domingo, 30 de abril de 2023

Iracema Vale prestigia aniversário de Grajaú e comemora ações realizadas pelo Governo do Estado

Aniversário de Grajaú.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na manhã deste sábado (29), a inauguração de obras e a assinatura do protocolo de cooperação técnica para implantação da Estação Tech no município de Grajaú. Presidido pelo governador Carlos Brandão (PSB), o ato integrou as festividades alusivas ao aniversário de 212 anos da cidade.

Segundo Iracema Vale, os grajauenses merecem comemorar os muitos feitos realizados pela atual gestão municipal e pelo Governo do Maranhão, os quais resultaram em benefícios em prol do desenvolvimento local. Ela também reiterou a parceria com o município.

“É sempre uma grande alegria vir à Grajaú, ainda mais nesse momento especial de celebração. Parabenizo a cidade pelos seus 212 anos de emancipação política e o governador Carlos Brandão pelas obras e serviços que garantirão melhorias à infraestrutura do município e bem-estar à comunidade. O Parlamento Estadual estará sempre à disposição para prestigiar e trabalhar pelo desenvolvimento desta região”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Praça da Família

Executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), foi inaugurada uma Praça da Família com playground, quadra poliesportiva e de areia, academia ao ar livre, quiosques e área de convivência para pessoas de todas as idades. Para a construção do equipamento público, localizado no bairro Canoeiro, foram investidos, aproximadamente, R$ 1,1 milhão. 

No espaço, foram realizados serviços de pavimentação; construção de calçada e rampas de acessibilidade; serviços de rede elétrica com posteamento e instalações hidráulicas; pintura geral; construção de bancos, canteiros, meio fio e sarjeta; instalação de brinquedos, equipamentos de academia, quiosques metálicos, mesas de dama, paisagismo; entre outros. 

Mais ações

Além disso, foram entregues pelo Governo do Estado uma quadra poliesportiva, a sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o sistema de abastecimento de água do quilombo Santo Antônio dos Pretos. Foi, ainda, assinado o protocolo de cooperação técnica para implantação da Estação Tech com o objetivo de proporcionar inclusão tecnológica à comunidade.

“Estamos em meio à uma rotina intensa de inaugurações porque não há nada melhor que ver o nosso Maranhão crescer. Estamos trabalhando em harmonia e a presença do Poder Legislativo prova isso. Queremos ver os municípios se desenvolverem e, por isso, estamos firmando essa parceria com as prefeituras”, salientou o governador Carlos Brandão.

Também participaram do evento os deputados estaduais Ricardo Arruda (MDB), Éric Costa (PSD), Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB) e Florêncio Neto (PSB); o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda (MDB); o deputado federal Rubens Júnior (PT); a presidente da Câmara Municipal, Elany Jorge (PCdoB); secretários de Estado e outras autoridades.

Adolescente tenta matar própria mãe que não aceitava relacionamento dela com namorado em São Luís

Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.
Uma jovem de 16 anos esfaqueou a mãe e uma vizinha na capital São Luís. O Motivo do ataque, segundo a Polícia Militar, seria porque a mãe não aceitava o relacionamento da adolescente com o namorado. A mãe foi atingida no braço três vezes e está estável, e a vizinha foi esfaqueada quatro vezes no abdômen e se encontra em estado grave, as duas estão internadas aqui no Hospital Djalma Marques, sem previsão de alta.

A menina foi levada à Delegacia do Adolescente Infrator, acompanhada do tio. Depois de ouvir a jovem, a investigação deve prosseguir. A polícia não descarta a possibilidade de o ataque ter sido incentivado pelo homem com quem a adolescente tem o relacionamento. Segundo o tio da jovem, apesar dela possuir distúrbios psicológicos, o ataque violento é algo que nunca tinha acontecido.

Mais informações na reportagem de Giovana Kury:


Do Portal TV Cidade.

ABSURDO! Corpo de mulher é desenterrado e estuprado no interior do Maranhão

Mulher estuprada.
Um caso de necrofilia assustou a cidade de Pindaré-Mirim, na manhã deste sábado (29). O corpo de uma jovem de 20 anos, identificada como Shakira, foi desenterrado durante a madrugada e violentado sexualmente. A polícia foi ao local e encontrou o túmulo aberto e o corpo da mulher entre as sepulturas, com possíveis sinais de violência sexual. O corpo estava de barriga para cima e com as pernas abertas, o que indica ter havido violência sexual.

Uma missa de sétimo dia já estava sendo programada pela família da jovem, para este domingo (30). Pelas informações, Shakira recorreu ao suicídio por enforcamento na madrugada de segunda-feira (24) e foi sepultada no dia seguinte. A polícia também está em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na localização do autor ou dos autores do crime. O cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de São Luís, onde vai passar por exames para saber se houve mesmo crime de necrofilia.

Necrofilia é uma palavra de origem grega, de nekros (morto), philos (amante), exprime a obsessão ou perversão doentia de ter relações sexuais com cadáveres. A pena prevista para quem vilipendiar cadáver ou suas cinzas (artigo 212 do Código Penal) é de três anos de prisão, e multa.

Do Blog do Gilberto Lima.

Homem é preso após se passar por delegado em cidades do interior do Maranhão

Imagem ilustrativa.
Na última sexta-feira (28), a Polícia Civil do Maranhão, em ação conjunta com a Polícia Civil e Polícia Penal de Pernambuco, conseguiram, através de uma minuciosa investigação, identificar um homem que se passava por delegado de Polícia do Maranhão para aplicar diversos golpes via telefone em cidades do Maranhão. O preso aplicou os golpes contra bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais nas cidades de Arari, Vitória do Mearim e Lago da Pedra.

Em um dos casos, ocorrido na cidade de Vitória do Mearim, o indivíduo, se passando como um delegado, identificado como "Doutor Gustavo", solicitava via celular, lanche ou refeição, pedindo para que tal encomenda fosse entregue na Delegacia de Polícia de Vitória do Mearim. Além disso, o investigado ainda pedia para o funcionário lhe enviar um determinado valor em dinheiro via Pix, sendo que tal valor seria restituído a título de troco pelo próprio "delegado", assim que encomenda chegasse na delegacia.

Após receber as vítimas devidamente munidas das informações prestadas através do boletim de ocorrência, foi feito uma investigação preliminar e posterior contato com a Polícia Civil e a Polícia Penal pernambucana, na intenção de identificar e posteriormente punir administrativa e criminalmente o indivíduo autor dos citados golpes. Na sexta, a Polícia Penal de Pernambuco, mais precisamente a do Presídio da cidade de Arcoverde, logrou êxito em encontrar o indivíduo na posse do celular utilizado para cometer os golpes.

Após realizar a identificação do investigado, o mesmo passou pelo setor de disciplina da Polícia Penal, aonde deverá ter anotada uma falta grave em sua ficha penal (Art. 50, inciso VII da Lei de Execução Penal), além de responder criminalmente na justiça maranhense, a princípio pelo cometimento dos crimes de Estelionato Qualificado (Art. 171, § 3• do CP), Falsa Identidade (Art. 307 do CP) e Utilização Indevida de Distintivo Público (Art. 296, § 1•, III do CP).

Da Ascom PCMA.

sábado, 29 de abril de 2023

Assembleia promove programação especial em homenagem ao trabalhador no mês de maio

Presidente do Gedema Carol Duailibe.
A Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) e da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, e em alusão ao Dia do Trabalhador (1º de Maio), promoverá durante o mês de maio, uma programação especial voltada aos servidores da Casa. Ações de saúde e palestras educativas integram o roteiro.

"Essa é uma forma de lembrar a importância do trabalhador e reconhecer a força, a coragem e a determinação de cada servidor da Assembleia e de todo o Maranhão. Que Deus possa nos capacitar para continuarmos a construir uma sociedade digna e de respeito", afirmou a presidente do Gedema, Carol Duailibe.

Na terça-feira (02), a partir das 8h, será oferecido um café da manhã no hall de entrada da Alema. Já na quarta-feira (03), das 8h às 17h, palestras e práticas integrativas serão ministradas no Plenarinho. Será necessário agendamento prévio na Diretoria de Saúde para o atendimento em massoterapia, auriculoterapia e ventosaterapia.

Além disso, a Carreta Expresso Saúde será instalada na área principal da Assembleia, para realização de consultas, exames laboratoriais e clínicos nos dias 17, 18 e 19 de maio. Os atendimentos deverão ser agendados no setor de saúde da Alema.

PROGRAMAÇÃO

DIA 2
8h - Café da Manhã
Local: Hall de Entrada

DIA 3
CICLO DE PALESTRAS - a partir de 8h

“Bruxismo: o que é e como pode afetar a sua vida”
Palestrante: Jaciara Borges

“Como a alimentação pode impactar no Burnout”
Palestrante: Caroline Monte

“Saúde do idoso e qualidade de vida”
Palestrante: Silvana Teixeira

“A importância da saúde mental no trabalho”
Palestrante: Gabriela Carvalho

“Exercícios respiratórios para uma boa funcionalidade pulmonar”
Palestrante: Nayana Carneiro

PRÁTICAS INTEGRATIVAS - das 14h às 17h

Massoterapia (massagem nas cadeiras quick)
Auriculoterapia | Ventosaterapia

PM que matou ex-mulher e amigo dela na Fialho é condenado a 27 anos de prisão

PM foi condenado.
Foi condenado a 27 anos e 6 meses de reclusão o soldado da Polícia Militar do Maranhão, Carlos Eduardo Nunes Pereira, 34 anos, pelos assassinatos de sua ex-companheira Bruna Lícia Fonseca Pereira, 23 anos, e de José Willian dos Santos Silva, 24 anos. O crime ocorreu no dia 25 de janeiro de 2020, por volta 13h30, no apartamento onde a mulher morava, no bairro Vicente Fialho, na capital (relembre).

O juiz titular da 3ª Vara do Júri, José Ribamar Goulart Heluy Júnior, negou ao réu o benefício de recorrer da decisão em liberdade e o acusado foi levado de volta para o presídio do Comando Geral da PM, onde já estava preso desde o dia do crime. Com a condenação na esfera criminal, Carlos Eduardo Nunes Pereira perde a função pública, com sua exclusão dos quadros da PMMA.

A sessão de julgamento começou por volta das 9h30 desta sexta (28) e só terminou às 22h20h. Foram ouvidas sete testemunhas, sendo quatro da defesa e três da acusação. Familiares do réu e das vítimas acompanharam o julgamento. Ao ser interrogado o acusado confessou o crime, respondeu as perguntas da defesa, mas se manteve em silêncio no momento das perguntas do promotor de Justiça Samaroni Maia.

Carlos Eduardo Nunes Pereira foi denunciado pelos crimes previstos no Código Penal, artigo 121, § 2o (homicídio qualificado), incisos IV (mediante recurso que dificulte a defesa da vítima) e VI (contra a mulher por razões da condição de sexo feminino/feminicídio), em relação à Bruna Lícia Fonseca Pereira; e artigo 121, § 2o, IV em relação a José Willian dos Santos Silva.

Na sessão de julgamento desta sexta-feira (28), os jurados afastaram a qualificadora de feminicídio. O réu foi condenado pelos dois homicídios, com a qualificadora uso de recurso que dificultou a defesa das duas vítimas.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia do crime as vítimas, que trabalhavam na mesma empresa, e um colega de trabalho haviam decidido almoçar juntos e aguardavam o almoço pedido pelo aplicativo de celular. O denunciado entrou no apartamento, usando fardamento da PM e com uma arma de fogo (pistola calibre 40), indo diretamente ao quarto onde estavam as duas vítimas. Após atirar nos dois, ele permaneceu no interior do apartamento até a chegada da polícia, entregando a arma, sendo preso em flagrante. As vítimas morreram no local.

