domingo, 31 de julho de 2022

Urgente! Mulher morre após grave acidente na MA-020, entre Coroatá e Vargem Grande

Mais um grave acidente na MA-020.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Infelizmente, mais um grave acidente com vítima fatal foi registrado na MA-020, rodovia estadual que liga as cidades de Coroatá e Vargem Grande. Desta vez, a colisão envolveu uma motocicleta Honda Titan e um veículo Fiat Strada e aconteceu por volta das 18h deste domingo (31), nas proximidades do povoado Piedade. 

Segundo informações dos policiais militares do 24º BPM, a motocicleta era ocupada por três pessoas e foi abalroada pelo veículo na parte traseira. Ambos estavam no mesmo sentido (de Vargem Grande para Coroatá). Com o impacto, a passageira Antônia Andressa Aguiar da Silva, de 22 anos, teve morte imediata.

As outras vítimas são: o condutor Sebastião Costa de Sousa, de 28 anos, e o bebê A. da S.C., que tem menos de um ano de vida e é afilhado dos envolvidos. Eles foram socorridos por uma equipe do SAMU com escoriações pelo corpo e encaminhados para a UPA de Coroatá. Já o motorista, que se evadiu do local sem prestar socorro às vítimas, ainda não foi identificado.


Confira mais fotos e vídeos no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Mulher que transportava drogas no seu órgão genital é presa em Miranda do Norte

Operação em Miranda do Norte.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil de Miranda do Norte deflagrou operação no bairro Guarani com o intuito de cumprir um mandado de busca e apreensão em Inquérito que investigava o crime de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, no curso das buscas foram apreendidas drogas que estavam acondicionadas dentro de um preservativo, no momento em que uma mulher identificada pelas inicias I.P.S., de 36 anos, tentava introduzir o entorpecente em seu órgão genital. Ela confessou a prática criminosa e relatou detalhes de sua ação que já acontecia há muito tempo.

"Ela ia de van buscar drogas em São Luís, onde colocava os entorpecentes em preservativos e os introduzia em seu órgão genital como forma de evitar uma prisão em flagrante em possível abordagem, sendo que ao chegar em sua residência procedia a venda a viciados locais", explicou Morita.

Conforme o delegado, ficou demonstrado ainda indícios de que a suspeita receptava objetos roubados por viciados em troca de drogas. Ela foi encaminhada para o presídio de Itapecuru-Mirim e depois transferida para Pedrinhas, em São Luís.

Flávia Alves tem candidatura a deputada federal confirmada em convenção partidária

Flávia Alves.
A advogada Flávia Alves Maciel teve sua candidatura a deputada federal homologada, neste sábado (30), em grande ato que marcou a convenção partidária da chapa 'O Maranhão não Pode Parar'', encabeçada pelo governador Carlos Brandão (PSB), que concorrerá a reeleição.

Entusiasmada, Flávia Alves disse se sentir com todo o gás para, a partir de agora, intensificar ainda mais suas andanças pelo Maranhão, levando a mensagem em favor das mulheres e dos mais humildes, bandeiras que vai defender na Câmara Federal.

"Agora, sim, oficialmente candidata. Foi uma linda festa, empolgante e cheia de energia positiva, o que nos deixou com mais vontade ainda de caminhar pelos quatro cantos do nosso estado. E vamos à vitória!", disse Flávia Alves.

Realizado no Parque João Paulo II, no Bacanga, a convenção reuniu milhares de apoiadores e comitivas vindas de diversos municípios maranhenses, numa grande festa popular, na qual também foram homologadas as candidaturas dos demais integrantes da chapa, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino (PCdoB), que concorre à reeleição e fará dobradinha com Flávia na campanha, e do ex-governador Flávio Dino, que concorrerá a uma vaga no Senado.

Jovem cai em emboscada feita por amiga e é assassinada pelo ex-namorado no Maranhão

Vitória foi assassinada por Rael.
A jovem Vitória da Silva Rocha, de 22 anos, foi assassinada a facadas, no fim da noite de quinta-feira (28), no bairro Mirante do Falcão, na cidade de Grajáu, a 544 km de São Luís. O crime foi cometido por Rael Santos, ex-companheiro da vítima.

Segundo informações de moradores, Rael não aceitava o fim do relacionamento com Vitória. Revoltado, ele teria armado uma ‘arapuca’ para a jovem, juntamente com uma amiga dela. Após o crime, Rael conseguiu fugir, mas foi preso na noite desta sexta-feira (29), por volta das 20h.  A cúmplice foi presa em flagrante porque o crime ocorreu na residência dela.

Vitória foi esfaqueada na porta da casa e implorou por socorro, mas ninguém saiu para ajudar. Nem mesmo a amiga, que teria convencido Vitória a dormir na sua casa, saiu para ajudar e nem pediu socorro. Segundo a polícia, a jovem teria sido atraída para uma espécie de ‘armadilha’. A vítima teria pedido à mãe autorização para dormir na casa da amiga, sendo que Rael já estaria no local do crime, com o objetivo de matar a ex-companheira. 

Rael foi preso pelas polícias Civil e Militar, com apoio da Guarda Municipal. Ele foi conduzido para a Delegacia de Grajaú, onde está sendo autuado em flagrante. Em seguida, o assassino será encaminhado para a unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Do Blog do Gilberto Lima.

Othelino tem candidatura homologada em convenção dos partidos da coligação de Dino e Brandão

Othelino Neto.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), teve a sua candidatura à reeleição confirmada, neste sábado (30), na Convenção do Time da Vitória, que aconteceu no Parque João Paulo II. O evento reuniu membros de dez siglas partidárias que formam a coligação, além de militantes e apoiadores do projeto que pretende continuar promovendo o desenvolvimento do estado.

Na ocasião, também foram homologadas as candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) ao Governo do Estado, de Felipe Camarão (PT) a vice-governador, de Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal e de Ana Paula Lobato (PSB) à primeira suplência.

Othelino Neto ratificou o seu compromisso com os maranhenses e afirmou que esse é o time que vai continuar trabalhando para que o Maranhão cresça cada vez mais. “A população certamente vai saber fazer a boa escolha para que o Maranhão continue crescendo. Estou muito entusiasmado em participar desse momento, com tanta gente feliz e que quer ver o nosso estado se desenvolvendo”, assinalou o chefe do Legislativo maranhense.

Dezenas de comitivas de municípios maranhenses marcaram presença ao ato, sob a liderança de prefeitos e líderes políticos que apoiam a reeleição de Othelino Neto e a chapa liderada pelo governador Carlos Brandão. “Esse é o time do Lula presidente, do Carlos Brandão governador, de Flávio Dino senador, a nossa candidatura à reeleição e da Flávia Alves a deputada federal, para promovermos as boas transformações que o Maranhão merece”, completou Othelino Neto.

Compromisso

Ana Paula Lobato classificou o dia como histórico e reforçou o compromisso de toda a chapa com os maranhenses. “Estamos juntos nesse propósito e vamos rumo vitória!”, declarou.

Em seu discurso, o ex-governador Flávio Dino elencou os inúmeros avanços que o Maranhão tem vivenciado ao longo dos últimos anos e destacou que a candidatura do governador Carlos Brandão representa a continuidade desse trabalho.

Já o governador Carlos Brandão agradeceu a confiança do grupo político e de todos os apoiadores da sua candidatura à reeleição. “Honrarei toda a confiança e apoio, trabalhando muito pelo nosso estado”, garantiu.

sábado, 30 de julho de 2022

Motorista morre após sofrer grave acidente na MA-020, entre Coroatá e Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste sábado (30), por volta das 9h, um grave acidente com vítima fatal envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta foi registrado na MA-020, nas proximidades do povoado Bruteiro, entre as cidades de Coroatá e Vargem Grande.

Conforme informações repassadas pelo repórter Alan Amorim, do Programa Canal Aberto, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido (de Coroatá para Vargem Grande) e, durante uma tentativa de ultrapassagem, acabaram colidindo. A caminhonete saiu da pista e capotou diversas vezes. O motorista Marcos Antônio Assunção Pereira, de 35 anos e residente em Coroatá, morreu após sofrer uma forte pancada na cabeça. No carro ainda estavam sua esposa e seu filho de 11 anos, que não tiveram ferimentos.

Já o motociclista, que não teve o nome divulgado até o momento, teria fraturado uma das pernas e foi encaminhado para o hospital macrorregional de Coroatá, onde permanece sob cuidados da equipe médica plantonista. Equipes dos bombeiros e da polícia militar atenderam a ocorrência.

Veja mais fotos e vídeos no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Homem é assassinado a tiros enquanto estava sentado na porta de casa em Coroatá

Manoel Porca Magra.
Por Blog do Alpanir Mesquita. 

No final da tarde desta sexta-feira (29), por volta das 18h, um homicídio com características de execução foi registrado em Coroatá, mais precisamente na Avenida Magalhães de Almeida, no bairro Maçaranduba. 

A vítima foi identificada como Manoel Quaresma de Sá Filho, conhecido também como Manoel Porca Magra, que foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, sendo que, pelo menos dois atingiram a cabeça, enquanto estava sentado na porta de sua residência. Ele ainda foi socorrido para o hospital macrorregional, mas não resistiu. 

Conforme informações repassadas pelos policiais militares do 24º BPM, os assassinos são dois indivíduos não identificados que trafegavam em uma motocicleta Honda Bros de cor vermelha, sendo o garupa o autor dos disparos. A equipe segue realizando diligências para localizá-los. 

Convenção que confirmou candidatura de Weverton ao governo também oficializou Roberto Rocha candidato à reeleição

Roberto e Weverton.
O conjunto de partidos liderados pelo PDT confirmou, em convenção realizada no Estádio Nhozinho Santos nesta sexta-feira, 29, os nomes do senador Weverton para concorrer ao Governo do Maranhão e do senador Roberto Rocha para à reeleição ao Senado. O PDT e partidos aliançados também indicaram os nomes que vão disputar vagas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Em fato inédito, para reeleição, o senador Roberto Rocha tem o apoio de três pré-candidatos ao governo do Estado, por isso vai participar das outras duas convenções já marcadas. A de Edivaldo Holanda (PSD) acontece neste sábado, no Vila Reale, e de Lahesio Bonfim, que será realizada neste domingo, 31,  na Batuque Brasil, a partir das 8h.

O prazo determinado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidária termina dia 5 de agosto. Feita a convenção com a indicação dos candidatos, segue outra etapa fundamental do processo eleitoral: o de registro de candidaturas cuja data-limite é 15 de agosto.

