quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atenção professores de Vargem Grande! Inscrições abertas para o Prêmio Profª Dolores Melo

Prefeito Carlinhos Barros e primeira-dama Olene Barros
com Silvia Chaves, filha de Dolores Melo, na
Cerimônia de lançamento do Prêmio Profª Dolores Melo.
Professores efetivos e no exercício da atividade docente na Rede Pública Municipal de Educação de Vargem Grande no ano de 2017 têm até o dia 12 de junho para inscrever seus trabalhos no Prêmio Incentivo à Educação: Profª Dolores Melo. Cada candidato poderá concorrer com uma experiência. Os vencedores serão conhecidos em 30 de novembro de 2017.

A inscrição ocorrerá mediante o preenchimento de formulário de inscrição (com todos os dados, incluindo informe do próprio candidato sobre a anuência do gestor, mediante declaração no próprio formulário de inscrição)  e enviado à SEMED- VG (Rua Sebastião de Abreu, 64. Centro. CEP: 65430-000). Tema e objetivos do projeto também devem constar no formulário de inscrição. Em sua primeira edição, o Prêmio Incentivo à Educação: Profª Dolores Melo é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vargem Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que vai premiar as ações e ideias simples, corajosas, criativas e eficazes que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa escola de qualidade. 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Quem pode se candidatar?
Professores efetivos e no exercício da atividade docente na Rede Pública Municipal de Educação de Vargem Grande no ano de 2017. Cada candidato poderá concorrer com uma experiência em uma das categorias.

2. Como se candidatar?
A inscrição do candidato ocorrerá mediante o preenchimento de formulário de inscrição e enviado à SEMED- VG: Rua Sebastião de Abreu, 64. Centro. CEP: 65430-000. O candidato deverá preencher todos os dados no formulário de inscrição, incluindo informe do próprio candidato sobre a anuência do gestor, mediante declaração no próprio formulário de inscrição; No formulário de inscrição deverá constar: Tema do projeto e objetivos.

3. Como entregar o trabalho?
O Registro da Experiência deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12 (doze), espaço simples, em no máximo 10 (dez) páginas com numeração, conter nome completo do educador e título do trabalho no cabeçalho, ser encaminhado em formato .doc ou .pdf, e ter tamanho máximo de 100Kb e também:
a) Tema;
b) Título/Nome do Projeto;
c) Resumo;
d) justificativa; 
e) Objetivos; 
f) Execução: Conteúdos Curriculares, Metodologia e Referencial teórico;
g) Avaliação;
h) Registros através de fotos e vídeos com depoimentos dos participantes.

4. Quais os critérios de Avaliação?

Contextualização: Descrição do espaço escolar; As peculiaridades e a realidade sociocultural e econômica da comunidade na qual a escola está inserida. Possibilidade de servir como referência a outros profissionais da área;

Consistência pedagógica: Clareza conceitual e sua relação com a prática pedagógica; Existência de fundamentação teórica; Uso de autores e / ou conceitos; Reflexões realizadas durante o processo, partindo destes conceitos; existência de relação entre a teoria apresentada e a prática pedagógica;

Elaboração e organização de relato:  Clareza e objetividade do relato da experiência; Clareza e objetividade do conteúdo exposto; Respeito às normas da Língua Portuguesa;

Material comprobatório da relação entre a prática descrita e o material anexado: fotos e vídeos;

Diagnóstico da habilidade de leitura e escrita através de instrumentos apropriados aos alunos da Educação Infantil II dentro das limitações da idade;

Atendimento às diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação – PNE, promovendo: O sucesso escolar dos alunos e a qualidade da aprendizagem; A permanência do aluno na escola, a partir de práticas que favoreçam o sucesso escolar dos alunos e que reduzam a repetência, o abandono e a evasão; 

Terão prioridade os relatos que indicarem:  Participação da família no processo de aprendizagem dos alunos e a abertura da escola à comunidade na qual ela está inserida; Inclusão educacional, social, racial e digital; Formação ética, artística, cultural e cidadã dos alunos.

Potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais.

5. Quais as categorias?
• Professor do ano;
•  1º, 2º, 3º ano do Ciclo de Alfabetização;
• Professor 4º e 5º ano do Ensino Fundamental;
• Professor de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
• Professor de Matemática 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
• Professor de Ciências Humanas;
• Professores de Linguagens;
• Professor de Ciências Naturais;
• Professor da Educação Infantil - Creche;
• Professor da Educação Infantil – Pré-escola;
• Professor da Educação de Jovens e Adultos
• Alunos da Prova VG 5º e 9º ano;
• Gestor e Coordenador da Escolas com maior rendimento na Prova VG 5º e 9º ano.
• Gestor e Coordenador das Escolas de Educação Infantil II que apresentar o maior número de alunos pré-alfabetizados com habilidades de leitura e escrita, dentro das limitações para a idade;
• Escola da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II que melhor executar os PAPIs.
• Escola de Educação de Jovens e Adultos que apresentar o menor índice de abandono e evasão.

IX ExpoVargem já tem data marcada...

IX ExpoVargem.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A IX Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ExpoVargem) já tem data definida para ser realizada neste ano. A maior feira de Caprinos e Ovinos do estado do Maranhão, como é conhecida, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Parque de Exposições César Viana.

A ExpoVargem é uma realização da Prefeitura Municipal e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ACCOVAG) e tem como apoiadores Governo do Estado, Aged-MA, Agerp-MA, Deputado Fábio Braga, Deputado Othelino Neto, Inagro, Sebrae, Emprapa, Senar, Banco do Nordeste, Sistema SAF, Chapagro, Auto Posto Dragão e Grupo CB.

Entenda por que policiais militares foram assassinados em Buriticupu por colegas de farda

Policiais acusados de assassinarem colegas de farda em Buriticupu.
A cúpula da secretaria de Segurança Pública, liderada pelo secretário de Segurança Jefessor Portela, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (31) para anunciar a elucidação do desaparecimento dos policiais militares Carlos Alberto Constantino Sousa e Júlio César da Luz Pereira, ocorrido no dia 17 de novembro do ano passado, no município de Buriticupu.

O desenrolar das investigações por parte da Polícia Civil constatou que na 14º Companhia Independente de Polícia Militar de Buriticupu-MA, estava instalada uma verdadeira quadrilha especializada em roubos, extorsões, ameaça e assassinatos.

Após ouvir mais de 40 testemunhas, a delegada Nilmar da Gama Rocha, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), solicitou ao juízo militar a prisão do tenente Josuel Alves de Aguiar e os soldados Tiago Viana Gonçalves e Gladstone de Sousa, este último ainda foragido. Os policiais presos são os principais suspeitos de ter assinado os colegas de fardas.

A investigação policial apontou que Júlio César e Carlos Alberto foram punidos pelos comparsas porque estavam levando vantagem sobre o resto do “bando fardado”, atuando paralelamente para obter ganhos sem repartir com os demais membros da facção. O desentendimento maior entres os PM’s foi causado por uma caçamba roubada, entretanto, a SSP-MA preferiu não dar mais informações sobre o caso para não atrapalhar as investigações que continua em nova fase a partir de agora.

Do Blog do Domingos Costa.

Governo realiza "Dia D" do PAA com comercialização simultânea em 15 municípios do Maranhão


Garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar é um dos principais compromissos assumidos pelo Governo do Estado para geração de renda dos pequenos produtores rurais do Maranhão. Além de dar apoio aos agricultores com assistência técnica, o Estado vem ampliando os espaços de comercialização.  

E com o objetivo de fortalecer a comercialização, o Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, realizou nesta segunda-feira, (29), em quinze municípios, o “Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos”, um dos principais canais de aquisição direta de alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais com dispensa de licitação. 

Ao todo, o Estado está destinando recursos no valor de R$ 3,2 milhões contemplando 44 municípios maranhenses e beneficiando mais de 900 agricultores em todo o Maranhão. Parte dos alimentos é adquirida pelo Governo diretamente dos agricultores familiares e demais povos e comunidades tradicionais para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.


Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

No “Dia D” no município de Peritoró, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, participou e afirmou que esta ação colabora na transformação do Maranhão. "É uma grande felicidade ver a agricultura familiar em nosso estado se desenvolvendo. E o PAA é isso, comprar de quem produz e entregar a quem precisa, aqui em Peritoró vejo nestes 26 agricultores a alegria de garantir ainda mais dignidade e renda, pois estamos trabalhando, junto com o Governador Flávio Dino, para transformação do Maranhão de Todos Nós”, ressaltou o secretário Adelmo. 

Ainda de acordo com o secretário da SAF, Adelmo Soares, o Governo tem evoluído no Programa de Aquisição de Alimentos dos agricultores familiares em relação a 2014. Em 2015 foram 3.504 agricultores beneficiados e mais 3.604 agricultores beneficiados em 2016, enquanto em 2014 foram 2.794. “Em 2017, começamos com o pé direito e temos garantido mais de R$ 10 milhões para beneficiar agricultores de 78 municípios”, enfatizou o secretário Adelmo.

Os municípios participantes do Dia D do PAA foram: Peritoró, Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Mirador, Passagem Franca, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Duque Bacelar, Santo Antônio dos Lopes, Santa Filomena do Maranhão, Araioses, São Francisco do Maranhão, Timon, Cajari e Milagres do Maranhão.


O PAA é executado com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com Estados e municípios.

Durante as atividades do Dia D foi realizado um ato de abertura onde a equipe da SAF destacou a importância do Programa. Em seguida, foi realizada a comercialização dos produtos com a pesagem e emissão de termo de recebimento, além de doação de produtos para entidades.

O Dia D contou com a presença do secretário da SAF, Adelmo Soares; dos secretários adjuntos, Luciene Dias e Chico Sales; e demais autoridades locais, como prefeitos, secretários Municipais de Agricultura, Sindicatos, Agricultores.

O PAA foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal executado pelo Governo do Estado colaborando com o combate à fome e à pobreza. 

Identificados e presos os policiais envolvidos na morte de militares em Buriticupu


Os policiais militares acusados de assassinar o cabo Júlio César da Luz Pereira e o soldado Carlos Alberto Constantino Sousa foram identificados como tenente Josuel Alves de Aguiar e os soldados Tiago Viana Gonçalves e Gladstone de Sousa (ainda foragido).

As informações são do Blog do Luis Pablo.

Júlio César e Carlos Alberto estavam desaparecido desde o dia 17 de novembro do ano passado, do município de Buriticupu-MA.

A prisão dos suspeitos atendeu ao pedido da delegada Nilmar da Gama Rocha à Justiça Militar, que decretou a prisão dos acusados. A representação é da Polícia Civil, que concluiu as investigações do caso.

O juizado de Buriticupu se fez por incompetente para o caso por ele se tratar de crime militar e deu o caso para a Justiça Militar, que decretou as prisões dos envolvidos.

Segundo informações da família, o tenente Josuel teria apagado filmagens do posto onde estava o carro do PM desaparecido e levou para o quartel com objetivo de dificultar as investigações.

Mais um integrante de quadrilha especializada em roubo de combustível é preso pela Polícia Civil

Dando continuidade nas ações de combate ao roubo de cargas no Maranhão, a Polícia Civil por intermédio da Superintendência Estadual de investigações Criminais (SEIC) prendeu na manhã desta terça-feira (30) Manuel de José Ribamar, de 41 anos, suspeito de integrar uma quadrilha especializada em furto de combustível no interior do Maranhão.

A prisão teve como base investigações executadas por policiais do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), que apontavam a participação de Manuel no crime de furto de combustíveis realizado contra caminhões que transportavam este tipo de produto, alguns desses furtos, de acordo com a polícia tinha a participação dos próprios motoristas.

Em desfavor de Manuel havia um mandato de prisão temporária expedido pela 1ª vara criminal da comarca da cidade Itapecuru-Mirim. O mesmo foi preso em Anajatuba e apresentado na sede da SEIC, em São Luís, para prestar seu depoimento e posteriormente recambiado ao Centro de Triagem de Pedrinhas.

ASCOM/SSP.

Indústria de Bebidas Psiu inaugura Centro de Distribuição em Chapadinha


A PSIU Indústria de Bebidas não cansa de crescer e mostrar a qualidade de seus produtos aos consumidores maranhenses. A empresa agora conta com um novo Centro de Distribuição em Chapadinha, inaugurado no dia 19 de maio, com capacidade e pessoal para atender, pelo menos, 31 cidades ao redor.

Gratidão e felicidade é o que a PSIU sente em momentos como este ao clientes e a toda sua equipe!

Com orçamento de R$ 11 milhões, Hortomercado da Cidade Operária será completamente reformado

Com mais de 30 anos de funcionamento, pela primeira vez o Hortomercado da
Cidade Operária vai passar por reforma e ampliação,
Com mais de 30 anos de funcionamento, pela primeira vez o Hortomercado da Cidade Operária vai passar por reforma e ampliação. O projeto foi apresentado pela equipe do Governo do Estado aos feirantes nesta segunda-feira, 29.

"Esta reunião tem duas finalidades, apresentar o projeto arquitetônico e mostrar o que está sendo feito e será feito para a gestão do mercado. É um trabalho que envolver várias secretarias, porque envolve não só abastecimento, como segurança e saúde", explica o secretário de Governo, Antônio Nunes.

A comissão responsável pela obra é formadas pelas secretarias estaduais de Governo (Segov), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Infraestrutura (Sinfra), que dialogou com os feirantes sobre projeto, etapas da obra e gestão do mercado. 

O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, destaca que essa é uma das várias ações conduzidas pelo Governador do Estado na área da Cidade Operária. "A reforma e ampliação do mercado é mais uma obra que está formatada pelo modelo adotado pelo governo Flávio Dino, que é dialogando com as comunidades, identificando as necessidades e trabalhando para sejam atendidas através de um equipamento publico que seja eficaz, que tenha um projeto bem elabora e uma execução da mesma forma. Já estamos fazendo a complementação da obra do 6º Batalhão da Cidade Operária, que será concluída no mês de agosto e agora vamos avançar mais essa etapa para a conclusão do projeto do mercado", disse.

A reforma do mercado da Cidade Operária inclui adaptação do prédio principal e ampliação do galpão auxiliar, mudança de cobertura e estrutura, readequação do sistema elétrico, obras de acessibilidade e estacionamento. O orçamento estimado é de R$ 11 milhões.

Projeto dos Box.
Durante a apresentação realizada pelo arquiteto, Paulo Figueiras, os feirantes visualizaram a reforma que será realizada em duas etapas. A primeira será a ampliação de 1632m² do galpão lateral com a construção de 97 Boxes. Os módulos serão construídos com revestimento cerâmico e alvenaria para facilitar a limpeza. Essa área terá a finalidade para a venda de carnes, peixes e aves, portanto terá espaço para o refrigerador de exposição, freezer e pia. Nessa área também será construído um ambiente para lanchonete com 21 boxes, 2 quiosques e 12 mesas com cadeiras para os clientes.

A segunda etapa será a reforma do prédio principal com 2567 m². Nessa área irão conter 228 boxes com capacidade para atender 456 feirantes para a venda de hortifrutis. O móbile terá revestimento cerâmico para a higienização correta do ambiente e espaço para a instalação de bancada de madeira para exposição e venda dos produtos.

Dona Maria José Souza estava emocionada de ver o projeto. "Nossa história é de 30 anos, já era hora. Estou emocionada com essa reunião, juntando pessoas que vem lutando por essa causa e o governo que está disposto a ajudar, a fazer e vem atendendo às nossas demandas", disse.

O Hortomercado da Cidade Operária é um dos espaços que vem reformados ou adequados pelo Programa de Feiras e Mercados da Sagrima, que inclui ainda os mercados do Peixe, Vinhais, Maiobão e Turu, em São Luís, e estabelecimentos no interior do estado, como o de Chapadinha, como ressalta o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser. "O Governo do Estado e a Sagrima vem realizando uma série de melhorias nesses mercados e feiras para que possamos não só ampliar o abastecimento, como disponibilizar com sanidade os produtos, contribuindo para melhoria da renda dos feirantes e comerciantes e para a qualidade de vida da nossa população como um todo ”, enfatizou.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Governador Flávio Dino reúne mais de 1.100 vereadores e estabelece novas linhas de ação para melhorar qualidade de vida da população

Encontro reuniu representantes do legislativo municipal de mais de 190 municípios maranhenses.
Em um encontro amplo, reunindo mais de 1.100 representantes das Câmaras Municipais de 194 municípios maranhenses, na tarde desta terça-feira (30), a atual gestão do Governo do Estado marca mais um ineditismo na condução do Maranhão. 

No Encontro com Vereadores e Vereadoras, organizado pela Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), o governador Flávio Dino e os secretários de Estado puderam conversar com os legisladores municipais, num diálogo direto e articulado para, em conjunto, estabelecer ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população de todo o Maranhão. 

O evento, que contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), teve como tema ‘Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental’ e colocou em pauta questões como licenciamento para gestão ambiental e de recursos hídricos e prestação de contas das Câmaras Municipais.

Encontro reuniu representantes do legislativo municipal de mais de 190 municípios maranhenses,
O governador Flávio Dino ministrou a palestra magna sobre o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades e destacou a importância do diálogo direto com os parlamentares municipais. “Estamos conversando com lideranças municipais para alcançar os políticos mais próximos do dia a dia do cidadão, os que democraticamente representam os interesses fundamentais do povo”, disse o governador. 

Ele completou que este é o segundo evento desta natureza realizado na atual gestão e enfatizou que tal evento objetiva o diálogo para mostrar como o governo do Maranhão tem agido, não obstante uma aguda crise política e econômica, para garantir a continuidade dos serviços públicos, a sua ampliação e como é feito o trabalho em parceria com os municípios, “uma vez que os vereadores são fundamentais para, de um lado, implementar essas políticas públicas, e, de outro, para fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos, e, com isso, garantir que esses benefícios, esses direitos, cheguem ao maior número de lares maranhenses”, concluiu o governador.

Fábio Braga destaca curso de medicina em Imperatriz

Deputado Fábio Braga na Tribuna da ALEMA.
Numa concorrida solenidade que aconteceu na noite da última quinta feira, 25, em Imperatriz, a Universidade Ceuma instalou seu curso de medicina no campus daquela cidade, materializando uma intenção de longas datas.

Presente ao evento, o deputado Fábio Braga – Solidariedade, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nessa segunda feira, 29, para realçar a importância social e econômica do município dentro do estado, destacando a atuação da universidade no seu plano de expansão.

Lembrou os 165 anos de existência do município e disse que “ele tinha o dinamismo de um adolescente, e o potencial de desenvolvimento social e econômico de um adulto principalmente pela participação cada vez mais ativa da sua população e da população do entorno no esforço global, o que era um aspecto sobremaneira positivo, porque estimulava o aparecimento de novos negócios, ajudando no seu crescimento” – observou.

Realçou, também, a importância da universidade e do curso de medicina para a cidade e região dizendo: “com essa iniciativa, a UniCeuma adiciona mais um capítulo na sua proposta de levar o ensino universitário especializado aos mais diversos recantos do estado, multiplicando o conhecimento pela qualificação, e criando mais oportunidades para que o cidadão possa sonhar com dias melhores, já que só a educação é capaz de tornar um sonho realidade” – avaliou. 

E lembrou que havia um déficit acentuado na oferta de médicos no estado, para justificar que a chegada do curso viria sim contribuir no crescimento da cidade e da região, e reforçou sua justificativa a partir de números divulgados pelo Conselho Federal de Medicina: o Maranhão – disse, “possui uma das piores relações de médicos por habitante, algo como 0,79 médicos para cada grupo de mil habitantes, evidenciando uma relação muito aquém das nossas necessidades, principalmente no interior do estado, onde ela cai ainda mais ficando ao redor dos 0,36 para grupos de mil habitantes”.

Deputado Fábio Braga em Imperatriz.
No Brasil – prosseguiu o parlamentar, “essa oferta é também muito baixa, já que está em volta de 1,8 profissionais para cada grupo de mil habitantes, número bem aquém dos 2,5/1.000 sugeridos pelo Ministério da Saúde e distante ainda das taxas apresentadas por países do continente como Argentina que registra 3,2, o México 2,0, e pasmem: a Venezuela de Nicolas Maduro 1,9 por grupo de 1.000 habitantes”.

Voltou a realçar a importância da implantação do curso de medicina em Imperatriz assinalando:  “É num horizonte de nuvens tão carregadas que surge a notícia alvissara da instalação do curso de medicina do UniCeuma na cidade de Imperatriz, evento que se reveste da maior importância dentro do esforço que precisamos desenvolver para sanar tão grave déficit estrutural num dos mais importantes setores sociais da vida estadual e brasileira: a saúde e bem estar da população” – avaliou.

E finalizou parabenizando a administração da universidade pelo arrojo, e destacando a participação do engenheiro Mauro Fecury no conjunto da obra: “pelo que conseguiu realizar ele foi e continua sendo, um visionário da educação no estado, pois, sua determinação se constituiu na pedra de toque para implementar e dinamizar o ensino universitário alternativo, num momento em que tudo era difícil e que tudo sinalizava para não dar certo” – encerrou.

Pai é preso após manter filho de 9 meses em cárcere privado no MA

Um homem identificado Gleison de Sousa Rocha, foi preso após manter o próprio filho em cárcere privado na cidade de Nova Iorque, no interior do Maranhão. A prisão ocorreu na noite do último domingo, dia 28.

Segundo informações do tenente-coronel Emerson Bezerra da Silva, comandante da 6ª Companhia independente da Polícia Militar, uma guarnição da PM foi comunicada que havia uma ocorrência de cárcere privado, onde o pai estava com o filho, de 9 meses de idade, proferindo ameaças contra a criança e armado com duas facas.

Chegando ao local, os policiais iniciaram o processo de negociação com Gleison de Sousa, o qual disse que só abriria a porta da residência se a ex-mulher dele fosse ao local. No entanto, mesmo com a chegada da ex-mulher, Gleison continuou se negando a abrir a porta da casa e começou a ficar mais agressivo, proferido mais ameaças.

Após várias tentativas de negociação, sem sucesso, a guarnição solicitou o apoio da guarnição de Pastos Bons, a qual deu continuidade ao trabalho. Após, aproximadamente, três horas de tentativas frustradas, a equipe policial decidiu adentrar a casa pela porta dos fundos para resgatar a criança.

Dentro da casa, a PM avistou Gleison de Sousa na sala com a criança nos braços e com duas facas na cintura, a guarnição prontamente o dominou, pegou a criança, recolheu as facas e conduziu o homem à Delegacia de Polícia de Pastos Bons.

Do Blog do Luis Pablo.

Mais Asfalto já alcançou 158 cidades do Maranhão e continua avançando

Clayton Noleto destacando as ações do Governo.

O Programa Mais Asfalto já chegou a 158 cidades em todo o Maranhão, com construção, manutenção e conservação de ruas e avenidas. Em entrevista à Nova 1290 Timbira, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, afirma que, com o fim do período de chuvas mais intensas, o programa vai ser intensificado.

O Mais Asfalto vai chegar a todos os municípios maranhenses. Até agora, já foram mais de 1,3 mil quilômetros de asfalto em ruas e avenidas. Embora esta não seja uma responsabilidade do Estado – que tem o dever constitucional de cuidar das rodovias e estradas –, o governador Flávio Dino assumiu e vem executando o compromisso de ajudar todos os municípios maranhenses.

“Agora vamos para a próxima etapa e alcançar as demais cidades. E voltar a executar em municípios que já receberam o Mais Asfalto, porque são maiores e precisam de mais investimentos”, afirma Noleto.

Na entrevista à Nova 1290 Timbira, o secretário dá diversos exemplos das ações do Mais Asfalto. Entre elas, as obras na MA-201: “É a de maior fluxo, é praticamente uma avenida. E por essa razão, nós temos feito um esforço desde o começo do governo para promover melhoramentos dessa rodovia”.

Noleto afirma que já foram desobstruídos mais de 50 pontos de drenagem e está sendo feito o recapeamento asfáltico completo da rodovia, além da iluminação. “Está ficando uma rodovia praticamente nova. Estamos fazendo isso também na MA-202, já fizemos na MA-203 e vamos fazer também na MA-204”, destaca.

Obras em todo o Estado

O secretário ressalta que as ações do governo na Infraestrutura vão muito além do Mais Asfalto. “Temos hoje 1290 obras apenas na Secretaria de Infraestrutura. São operações em plena execução e que demonstram que, quando é feito um trabalho com seriedade, é possível avançar”, afirma.

Mesmo com a crise econômica que atinge fortemente o país, o Maranhão vem conseguindo intensificar o ritmo de investimentos sem descuidar das contas públicas. Entidades independentes nacionais vêm constatando a exemplar saúde fiscal do Estado. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por exemplo, mostrou recentemente que o Maranhão tem a segunda melhor situação fiscal entre todos os Estados brasileiros.

“Antigamente, quando o Brasil pegava uma gripe, o Maranhão pegava uma pneumonia. Hoje o Maranhão, embora a gente reconheça as dificuldades, vive outro momento, sempre com responsabilidade fiscal e controle das finanças públicas”, observa o secretário.

“Credito isso a um planejamento claro e à responsabilidade pessoal do governador Flávio Dino. Ele administra com responsabilidade, com honestidade. Quando há a aplicação correta dos recursos públicos, o dinheiro rende”, diz Clayton Noleto.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Confira a Lista dos Aprovados no Processo Seletivo da Prefeitura de Vargem Grande

O Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado n° 001/2017, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria N° 153/2017, torna público a Lista dos Candidatos Aprovados no Processo Seletivo Simplificado n° 001/2017.

PROFESSOR - EJA:







OASD:










PROFESSOR - BRAILE

Três motos roubadas recuperadas e duas armas de fogo apreendidas durante o final de semana em Vargem Grande

Carlos Alexandre Ribeiro dos Santos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã de sábado (27), por volta das 11h30, a guarnição da polícia militar de Vargem Grande, ao realizar rondas de rotina no bairro Soldadinho, avistou um homem transitando em uma moto Honda Pop e, após revista pessoal, foi encontrado com ele uma arma de produção artesanal (garrucha) calibre 20. O autor foi identificado como Carlos Alexandre Ribeiro dos Santos.

Honda CG 150 de cor vermelha.
Por volta das 22h, os policiais militares foram informados de que uma moto estava abandonada nas proximidades da obra das mil casas da Dimensão Engenharia, as margens da BR-222. Ao chegar no local, foi constatado a veracidade do fato. Uma moto Honda CG 150 de cor vermelha, que havia sido tomada de assalto na noite anterior, foi recuperada e entregue ao proprietário.

Revólver calibre 38 com cinco munições intactas.
Na madrugada de domingo (28), por volta das 1h, o proprietário de um bar na Avenida Castelo Branco, no centro de Vargem Grande, foi levado para prestar depoimento na delegacia de Itapecuru-Mirim a respeito de um revólver calibre 38 com cinco munições intactas que foi encontrado no estabelecimento. A arma foi retirada de circulação e o dono do bar liberado.

Yamaha Factor 125.
Já durante a manhã, por volta das 8h30, a guarnição conseguiu recuperar uma moto Yamaha Factor 125 que havia sido furtada da porta de clube na noite anterior. A mesma estava abandonada em um matagal e o suspeito de praticar o delito foi localizado em um bar no centro da cidade. Ele foi encaminhado a delegacia local.

Honda CB 300 de cor vermelha.
Já por volta das 17h, os incansáveis policiais militares recuperaram mais uma motocicleta, desta vez uma Honda CB 300 de cor vermelha que havia sido roubada na BR-222 na sexta-feira. A motocicleta estava abandonada em um matagal as margens da MA-020 e foi entregue ao seu proprietário, que foi até a delegacia reconhecer o veículo.

Foragido de Pedrinhas morre em confronto com a Polícia Civil em São Luís


Uma operação foi deflagrada na manhã deste domingo (28) pela Polícia Civil objetivando a recaptura de presos foragidos do complexo penitenciário de Pedrinhas desde o dia 21 de maio do corrente ano. O assaltante de banco Renato Costa Sousa, o “Renatinho”, recebeu uma equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) a tiros no bairro da Santa Efigênia.

Renatinho é oriundo da cidade de Goiânia e, no momento da abordagem, trocou tiros de posse de uma pistola .40 com os policias, e acabou sendo baleado. O homem ainda foi socorrido, mais veio a óbito no Hospital Municipal Clementino Moura, o socorrão II. Vale ressaltar que dos 36 presos resgatados agora soma-se 06 mortos, 17 recapturados e restam 13 foragidos.

