sábado, 30 de abril de 2022

Assembleia em Ação: Deputados e lideranças discutem potencial turístico e econômico da região dos Lençóis

Assembleia em Ação.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu os trabalhos da sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizada nesta sexta-feira (29), em Paulino Neves. O evento contou com a participação de representantes da região dos Lençóis Maranhenses em um momento de troca de conhecimento com a classe política e de escuta de demandas, visando à melhoria do potencial turístico e econômico dos municípios envolvidos.

Além do presidente, estiveram presentes os deputados estaduais Wellington do Curso (PSC), autor do requerimento que solicitou a realização do encontro em Paulino Neves; Socorro Waquim (MDB), Ariston (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Betel Gomes (MDB), Wendell Lages (PV), Zé Inácio Lula (PT) e Marco Aurélio (PSB), prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios. A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro, também participou do evento.  

Othelino Neto destacou a importância do ‘Assembleia em Ação’ para a busca de soluções às demandas das comunidades, além de estreitar o relacionamento não só com a classe política, mas, principalmente, com a população. “Que nós possamos fazer desse encontro um instrumento para a busca de políticas públicas voltadas à região dos Lençóis, no intuito de melhorarmos a qualidade de vida da população. Para nós, deputados estaduais, quanto mais temos esse contato próximo com os municípios, melhor orientamos o nosso mandato”, afirmou Othelino.

A programação da sétima edição do ‘Assembleia em Ação’ contou com as palestras ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha; e ‘Inovações do Direito Eleitoral’, proferida pelo diretor de Administração da Alema, Antino Noleto.

Plenária

Na etapa de audiência pública, os participantes apresentaram algumas demandas, entre elas o fornecimento de energia elétrica às famílias que residem na área do Parque dos Lençóis Maranhenses e a solução dos conflitos na comunidade pesqueira do Arpoador, em Tutóia. Na ocasião, Othelino Neto afirmou que será criada uma comissão parlamentar para tentar solucionar as questões levantadas pelas lideranças. 

“Os deputados Marco Aurélio e Socorro Waquim sugeriram que criássemos essa comissão. Eu irei acompanhar pessoalmente os trabalhos para buscarmos uma solução aos problemas apresentados. Esse é o objetivo e a essência do ‘Assembleia em Ação’, para que conheçamos mais a realidade das regiões e busquemos alternativas às questões levantadas”, ressaltou o chefe do Legislativo maranhense.

Foram debatidas, ainda, alternativas e ações para elevar, ainda mais, o potencial turístico e econômico da região dos Lençóis. 

Compromisso

O prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, disse que a Assembleia Legislativa está sempre atenta às demandas e necessidades dos municípios e que o ‘Assembleia em Ação’ só corrobora esse compromisso com a população. “Ficamos bastante satisfeitos em sediar o encontro em nossa cidade. Agradecemos ao deputado Othelino Neto pela atenção dada à nossa região, que tem um potencial muito forte e precisa ser ainda mais valorizada”, declarou.

O prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar Rocha, também falou sobre a importância de receber o ‘Assembleia em Ação’ na região. “Nós sabemos do potencial turístico e econômico não só de Barreirinhas, mas também dos municípios vizinhos. Então, esse debate com os deputados só tem a beneficiar a nossa população”, frisou

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Secretaria de Educação de Vargem Grande realiza IV Conferência Municipal

IV Conferência Municipal de Educação.
Nesta sexta-feira (29) aconteceu em Vargem Grande, na escola Padre Carvalho, a IV Conferência Municipal de Educação com o tema: Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva com Equidade e Qualidade Social.

O objetivo da Conferência foi discutir e fazer as proposições necessárias para o Plano Nacional de Educação-PNE, com foco nas estratégias de cada umas das 20 metas.

O evento teve a participação das representatividades de todos os segmentos que são os alunos e os profissionais da área educacional, tais como, professores, vigias, AOSDs, administrativos, pais e/ou responsáveis dos alunos, e a sociedade civil organizada. 

Nesse sentido, a IV Conferência legitimou-se como espaço democrático de construção de diálogos entre atores sociais e educacionais, que expressando valores e posições diferenciadas sobre aspectos culturais, políticos, econômicos, apontaram renovadas perspectivas para a organização da educação do nosso município.

Da Ascom SEMED.

Professora tem 40% do corpo queimado por aluno de 10 anos no Maranhão

Professora queimada.
O estado de saúde da professora Vanúsia de Sousa de Matos, de 39 anos, que teve parte do corpo queimado por um aluno de 10 anos dentro da Escola Municipal Maria Safira da Silva, em Barra do Corda, a 346 km de São Luís, é considerado grave.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), a professora teve queimaduras de 2° grau em cerca de 40% do corpo. Com a gravidade do caso, ela foi transferida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Barra do Corda para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), na capital maranhense.

Vanúsia deu entrada no Socorrão I, por volta de 00h49, e foi encaminhada para o Centro Cirúrgico para realização dos procedimentos necessários. Ainda de acordo com a Semus, a professora encontra-se clinicamente estável e será encaminhada a UTI, para melhor acompanhamento.

O aluno, que ateou fogo na professora, foi ouvido por um psicólogo e pela Secretaria de Educação do Município. Segundo o que informou a Secretaria, o aluno contou que na quarta-feira (27) brigou com uma colega de sala e a professora o advertiu. Ele disse ainda que pesquisou na internet sobre o líquido inflamável, que comprou em um posto de gasolina e jogou contra a professora, para evitar que ela relatasse a discussão à mãe dele.

A Polícia Civil está investigando o caso. Também será instaurado um procedimento para apurar como a criança conseguiu adquirir o material inflamável. Segundo o delegado de Barra do Corda, Daniel Arruda, o aluno não foi apreendido em flagrante por ter menos de 12 anos - segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), somente adolescentes (entre 12 e 17 anos) podem ser apreendidos por cometer atos infracionais.

Do G1 MA.

Em entrevista, Weverton diz que seu grupo não votará em Flávio Dino para senador

Em entrevista ao jornalista Jonas Filho de Codó, nesta sexta-feira (29), o senador Weverton (PDT) declarou que seu grupo não vai votar no ex-governador Flávio Dino para senador nas eleições de outubro. O parlamentar disse que a forma agressiva como ele e seu grupo estão sendo tratados os levou a tomar a decisão pela busca de um novo candidato ao Senado.

“Uma coisa o nosso grupo já tomou a decisão política. Nós não vamos votar no Flávio Dino. Depois de tudo que ele fez, a forma agressiva, dura, e tudo que vocês viram e não precisa eu falar. O caminho que ele procurou percorrer que não é o nosso e não tem porque a gente estar juntos”, disse Weverton.

Weverton vai agora discutir com o seu grupo o nome de um candidato a senador. “Temos até as convenções para discutir um candidato”, disse.


Do Blog do Clodaldo Corrêa.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Tudo pronto para sétima edição do ‘Assembleia em Ação’ em Paulino Neves

Othelino Neto.
Tudo pronto para a sétima edição do programa 'Assembleia em Ação', que acontece nesta sexta-feira (29), em Paulino Neves, das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura. O presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), reforçou, na sessão plenária desta quarta-feira (27), o convite à classe política e à sociedade em geral para participarem do evento.

“Estaremos na cidade desde a quinta-feira, quando a caravana será recepcionada pelo prefeito Raimundo Lídio e demais lideranças locais. Será um momento importante para trocarmos experiências e conhecermos em detalhes as demandas das regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba. Por isso, ratifico o convite a todos os parlamentares para que participem do evento e estendo o chamamento à classe política dos municípios envolvidos", disse Othelino Neto.

Sob a condução do chefe do Legislativo maranhense, o encontro contará com a participação de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e cidadãos de 17 municípios que compõem as regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba.

Foram convidados representantes de Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro, Araioses, Água Doce, Axixá, Belágua, Icatu, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbanos Santos.

“São todos integrantes de regiões detentoras de grande potencial turístico no estado, cujas realidades precisamos conhecer melhor para poder influenciar nas decisões que contribuam com o seu desenvolvimento, conciliando sempre as belezas naturais e o aproveitamento sustentável de seus recursos naturais e turísticos visando à geração de emprego e renda”, enfatizou Othelino.

Também na sessão plenária, o deputado Wellington do Curso, autor do requerimento solicitando a realização do programa itinerante em Paulino Neves, manifestou agradecimentos à Mesa Diretora da Casa pela acolhida do pedido. “Eu tenho a certeza de que será um evento bastante produtivo. Levaremos a Assembleia para mais perto da população para que conheça melhor o nosso trabalho parlamentar”, disse.

Palestras

A programação terá início com a saudação de abertura do chefe do Legislativo maranhense e dos deputados estaduais presentes aos participantes do evento, seguida da palestra ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha, e pelo diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins.

Logo após, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, proferirá a palestra ‘Inovações do Direito Eleitoral’. No encerramento, com a etapa de audiência pública, os participantes poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e apresentar suas demandas aos parlamentares.

MAIS UM! Show de Xand Avião é suspenso em Barra do Corda após ação do MP-MA

Xand Avião.
Após Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, o Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu suspender show do cantor Xand Avião, marcado para ocorrer no dia 3 de maio, no aniversário da cidade, com custos de R$ 400 mil aos cofres públicos. A decisão do juiz Antônio Elias Queiroga Filho, titular da 1ª Vara da Comarca de Barra do Corda, foi publicada nesta quarta-feira, 27.

A Ação foi ajuizada depois de o MPMA tomar conhecimento, por meio da divulgação em redes sociais, dos planos do município de realizar shows comemorativos de aniversário da cidade com a presença de vários artistas, entre os quais Xand Avião. Após a instauração da Notícia de Fato, foi encaminhado ofício ao secretário de Cultura e à Procuradoria Geral do Município para que prestassem informações, em um prazo de 24 horas, sobre a contratação de bandas e despesas para realização do espetáculo.

Foi informado ao MPMA a previsão de realização de shows de bandas locais e do cantor Xand Avião, por meio de processo de inexigibilidade de licitação, com gasto previsto de R$ 300 mil. Também foi informada previsão de gastos de R$ 100 mil para serviços de montagem de palco, iluminação, sonorização, entre outros itens para a estrutura de som e palco.

Na manifestação, proposta pelo promotor de justiça Guaracy Martins Figueiredo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, foi levada em consideração a situação precária de vários serviços oferecidos pelo município nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e de saneamento básico.

OUTROS CASOS

Nas últimas semanas, após atuação do Ministério Público do Maranhão, foram cancelados shows de atrações nacionais que seriam custeados com recursos públicos, em confronto aos princípios do direito administrativo.

Em Bacabal, no último dia 13, o MPMA requereu a suspensão de festa também com Xand Avião, que seria realizada nos dias 16 e 17 deste mês. Na Ação, proposta pela promotora de justiça Sandra Soares de Pontes, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal, foi pedido cancelamento do show de Xand Avião e outros artistas, que resultariam em gastos de R$ 750 mil ao Município (reveja).

O caso mais recente ocorreu em relação ao show do cantor Wesley Safadão, que seria realizado em Vitória do Mearim no último fim de semana, com custos de mais de R$ 500 mil aos cofres públicos. Após atuação do MPMA, por meio de Ação Civil Pública da promotora de justiça Karina Freitas Chaves e de recurso interposto pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o Supremo Tribunal Federal cancelou a apresentação, confirmando posicionamento do MPMA (reveja).

Redação: CCOM - MPMA.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Tragédia familiar! Empresário mata esposa, filho, mãe, sogra e depois recorre ao suicídio

Empresário com esposa e filho.
Uma chacina familiar ocorreu no interior de um sobrado do luxo na Rua Dona Maria, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Os corpos de cinco pessoas, com marcas de tiros, foram encontrados na manhã desta quarta-feira (27) no imóvel dentro de um condomínio fechado.

O autor dos disparos foi identificado como Octávio Driemeyer Júnior, empresário de 44 anos, que se matou depois de atirar na esposa Lisandra Lazaretti Driemeyer, de 45 anos, no filho Enzo Lazaretti Driemeyer, de 14 anos, na mãe Delci Driemeyer, de 79 anos, e na sogra Geraldina Lazaretti, de 81 anos. Uma outra pessoa, que é parente da família, escapou por estar no primeiro pavimento, enquanto as vítimas estavam no andar superior.

Policiais militares do 1º BPM foram comunicados do crime e isolaram a área para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Uma equipe do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Polícia Civil também esteve no local. 

O delegado plantonista Leandro Bodóia afirmou que as mortes ocorreram por volta das 7h30, horário em que a PM foi acionada pelo zelador e vizinhos que escutaram o barulho dos tiros. Sobre a motivação das execuções, o delegado afirmou que a razão permanece desconhecida. Duas armas foram apreendidas no local e foram encaminhadas para a perícia do IGP, sendo que uma delas teria sido usada no crime.

Confira mais informações:


Do Correio do Povo.

Populares capturam indivíduo que furtou roupas no Armazém Paraíba de Vargem Grande

Guarda municipal efetuou a prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 11h, um indivíduo identificado como Mayky Diego foi flagrado furtado roupas no Armazém Paraíba de Vargem Grande, localizado na Rua São Sebastião. Segundo os funcionários, ele chegou na loja, pegou uma jaqueta moletom e saiu em fuga.

De imediato Mayky foi perseguido por populares, que conseguiram capturá-lo na Rua da Liberdade, atrás do ginásio poliesportivo Gastão Vieira, cerca de 500 metros do Paraíba. Após ser capturado, a guarda municipal foi acionada, efetuou a prisão do criminoso e o apresentou na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Confira os vídeos no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Esposa de personal trainer que fez sexo com morador de rua quebra silêncio: "Nojento e Sórdido!"

Sandra Mara e o esposa Eduardo Alves.
Nesta quarta-feira (27), Sandra Mara Fernandes, a mulher que teve relações sexuais com o ex-morador de rua Givaldo Alves enquanto estava em surto psicótico, quebrou o silêncio e usou as redes sociais para se manifestar pela primeira vez após o ocorrido (relembre). A mulher agradeceu o apoio do público e acusou o ex-morador de rua de usá-la como objeto de prazer enquanto alucinava.

“Venho através dessa postagem agradecer as pessoas que se levantaram para me defender quando eu não tinha condições (…) Hoje eu busco na JUSTIÇA os meus DIREITOS, pois nunca faltei com respeito com ninguém e não merecia ter sido tratada como uma qualquer, e, principalmente, ter sido usada como OBJETO de prazer durante DELÍRIOS e ALUCINAÇÕES que confundiram minha mente e me colocaram num contexto NOJENTO e SÓRDIDO“, detalhou.

Sandra também afirmou que não escolheu passar pela aquela situação e se disse vítima de chacotas e humilhações em redes sociais e veículos de comunicação, além de cobrar o apoio de outras mulheres que a criticaram: “Fui VÍTIMA de chacotas, humilhações em rede nacional. Fui taxada como uma mulher qualquer, uma mulher promíscua, uma mulher com fetiches, uma traidora. E mais ofendida ainda por ter sido atacada por outras mulheres que entenderam que eu merecia o pior. Eu sempre soube que vivemos numa sociedade desigual, mas eu NÃO escolhi ter um SURTO, eu NÃO escolhi ter sido HUMILHADA, eu NÃO escolhi ter minha vida EXPOSTA e DEVASTADA!”.

Leia o comunicado na íntegra: 

“Olá, me chamo SANDRA MARA FERNANDES, sou a mãe da Anna Laura e a esposa do @eduardoalvestrainer. Venho através dessa postagem agradecer as pessoas que se levantaram para me defender quando eu não tinha condições.

Passei por dias muito difíceis, nunca me imaginei naquela situação. Eu me sinto profundamente dilacerada pelo ocorrido. Hoje eu tenho ciência de tudo o que foi dito enquanto eu estava internada e sendo cuidada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais.

Fui VÍTIMA de chacotas, humilhações em rede nacional. Fui taxada como uma mulher qualquer , uma mulher promíscua , uma mulher com fetiches , uma traidora. E mais ofendida ainda por ter sido atacada por outras mulheres que entenderam que eu merecia o pior. Eu sempre soube que vivemos numa sociedade desigual, mas eu NÃO escolhi ter um SURTO, eu NÃO escolhi ter sido HUMILHADA, eu NÃO escolhi ter minha vida EXPOSTA e DEVASTADA!

Então, na condição onde estive eu sei que tinha legítimo DIREITO de ser DEFENDIDA. Agradeço ao meu esposo por tudo que ele fez por mim. Ele me defendeu durante e depois do ocorrido, pois sabe que em condições normais eu jamais teria permitido passar por àquilo. Agradeço também ao meu pai, minha madrasta, meus irmãos e amigos, que me acolheram e ajudaram o Eduardo e a Anna Laura. Sou profundamente grata aos profissionais que me ajudaram a compreender o que estava acontecendo quando eu já NÃO TINHA domínio da minha própria vida.

Hoje eu busco na JUSTIÇA os meus DIREITOS, pois nunca faltei com respeito com ninguém e não merecia ter sido tratada como uma qualquer, e, principalmente, ter sido usada como OBJETO de prazer durante DELÍRIOS e ALUCINAÇÕES que confundiram minha mente e me colocaram num contexto NOJENTO e SÓRDIDO. Sigo BATALHANDO, um dia de cada vez para retomar a minha existência e vou conseguir porque DEUS é maior e infinitamente bom!”.

Do Metrópoles/Léo Dias.

Traficantes de drogas são presos com pedras de crack e R$ 6 mil em Chapadinha

Material apreendido.
Um trabalho conjunto entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal do Maranhão resultou, na última terça-feira (26), nas prisões de dois homens pelo crime de tráfico de drogas. As prisões foram efetuadas no bairro Catterpillar, no município de Chapadinha.

De acordo com a 3ª Delegacia Regional de Chapadinha, durante a ação policial, foram apreendidos 29 pedras da droga conhecida como crack, a importância de R$ 5.958,00 (cinco mil e novecentos e cinquenta e oito) em espécie, oriundos da venda de drogas, e alguns objetos frutos de crimes ocorridos em dias anteriores.

Os presos foram autuados em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes e, após a lavratura do procedimento policial, encaminhados à Unidade Prisional de Chapadinha, onde devem ficar à disposição da justiça.

Da Ascom PCMA.

Urgente! PF deflagra operação em Santa Inês e afasta prefeito Felipe dos Pneus do cargo

Prefeito Felipe dos Pneus.
A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 27, nas cidades de São Luís, Santa Inês, Caxias e Teresina/PI, a Operação Free Rider. A ação tem por finalidade desarticular grupo criminoso responsável por promover fraudes licitatórias e superfaturamentos contratuais no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, envolvendo verbas federais que deveriam ser utilizadas para a compra de medicamentos e insumos hospitalares.

Constatou-se, inicialmente, que o Município de Santa Inês realizava adesões fraudulentas a Ata de Registro de Preços de outros municípios sem que houvesse o requisito de “vantagem” para a administração pública, posto que, em um dos casos investigados, havia o sobrepreço de 215%.

Os contratos investigados, que somam mais de R$ 8,5 milhões, envolvem uma empresa sediada em Teresina/PI, a qual deveria fornecer diversos medicamentos e insumos hospitalares para o município de Santa Inês.

Apesar do alto valor das contratações realizadas pela Secretaria de Saúde daquele município, há informações nos autos indicando que, em determinados períodos, estariam faltando materiais básicos no hospital e rede pública municipal, tais como seringas, soro fisiológico, fios cirúrgicos e remédios psicotrópicos, obrigando os cidadãos a procurarem atendimento hospitalar em municípios vizinhos.

A investigação revelou fortes indícios de que grande parte das contratações de Santa Inês eram precedidas de negociações de propina, possivelmente repassada para os integrantes da organização criminosa por meio de empresa fictícia, criada para essa finalidade.

A organização criminosa é composta, basicamente, por três núcleos: núcleo criminoso com atuação na Prefeitura, núcleo criminoso com atuação na Secretaria de Saúde e núcleo criminoso empresarial. O núcleo da Prefeitura seria composto pelo Prefeito Felipe dos Pneus e servidores da Prefeitura vinculados ao setor de compras e licitação, a exemplo da Secretaria de Administração, Departamento de Licitação, Diretoria de Compras e Gabinete do Prefeito.

O núcleo criminoso da Secretaria de Saúde é encabeçado pela Secretária de Saúde e servidores subalternos, que também cumprem ordens do Diretor de Compras e dos demais envolvidos no setor de licitação. O núcleo empresarial, sediado em Teresina/PI, é composto pelo sócio da empresa contratada, seu sobrinho e um funcionário, os quais realizam diversas movimentações bancárias, com saques semanais de quantias vultosas em espécie, além de facilitarem o esquema de “montagem” dos processos licitatórios, os quais resultaram na contratação da empresa.

Diante desses fatos, a Polícia Federal cumpriu 18 (dezoito) Mandados de Busca e Apreensão e 07 (sete) Mandados de Constrição Patrimonial, com valores que chegam a R$ 8,5 milhões.

Também foram imediatamente afastados do cargo o Prefeito Municipal de Santa Inês, a Secretária de Saúde, a Secretária de Administração, o Chefe do Setor de Licitação, o Diretor de Compras, a Chefe de Gabinete do Prefeito e mais outros dois servidores municipais, ligados às fraudes licitatórias. Foram suspensos os pagamentos da empresa contratada de forma fraudulenta e os empresários investigados tiveram suspensos os seus direitos de participar em licitações e de contratar com órgãos públicos.

Ao todo, mais de 70 (setenta) policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decorreram de Representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, crime de responsabilidade praticado por prefeito (Decreto-Lei 201/67), corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 40 (quarenta) anos de reclusão.

** A operação foi batizada de Free Rider que, do inglês, significa “carona”, devido ao modus operandi da organização criminosa, que utiliza o instituto jurídico da adesão a Ata de Registro de Preços de outros municípios, procedimento também conhecido por “carona”, para tentar maquiar a irregularidade do processo licitatório, previamente montado e superfaturado.

Siga o Instagram do Blog do Alpanir Mesquita e veja mais informações:

terça-feira, 26 de abril de 2022

Othelino convida classe política para participar do ‘Assembleia em Ação’ em Paulino Neves

Othelino Neto.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), convidou toda a classe política das regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba para participar, nesta sexta-feira (29), da sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que será realizado no município de Paulino Neves. O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura, abrindo o ciclo de encontros de 2022 sob a condução do chefe do Parlamento Estadual.

Othelino Neto afirmou que o programa itinerante da Assembleia Legislativa é uma oportunidade para os deputados estreitarem o relacionamento com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e cidadãos para que possam trocar experiências, falar sobre as necessidades dos seus municípios e a maneira como a Casa do Povo pode interceder nas ações do poder público em suas regiões.

“É uma forma de nós, deputados estaduais, estarmos mais próximos e conhecermos melhor as demandas de cada região. Desta vez, estaremos nos Lençóis Maranhenses, que têm um potencial turístico muito grande. Precisamos ampliá-lo ainda mais e transformá-lo em geração de emprego e renda, levando sempre em consideração a preservação dos belos recursos naturais existentes ali”, destacou o parlamentar.

Além de Paulino Neves, representantes de outros 16 municípios foram convidados para esta nova edição do programa, entre eles Barreirinhas, Santo Amaro, Araioses, Água Doce, Axixá, Belágua, Icatu, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Programação

A programação terá início com a saudação de abertura do chefe do Legislativo maranhense e dos deputados presentes aos participantes do evento, seguida da palestra ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha, e pelo diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins.

Logo após, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, proferirá a palestra ‘Inovações do Direito Eleitoral’. No encerramento, com a etapa de audiência pública, os participantes poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e apresentar suas demandas aos parlamentares.

Weverton comemora mais de 1 mil exames realizados pela Carreta da Mulher

Senador Weverton.
Os atendimentos realizados pelas Carretas do Hospital de Amor de Imperatriz seguem a pleno vapor. Da última semana de março até o dia 19 de Abril mais de 1 mil exames como, por exemplo, papanicolau e mamografia, já foram realizados. Neste período, as carretas estiveram nos municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Loreto, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Barra do Corda e Fernando Falcão. 

A Carreta da Mulher faz parte da estrutura do Hospital de Amor de Imperatriz. Inaugurado em outubro de 2021, o Hospital de Amor, construído mediante verba destinada pelo senador Weverton (PDT), está em pleno funcionamento. A unidade dispõe de duas carretas para atendimento nos municípios da região e subsequente encaminhamento para o hospital, caso haja necessidade. A solicitação para a carreta percorrer estes municípios, prestando atendimento às mulheres, foi do deputado estadual Márcio Honaiser (PDT).

“A Carreta da Mulher é um instrumento de fundamental importância para a saúde das mulheres. Quero aqui agradecer ao senador Weverton pela sensibilidade em trazer para a região Sul do estado, tanto o Hospital de Amor, quanto estas carretas. Aproveito para fazer um apelo: Quando a carreta chegar ao seu município vá até o local e faça os exames”, disse Márcio Honaiser.

“O câncer é uma doença grave e silenciosa e quanto antes for detectado, maior as chances de cura. Por isso, ficamos felizes em propiciar atendimento às mulheres. Lembramos aqui também a importância de realizar os exames periódicos. Esta é uma bandeira nossa: levar atendimento de qualidade para a nossa população”, afirmou o senador.

AGENDA

Nesta semana, as carretas vão estar nos municípios de Formosa da Serra Negra (26), São Raimundo das Mangabeiras (27), São Pedro dos Crentes (28), Jenipapo dos Vieiras (26 e 27) e Itaipava do Grajaú (28). 

A Carreta oferece exames de papanicolau para mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos e mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos. Para realizar os exames é preciso levar os seguintes documentos acompanhados de xerox: RG, CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS. 

Meninas menores de 18, que já tiverem iniciado a vida sexual, e quiserem fazer o exame de papanicolau deverão estar acompanhadas de responsável. Caso a paciente esteja dentro da idade prevista para fazer ambos exames, precisa ter duas xerox de cada documento mencionado (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS).

FAP realiza mais uma edição do Projeto Imposto de Renda Social; veja como participar

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda neste ano vai até o final do mês de maio, mas quem não quer deixar para a última hora poderá cumprir sua obrigação com o Leão sem precisar pagar por isso. A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) lançou mais uma edição do projeto “Imposto de Renda Social” e a participação nele é aberta ao público chapadinhense.

Os interessados devem se inscrever no site www.FapEduca.com e comparecer na instituição no próximo dia 5 com sua documentação. Lá eles serão recebidos pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, sob supervisão dos professores, para tirar as dúvidas e elaborar a declaração num dos Laboratórios de Informática da faculdade.

“Este projeto é mais uma iniciativa da FAP aproximando teoria e prática para os alunos e recebendo aqui a comunidade externa para prestar serviços relevantes”, afirma o professor Rodrigo Andrade, da coordenação do curso. Em caso de dúvida, entre em contato pelo número 3471-1955 ou pelas redes sociais, mas não deixe de participar.

Prefeita Fabiana Mendes apresenta veículos adquiridos na sua gestão em Presidente Vargas

Veículos entregues em Presidente Vargas.
Desde o início da sua gestão administrativa, a prefeita Fabiana Mendes vem investindo com grande empenho na melhoria da frota municipal de Presidente Vargas com aquisição de veículos para auxiliar no transporte e no deslocamento dos servidores e munícipes.

Os veículos foram adquiridos por meio de recursos próprios, emendas parlamentares e recursos oriundos do Governo Federal, com esse investimento a prefeitura faz expressiva redução de gastos com locações veiculares. No total foram adquiridos oito veículos novos, beneficiando os usuários por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras e Conselho Tutelar.

Somente para secretaria de Saúde foram destinadas uma ambulância e uma van para os atendimentos de Pronto Socorro e ESF (Estratégia Saúde da Família), especialmente os pacientes que precisam se locomoverem a outras localidades para realizarem tratamento com quimioterapia e hemodiálise.

Já para a secretaria de Educação foram obtidas duas motocicletas 0km, modelo Honda Bros, e um ônibus com parceria do Governo Federal. Todos têm elevador de acessibilidade e irão corresponder às necessidades dos profissionais da educação e dos alunos de rede pública.

A prefeitura também adquiriu dois novos automóveis, contemplando à Assistência Social com um Fiat Mobi e o Conselho Tutelar com um Fiat Siena. E para dar mais agilidade e eficiência nas operações desenvolvidas na zona urbana e rural do município, foi designada uma moto também no modelo Honda Bros à secretaria Obras e Infraestrutura.

Todos os veículos adquiridos irão proporcionar mais segurança e conforto aos servidores e usuários, em especial aos da Educação e da Saúde. E todas essas conquistas foram alcanças por meio dos esforços da atual prefeita Fabiana Mendes, que vem desempenhando uma gestão de êxito e de compromisso com sua população.

Vale destacar que, em uma parceria com o deputado federal Juscelino Filho, a prefeita Fabiana conquistou na tarde de segunda-feira (25) uma pá carregadeira 0km, que foi destinada a secretaria de Obras. A máquina será de muita utilidade para a realização das ações de infraestrutura municipal.

Confira o momento da entrega:


Da Ascom PMPV.

Homem é impedido de cometer suicídio na ponte sobre Rio Itapecuru em Itapecuru-Mirim

Ação da guarda municipal.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem, que não teve a identidade revelada, tentou recorrer ao suicídio durante a madrugada desta segunda-feira (25) na ponte sobre o rio Itapecuru, em Itapecuru-Mirim. A informação é da página Itapecuru Informa.

Segundo os relatos, uma guarnição da guarda municipal passava pelo local e percebeu que a vítima estava do lado de fora da proteção metálica. Ele apresentava explícitos sinais de nervosismo e de agitação, além de projetar seu corpo para fora da ponte, caracterizando a possível tentativa de suicídio.

Desta forma, os guardas começaram a conversar com ele, que alegava estar com sérios problemas familiares. Após algum tempo de diálogo, a equipe conseguiu convencê-lo a desistir do ato extremo contra a própria vida, garantindo um desfecho positivo para a ocorrência. Em seguida a vítima foi levada para o quartel e depois para sua residência.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

'Baratinha' recebeu sete disparos de arma de fogo, diz delegado de Vargem Grande

'Baratinha' tem extensa ficha criminal.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado Saul Laurentino, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, concedeu entrevista e deu mais detalhes sobre a tentativa de homicídio sofrida pelo indivíduo João da Silva Rodrigues, vulgo 'Baratinha'. O crime aconteceu na noite do último sábado (23), por volta das 22h, no Residencial São Miguel (saiba mais).

De acordo com o delegado, 'Baratinha' foi alvejado por pelo menos sete disparos de arma de fogo, que atingiram pescoço, braço, costas e perna. Ele estava consciente e relatou todas as informações para os policiais, inclusive, quem seria o autor do crime. "A motivação é acerto de contas, pois ambos são conhecidos da polícia e são rivais", explicou.

'Baratinha', que tem diversas passagens pela polícia, principalmente por assaltos, furtos e tráfico de drogas, foi encaminhado para São Luís, onde passou por intervenção cirúrgica e seu estado de saúde é considerado estável.

Veja mais detalhes:

Médico com atuação no Maranhão morre em avião a caminho da lua de mel nas Ilhas Maldivas

Casamento aconteceu no sábado.
O médico oncologista Glauto Tuquarre, de 49 anos, morreu em um avião, quando viajava para a lua de mel com a esposa, na madrugada desta segunda-feira (25). A aeronave havia partido do Brasil na véspera com destino às Maldivas. A suspeita, segundo familiares, é que ele tenha sofrido um infarto.

Glauto e a esposa, a publicitária Lícia Dutra Tuquarre, se casaram no sábado (23), em Teresina. Depois de ter começado a passar mal e relatar dores no peito, Glauto foi socorrido por passageiros que estavam a bordo, mas não resistiu. O avião pousou em Doha, capital do Catar, por volta das 10h20 (horário de Brasília) desta segunda, para uma conexão originalmente prevista na rota. Familiares e amigos se mobilizaram para ajudar a esposa de Glauto a trazer o corpo de volta ao Brasil. 

Quem era Glauto

Nascido no Amazonas e formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Glauto Tuquarre era especializado em oncologia. Ele tinha mestrado em câncer de intestino e era doutorando em recidiva do câncer de mama (retorno da doença após o paciente ser considerado curado).

Considerado um profissional experiente, Glauto atuou em Roraima e no Maranhão, onde também foi professor da universidade estadual, além do Piauí. Em Teresina, o médico era sócio de uma clínica e também já lecionou em faculdades de medicina.

Do G1 PI.

Homem é preso após ameaçar mãe e esposa em Itapecuru-Mirim

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã do último sábado (23), por volta das 11h, a polícia militar de Itapecuru-Mirim efetuou a prisão de um indivíduo acusado de violência doméstica contra a própria mãe e a esposa. O caso aconteceu na Rua Jorge Nogueira, no bairro Aviação.

Os policiais receberam denúncia e constataram a veracidade dos fatos, visto que, André Victor Neves Caldas estava alterado e ameaçando sua mãe e sua companheira. Desta forma, ele foi apresentado na delegacia regional para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Empresário morre após se envolver em briga de casal na Baixada Maranhense

Empresário assassinado.
Uma briga ocorrida nesse domingo, 24, dentro da AABB no município de Pinheiro, região da Baixada Maranhense, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida. A vítima fatal foi identificada como José Domingos Campos Almeida, 56 anos, empresário do ramo de autopeças.

De acordo com a Policia Militar, o tumulto começou após o empresário se envolver na briga de um casal, que estaria discutindo no salão. Armado, José Domingos disparou em um homem, que caiu ferido, e em seguida foi dominado por amigos da vítima do tiro, que começaram a espancar o autor. A briga se desenvolveu até o lado de fora da AABB, onde o empresário foi espancado e esfaqueado por várias pessoas, sob olhares de muitas testemunhas.

A polícia foi acionada e foi até o local apurar a ocorrência. José Domingos foi encontrado já sem vida na cozinha da AABB, enquanto o homem baleado foi levado em estado grave para o hospital. Dois suspeitos de participação no crime foram presos no hospital, enquanto um terceiro envolvido foi capturado horas depois após ser apontado pelos comparsas. A polícia segue investigando o caso, no intuito de esclarecer todas as circunstâncias do crime.

Do Jornal Pequeno.

Aposta feita em Pinheiro ganha quase R$ 100 mil na Mega-Sena

Mega-Sena.
Uma aposta da cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, acertou cinco dezenas do Concurso 2474 da Mega-Sena e ficou com um prêmio superior a R$ 92,7 mil. Os números sorteados foram 22, 30, 38, 39, 49 e 56 e ninguém acertou as seis dezenas, que tinha prêmio de R$ 8,5 milhões, e com isto, no próximo sorteio, nesta terça-feira (26), a premiação da primeira faixa está estimado em R$ 36 milhões.

A aposta feita em Pinheiro, na Lotérica Centenário, é um bolão de seis cotas, cabendo para cada um cerca de R$ 15,3 mil. Conheça os detalhes das apostas ganhadoras:

6 acertos – Não houve ganhadores;
5 acertos – 27 apostas ganhadoras, R$ 92.717,92;
4 acertos – 2.372 apostas ganhadoras, R$ 1.507,69.

Do Blog do Aquiles Emir.

domingo, 24 de abril de 2022

Advogado que desapareceu em Luís Correia é encontrado morto em praia de Humberto de Campos

Advogado piauiense.
A Polícia Civil do Piauí, através da delegacia de Luís Correia, informou que encontrou, neste sábado (23), um corpo em avançado estado de putrefação, numa praia do município de Humberto de Campos, no Maranhão. De acordo com o delegado Aldely Fontenele, o corpo encontrado foi reconhecido por parentes como sendo do advogado Raimundo José Costa Siqueira, de 41 anos, após analisarem uma tatuagem.

O corpo foi encontrado pela Capitania dos Portos do Brasil. O Corpo de Bombeiros e o Instituto de Medicina Legal (IML) maranhense foram acionados. Os restos mortais serão submetidos a exames de DNA e posteriormente entregues aos familiares para sepultamento. Segundo a polícia, o achado do cadáver confirma a linha de investigação, na qual o corpo foi jogado em alto mar para dificultar as investigações.

Sobre o caso

O advogado estava desaparecido desde o dia 6 de abril, quando estava na companhia de um policial em um veículo, modelo S10, que foi encontrado carbonizado em uma região de mata na zona rural da cidade de Luís Correia, na divisa com o Ceará, mas nenhum corpo foi encontrado dentro.

A reportagem apurou que o advogado estava no carro com o policial, trafegando em uma estrada vicinal entre o Piauí e o Ceará, quando por volta das 20 horas, eles teriam sido abordados por quatro pessoas que se diziam policiais e que estavam com armas de grosso calibre. Essas pessoas teriam mandado eles saírem do veículo e o policial que estava com o advogado, colocar sua arma no capô do carro. 

Na sequência, segundo apurou o Meionorte.com, Raimundo José Costa Siqueira teria sido baleado com pelo menos três tiros, sendo dois no peito e um na cabeça, vindo à óbito e o corpo levado pelos criminosos. O policial foi alvejado na perna e conseguiu se abrigar em uma mata local, de onde pediu carona na manhã seguinte e procurou a base da Ciptur em Luís Correia, recebendo os primeiros socorros. Essa versão foi apresentada pelo policial durante seu depoimento à polícia, que segue sendo investigada.

Do Portal Meio Norte.

'Baratinha' é baleado no Residencial São Miguel em Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste sábado (23), por volta das 22h, mais uma tentativa de homicídio foi registrada em Vargem Grande, mais precisamente no Residencial São Miguel. A vítima em questão foi identificada como João da Silva Rodrigues, vulgo 'Baratinha', de 19 anos.

Segundo a guarda municipal, após relatos do próprio Baratinha, ele estava no Residencial São Miguel quando um desafeto seu chegou e efetuou disparos de arma de fogo. Ele foi levado ao hospital municipal Benito Mussoline, onde recebeu os primeiros atendimentos, e depois transferido para o hospital Socorrão 2, em São Luís.

Vale ressaltar que Baratinha tem diversas passagens pela polícia em Vargem Grande, principalmente por assaltos, furtos e tráfico de drogas. Em uma dessas prisões, ele tinha apenas 11 anos de idade (relembre).

sábado, 23 de abril de 2022

Presidente do STJ suspende decisão que autorizou show de Wesley Safadão em Vitória do Mearim

Presidente do STJ.
Por considerar caracterizada lesão à ordem e à economia públicas, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, suspendeu os efeitos de decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), de sexta-feira (22), que havia autorizado a realização de um show do cantor Wesley Safadão marcado para este domingo (24) no município de Vitória do Mearim.

Em sua decisão, assinada neste sábado (23), o presidente do STJ reconheceu que ficou demonstrada a incompatibilidade entre a despesa de R$ 500 mil com a contratação do evento artístico e a realidade orçamentária do município maranhense.​​​​​​​​​

"O dispêndio da quantia sinalizada com um show artístico de pouco mais de uma hora, em município de pouco mais de 30 mil habitantes, justifica a precaução cautelar do juiz de primeiro grau, prolator da decisão inicial que suspendeu a realização do show", afirmou Martins.

Prejuízo à prestação de serviços públicos essenciais

A contratação do show pela administração municipal foi questionada pelo Ministério Público do Maranhão, que ajuizou ação civil pública e obteve liminar em primeiro grau para suspender o evento. Contra a determinação, o município recorreu ao TJMA. O relator no tribunal suspendeu os efeitos da liminar e liberou o show, sob o fundamento de que a decisão de primeiro grau representava interferência indevida nas atribuições do Poder Executivo municipal. Perante o STJ, o Ministério Público estadual alegou que a realização do evento comprometeria a oferta de serviços públicos básicos à população, em razão das dificuldades orçamentárias do município.

Qualidade dos serviços públicos municipais é questionada na Justiça

Ao apreciar o pedido do MP, o ministro Humberto Martins lembrou que o município responde a demandas judiciais relativas à eficiência das ações governamentais em áreas como saúde e educação. Segundo o presidente do STJ, esses questionamentos judiciais indicam a existência de uma insatisfação com a gestão municipal.

"Não se justifica a concessão da autorização sem que haja plena demonstração de que a realização do ato não prejudica demandas de saúde e escolares no município, que estão sendo questionadas judicialmente", concluiu. A decisão de Martins, suspendendo a apresentação de Wesley Safadão, tem validade até o trânsito em julgado do processo principal que tramita na Justiça estadual.

Mãe de bebê de três meses que morreu engasgada em Itapecuru-Mirim vai responder por homicídio culposo

Mãe da bebê que morreu engasgada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Ao contrário do que muitos pensam e até conforme noticiado por alguns veículos da imprensa, a jovem Lindinalva Sousa não foi inocentada pela morte da sua própria filha, uma bebê que completaria três meses de vida no próximo dia 30 de abril.

A princípio haviam várias hipóteses, inclusive de que a mãe teria agredido e sufocado a filha, causando sua morte, no entanto, um laudo do Instituto Médico Legal (IML) constatou que a criança faleceu por asfixia por bronco aspiração durante a amamentação. Essa versão foi confirmada por Lindinalva em entrevista. "Eu nem me lembro que tinha deixado ela no peito, acho que 'agarrei' no sono e ela ficou mamando. Aí quando eu acordei ela já estava morta", disse, confirmando também que havia ingerido bebida alcoólica (saiba mais).

Desta forma, o delegado regional Samuel Morita informou ao Titular do Blog que ela responderá, devido a negligência, por homicídio culposo (Art. 121 §3º do CPB). A mãe chegou a ser presa, mas foi liberada após pagamento de fiança.