quinta-feira, 30 de junho de 2022

Suspeitas do assassinato de bebê em Timbiras concedem entrevista e relatam ameaças da população e da família

As duas relataram ameaças.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A adolescente de iniciais E.V., de 15 anos, mãe de um recém-nascido que morreu recentemente em Timbiras, e sua namorada Sergimária concederam entrevista ao blogueiro Silvio Ramon e deram suas versões sobre o caso, que chocou a população do município e de todo Maranhão, visto que, o bebê foi encontrado em uma fossa e o corpo ainda apresentava perfurações de arma branca (relembre).

As duas negam veementemente que tenham cometido o assassinato e ainda relataram que estão sofrendo ameaçadas dos moradores e até da própria família. A mãe, inclusive, diz que estava sozinha em casa no momento do trabalho de parto, acontecido no banheiro. O caso é investigado pela delegacia regional de polícia civil de Codó e, segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o delegado aguarda o resultado do laudo do IML de Timon para tomar as medidas cabíveis.

Confira a entrevista na íntegra:

Faculdade do Baixo Parnaíba retoma uso obrigatório de máscaras

Gráfico que embasou a decisão.
Após consultar o Comitê de Biossegurança da instituição, a Direção de Ensino da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) decidiu voltar a cobrar o uso de máscaras nas suas dependências. Com número de ativos zerado até o boletim epidemiológico de 7 de junho, Chapadinha viu os casos voltarem a crescer nas últimas semanas e já tem 164 pessoas diagnosticadas com Covid-19.

No comunicado, a FAP ainda recomenda a atualização do cartão de vacina contra a doença. Confira a nota publicada:

Aos alunos, professores, funcionários e visitantes:

Devido ao aumento do número de casos de Covid-19 na nossa comunidade, a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) decide retomar como medida de biossegurança o uso OBRIGATÓRIO de máscaras de proteção facial em ambientes abertos e fechados da instituição e solicita de todos o cumprimento das demais normas e protocolos já amplamente divulgados. 

Aproveitamos a oportunidade para recomendar a atualização vacinal contra esta doença a fim de evitar casos mais graves.

Direção de Ensino.

Empresário que matou jovem de 18 anos que não quis namorar com ele é preso

Empresário preso.
O acusado de matar a jovem Stephane da Conceição Oliveira, de 18 anos, no município de Lagoa Grande do Maranhão, entregou-se à polícia nessa quarta-feira (29). De acordo com o delegado Rodson Almeida, o empresário Jocian Barroso da Conceição, de 37 anos, se apresentou, acompanhado do seu advogado, na delegacia de Bacabal, distante 245 km de São Luís.

Como já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Lagoa Grande, ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para o presídio de Piratininga. Orientado por seu advogado, o empresário se manteve em silêncio e não se pronunciou sobre o caso.

Saiba mais sobre o crime AQUI.

Do Blog do Gilberto Lima.

Com conforto, segurança e valorização da cultura popular, São João de Presidente Vargas encantou a população

Cantora Klessinha esteve em Presidente Vargas.
Alegria, diversão e valorização da cultura popular do Maranhão. Esse foi o resultado do "Arraiá Brilho da Noite", promovido pela Prefeitura de Presidente Vargas, através da secretaria municipal de Cultura, que levou, durante oito dias (24 a 29 de junho), uma programação especial deixando todos os telespectadores encantados.

O encerramento das festividades juninas ocorreu na noite de quarta-feira (29). Para a realização desse grande evento, a prefeita Fabiana Mendes investiu e pensou nos mínimos detalhes, tudo isso, para proporcionar um São João diversificado, com conforto, segurança e descontração.

Para fortalecer a cultura junina houve diversas apresentações de quadrilhas, bumba-meu-boi, dança portuguesa, dança country, entre outras. Além das atrações musicais como Nadielle Dias, Som Livre, Seresta da Klessinha, Vânia Coelho e Banda, Gil Lemos, Gonzaga Júnior e cantores locais.

Veja mais fotos:










Da Ascom PMPV.

Vargem Grande: Carlinhos Barros e Nonato Costa participam do Seminário Nacional Educar pra Valer em Sobral

Carlinhos Barros e Nonato Costa.
O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros e o secretário municipal de Educação Nonato Costa estão participando do Seminário Nacional Educar pra Valer 2022, que está sendo realizado na cidade de Sobral, região Norte do Ceará. Estão presentes também a primeira-dama Olene Barros e o procurador geral Daniel Silveira.

Reunindo representantes de municípios de 11 Estados, o Seminário irá proporcionar aos gestores municipais uma ampla programação de imersão no sistema educacional de Sobral, através da realização de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais. 
Seminário Nacional Educar pra Valer.
O evento é uma realização do programa Educar para Valer e da Associação Bem Comum (ABC). Foram convidados a participar prefeitos, secretários de Educação e equipes técnicas dos 48 municípios que possuem parceria com a ABC na implementação dos programas de alfabetização.

Da Ascom SEMED-VG.

Jornal Nacional mostra que mais da metade da população do Maranhão vive sem ter o que comer

Família de Dona Joana.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou o maior número de pessoas em situação de pobreza já registrado no Brasil. “A gente não pode comprar nada para as crianças, entendeu? Quer comprar uma roupinha, não pode. Dar alguma coisa que eles pedem, também não pode. E é isso. A gente só está trabalhando, mesmo, conseguindo aquilo com sacrifício para poder comprar alimento para dentro de casa”, diz Josenilda.

Josenilda vive com o marido e quatro filhos num quarto alugado no centro do Rio. Hoje, sobrevivem com o auxílio do governo e o dinheiro que ganham como ambulantes.

A FGV Social usou dados do IBGE para criar o mapa da pobreza no Brasil. O levantamento leva em conta a definição do Banco Mundial do que é pobreza a partir da renda das famílias. São quase 63 milhões de pessoas no Brasil que, no ano passado, viviam em domicílios onde a renda por pessoa não ultrapassava R$ 497 por mês.

O valor não dá para comprar uma cesta básica em nenhuma capital do país. A pesquisa mostra também um aumento dos que estão na chamada extrema pobreza. São 33 milhões de brasileiros que vivem com menos de R$ 289 por mês. Pelo levantamento, que usa dados que começaram a ser coletados em 2012, esse é o pior cenário já registrado.

A pesquisa também fez um retrato da pobreza no Brasil por estados. O Distrito Federal e 24 dos 26 estados brasileiros registraram piora, e em quatro deles o número de pessoas em situação de pobreza passa da metade da população.

Pernambuco, Alagoas, Amazonas e Maranhão, o estado que tem a maior proporção de pessoas nessa condição, como a família de Dona Joana, de 73 anos. No interior do Maranhão, ela, os filhos e os netos dividem o terreno e toda a renda que conseguem. São sete adultos e sete crianças que dependem do auxílio do governo e da venda do carvão e do óleo do babaçu para comer.

Confira a reportagem na íntegra AQUI.

Do G1.

Homem é assassinado e outro baleado durante encerramento do São João em Chapadinha

Envolvidos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quinta-feira (30), por volta das 3h, quando acontecia o encerramento dos festejos juninos de Chapadinha, um homem foi assassinado a tiros e outro foi baleado na Praça do Povo. A informação é do Blog Sala Vipp.

Segundo os relatos, o jovem Lailson Povoas Veras, de 23 anos, também chamado de Levi, era o alvo dos assassinos. Ele foi alvejado na região do pescoço e o mesmo projétil atingiu o Sr. Ivan Silva Carvalho, de 57 anos, que não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu ainda no local.

O sobrevivente informou aos policiais que poderiam ser os possíveis autores e as equipes das polícias civil e militar estão realizando diligências para prendê-los, visto que, após os crimes, eles tomaram rumo desconhecido.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Mulher é presa por tráfico de drogas no Bairro Novo em Miranda do Norte

Droga apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta quarta-feira (29) a polícia civil de Miranda do Norte realizou uma operação para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão criminal expedido pela 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim no curso de investigação dos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, o alvo da operação era uma mulher de iniciais Z.M.R., de 39 anos, residente da Rua da Alegria, no bairro Novo, em Miranda do Norte, a qual era suspeita de manter em sua casa uma 'boca de fumo', bem como ponto de distribuição de drogas para uma facção criminosa que atua na cidade.

"Durante as buscas, foram encontradas drogas do tipo crack e maconha, bem como apetrechos para embalar os entorpecentes para venda e ainda dinheiro em espécie em notas trocadas. Desta forma, a mulher foi presa em flagrante e encaminhada para o presídio de Itapecuru, em seguida deve ser transferida para Pedrinhas", finalizou Morita.

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes no INSS em Coelho Neto

Operação da Polícia Federal.
A Polícia Federal, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação HAMARTIA, com a finalidade de reprimir fraudes contra o INSS no Estado do Maranhão.

No total, 60 policiais federais cumpriram 20 mandados judiciais, sendo 7 de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas cidades de Coelho Neto e Teresina/PI. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, o sequestro de bens e valores de origem criminosa, além do afastamento dos servidores do INSS do exercício de suas funções.

A investigação teve início em 2020 e levou à identificação de um esquema criminoso integrado por pelo menos sete agenciadores, responsáveis por cooptar pessoas com a promessa de concessão de benefícios de aposentadoria por idade e pensão por morte de forma mais célere, além de dois servidores do INSS, responsáveis pela concessão ilegal dos benefícios.

Os agenciadores, além da função de cooptação de pessoas, também são proprietários de empresas especializadas em empréstimos financeiros e, logo após a concessão ilegal do benefício, realizavam empréstimos consignados no nome dos beneficiários, obtendo assim uma quantia significativa de forma mais rápida.

O prejuízo inicialmente identificado com a concessão de 88 benefícios aproxima-se de R$ 2,9 milhões. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), gira em torno de R$ 27,8 milhões.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de associação criminosa, estelionato qualificado, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 43 anos e 8 meses de prisão.

** O nome da Operação é um termo de origem grega que significando erro ou falha. Trata-se de uma referência à decisão dos investigados de realizar a conduta criminosa, mesmo sabendo de sua consequência.

Criminosos armados explodem carro-forte na BR-316 e levam dinheiro

Carro-forte atacado.
Na manhã desta quarta-feira (29), criminosos armados atacaram e explodiram um carro-forte na BR-316, no povoado Piratininga, na zona rural de Bacabal, município localizado a 245 km de São Luís. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, os criminosos atiraram no carro-forte e ordenaram que os seguranças descessem do veículo. Em seguida, os bandidos explodiram o carro-forte e fugiram com o dinheiro.

O valor roubado não foi revelado e não houve registro de pessoas feridas. Ainda na manhã do crime, os policiais encontraram uma caminhonete queimada na região. O superintendente de Investigações Criminais, delegado Augusto Barros, disse que a equipe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif) já foi encaminhada para a região para investigar o caso.

Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do G1 MA. 

Após São João, prefeitura de Itapecuru-Mirim torna obrigatório uso de máscaras

São João de Itapecuru-Mirim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Itapecuru-Mirim Benedito Coroba determinou, nesta segunda-feira (27), a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. No comunicado, o prefeito diz que a medida se dá em razão do aumento do número de casos ativos da Covid-19.

De maneira imediata a população utilizou as redes sociais para reclamar da ação, visto que, durante cinco dias a prefeitura promoveu aglomeração de pessoas durante cinco dias com a realização do São João. "Ah me poupe né? Quer dizer que durante o são joão não 'tava' preocupado? Agora que passou vem botar decreto de novo de máscara?", reclamou uma leitora.

Outra internauta disse: "Se o prefeito estivesse preocupado com a população devido o vírus, nem era 'pra' pensar em festa, agora depois da festa tudo vai aparecer de novo. No período da politica torna desaparecer novamente".

Um outro leitor também deixou seu comentário: "É uma situação complicada, se não faz são joão a população cairia matando. Se fez e apareceu alguns casos de covid, lá vem a população matando também".

Governadores acionam STF contra lei que limita cobrança do ICMS; São Paulo e Goiás já reduziram o imposto

Imagem ilustrativa.
Os governadores de 11 estados e do Distrito Federal decidiram acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei, sancionada nesta terça-feira (28), que limita a tarifa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre alguns produtos essenciais.

A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu os combustíveis – incluindo diesel, gasolina e gás natural –, a energia elétrica, as comunicações e os transportes coletivos como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, os estados e o Distrito Federal ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

A ação aberta pelos governadores pede uma liminar (decisão provisória) para suspender a lei, que dizem ser inconstitucional. Entre outros pontos, eles argumentam que as unidades da federação têm autonomia na fixação de alíquotas tributárias. Os mandatários locais demonstraram também preocupação com a redução da arrecadação, e destacaram que os combustíveis foram responsáveis por 86% das arrecadações estaduais e distrital em 2021.

A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi aberta pouco depois de estados como São Paulo e Goiás se adiantarem e limitarem, por conta própria, suas alíquotas de ICMS sobre combustíveis. Na peça inicial, eles argumentam que a redução do ICMS como proposto pelo governo federal é "inexequível", por se tratar da principal fonte de arrecadação dos estados e do DF.

Assinam a ação os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Nenhum dos estados do Norte ou Sudeste figuram como parte na ADI.

Uma audiência de conciliação foi realizada no STF nesta terça na tentativa de fechar um acordo entre União, estados e DF . Na reunião estados e  DF fizeram uma proposta com quatro pontos para tentar um acordo com a União, que se comprometeu a estudar e responder até o fim de quarta-feira (29). Ministros do governo têm defendido a medida, afirmando que ela é acertada num contexto mundial de luta pela redução dos preços de combustíveis.

Da Agência Brasil.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Weverton defende abertura do Maranhão para investimentos

Senador Weverton.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em um vídeo postado hoje nas redes sociais, o senador Weverton (PDT), pré-candidato ao governo do Maranhão, defendeu uma política de desenvolvimento para o estado. “O Maranhão é um estado próspero que tem tudo para crescer. Mas ele só vai crescer de verdade se fizermos com que nossa gente cresça junto”.

Weverton defendeu abrir o estado para a industrialização, como outros estados abriram. “Abrir para que os empresários possam vir de verdade fazer investimentos nesse estado e para que o comerciante que aqui está não se sinta explorado”.

Confira o vídeo na íntegra:

Recém-nascido é encontrado morto dentro de fossa em Timbiras; mãe e namorada são suspeitas do crime

Velório do bebê.
Um recém-nascido foi jogado dentro de uma fossa, na tarde de domingo (26), no quintal de uma residência na Rua do Rodrigo, no bairro Anjo da Guarda, na cidade de Timbiras, a 290 Km de São Luís. Ele foi resgatado com vida, mas morreu no hospital.

Pelas informações, uma menor, de 15 anos, deu à luz ao bebê em sua residência. Em seguida ela e outra mulher, com quem mantém um relacionamento amoroso, jogaram a criança em uma privada/fossa que fica nos fundos do quintal da residência.

Segundo o avô, identificado como Edilson, o neto, que se chamaria Lucas Gabriel, estava com perfurações de arma branca no pescoço e nas costas. “O vizinho viu a criança chorando e retirou da fossa. Ela estava com perfuração no pescoço e costas. Ela teve a criança normal e, com a ajuda da ‘sapatona’, conseguiu matar essa criança e jogar na privada”, diz o avô.


O avô reclama da falta de apoio da polícia, que alegou não dispor de viatura para atender a ocorrência. “Aqui na cidade não tem justiça. Fui na delegacia várias vezes, e a conversa é que não tem viatura na cidade. Dizem que não podem prender elas porque não têm provas, não tem flagrante”, desabafa o avô.

Após ser resgatado, o recém-nascido foi levado para o Hospital da cidade, onde os médicos descobriram que a criança apresentava marcas de violência, inclusive ferimentos no pescoço, braços e nas costas, possivelmente provocados por arma branca (faca).

O recém-nascido foi transferido para um hospital na cidade de Colinas, onde não resistiu aos ferimentos e morreu na segunda-feira (27). O crime está sendo investigado pela 4ª Delegacia Regional de Policia Civil de Codó. As suspeitas do crime seguem em liberdade.

Veja o relato do avô:


Com informações de Sílvio Ramon/Gilberto Lima.

Feira da Mulher Empreendedora é realizada em Vargem Grande

Feira da Mulher Empreendedora.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Cerca de 90 mulheres participaram da 1ª Feira da Mulher Empreendedora de Vargem Grande, realizada no Parque dos Buritis por iniciativa da prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

Durante o evento, que antecedeu o São João da Gente, elas puderam expor e comercializar seus produtos para as centenas de pessoas que foram prestigiar e constatar o sucesso da feira. Vale destacar, ainda, o empenho da equipe técnica da SEMAS, que realizou diversas palestras e capacitações em parceria com o Sebrae e com a Sala do Empreendedor de Vargem Grande.
Feira da Mulher Empreendedora.
A secretária municipal de Assistência Social Nicoly Mesquita destacou a importância do momento. "Estamos muito felizes, superou as expectativas e vamos continuar com esse projeto. A feira da mulher não termina aqui, ela vai continuar periodicamente", explicou.

"Aquilo que é feito com o toque da mulher é maravilhoso e eu, como gestor desse município, fico muito grato", explicou o prefeito Carlinhos Barros, que acompanhou tudo de perto.

Confira mais fotos (imagens: Alemão):









Veja mais detalhes na reportagem de Clarice Nicácio:

Mãe e filha morrem com queimaduras provocadas por explosão de botijão de gás no MA

A bebê não resistiu.
Faleceu na noite desta segunda-feira (27), por causa de complicações das queimaduras causadas por uma explosão, devido um vazamento de gás de cozinha, a bebê Heloá Ferreira, de dois anos de idade, que estava internada na UTI do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz desde a última sexta-feira (17), quando aconteceu o acidente na casa que morava com os pais, no bairro Jardim São Luís. 

A bebê teve queimaduras graves em 70% do corpo. A mãe, Ana Carolina Ferreira, que estava com a filha no momento da explosão, teve queimaduras de terceiro grau em todo o corpo, não resistiu aos ferimentos e faleceu na última quinta-feira (23).

Relembre o caso
A mãe também faleceu.
Uma mulher, de 21 anos de idade, e uma criança, de dois anos, tiveram graves queimaduras durante um incêndio em uma casa na Rua Carajás, no bairro Jardim São Luís, na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o gás de cozinha estava vazando quando a vítima chegou e ligou o interruptor de luz. 

A mulher foi socorrida e levada direto para o centro cirúrgico do Socorrão e a criança foi levada para o Socorrinho. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas de dentro e fora da casa, mas o botijão de gás continuava vazando, então foi recolhido e colocado em local aberto.

Do Blog Imperatriz Online.

Famem quer posicionamento claro do MP e Judiciário sobre contratação de shows por órgãos públicos

Erlanio Xavier.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão abriu diálogo com o Ministério Público do Estado do Maranhão sobre as decisões que causaram a suspensão dos festejos juninos em diversos municípios do estado.

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, reclama sobre as decisões judiciais provocadas por ações civis públicas que tiveram como consequência o distrato de vários procedimentos firmados com a devida transparência e rigor da lei da licitação. A própria Lei permite claramente a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o que é o caso dos artistas nacionais de renome contratados para festas juninas.

“É razoável que o Ministério Público interfira na defesa dos preceitos constitucionais e a garantia de direitos estabelecidos pela Carta Magna, mas é necessário que haja clareza e uniformidade nestas decisões. Assim, temos a situação injusta na qual um município pode realizar sua tradicional festa junina, movimenta economia, atrai recursos, e o outro não pode fazê-lo através de decisão judicial tendo a situação semelhante ao outro. É preciso isonomia”, afirmou. 

Erlanio lembrou que o próprio governo do Estado está investindo R$ 25 milhões na festa junina, mesmo tendo problemas em outras áreas para solucionar. “Por que se fala que um município não pode realizar sua festividade pelo fato de carência em outra área da gestão? Qual o parâmetro? Se considerarmos as carências do Estado, que vive uma crise no sistema de transporte de ferry boat, muitas estradas estaduais danificadas, não haveria os gastos em curso com o São João do governo”.

Erlanio Xavier ressaltou o direito à cultura previsto na Constituição Federal que está sendo usurpado por decisões que frustram a população que durante dois anos teve que permanecer em isolamento devido à pandemia da Covid-19. 

“Estamos superando um período traumático para todos. É claro que entendemos o compromisso com as prioridades da administração pública, mas temos que entender que dentro da razoabilidade está o lazer e a cultura. A proibição dos contratos na véspera do evento atinge também os artistas locais, o barraqueiro que gastou comprando seus produtos, o mototaxista, enfim, todos que contavam com a cadeia da festa junina”, disse Xavier.

