facultativo no Parlamento Estadual, em virtude dos jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo da Fifa. O expediente será retomado normalmente na quinta-feira (03), com sessões ordinária e solene no Plenário Nagib Haickel.

Atletas de Presidente Vargas conquistam medalhas na Etapa Regional dos JEM's

Medalhistas de Presidente Vargas.
A prefeitura de Presidente Vargas oportunizou aos estudantes a participação na etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses, realizada em Anapurus. Com o apoio total da gestão municipal, os alunos competiram em diversas modalidades esportivas. Dentre as conquistas, destaca-se a emocionante medalha de ouro na categoria prata do futsal, bem como as medalhas de prata no atletismo 2 mil metros e a medalha de bronze no atletismo revezamento, além da medalha de bronze no vôlei de praia.

A dedicação e apoio incondicional da prefeita Fabiana Mendes foram fundamentais para a preparação e o sucesso dos estudantes durante os Jogos Escolares. Com essa conquista, a cidade de Presidente Vargas vive um momento de orgulho e emoção, ao ver seus jovens atletas brilharem e representarem o município com excelência no cenário esportivo.

A participação e vitória nos Jogos Escolares não apenas reforçam o compromisso da prefeitura com o esporte e a educação, mas também fortalecem o sentimento de comunidade e pertencimento dos moradores de Presidente Vargas. A conquista esportiva serve como inspiração para os jovens, incentivando-os a persistirem em seus sonhos e objetivos.

Da Ascom PMPV.

domingo, 30 de julho de 2023

Colisão frontal resulta em duas mortes na BR-222 em Itapecuru-Mirim; veículos incendiaram

Grave acidente na BR-222.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No final da tarde deste domingo (30), por volta das 17h30, um grave acidente do tipo colisão frontal, envolvendo um Jeep Renegade e um Chevrolet Celta, foi registrado na BR-222, entre Itapecuru-Mirim e o povoado Entroncamento, resultando em duas mortes.

Segundo a PRF, no Renegade haviam cinco pessoas, sendo que uma morreu no hospital regional Adélia Matos, em Itapecuru, e os outros quatro ocupantes, levados ao mesmo hospital, ficaram gravemente feridos. No Celta, um ocupante morreu no local do acidente e um outro foi transferido para o Socorrão I, em São Luís.

Após a colisão, os dois veículos pegaram fogo e foram consumidos pelas chamas, dificultando, ainda, a identificação das vítimas e até mesmo dos automóveis. Além da PRF, equipes dos bombeiros militar do 11º BBM e da polícia militar atenderam a ocorrência.

Vítimas fatais: Benedito Braga Lopes Filho, de 52 anos, residente em São Luís (Renegade); e Mateus Ferreira, de 23 anos, residente em Miranda do Norte (Celta).

JULHO COM MUITAS MORTES

O mês de julho deste ano não está sendo dos melhores nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão. De 1⁰ a 30, o número de mortos nas sete BRs já soma 25 vidas perdidas, sem contar alguns casos de vítimas que faleceram dias depois em decorrência dos acidentes. No sábado (29) foram quatro mortos em dois acidentes graves (saiba mais). 

Confira mais informações no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

DJ e produtor musical realiza projeto audiovisual na Praça Thales Ribeiro, novo cartão postal de Vargem Grande

DJ Paulo Braz.
O artista Paulo Braz possui vários projetos dentro da cena cultural de música eletrônica, tais como: uma gravadora independente que lança artistas em início de carreira e intermediários; um Duo chamado LRDZ, que já produziu músicas para artistas americanos e europeus; um canal de mídia especializada em música eletrônica; um movimento coletivo cultural chamado Galeria House, que visa conectar amantes de música eletrônica da cidade e da região com o objetivo de realizarem encontros culturais para promoção do estilo; e, por fim, tem seu projeto solo que atua sob o nome HITBANGER e seus projetos de LIVE SET (formato de vídeo em que o DJ realiza uma apresentação musical seguindo uma TRACKLIST como na festa, porém com uma vibe fora clube).

