quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Caminhada e comício em Magalhães de Almeida reforçam apoio à reeleição de Othelino

Caminhada em Magalhães de Almeida.
Uma grande caminhada na cidade de Magalhães de Almeida marcou mais um ato político em apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). O evento, realizado pela liderança do município, Costa Júnior, também reforçou as candidaturas do ex-governador Flávio Dino ao Senado; de Carlos Brandão ao governo e de Flávia Alves à Câmara Federal.

A caminhada, que contou com a participação empolgada de centenas de apoiadores, percorreu as principais ruas de Magalhães de Almeida, numa forte demonstração de apoio ao deputado Othelino e à coligação 'Juntos Pelo Bem do Maranhão', encabeçada pelo governador Carlos Brandão e o ex-secretário Felipe Camarão, que também esteve presente no evento.

O ato culminou com um comício na Praça Central. Na ocasião, Othelino Neto, que já conquistou expressivas votações no município, nas eleições anteriores, falou da sua relação com a cidade e das conquistas obtidas em favor da população. "Agradeço imensamente a confiança dos magalhenses ao nosso projeto de continuar trabalhando pela cidade e pelo estado. Nosso empenho para trazer as melhorias ao município continuará com mais afinco ainda", garantiu Othelino.

O parlamentar destacou algumas ações conquistadas com seu apoio, entre elas a implantação do sistema de abastecimento d´água no bairro Novo Horizonte, instalação de rede elétrica no Acampamento Vitória e a reforma da Escola Dionilo Gonçalves Costa.

Forças

A candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), colocou-se à disposição da população. "Quero unir forças com Othelino e todo o time para ajudar no desenvolvimento de Magalhães de Almeida" disse.

Costa Júnior, liderança política do município, que coordenou o ato, agradeceu os muitos feitos do presidente da Assembleia Legislativa na cidade. "Gratidão é o sentimento que temos por tantos benefícios alcançados com o apoio do deputado", disse.

Em Presidente Vargas, Prefeita Fabiana Mendes realiza adesivaço com presença dos seus candidatos

Ato em Presidente Vargas.
A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes realizou na tarde desta terça-feira (30) um grande adesivaço com a presença dos seus candidatos ao governo do estado e ao legislativo estadual e federal. A programação deu início às 14h, com concentração próximo ao Balneário Orestes Lima, e seguiu durante toda a tarde atraindo grande quantidade de apoiadores e simpatizantes em seus carros, motos e bicicletas.

O evento teve adesão positiva do público e mostrou mais uma vez a força do time da vitória, composto por Carlos Brandão (candidato ao Governo do Estado), Felipe Camarão (candidato a vice-governador), Flávio Dino (candidato ao Senado), Juscelino Filho (candidato a deputado federal ) e Andreia Rezende (candidata a deputada estadual).

A atual gestora tem conquistado, ao longo do seu mandato, o carinho e a confiança ainda mais da população presvarguenses, conquistando famílias que reconhecem no trabalho a força política que Fabiana tem para, através desses candidatos, trazer para o município de Presidente Vargas mais investimentos. Logo após o adesivaço, os candidatos se reuniram na praça Walter Pereira para um momento de falas, agradecendo a recepção dos seus apoiadores.

Da Ascom PMPV.

Pai e filho praticam homicídio na zona rural de Presidente Vargas

Moto e arma apreendidas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da noite desta terça-feira (30), por volta das 18h30, um homicídio provado por disparos de arma de fogo foi registrado no povoado Canapum, localizado na zona rural de Presidente Vargas. A vítima foi identificada como Francisco de Assis Alves.

Conforme informações da PM, que esteve no local do crime, a vítima consumia bebida alcoólica com o assassino, identificado como Manoel Sousa Santos, e acabaram tendo um desentendimento, que resultou em luta corporal. Ato contínuo, Manoel foi até sua residência buscar a arma de fogo.

Ele voltou acompanhado do filho, de nome Diogo Brito Santos, e ambos efetuaram um disparo de espingarda bate bucha contra Francisco, que teve morte imediata. Após o assassinato, pai e filho fugiram e ainda não foram localizados. A PM segue realizando buscas para prendê-los. Uma das armas e a moto utilizadas no crime foram apresentadas na delegacia local.

PF desarticula quadrilha que migrava maranhenses ilegalmente para Estados Unidos

Operação da PF.
A Polícia Federal, em cooperação com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE) e a adidância daquele país, deflagrou nesta quarta-feira (31), no município de São Raimundo das Mangabeiras, a Operação Hancornia, visando combater a atuação de organização criminosa internacional especializada na prática do crime de promoção de migração ilegal. Os investigados são responsáveis por promover a migração ilegal de maranhenses para os Estados Unidos.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal do Maranhão em decorrência de representação da Polícia Federal.

A investigação demonstrou que os criminosos cobram grandes quantias das vítimas para introduzi-las no território americano, todavia essas pessoas acabam sendo presas e eventualmente deportadas para o Brasil. As vítimas que porventura conseguem entrar no país devem trabalhar para pagar o restante da dívida contraída junto aos criminosos, sendo submetidas a condições análogas à escravidão.

Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas. Os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, dentre outros, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Weverton Rocha participa de caminhada no Maiobão e inauguração dos Comitês em São José de Ribamar e Cidade Operária

Weverton cumpre extensa agenda.
Ao lado de militantes, deputados estaduais, federais e lideranças políticas, o candidato ao governo do Maranhão pela Coligação “Juntos pelo Trabalho”, Weverton Rocha (PDT), participou na segunda-feira (29), de uma grande caminhada no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar. 

Durante o percurso, o candidato conversou com moradores e comerciantes sobre suas reivindicações e falou sobre seu plano de governo. “Luto por um Maranhão de oportunidades. Por um estado que possa gerar emprego e renda para o nosso povo. Conto com vocês para fazer a mudança que necessitamos em nosso Maranhão. Agora chegou a hora do 12”, afirmou.

Ainda na segunda-feira, Weverton Rocha participou da inauguração de um comitê em São José de Ribamar, com a presença do prefeito do município, Dr. Julinho (PL), dos candidatos à reeleição de deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), e o deputado estadual, Pará Figueiredo (PL). Já no comitê da Cidade Operária, Weverton esteve ao lado da candidata à deputada estadual Fabiana Vilar (PL).

O deputado Josimar de Maranhãozinho (PL), na sua fala, destacou alguns dos projetos de Weverton. “A volta do “Primeiro Emprego” e a implantação do “Segunda Chance”, demonstram a preocupação que Weverton tem em oferecer oportunidades para quem necessita. Ele sabe como fazer e precisa do nosso apoio”, declarou.

Programa Canal Aberto traz mais detalhes do estado de saúde da jovem que sofreu grave acidente em Coroatá

Samira segue internada em estado grave.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O repórter Alan Amorim, do Programa Canal Aberto, trouxe mais detalhes do estado de saúde da jovem Samira Oliveira da Silva, de 20 anos, que está em coma na UTI do hospital macrorregional de Coroatá após sofrer um grave acidente na madrugada do último domingo (28), na Rua do Sol, localizada no centro da cidade (saiba mais).

Confira a reportagem na íntegra:

Empresário executado em São Luís cobrava dívida de Beto Castro e ameaçou sequestrar filhos do assassino

Gibson, João e Beto.
A Polícia Civil cumpriu, nessa segunda-feira (29), mandado de prisão temporária contra o empresário Gibson César Soares Cutrim, acusado de assassinar João Bosco, no último dia 19 de agosto. O homicídio foi registrado pelas câmeras de segurança do edifício Tech Office, no bairro da Ponta d’Areia, local onde ocorreu o crime (saiba mais). Ele se apresentou na sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), na Avenida Beira-Mar. Em seguida, prestou depoimento e disse que o vereador Beto Castro estava exigindo 50% de um pagamento de R$ 788 mil da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o que acabou desencadeando o homicídio.

Em seu depoimento, Gilbson César Soares Cutrim Júnior disse que há cerca de um mês e meio um advogado chamado Jean, seu conhecido, pediu-lhe uma ajuda na liberação de um valor que a Secretaria de Educação devia à empresa de segurança H. C EIRELI. Que Jean disse que lhe daria 30%. Afirmou Gibson que informou ao advogado que teria que envolver mais uma pessoa nesta negociação, que seria o vereador Beto Castro, pois este, com sua influência, poderia ajudar na liberação do valor.

Com a concordância de Jean, o acusado disse que acionou Beto Castro afirmando que daria a ele 20% caso conseguisse a liberação do dinheiro junto à Seduc: no total, R$ 778.000,00. Acrescentou que Castro aceitou a proposta e começou a agir para a liberação desse valor. No dia 17 de agosto, segundo o acusado, o vereador falou que queria receber era 50% do valor, exigindo o dinheiro de qualquer maneira. O autor do crime disse que não tinha como o advogado aumentar o valor. Conforme ainda o acusado, a cada meia hora Beto Castro ligava e sempre com a mesma conversa, exigindo do interrogado os 50%.

Numa das vezes, o vereador passou o telefone para o cobrador, que ele sabia tratar-se de Bosco, o qual não conhecia pessoalmente, mas já tinha noção de quem se tratava, pois ele era conhecido cobrador aqui da cidade e tinha fama de sequestrador e matador de gente, e que ele era cobrador pessoal de Beto Castro, inclusive, tendo recebido uma comenda na Câmara Municipal de São Luís.

No dia seguinte, 19, por volta das 08h, o interrogado ligou seu telefone, quando já viu várias ligações de Beto, que ligou novamente, tendo Gibson atendido. Na conversa, ele disse que era para resolver, e, em seguida, passou o telefone para Bosco, que, de início, perguntou onde o interrogado estava, pois queria se encontrar naquela mesma hora para resolver imediatamente.

Acrescentou que Bosco lhe disse, também, que sabia tudo de sua vida, que ele tem dois filhos, sabia do seu endereço, sabia onde os filhos do interrogado estudavam, ameaçando em seguida sequestrar seu filho mais novo, de nome Luan, de 9 anos de idade, caso o interrogado não pagasse.

Diante das ameaças, principalmente contra seus filhos, o acusado disse que ficou desesperado, pegou uma arma guardada em sua casa e saiu, levando uma pistola 840, calibre .40, marca Taurus. Enquanto isso, segundo ainda o acusado, Beto Castro ficou ligando para um irmão do acusado e também para o seu pai, com o qual discutiu. Foi então marcada uma reunião no Tech Office. Ali, encontrou Beto Castro e Bosco em uma mesa do Tapioca da Ilha.

Depois de uma rápida conversa, Gibson (Jùnior) disse que decidiu ir embora. Levantou para retornar ao seu carro, que estava estacionado na Fribal. Disse que enquanto caminhava, Beto Castro e Bosco lhe acompanhavam e tentavam convencê-lo a ir até o carro do vereador. Disse que não quis ir para o carro de Beto e que sua vontade era de ir embora. Mas, segundo ele, Bosco e Beto Castro não deixavam o depoente ir.

No caminho, conforme o depoente, Beto falou: “Resolve isso hoje, Esse cara (referindo-se a Bosco) vai fazer tudo que ele disse”. Bosco então completou: “Rapaz, deixa de mão deixa comigo, vou agarrar o filho dele hoje mesmo”. Júnior disse que nessa hora ficou transtornado, imaginando Bosco agarrando seu filho e acabou tirando a pistola da sua bolsa e atirando por três vezes em Bosco. Em seguida, foi na direção do seu carro e fugiu, jogando a pistola de cima da ponte do Jaracati, tendo a arma caído no mar.


Do Jornal Pequeno.

Mulher descobre traição e esfaqueia marido, sogro e sogra

Idosos recebendo atendimento.
Uma mulher de 43 anos foi presa por esfaquear o marido, de 44 anos, e os sogros, ambos de 69 anos, em uma casa no Jardim Santa Lúcia, em Campinas (SP), na manhã deste domingo (28). A Guarda Municipal informou que a mulher admitiu o crime e explicou que a briga se deu porque a ela descobriu ter sido traída pelo marido.

O homem foi atingido por facadas nas costas e os pais dele ficaram feridos nos braços ao tentarem defendê-lo, segundo a corporação. O caso ocorreu na Rua Albertino Rodrigues. A idosa sofreu um corte profundo e os guardas municiais fizeram um torniquete para estancar o sangramento. 

As três vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José. Imagens cedidas à EPTV, afiliada da TV Globo, mostram os dois idosos com um dos braços enfaixados. O homem estava com um curativo nas costas.

Do G1 SP.

Entenda os motivos por trás da rouquidão na voz de Lula

Lula.
A rouquidão na voz de Lula (foto) voltou a chamar a atenção de telespectadores nesse domingo (28), durante o debate na Band. Como mostramos, desde o início da campanha, o ex-presidente tem demostrado sinais de cansaço, fato que preocupa o núcleo da campanha petista pela possibilidade de transmitir uma imagem de um “Lula envelhecido”.

Vale lembrar que, em 2011, o ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe, que o fez passar por mais de 30 sessões de quimioterapia. No ano seguinte, Lula foi considerado curado. A campanha do petista nega que a voz rouca tenha relação com a doença.

Segundo O Globo, o problema está relacionado a dois fatores: “Um deles é ele não fazer regulamente as sessões de fonoaudiologia, indicadas pelos médicos para manter a potência vocal. Em maio deste ano, chegou a retomar as sessões, mas parou no mês seguinte. De julho para cá, vem fazendo os exercícios de voz de uma a duas vezes por semana, o que é muito pouco. A frequência ideal para ele é diária”, diz a reportagem.

Além disso, Lula tem refluxo gástrico crônico, que inflama e machuca as cordas vocais. Toma remédio, mas a alimentação, que ficou mais desregrada com o início da campanha, agravou o problema.

De O Antagonista.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Jovem de 20 anos fica gravemente ferida após sofrer acidente de moto no centro de Coroatá

Jovem envolvida no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma jovem de 20 anos, identificada como Samira Oliveira da Silva, sofreu um grave acidente na madrugada do último domingo (28) no cruzamento das Ruas do Sol e Olavo Bilac, localizadas no centro de Coroatá. O impacto foi registrado por câmeras de videomonitoramento.

Nas imagens, é possível observar que a jovem conduzia uma motocicleta às 4h46 e acabou perdendo o controle do veículo ao passar em alta velocidade por uma sarjeta danificada. Com o impacto no buraco, ela foi arremessada por cerca de 50 metros à sua frente.

Conforme informações apuradas, a vítima precisou ser internada no hospital macrorregional de Coroatá e seu estado de saúde é considerado grave pela equipe médica em razão dela ter sofrido uma forte pancada na cabeça e apresentar escoriações no rosto e no corpo.

Confira as imagens no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Governo Brandão perde R$ 500 mil enviados por Weverton para orla em Presidente Dutra

Carlos Brandão e Paulo Matos.
O Maranhão realmente não é para amadores. Não dá para entender um estado carente e cheio de problemas estruturais devolver recursos. Pois foi isso que aconteceu com uma emenda destinada pelo senador Weverton Rocha (PDT), no valor de R$ 500 mil, para a construção da Orla do Lago Grande em Presidente Dutra. A verba foi destinada via Ministério do Turismo em 2020.

Para a devolução dos recursos a Secretaria de Turismo do Estado alegou, em ofício encaminhado ao Ministério onde trata das providências para realizar a devolução do recurso, que a obra não foi realizada por haver discordância com o projeto e orçamento apresentado.

A Setur informou que o recurso é insuficiente. Outro motivo foi que a Secretaria não conseguiria cumprir o prazo estipulado para a obra mesmo com a prorrogação do prazo. O que chama a atenção, no entanto, é que obras, realizadas com destinação de parlamentares alinhados com o Governo Dino/Brandão, estão sendo realizadas e alardeadas em programas e entrevistas.

Juran Carvalho, ex-prefeito de Presidente Dutra, que estava à frente da prefeitura quando da destinação da emenda, comenta a devolução com muita tristeza e incredulidade. “A nossa população precisa da obra. O que o governo fez é uma temeridade. Providências tinham que ser tomadas para que o recurso fosse utilizado. Isso é um absurdo. Só priorizaram obras de parceiros, para poder aparecer na propaganda. Mais uma vez a população é quem paga”, disse Juran Carvalho.

O ofício que trata da devolução do recurso enviado pela Setur foi assinado pelo secretário da pasta, Paulo Matos, e encaminhado para o Ministério, e também à Assessoria de Orçamento do Senado Federal, em 29 de julho de 2022.

Homem tenta estuprar adolescente e acaba preso em Presidente Vargas

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Recentemente, o indivíduo identificado como Jailson Cantanhede, vulgo Broila, foi preso em flagrante pela polícia militar após tentar estuprar uma adolescente no bairro Jandiá (Maconhão), em Presidente Vargas.

