quinta-feira, 30 de abril de 2020

Vargem Grande confirma 6º caso de coronavírus

COVID-19.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quinta-feira (30) a secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande, por meio de boletim epidemiológico, confirmou mais um caso do novo coronavírus, chegando ao 6º caso no total, sendo um óbito. 

Além do confirmado, também houve um caso descartado por meio de exame. O paciente confirmado é do sexo masculino, 33 anos e residente no bairro São Francisco.

Justiça decreta 'lockdown' na Região Metropolitana de São Luís em razão do coronavírus

Vista da Avenida Beira-Mar e Palácio dos Leões em São Luís.
A Justiça do Maranhão decretou nesta quinta-feira (30) o 'lockdown' (bloqueio total) em quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís, pelo prazo de dez dias, a partir do dia 5 de maio, por conta do aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus nas regiões. A ação é do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

A determinação é do juiz Douglas de Melo Martins da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís. Os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa são as primeiras cidades brasileiras a adotar esse tipo de restrição.

Com isso, ficarão suspensas todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas.

Também ficará suspensa a circulação de veículos particulares, sendo autorizados somente a saída para compra de alimentos ou medicamentos, para transporte de pessoas e atendimento de saúde, serviços de segurança ou considerados essenciais pelo decreto estadual.

A decisão também limita a circulação de pessoas em espaços públicos ou abertos ao público, a regulamentação do funcionamento de bancos e lotéricas que devem ser abertas somente para o pagamento do auxílio emergencial, salários e benefícios sem lotação máxima nesses ambientes, com organização de filas.

A ação do Ministério Público foi assinada por quatro promotores da Defesa da Saúde dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. No documento, os promotores pediam que a medida fosse aplicada o quanto antes, para evitar o avanço da doença e novas mortes.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na quarta-feira (29), os quatro municípios juntos possuem 2.728 casos do novo coronavírus e 166 mortes por Covid-19.

Do G1.

Motorista é preso após se envolver em acidente na BR-222

Acidente na BR-222.
Na quarta-feira (29) de abril do ano de 2020, por volta das 19h30, uma equipe da PRF, durante ronda, detectou dois veículos no km 675 da BR-222, no município de Açailândia, envolvidos em acidente de trânsito, motivo pelo qual efetuou abordagem aos condutores, consultas e averiguações necessárias como teste de alcoolemia em ambos os envolvidos.

O condutor da S10 de cor branca apresentava sinais de embriaguez (olhos vermelhos, vestes alteradas, fala alterada e outros) e ao ser submetido ao teste do etilômetro foi detectado resultado 0,70 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

Diante do resultado, o condutor foi enquadrado na qualificação de AUTOR de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool - Embriaguez ao volante, sendo apresentado à Polícia civil em Açailândia. O motorista do micro-ônibus de cor azul assoprou o etilômetro apontando resultado 0,0 mg/L e por isso foi liberado.

Fonte: PRF.

Lulismo e Bolsonarismo se abraçam

Bolsonaro, Moro e Lula.
Lula vem dizendo que pretende derrubar Jair Bolsonaro, mas seu principal alvo continua sendo Sergio Moro.

Em entrevista ao UOL, o ex-presidiário atacou o ex-ministro da Justiça.

“O Moro era um juiz medíocre. Ele é resultado de 20 minutos todo dia no Jornal Nacional inflando ele. Ele poderia ter pedido desculpas e ter assumido que me julgou politicamente. Sem a toga, ele não é ninguém e é isso que ele vai aprender agora”.

O lulismo e o bolsonarismo se abraçam.

De O Antagonista.

Polícia Civil prende acusado de estuprar criança de 7 anos em Coroatá

Pacheco com o delegado de Coroatá.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um jovem de 22 anos foi preso pela polícia civil em Coroatá, após cumprimento de mandado de prisão temporária, por prática de estupro contra uma criança de apenas 7 anos de idade. O ato, praticado na zona rural do município, onde residem o estuprador e a vítima, foi confirmado após perícia psicossocial.