Em meio a esses projetos há o Out Club, ideia que iniciou em 2020 durante a pandemia, quando tudo fechou e o DJ Paulo Braz resolveu aproveitar o Hype das Lives. Quando o Hype diminuiu ele começou a gravar Live Set para lançar em dias especiais com campanhas de divulgação. A expressão em inglês Out Club significa fora do clube, que faz alusão ao fato dos Sets serem realizados literalmente fora do clube, e o artista aproveita para promover paisagens bonitas e pontos turísticos de sua cidade e região.

Dessa vez foi escolhida a Praça Thales Ribeiro, o novo cartão postal de Vargem Grande que foi recentemente inaugurado (relembre). Com o êxito do trabalho, o DJ e sua equipe já planejam novas gravações em outros pontos da cidade. Vale lembrar, ainda, que já houve uma gravação em Vargem Grande antes, o episódio piloto deste projeto foi gravado em 2021, no balneário Moisinho.

O vídeo já está disponível no YouTube e você pode conferir (não esqueça de se inscrever no canal para ficar por dentro todas novidades):

Sábado é marcado por quatro mortes após graves acidentes no Maranhão

Acidente em Carolina.
GRAJAÚ

Por volta das 11h da manhã de sábado (29), no km 409 da BR-226, município de Grajaú, ocorreu um acidente tipo colisão traseira, que deixou uma pessoa morta, um ferido grave e dois feridos leves. Veículos envolvidos: M. Benz/Atego 2425, branco, de placas do município de Maranguape/CE; e uma caminhonete GM/S10 Executive 2.8 4X4, azul, de placas do município de Barra do Corda.

A colisão vitimou o condutor da caminhonete, um homem de 44 anos de idade (morto), um ocupante de 33 anos de idade (lesões graves) e dois outros com lesões leves, sendo uma mulher de 33 anos e um bebê de nove meses. Todos ocupavam a caminhonete S-10 e são moradores de Grajaú. No caminhão, ninguém se feriu. A causa do acidente foi estacionar ou parar em local proibido.

CAROLINA

Noite de sábado (29), por volta das 21h3, no km 543 da BR-230, município de Carolina, sudoeste do estado do Maranhão, ocorreu um acidente do tipo colisão frontal envolvendo um ônibus e um automóvel, que deixou os três ocupantes mortos. Veículos envolvidos na ocorrência: M. Benz /Mpolo Paradiso R, branco, de placas do município de Araguaina/TO; e um VW/Gol 1.0, vermelho, de placas do município de João Lisboa.

As vítimas são os três ocupantes do Gol, que morreram no local. O condutor, de 33 anos de idade (morto), e duas ocupantes, uma de 29 anos de idade (morta) e outra de 23 anos de idade (morta). Eles eram moradores do município de Carolina. Nenhum ocupante do ônibus se feriu. A causa provável do acidente pode ter sido ingestão de álcool pelo condutor.

Fonte: PRF.

Vídeo mostra exato momento em que homem é assassinado na Avenida Castelo Branco em Vargem Grande; veja detalhes

Vítima e suspeitos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma câmera que integra o sistema de videomonitoramento de um estabelecimento comercial registrou o exato momento em que Darlan Gomes de Almeida, de 36 anos, foi brutalmente assassinado na Avenida Castelo Branco, em Vargem Grande. O crime aconteceu durante a madrugada deste domingo (30) e foi praticado com uso de arma branca (relembre).

No vídeo, podemos observar Darlan Gomes sendo esfaqueado próximo ao canteiro central da avenida, o relógio marcava 1h31 e populares presenciam o ato criminoso. Após as imagens ficarem congeladas por alguns segundos, vemos os principais suspeitos deixando o local, andando, momento em que Darlan pede ajuda a um motociclista, se levanta e dá alguns passos em direção ao veículo, mas caiu antes mesmo de conseguir subir na moto. Ele ainda foi levado ao hospital municipal Benito Mussoline, mas não resistiu.