Segundo a PM, os policiais de serviço recebeu informações de um tumulto no endereço acima e de imediato se dirigiram para o local, onde encontraram o indivíduo já capturado pelos populares. A menor informou que conseguiu gritar e fugir antes do ato criminoso ser consumado. 

O criminoso foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Vale ressaltar, ainda, que ele havia sido preso no início do mês por crimes previstos na Lei Maria da Penha (relembre).

PM tem arma roubada após morrer em acidente na Avenida dos Africanos

Acidente fatal.
Na madrugada desta segunda-feira (29), um policial militar, identificado como Cláudio Fernando Sousa Carvalho, de 50 anos, morreu após se envolver em um acidente de trânsito na Avenida dos Africanos, em São Luís. O sargento, que era lotado no 21° Batalhão de Polícia Militar, estava a caminho do trabalho quando, por volta das 4h, o veículo que conduzia colidiu em uma estrutura. 

Segundo informações preliminares, um homem foi até o local e subtraiu a arma da vítima, não prestando qualquer tipo de assistência ou socorro. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas e serão investigadas pelas Polícias Militar e Civil.

Do G1 MA e Blog do Gilberto Lima.

Urgente! Duas tentativas de homicídio foram registradas em Vargem Grande no final de semana

Hospital de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante o final de semana, conforme informações apuradas pelo Titular do Blog junto às autoridades policiais, duas tentativas de homicídio foram registradas em Vargem Grande.

No sábado (27), por volta das 22h30, um indivíduo identificado como Carlos José Rosa, de 22 anos, deu entrada no hospital municipal Benito Mussoline com ferimento provocado por arma de fogo. O caso aconteceu na Rua São Tomé, no bairro do Açude. A PM esteve na unidade de saúde, colheu informações com a vítima e realizou diligências para prender o autor, porém sem êxito. O caso tem características de acerto de contas.

Já no domingo (28), por volta das 23h, um assalto quase resultou em morte na Rua F do residencial Canaã. A vítima foi identificada como Francisco Heraldo, de 40 anos, que, ao chegar em casa, foi surpreendido por três criminosos. Eles invadiram o local com extrema violência, quebraram aparelhos eletrônicos e subtraíram sua moto e o aparelho celular. Não satisfeitos, ainda efetuaram um disparo contra a vítima, atingindo-o na região da cabeça.

Francisco Heraldo também deu entrada no hospital municipal Benito Mussoline, ainda lúcido, onde recebeu os primeiros atendimentos e depois foi transferido para São Luís em razão da gravidade. A guarda municipal atendeu a ocorrência e realizou buscas para prender os assaltantes, mas não obtiveram êxito até o momento.

Othelino reúne-se com lideranças de Barreirinhas que confirmam apoio à sua reeleição

Othelino em Barreirinhas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, neste domingo (28), com lideranças do povoado Riacho do Meio, em Barreirinhas, que confirmaram apoio à sua candidatura à reeleição. O encontro contou com as presenças do prefeito Dr. Amílcar Rocha e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), também candidato à reeleição.

A reunião foi organizada pela liderança Ananias Costa, reunindo moradores não só do Riacho do Meio, mas também de povoados vizinhos. Na ocasião, Othelino Neto agradeceu a receptividade e destacou que a melhor forma de o político conhecer a realidade dos municípios é dialogando com a população.

“Tenho muita honra de ser apoiado em Barreirinhas pelo grupo liderado pelo prefeito Amílcar, que vem fazendo um grande trabalho à frente da Prefeitura. Já tenho ajudado a cidade, especialmente com emendas para a saúde, e nosso compromisso é continuarmos trabalhando ainda mais pelo desenvolvimento de Barreirinhas”, afirmou o candidato à reeleição.

O prefeito Dr. Amílcar Rocha falou sobre o quanto o deputado Othelino Neto tem ajudado a cidade de Barreirinhas e, por isso, precisa ser reeleito para que continue trabalhando em prol da população. “Ele tem trajetória na defesa do nosso Maranhão. Já provou que é um homem comprometido com o desenvolvimento do nosso estado e de Barreirinhas. Ele sabe que o Maranhão não pode parar e estamos juntos nesta caminhada”, declarou.

No sábado (27), Othelino Neto esteve no povoado Mocambo, também em Barreirinhas, em uma reunião política organizada pelo ex-vereador Charles Brown, com as presenças dos prefeitos Dr. Amílcar, Leandro Moura (Santo Amaro) e Raimundo Lídio (Paulino Neves), que ratificaram o apoio à reeleição do deputado estadual.

“Tenho certeza que volto deste fim de semana, após estar no Mocambo e no Riacho do Meio, conhecendo um pouco mais da nossa tão bela e querida Barreirinhas”, finalizou Othelino Neto.

Até então blindado pela imprensa, Lula foi massacrado no Debate da Band; veja todos os detalhes

Debate promovido pela Band.
No debate presidencial deste domingo (28), na Band, a corrupção voltou a ser tema central. Notícia especialmente ruim para Lula, que não teve trégua durante toda a noite. Logo que chegou à emissora, Jair Bolsonaro disse que não apertaria a mão de ladrão, ganhando as manchetes dos sites e subindo rapidamente nos trending topics do Twitter.

Em sua primeira intervenção, o presidente falou em cleptocracia e lembrou a delação do ex-ministro Antonio Palocci, que contou sobre os pacotes de propina que entregava ao petista. Lula, para surpresa da militância, ficou sem reação, assumiu posição defensiva e mudou de assunto.

Ao farejarem o medo do líder das pesquisas, todos os demais presidenciáveis passaram a investir no tema. Ciro Gomes falou que Lula “se corrompeu mesmo”, Simone Tebet disse que “nunca terá ministros envolvidos em escândalos” e Felipe D’Ávila lembrou que o petrolão é considerado o “maior esquema de corrupção do mundo”.

Foi um massacre. Até então blindado pela imprensa simpática, Lula achava que passaria incólume apenas ostentando a sentença do Supremo que anulou suas condenações com base em filigranas jurídicas. Ao descer para o play, demonstrou não estar preparado para o jogo.

Até mesmo na pauta social, Lula levou uma surra de Bolsonaro, que ainda tripudiou sobre o Bolsa Família. “Era uma miséria. Tinha gente que ganhava R$ 80 por mês e nós entramos nessa área para valer.” Questionado sobre como conseguirá recursos para pagar o Auxílio Brasil de R$ 600 a partir de 2023, o presidente debochou. “Não roubando.”

Apesar de ter apresentado o melhor desempenho da noite, Bolsonaro não saiu ileso. Teve que responder novamente a questões sensíveis, como a gestão da pandemia e os atritos com o Supremo.

Em sua defesa, exibiu números positivos da economia e classificou como ataque às liberdades a recente decisão de Alexandre de Moraes contra empresários bolsonaristas. Mas perdeu a mão ao ofender uma das jornalistas presentes, um vacilo com o eleitorado feminino.

Basicamente, o debate se pautou pelo passado e não pelo futuro. Poucos apresentaram propostas factíveis. Apesar dos picos de audiência, ainda é cedo para saber se o enfrentamento entre os candidatos conseguirá alterar as pesquisas de opinião. Naturalmente, as militâncias de cada um passarão os próximos dias recortando e espalhando pela internet e grupos de WhatsApp os trechos com maior poder de viralização. Frases lacradoras, vacilos e expressões faciais alimentarão a safra semanal de memes.

Confira os vídeos no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

De O Antagonista. 

domingo, 28 de agosto de 2022

Prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros e técnicos da CAEMA realizam vistoria na central de tratamento

Vistoria técnica.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros e técnicos da regional da CAEMA vistoriaram o sistema de bombas responsável por enviar a água do Rio Munim para a central de tratamento, localizada em Nina Rodrigues. 

A medida demonstra a preocupação da prefeitura em ofertar água de qualidade, bem como atender toda população vargem-grandense com o abastecimento. Além da vistoria, a equipe da CAEMA está realizando um trabalho na rede de tubulação para identificar possíveis vazamentos que prejudiquem a chegada da água nas residências de Vargem Grande.

Confira mais detalhes na reportagem da SECOM:

Vereador de apenas 23 anos morre após grave acidente no interior do Maranhão

Vereador morreu no local.
Na madrugada desse sábado (27), o vereador João Vittor Santos, de 23 anos, morreu em um acidente de trânsito na MA-334, na cidade de Feira Nova do Maranhão, na região sul do Estado. A vítima era o 2° secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal da cidade.

O acidente aconteceu por volta das 3h30. Segundo moradores da região, o vereador estava sozinho dirigindo um Jeep Compass, quando colidiu em um poste de alta-tensão, que quebrou e caiu em cima do veículo.

João Vittor ficou preso às ferragens e foi retirado do carro já sem vida. O corpo foi levado para a Unidade Mista Luso Rocha, em Feira Nova do Maranhão. Após a perícia, o corpo do vereador foi liberado para a família, sendo velado na casa de sua mãe, no povoado Placas. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

João Vittor, que era comerciante e natural da cidade de Riachão, também no sul do Estado, foi eleito vereador de Feira Nova do Maranhão nas Eleições de 2020, pelo Democratas. Ele foi o vereador eleito mais jovem da cidade, com apenas 22 anos. A Prefeitura de Feira Nova do Maranhão divulgou nota lamentando a trágica morte do vereador. Nesse sábado (27), a prefeita da cidade, Luiza Coutinho Macedo, decretou luto oficial de dois dias no município, pela morte do vereador.

Do G1 MA.

Três homens são executados a tiros na Vila Isamara em Chapadinha

Local do triplo homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste sábado (27), por volta das 23h, cinco homens encapuzados e armados com pistolas invadiram uma residência localizada no bairro Vila Isamara, em Chapadinha, e praticaram um triplo homicídio. As informações são do Blog Sala Vipp.

As vítimas foram identificadas como Rafael Peres da Silva, de 24 anos; Renato Silva Sousa, de 19 anos; e José Francisco Carvalho Ambrosia, vulgo Roni, de 22 anos. Os assassinos chegaram procurando armas de fogo que estariam de posse das vítimas e, após vasculharem o local, efetuaram cerca de 20 disparos com pistolas calibre .40 e 9mm.

Após o crime, eles tomaram rumo ignorado e até o momento não foram localizados. Equipes das polícias civil e militar realizam diligências para elucidar o triplo homicídio.

sábado, 27 de agosto de 2022

Ao lado do prefeito Rodrigues, deputado Zé Carlos cumpre agenda política em Nina Rodrigues

Agenda política em Nina Rodrigues.
O deputado federal Zé Carlos cumpriu agenda no município de Nina Rodrigues, neste sábado (27). Forte candidato a reeleição pela Federação (PT, PCdoB e PV), conversou com lideranças do Partido dos Trabalhadores do Assentamento Palmares e visitou a Unidade Básica de Saúde Maria do Anjos na companhia do prefeito Rodrigues. O equipamento público é fruto de emenda parlamentar do seu mandato em parceria com a prefeitura municipal.
UBS entregue à comunidade.
O prefeito Rodrigues agradeceu Zé Carlos pelas ações levadas ao município. “Além da Unidade Básica de Saúde, foi destinado para o nosso município uma patrulha mecanizada que ajuda os nossos trabalhadores rurais. Nossa cidade agradece e estamos em busca de mais benefícios junto ao mandato do deputado”, afirmou.
Deputado Zé Carlos em Nina Rodrigues.
Zé Carlos reafirmou apoio na parceria com a cidade de Nina Rodrigues. “Os moradores ninenses podem contar comigo, assim como o prefeito Rodrigues. Um gestor sensível a buscar melhorias de vida para a população. Tenho orgulho de vir a esta cidade e ver nossas ações tendo utilidade para quem busca”, finalizou.

Da Assessoria.

Weverton Rocha realiza inauguração do comitê central de sua campanha

Comitê de Weverton. 
A animação tomou conta da multidão que participou da inauguração do comitê central de campanha, em São Luís, do candidato a governador pela Coligação Juntos pelo Trabalho, Weverton Rocha (PDT), na noite de sexta-feira (26). Estiverem presentes o senador Roberto Rocha (PTB), candidato à reeleição, deputados estaduais e federais, vereadores, prefeitos de várias cidades do estado, lideranças politicas, sindicais, comunitárias, além do público em geral.

O senador Roberto Rocha ressaltou a importância da união de todos para a transformação do estado. “Peço o empenho de cada um de vocês nesse nosso projeto para mudar o rumo do nosso Maranhão. Estou junto com o Weverton nessa luta por um estado que possa dar oportunidade para o seu povo. Aqui estamos pra renovar a nossa esperança, a certeza de um futuro melhor para o nosso Maranhão”, afirmou.

Em seu discurso, Weverton Rocha agradeceu o apoio e falou sobre seus planos de governo para o Maranhão “Quero agradecer a todos vocês que estão envolvidos nesse projeto coletivo com propósito de mudar o Maranhão. Esse sonho foi percorrido durante décadas. Começou lá atrás com o Jackson Lago, passando por vários líderes do nosso partido e aliados em busca de um Maranhão mais feliz. Nossa forma de fazer política é de casa em casa conversando, arregaçando as mangas junto com a nossa militância. Reafirmo meu compromisso com o estado, por meio de programas como o “Segunda Chance”, voltado para mulheres acima de 40 anos, que queiram voltar ao mercado de trabalho, a volta do programa “Primeiro Emprego”, para os nossos jovens, incentivo a agricultura familiar. Vamos colocar em prática a isenção para motos de até 170 cilindradas, trazer qualificação profissional entre tantos outros. Por isso, meus amigos, eu não posso fazer essa transformação sozinho, preciso que vocês me ajudem com a nossa chapa. É necessário que nós estejamos juntos. Aqui estaremos unidos para fazer do Maranhão uma grande onda do 12, uma grande onda da vitória. Agora que começou o jogo, vamos juntos para a vitória”, declarou.

Morador de São Luís acerta prêmio principal da Lotofácil e ganha quase R$ 2 milhões

Lotofácil.
Uma aposta de São Luís acertou as 15 dezenas do concurso 2.609 da Lotofácil realizado nesta sexta-feira (26). Os números sorteados foram 05, 06, 07, 09, 11, 12,15,17, 18,19,20, 21, 24 e 25. Além da aposta do Maranhão, outras duas, de Londrina (PR) e de Belo Horizonte (MG), também acertaram os 15 números e cada uma receberá premiação de mais de R$ 1,834 milhão.

Outras dez apostas – Alto Alegre do Maranhão, Caxias (02), Imperatriz, Luís Domingues, Pinheiro, São Luís (02), São Pedro da Água Branca e São Raimundo do Doca Bezerra – acertaram 14 números.

As de Imperatriz, Pinheiro, uma de São Luís e a de São Raimundo do Doca Bezerra receberão R$ 2.277,44, por terem sido feitas com 16 números, e as demais, R$ 1.138,78, por serem apostas simples.

15 acertos – 3 apostas ganhadoras, R$ 1.834.872,76;
14 acertos – 622 apostas ganhadoras, R$ 1.138,78;
13 acertos – 22.385 apostas ganhadoras, R$ 25,00;
12 acertos – 267.333 apostas ganhadoras, R$ 10,00;
11 acertos – 1.350.089 apostas ganhadoras, R$ 5,00.

Do Blog do Aquiles Emir.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Bolsonaro diz que Moro poderia ter sido seu vice: "poder subiu à cabeça"

Moro e Bolsonaro.
Diretamente de São Paulo, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que poderia ter escolhido o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro como vice-presidente na chapa à reeleição. Entretanto, segundo o presidente, o ex-juiz foi corrompido pelo “poder”.

“Estava na cabeça dele disputar a presidência [da República] um dia. Se ele tivesse se mantido numa boa comigo, ele poderia ser meu vice agora, sem problema nenhum. Mas subiu o poder à cabeça dele”, disse Bolsonaro ao mencionar o ex-ministro. 

Depois de refletir sobre diversos nomes, Bolsonaro escolheu o ex-ministro da Defesa general Braga Netto para compor a chapa. O presidente ainda pontuou que, caso fosse indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Moro “jamais” passaria numa sabatina.

“Os meus ministros, de maneira geral, não tinham quase nenhuma vivência política. O Moro é esse aí. O Moro, pela função dele, passou 20 e poucos anos dando canetada e os outros cumprindo. Quando você vai para lá, é diferente o negócio. Acho que subiu na cabeça do Moro o poder. Ele queria uma indicação para o Supremo [Tribunal Federal], [mas] jamais passaria numa sabatina no Supremo”, acrescentou.

Do Metrópoles.

Médico de 39 anos morre após colisão com carreta na BR-135

Grave acidente na BR-135.
O médico Laércio Bandeira da Costa, de 39 anos, morreu em um grave acidente, por volta das 17h dessa quinta-feira (25), no km 348 da BR-135, na zona rural de Presidente Dutra. A vítima morava em Santa Filomena do Maranhão e trabalhava em alguns municípios do Estado. Ele, que estava de carro, trafegava entre os povoados Boa Vista e Pitombeira quando bateu de frente contra uma carreta.

Com o forte impacto da batida, o veiculo de Dr. Laercio ficou com a frente totalmente destruída. Ele morreu ainda no local do acidente. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), ainda não é possível determinar as causas do acidente, o que se sabe é que um dos veículos ocupou a contramão.

O prefeito de Santa Filomena do Maranhão, Salomão Barbosa de Sousa, decretou luto oficial de três dias no município e ponto facultativo nesta sexta-feira (26). O médico era filho de Lauro Mourão e Inês Bandeira (ex-vice-Prefeita de Tuntum).

Do Blog do Gilberto Lima.

Governo do Estado e Prefeitura de Presidente Vargas inauguram Escola Digna

Ato de inauguração.
Na tarde da última quarta-feira (24), a prefeitura de Presidente Vargas, representada pela secretária de Educação Darliane Figueiredo, juntamente com a equipe de servidores do Governo do Estado Maranhão, representados pelo secretário adjunto Vitor Pflueger, inauguraram a Escola Digna do Povoado Pequi, na zona rural do município.

A escola faz parte do conjunto de medidas do Programa Escola Digna e foi conquistada pela parceria da prefeitura de Presidente Vargas com o governo do Maranhão. A intenção é atender os alunos dos povoados Pequi, Lagoa Seca, Palmeira e Estivinha durante toda sua vida escolar, dando a eles condições e estrutura para aulas mais produtivas.

A Unidade Escolar São Benedito foi uma conquista para os moradores das comunidades contempladas, que antes as crianças e adolescentes estudavam em um local sem condições de uso. O novo prédio atenderá os estudantes da educação infantil e ensino fundamental, já que contam com salas de aula confortáveis, área de lazer, banheiros, refeitório, pátio e secretaria, melhorando, assim, o ensino-aprendizado.

A secretária Darliane Figueiredo acompanhou o evento e ressaltou a importância dessa conquista. "Hoje é um dia de muita alegria, estamos cumprindo um compromisso por meio da prefeita Fabiana em parceria com o Governo do Estado do Maranhão entregando uma escola digna para as comunidades Pequi, Palmeira e Estivinha. Comunidades essas que terão sua realidade educativa transformada. Além dessa escola, de estrutura física excelente, também os alunos irão receber um acompanhamento pedagógico ainda mais reforçado", finalizou.

Da Ascom PMPV.

Polícia já identificou autor de homicídio registrado no Bairro Mocó em Coroatá

Vítima morreu no local.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme reportagem do Programa Canal Aberto, apresentada pelo repórter Alan Amorim, a polícia civil já conseguiu identificar o autor de um homicídio registrado na tarde da última quarta-feira (24), por volta das 14h30, no bairro Mocó, em Coroatá (saiba mais). O assassino seria Edinaldo da Conceição Larmina, vulgo Pé de Peru, e a motivação, segundo o major PM Luís Augusto, tem relação com o envolvimento com facções criminosas.

Confira a reportagem na íntegra:

"A sabatina de um amigo meu": Detalhes da ida de Lula ao Jornal Nacional

Lula no Jornal Nacional.
Lula não alcançou, como queria, a audiência de Jair Bolsonaro na sabatina do Jornal Nacional. Como mostramos mais cedo, para o PT “não existe comício que atinja 40 milhões de pessoas ao mesmo tempo, como o programa é capaz de fazer”. Caso a entrevista não ajude a reduzir sua rejeição nas pesquisas, o petista deverá rever sua decisão de não comparecer aos debates.

Nesta reta final, em que a diferença em relação a Jair Bolsonaro se estreita, o ainda líder nas pesquisas não pode se dar ao luxo de permanecer dentro da bolha.

Mas vamos ao que interessa.

Sobre a sabatina em si, Lula foi previsível. Manteve o tom apelativo de entrevistas anteriores, colocando-se como vítima de um improvável conluio judicial (“fui massacrado por 5 anos”) que envolveu 4 instâncias do Judiciário, da base à cúpula do Ministério Público e centenas de policiais e auditores.

O tema “Lava Jato” consumiu meia dúzia de perguntas de William Bonner e Renata Vasconcellos, que, apesar da insistência no assunto, se mantiveram na superfície do esquema de corrupção capitaneado pelo petista, sem explorar as contradições do candidato.

O tom mais suave dos apresentadores (“O Supremo te deu razão”) deixou o clima mais ameno, permitindo a Lula usar o JN como palanque e mentir como nunca antes na história deste país — sem ser desmentido, diga-se.

Em resumo, Lula vendeu pela enésima vez a ideia surrada de que a corrupção em seu governo foi investigada e que nunca teve nada a ver com as indicações dos corruptos que dilapidaram a Petrobras ou com a compra de apoio no Congresso e tantos outros escândalos (Satiagraha, Castelo de Areia etc.), investigados sim e enterrados também.

Fiquei com a impressão de que o governo de Lula não foi de Lula, pelo menos a parte ruim. Foi de um amigo, provavelmente, como nos casos do triplex e do sítio de Atibaia.

Seguindo essa lógica, não haveria razão para atribuir a ele o bom período econômico vivido na época do boom das commodities, o lucro recorde dos bancos, o Bolsa Família, a queda do desemprego e até a onda de consumo que deixou a ilusão de uma nova classe média.

O ex-presidente também nunca poderia ser responsabilizado pela recessão decorrente do abandono do tripé macroeconômico e da contabilidade criativa de sua pupila. Talvez isso tenha acontecido em outro Brasil, não no Brasil de Lula, onde mulher não apanha e a imprensa deve ser livre — regulação é coisa do amigo.

O Lula da sabatina do JN também nunca estimulou a polarização política.

Na verdade, o “nós contra eles” seria apenas uma coisa boba de “torcida organizada”, mas sem a violência. Afinal, na política é preciso tratar o outro como adversário, nunca como inimigo. A polarização é até uma coisa boa, existe em toda parte, menos “no Partido Comunista Chinês e no Partido Comunista Cubano”.

Ah, sim. O MST do Lula, segundo ele mesmo, nunca invadiu uma terra produtiva na vida. Deve ter sido outro.

De O Antagonista.

Mãe morre e filha fica gravemente ferida após atropelamento em frente ao Mateus da Cohama

Grave acidente na Cohama.
Uma mulher morreu e a filha dela ficou ferida após ambas serem atropeladas, na noite dessa quinta-feira (25), por um carro na Av. Daniel de La Touche, nas proximidades do Supermercado Mateus, no bairro Cohama, em São Luís. As vítimas foram identificadas como Dulcimar Câmara Oliveira, de 58 anos, e sua filha Adriele de Jesus, de 28 anos. Segundo informações da polícia, mãe e filha tentaram atravessar a avenida, fora da faixa de pedestres, e foram atropeladas pelo veículo Volkswagen UP, de cor prata e placa QFL-4G05.

Ainda de acordo com a polícia, Dulcimar Câmara não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Já Adriele de Jesus, foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão 2, na região da Cidade Operária. O estado de saúde de Adriele não foi informado.

Guarnições da Polícia Militar do Maranhão realizaram o isolamento da área até a chegada das equipes do Samu, Instituto de Criminalística (ICRIM) e do Instituto Médico Legal (IML). O motorista do veículo atropelador foi conduzido ao Plantão da Delegacia do Cohatrac para prestar esclarecimentos sobre o acidente.

Do Blog do Gilberto Lima.

MP-MA tenta impedir que Prefeitura da Araguanã gaste R$ 600 mil com show de Wesley Safadão

Wesley Safadão.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou, em 23 de agosto, Recomendação ao prefeito de Araguanã, Flavio Muniz, solicitando que a administração municipal não utilize recursos públicos para organizar e realizar o Festival do Peixe e, principalmente, o show do cantor Wesley Safadão, que está programado para o dia 2 de setembro. O artista cobra, em média, R$ 600 mil por apresentação. Assina a Recomendação a promotora de justiça Rita de Cássia Pereira Souza, titular da Promotoria de Justiça de Zé Doca, de cuja comarca Araguanã é termo judiciário.

De acordo com a Instrução Normativa nº 54/2018, do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), despesas com festividades pagas pelo poder público são ilegítimas quando o ente está em atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos ou com estado de calamidade ou emergência decretado.

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Araguanã é 0,533, o que coloca o município no 183º lugar entre os 217 municípios maranhenses, demonstrando a necessidade de maior efetivação de políticas públicas pelo prefeito”, explica a representante do MPMA. “Apesar dos salários dos servidores municipais não estarem atrasados, ainda há muito a evoluir na saúde e educação”.

Ainda conforme Rita Souza, a administração municipal deve atender ao interesse da coletividade, o que passa pela responsabilidade quanto aos gastos públicos. O prefeito tem cinco dias para encaminhar ao MPMA a comprovação, por escrito, sobre o eventual atendimento da Recomendação e as medidas adotadas para tal.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Weverton cumpre extensa agenda em Coelho Neto e Duque Bacelar

Weverton em Duque Bacelar.
Uma multidão participou na quarta-feira (24) de um comício com a presença do candidato a governador do Maranhão pela Coligação “Juntos pelo Trabalho”, Weverton Rocha (PDT), no município de Duque Bacelar. Junto com o prefeito Flávio Furtado e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), candidato à reeleição, Weverton Rocha falou sobre seu plano de governo e o compromisso de mudar a realidade do estado.

“Agradeço ao prefeito Flávio Furtado pela acolhida aqui em Duque Bacelar e a toda população que saiu de suas casas e veio ouvir nossas propostas. Vamos trabalhar com muita garra e determinação para virar a chave e fazer do Maranhão um estado próspero e de oportunidade para a população”, disse Weverton Rocha.

“Estamos felizes em receber aqui em Duque Bacelar nosso futuro governador. Confiamos que Weverton vai mudar a situação que o nosso estado se encontra e trazer emprego e renda para a nossa população. Com certeza teremos um governador parceiro”, afirmou Flávio Furtado.

COELHO NETO

Mais cedo, Weverton Rocha participou de uma grande caminhada e motociata no município de Coelho Neto. Com muita animação, a população da cidade saiu às ruas com o candidato que conversou com moradores e comerciantes sobre suas propostas de campanha como, por exemplo, a volta do programa “Primeiro Emprego” e a implantação do programa “Segunda Chance” para mulheres acima de 40 anos que queiram voltar ao mercado de trabalho.

“É assim que tem sido a nossa campanha, conversando, ouvindo, sabendo realmente das necessidades de cada homem e de cada mulher. Eu estou convencido que este estado tem tudo para dar certo. Ele precisa gerar trabalho, precisa dar oportunidade. O Maranhão tem condições de ser para todos, não apenas de uma panelinha. Eu tenho a coragem e estou preparado para fazer as mudanças que o nosso estado necessita. Muito obrigado, Maranhão, pelo apoio. Muito obrigado, Duque Bacelar e Coelho Neto. Vamos seguir juntos nesta caminhada”, destacou Weverton Rocha.