sábado, 9 de agosto de 2025

Deputado diz que judicialização da política é erro dos próprios políticos

Neto em entrevista à TV Mirante.
O deputado Neto Evangelista (União Brasil) afirmou que a judicialização da política se tornou comum no Maranhão nos últimos tempos e é resultado da própria movimentação equivocada de políticos que buscam obter no Judiciário soluções que deveriam alcançar no próprio Legislativo. “Judicializam o tempo inteiro decisões que eram para ser tomadas dentro do âmbito político, levam até a justiça, que não é o campo para se decidir. E cada vez que a política faz isso, ela erra”, declarou em entrevista à jornalista Carla Lima, no Bom Dia Mirante desta sexta-feira (08).

TCE-MA

Sobre a ação que questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a escolha de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Evangelista explicou que tentaram atribuir à Assembleia, na pessoa da presidente Iracema Vale, um suposto pedido para que denúncias fossem encaminhadas à Polícia Federal para investigação. “Não ocorreu. Tentam deturpar o tempo inteiro essas informações. E é rotineiro, toda vez que alguém faz uma denúncia que não é cabível naquele instrumento, no bojo da ação, você explica: 'Olha isso aqui não é um instrumento legal'”, disse reiterando que, nesse caso, trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), instrumento para tratar sobre controle concentrado de normas.

Também afirmou que não há qualquer ilegalidade na indicação do novo conselheiro pelo governador, ressaltando indicações como a do ministro Cristiano Zanin, do STF, que era advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e do ministro Gilmar Mendes, que integrava a Advocacia Geral da União (AGU) no governo de Fernando Henrique Cardoso. “O membro indicado, Dr. Flávio Costa, que eu conheço, foi diretor do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), advogado conhecido, professor de Direito em universidades, pessoa completamente capacitada para ocupar o cargo”, ressaltou sobre a indicação ao TCE-MA.

Macabro! Polícia Civil encontra partes do corpo de motorista de app

IML.
Na tarde desta quinta-feira (07), o corpo do motorista de aplicativo identificado como Cleyton de Jesus, morador da Cohab, foi encontrado pela polícia civil dentro de uma cisterna na Vila Guará, no Maracanã. O motorista de aplicativo estava desaparecido desde o último domingo (03). 

Segundo a polícia, o corpo do motorista foi encontrado esquartejado dentro de uma cisterna no quintal da casa do homem identificado como Júlio César, conhecido na região como ‘Banana’, que foi morto a tiros e pauladas, na madrugada anterior.

A ação foi conduzida pelo Departamento de Proteção à Pessoa (DPP), sob o comando do delegado Marconi Matos. A polícia não descarta ligação direta entre os dois crimes. O Instituto Médico Legal-IML e a perícia técnica estiveram no local para realizar o recolhimento do corpo e iniciar as investigações.

Veja mais detalhes na reportagem do Bandeira 2:


Do Portal Difusora News.

Vídeo mostra idoso sendo abandonado no Mercado Central

Momento do abandono.
Um idoso de 77 anos foi deixado sozinho na calçada de um estabelecimento comercial do Mercado Central, em São Luís, na manhã desta sexta-feira (08), por dois homens que chegaram até o local em um carro. Em um vídeo registrado por câmeras de segurança, é possível ver o momento em que um dos homens retira o idoso do veículo e o coloca na calçada. 

De acordo com dados fornecidos pelas próprias imagens das câmeras, a ação aconteceu por volta das 6h da manhã. Ainda por meio das imagens, é possível ver que há uma terceira pessoa dentro do veículo, mas que não chega a sair de dentro ele. Logo após ser colocado na calçada, o idoso permanece sentado enquanto os dois homens retornam para dentro do veículo e deixam o local. 

A secretaria municipal da Criança e Assistência Social prestou atendimento imediato e encaminhou a vítima ao Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI). A polícia civil deve investigar o caso para identificar os envolvidos e apurar se houve crime de abandono de incapaz.


Do Imirante.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Brandão lança programa para fortalecer segurança alimentar, transporte escolar e aprendizagem da rede estadual de ensino

Carlos Brandão.
Fortalecer a segurança alimentar, garantir o deslocamento dos alunos até a escola e dar apoio tecnológico nas atividades pedagógicas. Estes são os eixos do macroprograma Educação de Verdade, lançado nesta sexta-feira (08) pelo governo do Maranhão. Durante a solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o governador Carlos Brandão destacou que mais de 247 mil alunos da rede estadual de ensino serão beneficiados.

O macroprograma Educação de Verdade tem como eixos os programas “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”, “Transporte de Verdade” e a entrega de tabletes para todos os 247.180 alunos, bem como notebooks para todos os professores da rede pública estadual de ensino. Serão contemplados alunos das escolas da educação básica da rede pública estadual, das modalidades Atendimento Educacional Especializado (AEE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental, médio, quilombola e anexos.

“Vamos oferecer refeições de qualidade para os alunos, para que eles tenham melhor nutrição, e, com isso, melhores condições de raciocínio e aprendizado. Também vamos aumentar o repasse que o governo faz para o transporte escolar a fim de que as prefeituras tenham recursos suficientes para que os alunos possam chegar à escola com segurança e dignidade”, afirmou o governador Carlos Brandão, durante a solenidade de lançamento, quando ressaltou que o governo do Maranhão reformulou vários eixos para implementar um amplo programa que vai melhorar os indicadores da educação.