Ao chegarem na avenida, as guarnições da polícia militar e da guarda municipal encontraram três motocicletas abandonadas, além de uma faca, possivelmente a utilizada no homicídio. Com esse material apreendido já era possível a polícia civil chegar nos autores e agora com as imagens o crime está praticamente elucidado. Vamos aguardar!

Confira os vídeos no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Homem que atropelou ex-companheira em Chapadinha é preso pela Polícia Civil

Momento da colisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Neste sábado (29), a equipe plantonista da delegacia regional de Chapadinha cumpriu um mandado de prisão preventiva decretado em desfavor de um homem que não teve o nome divulgado, pelo crime de feminicídio, na modalidade tentada, tendo como vítima sua ex-companheira.

As investigações apontam que, em 1º julho, por volta das 8h, de forma proposital, o investigado jogou seu veículo sobre a motocicleta da vítima, vindo a causar diversas lesões nela. Toda essa ação criminosa ocorreu nas proximidades do Posto RR, sentido Mil Casas/centro, e foi registrado por câmeras de videomonitoramento.

Consta, ainda, que ele já havia ameaçado a vítima e que por essa razão havia uma medida protetiva de urgência expedida em favor dela. O preso foi levado à delegacia para lavratura dos procedimento legais, em seguida, encaminhado para o presídio. 

Criança de apenas 4 anos morre após ser atropelada na BR-222 em Vargem Grande

Hospital de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A pequena Maria Heloiza Rodrigues Sousa, de apenas quatro anos de idade, morreu após ser atropelada no povoado Placa, localizado às margens da BR-222, na zona rural de Vargem Grande. O corpo dela deu entrada no hospital municipal Benito Mussoline durante a madrugada deste domingo (30), por volta das 3h, com diversos hematomas e um corte profundo na cabeça.

A polícia militar e a guarda municipal foram comunicadas dos fatos, se dirigiram ao hospital e depois a PM se deslocou até o povoado em busca de mais informações. Os moradores relataram que a criança trafegava com a mãe no acostamento da rodovia, quando foi atingida por um motociclista que estava em alta velocidade. Ele se evadiu sem prestar socorro e ainda não foi identificado.

Aguardem mais informações!

Homem é brutalmente assassinado na Avenida Castelo Branco em Vargem Grande

Local do crime.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem de 36 anos, identificado como Darlan Gomes de Almeida, foi brutalmente assassinado na madrugada deste domingo (30), na Avenida Castelo Branco, já nas proximidades do cruzamento com a Rua Formosa, em Vargem Grande.

Conforme informações apuradas pelo Titular do Blog, por volta das 2h, policiais militares e guardas municipais que estavam de plantão foram informados do homicídio e, ao chegarem no local do crime, se depararam com a vítima, que apresentava diversas perfurações de arma branca no pescoço e nos braços.

Próximo ao corpo haviam, ainda, três motocicletas abandonadas, que, provavelmente, devem pertencer aos autores do assassinato. Tudo será investigado pela polícia civil. As imagens que circulam nas redes sociais são impublicáveis.

sábado, 29 de julho de 2023

Motorista foge de abordagem policial no Povoado Leite, mas é perseguido e preso em Presidente Vargas

Veículo apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais civis de Itapecuru-Mirim realizavam diligências no povoado Leite, localizado às margens da BR-222, entre Itapecuru e Vargem Grande, quando avistaram um veículo VW Gol de cor branca e com placas de São Paulo, sendo dada ordem de parada, no entanto, o condutor desobedeceu e saiu em alta velocidade.

Desta forma, foi iniciada uma perseguição por estradas não pavimentadas, passando por diversos povoados e que durou mais de uma hora, até que, no povoado Finca Pé, na zona rural de Presidente Vargas, os policiais conseguiram realizar a abordagem. 