Todos os detalhes do caso no Programa do Pacheco:

MP-MA e MPF alertam gestores sobre tipos de licitação a serem usadas para enfrentamento da Covid-19

MPMA.
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça na Defesa da Probidade Administrativa de Imperatriz, e o Ministério Público Federal expediram, na última sexta-feira, 24, Recomendação conjunta aos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão e Vila Nova dos Martírios, orientando sobre os tipos de contratações a serem realizadas para o enfrentamento da Covid-19, além de dar publicidade em tempo real às contratações.

De acordo com os representantes ministeriais, o estado de calamidade pública condiciona a Administração Pública a realizar despesas (compras e contratações de pessoal e serviços) de maneira diferenciada, ágil e subsidiada por normas mais flexíveis.

No entanto, a Recomendação explica que, mesmo em casos de situações de emergência ou de calamidade pública, como o da pandemia da Covid-19, nem todas as compras podem ser realizadas por dispensa de licitação.

Transparência Pública

No texto, o Ministério Público do Maranhão e o MPF destacam que os gestores devem disponibilizar em sítio oficial todas as contratações ou aquisições realizadas por meio de link específico de acesso. No link, todas as informações deverão ser públicas, alimentadas em tempo real e de forma fidedigna.

Além disso, o material a ser ofertado à população deve conter informações mínimas, como os nomes dos contratados, os prazos contratuais, os objetos e quantidades contratados, os valores individualizados, dentre outros.

Processos Licitatórios

A Recomendação esclarece as situações que podem ser alvo de dispensa de licitação, de acordo com a Lei 13.979/2020, que elenca a adoção de medidas de combate à pandemia da Covid-19. Além da dispensa de licitação, os gestores podem adotar ainda pregão eletrônico ou execução de despesas, de acordo com o que disciplina a Lei nº 8.666/1993.

O documento dispõe que, para haver a dispensa, é preciso atentar para a ocorrência de situação de emergência, necessidade de pronto atendimento da situação de emergência, de risco à segurança de pessoas, obras, prestação de serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares e limitação da contratação à parcela necessária ao atendimento da situação de emergência.

A Recomendação orienta que qualquer contratação relacionada ao enfrentamento da Covid-19, seja ela da área da saúde ou de outras áreas, deve ser feita mediante licitação, com utilização preferencial do pregão eletrônico, quando se tratar de bens ou serviços comuns, inclusive serviços comuns de engenharia.

Modalidades Tradicionais

Nos casos de obras ou serviços não comuns e não relacionados ao enfrentamento da pandemia, incluindo as obras não comuns de engenharia, é possível realizar a licitação nas modalidades tradicionais previstas na Lei nº 8.666/1993, como convite, tomada de preços ou concorrência. Nestes casos, a administração deve expressar a necessidade imediata da contratação ou a impossibilidade de aguardar a realização do certame para após o período de isolamento social.

Se a administração proceder à licitação, deve executar medidas de prevenção e higiene. Dentre as medidas, os gestores devem proibir a presença de representantes das empresas e de agentes de compras que pertençam ao grupo de risco, disponibilizar itens, tais como máscaras, luvas e álcool em gel.

Critérios para dispensa de licitação

Os representantes ministeriais recomendam ainda que os gestores se abstenham de realizar contratos com dispensa de licitação sem antes ter o devido procedimento administrativo instaurado e finalizado. A orientação se dirige mesmo a casos de emergência ou calamidade pública, especialmente decorrentes da pandemia.

A Recomendação tipifica que a dispensa de licitação deve ser pautada na emergência ou calamidade pública e que o objeto licitado se refira tão somente aos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa.

O documento orienta também que o contrato dure apenas o tempo necessário para que seja realizada licitação ordinária relativa àquele objeto e que, em qualquer caso, seja respeitado o prazo máximo de 180 dias a contar da situação emergencial ou calamitosa.

É destacado, ainda, que os gestores devem se abster de prorrogar qualquer contrato administrativo com o prazo esgotado. No caso de contratos regidos pela Lei de enfrentamento à Covid-19, que as prorrogações por períodos sucessivos de seis meses ocorram apenas enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento dos efeitos da situação de emergência de saúde pública.

Responsabilização dos Gestores

Na Recomendação, o Ministério Público do Maranhão e o Ministério Público Federal alertam que as situações calamitosas ou de emergência que decorram ou que possam decorrer, direta ou indiretamente, de inércia, omissão ou dolo do gestor, estarão sob pena de apuração de responsabilidade nos âmbitos político, disciplinar, civil, penal e por ato de improbidade administrativa.

O MPMA e o MPF deram prazo de 72 horas para que os gestores anulassem quaisquer processos de dispensa licitatória que contrariem os dispositivos da Recomendação.

Redação: Iane Carolina (CCOM-MPMA) 

Covid-19: Mais de 14% dos pesquisados na Grande São Luís afirmam ter, em casa, pessoas com suspeita ou confirmados

Resultados preliminares da pesquisa que visa mapear a Covid-19 na Região Metropolitana de São Luís, Maranhão, mostram que mais de 14% das pessoas pesquisadas tiveram casos suspeitos ou confirmados da doença em casa. O mapeamento envolve pesquisadores das universidades Estadual (UEMA), Federal (UFMA) e do Instituto Federal (IFMA) do Maranhão.

Os primeiros resultados do trabalho são do período de 16 a 18 de abril e que analisou 2.400 respostas em formulário de coleta de dados disponibilizado na plataforma web. Os dados mapeados devem ser atualizados semanalmente.

Quem ainda não participou da pesquisa pode responder ao questionário acessando o endereço https://bit.ly/mapacovidslz. É importante a participação da população, uma vez que o mapeamento vai auxiliar os estudos sobre a pandemia. 

A pesquisa, que tem entre seus coordenadores o professor do IFMA e atual diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, alcançou, nesta etapa, os municípios de Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís. 

O levantamento tem como objetivo realizar mapeamento participativo dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na região metropolitana da capital, a partir das opiniões expostas por seus moradores, obtidas por meio do preenchimento de questionário com 27 perguntas objetivas, tendo a possibilidade de preenchimento textual (pergunta aberta) em somente um caso, acerca dos motivos de não cumprir o distanciamento social recomendado pelo Ministério da Saúde brasileiro, em 12 de março. Além disso, identifica pessoas que estão com alguns dos sintomas da Covid-19.

A pesquisa, realizada mediante um questionário on line, via Google Forms, conta ainda com o apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Grupo de Pesquisa GEORISCO do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo.

O número de pessoas que responderam “sim” à pergunta sobre ter casos suspeitos da Covid-19 em casa representa 12,31% do universo pesquisado e, sobre ter casos confirmados, 2,24%. A pesquisa também quis saber sobre a existência de pessoas do grupo de risco na residência e o resultado foi que 69,90% disseram residir com diabéticos; hipertensos; portadores de insuficiência cardíaca, renal ou doenças respiratórias.

Quanto ao questionamento sobre ser de acordo com as medidas de isolamento social, 96,08% consideram as medidas importantes. As principais motivações para as pessoas não cumprirem o isolamento social são: realizar atividades remuneradas (trabalho formal ou informal), comprar alimentos, remédios e pagar contas, por motivos de doença e não considerar o isolamento importante para conter a Covid-19.

Ao todo, são 27 perguntas que compõe o questionário. Mais detalhes sobre o resultado preliminar pode ser obtido no endereço https://geoproufma.wordpress.com/.

Vargem Grande: Prefeito Carlinhos Barros diz que fez teste para coronavírus e resultado deu negativo

Prefeito Carlinhos Barros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante entrevista a TV Líder nesta quarta-feira (29), onde prestou diversos esclarecimentos sobre o trabalho de enfrentamento ao coronavírus que vem sendo realizado em Vargem Grande, o prefeito Carlinhos Barros confidenciou em primeira mão que fez o teste para saber se estava com a Covid-19.

Ainda segundo o gestor, o resultado foi NEGATIVO.

Atualmente três prefeitos maranhenses estão contaminados com o vírus. São eles: Cleomar Tema, de Tuntum (reveja); Magno Teixeira, de Presidente Juscelino; e Francisco Araújo, de Bom Jardim (reveja). O primeiro e o último estão em isolamento domiciliar, já o segundo está internado na UTI de um hospital da capital.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Vargem Grande: São Miguel, Soldadinho, Canaã e Santa Maria concentram casos de coronavírus

Boletim sobre coronavírus.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O novo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande na noite desta quarta-feira (29) deu mais detalhes dos casos confirmados do coronavírus na cidade. 

Segundo o relatório, os quatros casos ativos estão distribuídos nos bairros São Miguel e Soldadinho e nos Conjuntos Canaã e Santa Maria. São três mulheres e um homem com faixas etárias entre 20 e 29 anos e entre 40 e 49 anos. O quinto caso é de uma idosa de 67 anos que, infelizmente, foi a óbito (saiba mais). 
Boletim sobre coronavírus.
Quanto as suspeitas, elas só aumentam e praticamente dobraram em dois dias. Na segunda-feira (27) eram 10 e passaram para 19 casos hoje. Além disso, 57 pessoas estão em monitoramento e 61 saíram da quarentena (descartados).

Prefeito Carlinhos Barros e Secretária Nicoly Mesquita fazem esclarecimentos sobre primeira morte por coronavírus em Vargem Grande

Entrevista na TV Líder.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta quarta-feira (29) o prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros e a secretária municipal de Saúde Nicoly Mesquita estiveram nos estúdios da TV Líder, onde, em entrevista ao apresentador Toninho Abreu, fizeram esclarecimentos sobre o quinto caso confirmado e, consequentemente, primeiro óbito, do novo coronavírus no município.

Segundo o prefeito CB - e também como informou o Titular do Blog (reveja) -, trata-se de uma idosa de 67 anos, residente no povoado Fazendinha, com comorbidades (diabética, hipertensa, longo tratamento de pneumonia e curativo no membro inferior esquerdo) e que há anos era acompanhada pela equipe de saúde do povoado Placas.

A secretária Nicoly ainda informou que a paciente deu entrada no hospital municipal Benito Mussoline, em Vargem Grande, no último dia 24 e no dia seguinte precisou ser encaminhada para o hospital Socorrão I, mas dias antes ela esteve em São Luís e foi até o Socorrão II, onde foi solicitado o teste. No entanto, o município não foi informado pelo Lacen-MA e por esse motivo a paciente não estava no monitoramento da Semus. O resultado só foi disponibilizado na noite de ontem (28).

Confira todos os detalhes da entrevista:

Operação da Polícia Civil efetua prisões de ciganos por tráfico de drogas em Miranda do Norte

Operação realizada em Miranda do Norte.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil do Maranhão, por meio da delegacia regional de Itapecuru-Mirim e equipes das delegacias de Vargem Grande, de Miranda do Norte e Senarc, cumpriu cinco mandados de prisão temporária, quatro mandados de busca domiciliar e confeccionou três flagrantes pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.

A operação foi realizada pelas equipes nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29), por volta das 6h, no bairro Novo, também conhecido como bairro dos ciganos, em Miranda do Norte.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, nas três residências alvos da intervenção policial foram encontrados 104 porções individualizadas de droga conhecida como crack, 30 porções individualizada de droga identificada como maconha, além de expressiva quantidade de dinheiro em espécie.

Ainda de acordo Morita, os presos são grupos de ciganos, ligados ao tráfico de drogas e de armas de fogo, alguns recém saídos do complexo penitenciário de Pedrinhas, instalados em Miranda do Norte, que distribuem material entorpecente em toda região, bem como ligados a outros crimes, como receptação, ameaças, homicídios, dentre outros.

Famem distribuirá 75 toneladas de alimentos a municípios em situação de emergência

Famem.
A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) recebeu, nesta terça-feira (28) 75 toneladas de alimentos para distribuição em municípios maranhenses. As cestas básicas foram entregues pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), com o apoio do Sesi.

O presidente da Famem, Erlânio Xavier, explicou que os alimentos foram doados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a pedido do senador Weverton (PDT-MA) e serão entregues para as populações afetadas pelas enchentes em pelo menos 20i cidades do Maranhão.

“Precisamos unir esforços para ajudar as pessoas que, por causa das chuvas e da pandemia, estão passando necessidade”, ressaltou Weverton.

“O pedido do senador Weverton foi muito importante. Esses alimentos irão atender as famílias necessitadas, que foram atingidas pelas enchentes e pelo coronavírus”, completou Erlânio Xavier.

