sábado, 31 de agosto de 2024

Urgente! Homem acaba de ser assassinado na Avenida Castelo Branco em Vargem Grande

Local do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem, que ainda não teve a identidade revelada, foi assassinado na noite deste sábado (31), por volta das 21h30, em um bar localizado na Avenida Castelo Branco, região central de Vargem Grande. Segundo informações preliminares apuradas pelo Titular do Blog, a vítima foi atingida com golpes de arma branca durante uma briga, sendo que o autor empreendeu fuga logo em seguida. Uma guarnição da polícia militar esteve no local realizando os procedimentos cabíveis.

ATUALIZAÇÃO: A vítima foi identificada como Nélio dos Santos Rodrigues, de 44 anos.


Preso acusado de torturar e assassinar jovem no Maranhão; crime foi gravado e divulgado nas redes sociais

Acusado preso.
Nesta sexta-feira (30), a polícia civil, com apoio da polícia militar, deu cumprimento a um mandado de prisão temporária contra um homem, investigado por participação no homicídio do jovem Elissandro Serra Lins, ocorrido no município de Pinheiro, situado na região da Baixada Maranhense. No último dia 18 de agosto, a família da vítima compareceu na sede da delegacia regional de Pinheiro, para comunicar o desaparecimento do jovem desde a noite anterior (relembre).

De imediato, as forças de segurança iniciaram diligências a fim de localizar a vítima. Horas depois, o corpo foi encontrado numa área de vegetação próximo ao bairro da Bubalina, em Pinheiro, após diligências da polícia civil que utilizou um drone para sobrevoar a região. Um vídeo da execução do jovem circulou em redes sociais, mostrando o momento em que um dos criminosos atira várias vezes no rosto da vítima.

A polícia civil instaurou um inquérito policial e após várias diligências conseguiu identificar todos os autores do delito, resultando na representação pela prisão dos suspeitos. Nesta sexta-feira (30), o primeiro suspeito de participação no crime foi preso durante uma ação conjunta entre policiais civis e militares da regional de Pinheiro. Um segundo indivíduo também foi preso por envolvimento em outros delitos.

O preso, após ser interrogado, foi encaminhado para unidade prisional e se encontra à disposição do Poder Judiciário. As diligências continuam no sentido de encontrar e capturar os demais assassinos do jovem, que se encontram foragidos.

Da Ascom PCMA.

Motociclista morre em acidente na BR-222 em Vargem Grande

Vítima do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um motociclista, identificado como José Maria Ferreira Bastos, de 40 anos, morreu após sofrer um grave acidente na BR-222, nas proximidades do Residencial Canaã, em Vargem Grande. 

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o acidente aconteceu na madrugada deste sábado (31), por volta das 2h, quando José Maria trafegava pela rodovia em uma moto Honda Fan 125 de cor vermelha e colidiu em um cavalo. Ele ainda chegou a ser socorrido para o hospital municipal Benito Mussoline, porém não resistiu aos ferimentos.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Segundo mandante do assassinato do agiota Pacovan também é colocado em liberdade pelo STJ

Casal apontado como mandante da morte de Pacovan.
O ministro Rogério Schietti Cruz, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu liminar em habeas corpus e determinou a soltura de Francisco Heydyne do Nascimento Sampaio, o “Cearense”, acusado de encomendar a morte do agiota Josival Cavalcante da Silva, o “Pacovan”, executado no dia 14 de junho.

Fernanda Costa de Moraes, companheira de Cearense e também acusada de participar da trama, já havia conseguido a liberdade no meio da semana (reveja). Os dois haviam sido presos no dia 10 de julho, acusados de encomendar a morte. As prisões foram posteriormente prorrogadas, no dia 9 de agosto.

“À vista do exposto, defiro o pedido de extensão, nos termos do art. 580 do CPP, para deferir o pedido liminar formulado em favor de Francisco Heydyne do Nascimento Sampaio, para tornar sem efeito o decreto de prisão temporária até o julgamento deste writ, sem prejuízo da possibilidade de nova imposição de medida cautelar – inclusive prisão preventiva – se concretamente demonstrada sua necessidade cautelar”, diz o despacho de Schietti Cruz.

Do Blog do Gilberto Léda.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Criminosos que praticaram assalto em Nina Rodrigues são presos em Vargem Grande tentando extorquir as vítimas

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dois criminosos, identificados apenas pelas iniciais K.M.M. e A.L.L.S., foram presos na manhã desta quinta-feira (29), nas proximidades da BR-222, em Vargem Grande. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo majorado com uso de arma de fogo e concurso de pessoas e ainda tentativa de estelionato.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, os dois praticaram um assalto na noite anterior em Nina Rodrigues, ocasião em que armados e uma motocicleta Honda Pop 100 de cor vermelha, tomaram de assalto três aparelhos celulares. Não satisfeitos, os assaltantes ainda tentaram extorquir os familiares das vítimas, enviando mensagens pelo WhatsApp de uma das vítimas e solicitando transferências via Pix, o que facilitou a identificação. 

"Com o rastreamento do aparelho roubado, feito pela própria vítima, e diligências contínuas, os policiais localizaram os suspeitos na BR-222, em posse de um dos celulares roubados e da motocicleta usada no crime. Também foi localizado, após outras diligências, a arma de fogo usada no crime, outros dois celulares e a uma espingarda de fabricação caseira calibre 20", explicou o delegado Tiago Castro. Os criminosos confessaram os crimes e foram encaminhados ao sistema prisional.

Advogada Marina Wana traz à tona abusos praticados por médico Kemuel Bandeira durante exames ginecológicos no Maranhão

Marina Wana denunciou médico por importunação sexual.
A Polícia Civil do Maranhão abriu um inquérito policial para investigar o médico ginecologista Kemuel Pinto Bandeira. Ele é suspeito de praticar importunação sexual durante exames ginecológicos. As investigações começaram após oito mulheres, entre elas duas grávidas, procurarem a polícia para denunciar o médico.

Kemuel Bandeira é ginecologista, com especialização em ultrassonografia, e é diretor médico da Humani, uma clínica de alto padrão na avenida dos Holandeses, na capital maranhense. Ele também atua em outra clínica em Açailândia, onde faz atendimento particular e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quatro mulheres, que moram em Açailândia, relataram à TV Mirante como teriam sido importunadas sexualmente pelo ginecologista.

“Logo após ele introduzir o gel, ele começou a massagear minha parte íntima. Ele começou a massagear lá e eu já achei estranho”, disse uma das vítimas. “Ele colocou o aparelho na minha barriga e a mão dele, a outra mão, que geralmente é a mão que fica no computador pra ele anotar as informações, ele colocou no meu quadril e o dedão dele ficou praticamente dentro da… (genital)”, falou outra.

“Ele começou fazer movimentos de vai e vem com o aparelho, ele pegou nas partes, todas as partes ele chegou a tocar, no momento que estava fazendo o exame”, contou mais uma vítima. “Quando eu mudava de posição, eu ficava de costas pra ele, ele apalpava o meu bumbum e apertava. Quando ele tocava lá na minha região íntima, ele também apertava muito”, relatou outra.

De acordo com as pacientes grávidas, elas foram encaminhadas ao médico para fazer ultrassom morfológica. O exame de imagem analisa o desenvolvimento do bebê no ventre da mãe. Nesse tipo de exame, a única parte do corpo da mulher a ser tocada é a barriga, mas as duas supostas vítimas relatam que o médico agiu de forma muito estranha.

“Ele colocou a mão por dentro da minha calcinha e começou a mexer lá, tocar, fazer carinho na minha região íntima”, conta uma das pacientes.

“E apertando o dedo dentro da minha (genital) e eu ‘meu Deus, o que é isso. Isso faz parte do exame? Tá muito estranho isso”’, relata a outra paciente.

As outras duas mulheres, que falaram a com TV Mirante sobre o caso, afirmam que só queriam fazer um ultrassom transvaginal para mapeamento de endometriose, uma condição em que o endométrio (pele que reveste o útero) cresce em regiões de cavidades, como abdômen e ovário, causando dores extremas no período menstrual. “Ele começou a se exceder nos movimentos, eram movimentos bruscos mesmo, muito rápidos. Aí eu comecei a chorar muito de dor, de agonia, de não saber expressar o que eu tava sentindo naquele momento, porque minha cabeça ficou toda embaralhada com tudo o que eu tava passando”, relata uma das pacientes.

“E ao mesmo tempo ele falava pra mim relaxar e mandava eu abrir a perna, porque eu tava fechando a perna, porque eu tava sentindo muita dor. Só que no momento quando ele falava pra mim abrir a perna, ele passava a mão na parte de dentro da minha coxa”, conta outra mulher. Segundo a defesa do médico, Kemuel Bandeira não foi intimado para prestar nenhum esclarecimento sobre essas denúncias.

Advogada trouxe os casos suspeitos à tona


Os casos vieram à tona após a advogada Marina Wana, que é natural de Vargem Grande, denunciar o médico Kemuel Bandeira, também por suposta importunação sexual, contra ela. O caso teria ocorrido durante um exame para mapeamento de endometriose, na clínica em que o médico atua em São Luís, no início do mês de agosto. “Já começou ali do preparo, que ele disse que tinha que colocar um gelzinho dentro da vagina. Depois que ele colocou o gel, ele começou a passar a mão na minha vagina várias vezes. E aí depois eu notei que ele estava sem luva, ele passava o álcool na mão. Mas não tive reação pra questionar ele, porque que ele tava sem luva”, conta a advogada.

Segundo a advogada, o comportamento do ginecologista foi piorando durante o exame, sendo que o médico chegou a passar as mãos no seu clitóris, ânus, além de fazer vários movimentos estranhos. Ainda de acordo com Marina Wana, depois que chegou em casa foi que ela entendeu que estava sendo vítima de importunação sexual e relatou o caso ao marido. Marina conta, ainda, que voltou à clínica com o marido, para falar com a esposa de Kemuel, que também é ginecologista, para saber como funcionava o exame.

Sete dias após o caso, ele decidiu prestar queixa contra o médico na Delegacia Especial da Mulher, em São Luís, mas Kemuel Bandeira ainda não foi chamado para depor. Marina também denunciou o médico ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que afirmou em nota que já abriu sindicância para apurar a conduta do ginecologista. O CRM informou que o processo tramita em sigilo. Marina Wanda também relatou o caso nas redes sociais e recebeu mensagens de 12 mulheres, que teriam passado por situação semelhante a dela em São Luís e Açailândia, há casos que teriam acontecido há 10 e 7 anos.

Entre as supostas vítimas, apenas uma tinha registrado boletim de ocorrência contra o ginecologista na cidade de Açailândia, em dezembro do ano passado. O inquérito foi concluído e enviado à Justiça, mas foi arquivado por falta de provas. “Era a minha palavra contra a dele. Uma menina qualquer com a palavra de um doutorado, um médico. E eu sabia que não poderia dar em nada, mas pra minha consciência, eu tive que denunciar”, contou a paciente que teve o caso arquivado.

Confira o relato da advogada Marina Wana no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Imirante. 

Preto tem candidatura a Prefeito de Vargem Grande deferida pela Justiça Eleitoral

Preto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O candidato a prefeito de Vargem Grande Preto, que lidera a 'Coligação O Progresso Não Pode Parar', formada pelos partidos Progressistas, União Brasil, PMB e Solidariedade, teve seu registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (29). A decisão é do Juiz Paulo de Assis Ribeiro, Titular da 50ª Zona Eleitoral, acompanhando o entendimento do Ministério Público Eleitoral (saiba mais).

Confira um trecho da decisão:

"O requerente apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral vigente. Publicado o edital, decorreu o prazo e não houve qualquer impugnação pelos legitimados ou legitimadas. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido. A documentação foi devidamente conferida e considerada regular e suficiente, não se identificando qualquer vício de formação. Foram preenchidos todos os requisitos legais para o registro pleiteado. As condições de elegibilidade foram preenchidas, não havendo informação de causa de inelegibilidade. Diante do exposto, em harmonia com o parecer ministerial, DEFIRO o pedido de registro de candidatura de RAIMUNDO NONATO RODRIGUES DA COSTA para concorrer ao cargo de [Registro de Candidatura - RRC - Candidato, Cargo - Prefeito, Eleições - Eleição Majoritária], no município de VARGEM GRANDE/MA, nas Eleições de 2024, na forma como requerido. Registre-se. Publique-se. Intime-se. Em caso de recurso, remetam-se ao Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Não havendo recurso, certifique-se o transito em julgado e, ato contínuo, arquive-se com as cautelas de praxe", diz.

Pai é condenado a 26 anos de prisão por estuprar e engravidar própria filha no Maranhão

Imagem ilustrativa.
A juíza Ivna Cristina Melo Freire, titular da 1ª Vara de Santa Inês e respondendo pela 2ª, realizou dois julgamentos nesta semana, todos de acusados de prática de estupro de vulnerável. No primeiro caso, um homem foi julgado e condenado, sob acusação de que, no ano de 2021, em data não precisa, ele teria praticado atos libidinosos com duas menores de idade. As vítimas, à época, eram suas enteadas, com dez e doze anos de idade, configurando, assim, o crime previsto no artigo 217, ou seja, estupro de vulnerável. Ele foi condenado à pena de 22 anos e meio de prisão.

Conforme narrado no inquérito policial, o denunciado teria praticado atos libidinosos com duas menores de 14 anos, enteadas dele. As vítimas contaram para um tio que estavam sendo abusadas sexualmente pelo padrasto, que ainda teria ameaçado elas, falando que se contassem para alguém, passariam fome. “Como se vê, o modo de agir do denunciado foi parecido em ambos os casos, pois primeiro abusava das menores por meio de atos libidinosos para, em seguida, ameaçá-las, dizendo que passariam necessidades se contassem a alguém, por ser ele quem pagava as contas de casa e sustentava a família”, pontuou o Ministério Público na denúncia.

FICOU GRÁVIDA

No segundo caso, julgado na unidade judicial, foram dois réus, sendo que um deles é pai da vítima, que tinha entre 12 e 13 anos de idade à época dos fatos. A vítima relatou na denúncia que, entre os meses de setembro de 2020 e abril de 2021, teria sofrido os abusos sexuais por parte dos denunciados. Relatou que esses abusos aconteceram a partir do momento que ela foi morar na casa de seu pai, um dos denunciados, no Povoado Chapadinha, localidade de Bela Vista do Maranhão, termo judiciário da comarca de Santa Inês.

Seguiu relatando que o pai manteve relações com ela por diversas vezes, resultando na gravidez da menor. O bebê nasceu em julho de 2021 e, ao ser questionada sobre quem seria o pai da criança, a vítima teria dito que teve relações sexuais também com o outro denunciado, irmão de sua madrasta. Na ocasião, foram requisitados Laudo Pericial de Exame de Paternidade Criminal, os quais concluíram que o bebê era filho do pai biológico da vítima. Ao final do julgamento, o primeiro denunciado, pai da vítima, foi condenado a 26 anos e um mês de reclusão. Já o segundo denunciado, irmão da madrasta da vítima, foi condenado a 8 anos de prisão.

Jornal Pequeno vai divulgar pesquisa eleitoral em Coroatá

Jornal Pequeno.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Instituto Opinião registrou no Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira (28), uma pesquisa sobre o cenário eleitoral de Coroatá. A disputa é polarizada entre os candidatos Edimar Vaqueiro e Aryanna Amovelar.

O levantamento foi contratado pelo Grupo JP (Jornal Pequeno) e está sendo realizado nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), entrevistando 600 pessoas da sede e da zona rural do município. A data da divulgação é a próxima terça-feira (03) sob o número MA-07316/2024.

Vamos aguardar!

Ex-cantor Gonzaga Júnior é intimado pela Polícia Civil de Itapecuru-Mirim...

Gonzaga Júnior.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O ex-cantor e ex-prefeito de Presidente Vargas Gonzaga Júnior foi intimado pela polícia civil a comparecer, nesta quarta-feira (28), na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para prestar esclarecimentos sobre ameaças que proferiu no município, principalmente direcionadas à prefeita e candidata à reeleição Fabiana Mendes (relembre).

Gonzaga Júnior, que é pai do candidato a vice-prefeito da oposição, vem apresentando um comportamento totalmente desequilibrado e a prefeita Fabiana, diante do seu histórico criminal, resolveu acionar às autoridades competentes. Na presença da autoridade policial, Gonzaga assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Confira o momento que o ex-cantor chegou na delegacia:

Siga o canal do "Blog do Alpanir Mesquita" no WhatsApp 

Debilitado após AVC, candidato a prefeito aparece em caminhada sendo arrastado por aliados no Maranhão

Candidato a prefeito em Axixá.
Uma cena que tem chamado a atenção na campanha eleitoral no Maranhão nos últimos dia vem de Axixá. Na cidade, o candidato a prefeito Assis Simas (PSB) apareceu visivelmente com poucas condições de realizar uma caminhada com apoiadores, dentre eles, o deputado estadual Carlos Lula (PSB). Ele tem sofrido com problemas de saúde, e apresenta dificuldades de andar e até de falar após sofrer AVC. Mas segue candidato.

Impugnação

Para além do problema de saúde, Simas é, ainda, alvo de uma ação de impugnação ao seu registro de candidatura. Segundo o processo, protocolado pela candidata Roberta Barreto do MDB, o socialista é cônjuge da prefeita reeleita Sônia Campos, e sua eleição, de acordo com a legislação eleitoral para estes casos, representaria um terceiro mandato.

Confira o vídeo:


O que disse o candidato?

“Colocaram em câmara lenta para tentar passar para a opinião pública que eu estou incapacitado, o que não corresponde à verdade. Tenho algumas limitações físicas, mas, nada que me impeça de exercer minhas atividades habituais, pois, estou bem física e emocionalmente e intelectualmente!”.

Do Blog do Gilberto Léda.

Mulher que mandou matar agiota Pacovan é colocada em liberdade pelo STJ

Fernanda é apontada como mandante do crime.
O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu liminar que revogou a prisão temporária de Fernanda Costa de Moraes. Ela é suspeita de ser mandante da morte do agiota Josival Cavalcante da Silva, o “Pacovan”, ocorrido no dia 14 de junho deste ano. Fernanda era gerente do empresário e foi presa no dia 10 de julho junto com o namorado, Francisco Heydyne do Nascimento, também suspeito de envolvimento com o crime (relembre).

No despacho, Rogério Schietti Cruz destacou que não foi possível verificar nenhum fato concreto que indique a necessidade da prorrogação da prisão temporária de Fernanda. O ministro classificou ainda como genéricos, os argumentos do juiz que prorrogou a prisão temporária da suspeita de ser mandante da morte de Pacovan. 

Apesar de revogar a prisão temporária, o ministro do STJ não descartou a possibilidade de uma nova medida cautelar contra a suspeita, inclusive uma nova prisão. O namorado de Fernanda Costa Moraes, Francisco Heydyne, continua preso no Complexo Penitenciário São Luís.

Do Portal Difusora News.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Homem é indiciado pela morte de motociclista em acidente provocado por linha de pipa no Maranhão

Pipa apreendida no local do crime.
Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 9ª Delegacia Regional de Açailândia, concluiu um inquérito policial que investigava a morte de Franciel de Souza Lima, ocorrida no dia 27 de julho deste ano, em Açailândia. A investigação chegou a elucidação completa dos fatos, indiciado um homem, de 26 anos, pela prática do crime de homicídio culposo.

Com base nas investigações, a vítima trafegava em sua motocicleta em uma via pública da cidade quando acabou tendo uma linha de pipa enroscada em seu pescoço causando gravíssima lesão que resultou em sua morte ainda no local. Uma equipe de policiais civis esteve na cena do crime, onde recolheu uma pipa amarela, que conforme populares era a utilizada pela pessoa que causou o acidente. Em seguida foram colhidas imagens do fato, onde o indiciado, na companhia de amigos chegaram ao local do crime e passaram a empinar pipas.

As imagens colhidas revelam que, após perder a pipa, o indiciado passou a recolher a linha, no momento exato em que a vítima em sua motocicleta cruza com fio caído sobre a via e tem seu pescoço mutilado. Pela análise preliminar, a linha utilizada tratava-se da conhecida “linha chilena”, material extremamente cortante e muito resistente. Tal material foi encaminhado para ser submetido a análises periciais no ICRIM.

Nesta terça, o homem foi indiciado pelo cometimento de homicídio na modalidade culposa, pela sua ação negligente em utilizar-se de material potencialmente lesivo e proibido em local de circulação de pessoas, sem precauções mínimas. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário para apreciação. Se condenado, o indiciado pode pegar uma pena máxima três anos de prisão.

Da Ascom PCMA.

Com ruas interditadas, veja onde condutores podem trafegar durante Festejo de São Raimundo em Vargem Grande

Centro de Vargem Grande. 
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Como todos sabem, em razão do Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, que acontece anualmente em Vargem Grande entre os dias 22 e 31 de agosto, o trânsito na região central da cidade precisa sofrer algumas alterações, especialmente pelo fato das ruas serem utilizadas pelos comerciantes informais (barracas).

Desta forma, a guarda municipal vai realizar, a partir de hoje (28) e se estendendo até sábado (31), interdições em algumas ruas e, ao mesmo tempo, orientar os condutores do município e das cidades vizinhas, bem como os demais romeiros/turistas, sobre o deslocamento dos veículos.

Confira quais ruas serão utilizadas pelos comerciantes (clique para ampliar):


MAIS: Importante ressaltar, ainda, que as ruas que ficam no entorno da Praça da Matriz também serão bloqueadas para o tráfego de veículos, sendo liberado apenas para os respectivos moradores.

Prefeitura maranhense é alvo de Operação da PF por desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro

Dinheiro apreendido.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Vis Habitus, que tem como objetivo combater possíveis desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro cometidos no município de Barão do Grajaú, entre os anos de 2015 e 2017. Segundo as investigações, servidores públicos do município receberam transferências de valores de empresas contratadas pela prefeitura local e movimentaram mais de R$ 1,3 milhão em suas contas pessoais.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, no município de Barão do Grajaú, expedidos pela Vara Federal de Balsas. Além disso, foi determinada pelo Juízo Federal a quebra do sigilo telemático dos equipamentos encontrados. Os investigados poderão responder por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Durante as buscas, grande quantidade de dinheiro em espécie foi encontrada. Os valores ainda estão sendo contabilizados. Foram apreendidos veículos de luxo e bens incompatíveis com a renda dos investigados. Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização dos exames periciais visando a coleta de novos elementos, visando identificar outros servidores envolvidos, empresários, bem como identificar outros crimes relacionados. As investigações seguem em andamento.

Vargem Grande só tem uma candidatura declarada quilombola nestas eleições

Bárbara do Quilombo.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um levantamento realizado pelo Titular do Blog junto aos dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que dos 92 candidatos a vereador ou a prefeito em Vargem Grande nestas eleições, somente uma pessoa se declarou quilombola.

Trata-se da candidata a vereadora Bárbara Cristina Silva, que utiliza o nome Bárbara do Quilombo e está filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB). O PMB integra a 'Coligação O Progresso Não Pode Parar', do candidato a prefeito Preto.

COR/RAÇA

A diversidade racial também se faz presente: 80,43% dos candidatos, 74 em números absolutos, se declararam pardos. O restante se diz preto (7,61%), branco (6,52%) e não informou (5,43%).


terça-feira, 27 de agosto de 2024

Cobrador de ônibus é esfaqueado por adolescente na Cohab

Adolescente apreendido.
Um cobrador de ônibus foi esfaqueado por um adolescente, em um coletivo, no início da tarde nesta terça-feira (27), em São Luís. O caso aconteceu no Terminal de Integração da Cohab. A vítima, identificada como Denílson Viegas Furtado, acabou sendo levada para o Hospital Clementino Moura (Socorrão 2), conforme informou a guarda municipal.

Segundo testemunhas, o adolescente estava uniformizado com fardamento escolar, tentou pular a catraca do ônibus que fazia a linha do bairro Ribeira, mas acabou impedido pelo cobrador. Como o cobrador impediu a “carona”, o adolescente então esfaqueou o profissional com uma faca. O estudante acabou sendo apreendido ainda no local com a ajuda de passageiros e da guarda municipal. Por fim, o menor terminou sendo levado para a delegacia do Adolescente Infrator.

MANIFESTAÇÃO

O Sindicato dos Rodoviários paralisou por algumas horas a frota de ônibus em São Luís. A categoria encerrou o bloqueio ao Terminal de Integração da Cohab e a paralisação após diálogo entre os rodoviários e as forças de segurança. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Brito, reclamou da falta de segurança nos terminais de integração, bem como pontuou ser normal haver passageiros armados. “Pedimos que as autoridades competentes e responsáveis pelos terminais de integração reforcem a segurança, impedindo, principalmente, a entrada de pessoas armadas”, relatou.

Do Portal Difusora News.

VÍDEO: Relembre uma das vergonhas que o Vereador Manelin Juvenil passou na Câmara Municipal de Vargem Grande

Manelin Juvenil.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vereador Mundim utilizava a tribuna da Câmara Municipal de Vargem Grande e explanava sobre as ações realizadas pelo prefeito Carlinhos Barros na cidade desde janeiro de 2017, quando foi interrompido, com muita ironia, diga-se de passagem, pelo também vereador Manelin Juvenil, aquele que não tem nem o voto da filha (saiba mais).

Manelin queria que Mundim citasse, pelo menos, cinco obras feitas por Carlinhos Barros em Vargem Grande e teve que engolir a seguinte resposta. "A primeira obra que eu vou citar é a ponte inaugurada com o nome do seu pai. Será que o senhor é cego?". Eu, hein, podia ter ficado sem essa. Mas, como dizem, quem fala o que quer, ouve o que não quer!


O Titular do Blog promete aos leitores que até a eleição vai trazer várias vergonhas que Manelin já passou durante esses quatro anos de mandato. Ah, para quem não lembra, a Ponte Para Sempre Vereador Juvenil Gomes de Sousa, localizada no povoado Balsas, foi entregue em setembro de 2018, inclusive com a presença de Manelin (relembre).

Agora reveja a vergonha que Manelin passou:

Avião colide com urubu após decolar no Aeroporto de São Luís

Avião atingido.
Um urubu colidiu com um avião da Azul Linhas Aéreas após decolar do Aeroporto Internacional de São Luís nesta segunda-feira (26). O voo seguia com rumo a Recife. A aeronave decolou do aeroporto da capital maranhense por volta das 17h. Após a colisão, o comandante resolveu retornar para pouso em São Luís. Em solo foi verificado um dano no radome da aeronave conhecido popularmente por “bico” do avião.

Após o incidente, o pouso do Airbus A320 Neo e o desembarque dos clientes ocorreram normalmente. Em nota, a Azul informou que os clientes receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e foram reacomodados em outros voos da empresa.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a colisão de aeronaves com pássaros, conhecida pela tradução em inglês “bird strike”, é uma das ocorrências mais reportadas na aviação. Em 2024 foram 2.294 casos no Brasil, o que representa uma média de um a cada quatro horas.

Do Imirante.

Motorista embriagado é preso após provocar morte de motociclista em acidente no Maranhão

Veículo envolvido no acidente.
Na madrugada desta segunda-feira (26), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender um sinistro de trânsito com óbito ocorrido na altura do km 193 da BR-010, em Ribamar Fiquene, próximo ao povoado Arraias. Um automóvel e uma motocicleta haviam colidido frontalmente, resultando na morte do condutor da moto, um homem de 37 anos.

Ao chegar ao local, a equipe da PRF encontrou o condutor do automóvel (46 anos) com sinais claros de embriaguez. Ele apresentava apenas ferimentos leves. Ao ser submetido ao teste de alcoolemia, foi constatado ​​o teor de 0,78 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor bem elevado. Além da embriaguez, o homem não possuía carteira nacional de habilitação (CNH) e, de acordo com indícios observados preliminarmente no local do sinistro, teria invadido a faixa no sentido contrário da via, atingindo a motocicleta.

O motorista embriagado foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em Imperatriz pelos crimes, a princípio, de homicídio culposo na direção de veículo automotor, dirigir veículo automotor em via pública sem a devida permissão para dirigir ou habilitação, gerando perigo de dano, e conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. No local da ocorrência também estiveram presentes uma guarnição da Polícia Militar do Maranhão, uma equipe do ICRIM, que realizou a perícia no local do acidente, e uma equipe do IML.

Fonte: PRF.

Polícia Civil realiza diligências para apurar crimes ambientais em São Benedito do Rio Preto

Operação Protetor dos Biomas.
A Polícia Civil do Maranhão segue intensificando suas ações de combate aos crimes ambientais no interior do estado, no âmbito da Operação “Protetor dos Biomas”, de coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Uma equipe policial esteve no Povoado Praxedes, em São Benedito do Rio Preto, para realizar inspeção em locais de supressão de mata nativa e de proteção especial, um babaçual.

Os policiais realizaram diligências cartorárias como oitivas de vítimas e testemunhas e intimações de suspeitos de crime ambiental. Na residência de um suspeito, os investigadores encontraram uma motosserra que teria sido utilizada para desmatar área comum do povoado. Nessa etapa da operação as diligências seguem em face de inquéritos, TCO’s e boletins de ocorrências relativos a crimes ambientais nas cidades de Chapadinha, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto.

Da Ascom PCMA.

PRF flagra motorista de caminhonete a 191km/h no interior do Maranhão

Fiscalização da PRF.
Mais uma vez o excesso de velocidade se destacou negativamente como a infração mais flagrada pela Polícia Rodoviária Federal durante o final de semana. Em um desses casos, uma caminhonete foi flagrada a 191 km/h, na altura do km 428 na BR-230, em Balsas.

Nesse caso, a infração de trânsito é gravíssima, com a possibilidade de aplicação da penalidade de multa de mais de R$ 880,00 e suspensão do direito de dirigir. A alta velocidade não só aumenta significativamente o risco de acidentes graves, como também compromete a segurança de todos na estrada.

Fonte: PRF.

Festejo de São Raimundo: Ciclistas de Itapecuru-Mirim percorrem 57km em romaria até Vargem Grande

Ciclistas de Itapecuru-Mirim em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Aconteceu, no último domingo (25), a 6ª edição da Romaria Ciclística dos Parceiros do Pedal, um grupo de ciclistas de Itapecuru-Mirim que todos os anos, durante o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, pedalam cerca de 57km pela BR-222, entre Itapecuru e Vargem Grande.

Durante todo trajeto, que uniu espiritualidade, saúde e bem estar, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuaram garantindo a segurança dos ciclistas bem como a fluidez do trânsito. Ao fim, eles foram recebidos pelo padre Antônio Neves na Igreja Matriz de Vargem Grande, onde fizeram suas orações e agradecimentos ao santo vaqueiro.

Confira mais detalhes:


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Vereador Germano Barros tem parecer favorável do MPE para candidatura à reeleição em Vargem Grande

Germano Barros busca quinto mandato.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu, nesta segunda-feira (26), parecer favorável ao registro de candidatura apresentado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, vereador Germano Barros. Na decisão, o promotor eleitoral André Charles Alcântara Martins Oliveira informou que Germano preencheu todos os requisitos exigidos para concorrer à reeleição.

"Análise dos autos revela que o candidato satisfaz as condições de elegibilidade e que contra ele não se verificou, até o presente momento, causa de inelegibilidade. Observa-se, igualmente, que o pedido está instruído com as informações elencadas no art. 24 da Resolução TSE nº 23.609/2019, bem como com os documentos exigidos pelo art. 27 do mesmo normativo, não havendo, portanto, óbice ao acolhimento do pedido formulado. Ante o exposto, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral pelo DEFERIMENTO do pedido de registro de candidatura sob apreciação", diz a decisão.

Filiado ao partido Solidariedade, que integra a 'Coligação O Progresso Não Pode Parar', do candidato a prefeito Preto, Germano Barros está no exercício do seu terceiro biênio como presidente da Câmara e busca, com grande favoritismo, seu quinto mandato de vereador de maneira consecutiva.