O presidente da Famem manterá agenda durante a semana com o Procurador Geral de Justiça e com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado para equalizar o posicionamento em relação aos gastos previstos em orçamento.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Vargem Grande participa do 1° Encontro do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann em Sobral

Equipe da Semed em Sobral.
O município de Vargem Grande é um dos contemplados com o curso, onde participam os gestores gerais escolares e os técnicos da SEMED em um total de 62 pessoas. O secretário municipal de Educação Nonato Costa e a secretária adjunta Vivia Fortes acompanham a equipe.
Curso em Sobral.
O primeiro encontro presencial marca o início do Módulo 2 da formação, focado em Liderança para Equidade. As (os) participantes serão convidados a refletir sobre o seu projeto de vida e se conectar ao propósito de promover educação com equidade; ampliar seus conhecimentos e consciência sobre como aprimorar sua atuação enquanto líderes para promover maior nível de equidade em suas redes e escolas, e a expandir sua capacidade de desenvolver e utilizar suas competências para mobilizar pessoas, tomar decisões e resolver desafios complexos relacionados às desigualdades educacionais, de forma compartilhada.
Equipe da Semed.
O encontro tem dois dias de duração. A programação inclui momentos de mergulho interior, com foco na trajetória e projeto de vida das (os) participantes, permitindo reflexões voltadas para a transformação pessoal, mas é marcada também por muitas trocas, reflexões coletivas e exercícios práticos de priorização, co-criação de soluções e prototipação a partir de problemas reais, enfrentados pelas redes e escolas.

Da Ascom SEMED-VG.

Jovem de 18 anos recusa pedido de namoro e é assassinada a tiros

Jovem assassinada.
Stephane da Conceição Oliveira, de 18 anos, foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (27), em Lagoa Grande do Maranhão, cidade localizada a 360 km de São Luís. O crime é investigado como feminicídio.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito do crime já foi identificado e trata-se de um empresário da cidade que tinha um relacionamento amoroso esporádico com a vítima. Segundo o delegado Rodson Almeida, o suspeito é proprietário de uma loja de produtos para motocicletas. Ele teria bebido e procurado a jovem para assumir o relacionamento, que negou o convite.

Após negar o pedido, Stephane da Conceição foi alvejada com três tiros. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma outra mulher, que estava na companhia da vítima, também foi alvejada de raspão. Ela foi levada para o hospital, onde recebeu atendimento médico. O suspeito fugiu após o crime. A polícia diz que ele não tinha autorização para posse de arma de fogo. A Polícia Militar segue realizando buscas para localizar o homem.

Veja mais detalhes no Programa Coroatá na TV:


Do G1 MA.

Assembleia condecora ministro Anderson Torres com Título de Cidadão Maranhense

Título de Cidadão Maranhense.
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta segunda-feira (27), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Gustavo Torres. A honraria foi proposta pelo deputado Glaubert Cutrim (PDT), 1º vice-presidente da Alema. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), aconteceu no Plenário Nagib Haickel.

A solenidade contou, ainda, com a presença do governador em exercício, desembargador Paulo Velten; do senador Weverton Rocha (PDT), além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

O deputado Glaubert Cutrim (PDT) fez a saudação ao homenageado, destacando que o ministro Anderson Torres, natural de Brasília/DF, é delegado de carreira da Polícia Federal, ocupando, atualmente, o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

O parlamentar frisou, ainda, que Anderson Torres tem sido muito atuante na área da justiça e cidadania, sendo um dos responsáveis pelas principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado, no âmbito da Polícia Federal.

“É digno de louvor o trabalho que vem sendo realizado pelo ministro Anderson Torres em todas as regiões do país, com atuação destacada também em nosso Estado. Por essa razão, a proposição da homenagem, concedendo-lhe o Título de Cidadão Maranhense, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário desta Casa”, ressaltou Glaubert Cutrim.

Durante a solenidade, o governador em exercício, Paulo Velten, também enalteceu o trabalho de Anderson Torres à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Ele tem feito um trabalho técnico primoroso na área, em parceria com o Governo do Maranhão. Vale ressaltar que isso é uma demonstração de maturidade institucional. Atitudes republicanas são fundamentais para o devido enfrentamento aos desafios do nosso tempo”, enfatizou Velten.

Compromisso

Após receber a condecoração, o ministro Anderson Torres agradeceu à Assembleia Legislativa e, especialmente, ao deputado Glaubert Cutrim pela homenagem que lhe foi prestada. “Fico muito feliz, orgulhoso e bastante lisonjeado com esta honraria. Aproveito para reafirmar nosso compromisso com este Estado, dizendo que as parcerias que temos mantido com o Maranhão vão continuar pelo bem do interesse público, que está  sempre em primeiro lugar. Mais Brasil e menos Brasília e prioridade absoluta às demandas indispensáveis da nossa população”, afirmou o ministro.

O deputado Wellington do Curso (PSC) também enalteceu as qualidades de Anderson Torres e disse que o ministro é um dos grandes parceiros do Maranhão no governo federal. “Não há como negar que ele se dedica de maneira muito contundente ao combate às organizações criminosas, à repressão ao tráfico internacional de drogas e à busca incessante por justiça, sendo, portanto, mais do que merecedor do Título de Cidadão Maranhense”, declarou Wellington.

A sessão solene contou, também, com a presença do deputado federal Gil Cutrim; do presidente em exercício do TJMA, desembargador Marcelino Ewerton; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, José de Carvalho Neto; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; do defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado; dos desembargadores federais Ney Bello Filho, Gustavo Amorim, Reinaldo Soares da Fonseca e Roberto Velo; do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Edmar Cutrim, entre outras autoridades.

Idosa de 66 anos fica ferida após acidente na BR-222 em Itapecuru-Mirim

Veículo envolvidos no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (27), por volta das 6h, um acidente do tipo colisão traseira foi registrado na BR-222, em Itapecuru-Mirim, nas proximidades do Posto Brasil. Os veículos envolvidos foram um Chevrolet Prisma e um Chevrolet Ônix, ambos com placas de São Luís.

Segundo informações da PRF, a possível causa do acidente seria o fato do condutor do Prisma ter deixado de manter a distância de segurança do veículo que estava à sua frente. Ambos os condutores saíram ilesos, mas uma idosa de 66 anos, que estava no Ônix - que capotou e ficou com pneus para cima -, saiu com ferimentos leves.

Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Jovens são transferidos para São Luís após grave acidente em Vargem Grande

Socorrão I.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dois jovens, identificados como Luís Eduardo e Kerlândio, com idades de 26 e 28 anos, respectivamente, se envolveram em um grave acidente na MA-020, estrada que liga Vargem Grande a Coroatá, na tarde deste domingo (26).

Até o momento pouco se sabe das circunstâncias do impacto, visto que, as vítimas foram encontradas desacordadas às margens da rodovia, nas proximidades do povoado Andirobal. Eles trafegavam em uma motocicleta. Há relatos de que eles tenham sido atingidos por uma caminhonete Toyota Hilux de cor prata, fato este que está sendo investigado pela polícia civil.

Os dois foram transferidos às pressas em estado grave para São Luís e estão internados no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, com lesões na cabeça sendo acompanhados por médicos especialistas. Vamos aguardar mais informações!

Prefeitura de Presidente Vargas realiza JEP's 2022 e beneficia alunos da rede municipal

Secretário Alysson Frazão.
A prefeitura de Presidente Vargas, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Educação (SEMED), realizou a 1° Edição dos Jogos Escolares Presvarguenses 2022 (JEP's) na gestão da prefeita Fabiana Mendes.

O objetivo da competição, que se prolongou entre os dias 24 a 26 de junho, é integrar os estudantes, incentivando o esporte como forma de inclusão social e, ainda, identificar e desenvolver talentos esportivos do município. A prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão.

A competição foi dividida nas seguintes modalidades: dama, futsal, atletismo e futebol. No total, 11 escolas da rede municipal participaram dos torneios. Vale ressaltar que a modalidade de karatê será realizada somente no próximo sábado (02).

O secretário municipal de Esportes Alysson Frazão, em entrevista, agradeceu o apoio da prefeita Fabiana Mendes. "O motivo hoje é de muito orgulho e muita alegria, pelo sucesso do JEP'S. Agradeço a Deus e a prefeita Fabiana Mendes que tem nos apoiado nessa área do esporte com muita força e muita garra. Estou muito satisfeito! O objetivo principal é resgatar o nosso esporte", finalizou.

Da Ascom PMPV.