As cestas básicas serão distribuídas para os municípios, a partir de sexta-feira (1º). No total, mais de 7.484 mil pessoas serão beneficiadas.

“Este é um momento de união, de juntar forças para ajudar a população do estado. Enfrentamos dois problemas muito sérios: a pandemia e as enchentes. As pessoas, que vivem em uma situação mais vulnerável, precisam de apoio. A Fiema se sente na responsabilidade de ajudar neste momento difícil”, explicou Cesar Miranda, superintendente da Fiema.

Para o superintendente do Sesi no Maranhão, Diogo Lima, a parcerias são fundamentais em um momento em que as cidades maranhenses passam por dificuldades. "Este é um período em que as entidades precisam somar forças e demonstrar que seus esforços estão voltados para o atendimento da população. É importante cada um fazer a sua parte”, destacou Diogo Lima.

Prefeito de Bom Jardim é diagnosticado com coronavírus

Prefeito de Bom Jardim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Bom Jardim Dr. Francisco Araújo, por meio de nota publicada em suas redes sociais, informou a população que está em isolamento devido ter sido diagnosticado com coronavírus. Segundo prefeito, ele está bem clinicamente e que continua trabalhando com o secretariado de forma remota.

Veja a nota na íntegra:

Boa Noite amigos e amigas, informo para toda população bonjardinense que estou em isolamento em face de ter testado positivo para Covid-19, o resultado do exame saiu nesta terça-feira, dia 28.

Comunico ainda que estou bem clinicamente, em observação e que continuo trabalhando com toda a equipe de secretários e servidores municipais por meio de telefone, vídeo conferências e vídeo chamadas até que se encerre o prazo de isolamento do protocolo sanitário.

Peço neste momento para toda a população que colabore e que respeitem o isolamento social, pois a situação é alarmante e grave no estado do Maranhão.

Agradeço a todas as orações e as mensagens de apoio que tenho recebido até aqui, pedindo ainda a Deus que continue a nos abençoar e proteger toda a população bonjardinense.

Maranhão tem 600 pessoas recuperadas do coronavírus; 248 são profissionais da saúde

Profissionais da área da saúde.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em meio a tantas notícias ruins, tristes e preocupantes sobre à pandemia do novo coronavírus, o Maranhão também tem notícias boas e animadores. O estado tem atualmente 600 pessoas recuperadas da Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico da SES.

Desse total, 248 são profissionais da saúde que foram infectados durante atuação na linha de frente do combate ao vírus e que agora estão curados.

Por mais notícias assim!

terça-feira, 28 de abril de 2020

Secretaria de Saúde informa que 100% dos leitos de UTI para coronavírus estão ocupados em São Luís

Leitos de São Luís.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Estado da Saúde na noite desta terça-feira (28) mostrou que 100% dos leitos de UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus, da rede estadual, estão ocupados em São Luís. 

São 112 leitos com 112 pacientes internados. Além disso, mais de 63% dos leitos clínicos da capital também estão ocupados. Confira o boletim na íntegra AQUI.
Ocupação dos leitos de São Luís.
LEITOS DE UTI

Quarenta novos leitos de UTI entram em funcionamento em São Luís nesta semana para receber o número crescente de casos de coronavírus na Ilha. A rede de atendimento pública vem se expandindo semana a semana no Maranhão.

Nesta semana, estarão funcionando os primeiros 20 leitos de UTI do Hospital Real, que foi alugado pelo Governo do Estado. O local recebeu adaptações para que pudesse atender os pacientes com Covid-19. O Hospital Universitário da UFMA anunciou também mais 20 leitos. 

LEITOS CLÍNICOS

A capital maranhense vai receber mais 130 novos leitos clínicos na próxima semana reservados para casos de coronavírus. Serão 50 no Hospital do Servidor, 50 no Hospital Nina Rodrigues e 30 no Hospital São José, alugado pelo Governo do Estado para enfrentar os casos crescentes de Covid-19. 

Urgente! Vargem Grande tem primeira morte por coronavírus

COVID-19.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Estado da Saúde na noite desta terça-feira (28) informou o quinto caso de coronavírus em Vargem Grande e, infelizmente, trata-se do primeiro óbito. Uma idosa, de 67 anos, residente no povoado Fazendinha, e que foi sepultada na localidade durante a tarde de hoje.