Segundo os autos, Bruna Lícia Fonseca e Carlos Eduardo Nunes haviam rompido o relacionamento recentemente e ele não aceitava o término. Consta também que o denunciado havia retirado seus pertences do apartamento no dia anterior ao crime.

Prefeito e vereador do interior do Maranhão são denunciados por prática de aborto ilegal em motel

Eriveltn e Lindomar.
O Ministério Público do Maranhão contribuiu nas investigações que resultaram na denúncia oferecida, no último dia 20, pelo Promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, do Ministério Público do Tocantins, contra o prefeito de Carolina, Erivelton Teixeira, pela prática de aborto sem consentimento da gestante. O crime ocorreu em Augustinópolis (TO), no dia 2 de março de 2017. Também foi denunciado o vereador Lindomar da Silva Nascimento, que, na época, era motorista de Erivelton Teixeira.

Após entendimento do MPMA de que o denunciado não utilizou do cargo público para a prática do crime, houve o compartilhamento das investigações do MP maranhense com o MPTO. O Parecer de encaminhamento foi assinado pelo Promotor de Justiça Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, da Assessoria de Investigação da Procuradora Geral de Justiça, e acolhido pelo Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Danilo José de Castro Ferreira, em fevereiro deste ano.

“O crime ocorreu em Augustinópolis, no Tocantins, e as autoridades policiais começaram as investigações por lá. Mas, em determinado momento, por ele ocupar o cargo de prefeito de uma cidade localizada no Maranhão, foram encaminhadas cópias das informações para que fosse feita uma investigação pelo Ministério Público do Maranhão, em virtude do investigado ter passado a ocupar cargo de Prefeito Municipal, que lhe conferia foro por prerrogativa de função”, explicou o Promotor de Justiça Carlos Henrique Brasil.

Dessa forma, segundo o integrante da Assessoria de Investigação, o MPMA passou a investigar se havia alguma relação da prática criminosa com o cargo público que o autor do crime ocupava. “Passamos a investigar se ele tinha utilizado algum recurso do Município de Carolina para a prática do crime a fim de que a denúncia fosse apresentada pelo Ministério Público do Maranhão junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, mas concluímos que não”.

O Promotor Assessor do Procurador-Geral de Justiça ressaltou também o trabalho de parceria ocorrido entre o MPMA, o MPTO e a Polícia Civil do Tocantins, que tornou possível a ação penal contra o denunciado.

ENTENDA O CASO

De acordo com as investigações, no dia 2 de março de 2017, Erivelton Teixeira Neves, que é médico de formação, levou a vítima, com quem manteve um relacionamento amoroso por três anos, para um motel localizado em Augustinópolis. No local, após constatar que a vítima estava grávida, ele iniciou um procedimento com medicação intravenosa para que a mulher perdesse a consciência e realizou uma curetagem sem o consentimento da vítima. Após o procedimento, Erivelton Teixeira Neves teve o auxílio do seu então motorista Lindomar Nascimento para deixar a vítima em casa.

Redação: CCOM-MPMA com informações do MPTO.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Vargem Grande: Pizzaria encerra atividades após morte de entregador de lanches

Nota da Pizzaria UP.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Pizzaria UP de Vargem Grande comunicou, na noite desta quinta-feira (27), o encerramento das suas atividades na cidade. A medida acontece menos de uma semana depois da morte do entregador de lanches Francisco de Assis Silva da Rocha, de 22 anos, que trabalhava no estabelecimento comercial e foi covardemente assassinado por dois assaltantes no Residencial Canaã (relembre).

"AVISO IMPORTANTE: Após 3 anos atendendo nossa comunidade Vargem-Grandense, é com muita tristeza que nós da equipe PIZZA UP viemos por meio desta nota comunicar que a partir de hoje 27/04/2023 estamos encerrando nossas atividades. Foi muito bom compartilhar tantos momentos e histórias com vocês, agradecemos imensamente aos clientes, amigos e fornecedores por nossa parceria ao longo desses anos, pela confiança e por terem feito parte da nossa história. Gratidão. Atenciosamente Família Up", disse a nota.

Em contato com o Titular do Blog, os proprietários informaram que desde setembro tiveram que morar em São Luís, mas conversaram com os colaboradores na época para manter as portas abertas, bem como os empregos, e assim foi feito, no entanto, nos últimos dois meses o encerramento das atividades já vinha sendo pensado e este crime bárbaro foi primordial para a tomada da decisão. Uma pena, com toda certeza!

Emserh tem 120 dias para empossar aprovados em concurso público

Emserh.
Atendendo a pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio de Ação Civil Pública proposta pela 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís, a Justiça condenou a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e o Estado do Maranhão a, no prazo máximo de 120 dias, convocar, nomear e dar posse a todos os 140 candidatos aprovados no concurso público nº 01/2017.

Os aprovados devem ser convocados para provimento dos empregos em número compatível com aqueles atualmente ocupados por contratados irregularmente. A Emserh e o Estado do Maranhão também foram condenados a, no prazo máximo de dois anos, exonerar todas as pessoas irregularmente contratadas sem prévia aprovação em concurso público, bem como extinguir os cargos em comissão que integram o quadro de pessoal da Empresa que não sejam de funções de direção, chefia ou assessoramento, substituindo-os por cargos de provimento efetivo.

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos também condenou a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares a abster-se de realizar processos seletivos simplificados e novas contratações para cargos em comissão em desconformidade com a Constituição Federal.

A Ação do Ministério Público do Maranhão foi formulada com base nas investigações baseadas em sete denúncias anônimas recebidas pela Ouvidoria do MPMA. As manifestações noticiavam que a instituição estaria promovendo processos seletivos simplificados para ocupar vagas contempladas em concurso público ainda válido, cujos aprovados ainda não haviam sido convocados.

De acordo com o promotor de justiça Nacor Paulo Pereira dos Santos, a 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís continuará acompanhando a execução do cronograma por parte da Emserh, com o objetivo de garantir o cumprimento da decisão judicial. Em caso de descumprimento de qualquer dos itens, foi estabelecida multa diária de R$ 10 mil.

Redação: CCOM-MPMA.

Homem é preso após pichar muro da Escola Raulina em Vargem Grande

Autor foi preso em flagrante.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (27), por volta das 10h, policiais militares de serviço em Vargem Grande prenderam o indivíduo identificado como Natanel Lima Viana, de 33 anos, morador do povoado Vila Maioba, devido o mesmo estar pichando o muro da Escola Raulina Sousa Silva, localizada na Rua José Firmino Gomes.

Com ele, que confessou a autoria do crime ambiental e disse estar apenas se 'expressando', os policiais ainda encontraram a tinta spray utilizada. Desta forma, Natanel Lima foi apresentado na delegacia de polícia civil de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

VEJA TAMBÉM:

Pichação é crime? A pichação é resultado do ato de escrever ou rabiscar com spray ou tinta muros fachadas e edificações, uma prática comum em ambientes urbanos. Entretanto, conforme prevê o artigo 65 da lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), a ação é considerada crime e prevê pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para praticá-lo. Caso o imóvel seja tombado, há um agravante na pena e ainda, se forem mais de uma pessoa praticando, pode ser considerado associação criminosa. 

Gestão do Prefeito Galego Mota torna Saúde de Dom Pedro referência na região

Galego Mota e Andréia Vieira.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O município de Dom Pedro, que por anos ficou conhecido somente por escândalos e notícias negativas, atualmente vive outra realidade sob a gestão do prefeito Galego Mota e do vice-prefeito Lucyan Rezende, que resgataram o orgulho dos dompedrenses.

Na Saúde, por exemplo, que tem como secretária a cirurgiã-dentista Andréia Vieira, Dom Pedro passou por uma verdadeira transformação e se tornou referência para toda região através dos investimentos e dos resultados alcançados, como a inauguração da nova sede da SEMUS, um espaço amplo e adequado para comportar as demandas da população. O mesmo aconteceu com 10 Unidades Básicas de Saúde, que foram reformadas, equipadas e entregues tanto na sede quanto na zona rural.

Saúde de Dom Pedro é referência.
Para o Hospital Municipal de Dom Pedro foram contratados mais profissionais nos atendimentos de urgência e emergência, além da unidade contar com diversas especialidades médicas, tais como, clínico geral, cirurgião geral com a realização de procedimentos cirúrgicos na própria unidade e a presença do profissional anestesista. A população também têm, à disposição, um importante aparelho de eletrocardiograma e um laboratório de análises clínicas, onde são colhidos diversos materiais biológicos com o objetivo de melhor avaliar os pacientes. 

Quanto à estrutura do prédio, esta não para de receber melhorias, prova disso é a sala de pediatria, que recebeu grande reforma, com pintura completa e troca de camas por berçários novos. Também foi construída a cobertura da parte externa que dá acesso à emergência. Todas essas reformas garantem melhor conforto para população enquanto o novo hospital está sendo construído, uma obra gigantesca orçada em mais de R$ 13 milhões.

Saúde de Dom Pedro é referência.
Ainda na gestão Galego Mota, Lucyan Rezende e Andréia Vieira, os dompedrenses têm atendimentos com pediatras, ortopedistas, urologista, ultrassonografistas, cardiologistas, neuropediatras, psiquiatras, endocrinologistas, obstetras, além da farmácia básica do município estar sempre abastecida. E não para por aí. Agora o SAMU conta com uma nova sede, localizada no centro da cidade para garantir o atendimento mais rápido, e o CAPS foi reaberto com novas instalações.

A prioridade na Saúde também pode ser vista nos serviços externos, como: aulas de aeróbica, dança e outras atividades físicas pelo NASF, que vem trazendo cada vez mais saúde física às famílias do município; intensivo combate ao mosquito da dengue, com ações descentralizadas, periódicas com equipamentos, profissionais e equipes de endemias em prontidão; fardamento e equipamentos novos a todos os Agentes de Saúde, como o investimento em mais de 70 computadores portáteis para que todos os agentes estejam integrados e conectados; campanha para promover a doação de sangue no município; apoio e estruturação das Ações promovidas pela Vigilância Sanitária; apoio e investimento constante nas ações do CAPS, que promovem bem estar aos pacientes no âmbito da atenção psicossocial.
Centro de Atendimento ao Autista.
Outro marco histórico para o povo de Dom Pedro foi a construção do primeiro Centro de Atendimento ao Autista da região, um espaço apropriado para atender pacientes diagnosticados com autismo e que conta com profissionais especializados, como fonoaudióloga, psicóloga e neuropediatra. Uma antiga luta da secretária Andréia e que agora é realidade. Portanto, estas e outras ações confirmam que a Saúde de Dom Pedro é uma das melhores da região, sendo referência de competência, organização e qualidade.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Avião monomotor cai no Maranhão e duas pessoas ficam feridas

Avião monomotor.
Um avião monomotor caiu, na tarde desta quinta-feira (27), na localidade Cumbique, zona rural do município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. Dois tripulantes tiveram ferimentos leves, foram socorridos por moradores da área até a chegada das ambulâncias e depois encaminhados ao hospital.

A aeronave, de prefixo PP-DJG, caiu em uma área de horta. Após a queda, a cabine do monomotor ficou toda destruída. Nos bancos e no cinto de segurança, ficaram as marcas de sangue. A polícia isolou o avião que deve passar por uma perícia. Testemunhas disseram que foram surpreendidas com o barulho da queda do avião. 

O monomotor realizava um voo de teste, após uma manutenção, mas, segundo os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, usado como táxi-aéreo, está com o registro de operação negado, já que o certificado de aeronavegabilidade está suspenso.

Confira o vídeo no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do G1 MA. 

Caxias sediará nova edição do ‘Assembleia Itinerante’ no dia 5 de maio

Assembleia.
A cidade de Caxias sediará a nova edição da ‘Assembleia Itinerante’, no próximo dia 5 de maio. A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará a sessão solene de instalação do evento e, em seguida, a sessão ordinária para apreciação de proposições pelos parlamentares.

Na ocasião, serão debatidos temas importantes e votadas matérias de interesse da população maranhense. A instalação da ‘Assembleia Itinerante’ em Caxias foi proposta pelas deputadas Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), no intuito de prestigiar a região Leste do Maranhão. A cerimônia contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de dirigentes da Alema e convidados.

No mês de março, a cidade de Imperatriz sediou o evento, que tem como objetivo aproximar a Casa do Povo dos municípios, ouvindo de perto as demandas da população e deliberando matérias pertinentes a todos os maranhenses.

PM recupera moto do entregador de lanches assassinado em Vargem Grande

PM recuperou moto roubada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A motocicleta utilizada pelo entregador de lanches Francisco de Assis Silva da Rocha, de 22 anos, assassinado a tiros no último domingo (23) após ser assaltado no Residencial Canaã (relembre), acaba de ser recuperada por policiais militares de Vargem Grande.

O veículo, que era utilizado por Francisco de Assis como instrumento de trabalho, tendo em vista que ele trabalhava entregando pizzas para um estabelecimento comercial da cidade, foi levado pelos dois criminosos envolvidos no latrocínio: o adolescente G.B.C., de 16 anos, que confessou ser o autor dos disparos, e Maurício da Conceição, de 20 anos, vulgo 'Pedro Lucas', que seria o condutor durante a fuga (saiba mais).

Apesar de já ter sido liberado, o menor prestou depoimento e informou que a moto estava escondida em um matagal localizado às margens da BR-222, nas proximidades do local do crime. O veículo foi apresentado na delegacia de polícia civil para que seja restituído à família da vítima.

Advogado consegue suspensão da eleição para vaga de desembargador do TJ-MA e aponta colegas que podem ter votado irregularmente

OAB.
O advogado Márcio Almeida, autor da ação que culminou com a suspensão do processo da OAB-MA para escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional, identificou no processo pelo menos quatro colegas que participaram da votação, mas estariam vetados de acordo com o edital do pleito.

De acordo com as regras estabelecidas para a eleição, só poderiam “participar da consulta direta advogados e advogadas regularmente inscritos no Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão que, na data de divulgação deste Edital, estiverem em dia com suas obrigações estatutárias e financeiras perante a entidade”.

A “obrigação estatutária”, nesse caso, diz respeito à inscrição na Ordem, o que só é efetivado após o cumprimento de sete etapas, a última delas a prestação de “compromisso perante o Conselho”. Para participar do pleito, esta última etapa deveria ser cumprida até o dia 7 de fevereiro.

“Com efeito, o referido edital é datado de 07/02/203, contudo, segundo informações trazidas aos autos, houve casos de advogados que teriam votado nessa eleição não obstante inscritos nos quadros da OAB/MA posteriormente a esse marco temporal, a exemplo dos advogados Deyvis Araújo Lobato, inscrito em 27/03/2023, Larissa Carvalho Silva, inscrita em 06/03/2023, Odeilma Melo Alves, inscrita em 28/03/2023 e Iury Mahatma Rodrigues Esposito, inscrito em 13/02/2023”, diz o juiz federal substituto André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes em sue despacho antes de suspender todo o processo.

Manipulação

Na ação, Márcio Almeida também sustentou que pode ter ocorrido “manipulação de todo o sistema eletrônico de votação, haja vista que sequer a transparência devida é assegurada, e há evidências claras de que houve artificial ampliação do colégio eleitoral”. Ao analisar essa alegação, contudo, o magistrado entendeu que não se poderia decidir com base na acusação sem “um maior aprofundamento probatório oportuno”.

“Questões relativas à alegada manipulação do sistema de votação exigem um maior aprofundamento probatório oportuno, não sendo prudente, de plano, e sem observância do contraditório e da ampla defesa, considerar existente a ocorrência de fraude do sistema eleitoral on-line em si. Isto é, neste momento, não se vislumbra efetiva manipulação do resultado em termos de atribuição dos votos que foram computados”, ressaltou Gomes.

Sabatina

Por conta da decisão judicial, a OAB-MA decidiu suspender a sabatina dos 12 candidatos eleitos na primeira lista, o que ocorreria nesta quinta-feira, 27. Em discurso nesta manhã, o presidente da entidade, Kaio Saraiva, disse que “decisão judicial se cumpre, se justifica e se recorre”, e garantiu que o processo eleitoral ocorreu com regularidade.


Do Blog do Gilberto Léda.

Vereadores de Timon vão devolver mais de R$ 100 mil recebidos ilegalmente

Câmara Municipal de Timon.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmou, em 19 de abril, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Câmara de Vereadores de Timon, estabelecendo devolução de verba indenizatória paga ilegalmente durante o período de recesso parlamentar. Os 21 receberam o valor total de R$ 105 mil em janeiro deste ano, quando não havia atividade na Casa.

A prática descumpriu decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), TAC proposto em 2018 pelo MPMA e Recomendação expedida pelo órgão ministerial em janeiro, que solicitou que o presidente da Câmara, Celso Lopes, se abstivesse de pagar o valor durante o recesso. Assinaram o acordo o titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa de Timon, Sérgio Ricardo Souza Martins; o presidente da Câmara e demais integrantes do Poder Legislativo local.

Além de Celso Lopes, foram beneficiados ilegalmente os vereadores Alynne Pego, Antônio Silva, Denisvaldo Sousa, Francisco Reis, Francisco Guimarães, Helder Alencar, Ivan Silva, Jair Silva, João Caldeira Neto, Jorge Marcos Passos, José Macedo Neto, José Resende, Juarez Silva Filho, Luís Carlos Sá, Maria da Luz Flor, Pedro Nascimento, Pedro Santos, Thiago Santos, Ulysses Waquim e Vanda Santos.

“Os pagamentos indevidos das verbas foram realizados sem comprovação de que houve prestação do serviço para atividade parlamentar, visto que estavam em recesso, e sem pareceres jurídicos e contábeis que os possam ter autorizado”, explica o promotor de justiça.

CLÁUSULAS

O TAC estabelece a devolução aos cofres da Câmara Municipal dos valores recebidos ilegalmente. No período de 20 de maio a 20 de setembro de 2023, cada um dos vereadores deve restituir o valor de R$ 5 mil, dividido em cinco parcelas de R$ 1 mil.

O presidente do Poder Legislativo de Timon deve instaurar procedimentos administrativos individuais. Também está obrigado a informar ao MPMA, até o dia 25 de cada mês, os valores devolvidos aos cofres da Câmara Municipal. Outra obrigação é encaminhar o comprovante de transferência à Promotoria de Justiça.

A multa por descumprimento dos prazos é de R$ 1 mil diários. Após recebimento da notificação, os montantes devem ser recolhidos em 30 dias, em instituição financeira e conta indicadas pelo MPMA. Os valores serão transferidos ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos. Caso o valor da multa não seja depositado, a cobrança será feita pelo Ministério Público, com atualização monetária e juros de 1% mensais.

A execução da multa não exclui a obrigação estabelecida no TAC. O descumprimento das obrigações motivará proposição de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa ou Ação Penal, execução de obrigações, instauração de inquérito policial ou outras providências administrativas adequadas ao caso.

Redação: CCOM–MPMA.

Adolescente que confessou ter matado entregador de lanches em Vargem Grande já está em liberdade

Momento da prisão de Maurício da Conceição.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O adolescente G.B.C., de 16 anos, que foi apreendido na noite desta quarta-feira (26) por envolvimento no latrocínio registrado no residencial Canaã durante o final de semana já está em liberdade. O adolescente, que estava escondido com familiares no povoado Poço Redondo, confessou aos policiais que foi o autor dos disparos que tiraram a vida do entregador de lanches Francisco de Assis Silva da Rocha, de 22 anos (saiba mais).

Segundo apurado pelo Titular do Blog, como não estava mais em flagrante e não ter nenhum mandado de internação decretado contra si, o menor de idade foi ouvido e responderá em liberdade até que o referido pedido seja expedido pelo poder judiciário. O delegado Saul Laurentino informou que já pediu a internação e aguarda a decisão do juiz.

Já o segundo criminoso, identificado como Maurício da Conceição, de 20 anos, vulgo 'Pedro Lucas', só permaneceu preso porque foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas (relembre). Da mesma forma, o delegado também já pediu a prisão preventiva dele pelo latrocínio e aguarda a decisão do juiz.

E é isso, o crime foi elucidado, agora só depende da justiça!

Flávio Dino diz que Satanás criou grupos de WhatsApp

Flávio Dino.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (26) que “Satanás inventou” as fake news e os grupos de WhatsApp. A declaração foi dada ao comentar a suspensão do Telegram determinada pela 1ª Vara Federal de Linhares, da Justiça Federal do Espírito Santo. 

“Satanás inventou o grupo de WhatsApp, a fake news, político que se elege com fake news, político que acha que a internet é brincadeira. E esses bichos ficam andando por aí. De vez em quando, eu encontro um e digo: ‘Vamos exorcizar esses seres do mal'”, declarou o ministro durante evento de lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), em Fortaleza (CE).

Segundo Dino, as redes sociais foram “inventadas por inspiração de Deus”, mas o “Diabo, sim, produz pelo meio”. “Isso tudo está conectado com as tragédias cotidianas que nós vemos. Esse combate é necessário porque a violência hoje se espraia nos nossos lares de forma invisível”, declarou. 

O ministro também afirmou que “quem faz da mentira uma profissão é um homicida, é um genocida”. “É preciso falar com firmeza com essa gente. E essa gente está aí nesse negócio de internet, obtendo dinheiro, votos e poder”, disse.

Confira o exato momento:


Do Portal Poder 360.

Deputados participam do lançamento do Pronasci 2, com Flávio Dino e Carlos Brandão

Lançamento do Pronasci 2.
Um grupo de deputados estaduais participou, no início da noite desta quarta-feira (26), do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), feito pelo ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino (PSB), e pelo governador Carlos Brandão (PSB). A solenidade ocorreu na casa da Mulher Brasileira, na Avenida Carlos Cunha, em São Luís, onde foram entregues 16 viaturas, drones, armamentos e munições, que serão encaminhados às unidades da Delegacia da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, e servirão como instrumentos de combate à violência contra a mulher, de acordo com o ministro.

Presentes à solenidade os deputados Daniella (PSB), Ariston (PSB), Francisco Nagib (PSB), Osmar Filho (PDT), Ricardo Rios (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Rodrigo Lago (PCdoB), Leandro Bello (Podemos), Florêncio Neto (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Neto Evangelista (União Brasil), Solange Almeida (PL), Antonio Pereira (PSB) e Roberto Costa (MDB).

A deputada Daniella (PSB), que é Procuradora da Mulher na Assembleia e adota o enfrentamento da violência de gênero como uma de suas bandeiras, afirmou que a iniciativa do ministro Flávio Dino é das mais louváveis, por entender que é mais um passo em defesa das mulheres que sofrem por conta da violência doméstica “Gesto significativo o do ministro e do governador Carlos Brandão, em apoio a essa luta diária das mulheres que sofrem violência, e que, por certo, reduzirá os índices de feminicídio no estado”, declarou Daniella.

Prioridade

Em seu pronunciamento, o ministro Flávio Dino afirmou que o referido programa tem como objetivo encarar de frente o problema da violência contra a mulher, que alcançou números insuportáveis no Brasil. Destacou que é uma das prioridades da gestão do presidente Lula e que tem, no governador Carlos Brandão um grande aliado nessa luta.

Por sua vez, o governador Brandão afirmou que sua administração priorizou o combate à violência contra a mulher, destacando ainda que criou a Casa da Mulher Maranhense, com sua primeira unidade em Imperatriz, estando agendada a segunda para ser inaugurada em Caxias. "Temos obtidos resultados positivos no que se refere o combate à violência e teremos a Casa da Mulher Maranhense em todas as 19 regionais do Estado”, disse o governador.

Todos foram unânimes em destacar o lançamento do programa como de vital importância no enfrentamento à violência contra a mulher. Reforçaram, ainda, que tanto o ministro Flávio Dino como o governador Carlos Brandão estavam dando um largo passo para a redução do índice de feminicídio no Maranhão.

Urgente! Adolescente envolvido no latrocínio registrado em Vargem Grande é capturado

Delegacia de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dando continuidade às diligências que estão sendo realizadas desde o último domingo (23), quando um latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado no Residencial Canaã, as polícias civil e militar de Vargem Grande conseguiram capturar o segundo envolvido no crime, o adolescente identificado pelas iniciais G.B.C., de 16 anos. A informação foi confirmada pela PM.

Segundo apurado pelo Titular do Blog, o adolescente foi apreendido na noite desta quarta-feira (26), por volta das 19h, no povoado Poço Redondo, onde estava na companhia de familiares. Com isso, os dois autores deste crime bárbaro, que chocou a sociedade vargem-grandense, estão atrás das grades, mostrando o comprometimento e o empenho das forças de segurança da cidade. Conforme publicamos, o primeiro foi preso pela manhã, sendo identificado como Maurício da Conceição, de 20 anos, vulgo 'Pedro Lucas' (saiba mais).

Outra informação obtida pelo Blog foi de que o menor confessou ser o autor dos disparos, versão esta que já havia sido apresentada por Maurício da Conceição. Ele declinou também a localização da moto roubada.

LATROCÍNIO

O crime teve como vítima o entregador de lanches Francisco de Assis Silva da Rocha, de 22 anos. Ele estava no exercício da sua profissão, quando foi abordado pelos dois indivíduos e acabou baleado no pescoço, morrendo no local. Os assaltantes fugiram levando a motocicleta dele (relembre).

Aguardem mais informações!

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Justiça Eleitoral cassa mandatos de quatro vereadores de São Bernardo

Vereadores cassados.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu ação de impugnação impetrada pelo PSB e cassou, na noite desta terça-feira (25), os mandatos de quatro vereadores do PDT do município de São Bernardo, distante cerca de 229 quilômetros da capital São Luís.

A decisão já foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) e solicitada que seja cumprida imediatamente. Perderam os mandatos os vereadores James da Mombaça, Deborah Portela, Marcus Filipe e Jailton Spindola.

Na ação, o PSB, através do seu diretório municipal, informou que foram utilizadas candidatas fictícias com o objetivo de simular o cumprimento da cota de gênero na eleição de 2020.

No processo, ficou configurado que candidatas lançadas pela legenda para disputar cadeira na Câmara tiveram votação ínfima, não tendo realizado atos de campanha e, sequer, promovido movimentações financeiras para promover seus projetos. Os votos dos pedetistas foram declarados nulos e, por conta disso, será feita uma nova recontagem que alterará a composição da Câmara Municipal.

Do Blog do Gláucio Ericeira.

PF prende professor que divulgou vídeos de abuso sexual infantil no interior do Maranhão

Polícia Federal.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Jardim de Infância, dando cumprimento a dois mandados de busca e apreensão expedidos em desfavor de investigado que publicou na internet vídeos e imagens de abuso sexual infantil. 

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Morros e Humberto de Campos, no interior do Estado. Além disso, foi lavrado auto de prisão em flagrante em face do investigado por ter sido encontrado material pornográfico infantil em seu aparelho celular.

A investigação foi iniciada a partir de informações reportadas à Polícia Federal pela ONG NCMEC (Nacional Center for Missing and Exploited Children), que analisa dados repassados pelos prestadores de serviços de conexão/internet envolvendo suspeita de exploração sexual infantil que trafeguem em suas redes. Com base em tais dados, houve representação policial perante a Justiça Federal e foram deferidas as medidas cautelares cumpridas hoje visando a coleta de elementos de prova da autoria e materialidade delitiva.

O investigado é suspeito da prática do crime de publicação de cenas de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança/adolescente. O nome da operação faz referência ao Jardim de Infância, etapa do ensino pré-escolar, e foi empregado em virtude da condição do investigado, o qual figura como professor de uma escola da rede municipal e possui contato direto e frequente com menores de idade.

As investigações prosseguirão com análise do material constante nas mídias apreendidas pelas equipes policiais visando a coleta de elementos probatórios relacionados ao crime investigado bem como a identificação de eventuais outras condutas criminosas correlacionadas.

Polícia Civil emite nota à imprensa após morte de criança de 3 anos em Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta terça-feira (25), a população vargem-grandense foi surpreendida com áudios e fotos compartilhados em aplicativos de mensagens dando conta de que uma criança do sexo masculino de apenas 3 anos havia morrido no povoado Poço da Luzia, na zona rural do município.

Equipes da polícia civil e da guarda municipal se deslocaram até o povoado e constataram a veracidade da notícia. Como eram muitas versões, inclusive incriminando a própria família, o corpo foi encaminhado para o IML de São Luís para que fosse descoberto a causa do óbito. 

A delegacia de Vargem Grande emitiu nota à imprensa:

No dia 25/04/2023, por volta das 20h, a Delegacia de Vargem Grande recebeu informação a respeito da morte de uma criança de 3 anos de idade no povoado Poço da Luzia, tal óbito tinha indícios de crime.

De imediato, o Delegado Saul Laurentino determinou que a equipe de investigação com apoio da Guarda Municipal de Vargem Grande deslocasse até o retromencinado povoado para fins de remoção do corpo para o IML de São Luís.

Com base na determinação do Delegado titular de Vargem Grande, a equipe de investigação, de maneira diligente, cumpriu a determinação e o corpo da criança de 3 anos de idade foi levado ao IML de São Luís para que fosse descoberto a causa de sua morte.

Vale ressaltar, que foi registrado Boletim de Ocorrência e instaurado o competente Inquérito Policial para apurar os fatos.

Vargem Grande, 26 de abril de 2023.

Atenciosamente,

SAUL LAURENTINO
DELEGADO TITULAR DA DELEGACIA DE VARGEM GRANDE

Professor Babá Corrêa morre em Nina Rodrigues; SEMED emite nota de pesar

Nota da SEMED.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na manhã desta quarta-feira (26), em Nina Rodrigues, o professor aposentado José Ribamar Corrêa, aos 72 anos. Babá Corrêa, como era conhecido carinhosamente na cidade, lecionou por anos nas redes municipal e estadual de Nina Rodrigues. Ele era divorciado e deixa quatro filhos e netos. 

A secretaria municipal de Nina Rodrigues emitiu nota de pesar lamentando o ocorrido, conforme você pode ler acima na íntegra. O Titular do Blog lamenta profundamente e roga para que Deus possa confortar o coração de todos os familiares, amigos e admiradores.

Urgente! Homem é preso e confessa envolvimento no latrocínio registrado em Vargem Grande; veja todos os detalhes

Policiais que efetuaram a prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A uma operação conjunta entre as polícias civil e militar de Vargem Grande prendeu, nesta quarta-feira (26), o indivíduo identificado como Maurício da Conceição, de 20 anos, vulgo 'Pedro Lucas', acusado do latrocínio (roubo seguido de morte) registrado na noite do último domingo (23), por volta das 21h30, no Residencial Canaã. 

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, os policiais estavam realizando diligências à paisana e conseguiram interceptar 'Pedro Lucas' em um veículo tentando deixar a cidade. De imediato ele recebeu voz de prisão e acabou confessando a participação no crime, no entanto, negou ser o autor dos disparos e declinou que quem tirou a vida do entregador de lanches foi Geovane Barros, que permanece foragido.

LATROCÍNIO

O crime, que chocou toda sociedade vargem-grandense, teve como vítima o entregador de lanches Francisco de Assis Silva da Rocha, de 22 anos. Ele estava no exercício da sua profissão, quando foi abordado por dois indivíduos e acabou baleado no pescoço, morrendo no local. Os assaltantes fugiram levando a motocicleta dele (saiba mais).

Vale destacar o trabalho que vem sendo realizado pelas forças de segurança de Vargem Grande desde quando este crime bárbaro aconteceu, inclusive com a condução de dois suspeitos para a delegacia (relembre). Um deles, apesar de liberado, acabou sendo preso novamente por um crime praticado durante o período carnavalesco da cidade, quando tentou assaltar e ainda baleou um conhecido cantor (reveja).

Deputado maranhense que foi preso por ameaçar policiais apresenta projeto de lei para multar jornalistas

Fábio Macedo.
O deputado federal Fábio Macedo apresentou o projeto de lei 1970/2023, que busca restringir e punir o trabalho da imprensa na cobertura jornalística de casos de suicídio. Segundo o parlamentar, a divulgação excessiva de informações sobre casos de suicídio pode incentivar novas tragédias. Ele acredita que a exposição de casos de suicídio na mídia pode ter efeitos prejudiciais à saúde mental da população, aumentando o número de vítimas e causando mais sofrimento e constrangimento aos familiares.

Embora a iniciativa de Macedo seja apoiada por setores da sociedade e pareça ser necessária diante do trabalho sensacionalista de algumas páginas em redes sociais e sites que buscam apenas aumentar o número de acessos com base em desgraças alheias, o projeto de lei entra em conflito com liberdades fundamentais, como as liberdades de imprensa e de expressão.

O projeto de lei prevê multa de vinte a cem salários-mínimos vigentes no país, dobrando em caso de reincidência. Se o projeto for aprovado e tiver desdobramentos, é possível que, no futuro, leis semelhantes surjam para quem divulgar casos de agressão contra mulheres, parlamentares presos por embriaguez e ameaças de morte por parte de agentes públicos a policiais em serviço.


Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

Membro do PCC condenado por tráfico de drogas é preso com miss em restaurante de luxo

Maikom Alves estava com miss piauiense Carina Machado.
Foto: UOL.
Um dos investigados por tráfico de drogas no Piauí foi preso em São Paulo nesta segunda-feira (24). Maikom Sousa Alves, 32 anos, era conhecido como Lacoste, em alusão à grife de roupas que gostava de ostentar com o dinheiro da venda de entorpecentes, de acordo com a Polícia Civil do Piauí. Ele foi preso enquanto jantava em um restaurante de luxo na capital paulista, acompanhando da Miss Piauí Terra, Carina Machado, que disputa o Miss Brasil Terra 2023. Ela foi liberada pelos policiais por não ter envolvimento nos crimes.

O delegado regional de Oeiras, Luciano Santana, explica que Lacoste era considerado foragido desde 2021 quando fugiu de operação deflagrada pela Polícia Civil de Oeiras, no interior do estado. Segundo a polícia, ele faz parte da facção criminosa PCC e é suspeito de liderar um esquema que movimentava mais de R$ 500 mil por mês.

"Ele transita pela alta sociedade, tem fotos com celebridades e ostentava. Tinha apreço pelas roupas da marca Lacoste. No Piauí era investigado pela Delegacia de Oeiras pelo crime de tráfico de drogas. Através de algumas técnicas de investigação, reunimos um conjunto de provas através dos quais ele foi identificado como um grande fornecedor de drogas na região. Esse conjunto de provas possibilitou a deflagração de operação em 2021. Foram mais de dez alvos e ele era o principal. Infelizmente, na ocasião, ele não foi localizado e desde então era considerado foragido", informou o delegado.

A investigação da Polícia Civil do Piauí apontou que Lacoste fornecia drogas para Oeiras, Picos, Santo Inácio do Piauí e até para a capital Teresina. O delegado acrescenta que, recentemente, ele foi condenado a mais de 10 anos de prisão. Com a prisão em São Paulo, Maikom Sousa deve ser transferido para o Piauí para cumprir a condenação.

O delegado Anchieta Nery deu mais detalhes da prisão:


Do Portal Cidade Verde.