Detentos fogem de presídio, mas morrem em confronto com a polícia no Maranhão

Foragidos.
Dois dos cinco detentos que fugiram da Unidade Prisional de Pinheiro, a 113 km de São Luís, morreram após entrar em confronto com a Polícia Militar no início da noite dessa sexta-feira (29). Segundo informações da PM, por volta das 11h, a polícia penal de Pinheiro informou ao quartel do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que cinco criminosos de alta periculosidade haviam fugido do presídio da cidade por um buraco feito no muro do local, que fica às margens da MA-106.

Diante dos fatos, os policiais militares acionaram a equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) para que colaborasse com as buscas pelos fugitivos. Por volta das 14h, a equipe do GOE recebeu informações de que três, dos cinco detentos haviam sido vistos no povoado Cajazeiras e que estariam sair do povoado pelo rio dos Peixes.

O GOE foi até a localidade, por volta das 17h, e iniciou as buscas pela região de mata do povoado onde, por volta das 19hs, localizaram os três fugitivos, que estavam com um facão em punho. Segundo a PM, os policiais deram voz de prisão para o trio, pedindo que se rendesse, mas um deles, identificado como Benedilson Silva Mafra, de 27 anos, conseguiu fugir do cerco policial. Já os outros dois atacaram a guarnição e acabaram sendo baleados pela polícia.

A PM informou, ainda, que os fugitivos baleados durante o confronto receberam os primeiros socorros no local e depois foram encaminhados, com vida, para o Hospital Regional Dr Antenor Abreu, em Pinheiro, mas a dupla acabou indo a óbito no pronto-socorro. A polícia militar não informou o nome dos dois presos mortos em confronto. As buscas continuam para localizar e prender os três detentos que continuam foragidos.

DETENTOS QUE FUGIRAM: Benedilson Silva Mafra, de 27 anos; Alex Gomes Bittencourt, de 25 anos; Antônio Faustino Silva Pinheiro, de 32 anos; Carlos Eduardo Gomes Bittercourt, de 22 anos; e Silas Lima Silva, de 34 anos.

Do G1 MA.

PF deflagra Operação Ad Aeternum para reprimir fraudes ao INSS no Maranhão

Operação da PF.
Na manhã desta sexta-feira (29), a Polícia Federal, por meio da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista do Estado do Maranhão, deflagrou a Operação Ad Aeternum, com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

O inquérito policial, iniciado no ano de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão e manutenção dos benefícios de amparo social ao idoso. Os titulares eram pessoas fictícias, criadas virtualmente.

Duas equipes da Polícia Federal cumpriram os mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de São Luís e Paço do Lumiar. As investigações serão aprofundadas a partir da análise dos materiais apreendidos, buscando a identificação de outros integrantes do grupo criminoso. Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato qualificado, cujas penas varia de 2 anos e 4 meses a 6 anos e 8 meses de reclusão.

De acordo com os cálculos do INSS, em apenas 7 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 860 mil, entretanto há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios já identificados, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), é de R$ 634 mil.

** O nome da Operação é uma expressão em latim e significa algo eterno. Trata-se de uma referência ao modus operandi dos criminosos.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Weverton reúne milhares de pessoas no Nhozinho Santos e oficializa candidatura ao Governo do Maranhão

Convenção do PDT.
Cerca de 50 mil pessoas, de todas as regiões do Maranhão, estiveram presentes no Estádio Municipal Nhozinho Santos, no Centro de São Luís, nesta sexta-feira (29), para declarar apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) para o Governo do Estado. O pedetista teve sua candidatura oficializada durante convenção conjunta que, além do PDT, envolveu outros partidos, como Republicanos, PL, PROS e PTB, que formam a coligação Juntos pelo Trabalho.

Lideranças políticas de outras siglas, como União Brasil, PT e Rede Sustentabilidade, também se fizeram presentes. O deputado estadual Hélio Soares, do PL, será o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador. Tanto a parte interna, quanto a externa, do Estádio ficaram lotadas de apoiadores. Caravanas vindas de todos os 217 municípios tomaram as ruas próximas ao Nhozinho.

Weverton lidera uma frente partidária ampla que defende uma nova gestão para o Maranhão, pautada na geração de trabalho e renda; na melhoria dos indicadores sociais; atração de novos investimentos; e execução de ações governamentais que, verdadeiramente, incentivem setores públicos.

Em seu discurso, o candidato agradeceu as milhares de manifestações de apoio e carinho. Lembrou que, apesar de toda perseguição e ações de cooptação patrocinadas pelo Palácio dos Leões, seu grupo político se manteve e unido e, hoje, cresce e se fortalece cada vez mais.

Weverton afirmou que, caso seja eleito, dará soluções concretas para os problemas que ainda afligem o Estado e o seu povo, como é o caso da miséria que assola 40 municípios considerados os mais pobres do Brasil, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado com base em dados do IBGE.

Disse que não governará colocando ideologias políticas e partidárias à frente dos interesses dos maranhenses, buscando entendimento e parceria com o Governo Federal. A convenção que homologou a candidatura de Weverton, pela sua amplitude e significado político, sem dúvida já entrou para a história política do Maranhão e do Brasil.


Do Blog do Gláucio Ericeira.

Dupla é presa tentando aplicar golpes em Itapecuru-Mirim e cidades da região

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã da última quarta-feira (27) policiais civis de serviço em Itapecuru-Mirim prenderam em flagrante delito dois indivíduos pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público e falsidade ideológica. Eles foram identificados pelas iniciais J.C.V., de 45 anos, e R.C.A.F, de 56 anos.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, a equipe policial já vinha investigando essa organização criminosa que estava atuando em agências bancárias de São Luís, de Itapecuru-Mirim e de diversos municípios da região. "Os criminosos utilizavam diversos documentos, cartões e procurações para sacar dinheiro, transferir, fazer empréstimos, dentre outras transações bancárias, aplicando golpes e fraudes, visando beneficiarem-se ou a terceiros conluiados, que não apareciam diretamente", explicou Morita. 

Com eles, os policiais apreenderam 12 cédulas de identidade, nove cartões de crédito, vários títulos de eleitor e carteiras de trabalho, procurações, dentre outros documentos, além de confessarem o envolvimento de outros integrantes nos crimes e a prática anterior das mesmas condutas criminosas.

Motorista é assassinado a tiros após reagir a assalto em posto de combustível em São Luís

Motorista morto.
Um assaltante matou um motorista em um posto de combustível por volta de 1h50 desta sexta-feira (29), na avenida Daniel de La Touche, no bairro Bequimão, em São Luís. Segundo informações policiais, o motorista Jonh Maydson Ramos dos Santos, de 30 anos, estava aguardando para que seu veículo fosse abastecido quando percebeu um assalto ao frentista do posto.

Ele interveio na ação travando luta corporal com o criminoso. No entanto, o assaltante efetuou cerca de três disparos de arma de fogo contra John Maydson, que foi levado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Araçagy. A vítima não resistiu e veio a óbito no hospital.

O autor da ação criminosa ainda não foi identificado. Imagens do sistema de monitoramento poderão auxiliar na identificação do criminoso. O crime será investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Do Blog do Gilberto Lima.

Secretaria da Educação de Vargem Grande conclui projeto de reforço escolar de férias

Reforço escolar de férias.
A prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal da Educação, realizou durante o mês de julho o projeto 'Férias escolares: descansar sim, reforçar também!', cujo intuito foi atender aos estudantes do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino de Vargem Grande.

Nesse período, as escolas estiveram abertas para receber os estudantes com atividades de reforço em Língua Portuguesa e Matemática. Sabe-se que as férias escolares são momentos de pausa e merecido descanso para os estudantes que tanto se dedicaram e estudaram ao longo do semestre. Também podem ser uma oportunidade de reforçar as aprendizagens, por meio de atividades alfabetizadoras diversificadas.

Assim, o projeto de reforço escolar ampliou os conhecimentos dos estudantes, trabalhando de forma didática suas principais necessidades. 

O referido projeto teve como objetivos: Intensificar a alfabetização dos educandos com defasagem; Criar condições favoráveis que levem os estudantes a aproximar-se mais do conhecimento; Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades; e estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.

Da Ascom SEMED/VG.

Promessa da base, maranhense de Monção chora ao marcar seu primeiro gol pelo Vasco da Gama

Eguinaldo é carregado pelos colegas de Vasco.
O jovem atacante maranhense Eguinaldo, de 17 anos, marcou seu primeiro gol pela equipe profissional do Vasco da Gama, na vitória por 4x0 sobre o CRB, e chorou em campo. Natural de Monção, cidade distante 240 km de São Luís, ele é uma das promessas da base vascaína.

Nas últimas três rodadas da Série B, Eguinado entrou na reta final dos compromissos do Vasco. Passou a receber chance após ter uma evolução rápida no sub-20, categoria na qual recebeu o apelido de “meteoro”. “É uma emoção inexplicável. Foi o primeiro gol e ainda aqui com São Januário lotado. Essa torcida é sensacional. Estou muito feliz”, disse o jovem atleta na saída de campo.

Até o ano passado, Eguinaldo disputava jogos na várzea do Maranhão. Ele foi descoberto pelo Artsul, time de Nova Iguaçu, e está emprestado ao Vasco até setembro 2023. O time de São Januário tem a opção de comprar 70% dos direitos dele.

Confira lances de Eguinaldo no jogo:


Do Jornal Pequeno.

Em Timon, Othelino participa de ato de lançamento da pré-candidatura de Flávia Alves a deputada federal

Ato político em Timon.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (28), na cidade de Timon, de um grande ato político que marcou o lançamento das pré-candidaturas da advogada Flávia Alves (PCdoB) a deputada federal e do deputado Ricardo Rios (PCdoB) a estadual.

Durante o encontro, os três pré-candidatos enfatizaram, junto às suas bases políticas de Timon, a força do movimento 'O Maranhão Não Pode Parar’, que apoia a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e as pré-candiduras de Felipe Camarão (PT) a vice, Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal e Lula (PT) à Presidência da República.

No ato, Othelino Neto destacou que Flávia Alves vem somar com este time de força e irá representar todos os maranhenses na Câmara Federal, trabalhando pelo desenvolvimento do estado. “Sob a vontade do povo, Flávia será eleita, vai ajudar muito o Maranhão e com um olhar todo especial para a querida cidade de Timon“, ressaltou o líder do Parlamento estadual, que também concorre à reeleição.

Em sua manifestação, Flávia Alves ressaltou que vem somar com o grupo político de Timon e legitimar a participação das mulheres nos espaços de poder e de luta por melhorias à população. “Venho lembrar que hoje, em Brasília, não há nenhuma deputada federal eleita representando o Maranhão. Se eu chegar à Câmara Federal, quero conhecer todas as necessidades do meu povo”, afirmou.

O deputado estadual Ricardo Rios elogiou o caráter de Flávia Maciel e seu potencial para representar os maranhenses na Câmara federal. “Honesta e trabalhadora, sei que Flávia será uma grande deputada federal e trabalhará muito por Timon e por nosso estado”, enfatizou.

Com forte apoio na cidade de Timon, Ricardo Rios também falou sobre a relação de parceria com o presidente Othelino Neto no Legislativo maranhense. “Othelino, além de um grande amigo, é um grande companheiro com o qual eu tenho a honra de trabalhar e caminhar junto”, disse

O encontro em Timon contou com o apoio e a articulação política do ex-secretário municipal de Infraestrutura, Delfino Guimarães, forte liderança política do município. Para ele, Flávia Alves e Ricardo Rios têm a força que a cidade de Timon e o restante do Maranhão precisam para se desenvolverem ainda mais. Além de Delfino Guimarães, a pré-candidata conta também com o apoio dos suplentes de vereador James Cebolão (PT), Edson Lima (PROS), Nacy (PSD) e José Erisvaldo (PT).

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Prefeitura de Nina Rodrigues antecipa salários dos servidores

Prefeitura de Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Finanças, segue cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. E nesta manhã, em razão do feriado de adesão do Maranhão à Independência do Brasil, foi antecipado o pagamento dos funcionários efetivos e comissionados referente ao mês de julho.

Vale ressaltar, ainda, que em 2022 o prefeito Rodrigues já pagou o terço de férias (reveja) e a primeira parcela do décimo terceiro (reveja) do funcionalismo, além de conceder o reajuste de 33,24% dos professores efetivos do município (reveja). “Essa ação demonstra o planejamento e a responsabilidade da nossa administração e, principalmente, o respeito que temos pelos servidores de Nina Rodrigues", finalizou o prefeito.

Apoiador de Bolsonaro é executado a tiros e deputada alega motivação política

Apoiador de Bolsonaro.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Marcello Leite Fernandes, de 39 anos, foi assassinado a tiros na última quinta-feira, 21 de julho, na rodovia BA-160, em trecho da cidade de Ibotirama, no interior da Bahia.

Na gravação, é possível ver que Marcello cumprimenta um rapaz que estava sentado na calçada e, em seguida, entra em seu carro vermelho. Segundos depois, dois homens em uma motocicleta, ambos usando capacete, se aproximam do veículo e atiram contra ele, fugindo logo na sequência.

Em seu Twitter, o ex-secretário de fomento à Cultura do governo Bolsonaro e pré-candidato a deputado federal pelo PL na Bahia, André Porciúncula, publicou uma foto em que Marcello aparece com uma camisa do presidente e afirmou que “há uma forte suspeita” de o crime ter motivação política. “Marcello era conhecido na cidade por movimentar a oposição ao PT e defender o Presidente Bolsonaro. Ele não tinha envolvimento com o crime, não há outros motivos aparentes para uma execução em praça pública a não ser divergência política”, escreveu.

A deputada federal Carla Zambelli também se posicional sobre o caso: "A mídia se cala! Marcello Leite Fernandes, de 39 anos, foi executado em Ibotirama-BA, dentro do próprio carro e ainda com a camisa do Presidente Bolsonaro no corpo. Segundo levantamentos há uma forte suspeita de ter sido por motivação política por Marcelo defender o Presidente Bolsonaro. Expresso minhas condolências e sentimentos aos familiares e amigos".

Confira todos os detalhes na Jovem Pan:


Do Portal da Prefeitura.

Land Rover furtada em lava jato de São Luís é encontrada às margens da BR-135

Veículo de luxo localizado.
Nesta quarta-feira, por volta das 12h30, uma equipe PRF recebeu um aviso pelo Sistema Nacional de Alarmes de que um veículo Land Rover Evoque Pure, cor preta, havia sido furtado em um lava jato de São Luís e que o veículo havia sido avistado na localidade de Bacabeira. 

Após a constatação, a equipe se deslocou, em ronda, para o local informado. Na BR-135, km 44, sentido decrescente, às margens da rodovia, foi localizado o veículo abandonado, próximo a uma oficina, com o pneu traseiro do lado direito estourado, bem como o estepe. 

Foi realizado contato com o proprietário e vítima do furto, que providenciou o deslocamento do veículo para a Delegacia de Polícia Civil de Bacabeira para os procedimentos de estilo. Diante das informações obtidas, foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: Localização/recuperação de veículo e Furto De Veículo.

Fonte: PRF.

Motorista é preso após colidir contra residências em Vargem Grande

Veículo envolvido no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (27), por volta das 19h, policiais militares de serviço em Vargem Grande efetuaram a prisão do condutor de um veículo Chevrolet Montana por embriaguez ao volante e resistência. Ele foi identificado pelas iniciais J.W.S.M., de 20 anos. O caso aconteceu na Rua Tomaz de Aquino, no bairro São Miguel.

Conforme repassado pela equipe da PM, o motorista colidiu contra as varandas de duas residências e uma motocicleta. Ao chegarem no endereço, ele já havia sido contido pelos moradores e apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora (fala descoordenada, agressividade, olhos vermelhos, andar cambaleante, odor etílico, etc).

Os policiais ainda informaram que o condutor não obedecia aos comandos da equipe e, mesmo após receber voz de prisão, resistiu a condução até a viatura. Ele, que confessou ter ingerido bebida alcoólica, foi apresentado na delegacia de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Idosa de 70 anos morre após filho tentar realizar ultrapassagem na BR-316

Local do acidente.
Uma idosa identificada como Maria da Natividade Mendes Dantas, de 70 anos, morreu em grave acidente, no início da tarde desta quarta-feira (27), em um trecho da BR-316, na saída do município de Timon, a 430 km de São Luís.

A idosa estava na companhia de um filho e dois sobrinhos em um veículo, de modelo Fiat Strada, que acabou tombando às margens da rodovia. O veículo era conduzido pelo filho da vítima.

O Corpo de Bombeiros de Timon e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderam a ocorrência e isolaram a área para o atendimento às vítimas. Pelas informações, o veículo tombou após tentativas de ultrapassagem em um trecho de curva. Os demais ocupantes sobreviveram.

O fluxo de veículos no local ficou lento devido ao acidente e ao atendimento às vítimas. O Instituto Médico Legal (IML) de Timon foi acionado para fazer a remoção do corpo da mulher. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para os procedimentos necessários.

Do Blog do Gilberto Lima.

Justiça julga inconstitucional redução da jornada de trabalho de professores no Maranhão

TJ-MA.
Na primeira sessão jurisdicional do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão, nesta quarta-feira (27), a maioria de seus integrantes julgou inconstitucional o parágrafo único do artigo 28 da Lei Municipal n.º 1.601, de 23 de junho de 2015, do município de Imperatriz, que concedia redução de 50% da jornada de trabalho do professor que atingir 50 anos de idade e possuir, no mínimo, 20 anos de efetivo exercício no magistério municipal.

O entendimento majoritário na sessão realizada de forma híbrida (presencial e videoconferência) foi de que a norma impugnada é inconstitucional, por violar artigos da Constituição do Estado do Maranhão e da Constituição Federal. Antes da votação, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, declarou instalado o Órgão Especial e anunciou empossados os seus membros.

O Órgão Especial do TJMA foi criado pela Lei Complementar nº. 250, de 9 de junho de 2022, e passa a exercer todas as atribuições e competências do Plenário previstas no Código de Divisão e Organização Judiciárias e no Regimento Interno do Tribunal de Justiça, salvo algumas exceções, conferindo mais celeridade às matérias de sua competência.

VOTO-VISTA

Em julgamento iniciado em sessão passada – ainda plenária – a maioria dos desembargadores e desembargadoras havia acompanhado o voto do relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), desembargador Cleones Cunha, que julgou procedente a ação de autoria da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado, para declarar a inconstitucionalidade da norma.

Na ocasião, pediu vista o desembargador José Jorge Figueiredo. Em seu voto-vista, já como integrante do Órgão Especial, o magistrado destacou que a matéria não é nova na Corte de Justiça, pois o Plenário já apreciou caso análogo em que se questionava a inconstitucionalidade de norma de Vila Nova dos Martírios, que também permitia aos professores da rede pública municipal, ao completarem 50 anos de idade e 20 anos de efetivo exercício, reduzir 50% da sua jornada de trabalho.

José Jorge Figueiredo lembrou que, na sessão jurisdicional realizada em 13 de outubro de 2021, o TJMA, por unanimidade, julgou procedente a referida ação, para declarar a inconstitucionalidade do dispositivo. A exemplo de como já havia se posicionado na ADI anterior, o desembargador entendeu pela procedência da ação, acompanhando o voto do relator, desembargador Cleones Cunha, assim como a maioria dos integrantes do Órgão Especial.

José Jorge Figueiredo observou ausência de causa razoável e idônea, relacionada ao interesse público, para a redução da carga horária com a manutenção da mesma base salarial anterior. Acrescentou que, não obstante a autonomia conferida pela Constituição, os municípios não têm liberdade total para legislar sobre a remuneração dos seus servidores, devendo sempre estar em consonância com os princípios constitucionais.

No caso julgado nesta quarta-feira – disse o desembargador – a redução da jornada de trabalho dos professores sem a redução proporcional de seus vencimentos não atende ao interesse público, beneficiando tão somente o docente, de maneira que o serviço público eficiente e de qualidade é tratado de modo secundário.

Ressaltou, ainda, que a previsão legal ocasiona prejuízo ao erário, uma vez que a Administração passa a despender mais pela hora trabalhada do servidor, sem a contrapartida de qualquer beneficio ao serviço público.

Por fim, concordou com o voto do relator, desembargador Cleones Cunha, que ressaltou que a diminuição da jornada de trabalho, tão somente porque o professor da rede pública de ensino de Imperatriz completou 50 anos de idade, fere o princípio da isonomia em relação aos demais servidores públicos municipais.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Empresário é morto a tiros em Alto Alegre do Maranhão; assassino cometeu crime por ciúmes

Empresário assassinado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O empresário Nayron de Oliveira Rocha, de 26 anos, foi assassinado com pelo menos seis disparos de arma de fogo em Alto Alegre do Maranhão. O crime aconteceu na noite desta terça-feira (26), nas proximidades de um bar na Avenida da Rodoviária, conforme informações do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.