Aguardem mais informações.

Primeira-dama de Buriticupu pode assumir mandato de Felipe dos Pneus na Assembleia Legislativa

Betel e o marido Zé Gomes.
A primeira-dama do município de Buriticupu, Betel Gomes (PRTB), pode assumir o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa. O presidente estadual do seu partido, Jairzinho Filho, pediu na justiça, o mandato do deputado Felipe dos Pneus (Republicanos), sob o argumento de infidelidade partidária.

O novato deputado aproveitou a janela partidária para vereadores e prefeitos, e trocou o PRTB pelo Republicanos. O juiz Gustavo Vilas Boas, membro do TRE –  Tribunal Regional Eleitoral estipulou prazo para Felipe apresentar suas primeiras justificativas.
Felipe dos Pneus.
Desde que o deputado estadual iniciou os movimentos para deixar o partido, Jairzinho deixou claro que o mandato é do partido, e que buscaria a cadeira na Justiça, como o fez. Caso a ação logre êxito, a atual Secretaria de Assistência Social de Buriticupu ganhará o direito de assumir a vaga.

Betel Gomes, que é casada com Zé Gomes (Republicanos), prefeito de Buriticupu, é a primeira suplente do partido, e obteve em 2018, 21.687 votos, apenas 27 a menos do que os 21.714 votos do jovem deputado Felipe dos Pneus.

Segundo apurou o blog, os foguetes já foram comprados para a festa em Buriticupu.

Do Blog Maramais.

Com três casos confirmados, São Benedito do Rio Preto registra primeira morte por coronavírus

Campanha de isolamento social.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de São Benedito do Rio Preto Maurício Fernandes acaba de utilizar suas redes sociais para informar a população do terceiro caso do novo coronavírus no município e, infelizmente, confirmar também que se trata do primeiro óbito.

Segundo o prefeito, que também é medico, o paciente era um idoso que foi atendido no hospital municipal no último dia 14 com quadro de tosse seca evoluindo para dificuldade respiratória. Devido ao quadro clínico, precisou ser transferido para São Luís e foi a óbito nesta segunda-feira (27).

Veja a nota na íntegra:

Confirmamos ontem o 3º caso de COVID-19 em nossa cidade. O paciente, idoso, foi atendido no Hospital Municipal Cassiana Magalhães dia 14 de abril, com quadro de tosse seca evoluindo para dificuldade respiratória.

Foi notificado como suspeito de COVID-19 e, devido o quadro clínico, encaminhado para São Luís, sendo atendido na UPA do Itaqui-Bacanga e em seguida transferido para o Hospital Universitário Presidente Dutra.

O paciente teve piora clínica, sendo entubado e evoluindo para ÓBITO ontem, dia 27 de abril.

Reiteramos mais uma vez a necessidade de ficar em casa, em isolamento social, e o uso OBRIGATÓRIO de máscara, caso seja necessário sair de casa.

Pedimos a colaboração de todos, comerciantes e principalmente da POPULAÇÃO, para que sigam todas as medidas cabíveis para evitar a disseminação do coronavírus em nossa cidade.

Somente com a colaboração de todos teremos um controle mais efetivo.

Aproveito a oportunidade para me solidarizar com os parentes do paciente falecido. Que Deus possa confortar a todos os familiares.

Para evitar aglomerações, Prefeitura de Nina Rodrigues antecipa salários e paga servidores em dias diferentes

Prefeito Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Devido à pandemia do novo coronavírus e, desta forma, visando evitar eventuais aglomerações em bancos, o prefeito Rodrigues determinou que o pagamento dos servidores públicos municipais de Nina Rodrigues continue em dias diferentes. 

De acordo com o secretário municipal de Finanças Carlos Campos, o pagamento relativo ao mês de abril foi mais uma vez antecipado, sendo iniciado na manhã de hoje (28) com os servidores da secretaria de Educação. Já na quinta-feira (30) serão pagos os servidores da Saúde e da Administração. 

Veja o quadro explicativo:

1º) 28/04 secretaria de Educação;
2º) 30/04 secretaria de Saúde e de Administração.

Secretaria de Saúde informa mais cinco casos suspeitos de coronavírus em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os casos suspeitos do novo coronavírus seguem crescendo em Vargem Grande. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, em nota divulgada na manhã de hoje (28), mais cinco pessoas estão com suspeitas de portarem o vírus Covid-19. Com isso, são 15 suspeitas no total, além de quatro casos confirmados.

Veja a nota na íntegra:

Guarda Municipal de Vargem Grande recupera motocicletas furtadas

Moto recuperada pela GM.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A guarda municipal de Vargem Grande segue desenvolvendo um importante trabalho para sociedade e nos últimos dias recuperou duas motocicletas furtadas. Os veículos foram devolvidos aos verdadeiros donos.

A motocicleta Honda Biz, de placa NHA-3023 e de cor preta, foi recuperada pela guarnição durante o último final de semana. Ela havia sido furtada em fevereiro de 2017 nas proximidades da rodoviária de São Benedito do Rio Preto, conforme o boletim de ocorrência Nº 53/2017.
Moto recuperada pela GM.
Já a Honda CG 150 de cor preta foi recuperada pela GM nas proximidades da praça Neuza Portela nesta segunda-feira (27). A guarnição foi informada pelo próprio proprietário, que avistou o veículo estacionado e, após consultas aos sistemas, contatou-se que era a sua motocicleta, que havia sido furtada em uma vaquejada em fevereiro deste ano.

Othelino Neto e Zito Rolim lamentam morte de João Claudino e ressaltam sua trajetória como empreendedor

João Claudino deixou sua marca no empreendedorismo brasileiro.
Durante a Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, realizada nesta segunda-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdo B), e o deputado Zito Rolim (PDT) lamentaram a morte do empresário João Claudino, aos 89 anos, ocorrida na tarde de sexta-feira (24) (saiba mais). 

Othelino Neto destacou a figura do empresário como um empreendedor de larga visão. “Ao lado do irmão, Valdecy Claudino, ele comandou um grupo empresarial com presença marcante no Maranhão, Piauí e em outros estados, tendo como carro-chefe a rede de lojas Armazém Paraíba. João Claudino deixa um legado importante para as futuras gerações”, ressaltou Othelino.

O chefe do Parlamento Estadual lembrou ainda que João Claudino imprimiu uma marca de destaque no Maranhão, uma vez que sua rede empreendedora está incrustada em praticamente todos os municípios maranhenses. “Por meio dela, ele ajudou o povo do Maranhão, gerando emprego e renda. Ele nos deixa o seu exemplo de coragem, talento e visão empreendedora”, finalizou.

Homenagem de Zito Rolim

Durante e sessão, o deputado Zito Rolim também destacou a trajetória de João Claudino. "Ele era paraibano de nascimento, mas maranhense de coração, tendo iniciado suas atividades neste Estado pela cidade de Bacabal, ainda na década de 1960. Claudino foi um bravo, um lutador, um gigante que muito ajudou o Maranhão, gerando milhares de empregos ao longo de sua vida empresarial”, disse.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sogra do prefeito de Codó está com coronavírus; Nagib e a primeira-dama apresentam sintomas da doença

Prefeito e primeira-dama de Codó.
Falando ao vivo para seus seguidores no Instagram, por volta das 19h, o prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), confirmou que a sogra dele, dona Vitória, testou positivo para Coronavírus no último sábado, 25/04, e ela está na mansão da família em Codó, que fica na área nobre do bairro São Sebastião.

Não ficou claro se a sogra do prefeito, que mora em São Luís, já veio com a doença ou a contraiu em Codó, há duas semanas, visitar a filha Agnes Oliveira.

O gestor também disse que é asmático e, junto com a esposa, estão com sintomas leves da COVID-19 por isso ambos estão em Isolamento.

“Eu te chamei aqui e, assim, afirmei, sexta-feira (24/04) você testou negativo, até depois vou publicar na minha rede mas, assim, a gente tá com sintomas então nós estamos reservados e principalmente eu e você estamos cuidando da sua mãe que no sábado à noite testou positivo, mas que passa bem e o melhor remédio é o isolamento “, disse o prefeito na live.


Do Blog do Acélio Trindade.