O motorista foi identificado apenas pelas iniciais A.F.V.L. e com ele a equipe encontrou duas porções individualizadas de maconha. Segundo o delegado regional Samuel Morita, há meses a polícia investiga o tráfico de drogas na região, inclusive com informações de que este mesmo veículo era responsável pelo transporte de droga e de armas de fogo utilizadas por traficantes. "Possivelmente ele tenha dispensado o restante do entorpecente durante a fuga", explicou Morita.

O motorista foi autuado em flagrante por dirigir veículo automotor sem habilitação, gerando perigo de dano, realizar manobras colocando em risco a incolumidade pública, desobediência e posse de drogas para consumo. Todas as formalidades foram cumpridas quanto aos procedimentos policiais, inclusive apreensão do veículo para ser periciado.

PRF aborda mulher na BR-135 e apreende caminhonete com indícios de adulteração

Hilux apreendida.
Na tarde de quarta-feira (26) uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização na altura do km 14 da BR-135, quando avistou uma caminhonete que era conduzida por uma mulher de 37 anos e que apresentava indícios de adulteração nos sinais identificadores.

Em abordagem, os policiais solicitaram os documentos pessoais da condutora e os documentos do veículo. A motorista apresentou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) autêntica e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No entanto, a equipe decidiu realizar uma vistoria minuciosa nos elementos identificadores do veículo, onde foram constatadas diversas irregularidades levantando suspeitas de adulteração.

A análise dos vestígios remanescentes da marcação original do chassi e do motor revelou indícios claros de que o veículo poderia ser fruto de uma adulteração veicular. Contudo, naquele momento, não foi possível determinar com precisão a origem do veículo original.

A condutora, ao ser questionada pelos policiais sobre a procedência do veículo, alegou que o automóvel foi adquirido por seu marido, em uma região próxima à divisa entre os estados de Goiás e Distrito Federal, pelo valor de R$ 180 mil. Segundo ela, o homem afirmou que o veículo havia sido adquirido por um preço abaixo do valor de mercado devido a supostas passagens por leilão.

Diante das evidências de adulteração a equipe PRF conduziu a mulher ao Plantão da Polícia Civil na Cidade Operária para os procedimentos legais cabíveis. O veículo foi apreendido para a realização de uma perícia mais detalhada, a fim de confirmar a sua origem e a existência de possíveis ilícitos.

Fonte: PRF.

VÍDEO: Ciclista idoso morre após ser atropelado na BR-135 em São Mateus

Exato momento da colisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um idoso de 84 anos, identificado como Manoel Alves da Silva, morreu após ser atropelado na BR-135, na entrada do município de São Mateus. Tudo foi registrado por uma câmera de videomonitoramento e, nas imagens, podemos observar o idoso de bicicleta adentrando na rodovia, momento que foi abalroado por uma caminhonete. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do SAMU para o hospital, mas não resistiu.

Confira mais detalhes da reportagem da TV difusora São Mateus:

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Assaltantes que atacaram passageiros de ônibus na BR-222 são condenados

Assalto a ônibus na BR-222.
O Poder Judiciário de Santa Luzia, através da 1ª Vara, julgou os homens Francisco Silvério Cardoso Silva e Manoel Ferreira Arouche Júnior, acusados de prática de crimes de roubo e posse de drogas. Em relação ao segundo delito, eles foram absolvidos, mas condenados em relação ao primeiro. Francisco Silvério recebeu 8 anos de prisão e Manoel Ferreira 9 anos e seis meses, conforme sentença proferida pela juíza Ivna Cristina de Melo Freire, titular da 2ª Vara e respondendo pela 1ª. Eles deverão cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. 

Constou do Inquérito Policial que, no dia em 7 de dezembro de 2022, por volta das 14h40, na BR-222, próximo ao povoado Jabota, na cidade de Santa Luzia, Manoel e Francisco subtraíram, com emprego de arma de fogo, diversos objetos de passageiros do ônibus da empresa Porto Rico (relembre).

Conforme restou apurado, os denunciados embarcaram no ônibus na cidade de Santa Inês, e no local e horário acima mencionados, quando anunciaram o assalto dizendo “Ei motora, para aí que é um assalto. Nós não queremos machucar ninguém” e começaram a subtrair os objetos de alguns passageiros. Nesse instante, o motorista avistou a viatura da polícia e parou o ônibus atravessado na pista e passou a fazer sinais que havia um assalto em curso. Ato contínuo, os policiais militares de São Luís, que retornavam de uma missão na cidade de Buriticupu, perceberam o ônibus atravessado na via e avistaram o motorista sinalizando.

JOGARAM PERTENCES NO CHÃO

Os PMs, então, procederam à abordagem ao veículo e as negociações para os denunciados se entregarem, o que de fato ocorreu, mas antes jogaram os dois revólveres calibre 38 e oito munições por uma janela do veículo e deitaram ao chão com as mãos na cabeça, oportunidade, momento em que foram presos em flagrante delito. Foi encontrada, ainda, uma porção de maconha com os dois homens. Na delegacia, testemunhas informaram que, durante a abordagem policial/negociação, os denunciados devolveram ou jogaram no chão alguns objetos (celulares, joias e bolsas) que haviam sido roubados dos passageiros. O ônibus estava indo para Açailândia.

“Os depoimentos dos réus vão de encontro com o relato das vítimas e dos testemunhos dos policiais militares, que foram uníssonos no sentido de que, no dia 07 de dezembro de 2022, próximo ao povoado Jabota, município de Santa Luzia, os réus Manoel Ferreira Arouche Junior e Francisco Silvério Cardoso Silva subtraíram, mediante o emprego de arma de fogo, diversos objetos de passageiros do ônibus da empresa Porto Rico (…) Ressalto que, nos crimes contra o patrimônio, confere-se especial relevância e credibilidade à palavra da vítima, sobretudo se esta, de forma coerente e harmônica narra o fato, reconhece o seu autor e suas declarações são corroboradas pelos demais elementos de prova coligidos”, observou a magistrada na sentença.

Moto roubada em Vargem Grande é recuperada pela PM com auxílio de empresa de rastreamento

Moto recuperada pela PM.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quinta-feira (27), por volta das 22h, policiais militares de serviço em Vargem Grande foram informados de que uma motocicleta Honda Pop 110, de cor vermelha e de placa PTS-2063, havia sido tomada de assalto nas proximidades da Praça da Matriz, quando, na oportunidade, dois indivíduos armados praticaram a ação criminosa.

No entanto, a moto possuía sistema de monitoramento via GPS e a empresa RR Rastreamento Veicular, responsável pelo serviço, informou a localização do veículo. Desta forma, os policiais seguiram para o bairro São Miguel e encontraram a moto abandonada em uma região de matagal.

A guarnição realizou diligências pela cidade para prender os suspeitos, que praticaram o assalto utilizando uma moto Honda Fan de cor preta, porém não obtiveram êxito até o momento.

RR RASTREAMENTO: Para você que tenha interesse em implantar o serviço de rastreamento em seu veículo, basta entrar em contato com a empresa através dos números: (98) 98740-0094 e 99146-1956. Com o rastreador instalado, você acessa todas informações através da internet.

Super Fim de Mês da Loja Acertos em Vargem Grande; confira os preços

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Loja Acertos, empresa do segmento de móveis e eletrodomésticos recém inaugurada em Vargem Grande, na Rua Hemetério Leitão, ao lado do hospital municipal, está com ofertas imperdíveis no Super Fim de Mês Acertos. As ofertas são válidas para para esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de julho, e você não pode perder!

Confira mais detalhes:

Justiça condena casal por assassinato de empresário que apostou R$ 300 mil na vitória de Rigo Teles em Barra do Corda

Empresário Elker publicava vídeos com dinheiro e joias.
A Justiça condenou nesta quarta-feira (26), Victor Hugo Santos e Erika de Sousa dos Santos, acusados de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o empresário Elker Sousa Ferreira, ocorrido na cidade de Barra do Corda na madrugada do dia 22 de maio de 2022 (relembre). 

A sentença, assinada pelo titular da 1ª Vara da Comarca de Barra do Corda, João Vinícius Aguiar dos Santos, também absolve o acusado José de Sousa Filho, e determina a abertura de processo criminal próprio contra o acusado João de Queiroz Moreno, que está foragido. Victor Hugo Santos foi condenado a 38 anos e 10 meses de reclusão além de 283 dias-multa; e Erika de Sousa Santos recebeu a pena de 31 anos e um mês de reclusão, além de 147 dias-multa, ambos em regime fechado e com manutenção das prisões preventivas determinadas ao longo do processo pela Justiça, que julgou o caso em menos de um ano após o recebimento da Denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual – MPMA.

Consta no processo que, por volta das duas horas da madrugada do dia 22 de maio, na porta da residência da vítima, no bairro Tresidela, em Barra do Corda, o acusado Vitor Hugo em companhia de outro indivíduo, utilizando violência exercida pelo emprego de arma de fogo, subtraiu um aparelho celular, um cordão de ouro, uma pulseira de ouro e um relógio dourado, pertencentes ao empresário. O acusado teria descido da garupa de uma motocicleta com arma de fogo em punho, anunciando o assalto, subtraindo os pertences da vítima, “oportunidade em que, para garantir a impunidade do crime e a propriedade das res furtiva, efetuou dois disparos, atingindo a vítima na região escapular direita e na região lombar esquerda, lesões estas suficientes para causar sua morte, conforme laudo de necropsia, evadindo-se do local após a conduta criminosa”, detalha o Órgão acusador.

A Polícia Civil apurou que Erika de Sousa Santos foi escalada para acompanhar os passos da vítima, iniciando o planejamento da ação criminosa semanas antes da prática do latrocínio. Na lixeira do celular dela foram encontrados diversos prints de postagens e vídeos publicados nas contas de uma rede social do empresário morto, “que comprovam que ela estava acompanhando a vida da vítima há dois meses antes do latrocínio”.

As investigações também encontraram no celular de Erika, prints realizados momentos antes do crime (2h03min), quando a vítima estava em um frequentado Bar da cidade e publicou foto na rede social Instagram. A polícia também encontrou provas da interação entre vítima e acusada nessa rede social, comprovando que, pelo menos um mês antes do latrocínio (19/04/2022), o crime já estaria sendo planejado. “Na madrugada do dia 22 de maio, às 02h22mim, Erika dos Santos mandou uma mensagem escrita para Victor Hugo, - (contato salvo com o nome de Vida) -, dizendo ‘foi pra casa’, e ele respondeu ‘já é’”.

De acordo com os documentos juntados ao processo, Erika dos Santos planejou o roubo das joias ao acompanhar e monitorar a vida de Elker Sousa, com prints das postagens feitas por ele nas redes sociais a respeito de sua rotina, para enviar essas informações aos executores do crime. Nas alegações finais apresentadas sob a forma de memoriais escritos, o Ministério Público requereu a procedência do pedido contido na Denúncia para condenar os acusados nos crimes descritos no artigo 157, §3º, inciso II do Código Penal. Já as defesas, requereram a absolvição de ambos os acusados em virtude da ausência de provas.

JULGAMENTO

Para o magistrado, a materialidade do delito está concretizada no exame cadavérico, bem como nas fotos e testemunhos colhidos na fase investigativa e em Juízo. E resta devidamente demonstrada a autoria da prática delitiva pelos acusados. Em análise individualizada, o julgador verificou reprovabilidade acentuada na conduta do acusado Victor Hugo, tendo em vista o planejamento em comum acordo e divisão de tarefas para execução do crime. Frisa no julgamento, que este também responde a uma Ação Penal perante o Juízo da Comarca de Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas. “Sua conduta social merece valoração negativa, posto o acusado participar de facção criminosa no Estado do Amazonas”, frisa a sentença.

Para a Justiça, a acusada Erika dos Santos também apresentou conduta social acentuadamente reprovável, e apesar de não possuir antecedentes criminais, participou ativamente do planejamento, divisão de tarefas e execução do crime.

Professor Getúlio Bessa fala sobre os 200 anos da adesão do Maranhão à Independência

Getúlio Bessa com os jornalistas Gregório Dantas e Ronald Segundo.
O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta quinta-feira (27), o professor de História Getúlio Bessa, que falou sobre os 200 anos da adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Ele afirmou que, apesar de ser uma data não muito lembrada por grande parte da população, foi um momento importante para a história do Maranhão.

“Se formos às ruas de São Luís e perguntarmos para as pessoas qual o motivo do feriado, poucos saberão dizer. Foi um processo que envolveu atores sociais que a historiografia oficial buscou esconder. Tivemos a participação de pessoas de segmentos populares, mas que são pouco lembradas. Então, teve uma feição elitista, que buscou esconder a participação do povo no processo”, destacou Getúlio Bessa.

No bate-papo com os jornalistas Ronald Segundo e Gregório Dantas, o professor também disse que a história do Maranhão ainda não é tão valorizada, e que a adesão posterior do estado à Independência teve sua gênese em um processo mais complexo, como o caso da Balaiada. “Quando a gente estuda a adesão do Maranhão à Independência isso fica muito claro que a raiz da Balaiada, que foi uma revolta de grande repercussão, está nesse processo”, disse.

O professor Getúlio Bessa explicou ainda que entre os motivos que levaram à adesão está o vínculo histórico do Maranhão com Portugal. “Pouca gente sabe disso, mas o Maranhão tinha um vínculo histórico com Portugal. Por exemplo, durante anos, o Maranhão foi um estado separado do resto do Brasil. As ordens que a gente recebia não vinham de Salvador, mas diretamente de Lisboa. Segundo, é que no caso do Maranhão, naquele momento, o poder político estava nas mãos de comerciantes portugueses, que viviam em São Luís. Por isso, quando ocorreu o processo, ele se deu do interior do Maranhão para a capital”, afirmou.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Enxugando gelo! PM volta prender dupla que aterroriza moradores do Residencial São Miguel em Vargem Grande

Dupla foi presa novamente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A temporada de liberdade dos criminosos Luís Felipe Sousa Nunes, vulgo 'Baixinho', e Lenilson Carvalho dos Santos, vulgo 'Leozinho', durou apenas algumas horas. Conforme publicamos, os dois haviam sido presos em Vargem Grande na semana passada aterrorizando os moradores do Residencial São Miguel e por uma série de crimes, inclusive tentativas de homicídio contra desafetos, mas foram soltos nesta quarta-feira (26) após decisão do poder judiciário (relembre).

Acontece que, durante a madrugada desta quinta-feira (27), por volta das 3h, eles arrombaram um estabelecimento comercial na Rua da Estrela e furtaram diversos objetos do proprietário, dentre os quais, caixa de som, cervejas, garrafas de vinho e carne. A vítima procurou a polícia militar para relatar o ocorrido, bem como registrou um boletim de ocorrência na delegacia.
Objetos furtados por eles.
De posse das informações, os policiais iniciaram diligências e encontram 'Leozinho' portando uma arma de fogo do tipo garrucha, sendo que, ao avistar a guarnição, ele ainda tentou fugir, mas foi capturado. Em sua residência, foi encontrada a caixa de som e cervejas. Indagado sobre os produtos, ele disse que o furto foi realizado por 'Baixinho' e levou a equipe até a casa do mesmo, onde foram encontrados os demais objetos.

Desta forma, 'Baixinho' e 'Leozinho' foram apresentados na delegacia de Vargem Grande, onde foram autuados em flagrante delito pelos crimes de furto qualificado e de porte ilegal de arma de fogo. Vale ressaltar, ainda, que ambos confessaram os crimes.

E a polícia segue com seu brilhante trabalho de enxugar gelo...

Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Candidatos que solicitaram devolução da taxa de inscrição do Concurso da Assembleia anulado começam a ser ressarcidos

Assembleia Legislativa.
Os candidatos inscritos no concurso público anulado da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e que solicitaram a devolução da taxa de inscrição começaram a ser ressarcidos na última segunda-feira (24). Até o momento, já foram realizadas 88% das devoluções solicitadas. O certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022.

Vale ressaltar que os candidatos aptos à devolução do valor da taxa de inscrição deverão validar sua chave PIX, que deve ser, obrigatoriamente, o número do CPF. Segundo Lylian Soares, diretora de Finanças da Alema, à proporção que as pessoas cadastrarem a chave CPF estarão aptas a receber o valor, que será creditado automaticamente.

"A chave PIX pode ser cadastrada em qualquer instituição bancária, mas precisamos que seja o número do CPF. Se o candidato colocar e-mail ou telefone, não vai funcionar. Precisamos que seja o CPF, porque o programa que utilizamos para ressarcimento só permite que o PIX seja o CPF", enfatizou.

O prazo final para que seja efetuado o cadastro via PIX é de até 30 dias corridos, a contar do dia 24 de julho. Após esse período, não haverá mais devolução, pois o convênio com o Banco do Brasil para essa finalidade será encerrado.

Polícia Civil de Chapadinha divulga foto do acusado de assassinar empresário que teve corpo encontrado em Mata Roma

Polícia Civil divulgou imagem do assassino.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta quinta-feira (27), a polícia civil do Maranhão, através da delegacia regional de Chapadinha, divulgou o nome e a fotografia do indivíduo Leonardo Silva Sousa, indiciado em inquérito policial por ser o autor do homicídio de um empresário do município, identificado como Franklin Luz de Oliveira, de 33 anos.

O empresário Franklin Luz de Oliveira foi encontrado morto com as mãos amarradas no povoado Riacho Doce, localizado na zona rural de Mata Roma, em 20 de julho do ano passado. Ele ficou desaparecido 10 dias e teve seu veículo incendiado (saiba mais).

Segundo consta na investigação policial, Leonardo Silva planejou e executou toda ação criminosa. O delegado Jesimiel Alves, responsável pelo caso, disse que a polícia civil representou pela prisão preventiva do assassino e o mandado de prisão contra ele foi expedido em de junho de 2023. "Foram feitas diversas diligências para prender o indiciado, mas sem sucesso até então", disse Jesimiel.

A polícia tenta obter pistas a partir de denúncias pelo telefone (98) 991376301. Quem tiver informações, pode dar detalhes pelo número acima e a identidade será preservada.

URGENTE! Mais um avião monomotor cai no Maranhão; confira os vídeos

Avião monomotor.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Mais um acidente envolvendo avião monomotor foi registrado no Maranhão, novamente na Raposa, cidade que integra a região metropolitana de São Luís. De maio para cá, este é o quarto caso que acontece no estado (saiba mais).

Desta vez, o avião modelo Cessna Aircraft caiu nesta quinta-feira (27) no bairro Itapéua e os dois ocupantes, que ficaram feridos e precisaram de atendimento médico, foram socorridos por populares para o hospital. A aeronave havia decolado da pista do Clube de Aviação Ultraleve (Cavu).

Segundo o Blog do Gilberto Léda, o Certificado de Aeronavegabilidade (CVA) do avião estava cancelado. De acordo com os dados dos sistemas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o monomotor foi fabricado no ano de 1981, mas estava com o CVA vencido desde maio de 2017. Em tese, uma aeronave não pode voar com o certificado de aeronavegabilidade suspenso, em situação normal. No entanto, pode haver autorização especial, como em casos de voo de manutenção ou de experiência para renovação do certificado.

Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita: