domingo, 9 de janeiro de 2022

Bombeiros confirmam oitava morte após desabamento de rocha em Minas Gerais; veja o que se sabe sobre a tragédia

Momento da tragédia.
Uma rocha desabou e atingiu lanchas que estavam no Lago de Furnas, ponto turístico localizado em Capitólio (MG), cidade localizada a cerca de 280 quilômetros da capital Belo Horizonte. O acidente ocorreu no início da tarde deste sábado (8) (reveja).

Até a manhã deste domingo (9), o Corpo de Bombeiros já havia confirmado oito mortes. Pelo menos 32 pessoas ficaram feridas e ainda há dois desaparecidos, segundo último relatório. A estimativa da corporação é de que, no momento do acidente, em torno de 70 turistas estavam no local.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que uma grande rocha desliza e cai sobre a água, atingindo pelo menos três embarcações. Pouco antes da queda, é possível ver guias turísticos alertando sobre o iminente desabamento.

Porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o tenente Pedro Aihara afirmou que as fortes chuvas que vêm atingindo o estado podem ter relação com o acidente e alerta para o risco de outras ocorrências. “É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento”, afirmou.

A área onde ocorreu um deslizamento é um cânion. Ou seja, um vale profundo cercado de rochas que formam uma espécie de paredão natural. Em entrevista à CNN, Aihara afirmou que as visitas a áreas rochosas devem ser evitadas em épocas com altos índices de chuvas.

Ainda de acordo com o tenente, a maneira como a rocha caiu é atípica. “A forma de escorregamento não costuma ser para frente, é como se fosse uma fatia de um pedaço de uma torta escorregando naturalmente. Mas essa estrutura caiu como um dominó. A parte lá de cima que cai numa trajetória perpendicular intensificou o dano que as embarcações sofreram”, disse.

Veja o que se sabe até o momento:


Da CNN Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário