sexta-feira, 30 de abril de 2021

Câmara Municipal de Vargem Grande aprova matérias durante sessão remota

Sessão da Câmara Municipal de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta sexta-feira (30) a Câmara Municipal de Vargem Grande realizou a 4ª sessão ordinária do 1º período legislativo de 2021 pelo sistema de deliberação remota por videoconferência. Durante os trabalhos, conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Germano Barros (PDT), foram aprovadas quatro matérias de autoria dos vereadores, entre pedidos de providências e requerimentos.

O pedido de providência Nº 001/2021, de autoria do vereador Thiago Braz (PDT), pede que seja encaminhado ao poder executivo e aos órgãos responsáveis a solicitação para implantar a iluminação pública na MA-020, no acesso ao bairro Trizidela.

O requerimento Nº 001/2021, proposto pelo vereador Silvan da Colônia (PDT), requer que a secretaria municipal de Educação faça a liberação da merenda escolar na rede municipal de ensino.

Os requerimentos Nº 003/2021 e Nº 004/2021, ambos do vereador Jociedson de Aguiar (PL), pedem que sejam encaminhados ao poder executivo a solicitação de coletes balísticos para a guarda municipal e para que seja enviado à Câmara um projeto de lei criando o Auxílio Internet para atender os professores da rede pública municipal, respectivamente.

Polícia Civil deflagra mega operação de combate ao tráfico de drogas e efetua 8 prisões em Miranda do Norte

Operação da Polícia Civil.
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência de Polícia Civil do Interior, Delegacias Regionais de Itapecuru-Mirim, Chapadinha e Rosário, SENARC e Delegacia de Polícia Civil de Miranda do Norte, realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma grande operação de repressão ao tráfico de entorpecentes na cidade de Miranda do Norte.

A operação ocorreu nos Bairros Santa Cruz e Santa Barbara e é fruto de uma longa e minuciosa investigação policial realizada pela delegacia local após denúncias de que algumas pessoas da cidade atuavam há vários anos na venda ilícita de cocaína na cidade e região.

Diante dessas denúncias e das investigações procedidas com o apoio da população de bem, foram representados por seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, sendo todos esses mandados cumpridos nesta manhã, ocasião que foi possível apreender uma arma de fogo e considerável quantidade de drogas. 

Oito pessoas foram presas em flagrante delito, sendo eles os nacionais: C. da C. S.; R. B. C.; J. X. B; R. B. C; L. C. C.; L. C. C.; A. P.; V. A. S.. Após as formalidades legais os presos foram encaminhados ao presídio de Itapecuru-Mirim, onde encontram-se à disposição da justiça. 

Da Ascom PCMA.

Profissionais da Educação de Vargem Grande são vacinados contra Covid-19 e ressaltam importância da imunização para retorno das aulas presenciais

Vacinação dos profissionais da Educação de Vargem Grande.
A Prefeitura de Vargem Grande iniciou, nesta sexta-feira (30), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da educação com idade entre 45 e 54 anos. Mais um passo importante no avanço da imunização.

Professora da rede municipal há 20 anos, Josilene Aguiar, que atualmente leciona na Creche Vovó Maria, disse: ''Eu estou muito eufórica com esse dia, né? Porque é um dia muito importante para todo mundo, principalmente para os professores e eu não pensei que eu fosse vacinar agora. Pensei que ainda fosse demorar algum tempo, mas graças a Deus, chegou! Tomei a primeira dose e que venha a segunda!".

"É uma esperança que a gente tem, né? De sobrevivência nessa pandemia, que a gente vive só o presente e não sabe o futuro. Então é um fio de esperança que nós temos'', ressaltou a professora Joelma Gomes, de 49 anos, que não esperava que a vacina fosse chegar tão rápido.
Vacinação é realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação.
''É um momento de extrema importância, porque os profissionais da área da educação estão em contato direto com o aluno, com os pais de alunos, com outros colegas de trabalho. E a questão do retorno às aulas presenciais é de extrema importância para o andamento da educação", disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vargem Grande, professor Emanuel Messias.

O secretário de educação Nonato Costa afirmou: "Hoje estamos dando início à segunda etapa de vacinação dos profissionais de educação. Estão sendo vacinados, neste momento, profissionais acima de 45 anos e, em breve, vamos estar com todos os profissionais vacinados para darmos início às nossas aulas presenciais".

Veja mais fotos:





Da Ascom SEMED-VG.

Othelino e Ana Paula recebem cantor Elias Monkbel que viralizou na internet com música “O Carpinteiro”

Othelino Neto e Ana Paula recebem o cantor Elias Monkbel.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT), recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), o cantor e compositor maranhense, Elias Monkbel. O artista, nascido no município de Lago Verde, viralizou nas redes sociais com a música “O Carpinteiro” que ganhou coreografia de famosos na internet. 

“É razão de alegria receber o cantor Elias Monkbel, um conterrâneo maranhense, que já acompanhávamos há algum tempo e que agora estourou em todo o Brasil e no exterior, o que nos causa muita satisfação ver este artista popular divulgando o Maranhão e mostrando um pouco mais da nossa música”, destacou o chefe do Legislativo. 

Fã do cantor, Ana Paula Lobato também falou da satisfação de recebê-lo e desejou-lhe sucesso. "É motivo de muita alegria receber esse artista maranhense, de quem já éramos fãs e que, agora, faz esse sucesso estrondoso em todo o país. Espero que ele possa mostrar, ainda mais, o seu valor e levar o melhor do Maranhão a todos os cantos do Brasil”, disse. 

Na visita, em um momento de descontração, Elias Monkbel soltou a voz e cantou alguns dos seus maiores sucessos, entre eles “O Carpinteiro”, “Conto de Fadas” e “Virou Arritmia”, canções que o transformaram, recentemente, em um dos artistas mais ouvidos nas redes sociais e em aplicativos de música.

O artista destacou a alegria de visitar a Assembleia e apresentar seu trabalho. “Para mim, é surpreendente estar aqui. Ter o meu trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente é algo que sempre sonhamos. Hoje, estou vivendo, literalmente, um conto de fadas”, disse ele, fazendo alusão a uma das músicas que caíram no gosto do público.

Veja como foi:

Prefeitura de Nina Rodrigues efetua pagamento dos servidores públicos

Prefeito Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta sexta-feira (30), a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Finanças, efetuou o pagamento dos servidores públicos efetivos e comissionados referente ao mês de abril de 2021. A medida foi uma determinação do prefeito Rodrigues, que mais uma vez pagou o funcionalismo dentro do mês trabalhado.

O prefeito Rodrigues fez questão de destacar a importância do servidor para o bom andamento dos serviços no município. "Sabemos que os servidores são peças fundamentais na prestação de serviços à população. Mesmo em uma época difícil, temos colocado como foco manter os pagamentos em dia, pois o salário é um merecimento de todo trabalhador", destacou o gestor.

Julgamento da Prefeita de Lago do Junco no TSE preocupa Fernando Cutrim em Pirapemas

Fernando Cutrim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta quinta-feira (29) o julgamento que pode cassar o mandato da prefeita de Lago do Junco Maria Edina Fontes e determinar novas eleições no município (saiba mais). O julgamento discute irregularidades no registro de candidatura da prefeita eleita e foi interrompido por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, informou ao Colegiado que o recurso voltará ser analisado na próxima quinta-feira (6).

O Ministério Público Eleitoral (MPE) contesta o registro de candidatura da prefeita sob o argumento de que ela esteve oficialmente casada com o prefeito anterior, Osmar Fonseca, até o início de 2020, quando ele ocupava o segundo mandato no cargo. Por pertencer ao mesmo núcleo familiar, ela não poderia ter sido eleita nas eleições daquele ano. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desconsiderou o fato e manteve a candidatura de Maria Edina, que concorreu e venceu as eleições municipais. O relator do recurso, ministro Edson Fachin, apontou que a situação caracteriza “terceiro mandato” do clã familiar, o que não é permitido pela legislação  (artigo 14, parágrafo 7, da Lei de Inelegibilidade).

A eminente cassação em Lago do Junco pode causar efeitos em Pirapemas, pois a vitória do prefeito Fernando Cutrim pode configurar também um terceiro mandato, visto que, ele era casado com a filha do ex-prefeito reeleito Iomar Salvador. O casal se separou em 21 de janeiro de 2016, data limite para a separação sem que desse incompatibilidade para o pleito de 2020, no entanto, eles continuaram mantendo união estável, conforme entendimento do TRE-MA dois dias antes da eleição (relembre).

A exemplo de Edina, Fernando também é alvo de uma ação de impugnação ao registro de sua candidatura e deverá ser julgado muito em breve. É aguardar para ver!

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Covid-19: Profissionais da Educação com idade a partir de 45 anos começam a ser vacinados em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de Saúde, segue avançando no cronograma de vacinação contra a Covid-19 e para esta sexta-feira (30) está prevista a imunização dos profissionais da Educação com idade a partir de 45 anos que estão na ativa.

Os trabalhadores da rede municipal de ensino (professores, gestores, supervisores, preparadoras de alimentos, zeladoras, vigias e técnicos) devem se dirigir até a Escola Newton Neves no horário de 9h às 12h e 14h às 17h. De acordo com a Semus, o município recebeu 180 doses para este público.

Homem agride e ameaça esposa de morte, mas acaba preso pela PM em Vargem Grande

Armas de fogo apreendidas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 11h, os policiais militares de serviço em Vargem Grande foram comunicados por uma mulher de que sua irmã havia sido agredida fisicamente, expulsa de casa e ameaçada de morte por seu companheiro, que utilizava uma arma de fogo do tipo espingarda. O caso aconteceu na noite anterior no povoado Placas.

De imediato a guarnição seguiu para a localidade, onde foi possível localizar o agressor na residência do casal. Ele foi identificado como Antônio Silvestre Rodrigues, de 46 anos. Além da espingarda usada no crime, os policiais também apreenderam uma garrucha e uma arma branca (faca), além de roupas e documentos pessoais.

Desta forma, Antônio recebeu voz de prisão pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha e também por porte ilegal de arma de fogo, sendo encaminhado para delegacia de Vargem Grande juntamente com o material apreendido para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

TSE inicia julgamento que pode cassar mandato da prefeita de Lago do Junco e determinar novas eleições

Sessão do TSE.
Na sessão de julgamentos desta quinta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o julgamento que pode determinar a realização de novas eleições no município de Lago do Junco. O julgamento discute irregularidades no registro de candidatura da prefeita eleita Maria Edina Fontes (PDT), e foi interrompido por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Divórcio durante o mandato

O Ministério Público Eleitoral (MPE) contesta o registro de candidatura da prefeita sob o argumento de que ela esteve oficialmente casada com o prefeito anterior, Osmar Fonseca, até o início de 2020, quando ele ocupava o segundo mandato no cargo. Por pertencer ao mesmo núcleo familiar, ela não poderia ter sido eleita nas eleições daquele ano. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desconsiderou o fato e manteve a candidatura de Maria Edina, que concorreu e venceu as eleições municipais.

O relator do recurso, ministro Edson Fachin, apontou que a situação caracteriza “terceiro mandato” do clã familiar, o que não é permitido pela legislação  (artigo 14, parágrafo 7, da Lei de Inelegibilidade).

Segundo o ministro, o divórcio consensual do casal ocorreu em 24 de janeiro de 2020, durante o curso do segundo mandato do marido e prefeito, apesar de o casal estar separado de fato desde maio de 2016, que se situa dentro do primeiro mandato, e que segundo a legislação vigente caracteriza causa de inelegibilidade reflexa.

“Em regime de repercussão geral, já assentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), destaca que a separação de fato ocorrida no primeiro mandato não afasta a inelegibilidade, ainda que se converta em divórcio antes do segundo mandato. Dessa forma, sugiro o indeferimento do recurso e proponho provimento para reformar o acórdão do TRE, que entendeu ser válida a candidatura, e comunicar ao mesmo Tribunal para realização de eleições suplementares no município de Lago do Junco (MA)”, destacou Fachin.

Pedido de vista

O ministro Alexandre de Moraes, atento às discussões sobre o tema citado pelo relator, relacionando ao regime de repercussão geral do STF, pediu mais tempo para analisar a questão que prejudicou a eleição da prefeita eleita. Ele cita um caso parecido no STF, apontando que a separação de fato não contaminaria a eleição e não causaria, portanto, a inelegibilidade.

“A reflexão sobre o recurso é para analisar se, comprovada realmente a separação no primeiro mandato, traria inelegibilidade para um segundo mandato. Por exemplo, se o ex-marido fosse reeleito, ela não poderia ser candidata à vereadora. Mas passado um lapso de quatro anos, será que contaminaria também para aquele mandato? Sendo que nesse período já foi comprovada a separação de fato?”, questionou.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, informou ao Colegiado que o recurso voltará ser analisado na próxima quinta-feira (6).

Municípios maranhenses vão receber R$ 45 milhões de complementação da União ao Fundeb

Complementação do Fundeb.
O Maranhão vai receber R$ 45 milhões relativos ao ajuste da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Entre os 217 municípios maranhenses, São Luís e Imperatriz, maiores cidades do estado, vão receber o maior montante com R$ 3 milhões e R$ 1,3 milhão, respectivamente. Caxias aparece em terceiro lugar com o valor de R$ 1 milhão de repasse. No outro lado da ponta, os municípios de São Félix de Balsas, Nova Iorque do Maranhão e São Pedro dos Crentes, terão os menores repasses, com R$ 27,4 mil, R$ 27,7 mil e R$ 34,5 mil respectivamente.

Os valores constam nos dados divulgados nesta terça-feira (27), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), calculados a partir do demonstrativo de ajuste anual do Fundeb relativo ao exercício de 2020, divulgado pela Portaria Interministerial 02/2021, no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 23 de abril.

O Maranhão é um dos onze estados beneficiados com a complementação da União ao Fundeb em 2020, que terão ajustes positivos no crédito. Os valores do ajuste do Fundeb/2020 serão creditados até o fim de abril. Sendo assim, os gestores municipais precisam adotar medidas para reorganizar o planejamento municipal de Educação.

Fundeb

A complementação da União corresponde a 10% do valor da contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo. Principal fonte de financiamento da educação básica pública no país, o Fundeb é formado por percentuais de diversos impostos e transferências constitucionais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Pais são presos por entregar a própria filha de 11 anos para ser estuprada em troca de dinheiro no Maranhão

Operação da Polícia Civil.
Um casal foi preso, nessa quarta-feira (28), suspeito de entregar a própria filha, uma menina de 11 anos de idade, para ser estuprada por um homem, na zona rural da cidade de Buriti Bravo, cerca de 500 km de São Luís. O suspeito de estuprar a criança também foi preso.

Os três mandados de prisão temporária foram cumpridos pela 12ª Delegacia Regional de São João dos Patos, através da Delegacia de Polícia de Buriti Bravo. As prisões aconteceram no povoado Juçara, zona rural de Buriti Bravo.

“As investigações se iniciaram após sermos informados do fato no dia 16 de abril, por meio do Conselho Tutelar de Buriti Bravo, dando notícia desse suposto abuso sexual e estupro, que envolvia essa criança de 11 anos. A partir daí foi que começamos a investigar”, explicou o delegado Carlos Eduardo, titular da Delegacia de Buriti Bravo.

Segundo a polícia, contra os presos pesa a acusação de estupro de vulnerável, favorecimento à prostituição, abandono material e maus-tratos às crianças. Consta nas investigações, que os próprios genitores da vítima levavam a criança para a residência do autor do estupro, onde os abusos aconteciam. Os pais da menina entregavam a filha para o estuprador em troca de dinheiro, para o consumo de bebida alcoólica.

“A situação que nos deixou mais preocupados nesse caso é que os aliciadores eram os próprios pais. Eles, em troca de bebida alcoólica e de dinheiro, levavam a vítima a até a residência do estuprador, onde aconteciam os atos sexuais”, destacou o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, além da vítima dos estupros, residia na residência do casal outras cinco crianças, entre 9 e 2 anos, que também eram vítimas de maus-tratos e abandono por parte dos pais. 

Do G1 MA.

Motociclista é preso com arma de fogo na BR-222 em Vargem Grande

Arma e moto apreendidas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (28), por volta das 23h, durante patrulhamento de rotina, policiais militares de serviço em Vargem Grande avistaram um indivíduo com atitudes suspeitas trafegando em uma motocicleta Yamaha YBR de cor vermelha na BR-222, nas proximidades de um posto de combustíveis.

Ao avistar a viatura, o motociclista empreendeu fuga em alta velocidade, porém foi alcançado pela guarnição após acompanhamento tático. Com A.L. da S.F., de 48 anos, residente no bairro da Cerâmica, foi encontrado um revólver calibre 38 com duas munições intactas. O suspeito juntamente com a arma de fogo e a moto foram apresentados na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra traficante de drogas no Morro da Macaca em Miranda do Norte

Combate ao tráfico em Miranda do Norte.
Na tarde desta quarta-feira (28), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação policial no intuito de inibir o crime de tráfico de drogas na cidade de Miranda do Norte. O alvo da operação foi uma comunidade conhecida como Morro da Macaca, próximo ao centro da cidade.

O objetivo da operação era cumprir mandados de busca e de prisão em desfavor de traficantes da região. Um homem identificado apenas como “Neguinho”, teve seu mandado de prisão temporária cumprido, além de ser preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e receptação dolosa.

Foi apreendido cerca de R$ 629,00 em espécie, provavelmente da venda de entorpecentes, uma média quantidade em entorpecentes e alguns produtos que, de acordo com polícia, eram usados como forma de pagamentos de usuários de drogas, o que se classifica como receptação. O preso foi encaminhado ao presídio de Itapecuru-Mirim onde encontra-se a disposição da justiça.

Da Ascom PCMA.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Polícia Civil deflagra operação contra fazendeiros por furto de energia elétrica na Baixada Maranhense

Operação Baixa Intenção.
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou nos últimos dias 26, 27 e na manhã desta quarta-feira (28), uma operação batizada de “Baixa Intenção”, visando o combate ao furto ou roubo de equipamentos da Concessionárias de Energia Elétrica como transformadores, cabos, isoladores, além da prática criminosa de furto de energia elétrica mediante fraude, em cidades da região da Baixada Maranhense. Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrantes pela prática de furto de energia mediante fraude e receptação.

De acordo com Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD-SEIC), no total foram 12 alvos averiguados nos municípios de Viana, Nova Olinda, Matinha, São Bento e Pinheiro, todos sendo fazendas de piscicultura e pecuária.

Um dos presos seria um pecuarista e médico no município de São Bento, que além de ter sido flagrado na prática de furto de energia mediante fraude, também foi flagrado na posse de um automóvel HYUNDAI HB20, tomado de assalto na cidade de Belém do Pará. Em sua defesa, o médico disse que teria comprado o veículo de um homem identificado apenas como “Raimundão” em Palmeirândia, mas que foi assassinado no final do ano passado.

Como resultado da operação, os policiais conseguiram recuperar transformadores, postes, cabos multiplexados e duplex, disjuntores AT e BT, isoladores, todos de uso exclusivo da Concessionária de Energia e do Programa Luz Para Todos. Após as autuações das prisões em flagrantes foram os conduzidos postos em liberdade mediante pagamento de fiança.

Professor é preso por abusar sexualmente da sobrinha de 12 anos e mais 4 crianças no Maranhão

Operação da Polícia Civil.
Na tarde da última terça-feira (27), a Delegacia de Polícia Civil de Carutapera, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de abusar sexualmente de pelo menos cinco crianças na cidade. O preso exerce o cargo de professor, sendo muito conhecido no município.

Consta na Delegacia de Carutapera dois inquéritos policiais que apuram denúncias de abuso sexual cometido pelo professor. Na última segunda-feira (26), a Polícia Civil recebeu denúncia de uma vítima do investigado preso, uma adolescente de 12 anos de idade, sobrinha do mesmo, relatou que estava vivendo momentos de terror, pois estava sendo abusada desde os 8 anos de idade até os dias atuais.

A vítima ainda apontou outras supostas vítimas do professor preso, segundo ela, o abuso sexual acontecia quando seus pais saíam para pescar e o acusado ia até sua residência, no período da noite, quando estava sozinha com seu irmão de 10 anos de idade e praticava conjunção carnal e atos libidinosos com ela.

De posse dessas informações, a autoridade policial de Carutapera representou pela prisão preventiva do professor e foi prontamente atendido pela Justiça com parecer favorável do Ministério Público.

A Polícia Civil dará continuidade às investigações para elucidar todos os delitos perpetrados pelo professor, sobretudo com o uso do depoimento sem dano em prol das vítimas. Ressalta-se que por se tratar de crimes sexuais, os quais ocorrem de forma clandestina, sem testemunhas presenciais, o depoimento da vítima desse tipo de delito, possui grande relevância jurídica. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário de Carutapera, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Da Ascom PCMA.

Othelino destaca aprovação de novas matérias voltadas ao combate da Covid-19

Othelino destacou projetos de grande relevância para o enfrentamento
da Covid-19 no Maranhão.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a aprovação, na sessão plenária remota desta terça-feira (27), de novas matérias voltadas ao enfrentamento da Covid-19 no Maranhão, entre elas, projetos de decreto legislativo que reconhecem o estado de calamidade pública em  mais oito municípios e, ainda, o PL 076/2021, de autoria do deputado Wellington do Curso (PSDB), instituindo a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das pessoas acometidas pela doença.

Os projetos de decreto legislativo aprovados reconhecem o estado de calamidade pública nos municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Duque Bacelar, São Bernardo, São Luís Gonzaga do Maranhão, Cantanhede, São Raimundo das Mangabeiras, Anapurus e Alto Alegre do Maranhão. “A iniciativa facilita aos gestores municipais a contratação de serviços e a aquisição de produtos e medicamentos importantes para o tratamento das pessoas com Covid-19”, disse. 

O parlamentar também destacou o PL do deputado Wellington do Curso, voltado à criação de políticas de atenção à saúde mental de pessoas que contraíram o coronavírus. “A pandemia é um grave problema de saúde pública, que tem sido enfrentado por todo o mundo com impactos não apenas na saúde física das pessoas, mas, também, psicológica. Temos percebido muitos casos de depressão por conta dessa situação e esse acompanhamento é muito importante”, frisou.

Othelino citou, ainda, o projeto de lei do deputado Zé Inácio, que cria mais algumas normas visando garantir aos parlamentares maior embasamento para a apreciação e aprovação de decretos municipais de calamidade pública.

Faça suas compras na Landry Móveis de Vargem Grande usando o Programa Minha Casa Melhor

Beneficiada: Francisca da Silva Barreto.
A loja Landry Móveis de Vargem Grande, em parceria com o governo estadual, comunica a todos os clientes e beneficiários do programa Minha Casa Melhor, que já está aceitando o cartão de débito do programa. O Minha Casa Melhor é destinado a todas as famílias cadastradas no CadÚnico, que serão beneficiadas mediante sorteio.

Todos os responsáveis familiares cadastrados no CadÚnico estão automaticamente participando dos sorteios. O benefício tem valor unitário de R$ 600,00, que é entregue a cada beneficiário através de um cartão de débito, que pode ser usado na Landry Móveis, no período 90 dias a contar a data de entrega.

Com o cartão, as aquisições de compras de produtos serão apenas para móveis, eletrodomésticos e utensílios para o lar, não permitido o uso para outras finalidades.

Para maiores informações sobre o programa e os sorteados, procure a loja, que fica localizada na Rua Hemetério Leitão, n. 171, no centro da cidade, ou entre em contato pelo telefone e WhatsApp (98) 99210-1257.

Landry Móveis - O cliente em primeiro lugar.

PF deflagra Operação Melicertes para combater contrabando de cigarros no Maranhão

Operação Melicertes.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 28 de abril 2021, na região metropolitana de São Luís e na cidade de Bequimão, a Operação “MELICERTES”, com objetivo de combater o crime de Contrabando de cigarros que chegam a costa maranhense, oriundos do Suriname.

A investigação foi conduzida pela Polícia Federal com a participação da Polícia Militar do Estado do Maranhão, e teve início após a prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar, em setembro de 2020, de um grupo criminoso responsável pelo contrabando de cigarros apreendidos em um porto clandestino na zona rural de Bequimão.

Na ocasião da prisão em flagrante, além da carga de cigarros contrabandeados, avaliada em R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), também foram apreendidos com os criminosos a quantia de R$ 12.697,00 em espécie e uma arma de fogo.

Durante as investigações, foi possível identificar uma estrutura criminosa dedicada ao contrabando de cigarros oriundos do Suriname, introduzidos no território nacional em pontos de desembarques clandestinos localizados na zona costeira do Estado, contando ainda com a participação de policiais militares que atuavam fazendo a segurança da carga.

Como o desdobramento da investigação a Polícia Federal representou pela expedição de medidas cautelares junto a 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão que expediu 15 mandados judiciais, sendo 11 de busca e 4 de prisão. Cerca de 52 Policiais Federais e Policiais da Corregedoria da Polícia Militar do Maranhão participam das diligências.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder pelos crimes de contrabando, facilitação de contrabando e associação criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de prisão.

** A operação foi denominada MELICERTES, fazendo uma alusão ao deus grego Portuno, o qual era o deus das chaves, portas e gado, além de proteger os depósitos onde se armazenavam cereais, porém, em determinado momento da história, em razão das associações populares, Portuno passou a ser confundido com Melicertes, e evoluiu para um deus primordialmente relacionado aos portos.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Assembleia Legislativa retornará atividades presenciais na segunda-feira (03)

Presidente Othelino Neto.
A Mesa Diretoria da Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio de Resolução Administrativa, determinou o retorno das atividades presenciais da Casa, de modo integral, a partir da próxima segunda-feira (3). O presidente do Parlamento, deputado Othelino Neto (PCdoB), informou, na sessão remota desta terça-feira (27), que o dispositivo estabelece um horário de funcionamento com realização de escala de trabalho, a fim de continuar reduzida a circulação de pessoas.

Na sessão da próxima terça-feira (4), os parlamentares vão apreciar o Projeto de Resolução Legislativa, que possibilita ao presidente convocar até quatro sessões ordinárias ou extraordinárias por semana e, ainda, modificar sua estrutura, adicionando, além do Pequeno Expediente e Ordem do Dia, o tempo dos partidos.

“As sessões, inicialmente, terão um caráter híbrido, ou seja, quem preferir participar remotamente, já fica previamente autorizado, e quem quiser vir ao Plenário, também já poderá, evidentemente, atendendo aos protocolos sanitários para que evitemos que alguém seja contaminado aqui nas dependências”, esclareceu.

O parlamentar pediu a compreensão dos colegas parlamentares para que, apesar do retorno presencial, o acesso à Alema continue rigoroso. “Vai ser ainda em regime de escalas e continuaremos com o rigor necessário no acesso, porque, infelizmente, percebemos que a segunda onda da pandemia da Covid-19 foi ainda mais forte que a primeira, em quantidade de casos da doença e, sobretudo, de óbitos”, explicou.

Horário

De acordo com a Resolução, o horário de funcionamento na Casa será das 8h às 17h, sendo que o diretor ou responsável pelo setor deverá adotar a escala de trabalho e encaminhar à Diretoria de Recursos Humanos e ao Gabinete Militar a relação dos servidores, devendo assegurar o distanciamento entre as pessoas em seu local de trabalho.

O documento determina, também, que todos  os servidores e colaboradores são obrigados a utilizar e permanecer com máscaras de proteção e observar a etiqueta respiratória. Também ficam suspensas viagens, em missão oficial, de servidores públicos a outros estados, exceto nos casos urgentes e inadiáveis.

Grupo Mateus terá que pagar mais de R$ 500 mil em indenizações por acidente no Mix do Recanto dos Vinhais

Grupo Mateus firmou acordo.
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, firmou nesta segunda-feira, 26, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o grupo Mateus Supermercados, por meio do qual a empresa assume a obrigação de indenizar os danos morais e materiais sofridos pelas vítimas do acidente de consumo, ocorrido nas dependências do Mix Mateus Atacarejo, no bairro Recanto dos Vinhais, por volta das 20h do dia 2 de outubro de 2020.

O acidente resultou no falecimento da funcionária do estabelecimento Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, e na lesão corporal de três consumidores, decorrente do desabamento de quatro prateleiras cheias de produtos (relembre o caso).

Assinou o TAC pelo Ministério Público a titular da 2ª Promotoria do Consumidor, Lítia Cavalcanti, e pelo Mateus, o presidente do grupo, Ilson Mateus Rodrigues. Além das indenizações, o Mateus Supermercados se obriga, no prazo de 12 meses, a promover a adequação de todas as suas lojas que atuam, simultaneamente, nos ramos de atacado e varejo ("atacarejo"), situadas no Estado do Maranhão, às disposições contidas nas normas técnicas que tratam de Sistemas de Armazenagem - Terminologia e Diretrizes para Uso de Estrutura Tipo Porta-Paletes.

Durante esse prazo, o grupo empresarial deverá contratar uma auditoria externa de engenharia, que deverá emitir a cada quatro meses, relatório técnico com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, a ser encaminhada ao Ministério Público até a conclusão dos serviços.

Foi firmada ainda a obrigação de o Mateus realizar, bimestralmente, revisão de todas as estruturas de armazenagem tipo porta-paletes (prateleiras) existentes nas suas lojas, mediante apresentação de Relatório Técnico de Engenharia com a devida ART, lavrado por empresa especializada. Também foi determinado que a empresa, no prazo de 30 dias, elabore para todas as suas lojas o Plano de Inspeção e Monitoramento das estruturas de armazenagem tipo porta-paletes.

INDENIZAÇÕES

Pelo acordo, deverão ser indenizados, por danos morais e materiais, uma cliente e a filha dela, de 4 anos, cada um no valor de R$ 100 mil; e um adolescente, de 15 anos, no valor de R$ 10 mil. Caso concordem com os valores estabelecidos, os clientes devem desistir de eventual demanda judicial acerca do caso e formalizar, junto ao Ministério Público, no prazo de 40 dias, a pretensão de receber a indenização. O Grupo Mateus tem o mesmo prazo para efetuar o pagamento.

Conforme o TAC, o acordo não faz vinculação na hipótese de ações judiciais ou de pagamentos por via administrativa, que adotarão condições próprias, seja de outro valor ou forma de pagamento, seja de eventual condenação ou acordo. Com relação à funcionária que morreu no acidente, o processo tramita na Justiça do Trabalho, uma vez que ela mantinha com o grupo empresarial relação trabalhista.

DOAÇÕES POR DANOS COLETIVOS

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta, o Grupo Mateus também foi obrigado a pagar o valor de R$ 250 mil, a título de danos morais coletivos, a ser revertido na reforma do prédio-sede da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, localizado no Centro de São Luís. A execução dos serviços ficará sob a responsabilidade da empresa, que deverá entregar ao Ministério Público e ao Corpo de Bombeiros Militar o projeto de reforma e o cronograma das obras, no prazo de 120 dias, a contar da assinatura do acordo.

O Grupo Mateus também deverá doar à Guarda Municipal/Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de São Luís, a título de dano moral coletivo, uma caminhonete adaptada para viatura, tração 4x4, motor diesel e cabine dupla, no prazo de 180 dias.

Em caso de descumprimento das obrigações, será aplicada multa de R$ 1 mil por dia que ultrapassar os prazos previstos, referente a cada obrigação descumprida, a ser revertida ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD).

Redação: COM-MPMA.

Idoso viraliza na web após vencer a Covid-19 e receber homenagem do filho em Pedreiras

Idoso recuperado.
Uma cena inusitada ganhou o mundo no último fim de semana. O vídeo animado ao som do forró e do piseiro, ritmos característicos do Nordeste, ainda circula nas redes sociais com o registro da alta médica de José Rodrigues do Santos, de 69 anos, de Santo Antônio dos Lopes. Depois de ficar internado por 17 dias, sendo 8 deles intubado em uma UTI, o idoso teve alta do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, em Pedreiras, unidade que integra a rede estadual de assistência a pacientes com a Covid-19. 

O filho, Roni da Silva Santos, de 38 anos, mais conhecido na região como “Roni do Piseiro”, havia feito uma promessa: se o pai saísse dali curado da Covid-19, a festa ia ser grande. Ele até começou a compor uma música em homenagem ao pai. Ao som de “Eu vim tirar ele daqui, eu vim foi buscar meu pai”, o filho comemorou a alta na saída do hospital. 

“Eu só tenho 38 anos de idade, mas já tenho 20 de carreira. Sou conhecido como Roni do Piseiro e eu estou feliz demais de estar com meu pai em casa. Eu chorei demais, não aguentei não quando vi ele sair. E eu já tinha dito às enfermeiras que quando ele saísse eu ia botar uma música pra receber ele. Agradeço demais tudo que fizeram por ele”, disse Roni do Piseiro. 

O idoso tem ainda outros seis filhos. Karlene da Silva Santos é uma delas. Ela conta que o pai ficou muito emocionado ao sair do hospital e dar de cara com a festa lá fora. “Deus é maravilhoso. Meu pai é um guerreiro. Só temos que agradecer a Deus, que é o Todo Poderoso, e às enfermeiras que cuidaram muito bem dele, educadas, gostei de todos. Papai ficou muito emocionado, quando saiu e viu que era o filho dele cantando. Meu irmão não conseguia mais cantar, não sabia se chorava ou se ria”, disse a filha. 

Veja o vídeo:

PM prende indivíduo portando arma de fogo no Bairro Trizidela em Vargem Grande

Arma de fogo apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Vargem Grande realizavam patrulhamento de rotina na tarde desta terça-feira (27) pela Rua São José, no bairro Trizidela, quando, por volta das 15h, avistaram um indivíduo suspeito que, ao observar a viatura, tentou se esconder em uma residência.

No entanto, a guarnição conseguiu capturá-lo antes que ele conseguisse fugir pelos fundos. Com o indivíduo, identificado como Fernando Rodrigues de Araújo, de 20 anos, foi encontrado um revólver calibre 32 com numeração suprimida e duas munições intactas. Fernando e a arma de fogo foram apresentados na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

PM apreende adolescente por manobras perigosas e recupera moto roubada em Vargem Grande

Moto apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (26), por volta das 11h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande faziam rondas de rotina pela Avenida Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Baixa Grande, quando avistaram um adolescente realizando manobras perigosas em uma moto Honda Pop de cor branca (levantando o pneu dianteiro).

De imediato foi dada voz de parada e posteriormente o adolescente M.V.C.S., de 17 anos, foi apresentado na delegacia local juntamente com o veículo para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

MOTO RECUPERADA
Moto recuperada.
Pouco antes, às 11h, a guarnição avistou uma dupla trafegando em uma moto Honda CG de cor preta em atitudes suspeitas no bairro Soldadinho. Ao avistarem a viatura, os dois empreenderam fuga em alta velocidade, sendo acompanhados pelos policiais até que abandonaram o veículo e continuaram a fuga a pé adentrando em uma área de matagal. Após consultas, ficou constatado que a moto constava como roubada.

Veja mais detalhes:

Covid-19: Igarapé Grande ganha mais equipamentos e usina de oxigênio

Igarapé Grande.
A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, através da Secretaria de Saúde, intensificou os serviços e aparelhou com tecnologia de ponta a Unidade Hospitalar Expedito Lopes Galvão, que agora conta com equipamento especializado para o combate a pandemia do novo coronavírus.

A Saúde do município investiu em uma grande estrutura tecnológica de um Centro Imagem – adaptado com Raio X Móvel, Raio X Digital, Mamografia Computadorizada, Tomógrafo de 16 canais ultramoderno e uma usina de geração de oxigênio para os pacientes de Covid. A usina que produz gás de oxigênio fabrica tanto o ar comprimido como o ar medicinal (O2) que os pacientes de Covid usam. Ela supre a necessidade do paciente do hospital principalmente para a nebulização. O ar capitado pela usina na atmosfera, passa por um processo de limpeza para ser utilizado pelos pacientes.

Igarapé Grande é uma cidade que fica a 311 km de São Luís e possui pouco mais 13 mil habitantes. Mesmo não sendo a maior cidade da região, a administração da saúde de Igarapé virou referência no Médio Mearim. No hospital da cidade são feitos sete tipos de cirurgias e atende com 13 especialistas. Com o aparelhamento atual, a cidade tem atendido pacientes até de outros municípios.

“O Centro de Imagem que Igarapé Grande possui tem tecnologia de ponta. Estamos preparados para melhor servir a população com profissionais altamente qualificados e com uma usina de gases que produz oxigênio para manter estável a saúde dos pacientes de Covid”, disse o diretor adjunto do hospital Expedito Lopes Galvão, Paulo Henrique.

“Esse Centro de Imagem que temos é importante não só para Igarapé Grande como para a região do Médio Mearim porque é um grande aliado no diagnóstico precoce de lesões pulmonares causados pela Covid, daí iniciamos o tratamento precocemente ”, afirmou o diretor clínico Mharcus Vieira.

A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na gestão do prefeito Erlanio Xavier (PDT), tem servido de exemplo em todas as áreas da administração pública, com destaque para a saúde dos igarapé-grandenses.     
   
Da Ascom da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande

Famem vai orientar municípios sobre legislação que trata de receitas do ISS

Famem.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, por meio da assessoria jurídica da entidade, enviará até a primeira semana de maio a todos os gestores municipais a minuta do projeto que trata da nova destinação da receita do Imposto Sobre Serviços, ISS, provenientes das operações realizadas com cartões de crédito, planos de saúde, leasin e fundo de investimentos.

Segundo o chefe da assessoria jurídica, Dr. Santiago, a minuta está sendo elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios que vai uniformizar as informações. “O documento trará orientações sobre todas as alterações promovidas pelas Leis Complementares 157/2016 e 175/202, aprovadas pelo Congresso Nacional", assinala o assessor jurídico da Famem. Santiago chama a atenção para a urgência na aprovação de lei municipal que trata sobre a destinação da receita do ISS. A projeção é de que esses recursos somam entre 15 e 20 bilhões de reais rateado entre todos os municípios do país.

Esta semana, Santiago esteve reunido com equipe técnica da prefeitura de Pedro do Rosário para tratar sobre o tema e outros assuntos relativos à administração pública como novas regras do marco regulatório do saneamento; administração tributária; cobrança de tributos municípios; repartição do ICMS entre outros.

Na ocasião, o assessor da Famem também tratou sobre a habilitação junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente que permite arrecadação e gestão da receita originária do licenciamento ambiental. Maiores esclarecimentos sobre o assunto podem ser obtidos em contato com a assessoria jurídica da Famem pelos telefones: (98) 2109-5416 / 5417.

Procon/MA e Defensoria Pública movem ação contra Banco do Brasil e Bradesco por práticas abusivas em empréstimos consignados

Procon recebeu denúncias de práticas abusivas.
O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) ajuizaram, nesta segunda-feira (26), Ação Civil Pública (ACP) contra o Banco do Brasil S/A e o Bradesco S/A por práticas abusivas contra consumidores que, amparados pela Lei dos Consignados, suspenderam o pagamento de parcelas de empréstimos em 2020.

A partir de denúncias, chegou ao conhecimento dos órgãos que os bancos realizaram o refinanciamento das parcelas suspensas, impondo novos contratos e aplicando novos juros sobre os já cobrados nos empréstimos. Além disso, os documentos apresentados apontaram que tais condições não ficaram claras aos consumidores no ato da suspensão e que não houve negociação entre as partes durante o retorno da cobrança das parcelas.

“Essa ação tem um caráter coletivo e visa resguardar o direito de todos os consumidores, servidores públicos do Estado que foram lesados, e mesmo aqueles que não chegaram a realizar sua denúncia ou que não moveram uma ação específica contra esses bancos”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros. 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da DPE/MA, Marcos Fróes, a ACP objetiva também o equilíbrio das relações de consumo locais, ao combater as medidas desproporcionais impostas pelas instituições.

“Isso agrava o caos financeiro e o desequilíbrio nas relações de consumo, especialmente das pessoas mais carentes, em pleno cenário de crise provocada pela pandemia, além de ferir o princípio basilar da boa-fé nas relações de consumo”, avaliou o defensor.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Flávio Dino anuncia Zé Reinaldo como diretor do Porto do Itaqui

Zé Reinaldo e Flávio Dino.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (26) que o ex-governador Zé Reinaldo fará parte da gestão estadual. Ele assumirá o cargo de diretor de relações institucionais do Porto do Itaqui.

“Com sua grande experiência em cargos públicos e diálogo com o setor privado, Zé Reinaldo vai contribuir na formulação de projetos para novos investimentos”, comentou o governador.

Graduado em engenharia civil, Zé Reinaldo foi ministro dos Transportes entre 1986 e 1990, governador do Maranhão entre 2002 e 2006, além de ter tido dois mandatos como deputado federal.

Falta transparência na vacinação contra Covid-19 em Chapadinha, aponta TCE

Prefeita de Chapadinha Dulcilene Belezinha.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) vai realizar fiscalização nos municípios do Estado com menores percentuais de cobertura na campanha de vacinação contra o novo coronavirus (covid-19). A medida vai incluir também aqueles que deixaram de prestar informações obrigatórias ao órgão, em descumprimento da Decisão Normativa nº 39/2021, que normatizou o acompanhamento da vacinação contra a covid-19 por parte do TCE maranhense. Nesses casos também haverá o pagamento da multa prevista.

A Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis) concluiu a análise dos questionários e documentos comprobatórios sobre os planos de vacinação contra a covid-19. O objetivo do órgão é identificar as ações adotadas pelos municípios no processo de imunização de suas populações bem como prevenir a ocorrência de desvios e fraudes na execução dos planos de vacinação. “São informações importantes para tomada de decisões e mudanças de rumo para que o Estado como um todo tenha melhor performance na campanha”, explica o secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.

Dos 217 municípios maranhenses, 190 elaboraram e encaminharam seus Planos de Vacinação, sendo que, desse total, 151 atendiam aos requisitos do Plano Estadual de Vacinação. Dez municípios não encaminharam ou encaminharam de forma inadequada; nove não responderam ao quesito sobre a adequação ao Plano Estadual e oito não encaminharam o questionário até o momento: Axixá, Buriti, Davinópolis, Godofredo Viana, Itinga do Maranhão, Lago Verde, Pinheiro e Santana do Maranhão.

Um total de 119 municípios não publicaram seus Planos de Vacinação nos Portais da Transparência, outra exigência da Decisão Normativa do TCE. Caso mais grave foi o dos municípios de Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Axixá, Brejo de Areia, Buriti, Buriti Bravo, Cedral, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Godofredo Viana, Monção, Porto Rico do Maranhão, São Francisco do Brejão e São Francisco do Maranhão, que não publicaram nos portais da transparência e nem encaminharam os planos ao Tribunal.

As regionais de Baixo Parnaíba, Médio Mearim, Pindaré, Tocantins Maranhenses e Metropolitana foram as que apresentaram maior número de respostas negativas aos questionários.

De acordo com a análise do Tribunal, a divulgação e campanha sobre a vacina são aspectos que precisam ser melhorados. Cerca cerca de 69 municípios não estão divulgando os critérios de Priorização e 93 não estão fazendo campanhas sobre a importância da vacina. Além disso, o processo de informação no sistema nacional sobre o registro da vacinação ocorre de forma precária na maioria dos municípios. De acordo com a pesquisa, 113 municípios informaram não ter estrutura para registro da informação tempestiva

Como pontos positivos, o estudo destaca a utilização dos sites das prefeituras para divulgação e orientação da população. A maioria traz informações atualizadas sobre a pandemia da covid-19, sobre a vacinação e cadastro para os grupos prioritários, além de orientações sobre prevenção e divulgação das medidas restritivas.

Em muitos deles são disponibilizados painéis com o histórico da pandemia no município, incluindo números de casos confirmados e óbitos. Em relação à vacinação, são informados os quantitativos das doses recebidas e das pessoas vacinadas. São exemplos de sites municipais: Itapecuru-Mirim, Imperatriz, São luís, Caxias, Codó e Timon.

Capitão Flávio fala sobre ocorrência que deixou assaltante morto e comparsa baleado em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Capitão Flávio, comandante da 3ª Cia do 28º BPM, sediada em Vargem Grande, concedeu entrevista a equipe de reportagem da TV Cidade VG e deu mais detalhes sobre a ocorrência em que dois irmãos foram baleados por indivíduos desconhecidos após tentarem assaltar um motociclista na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Moisinho.

O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (23), onde Adriano da Silva Barbosa, de 30 anos, morreu ainda no local - às margens da BR-222, no bairro Morro Grande -, e Mateus Freitas Barbosa, de 19 anos, ficou gravemente ferido após receber três disparos, sendo transferido para São Luís (relembre o caso).

Confira a entrevista na íntegra:

Clínica OdontoCompany de Vargem Grande abre novo canal de atendimento para facilitar a vida de pacientes

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Clínica OdontoCompany de Vargem Grande, localizada na Avenida São Raimundo, abriu um novo canal de ajuda para facilitar a vida de seus pacientes e clientes em geral. Agora, por meio do WhatsApp (98) 99226-5552, você pode agendar atendimentos, marcar o retorno do seu tratamento, negociar débitos e saber mais informações. Adicione e dê um oi agora!

Confira na íntegra:

Mãe e filha que furaram fila da vacinação contra Covid-19 pagarão multa de 50% dos seus salários em Mirinzal

Imagem ilustrativa.
Em razão do descumprimento à ordem prioritária de vacinação contra a Covid-19 no município de Mirinzal, o Ministério Público do Maranhão firmou um Acordo de não persecução civil com a farmacêutica Thalyta Poliana Rodrigues Ribeiro e a sua mãe, a técnica em enfermagem Elis Regina Rodrigues. O acordo foi proposto pelo titular da Promotoria de Justiça de Mirinzal, Igor Adriano Trinta Marques.

A irregularidade ocorreu em razão da farmacêutica, apesar de pertencer ao grupo prioritário por ser profissional da saúde, ser integrante do quadro de funcionários do município de Pinheiro e não de Mirinzal, local onde ocorreu a aplicação da vacina. A facilitação teria ocorrido pela mãe da farmacêutica trabalhar no setor de vacinação do município.

Thalyta alegou que só foi vacinada pois teriam sobrado duas doses das 222 destinadas aos profissionais de saúde de Mirinzal na primeira fase de vacinação. Ela ainda disse que a aplicação ocorreu às 11h20 do dia 16 de março. No entanto, de acordo com a Promotoria, outros profissionais de saúde da cidade ainda poderiam ser vacinados em razão do horário da aplicação das doses ser das 7h às 18h.

No Acordo, a técnica em enfermagem assumiu a obrigação de sair do plano municipal de vacinação, portanto não podendo mais aplicar doses da vacina. Ambas ainda deverão apresentar o último contracheque para que seja calculado o pagamento de multa no valor de 50% dos seus salários.

Os valores serão destinados a compra de equipamentos de proteção individual, máscaras e álcool em gel que deverão ser distribuídos aos profissionais de saúde de Mirinzal e à população de baixa renda. 

As duas funcionárias também terão que veicular em suas redes sociais o conteúdo do Acordo, bem como um pedido de desculpas pela aplicação indevida da vacina. A comprovação deverá ser realizada por meio do encaminhamento de prints à Promotoria de Justiça. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 500.

Redação: CCOM-MPMA

Condutor de caminhonete envolvido em grave acidente na BR-135 morre no Hospital de Itapecuru-Mirim

Grave acidente na BR-135.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O condutor de uma caminhonete I/Toyota Hilux CD4X4 SRV, prata, placas do Ceará, que colidiu frontalmente com uma carreta Iveco, branca, tracionando dois semireboques, no km 90 da BR-135, entre o povoado Santa Rosa do Barão e o povoado Picos, próximo a Entroncamento, município de Itapecuru-Mirim, não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente (mais detalhes do acidente).

Após a colisão, que aconteceu por volta do meio dia deste domingo (25), o motorista, um homem de 54 anos, ficou preso nas ferragens sendo retirado e levado ao hospital regional Adélia Matos, em Itapecuru-Mirim, em estado gravíssimo, local onde foi confirmado o óbito. "A equipe PRF recebeu informações dando conta que o condutor da Hilux faleceu no hospital", informou a PRF. Ele possui endereço declarado no estado de Pernambuco. O condutor da carreta não teve lesões.

Faça suas compras do Minha Casa Melhor na Luanny Móveis de Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Loja Luanny Móveis de Vargem Grande, localizada na Rua São Sebastião, está aceitando as compras das pessoas contempladas com o cartão do Programa Minha Casa Melhor do governo do estado. Portanto, chegou a hora de você aproveitar grandes ofertas de móveis e de eletrodomésticos. Tudo para sua sala, quarto, cozinha e muito mais.

Confira:

Maranhense morre após luta de boxe clandestina em Teresina

Lutador Guerreiro da Luz.
Um homem identificado com Jonas de Andrade Carvalho Filho, de 34 anos, conhecido no ringue como Guerreiro da Luz, morreu durante uma luta de boxe na noite deste sábado (24), em Teresina. O evento foi na Academia Fundo de Quintal, no bairro Itaperu, zona norte de Teresina. 

Ele morreu após sofrer uma parada cardíaca. A vítima foi levada para o Hospital do bairro Buenos Aires. Jonas era casado e possuía uma academia em Timon. 

Em cartaz divulgado nas redes sociais, o evento foi apresentado como “Combate o  Retorno”. Vídeos divulgados do momento em que Jonas é socorrido, mostram muitas pessoas no local apesar da pandemia. 

A Federação Piauiense de Boxe Amador e Profissional informou ao CidadeVerde.com que o evento não era confederado. Segundo o presidente Marcos Oliveira, a federação não faz eventos desde o início da pandemia da covid-19.

“A Federação Piauiense de Boxe Amador e Profissional (Fepibap) vem, por meio desta, manifestar-se e prevenir a todos os seus federeados que, diante do cenário de pandemia ao qual nos encontramos, não estamos realizando, apoiando ou compactuando com nenhum tipo de evento no estado do Piauí e repudiamos qualquer tipo de evento que queira se utilizar do nome de nossa federação de maneira indevida”, esclarece Antônio dos Reis marcos Oliveira, presidente da Fepibap. 

Jonas trabalhava também como segurança. A reportagem tentou entrar em contato com os organizadores do evento, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto para esclarecimentos.


Com informações do site CidadeVerde.com.

domingo, 25 de abril de 2021

Colisão frontal deixa condutor de caminhonete em estado gravíssimo em Itapecuru-Mirim

Grave acidente na BR-135.
Um acidente tipo colisão frontal envolvendo uma caminhonete e uma carreta deixou o condutor da caminhonete gravemente ferido. O choque aconteceu por volta do meio dia de domingo, 25 de abril, no km 90 da BR-135, entre o povoado Santa Rosa do Barão e o povoado Picos, próximo a Entroncamento, município de Itapecuru-Mirim, norte do Maranhão. 

Os veículos envolvidos são uma carreta Iveco, branca, tracionando dois semireboques, e uma caminhonete I/Toyota Hilux CD4X4 SRV, prata, placas do Ceará, que colidiram frontalmente. Com a colisão houve interdição da via até as 17h. Durante esse período o fluxo de veículos ocorreu pelo acostamento do sentido decrescente. Até o fechamento desta edição, às 22h30, a carreta ainda ocupava parcialmente a faixa no sentido decrescente.

O condutor da Hilux ficou preso nas ferragens sendo retirado e levado ao hospital regional Adélia Matos, em Itapecuru-Mirim, em estado gravíssimo. O condutor da carreta não teve lesões. A Polícia investiga as circunstâncias do acidente. Alguns sites divulgaram a morte do condutor da caminhonete, mas esta informação ainda não foi confirmada pela equipe PRF, que permanecia no local sinalizando para evitar novas colisões.

Fonte: PRF.

Procurador do Maranhão morre de Covid-19 dez dias após perder irmão para doença

Samuel Mendes.
O procurador do Estado do Maranhão, Samuel Mendes Santos, de 29 anos, piauiense natural do município de Elesbão Veloso, morreu vítima de complicações da Covid-19 nesse sábado (25). Ele estava internado em um hospital de Teresina.

Samuel morreu 10 dias após a morte do irmão, Manoel Modesto dos Santos, de 30 anos. Manoel era técnico de informática. O falecimento dos irmãos gerou comoção entre amigos e familiares. Os dois eram filhos do casal José Alberto Mendes Santos, fazendário, e Conceição de Maria Soares Santos, professora.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil l - Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, usou as redes sociais para lamentar a morte do procurador. Ele publicou fotos do momento em que Samuel recebeu a carteira da OAB Piauí no ano passado.

“Guardarei com carinho esse momento em que Samuel recebeu a carteira da OAB Piauí no dia 30 de julho de 2020. Ele estaria indo morar em São Luís logo depois para assumir o cargo de Procurador do Estado do Maranhão, após aprovação em concurso público, e fez questão de se inscrever na OAB de seu Estado. Há alguns dias o seu único irmão também faleceu; que Deus proteja seus pais, que estavam tão felizes e orgulhosos naquele dia, em que tive o privilégio de presenciar, de sorrir e de parabenizar o jovem Samuel e de pelo semblante ver que tinha um sonho realizado: se inscrever na OAB Piauí e levar para o Maranhão o orgulho de nosso Piauí”, postou.
Irmãos mortos pela Covid-19.
Do Blog do Gilberto Lima.