Carolina Gomes – ASCOM/SSP

Mais seis municípios são beneficiados pela 'Caravana Governo de Todos'

Caravana tem levado uma série de serviços aos municípios,
especialmente na área da saúde.
Mais seis municípios foram contemplados com as ações da ‘Caravana Governo de Todos’. Realizada na sexta-feira (26) em Igarapé do Meio, Bela Vista e Pio XII, e no sábado (27) em Vitória do Mearim, Arari e Monção, a caravana beneficiou a população com atividades de saúde na área da atenção primária. A ação aproxima os serviços públicos dos maranhenses, ampliando o acesso e o alcance, já que a proposta da caravana é percorrer todas as regiões do estado. 

O secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa, esteve acompanhando as atividades e destacou que a Caravana é uma oportunidade de intensificar nos municípios ações de assistência básica. “Agregando serviços de saúde às atividades, reforçamos os serviços da atenção primária pelo interior do estado, intensificando as atividades de controle e prevenção de doenças como diabetes, hepatites, HIV e hipertensão”, disse.

Na área da saúde, a caravana tem oferecido, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serviços como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV e hepatite, avaliação nutricional e orientações para prevenção de doenças, além de vacinação e atenção à saúde bucal, para prevenção do câncer bucal e outras doenças como cárie, periodontite, gengivite e tártaro. Durante a ação nos seis municípios, também foram distribuídos preservativos, incentivando a população a atentar para o cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis. 

A caravana é uma iniciativa do governo, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Articulação Política (Secap). Em sua sexta edição, a ação vem beneficiando pessoas como o professor Jucimar das Neves, morador do povoado Japão, de Vitória do Mearim. “Essa é uma ação que beneficia especialmente quem mora longe da cidade, facilitando o nosso acesso a serviços como esses. Soube dessa ação, vim participar e achei ótima. Aqui tomei vacina contra a gripe e hepatite”, disse.

A ação foi importante também para pessoas como a trabalhadora Kátia Maria Brito, 38 anos. “Trabalho na área da merenda em uma escola e temos contato direto com as crianças. Acho que é importante se prevenir e estar com a vacinação em dias, tanto pela minha saúde quanto pela delas. Essa é uma ação que faz a diferença no nosso dia-a-dia”, contou.

A caravana beneficiou, ainda, cidadãos como a pescadora Maria José Silva, 30 anos. A moradora do povoado São Benedito, de Vitória do Mearim, aproveitou a atividade para atualizar a carteira de vacinação do filho Pedro. “Achei essa ação muito boa e importante para o município, ainda mais para a gente que, como eu, precisa do serviço”, contou.

Wellington Uchôa é efetivado como Prefeito de Presidente Vargas

Discurso de posse de Wellington Uchôa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No último sábado (27) a Câmara Municipal de Presidente Vargas empossou de forma definitiva Wellington Uchôa, do PEN, como Prefeito Municipal. Wellington já havia sido empossado há duas semanas devido o titular do cargo, o empresário Herialdo Pelúcio, ter pedido licença por 120 dias para tratamento de saúde.

Com a morte de Herialdo, acontecida na quinta-feira (25), em São Luís, o cargo ficou vago e Wellington Uchôa ocupará o cargo de forma definitiva.

Cinco armas de fogo retiradas de circulação e duas motos roubadas recuperadas pela Polícia Militar em Chapadinha

Ocorrências da Polícia Militar de Chapadinha
durante o final de semana.
Na noite de sexta-feira (26), por volta das 19h30, policiais militares da Equipe Águia, que fazem policiamento de motos, avistaram dois elementos em atitude suspeita na Avenida Ataliba Vieira e depois de intensa perseguição os dois menores de idade, um de 15 anos e outro de 17 anos foram capturados. Com eles os policiais recuperaram uma arma de fogo artesanal (garrucha) e uma moto Honda Pop que havia sido tomada de assalto minutos antes.

Horas depois, por volta das 23h, mais uma dupla foi abordada em atitudes suspeitas. Com Kerllison Alcântara Nojosa Marques, de 19 anos, foi encontrada uma arma de fabricação caseira (garrucha) e com Dualibes dos Santos Teixeira Júnior, de 18 anos, foi recuperada uma moto Fan 150 de placa NXG-7110 com ocorrência de roubo/furto.

Na tarde de sábado (27), por volta das 16h, quando estava sendo realizada uma barreira policial na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Tinguis, foi apreendida com Edmilson Faustino Furtado, de 63 anos, um revólver calibre 22 com sete munições intactas.

Na madrugada deste domingo (28), por volta das 00h30, um homem identificado como Daniel Pereira da Silva, de 50 anos, foi preso no Residencial José de Sousa Almeida II por estar ameaçando populares com uma arma de fogo. Com ele, os policiais militares encontraram uma espingarda.

Já durante a tarde, às 17h30, os policiais militares receberam denúncias de que um veículo Toyota Bandeirantes estaria transportando motocicletas com suspeitas de serem adulteradas no sentido povoado Bom Princípio a Chapadinha. De imediato foi realizada uma barreira policial na referida estrada vicinal e o veículo parado. Nas motocicletas não foram encontradas nenhuma irregularidade, mas, após revista, foi encontrado um revólver calibre 32 com três munições intactas. Com isso, foi preso em flagrante Raimundo Pereira de Sousa, de 26 anos.

Todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Chapadinha para serem tomadas as providências cabíveis. 

Informações do 16º Batalhão de Polícia Militar. 

Passageiros de Ônibus Guanabara vivem momentos de pânico em Itapecuru-Mirim

Imagem meramente ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Passageiros de um ônibus da empresa Guanabara, que seguiam de São Luís para Parnaíba-PI, na última quinta-feira (25), viveram momentos de pânico ao passarem por Itapecuru-Mirim.

Por volta das 23h, cerca de 5 km depois de Itapecuru, o ônibus foi interceptado por um veículo Chevrolet Prisma com quatro homens fortemente armados. Os quatro assaltantes fizeram o motorista parar e então adentraram no ônibus. Foram levados bens pessoais dos passageiros, como por exemplo, celulares, carteiras, cordões, relógios, etc.

Um dos passageiros, que conseguiu esconder seu aparelho celular embaixo de uma poltrona, mas teve o relógio levado, informou ao Blog que os assaltantes também levaram a chave do ônibus, deixando todos "ilhados" na rodovia durante a madrugada. Ele só conseguiu chegar em Vargem Grande, seu local de destino, nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (26) quando outro ônibus da empresa resgatou os ocupantes.

Fica aqui o registro e o alerta para os condutores que trafegam pela via...

Comunidades rurais de Presidente Vargas são contempladas com ações do Governo do Estado


Prestar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado, esse é o objetivo do Ônibus Lilás. Fruto de uma demanda da Marcha das Margaridas, as unidades móveis fazem parte do programa 'Mulher: Viver sem Violência'. Especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas, o Ônibus Lilás foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Desde 2015 a unidade percorre os municípios maranhenses levando os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas. Diferente da Carreta Mulher Maranhense, o Ônibus Lilás atende as mulheres dos locais mais remotos dos municípios como explicou a chefe do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – DAE, Claudia Gouveia, “O acesso não é o principal desafio, pois levar as ações das políticas para as mulheres as comunidades mais distantes é gratificante. O nosso maior desafio é vencer o preconceito que algumas mulheres tem com relação aos exames de prevenção”. 


O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros e está equipados com duas salas fechadas para garantir privacidade. Nos dias 22 e 23 de maio o ônibus esteve em Presidente Vargas, nos povoados Boa Hora e Sapucaial. Nos dois povoados mulheres, homens e crianças participaram de palestras formativas, tiveram acesso a consultas médicas, testes rápidos e vacinação. As mulheres puderam realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero e realizaram uma escuta especializada através da Ouvidoria da Mulher da Semu, além de atividades de embelezamento.

Em Boa Hora foram 156 pessoas atingidas e foram realizados 414 atendimentos. Em Sapucaial foram 101 pessoas atingidas e 286 atendimentos realizados.

domingo, 28 de maio de 2017

Acidente em Miranda do Norte deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, além de saqueamento de carga

Via interditada após acidente grave.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (28), por volta das 5h15, um grave acidente foi registrado na BR-135, entre as cidades de Miranda do Norte e Matões do Norte. Uma colisão frontal envolvendo uma carreta e um caminhão resultou na morte de um dos condutores e deixou o outro ferido gravemente.

Os Bombeiros Militares da 3º Companhia Independente de Itapecuru-Mirim prontamente atenderam a ocorrência. O caminhão Ford/Cargo de placa PEY-2041, usado para transportar frutas e verduras, não teve a identificação do seu condutor revelada pois o mesmo não portava documentos. Ele sacou do veículo e veio a óbito ainda no local com múltiplas fraturas pelo corpo. Os bombeiros o colocaram na prancha rígida, cobriram-no com a manta térmica e o conduziram para a "pedra" do Hospital de Miranda do Norte.

População saqueando a carga.
Já o condutor da carreta do tipo Bi-trem de placa JZG-8932, pertencente a empresa Delta, que seguia da cidade de Balsas com destino a São Luís transportando Soja, foi identificado como Manoel Alves Ferreira. Ele teve ferimentos na região da cabeça e do braço direito e também foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital de Miranda.

A rodovia ficou parcialmente interditada, pois um dos veículos estava tombado no sentido transversal a via, impedindo a passagem dos demais veículos. Considerando que a colisão aconteceu na alva do dia a hipótese de sono ao volante é a causa mais provável do acidente.

Saque da carga

Quando as equipes de policiais rodoviários federais e de bombeiros militares chegaram ao local do acidente se depararam com populares saqueando a carga de soja, que já estava com sua totalidade praticamente levada.