Segundo informações, dois homens se aproximaram e dispararam 12 vezes contra o empresário, que era proprietário de uma loja de motos em Alto Alegre, sendo que seis tiros atingiram a cabeça, o peito e as costas. 

As forças de segurança do município já iniciaram às investigações e, ao que tudo indica, o assassino seria o indivíduo identificado como Renan Cigano, que cometeu o crime motivado por ciúmes da ex-companheira, que estaria mantendo relacionamento com a vítima. O suspeito segue foragido.

Confira mais informações no Programa Coroatá na TV:

Policial civil que matou quatro pessoas perde a farda e é condenado a 33 anos de prisão no Maranhão

Julgamento do réu ocorreu no Fórum Des Sarney Costa.
O policial civil Luís Carlos Amaral Aragão foi condenado a 33 anos, um mês e quinze dias de reclusão por homicídio simples, em concurso material de pessoas, de Kervy Sousa Cutrim, Flávio Marques Mesquita, Ramilson da Silva Araújo e de mais um adolescente (G.S.C). Os crimes ocorreram na Estrada da Vitória, bairro Apeadouro, por volta das 21h do dia 28 de abril de 2017. O julgamento, que ocorreu no 3º Tribunal do Júri, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), começou por volta das 9h30 dessa terça-feira (26) e só terminou perto da meia-noite.

Na sentença condenatória de Luís Carlos Aragão, os jurados reconheceram a materialidade e autoria do réu e negaram sua absolvição. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. Como efeito da condenação foi declarada na sentença a perda do cargo/função de policial civil. O juiz que presidiu o julgamento, José Ribamar Goulart Heluy Júnior, titular da 3ª Vara do Tribunal do Júri, concedeu ao réu o direito de recorrer em liberdade, “Por ser servidor público, ter bons antecedentes criminais, endereço conhecido nos autos e comparecido a todos os atos processuais”.

Na acusação atuou o promotor de Justiça Samaroni Maia e na defesa do réu, uma banca de advogados, tendo à frente Ângelo Calmon, Adriano Wagner e João Bentivi. A defesa requereu, inicialmente, a absolvição do acusado por ação no cumprimento do dever legal e legítima defesa, e de forma secundária, o reconhecimento da causa de diminuição da pena.

Durante a sessão de julgamento dessa terça-feira (26), foram ouvidas nove testemunhas, uma delas por videoconferência, e por último o réu. Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 28 de abril de 2017, o policial Luís Carlos Aragão matou Kervy Cutrim, Flávio Mesquita, G. S. C., e Ramilson Araújo com disparos de arma de fogo, numa perseguição, onde o veículo no qual estavam as vítimas capotou.

Na sentença condenatória, o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior afirma que a culpabilidade do réu “deve aumentar as penas pela exteriorização da vontade dele em matar as quatro vítimas, demonstrada pelo fato de ter efetuado os disparos próximo delas”. Ainda na sentença, o magistrado destaca que “as circunstâncias dos quatro crimes devem aumentar a penas porque os disparos foram efetuados quando as vítimas estavam indefesas dentro do veículo tombado”.

Após redução do ICMS, Ministro do STF suspende pagamento da dívida pública do Maranhão

Ministro Alexandre de Moraes.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para suspender o pagamento das prestações a vencer da dívida pública do Estado do Maranhão em relação a contratos firmados com a União, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Brazil Loan Trust 1.

Ao conceder liminar na Ação Cível Originária (ACO) 3586, o ministro levou em consideração a restrição à tributação estadual ocasionada pelas Leis Complementares federais 192/2022, que alterou o modelo de incidência do ICMS sobre combustíveis, e 194/2022, que limitou a alíquota do tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Ainda de acordo com a decisão, a União fica vedada de executar contragarantias decorrentes do descumprimento dos contratos, caso venha voluntariamente a pagar as prestações.

Queda das receitas

Autor do pedido, o Estado do Maranhão informou a impossibilidade de pagamento das parcelas, entre elas, a referente a julho de 2022, sobretudo diante da queda das receitas estaduais em razão das alterações legislativas. O montante relativo à dívida pública do ente federado, a ser pago no exercício fiscal de 2022, ultrapassa os R$ 611 milhões, e compreende 14 contratos de financiamento.

Para o estado, seria inviável aguardar a possibilidade de compensação pela União de parte das perdas sofridas em razão da nova legislação, tendo em vista os diversos entraves administrativos impostos nos contratos. Alega que a execução de contragarantias pela União mediante bloqueios de repasses de cotas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e retenção de receitas próprias diretamente das contas do Tesouro Estadual pode resultar na paralisação completa de serviços essenciais prestados à população local e na descontinuidade de inúmeras políticas públicas.

Desequilíbrio das contas

Ao acolher o pedido, o ministro Alexandre de Moraes observou que o Supremo tem adotado entendimento no sentido do deferimento de tutela judicial de urgência para suspender os efeitos de atos praticados pela União que possam comprometer, de modo grave ou irreversível, a continuidade da execução de políticas públicas ou a prestação de serviços essenciais à coletividade.

A seu ver, em análise preliminar do caso, é possível afirmar que a restrição à tributação estadual ocasionada pelas Leis Complementares 192/2022 e 194/2022, de forma unilateral, sem consulta aos estados, “acarreta um profundo desequilíbrio na conta dos entes da federação”.

Esse fator, na avaliação do ministro, torna excessivamente oneroso, ao menos no estágio atual, o cumprimento das obrigações contraídas nos contratos de financiamento que compõem a dívida pública dos entes subnacionais. Justificável, portanto, em seu entendimento, a suspensão do pagamento das prestações até que se viabilize um mecanismo que restabeleça o equilíbrio da base contratual.

Assembleia firma parceria com União de Vice-Prefeitos e garante espaço para nova sede da entidade

Encontro aconteceu na Assembleia.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta terça-feira (26), membros da União de Vice-Prefeitos e Vice-Prefeitas do Maranhão (Univimar) para oficializar a parceria entre o Parlamento Estadual e a entidade, celebrada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que garantiu a cessão de um espaço para funcionamento da nova sede da instituição. A iniciativa visa melhorar a atuação administrativa do órgão.

Estiveram presentes o presidente da Univimar, Mário Cardoso, acompanhado de vice-prefeitos e vice-prefeitas de diversos municípios maranhenses; o diretor geral da Alema, Valney Pereira; o diretor administrativo, Antino Noleto, o procurador-geral da Casa, Tarcísio Araújo, entre outras autoridades.

Na ocasião, Othelino Neto, acompanhado da primeira-dama da Assembleia, Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro, entregou a chave do espaço onde funcionará a sede da Univimar, na Casa do Povo. “O Parlamento Estadual se sente muito feliz com esta importante iniciativa, pois é uma forma de reconhecer o trabalho destes que muito fazem pelo desenvolvimento de seus municípios e pela população. A categoria pode contar com a Assembleia como um agente político que valorizará sempre a atuação de todos os vice-prefeitos maranhenses”, afirmou o parlamentar.

Ana Paula Lobato destacou a importância do novo espaço para a melhoria do trabalho administrativo dos vice-prefeitos. “Agradeço ao presidente Othelino pela construção desta nova parceria, que só valoriza a nossa classe, privilegiando e reconhecendo o trabalho daqueles que estão justamente na ponta, sempre em contato direto com o povo”, disse.

O presidente da Univimar, Mário Cardoso (PV), vice-prefeito de Monção, disse que a sede vai garantir um melhor suporte à atuação dos vice-prefeitos, além de permitir um maior acesso dos gestores à Casa do Povo. “Essa é uma parceria institucional concreta entre os deputados com os vice-prefeitos. Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho”, concluiu.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Prefeita Fabiana Mendes promove reunião com servidores municipais de Presidente Vargas

Reunião com servidores de Presidente Vargas.
Na manhã desta terça-feira (26), na EMEF Raimundo Bartolomeu S. Aguiar, a prefeitura de Presidente Vargas realizou sua primeira reunião de alinhamento com a presença dos servidores comissionados e contratados de todas as secretarias e unidades municipais para diálogo de avaliação dos serviços prestados.

Na ocasião, a prefeita Fabiana Mendes esteve presente e foi a anfitriã desse evento que teve por objetivo principal apresentar a todos os envolvidos uma nova linha de atuação, em prol da população presvarguenses, com melhoria e aprimoramento das necessidades básicas de respeito e ética em todos os setores de trabalho.
Prefeita Fabiana foi a anfitriã da reunião.
Em seu discurso, a prefeita Fabiana destacou a importância de cada função no município, as conquistas já alcançadas e as ações que já foram e serão desenvolvidas a fim de construir um futuro melhor, além disso, foi ofertado um delicioso café da manhã.

"Hoje foi um dia muito especial, onde estivemos reunidos com os contratados e os comissionados do nosso município que compõem o corpo de servidores públicos, sem o qual o município de Presidente Vargas não tem como avançar e sem eles também não podemos fazer o tão belo trabalho que está sendo feito. Agradeço a todos, que juntamente comigo, lutam diariamente por um futuro melhor ", ressaltou a prefeita Fabiana durante entrevista.

Da Ascom PMPV.

VÍDEO: Prefeito e Vereador de São Benedito do Rio Preto trocam socos em via pública

Wallas e Ney foram as vias de fato.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um episódio inusitado e totalmente lamentável foi registrado na manhã desta terça-feira (26) em São Benedito do Rio Preto, visto que, conforme imagens que circulam nas redes sociais, o prefeito Wallas Rocha e o vereador Ney Veras trocaram socos em via pública. Segundo informações preliminares, o motivo da discussão que evoluiu para vias de fato seria a retirada de uma caixa d'água da Rua João Sousa por parte da prefeitura. 

O prefeito Wallas se pronunciou sobre o caso e afirmou que o vereador o agrediu por discordar da natureza do seu trabalho à frente da gestão municipal. "Tomarei as medidas legais cabíveis para este fato lamentável que teve como objetivo apenas tumultuar o trabalho da prefeitura e causar um desserviço à população sambeneditense", disse.

Já o vereador Ney Veras informou que, acompanhado dos colegas parlamentares Irmão Daniel e Joel Eletricista, esteve no local para saber mais informações sobre a retirada da referida caixa d'água, que seria levada para o povoado São José dos Costas, quando foram recebidos de forma truculenta pelo prefeito e seus seguranças. "Tentaram nos impedir de exercer nosso papel de fiscalizador do povo sambeneditense", finalizou.

Confira o vídeo na íntegra no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita: