quarta-feira, 31 de março de 2021

Vargem Grande: Morre Dona Francisca Machado, minha avó

Francisca Machado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na tarde desta quarta-feira (31), por volta das 16h, Francisca Machado Pereira da Silva, aos 84 anos. Dona Francisca, como era carinhosamente conhecida por todos, nasceu em Esperantina, no estado do Piauí, mas há mais de 50 anos chegou em Vargem Grande e constituiu família, ao lado do seu companheiro de vida Francisco Avelino, o Jabiraca.

Jabiraca e Dona Francisca se destacaram como sendo um dos primeiros casais de comerciantes da cidade e permaneceram juntos até 2017, quando ele nos deixou. Agora ela seguiu para ao seu encontro. A morte aconteceu no Hospital Regional de Timbiras, onde ela se tratava das complicações da diabetes, mas infelizmente não resistiu.

Dona Francisca é mãe de minha mãe, portanto, minha avó materna, pessoa que sempre admirei e também agradeço pelos ensinamentos em vida. Descanse em paz, vovó!

Presidente da Famem orienta aos prefeitos barreiras sanitárias e vacinação durante feriado prolongado

Erlanio Xavier.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, orienta aos prefeitos maranhenses que implantem barreiras sanitárias e intensifique a vacinação durante o feriado prolongado da Semana Santa.  

Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, o representante dos gestores, destacou o momento difícil enfrentado e a situação da saúde nas cidades. “Estamos vivendo o pior momento da crise do novo coronavírus. O sistema de saúde está à beira de um colapso e os impactos na economia e na vida de todos em nossas cidades são enormes. Nossos profissionais da linha de frente estão exaustos. O atual momento da pandemia exige ainda mais comprometimento e responsabilidade não só de nós, gestores, mas de toda sociedade”, disse.

O Maranhão bateu o recorde de mortes em 24 horas, com 42 óbitos na última segunda-feira (29) e já atingiu a marca de mais de 6 mil vidas perdidas. “Para nós, prefeitos, este feriado prolongado vai ser de muito trabalho para proteger a nossa população. Peço aos gestores que reforcem as medidas de contenção da pandemia. Façam barreiras sanitárias, para evitar a circulação de pessoas entre municípios e mantenham somente os serviços essenciais funcionando”, destacou.

O prefeito ainda pediu para intensificar a vacinação da Covid-19 durante o feriado, com as doses que já estão nos municípios. Para ele, a vacinação da população é prioridade número um das prefeituras. 

Erlanio também fez apelo para que toda a população maranhense colabore, evitando viagens no feriadão. “Eu peço a todos. Não viagem para visitar parentes em outros municípios neste feriado. Sua maior demonstração de amor pelos seus entes e amigos é proteger suas vidas. São dias para celebrar a ressurreição de Cristo e renovar as esperanças. E eu tenho muita esperança de que isso vai passar. Nós vamos vencer”, finalizou.

Nina Rodrigues: Pacientes vencem a Covid-19 e recebem alta do Hospital Madalena Braga

Pacientes recebendo alta hospitalar.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (31) diversos pacientes receberam alta do hospital municipal Madalena Braga, em Nina Rodrigues, após travarem uma intensa batalha contra a Covid-19, doença que vem causando dor em muitas famílias de todo país. 

Durante o período em que estiveram internados, cerca de 10 a 15 dias, todos recebem assistência dos profissionais da unidade, como explica a diretora do hospital Fabíola Trabulsi. "Agradeço a nossa equipe e ao prefeito Rodrigues e ao secretário Jorge Neto, que nunca nos deixaram faltar nada. Sempre atenderam nossas solicitações no que diz respeito a medicações, profissionais e alimentação. Iremos vencer essa pandemia, pois temos compromisso com o povo de Nina Rodrigues", disse.

O mesmo explicou o médico Samuel Viterbos, coordenador de combate ao coronavírus no município. "Demos várias altas, de muitos amigos, que venceram a Covid-19. Uma satisfação enorme ter cuidado desses amigos. Louvo ao Senhor por esta vitória!", explicou.

"E muito gratificante ver essas pessoas recuperadas da Covid-19, a gestão está trabalhando dia e noite para que os pacientes se recuperem, mesmo diante das dificuldades que o país atravessa. Aproveito a oportunidade para agradecer toda a nossa equipe de saúde e ao nosso prefeito, que está dando total apoio para que a gente combata esse vírus!", finalizou o secretário municipal de Saúde Jorge Neto.

Veja como está sendo feito o enfrentamento da pandemia em Nina Rodrigues: 

Delegado de Vargem Grande fala sobre investigações para elucidar assassinato de adolescente de 16 anos

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, concedeu entrevista a equipe de reportagem da TV Nova e falou sobre o andamento das investigações para elucidar o assassinato do adolescente Luís Fabiano da Silva, de 16 anos. O homicídio aconteceu na noite da última terça-feira (23), quando o corpo do jovem foi encontrado por populares dentro de um carro no bairro Campo de Aviação (saiba mais). 

Dias após o crime, uma operação das polícias civil e militar conseguiu localizar o esconderijo dos supostos assassinos no povoado Caldeirões, mas os suspeitos conseguiram fugir, deixando para trás duas armas de fogo (relembre).

Veja a entrevista na íntegra:

Morre o vereador de São Luís Batista Matos, mais uma vítima da Covid-19

Batista Matos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na manhã desta quarta-feira (31) o jornalista e vereador de São Luís João Batista Matos. O parlamentar foi diagnosticado com a Covid-19 e precisou ser internado em um hospital da capital, mas, infelizmente, não resistiu às complicações da doença e faleceu.

A assessoria divulgou nota oficial:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

2 Timóteo 4:7-8

É com imensa tristeza e consternação que a assessoria e a família comunicam o falecimento do nosso irmão em Cristo e eterno Vereador João Batista Matos Viana Pereira, ocorrido no início da manhã desta quarta-feira, 31 de março de 2021, em decorrência de complicações pela Covid-19.

Nesse momento de extrema dor, pedimos as orações e a consolação do ESPÍRITO SANTO de DEUS sobre sua amada esposa Liana Ramalho, filhos Samuel e Daniel Matos, sua mãe D. Clenir, parentes, irmãos em Cristo e amigos.

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos”.

Salmos 116:15

Trajetória

João Batista Matos é casado com a arquiteta Liana Ramalho com quem tem dois filhos, Samuel e Daniel. Uma das primeiras batalhas vencidas foi a dificuldade na infância. Filho de uma mãe que lavou roupa e também cuidou da casa dos outros, aos 40 dias de seu nascimento foi morar com outros familiares em Bacabal. Retornou sete anos mais tarde, quando a mãe, Dona Clenir, que é exemplo de conquista para o filho, já era auxiliar de enfermagem concursada do hospital Dutra e do Hospital Infantil.

João Batista frequentou as escolas públicas (Luís Viana, Sesi e Liceu) e com muita determinação superou cada obstáculos impostos pela vida. Obstáculos que, como diz, serviram como provas para capacitá-lo a enfrentar grandes desafios. Com isso, o sonho de se tornar um grande comunicador virou uma realidade, sendo aprovado anos mais tarde para o curso de Comunicação Social na UFMA (Radialismo). Também foi professor de inglês e membro de uma Ong francesa.

Após anos de vivência com entidades comunitárias e o dia-a-dia nas redações do O Estado do Maranhão, O Imparcial e nas rádios Mirante e FM Esperança, permitiram que João Batista entendesse sua vocação para a política. Muito mais que isso, entendesse a vocação para atender as necessidades do seu povo, da sua gente.

Colisão frontal envolvendo duas carretas deixa um morto e três feridos na BR-316

Acidente fatal.
Um forte choque provocado por uma colisão frontal envolvendo duas carretas resultou na morte de uma pessoa e deixou outras três feridas no km 599,5 da BR 316, no município de Timon, leste maranhense. O grave acidente aconteceu por volta das 21h50 de terça-feira, 30 de março de 2021, no povoado Carnaúba de Pedras, distante quinze quilômetros do perímetro urbano de Timon. 

Uma das carretas transportava botijões de gás butano, que se espalharam no perímetro do acidente. O evento deixou a via totalmente bloqueada até as 2h da madrugada, quando a equipe PRF da Unidade Operacional de Caxias, responsável pelo atendimento da ocorrência, conseguiu fazer a liberação da estrada.

O local não possui área de cobertura de celular, o que dificultou o fluxo de informação sobre vítimas e sobre a interdição total da BR-316. Os veículos envolvidos são um VOLVO/VM 330 8X2R, de cor branca, placas de São Luís/MA, cujo condutor morreu em decorrência da colisão, e um VOLVO/NL10 340, branco, placas de Sapê/PB.

A vítima fatal e os três feridos graves foram levados para uma unidade hospitalar daquele município. De acordo com os levantamentos realizados no local pela equipe PRF, a causa provável do acidente seria "dormir ao volante". Durante o dia a PRF deverá informar outros detalhes do ocorrido.

Fonte: PRF.

terça-feira, 30 de março de 2021

Recuperado da Covid-19, Benedito Coroba será reempossado Prefeito de Itapecuru-Mirim

Benedito Coroba.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Itapecuru-Mirim Benedito Coroba será reempossado no cargo pela Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta quarta-feira (31). A sessão extraordinária foi convocada pelo presidente do poder legislativo, vereador Cleomar Rodrigues, e acontece a partir das 9h de maneira virtual.

O prefeito Coroba estava afastado das suas funções desde o mês passado, quando foi diagnosticado com Covid-19, juntamente com a primeira-dama Teresa Landi. O gestor precisou ser internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, inclusive sendo necessário ser levado para UTI (saiba mais).

Enquanto isso, o vice-prefeito Maurício Nascimento assumiu o comando do município e deu continuidade no enfrentamento da pandemia e demais ações do governo (relembre). O município tem atualmente 193 casos ativos da Covid-19 e 36 óbitos.

Policiais militares prendem vendedor ambulante dentro do Terminal do São Cristóvão

Vendedor ambulante preso.
Um vendedor ambulante foi detido nesta terça-feira (30) por desacato após ofender policiais militares dentro do Terminal de Integração do São Cristóvão, em São Luís. Em nota ao G1, a Polícia Militar (PM) informou que o caso aconteceu após o jovem se recusar a deixar o local, devido a proibição do comércio ambulante dentro dos terminais.

O vídeo que mostra a prisão viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o vendedor aparece deitado no chão e um policial tenta colocar as algemas nele. Ele resiste, até que consegue ser preso. Algumas pessoas que estavam no local também pedem que o jovem não seja preso. Segundo a polícia, o vendedor foi apresentado no distrito policial sem lesões corporais.

Veja as imagens:


Do G1 MA.

Othelino destaca aprovação do auxílio emergencial a restaurantes, bares e ao setor cultural

Deputado Othelino Neto durante a sessão remota.
Após a sessão desta terça-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), concedeu entrevista e destacou os projetos aprovados, entre eles a Medida Provisória 341/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de auxílio emergencial aos estabelecimentos comerciais do setor de bares, restaurantes, lanchonetes e à área cultural. A matéria foi aprovada pelo Plenário da Casa, em sessão remota realizada nesta terça-feira (30). A MP segue agora para promulgação.

Othelino pontuou que o setor de bares e restaurantes foi um dos mais atingidos pelas restrições necessárias ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Por isso, segundo o parlamentar, a concessão do auxílio no valor de R$ 1.000,00, pago em cota única, dará um fôlego aos proprietários desses estabelecimentos comerciais, com a finalidade de contribuir para a manutenção dos postos de trabalho durante o período de suspensão do funcionamento, em virtude das normas sanitárias.

“Sendo assim, o Governo do Estado baixou uma Medida Provisória estabelecendo o auxílio emergencial para esses setores e a Assembleia, hoje, converteu essa MP em lei, dando a garantia de que aqueles que se habilitaram poderão receber o benefício”, afirmou Othelino.

Já os trabalhadores da cultura, anteriormente selecionados por meio das ações emergenciais (auxílio emergencial e editais da Secretaria de Estado da Cultura - SECMA) previstas na Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), terão direito a auxílio no valor de R$ 600,00, também pago em cota única.

Na Mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino justifica a urgência da matéria frente à necessidade de se adotar, com a maior brevidade possível, mais uma medida capaz de contribuir para o enfrentamento dos reflexos da pandemia da Covid-19 nos setores econômico e social do Estado.

Outras matérias 

Foi aprovada, também, a Medida Provisória 342/21, que reduz o ICMS de alguns produtos utilizados no combate à pandemia da Covid-19. E, ainda, o PL 050/2021, de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS), que dispõe sobre a aplicação de sanção administrativa à pessoa que se sobrepuser na ordem definida para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Outro projeto aprovado foi o de número 263/2020, de autoria da deputada Daniella Tema (DEM), que obriga as farmácias a expor um cartaz da campanha ‘Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no Maranhão’.

Ainda na sessão desta terça-feira, foi aprovado o PL 332/2020, de autoria do deputado Rafael Leitoa (PDT), que dispõe sobre o funcionamento de academias de musculação e demais estabelecimentos de condicionamento físico, iniciação e prática esportiva, de ensino de esportes e de recreação esportiva.

Delegado de Cantanhede morre em decorrência da Covid-19

Delegado Diogo Antônio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado de polícia civil Diogo Antônio Cabral Melo, de 40 anos, titular da delegacia de Cantanhede, morreu nesta terça-feira (30) em decorrência do novo coronavírus. O delegado era natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, e desde 2014 exercia a função no Maranhão.

O delegado geral da polícia civil do Maranhão André Gossain emitiu nota de pesar em razão do falecimento do colega. Veja abaixo:

A Polícia Civil do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do Delegado de Polícia Civil, Diogo Antônio Cabral Melo, 40 anos, falecido em 30.03.2021, lotado na Delegacia de Cantanhede. Natural de Belo Horizonte, Diogo era delegado no estado do Maranhão desde 13.01.2014, e faleceu em razão da Covid-19.

A Polícia Judiciária se solidariza com seus familiares, amigos e colegas, neste momento de dor e consternação.

André Gossain
Delegado Geral

INVESTIGADOR

Também faleceu hoje o investigador da polícia civil Wladimir Fontenele Sá Barreto, de 44 anos, lotado na delegacia de São Francisco do Maranhão. A morte também se deu em razão da Covid-19. Veja a nota do delegado geral André Gossain:

A Polícia Civil do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do Investigador de Polícia Civil, Wladimir Fontenele Sá Barreto, 44 anos, falecido em 30.03.2021, lotado na Delegacia de São Francisco do Maranhão. Wladimir estava internado desde 14 de março, na cidade de Teresina/PI, em razão da Covid-19.

Neste momento de dor e consternação, a Polícia Judiciária se solidariza com seus familiares, amigos e colegas.

André Gossain
Delegado Geral

PM de Vargem Grande efetua prisão por tráfico de drogas e receptação no Bairro São Miguel

Droga e moto apreendidas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta terça-feira (30), por volta das 11h, policiais militares de serviço em Vargem Grande realizavam patrulhamento pela Rua São Miguel, no bairro de mesmo nome, quando avistaram um indivíduo com atitudes suspeitas trafegando em uma motocicleta.

De imediato foi solicitada a parada, mas o suspeito desobedeceu e se evadiu em alta velocidade, sendo perseguido pela guarnição e preso pouco tempo depois. Ele foi identificado como F.J.B.P. da C., de 19 anos. Com ele os policiais apreenderam 158 gramas de maconha e a moto Honda CG 160, de placa OFQ-3857 e de cor vermelha, que possuía restrição de roubo/furto.

PRF realiza Operação Duas Rodas e apreende 82 veículos nas BRs 135, 222 e 316

Operação Duas Rodas.
O crescimento exponencial de motocicletas em circulação nas vias das cidades brasileiras nos últimos anos tem sido acompanhado de elevado número de acidentes e infrações de trânsito. Devido a sua facilidade de aproximação e fuga, a motocicleta também vem sendo amplamente utilizada no cometimento de diversos crimes por ocasião da sua mobilidade.

No decorrer dos cinco dias de operação, de 22 a 26 de março de 2021, a PRF atuou nos municípios de Miranda do Norte, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Barreirinhas, Humberto de Campos, Arari e Vitória do Mearim, abrangendo as BRs 135, 222 e 316.

Durante o período da Operação Duas Rodas foram fiscalizados 208 veículos e um total de 232 pessoas fiscalizadas. Ainda foram lavrados 255 autos de infração, sendo os principais: condutores sem possuir CNH, condutores e passageiros sem utilizar capacete de segurança, veículos indevidamente licenciados, em mau estado de conservação e segurança, sem equipamentos de segurança e ultrapassagens em local proibido.

As ocorrências criminais resultaram em 11 (onze) pessoas detidas, 19 (dezenove) veículos recuperados, sendo 09 (nove) adulterados e 10 (dez) roubados. A PRF em todo o estado maranhense tem trabalhando diuturnamente no combate à criminalidade e para reduzir índices de acidentes, sempre com objetivo de preservar vidas humanas.

Fonte: PRF.

Polícia Federal deflagra operação para combater tráfico internacional de drogas no Maranhão

Operação da Polícia Federal.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 30 de março, na baixada maranhense, a Operação Apachetas, a qual tem por escopo combater os crimes de Tráfico Internacional de Substâncias Entorpecentes, Associação para o Tráfico, Lavagem de Capitais e o Comércio ilegal de armas de fogo (e munições) naquela região. Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de Cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.

A investigação conduzida pela Polícia Federal no Maranhão teve início em 2017, e após a realização de inúmeras diligências, foi possível identificar e qualificar dezenas de envolvidos que em comunhão de desígnios constituíram, no mínimo, 3 (três) associações criminosas com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.

Ademais, com a investigação policial foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600kg de Cocaína, bem como efetuar o desmantelamento de um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino).

Neste contexto, a Polícia Federal representou judicialmente por 26 (vinte e seis) mandados de busca e apreensão e 22 (vinte e dois) mandados de prisão, sendo tais pedidos deferidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão. Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 (quarenta e sete) anos de reclusão.

Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus – AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO, bem como em Pinheiro – MA e contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 (quatro) investigadores da Policia Civil do Maranhão – PCMA, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores.

** A operação foi denominada Apachetas, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a “apacheta” a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).

Vereador Silvan da Colônia vai doar cestas básicas e peixes para famílias de Vargem Grande

Vereador Silvan.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vereador Silvan da Colônia se prepara para fazer a doação de cestas básicas e de peixes para famílias em vulnerabilidade social de Vargem Grande durante esta semana santa. De acordo com o parlamentar, serão atendidos os moradores de bairros periféricos e também de povoados da zona rural.

"Sei que o atual momento que enfrentamos é muito difícil, principalmente em razão da pandemia, e muitas famílias não tem condições de comprar o alimento. Vendo isso, mesmo com o pouco que a gente tem, vamos dividir com nossos conterrâneos", disse o vereador de primeiro mandato que vem se destacando no parlamento vargem-grandense.
Cestas básicas.
As entregas acontecerão durante esta terça-feira (30) e quarta-feira (31), e certamente levarão alegria para muitas pessoas nesta semana santa, quando é comemorada a Paixão de Jesus Cristo.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Famem organiza Consórcio Público dos municípios do Maranhão

Famem.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) lidera a instituição consórcio público para dar suporte aos municípios e a reunir esforços para a elaboração de políticas econômicas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional. Neste momento de pandemia, o Consórcio pode ser a solução para que os municípios adquiram vacinas contra Covid-19 caso o Plano Nacional de Imunização do governo federal não consiga atender a demanda. 

O consórcio é um importante meio de concretização do federalismo cooperativo e instrumento de implementação de políticas públicas mais eficientes, trazendo para o âmago municipal e regional as discussões de temas inerentes aos interesses intermunicipais.

O Consórcio da Famem já conta com 11 filiados. A entidade tem convidado os municípios a se consorciarem com base na Lei nº. 11.107/2005. Quanto mais consorciados, maior a efetividade pode negociar em melhores condições a aquisição de produtos e serviços, ganhando agilidade no atendimento das demandas públicas. Para participar, o município deve aderir à iniciativa, sem custo nenhum, em formulário específico no site da Famem. A documentação também está disponível no site da Federação. 

A adesão garante diversos benefícios. O município pode conseguir repasse de recursos federais e estaduais via Consórcio. O município pode viabilizar asfaltamento com a ata de adesão, sem ter que fazer licitação própria, agilizando o processo.

Com relação às vacinas contra Covid-19, os recursos para compra poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e estaduais e de eventuais doações nacionais e internacionais.

PM prende indivíduos de Chapadinha por porte ilegal de arma de fogo e desacato em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta segunda-feira (29), por volta das 15h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande foram informados via telefone funcional de que haviam dois indivíduos em atitude suspeita às margens da BR-222, próximo a entrada do Residencial Canaã. Os dois estavam solicitando parada aos veículos que trafegavam pela rodovia, sendo que um deles apresentava um volume na cintura.

De imediato a guarnição seguiu para o local, onde foi possível avistar os dois suspeitos, identificados posteriormente como F. das C.A.C. e R.F.A.B., ambos residentes em Chapadinha. Com o primeiro foi encontrada uma arma de fogo do tipo revólver calibre 38 com cinco munições intactas. Após receber voz de prisão, ele ainda tentou resistir e por várias vezes desacatou os policiais com palavras de baixo calão, sendo necessário fazer o uso moderado e proporcional da força.

Com eles ainda foi apreendida a quantia em dinheiro de R$ 1.362,25, cartões magnéticos, documentos pessoais e um aparelho celular. Desta forma, ambos foram apresentados na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Morre em São Luís a jornalista Rosenira Alves, vítima da Covid-19

Rosenira.
Morreu nesta segunda-feira (29), por volta das 15h30, a jornalista Rosenira Alves, aos 60 anos. Ela estava internada no Hospital Universitário da UFMA para tratar a Covid-19, desde o dia 14 de março, após relatar falta de ar e dores nas costas.

Rosenira era colunista do Jornal Pequeno e assinava a Coluna Vip, veiculada sempre aos domingos. Atualmente também atuava no seguimento online. Ela teve passagens pela assessoria da Assembleia Legislativa do Maranhão, Câmara Municipal de São Luís e Governo do Piauí.

Em uma de suas últimas postagens nas redes sociais, Rosenira celebrou o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, ela afirmou: “Eu sou mulher e decidi viver de escolhas, não de chances”.

Durante as comemorações do Dia da Mulher, Rosenira informou que quando a pandemia permitisse, ela iria realizar o seu tradicional prêmio Mulher de Expressão. No dia 6 de março, Rosenira comemorou que sua mãe que vive em Teresina já tinha tomado a primeira dose da vacina. Rosenira era casada e tinha duas filhas.

Do Blog do Diego Emir.

Revoltante! Frentista é esfaqueado por se recusar a vender bebida alcoólica no Maranhão

Um frentista do posto de combustível Marino, no bairro Formosa, em Timon, foi esfaqueado, na madrugada deste sábado (27), por ter se recusado a vender bebidas alcoólicas, cuja comercialização durante a noite é proibida por decretos da Prefeitura de Timon e Governo do Maranhão.

Os policiais militares de Timon informaram que os homens, pai e filho, revoltados pela recusa do frentista em vender bebidas alcoólicas, depredaram um automóvel, rasgando a película, que estava estacionado no estabelecimento. O frentista foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Timon.

Confira a reportagem da TV Meio Norte:


Do Portal Meio Norte.

Jovem de 17 anos é assassinada a tiros em Chapadinha

Larissa foi morta a tiros.

A jovem Larissa Gomes, de 17 anos, foi assassinada por volta das 22h deste domingo (28), no Bairro Boa Vista, próximo à UFMA, em Chapadinha. De acordo com as primeiras informações, Larissa retornava sozinha, de moto, da Igreja para sua casa, quando foi alvejada com dois tiros na cabeça. O crime ocorreu próximo à residência da vítima.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do William, Larissa chegou a gritar por socorro duas vezes, antes de ser alvejada. Não foi levado nada dela.

A mãe da vítima abriu a porta de casa assim que ouviu os disparos, e já se deparou com a cena lamentável de sua filha caída. Ela é filha da professora Izuila, que trabalha do Colégio Batista Chapadinhense, e do representante de vendas Claudinei.

Do Blog do William Fernandes.

Deputado Wellington solicita urgência em tramitação de projeto que impede aumento nas mensalidades escolares em 2021


O deputado estadual Wellington do Curso protocolou requerimento solicitando tramitação de urgência no Projeto de Lei nº 323/2020 que proíbe reajustes no valor das mensalidades pelas instituições de ensino fundamental, médio e superior da rede privada do Estado do Maranhão para o ano de 2021. O projeto, que está pendente de parecer, tem como justificativa a pandemia do novo coronavírus que retirou a fonte de renda de várias famílias maranhenses e diminuiu os custos das instituições de ensino devido a ausência de atividades presenciais.

De acordo com o parlamentar, essa é mais uma medida para proteger o consumidor de eventuais abusos nas mensalidades e garantir que as famílias mantenham seus filhos na escola.

“Diante da pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais paralisadas e, consequentemente, houve redução de custos de funcionamento. Ao mesmo tempo, muitas famílias maranhenses perderam sua fonte de renda em função das medidas de isolamento social. Pensando nisso, elaboramos Projeto de Lei nº 323/2020 na Assembleia Legislativa que proíbe reajuste no valor das mensalidades das instituições de ensino fundamental, médio e superior da rede privada do Estado do Maranhão para o ano de 2021. O projeto está pendente de parecer da Comissão de Constituição e Justiça e, por isso, solicitamos urgência em sua tramitação já que o ano já começou e as mensalidades já estão sendo cobradas com reajuste. Essa é mais uma forma de proteger o consumidor de eventuais abusos e garantir que os pais mantenham seus filhos na escola mesmo com todos os impactos financeiros causados pela pandemia da COVID-19”, disse Wellington.

Idoso morre após rodar por mais de 4h em busca de leito em São Luís

Idoso morreu a espera de leito.
Um vídeo exibido pelo Fantástico, na TV Globo, mostrou um paciente de Bacabeira, dentro de uma ambulância, e o desespero da irmã que procurava atendimento para ele em um hospital, entre a noite e a madrugada do último sábado (27).

O idoso na maca é José Maria Santos Bandeira, de 60 anos. A irmã dele gravou o vídeo dizendo que eles saíram de Bacabeira em direção à São Luís por volta das 21h.

Após rodarem por mais de 4h, sem vagas em cinco hospitais, a irmã chora desesperada sem ter para onde levar seu José. “É ser humano, gente. Não é um animal não”, diz aflita. O idoso morreu ainda na madrugada de sábado. O atestado de óbito aponta que a causa foi uma parada cardiorrespiratória.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou à produção do Fantástico, por meio de nota, que o “José Maria Bandeira foi enviado a São Luís já em estado gravíssimo e sem pedido de leito na capital. Por apresentar sintomas gripais, ele não foi atendido na rede municipal da capital e acabou sendo encaminhado para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) estadual. Ele chegou a ser acomodado em leito de UTI, mas não resistiu”, diz a nota.

A reportagem mostrou cenas de desrespeito às restrições de circulação em diversas cidades do país. Em várias capitais, teve gente que ignorou as medidas tomadas pelas autoridades para tentar frear a transmissão da Covid. O desrespeito às medidas espalha o coronavírus e causa mortes.

Do Imirante.com.

Genro do presidente do TRE-MA morre após acidente de trânsito em São Luís

Hugo Leonardo.
Um homem identificado como Hugo Leonardo Ferreira de Sousa, de 41 anos, morreu após ser vítima de um acidente de trânsito na noite desse sábado (27) na Avenida Daniel de La Touche, no bairro Parque Shalon, em São Luís.

Hugo Leonardo, conhecido como Léo, era genro do desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE). Além disso, ele era cunhado do deputado estadual Pará Figueiredo (PSL).

De acordo com a Polícia Militar, Hugo Leonardo estava trafegando pela avenida em uma motocicleta quando colidiu com um veículo. Na colisão, ele caiu no chão e bateu com a cabeça no solo. A vítima também teve lesões no braço e na perna.

Hugo Leonardo foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levado ao Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele deixa mulher e dois filhos.

Em nota, a vice-presidente do TRE-MA Angela Salazar prestou solidariedade e condolências à família de Hugo Leonardo e ao desembargador Joaquim Figueiredo. Por meio de uma rede social, o deputado estadual Pará Figueiredo também lamentou a morte do cunhado e disse que Leonardo deixará muitas saudades.

Do G1 MA.

domingo, 28 de março de 2021

Após vencer na abertura da Fórmula 1, Lewis Hamilton garante que vem ao Maranhão ainda este ano

Lewis Hamilton.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton venceu neste domingo (28) o Grande Prêmio do Bahrein, que abriu a temporada 2021. E após a corrida, Hamilton garantiu que pretende visitar o Maranhão ainda este ano. "Lá tem aquele lugar com aquelas dunas de areia e as piscinas", fazendo referência aos Lençóis Maranhenses.

O desejo é antigo. Ainda em 2019, quando estava no Brasil para participar do Grande Prêmio de Interlagos, o heptacampeão já falou sobre a vontade de conhecer os lençóis (relembre).

Quem já realizou esse desejo foi o também piloto de Fórmula 1 Max Vestarppen, que, inclusive, foi o segundo colocado na corrida de hoje. Vestarppen esteve em dezembro do ano passado curtindo férias em Santo Amaro ao lado de amigos, dentre eles o piloto brasileiro Nelson Piquet Júnior (saiba mais).

Veja a entrevista:

Vargem Grande: Mais vidas são perdidas para Covid-19

Jorginete Mesquita.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

As últimas horas foram marcadas por muita tristeza para diversas famílias vargem-grandenses que perderam seus entes queridos para a Covid-19. Somente durante este final de semana pelo menos três pessoas morreram após as complicações do novo coronavírus.

No sábado (27) um jovem de 32 anos, identificado como Márcio Costa, faleceu em um hospital de São Luís. O mesmo aconteceu com o idoso Constâncio, que há pelo menos duas semanas estava hospitalizado e não resistiu na manhã de hoje (28). Ele era natural do povoado Pedra Grande.

Outra morte que abalou a população foi de Jorginete Rodrigues Mesquita, de 58 anos. Ela estava internada na UTI do Hospital das Clínicas Integradas, também em São Luís, e não resistiu as complicações da doença. Dona Jorge, como era carinhosamente conhecida, era muito querida por sua simpatia e alegria.

Somente nesta segunda-feira (29), quando a secretaria municipal de Saúde divulgar o boletim epidemiológico, teremos os números oficiais de Vargem Grande.

Nina Rodrigues registra duas mortes por Covid-19 em menos de uma semana

Hospital Madalena Braga.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A cidade de Nina Rodrigues, infelizmente, registrou duas mortes em decorrência da Covid-19 nos últimos dias. Apesar dos esforços da equipe da secretaria municipal de Saúde e dos profissionais da linha de frente que atuam no Hospital Madalena Braga, a agressividade da doença foi mais forte.

Na quinta-feira (25) morreu o Sr. Orlando Nascimento, de 67 anos. Ele estava internado na unidade hospitalar. Já na manhã deste domingo (28) Dona Fátima, esposa do Sr. Dedeca, casal muito conhecido e muito querido por todos os Ninenses, faleceu na UPA do Vinhas, em São Luís. Ela também estava internada no hospital municipal e precisou ser transferida para a capital do estado, mas não resistiu. 

Com isso, o município tem 7 óbitos pelo novo coronavírus. Ficam aqui nossos sentimentos a todos os familiares e amigos das vítimas e também nos unimos em oração para que os pacientes diagnosticados com o vírus se recuperam o quanto antes.

Vereador de São Luís é internado na UTI após complicações da Covid-19

Batista Matos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A assessoria do vereador de São Luís João Batista Matos divulgou uma nota pública neste sábado (27) informando que o parlamentar se encontra hospitalizado em Unidade de Terapia Intensiva, em decorrência de complicações da Covid-19. "A confiança na competência e dedicação da equipe médica que o assiste nos dá a certeza de que ele está em segurança e se restabelecerá completamente", diz a nota.

Confira a nota na íntegra:

A assessoria do Vereador João Batista Matos e sua família informam que nosso querido irmão se encontra hospitalizado em Unidade de Terapia Intensiva, em decorrência de complicações da Covid-19. A confiança na competência e dedicação da equipe médica que o assiste nos dá a certeza de que ele está em segurança e se restabelecerá completamente.

As mensagens de afeto, otimismo e os “Relógios de orações” que não descansam nem mesmo por um segundo, pela saúde e pronta recuperação de Batista, nos confortam e renovam a confiança em nosso Pai Supremo, nosso Deus, que tudo pode, conhece e cuida de cada um de nós.

O vereador Batista tem sido fervoroso defensor de medidas sanitárias, respeito ao distanciamento social e vacinação. Ciência e fé devem caminhar lado a lado, façamos a nossa parte; cuidar de si hoje é cuidar de todos.

Continuemos nessa corrente de oração, clamando a Deus pela vida do nosso líder e irmão, bem como de todas as pessoas que se encontram em dificuldade similar, nestes difíceis tempos de pandemia. 

Em breve, traremos melhores notícias, com a graça e permissão de Deus.

sábado, 27 de março de 2021

Secretaria de Saúde de Buriti confirma morte de bebê de 1 ano por Covid-19

Nota da Semus.
A Secretaria de Saúde de Buriti confirmou, por comunicado publicado nas redes sociais, o primeiro óbito em criança causado pela Covid-19. Segundo as informações da nota, a criança tinha apenas 1 ano de idade e estava internada em Coelho Neto. Ela tinha comorbidades e o estado de saúde se agravou com parada cardiorrespiratória e insuficiência respiratória aguda. A morte aconteceu por volta das 13h deste sábado (27).

A Semus diz estar incansavelmente em alerta a todos os casos de Covid-19. “Alertamos toda sociedade a seguir os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus e aqueles que apresentarem quaisquer sintomas gripais ou sintomas de dificuldade respiratória, procurem imediatamente o centro de Referência Municipal Contra a Covid-19”, disse.

Com este óbito, sobe para 20 o número de mortes pela doença em Buriti. São 847 diagnósticos positivos, 28 ativos e 35 suspeitos de contraírem a doença. 

Do Correio Buritiense.

Homem é executado a tiros por dupla em moto na zona rural de Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde deste sábado (27), por volta das 15h30, um homicídio com características de execução foi registrado no povoado Bacuri dos Lourenços, na zona rural de Vargem Grande. 

Segundo informações, Gilvan Silva dos Santos, de 40 anos, estava nas imediações de sua residência quando dois indivíduos não identificados em uma motocicleta Honda Bros de cor azul se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Gilvan foi atingido por seis disparos, sendo três nas costas, dois no abdômen e um no pescoço, tendo óbito imediato.

A polícia militar esteve no local apurando o caso e colhendo informações que possam ajudar na elucidação do crime. A PM informou também que a vítima não possuía passagens pela polícia. A primeira linha de investigação aponta para acerto de contas. A polícia civil e a guarda municipal também estavam presentes.

Autoridades intensificam fiscalizações para garantir cumprimento de medidas restritivas em Vargem Grande

Estabelecimentos comerciais sendo fiscalizados.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em recente reunião no gabinete da prefeitura de Vargem Grande, envolvendo o prefeito Carlinhos Barros, a secretária municipal de Saúde Thaís Mesquita, a comissão de enfrentamento a Covid-19 e os representantes das polícias civil e militar e da guarda municipal, trataram sobre medidas para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Após a reunião, ficou acordado entre as autoridades presentes que seriam intensificadas as fiscalizações a população e também aos estabelecimentos comerciais no que diz respeito ao cumprimento das normas sanitárias. 

E desde então o trabalho vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança juntamente com a vigilância sanitária. Caso haja descumprimentos, os responsáveis serão notificados e, em caso de reincidência, multados ou até mesmo ter seu alvará de funcionamento suspenso.

Veja como estão sendo realizadas as barreiras:


Bombeiros encontram corpo de homem que morreu por afogamento no Rio Itapecuru

Buscas no Rio Itapecuru.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante esta sexta-feira (26), os bombeiros militar do 11º BBM, sediado em Itapecuru-Mirim, em conjunto com a equipe de mergulhadores do BBMar, deram prosseguimento na ocorrência de afogamento registrada no Rio Itapecuru, nas proximidades do povoado Timbotiva, em Santa Rita.

A vítima, Antônio Abreu Araújo, de 45 anos, desapareceu nas águas do rio por volta das 15h da última quarta-feira (24). Ele estaria ingerindo bebida alcoólica e adentrou em uma canoa para atravessar o rio na companhia de um amigo não identificado, no entanto, somente a canoa e seu calçado foram encontrados na margem de origem da travessia (reveja).

Os militares começaram as buscas do segundo dia às 9h, descendo o rio em direção a Rosário, quando populares avistaram o corpo da vítima emergindo. A guarnição resgatou o corpo, realizou os procedimentos necessários e entregou aos familiares para que procedessem com os serviços funerários.

Vereador de Araguanã ligado a Josimar de Maranhãozinho é preso pela PRF em Santa Inês

Vereador Joaquim Brasil.
Por volta das 17h de sexta-feira, 26 de março do ano de 2021, no km 236 da BR-316, no município de Santa Inês, uma equipe PRF realizava fiscalização quando abordou um veículo Toyota/Corolla Xei18flex, prata, placas de Goiânia/GO, conduzido por um homem de 52 anos de idade. Os policiais observaram que o motorista trazia no veículo algumas espécies de aves, sendo uma arara-vermelha, duas lóris e seis pombos burguesa.

O envolvido, identificado como Joaquim Brasil, vereador em Araguanã pelo PL, partido do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, afirmou ter ido a Goiânia/GO realizar a compra do referido automóvel, de propriedade de um amigo. No retorno da viagem passou pela cidade de Brasília, onde realizou a compra das aves em um estabelecimento comercial naquela capital. A arara-vermelha teria custado R$ 1.500,00, as duas lóris R$ 1.000,00 e os seis pombos R$ 900,00. Afirmou ainda que levaria os animais para Araguanã, onde possui um criadouro de animais e criaria as aves.

Durante a abordagem foi observado que o condutor transportava os animais sem documentação obrigatória de transporte, e confinados em ambiente inadequado para o transporte, em situação flagrante de maus tratos, conforme fotos em anexo. Também afirmou que veio de Brasília para o Maranhão pela BR-153, através do estado do Tocantins.

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Diante dos fatos, a ocorrência e os animais foram encaminhados para o escritório do IBAMA na cidade de Santa Inês.

Fonte: PRF.

Vereador e esposa sofrem atentado a tiros no interior do Maranhão

Vereador com a esposa.

O vereador de Caxias Durval Júnior e a sua esposa, Célia Maria, sofreram um atentado a tiros na tarde desta sexta-feira (26) em Caxias. Em entrevista ao Portal Noca, a esposa do vereador narrou o caso.

O crime ocorreu por volta das 16h. O casal estava em um bar no bairro Teso Duro quando se aproximou dois homens em uma motocicleta efetuando tiros. O casal não foi atingido, somente o seu automóvel. O celular do vereador, que estava no veículo, foi roubado pela dupla. Após a ação criminosa, os homens fugiram.

Segundo Célia, teriam sido sete disparos de arma de fogo. Pela quantidade de tiros, ela acredita terem sofrido uma tentativa de homicídio, sem motivação aparente e suspeita da autoria do crime. O parlamentar foi eleito em 2020 pelo partido Republicanos com mais de 1500 votos dos caxienses.

Do Portal Noca.

Pesquisa Escutec mostra Roseana Sarney liderando para Governo e Flávio Dino para Senado

Roseana e Dino.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Instituto Escutec, contratado pelo Jornal Estado do Maranhão, divulgou na manhã deste sábado (27) a primeira de uma série de quatro pesquisas sobre o cenário eleitoral do Maranhão em 2021. Nesta primeira pesquisa foram ouvidos 1,4 mil eleitores nos dias 20 a 25 de março. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

GOVERNO

Para o governo foram simulados três cenários. No primeiro, que reuniu 12 nomes, a ex-governadora Roseana Sarney lidera com 23%, seguida por Weverton com 14% e Edivaldo Holanda Júnior com 13%. Carlos Brandão tem 9% e Roberto Rocha atingiu 8%.

O segundo cenário, com apenas quatro candidatos, Roseana continua em primeiro com 29%, Weverton com 20%, Carlos Brandão com 12% e Roberto Rocha, 11%. Nenhum somou 18% e não sabe ou não respondeu, 10%.

O último cenário, sem a ex-governadora, quem lidera é o senador Weverton com 25%, seguido de Brandão com 15% e Roberto Rocha, 13%. Não vota em nenhum dos três nomes apresentados: 30%. Não sabe ou não respondeu somou 17%.

SENADO

O atual governador Flávio lidera com folga a briga pelo Senado com 51% das intenções de votos. Roberto Rocha tem 21% e Josimar Maranhãozinho com 8%. Sem Flávio Dino, Rocha seria reeleito com 32% contra 15% de Othelino Neto. Maranhãozinho tem 12%. Já 30% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos e 11% não sabe ou não respondeu.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Urgente! Prefeito Carlinhos Barros decreta situação de calamidade pública em Vargem Grande

Carlinhos Barros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros, considerando a eminente ampliação na demanda por medicamentos, equipamentos e insumos de saúde, em razão da pandemia do novo coronavírus, decretou situação de calamidade em saúde pública no âmbito do município, em complementação às ações definidas nos Decretos Municipais Nº 28 e 29, até 31 de dezembro de 2021.

Entre os principais pontos do decreto estão:

- Fica determinada a suspensão de todas as atividades dos órgãos públicos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal, até o dia 10 de abril de 2021, ressalvadas as atividades desenvolvidas pelas seguintes secretarias: 

I - Secretária de Saúde na prevenção e combate a pandemia;
II - Secretária de Obras na Limpeza Urbana e reparos emergenciais;
III - Secretária de Assistência Social no apoio e amparo as vítimas da Covid-19 e suas famílias;

- Poderão funcionar das 6h até as 21h, as atividades abaixo relacionadas:

I – Supermercados, Hipermercados e mercadinhos;
II – Padarias e Delicatessens;
III – Lojas de Insumos médicos e hospitalares;
IV – Bancos e Lotéricas;
V – Lojas de produtos agropecuários;
VI – Açougues e frigoríficos;

- Poderão funcionar durante 24h, as atividades abaixo relacionadas:

I – Farmácias, Farmácias de Manipulação e Drogarias;
II – Postos de Combustível;
III – Funerárias e velatórios;
IV – Hotéis, Pousadas, Pensões e alojamentos;
V – Hospitais e Clínicas de Urgência e Emergência;
VI – Pet Shops e Clínicas Veterinárias;

- Ficam autorizados a funcionar, com 30% (trinta por cento) da capacidade, cumprindo as medidas sanitárias e com horário máximo de 20h30, os seguintes segmentos:

I - Igrejas e locais destinados a cultos religiosos e espirituais;
II - Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;

- Poderão funcionar, de portas fechadas, exclusivamente em regime de delivery, os seguintes estabelecimentos:

I – Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Quiosques, Lojas de Conveniência e Trailers de comercialização de alimentos;
II – Distribuidoras de Gás, Distribuidoras de Água e Bebidas, 

- Fica instituído o controle de circulação em todo o território do município de Vargem Grande a partir de 26 de março de 2021, impedida a circulação das 22hs às 5hs, exceto aos Órgãos de Segurança, Chefes dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, vigias noturnos, delivery, profissionais da área da saúde, advogados no exercício da profissão, e circulação para acesso quando necessário a serviços essenciais e sua prestação;

- Terão funcionamento expressamente proibido, até o dia 10 de abril de 2021, podendo ser renovado por quantos períodos se fizerem necessário, desde que precedido de prévia avaliação dos órgãos de saúde, as seguintes atividades de serviço:

I – Casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; 
II – Casas de festas e eventos;
III – Feiras, exposições, congressos e seminários; 
IV – Bares, Lanchonetes e Restaurantes, exceto por delivery;
V – Clubes de serviço e de lazer;
VI - Locais públicos ou privados destinados a quaisquer práticas esportivas;
VII – Moto taxistas para transportar passageiros, porém autorizados a transportar produtos (delivery);
VIII – Quaisquer eventos congêneres com potencial de gerar aglomerações;

Presidente da Famem promove distribuição de cestas básicas para famílias da região da Cidade Olímpica

Entrega das cestas básicas.

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, acompanhou o senador Weverton na distribuição de 200 cestas básicas às famílias moradoras do residencial José Reinaldo Tavares, na região da Cidade Olímpica. No total, foram distribuídas 620 cestas para comunidades em São Luís em parceria com a iniciativa privada.

A ação foi acompanhada pelo senador Weverton, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), deputado federal Pedro Lucas, o líder comunitário Batalha, o vereador Raimundo Penha, entre outros.

No ano passado, o senador Weverton mobilizou a classe empresarial por meio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Fiema, e conseguiu distribuir 15 mil cestas básicas para dar assistência às famílias desabrigadas pelas enchentes que atingiram municípios maranhenses. As enchentes coincidiram com a primeira onda da Covid-19 no país.

“O Brasil, a como o mundo inteiro, vive uma pandemia que tem feito milhares de vítimas. No Maranhão não é diferente, contribuiu para agravar ainda mais a crise econômica, com mais desemprego e dificultando as pessoas a trazer o pão de cada dia para suas mesas. Somente quem tem fome sabe o que é isso. É preciso que haja uma mobilização de todos, distribuindo cestas básicas como estão fazendo aqui, ajudando nos equipamentos de proteção, como máscaras e álcool em gel e políticas públicas que estamos trabalhando”, disse Weverton.

O senador foi o relator da Lei de Calamidade Pública que viabilizou o auxílio emergencial de R$ 600  para todo país. No momento ele se empenha para que o governo adquira mais vacinas para dar cobertura à toda população do Maranhão e de todo país.

Por iniciativa do senador, Balsas acaba de receber um aporte de R$ 1 milhão que será empregado na assistência à saúde da população do município da região sul do estado. No total, mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares de autoria do senador Weverton estão sendo alocados para investimento em saúde nos municípios maranhenses.

O empresário Neto Mistral foi autor da doação das cestas. Ele destacou a participação dão grupo político realçando a participação do senador. "Primeira vez que um senador vem a uma comunidade humilde. Antes não se via isso no Maranhão.  Veio aqui trazer um pouco de acalanto. Aqui é uma região muito pobre e muitos estão impedidos de trabalhar”, comentou o empresário do restaurante Bistrô Quintalão.

A dona Tereza Santos recebeu simbolicamente a primeira cesta. O material será distribuído de casa em casa como maneira de garantir o protocolo de segurança sanitária neste período de pandemia.

O presidente da Famem enalteceu a participação dos presidentes do parlamento estadual e municipal no ato de entrega desta primeira etapa. “O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, vem desenvolvendo um grande trabalho no parlamento e na assistência às famílias vulneráveis neste período de pandemia. No ano passado, a Assembleia distribuiu 100 mil cestas para famílias carentes do Maranhão”, destacou Erlanio.

Governador Flávio Dino autoriza reabertura de bares e restaurantes no Maranhão

Bares e restaurantes podem funcionar com 50% da ocupação.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O governador Flávio Dino acaba de anunciar, por meio de entrevista coletiva virtual, novas medidas de combate a pandemia da Covid-19 no Maranhão. O decreto com as restrições que vigoraria até 28 de março, foi novamente prorrogado por mais uma semana.

Os bares, restaurantes, lanchonetes e similares estão autorizados a voltar a funcionar a partir de segunda-feira (29), desde que cumpram a ocupação máxima de 50% da capacidade total, o mesmo acontece com academias e supermercados. As aulas da rede privada podem funcionar de forma híbrida, mas a da rede estadual continuam remotas.

O comércio continua com restrição de horário, entre 9h e 21h. O governador ainda anunciou novos auxílios para gás de cozinha, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo. Shows e demais eventos continuam suspensos. Já durante este final de semana continua o lockdown anunciado na semana passada (entenda).

Prefeito Rodrigues antecipa salários dos servidores de Nina Rodrigues

Prefeito Rodrigues.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta sexta-feira (26), a prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Finanças, efetuou o pagamento dos servidores públicos efetivos e comissionados referente ao mês de março de 2021. A medida foi uma determinação do prefeito Rodrigues, que mais uma vez antecipou o salário do funcionalismo.

"Mesmo com esse contexto de desafios que o país enfrenta, principalmente na economia e na saúde, em razão da pandemia da Covid-19, com planejamento e responsabilidade, seguimos honrando nossos compromissos com os servidores Ninenses", explicou o prefeito Rodrigues.

Bombeiros do 11º BBM realizam buscas por homem que desapareceu nas águas do Rio Itapecuru

Bombeiros realizando buscas.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 8h, bombeiros militar do 11º BBM, sediado em Itapecuru-Mirim, foram informados sobre uma ocorrência de afogamento registrado no Rio Itapecuru, nas proximidades do povoado Timbotiva, em Santa Rita. 

Segundo relatos dos familiares, a vítima, identificado como Antônio Abreu Araújo, de 45 anos, desapareceu nas águas do rio por volta das 15h do dia anterior. Ele estaria ingerindo bebida alcoólica e adentrou em uma canoa para atravessar o rio na companhia de um amigo não identificado, no entanto, somente a canoa e seu calçado foram encontrados na margem de origem da travessia. A família ainda informou que Antônio Abreu apresentava epilepsia, mas que não sabia se ele havia tido uma crise naquele dia. 

Desta forma, uma equipe de três militares seguiu para o local e, de posse dessas informações, iniciou as buscas durante o período da manhã e da tarde, porém a vítima não foi localizada e a operação teve que ser interrompida por volta das 18h. Na manhã desta sexta-feira (26) a operação será retomada.

Políticos do Itapecuru e Baixo Parnaíba articulam candidaturas para Assembleia Legislativa em 2022

Nomes para a disputa de 2022.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

É bem verdade que faltam mais de 500 dias para as próximas eleições, mas políticos e demais lideranças - e também comunicadores - já estão pensando na disputa de 2022, que promete ser uma das mais acirradas, principalmente para as 42 vagas da Assembleia Legislativa e as 18 vagas que o Maranhão tem direito na Câmara dos Deputados.

Nas Regiões do Itapecuru e do Baixo Parnaíba, que abrangem, juntas, mais de 20 municípios, diversos nomes novos e outros nem tão novos assim já se articulam em busca de apoios na tentativa de viabilizar suas respectivas candidaturas. Nesta primeira matéria vamos tratar sobre os deputados estaduais. A ordem escolhida da disposição dos nomes é meramente geográfica e não de quem tenha mais ou menos chances de vitória.

Wendell Lages: Com sua principal base eleitoral em Itapecuru-Mirim, o deputado Wendell Lages chega forte para a reeleição. A votação de 2018 em sua terra natal, mais de 9 mil votos, foi o principal combustível para sua vitória e para 2022 deve aumentar, visto que, o grupo político está ainda mais fortalecido. A prova disso foi a expressiva votação que Dr. Ricardo Lages, irmão de Wendel, teve no ano passado na disputa pela prefeitura: 13 mil.

Candidato do prefeito Carlinhos Barros: O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros é um dos principais aliados do deputado estadual e presidente da Assembleia Othelino Neto, além de manter uma grande amizade, independente de política. Em 2018 Othelino obteve a maior votação de um candidato a deputado estadual na história do município: quase 6 mil. Como todos sabem, Othelino pode não concorrer a reeleição e seguir para outros voos, como por exemplo, tentar o Senado, a Câmara Federal ou até mesmo compor a chapa majoritária como vice-governador. Caso qualquer uma dessas três opções se concretizem, certamente o grupo político liderado pelo prefeito CB lançará um candidato da terra e o nome que ganha mais força é o do secretário municipal de Infraestrutura, o engenheiro José Barros Filho. Além da expressiva votação que poderia ter em Vargem Grande, Barros Filho já conta com bases eleitorais fortes em algumas cidades da região. Mas, tudo depende de Othelino. Vamos aguardar.

Fábio Braga: Após reassumir o mandato de deputado no início do ano, Fábio Braga certamente buscará à reeleição. Para isso, começa a reorganizar seu grupo de apoiadores, que ficou enfraquecido depois do resultado das urnas em 2018, visto que, se dedicou mais aos negócios da família: Grupo Ceuma.

Iracema Vale: A ex-prefeita de Urbanos Santos Iracema Vale chega com musculatura para o ano que vem, visto que, elegeu seu sucessor, o marido se reelegeu prefeito de Belágua e ajudou na vitória de Wallas Rocha em São Benedito do Rio Preto, algo que para muitos era impossível. Iracema conta ainda com vários apoios Maranhão a fora, apoios esses que foram fundamentais para vitória de Paulo Neto em 2018.

Paulo Neto: Por falar em Paulo Neto, pouco se sabe se ele disputará à reeleição, até porque em 2020 perdeu em seus principais redutos eleitorais (Mata Roma, Anapurus, etc) e perdeu também o grupo liderado por Iracema. Se apoiar a ex-prefeita, ela está com a vitória garantida. Caso decida ir para disputa, ambos são fortes e com grandes chances de vitória.

Maurício Fernandes: O ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto Maurício Fernandes viabilizava sua candidatura, mas não contava com a derrota do seu candidato na cidade que administrou por 8 anos. Há quem diga que o projeto foi adiado. Vale aguardar.

Aluízio Santos: Companheiro da prefeita de Chapadinha Dulcilene Belezinha, Aluízio já está em plena campanha para repetir a votação da própria Belezinha no município em 2018: mais de 12 mil. Para isso, assumiu a secretária municipal de Articulação Política e tem no deputado Josimar de Maranhãozinho seu principal padrinho. Só precisa abrir o olho para Josimar não fazer com ele o mesmo que fez com a atual prefeita.

Marcos Caldas: O ex-deputado Marcos Caldas, que bateu na trave nas últimas duas eleições, ao que tudo indica, deve garantir o mandato em 2022. Entenda: Zé Farias foi reeleito em Brejo, sua principal base eleitoral, e detém apoiadores fortes em quase todas as cidades da região - e também em Barreirinhas, além de contar com grande simpatia do senador Weverton Rocha.

OBS: A deputada Thaiza Hortegal também pode ser considerada da região pela forte ligação que tem com Chapadinha - o pai já foi vice-prefeito e a mãe vereadora, mas, ao que tudo indica, não será mais candidata, pois o prefeito de Pinheiro Luciano Genésio deve lançar a irmã.

E, aí? Concorda? Faltou alguém? Deixe sua opinião.