Brandão também anunciou uma iniciativa inédita na educação do Maranhão. “Faremos a aquisição e entrega de tablets e notebooks para todos os nossos alunos e professores da rede estadual. A tecnologia é uma grande aliada do ensino e nós precisamos garantir que nossos alunos tenham acesso aos equipamentos para melhorar seu desempenho em sala de aula e facilitar os estudos também em casa”, informou.

Os dois programas, que serão coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vão garantir o acesso e permanência dos estudantes na rede pública de ensino, de acordo com a titular da pasta, Jandira Dias. “Por meio deste macroprograma vamos garantir mais avanços para a educação do Maranhão. Com o Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes, vamos garantir que os alunos tenham direito a almoço e/ou jantar na nossa rede escolar. Já com o Transporte Escolar de Verdade, vamos atualizar nossa tabela de repasse de recursos aos municípios, fortalecendo cada vez mais nosso regime de colaboração com as prefeituras, conforme prevê o Pacto pela Aprendizagem”, explicou Jandira Dias.

Comemoração dos estudantes

Estudantes de diversas escolas da rede estadual acompanharam a solenidade de lançamento do programa e comemoraram os benefícios. “Esses programas vão melhorar muito o nosso desempenho na escola, pois muitas vezes temos que sair muito cedo de casa para poder pegar um ônibus e esse tempo extra que vamos economizar já vai ser investido nos estudos”, disse Adrianny Maria Silva, aluna do Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral.

O estudante Janison Almeida dos Santos disse que já ficou sem ir para a escola por falta de transporte, por isso comemorou o lançamento do Educação de Verdade. “Eu já fiquei sem ir para a escola por falta de dinheiro para pagar passagem. Então, esse programa vai ser muito importante para viabilizar o acesso dos estudantes à escola, acesso à internet para fazer pesquisas e uma boa alimentação para nos dar disposição para os estudos”, comentou.

Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes

O programa “Refeição de Verdade para Mentes, Brilhantes” é uma iniciativa estratégica do governo do Maranhão. Instituído pela portaria nº 099/2025, ele fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão investidos R$ 61.795 mil. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.

Por meio do programa, que já entra em vigor no segundo semestre letivo deste ano, será ofertada alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Os estudantes do turno matutino receberão lanche e almoço; no turno vespertino serão servidos almoço e lanche; já os alunos do turno noturno receberão janta.

Com foco em segurança alimentar, na redução da evasão escolar, no fortalecimento da aprendizagem e na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, o programa vai operar por meio de uma gestão eficiente e transparente, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma responsável e impactante.

"Nosso foco é trabalhar por São Luís e pelo Maranhão", afirma Orleans

Orleans Brandão.
Ao participar da inauguração do Estádio Beira-Rio, na Ilhinha, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, mostrou com dados concretos que a gestão estadual está focada em trabalhar pelo Maranhão e por São Luís “enquanto outros só falam de perseguição e coisas ruins”. Ele também destacou que, com a parceria de vereadores, prefeitos e deputados, o governador Carlos Brandão tem realizado obras históricas e obtido resultados inéditos na geração de emprego e renda para os maranhenses.

“Enquanto outros falam de perseguição, de coisas ruins, o nosso governo segue mudando os rumos do Maranhão, entregando obras e serviços todos os dias e tirando maranhenses da pobreza extrema. Trabalhamos diuturnamente, com o apoio de todos que querem construir uma São Luís e um estado melhor”, afirmou Orleans, sob aplausos dos moradores da Ilhinha e São Francisco.

Na entrega do Estádio Beira-Rio, o primeiro com grama sintética no estado, Orleans lembrou que a obra foi uma demanda apresentada pelo deputado Osmar Filho e reivindicada também pelo deputado Neto Evangelista, pelos vereadores Clara Gomes, Thay Evangelista, Concita Pinto e Romeo Amin. “São lideranças que ajudam a construir uma cidade melhor. Aqui já temos obras importantes, como o Iema, o Restaurante Popular, a Clínica Sorrir. E há outros grandes investimentos em andamento – como a extensão da avenida Litorânea e a implantação da avenida Metropolitana – para desenvolver São Luís. É esse o trabalho que estamos realizando por todo o Maranhão”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans fez questão de ressaltar, ainda, a ação do governo estadual no combate à fome e na geração de emprego e renda: “Criamos o maior programa de transferência de renda, que também garante assistência à saúde e a capacitação das pessoas para que possam garantir seu próprio sustento, que é o Maranhão Livre da Fome. Nos últimos dois anos, alcançamos o recorde de mais dois milhões e 700 mil pessoas ocupadas, e a abertura de 30 mil empresas somente este ano. Com muito trabalho na área social e na geração de emprego e renda, o Maranhão está no rumo certo e melhor a cada dia. Esse é o nosso foco”.

Avião que saiu de São Luís faz pouso de emergência em Brasília após suspeita de bomba a bordo; veja vídeo

Avião da Azul.
Passageiros de um voo que decolou de São Luís na noite desta quinta-feira (07) tiveram momentos de apreensão por conta de uma ameaça de bomba a bordo da aeronave. O avião da empresa Azul tinha como destino Campinas, em São Paulo, mas fez um pouso de emergência em Brasília devido à suspeita do artefato explosivo. A presença de um objeto desse tipo foi descartada posteriormente e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.

A Polícia Federal descartou a presença de bomba após uma varredura e liberou o avião. A hipótese de um explosivo teria surgido com um bilhete deixado no banheiro da aeronave. Em nota divulgada às 2h45 desta sexta-feira (08), a PF afirma que seguirá com as investigações para identificar a autoria da ameaça.

A Azul confirmou em nota que o voo AD4816 (São Luís-Viracopos) declarou emergência e precisou alternar para o aeroporto de Brasília, preventivamente, devido a questões de segurança envolvendo a ameaça de bomba. A Azul reacomodou os passageiros em outros voos da companhia.

Já a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, informou também em nota que a aeronave pousou às 20h45 e todos desembarcaram em segurança. Além disso, todo o plano de contingência do aeroporto foi acionado. A empresa também disse que as operações aéreas seguiram normalmente, sem impacto em pousos e decolagens.

PASSAGEIROS

Israel Camargo, um dos passageiros do voo, contou que a primeira percepção de que algo estava errado surgiu com a alteração repentina na rota. “O voo estava previsto para seguir até Campinas, mas depois de algumas horas percebemos que estávamos indo em direção a Brasília. Pois, a viagem se estendeu por mais três horas”, relatou no vídeo.

Inicialmente, os passageiros pensaram se tratar de um problema técnico. No entanto, o clima dentro do avião mudou completamente quando os monitores (telas) e a internet foram desligados e apenas as luzes de emergência permaneceram acesas. “Foi uma espécie de apagão. Depois disso, os comissários começaram a distribuir os kits de salvamento e a dar instruções de segurança. A fisionomia deles era de nervosismo o que foi deixando a todos ainda mais apreensivos”, contou Israel.


Do Portal Difusora News.

Deputados reagem à traição contra o governador Carlos Brandão

Deputados estaduais.
A troca no comando do PSB no Maranhão foi rechaçada pela base aliada ao governador Carlos Brandão na sessão desta quinta-feira (07). Segundo os parlamentares, a mudança foi feita nos bastidores, sem diálogo e com um único objetivo: satisfazer interesses pessoais de quem já não desfruta das benesses do poder.

Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia, já havia usado o termo “traição” antes mesmo da troca ser oficializada. Depois da confirmação, o tom subiu durante a sessão plenária. Parlamentares como Ana do Gás, Andreia Resende, Antônio Pereira, Florêncio Neto, Claudio Cunha, João Batista Segundo, Davi Brandão e Adelmo Soares engrossaram o coro contra o que eles classificaram como “golpe político”.

Adelmo foi direto ao ponto. “Não há motivo ético, administrativo ou moral pra tirarem o partido de Brandão. É só interesse pessoal de quem quer continuar mamando nas benesses do Governo do Maranhão”.

Já o deputado Catulé Júnior (PP) foi ainda mais explícito. “Na minha opinião, cortaram os privilégios de uma casta. A turma perdeu a boquinha e agora quer desestabilizar”.

Apesar do ataque, o tiro saiu pela culatra. A tentativa de esvaziar o poder de Brandão dentro do PSB fracassou. A base garantiu que o apoio ao governador continua firme, com ou sem legenda. E se o governador sair do PSB, os deputados afirmam que seguirão com ele.

Davi Brandão foi claro. “Quem determina meu destino partidário é Carlos Brandão. Confio nele, respeito ele e sigo com ele”.

Antônio Pereira, vice-presidente da Alema, reforçou. “Nosso rumo político segue com Brandão, um governador que pensa nesta e nas futuras gerações”.

Florêncio Neto lembrou que foi Brandão quem fez o PSB crescer no Maranhão. “Ele construiu a maior bancada da Assembleia, da Câmara de São Luís e multiplicou prefeitos. O PSB só virou o que é hoje porque passou pelas mãos dele”.

A mensagem é clara: tentaram dar o golpe, mas esqueceram que Brandão ainda comanda a tropa. E quem mexe com ele, mexe com todo mundo.

Armazém Paraíba de Vargem Grande vai realizar último sorteio do Aniversário Top Demais; saiba como participar

Aniversário Paraíba. 
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Armazém Paraíba de Vargem Grande vai realizar, na próxima segunda-feira (11), o último sorteio do Aniversário Top Demais, encerrando com chave de ouro uma das campanhas mais esperadas do ano e que em 2025 celebrou os 67 anos de história do Paraíba, movimentando o comércio do país por mais de 50 dias com ofertas especiais.

Para participar do sorteio de valiosos prêmios, incluindo lavadora, ventilador, liquidificador, bicicleta, airfryer e muito mais, basta preencher os panfletos que a equipe do Paraíba distribuiu em Vargem Grande e depositar na loja. O cliente que efetuar suas compras também vai poder colocar o cupom na urna. 

Lembrando aos clientes que segunda-feira será um dia de festa e com muitas ofertas em todos os setores da loja. Não percam essa grande oportunidade e boa sorte!

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Motociclista tem perna decepada e morre após acidente na BR-222 em Itapecuru-Mirim

Vítima fatal.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta quinta-feira (07), por volta das 13h30, um grave acidente de trânsito envolvendo um motociclista e um veículo de carga foi registrado na BR-222, nas proximidades do Hotel Green Villages, no perímetro urbano de Itapecuru-Mirim.

Segundo informações repassadas pelos bombeiros militar do 11º BBM, que atenderam a ocorrência, o condutor da motocicleta Honda NXR 160 Bros, de placa SNB8J44 e de cor vermelha, não resistiu a violência do impacto e morreu no local. Identificado como Paulo Menezes, ele ainda teve a perna direita decepada. Equipes da polícia civil e da PRF também foram acionadas.

"Partido se faz é com gente, com político e com voto. E isso nós temos", afirma Iracema Vale sobre mudanças no PSB

Iracema Vale.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, disse, na sessão desta quinta-feira (07), que partido se faz é com gente, com político e com voto. E que isso o grupo ao qual pertence tem suficiente para sair fortalecido e vencedor nas próximas eleições. Foi com essa declaração forte, equilibrada e positiva que a deputada Iracema Vale reagiu à manobra que, à revelia da base governista, levou à mudança no comando estadual do PSB.

Direcionada aos “deputados estaduais do PSB que não comungam com os rumos que a direção nacional do partido tomou”, a fala também foi um recado ao grupo de oposicionistas que fez manobra sorrateira para assumir o comando do partido. “O que não nos mata, nos fortalece”, sentenciou. Iracema Vale citou conversa em que o presidente nacional da legenda, João Campos, falou com o deputado federal Duarte Júnior sobre a motivação maior para a mudança. “Foi muito além das forças dele e do querer dele”, disse ela.

A presidente da Alema destacou, ainda, a força política do governador Carlos Brandão e os convites recebidos de outras legendas. “Nós temos muitos convites de outros partidos que igualmente lutam pelo bem do povo do Maranhão. E o nosso governador é um governador forte, atuante, está sendo convidado por várias legendas, e nós - eu pelo menos e ouvi aqui a maioria dos deputados -, nós vamos nos reorganizar, nos reinventar em um partido que seja mais... não vou dizer mais democrático, mas que nos escute mais”, ressaltou.

Também relatou que, no passado, passou por experiência igual e que deu a volta por cima. “Eu fui convidada, na eleição passada, a sair de um partido em que eu estava há muitos anos e que sempre gostei, que admiro, não deixo de admirar, inclusive ajudei a construir, votei nele. Mas, fui para outro partido, para o PSB, e fui a deputada estadual mais votada do Maranhão e consegui, com a minha votação, não só me eleger, mas fortalecer a Bancada de Estadual do PSB”, relembrou.

Em Fortaleza, Carlinhos Barros mostra para o Brasil como Vargem Grande virou exemplo na Educação

Carlinhos Barros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nos últimos dias, Fortaleza reuniu lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e especialistas da Educação de todo o país durante o Seminário Nacional pela Alfabetização para debater os avanços, os desafios e as estratégias para a alfabetização no Brasil. O evento foi realizado pela Aliança pela Alfabetização, formada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).

Dentre os palestrantes convidados, estava o ex-prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros, que teve a oportunidade de compartilhar os avanços da cidade na área da Educação durante sua gestão, quando o IDEB saltou de 3.3 para 7.3, refletindo o impacto positivo de políticas públicas eficazes e de um forte compromisso com a qualidade do ensino. Além disso, 98,9% das crianças do município foram alfabetizadas.

Carlinhos Barros sentou ao lado de grandes gestores públicos brasileiros, como por exemplo, do governador de Goiás Ronaldo Caiado, da ex-governadora do Ceará e ex-secretária executiva do MEC Izolda Cela, do presidente da Undime Luiz Miguel Martins, do ex-prefeito de Sobral e diretor presidente da Associação Bem Comum Veveu Arruda e do prefeito de São Luís Eduardo Braide.
Seminário em Fortaleza.
"É um privilégio imenso eu estar aqui, no meio de muita gente seleta, em um estado dos mais importantes do Brasil e talvez o mais importante do Nordeste. Vim compartilhar os avanços de uma cidade exemplo de Educação, uma cidade pequena, que mesmo estando entre os 5% das cidades mais pobres do Brasil, não deixou a Educação de lado e hoje é o melhor IDEB do Maranhão e um dos melhores do Brasil", disse Carlinhos Barros, sendo aplaudido por todos os presentes.

VARGEM GRANDE É EXEMPLO

O mediador do painel era o prefeito Eduardo Braide, que hoje comanda a capital do Maranhão e destacou a liderança de Carlinhos Barros e o seu trabalho à frente de Vargem Grande nos últimos 8 anos. "Eu quero que ele fique bem à vontade para dizer para todos vocês como ele conseguiu essa conquista, que é ter o maior IDEB do nosso estado", exaltou Braide.

"Durante o seminário, tivemos uma colaboração muito boa do ex-prefeito Carlinhos Barros, que liderou em Vargem Grande uma transformação exemplar, não apenas para as famílias vargem-grandenses, mas também para os municípios maranhenses e para o Brasil. É um exemplo. Você hoje está aqui pelo seu esforço e da sua equipe. E é como você diz: a gente sabe o que precisa fazer, a gente precisa ter coragem para fazer", destacou Veveu Arruda, uma das maiores referências de Educação no país.

VÍDEO: Motociclista morre em acidente na Avenida São Sebastião

Local do acidente.
Um grave acidente de trânsito tirou a vida de um motociclista na madrugada desta quinta-feira (7), na Avenida São Sebastião, localizada no bairro do Anil, em São Luís. A vítima foi identificada como Jhemerson Braga Santos, de 38 anos, que não resistiu aos ferimentos após colidir violentamente contra um poste de iluminação pública.

De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu quando Jhemerson trafegava pela via por volta das 4h e, por motivos ainda desconhecidos, perdeu o controle da motocicleta e acabou se chocando com o poste. Não há, até o momento, indícios de envolvimento de outros veículos no acidente.

Equipes da perícia técnica estiveram no local para realizar os levantamentos necessários que ajudarão a esclarecer as circunstâncias do ocorrido. O corpo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos.


Do Portal Difusora News.

Maranhenses estão entre os 563 operários resgatados de trabalho análogo à escravidão no Mato Grosso

Operação no Mato Grosso.
Uma Força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal resgatou 563 trabalhadores em condições análogas à escravidão na obra da TAO Construtora, em Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso. As investigações, intensificadas após incêndio que destruiu alojamentos no dia 20 de julho, revelaram quadro alarmante de condições degradantes de trabalho na construção de uma usina de etanol. Os trabalhadores exerciam suas atividades na obra de uma usina de etanol da 3tentos.

As inspeções constataram condições degradantes nos alojamentos e locais de trabalho, além de inúmeras violações às normas de saúde e segurança do trabalho. Durante audiências administrativas, foram ouvidos trabalhadores e representantes da empresa, cujos depoimentos confirmaram uma série de violações aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores resgatados eram majoritariamente de outros estados, especialmente do Maranhão, Piauí e Pará.

As condições dos alojamentos eram extremamente precárias. Os trabalhadores dormiam em quartos superaquecidos, com um ventilador para quatro pessoas, recebendo apenas um lençol fino para cobrir colchões usados e de má qualidade. Não eram fornecidos travesseiros, fronhas ou roupas de cama adequadas. Havia também superlotação, com trabalhadores dormindo no chão sob mesas quando não havia camas disponíveis.

A situação se agravou nas semanas que antecederam o incêndio, quando problemas no fornecimento de energia elétrica se tornaram frequentes. A falta de energia causava a interrupção do bombeamento de água dos poços artesianos para as caixas d'água, deixando os trabalhadores sem água para consumo e higiene pessoal. Os depoimentos revelaram que nos dias anteriores ao incêndio, os trabalhadores precisavam tomar banho com canecas e enfrentavam filas enormes para usar banheiros sujos devido à falta de água.

No dia do incêndio, a situação atingiu um ponto crítico e a empresa foi obrigada a utilizar caminhões pipa para buscar água do Rio Tapirapé, fornecendo água turva e inadequada para consumo nos bebedouros. A precariedade das condições de trabalho e alojamento, somada à falta de água e energia por dias consecutivos, criou um ambiente insustentável que culminou na destruição dos alojamentos masculino e feminino, parte da panificadora e da guarita de entrada.

As inspeções também revelaram graves violações às normas de segurança do trabalho no canteiro de obras. Os trabalhadores eram expostos a condições insalubres, com refeitórios inadequados, locais de trabalho sem refrigeração e excesso de poeira. Foram constatados acidentes do trabalho não registrados adequadamente, incluindo trabalhadores que sofreram lesões nas mãos e pés, além de doenças de pele causadas pelos produtos manuseados. A falta de equipamentos de proteção individual e as condições precárias de trabalho colocavam em risco a saúde e segurança de todos os empregados.

Ainda foram confirmadas irregularidades na jornada de trabalho. Os trabalhadores eram submetidos ao sistema denominado "cartão 2", onde laboravam além da jornada contratual de 8 horas e 48 minutos diárias, chegando a trabalhar até 22 horas e aos domingos. As horas extras eram controladas em planilhas separadas e pagas em cheques ou dinheiro, "por fora" da folha de pagamento oficial, caracterizando sonegação fiscal e precarização das relações trabalhistas.

Os depoimentos indicaram que muitos trabalhadores foram aliciados por intermediários em suas cidades de origem, pagando do próprio bolso as passagens para chegar ao local de trabalho, sendo posteriormente descontados os valores em seus salários. Aqueles que não passavam no exame médico ou não eram aprovados no processo seletivo ficavam sem recursos para retornar às suas cidades. A alimentação fornecida era inadequada e repetitiva, com trabalhadores relatando a existência de larvas e moscas na comida, além de alimentos requentados e deteriorados. O refeitório era quente e sem ventilação adequada.

Após o incêndio, a empresa foi obrigada a alojar os trabalhadores em hotéis e casas alugadas na cidade. Foram registradas 18 demissões por justa causa, 173 pedidos de rescisão antecipada de contratos por prazo determinado e 42 pedidos de demissão. Cerca de 60 trabalhadores perderam todos os seus pertences pessoais no incêndio. As investigações da força-tarefa prosseguem com análise de documentos e não está descartada a necessidade de novas inspeções no local. A empresa TAO Construtora possui atualmente quatro obras em Mato Grosso, empregando aproximadamente 1.200 trabalhadores, sendo a obra de Porto Alegre do Norte a maior delas.

O Ministério Público do Trabalho negocia Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empregadora, a fim de assegurar o pagamento das rescisões, indenizações por dano moral individual e coletivo, indenizações pelos gastos com o deslocamento para Mato Grosso, o pagamento das despesas de retorno e alimentação às cidades de origem dos trabalhadores resgatados e as reparações pelos bens materiais dos trabalhadores destruídos no incêndio. O MPT também atua para garantir a correção de todas as irregularidades encontradas nos alojamentos e na obra.

Urgente! Homem é encontrado morto no Rio Itapecuru em Itapecuru-Mirim

Corpo encontrado no Rio Itapecuru.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (07), populares encontraram um cadáver do sexo masculino boiando no Rio Itapecuru, em Itapecuru-Mirim. A vítima foi identificada posteriormente como Joselino Silva Bandeira Filho, de 50 anos, também conhecido pelo apelido de 'King'.

Em entrevista ao repórter Telmar Félix, da Rádio 90 FM, o tenente do Corpo de Bombeiros José Carlos informou que foram realizados os procedimentos de retirada do corpo, em conjunto com a polícia civil e populares, no entanto, não foi possível identificar a causa da morte. A polícia agora vai investigar se o caso é de afogamento ou de homicídio.


Veja o momento da retirada do corpo no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Professora que recebeu salários sem trabalhar é condenada no Maranhão

Imagem ilustrativa.
A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça condenou, em 1º de agosto, a professora do ensino fundamental em Lagoa do Mato (termo judiciário de Passagem Franca), Diomícia Guimarães, por improbidade administrativa, com base nos crimes de enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação aos princípios da Administração Pública.

Nomeada para o quadro municipal em maio de 2005, a servidora recebeu salários sem exercer trabalho, no período de abril de 2016 a fevereiro de 2017, e colocou outra pessoa no lugar dela para ministrar aulas no Centro Ensino Porto do Saber. Proferida pela juíza Débora Jansen Castro Trovão, a decisão acolhe a Ação Civil Pública ajuizada em julho de 2018 pelo promotor de justiça Carlos Allan Costa Siqueira, baseada em denúncias de outras duas servidoras municipais.

A professora foi condenada ao ressarcimento dos valores recebidos no período das ilegalidades, devidamente corrigidos monetariamente; perda de eventual função pública; pagamento de multa no valor equivalente ao acréscimo patrimonial ilícito, além da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, mesmo por meio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de oito anos.

ENTENDA O CASO

Em abril de 2016, a servidora colocou, outra pessoa, indicada pela então secretária municipal de Educação, Cátia Cilene Porto. A servidora também arcava com as despesas e remuneração no valor de R$ 958. Em março de 2017, ela entrou em licença sob o argumento de tratar de assuntos privados. Na visão do MPMA, Diomícia enriqueceu ilicitamente às custas do erário municipal, lucrou sem trabalhar, causou prejuízo ao patrimônio público e afrontou princípios básicos da Administração Pública. Também prejudicou o ensino público, ao colocar no lugar dela uma pessoa que não era habilitada para a atividade.

SISTEMA INFORMAL

“A ré não apenas se ausentou, mas criou um sistema informal e ilegal de substituição, tratando o cargo público como um bem privado passível de delegação a terceiros, o que revela profundo descaso com os deveres de probidade e com a própria essência do serviço público”, enfatizou a magistrada na sentença.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA).

Explosão em subestação de Peritoró deixa várias cidades sem energia elétrica

Local da explosão.
Uma explosão registrada na noite desta quarta-feira (06), em uma subestação de energia localizada no município de Peritoró, causou um apagão em diversas cidades da região central do Maranhão. De acordo com relatos de moradores, houve queda repentina no fornecimento de energia elétrica por volta das 21h41, afetando residências, estabelecimentos comerciais e serviços essenciais.

Os municípios atingidos foram: Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Bom Lugar, Brejo de Areia, Cantanhede, Codó, Coroatá, Esperatinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Olho d'água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pirapemas, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga, São Mateus, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Timbiras, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.

A subestação onde ocorreu a explosão é de responsabilidade da Eletronorte. Em nota, a empresa informou que equipes técnicas foram mobilizadas imediatamente para apurar a origem da falha e restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. 

Do G1 MA.

Maranhão une esforços com estados do Nordeste em ofensiva contra crimes nas fronteiras

Operação Nordeste Integrado.
Mais uma megaoperação de combate ao crime foi deflagrada no Maranhão. Aproximadamente 300 policiais civis, militares, da Força Estadual (Feisp) e do Centro Tático Aéreo (CTA) participam, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07), da Operação Nordeste Integrado, que mobiliza oito estados nordestinos em ações simultâneas contra o crime organizado nas fronteiras interestaduais. Os mandados são resultados de investigações policiais, com o apoio do Centro de Inteligência do Maranhão.

No Maranhão, o foco é o cumprimento de mais de 80 mandados judiciais, a maioria de prisão, e o reforço do policiamento em áreas estratégicas de divisa com o Piauí. A operação mobiliza forte aparato com viaturas, motocicletas e dois helicópteros do CTA, que realizam sobrevoos em todas as frentes de atuação, desde o cumprimento de mandados até barreiras e incursões ostensivas.

As ações no Maranhão se concentram especialmente nas regiões de Timon e Caxias, na fronteira com Teresina; Araioses e Tutóia, na divisa com Parnaíba e região de turismo da Rota das Emoções; e Barão de Grajaú e São João dos Patos, no Sul do estado, limítrofes a Floriano. Os alvos da ofensiva incluem investigados por homicídios, feminicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e outros crimes violentos, além de suspeitos de roubos e furtos.

A operação ocorre em meio à redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Maranhão. No primeiro semestre de 2025, os homicídios caíram 6%, enquanto os latrocínios tiveram queda de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, a operação mobiliza mais de 5.900 policiais das forças de segurança pública do Nordeste, com ações simultâneas em oito estados da região: Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, onde os agentes dão cumprimento a 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. Os policiais seguem mobilizados até que sejam cumpridoras todas os mandados.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Vendedor de lanches é assassinado com tiro na cabeça em Itapecuru-Mirim

Vítima do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem identificado como Raimundo Nonato Pereira da Costa, mais conhecido como 'Napum', foi assassinado na noite desta terça-feira (05), em Itapecuru-Mirim. O homicídio aconteceu no bairro Pró-Vida, quando a vítima foi alvejada na cabeça e teve morte imediata.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, o homem trabalhava vendendo lanches na cidade e, no momento em que a guarnição chegou no local, constatou que ele estava com seu aparelho celular no bolso e demais pertences na bicicleta, o que leva a crer que não se trata de um latrocínio (roubo seguido de morte).

A partir de agora cabe a polícia civil investigar o crime, que teve grande repercussão e causou bastante revolta na sociedade itapecuruense, no entanto, até o momento, não há informações sobre quem seriam os autores e nem a motivação para a morte cruel desse trabalhador. Vamos aguardar!

Polícia Civil prende quatro e apreende mais de 70kg de drogas no Maranhão

Material apreendido.
Uma ação da polícia civil do Maranhão em Imperatriz resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de mais de 70kg de entorpecentes. Durante a operação, realizada nas primeiras horas desta quarta-feira (06), os policiais também encontraram munição para armas de fogo e material utilizado no preparo e venda de entorpecentes. Foram cumpridos quatro mandados de busca domiciliar em endereços monitorados pelas equipes. As investigações apontaram que os locais funcionavam como pontos de armazenamento e distribuição de drogas, movimentando grande quantidade de entorpecentes na cidade.

Dos quatro presos, três são homens e uma mulher, que foram autuados em flagrante. Eles são apontados como integrantes de uma organização criminosa ligada ao narcotráfico em Imperatriz. Após os procedimentos legais, todos foram encaminhados ao sistema prisional. A ação reuniu a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Imperatriz e a 10ª Delegacia Regional, com apoio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e do 2º Batalhão de Motopatrulhamento Tático da Polícia Militar da cidade.

O trabalho investigativo começou na 10ª Delegacia Regional, após denúncia anônima registrada no site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). As informações resultaram em relatório que levou à expedição dos mandados. Os entorpecentes e demais materiais apreendidos seguem para análise pericial, fortalecendo o inquérito policial que dará continuidade à identificação de outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

Deputados do PSB repudiam mudança na presidência do partido no Maranhão

PSB.
Os deputados estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Maranhão se reuniram, nesta terça-feira (06), no gabinete da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, para manifestar repúdio ao ato arbitrário que resultou na mudança da presidência estadual da legenda, sem qualquer diálogo com as bases partidárias ou consulta prévia aos seus membros eleitos.

A decisão, imposta de forma unilateral, desconsidera o compromisso coletivo que sempre pautou a atuação do PSB no estado e ignora o protagonismo dos parlamentares que ajudaram a fortalecer o partido junto à população maranhense.

Estiveram presentes na reunião os deputados Daniella, Davi Brandão, Antônio Pereira, Andreia Rezende, Florêncio Neto, Ariston e Iracema Vale. O deputado Adelmo Soares, embora ausente na ocasião, declarou integral apoio à manifestação do grupo.

Os parlamentares reafirmam seu compromisso com a democracia interna, com a transparência nas decisões partidárias e com o respeito à história construída pelo PSB no Maranhão, sempre pautada pela escuta, pelo diálogo e pela construção coletiva.

Reafirmam, ainda, que seguirão caminhando ao lado do governador Carlos Brandão, liderança que, junto com os parlamentares estaduais, foi fundamental para transformar o PSB na força política que é hoje no estado.

Operação prende acusado de matar vigia de Restaurante Popular em Coelho Neto; outros quatros foram presos

Material apreendido na operação.
A polícia civil do Maranhão prendeu cinco pessoas em uma ação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 06, em Coelho Neto. A operação teve como foco o combate a diferentes frentes criminosas no município, incluindo tráfico de drogas e crimes contra a vida. Entre os presos está o suspeito de matar um ex-carcereiro dentro do restaurante popular do município, em junho deste ano (relembre). 

Ele tinha mandado de prisão temporária em aberto e foi encontrado escondido na casa de um dos alvos da operação. As demais prisões foram em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico. Duas outras pessoas, incluindo um adolescente, foram conduzidas à delegacia para esclarecimentos e serão liberadas após os procedimentos legais.

Durante as buscas em quatro endereços mapeados, os policiais apreenderam três revólveres, uma espingarda, munições de diversos calibres e grande quantidade de drogas já embaladas para venda. Balanças de precisão, celulares, dinheiro em espécie e materiais para fracionamento e embalagem de entorpecentes também foram recolhidos.

Nos endereços alvos, os agentes ainda encontraram objetos de valor e equipamentos de vigilância eletrônica, que demonstram o nível de organização do grupo. Todo o material apreendido passará por análise para reforçar as investigações em andamento. A operação foi resultado de levantamentos realizados pela unidade policial de Coelho Neto, que identificou movimentações criminosas nos bairros Novo Tempo, Quiabos e Sarney. As informações subsidiaram o pedido judicial que permitiu o cumprimento simultâneo dos mandados de busca e apreensão.

A ação contou com o apoio das Delegacias Regionais de Caxias e Timon, dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Timon e Caxias e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Caxias, além dos Grupos de Pronto Emprego (GPE) ne do Núcleo de Operações com Cães (NOC), ligado à Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).

VÍDEO: Prefeito de Morros proíbe churrasqueiras, bebidas e som no Rio Una

Rio Una.
Em suas redes sociais, o prefeito de Morros Milton José Sousa Santos, mais conhecido como Paraíba, divulgou um decreto proibindo a entrada de churrasqueiras, bebidas e aparelhos de som na área do Rio Uma. A decisão foi tomada depois de uma reunião com os donos de bares e quiosques do local, após constatarem que o local estava sendo poluído por turistas.

“Então eu vou baixar um decreto proibindo essas situações (entrada de churrasqueiras, bebidas e som), até para melhorar. A situação dessas pessoas que vem de São Luís pra cá, com suas churrasqueiras. A partir de hoje está proibido”, decretou o prefeito de Morros.

Confira o vídeo no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:


Assembleia se pronuncia sobre decisão do ministro Flávio Dino em ação no STF

Plenário da Assembleia.
Diante do despacho proferido pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), relativo à composição do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), cumpre registrar que a advogada que buscava intervir no feito jamais atendeu aos requisitos legais mínimos exigidos para figurar como amicus curiae. Por essa razão, a negativa quanto à sua participação processual já era esperada.

A Procuradoria da Casa analisa, contudo, a viabilidade de interposição de recurso, diante da ausência de aplicação de sanção por litigância de má-fé à referida advogada. Tal medida se impunha, diante do abuso processual evidenciado. A atuação da advogada extrapolou os limites da lealdade processual, instrumentalizando o Judiciário para fins meramente políticos.

No que se refere à remessa das informações sobre as supostas irregularidades apontadas pela mesma advogada, trata-se de procedimento de praxe, sem qualquer juízo de mérito. Por força de lei, todo magistrado deve remeter notícias de fato às instâncias competentes, ainda que sem indícios concretos, pois o Supremo Tribunal Federal não é o foro apropriado para apuração de tais questões. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as ações de controle concentrado tratam da análise de constitucionalidade de normas, não se confundindo com procedimentos de natureza investigativa. Tentar transformar esse gesto automático em escândalo é ato de desinformação. Não se pode aceitar que questões jurídicas sejam vilipendiadas por leituras políticas destituídas de respaldo na realidade dos fatos.

O que realmente importa é o que está sendo adiado: a nomeação de dois novos conselheiros para o TCE do Maranhão. Primeiro, tentou-se impedir o processo com uma intervenção sem base legal. Agora, o andamento segue sendo postergado por manobras de um partido político que se opõe à escolha legítima da Assembleia Legislativa. Enquanto isso, a Corte de Contas permanece desfalcada, comprometendo o controle das contas públicas e o interesse coletivo. Não é apenas a institucionalidade que está sendo prejudicada, mas o próprio direito da população a um tribunal técnico, completo e funcional.

DEPUTADA IRACEMA VALE
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Suposta fraude na Educação em Mata Roma é denunciada ao MPF

Prefeito Besaliel Albuquerque.
O MPF (Ministério Público Federal) do Maranhão deve abrir uma “notícia de fato” para apurar suposta denúncia de fraude no Censo Escolar Municipal de Mata Roma, cidade de 17,5 mil habitantes no Maranhão. Segundo as denúncias, o município estaria inflando os dados de matrícula de alunos. O Blog do Antônio Martins teve acesso aos arquivos da acusação aos órgãos de controle e apontando um prejuízo causado pelas supostas matrículas falsas.

Além do MPF, a suspeita na inserção de dados inverídicos sobre a quantidade de estudantes matriculados na rede de ensino municipal para receber mais verbas federais coloca o prefeito Besaliel Albuquerque (PDT) na mira da PF e da CGU, órgãos que também receberam a denúncia.

Conforme a acusação, a fraude estaria ocorrendo com a inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação (MEC), para receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Foi identificado na cidade um aumento acentuado de alunos desde 2020. Ao inflar matrículas, a cidade amplia os repasses. O suposto esquema estaria ocorrendo assim:

A prefeitura informa ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o número fictício de alunos matriculados, e o governo federal calcula o repasse dos recursos do Fundeb. De 2020 a 2025, Mata Roma já recebeu mais de R$ 164 milhões. Contudo, a estimativa é que, no período, a cidade denunciada teria recebido indevidamente mais de R$ 70 milhões.

MPF pediu condenação de ex-secretária

Em 2016, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) chegou a propor ação de improbidade administrativa contra Rosimeire de Sousa Garreto, secretária municipal de Educação do município, também por inserção de dados falsos acerca do número de alunos regularmente matriculados na rede de ensino municipal.

A investigação que subsidiou a ação foi instaurada em razão da constatação de irregularidades no Censo Escolar 2014. Por meio de fiscalização promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em outubro de 2015, verificou-se a não comprovação de registro de frequência de inúmeros alunos que foram computados e informados ao Censo.

Na época, dos 3.715 alunos informados ao Educacenso, 1.374 matrículas não foram comprovadas, ou seja, não constavam no diário de classe ou não tiveram frequência nos meses de abril a junho de 2014. Dessa forma, mais de 30% dos alunos informados seriam, na verdade, alunos fantasmas. Além disso, ao comparar dados do Censo Escolar de 2013 e 2014, foi observado que o número de alunos registrados pelo município na categoria Educação de Jovens e Adultos Presencial Fundamental teve seu número mais que dobrado de um ano para outro.

Do Blog do Antônio Martins.