Casal testa positivo para coronavírus em Itapecuru-Mirim

Boletim atualizado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Itapecuru-Mirim Miguel Lauand acaba de informar, por meio das suas redes sociais, que um casal de 29 e de 28 anos, residentes na cidade, testaram positivo para o novo coronavírus (COVID-19). "Ambos apresentam quadro clínico leve, portanto foram orientados a ficarem em casa, em regime de isolamento social", disse o gestor.

Veja a nota na íntegra:

O Prefeito Dr Miguel Lauand, em nome da transparência para/com a população itapecuruense, vem por meio desta nota, informar que um homem de 29 anos e sua esposa de 28 anos, moradores de Itapecuru Mirim, testaram positivo para a COVID-19, em resultado anunciado hoje, às 19h.

Ambos apresentam quadro clínico leve, portanto foram orientados a ficarem em casa, em regime de isolamento social. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, fará o acompanhamento e dará todo amparo para o casal. 

Pede-se que a população não entre em pânico! Todos devem manter as medidas de prevenção, principalmente aderindo ao isolamento social, que tem sido a mais eficaz forma de combate ao coronavírus. Fiquem em casa! Confiram o boletim municipal!

Coronavírus: Vargem Grande tem quatro casos confirmados e 10 suspeitos

Boletim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde, na noite desta segunda-feira (27), mostra que Vargem Grande continua com os quatro casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19). Os pacientes, que estão em tratamento e sendo acompanhados pela equipe da Semus, são três mulheres e um homem.

Além dos confirmados, mais 10 pessoas estão com suspeitas do vírus e aguardam resultados dos exames, que devem ser divulgados nos próximos dias. Também por meio de exames (PCR e teste rápido), 9 casos deram negativos.

Por fim, 60 pessoas estão sendo monitoradas e outros 46 saíram da quarentena (descartados).

Assembleia aprova novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Maranhão

Othelino Neto destacou a relevância das matérias apreciadas.
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na quarta Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, realizada nesta segunda-feira (27), novas medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Maranhão. Entre as principais matérias apreciadas estão a redução proporcional do valor das mensalidades das instituições privadas de ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais, além da isenção de pagamento do ICMS nas operações internas destinadas ao combate, prevenção, enfrentamento e contingenciamento do novo coronavírus no estado. A sessão virtual foi convocada e conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB). 

O chefe do Legislativo destacou a relevância das matérias apreciadas pelos parlamentares, para amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia. “Toda a pauta foi de suma importância para o estado, nesse momento em que vivenciamos essa situação provocada pela crise sanitária. Hoje, tratamos de isenção de ICMS, de decretos de calamidade pública e da redução das mensalidades de instituições de ensino privadas, de acordo com a quantidade de alunos, durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19”, assinalou.

Mensalidades

De autoria do deputado Rildo Amaral (Solidariedade), o Projeto de Lei 088/20 dispondo sobre a redução proporcional das mensalidades das instituições da rede privada de ensino, durante o plano de contingência do novo coronavírus, implementado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu emendas propostas pelos deputados Dr. Yglésio (PROS) e Neto Evangelista (DEM), estendendo a concessão dos descontos às instituições de nível superior privadas, que adotem aulas presenciais na metodologia de ensino, além dos cursinhos preparatórios, respectivamente. Foi acatada, ainda, emenda aditiva, de autoria do deputado Rafael Leitoa (PDT), dispondo sobre a restituição do valor recebido proporcional ao desconto estabelecido, no caso dos contratos anuais.

O presidente da Alema, que intermediou uma reunião entre empresários do ensino, pais, Ministério Público e Procon, na última sexta-feira (24), reforçou a importância da aprovação da matéria, como um esforço necessário para minimizar os impactos que muitas famílias têm enfrentado com a paralisação de diversos setores da economia.

“Não temos a pretensão de que esse projeto de lei, aprovado hoje, seja perfeito. Sua aprovação não suspende o diálogo com todos os envolvidos, pais e empresários do ensino. O nosso desejo é que seja repassada aos pais de alunos a redução de custos que existe, por conta das aulas estarem suspensas, mas com os devidos cuidados para que não provoque nenhum tipo de mal-estar maior no aspecto da gestão financeira dessas empresas”, ressaltou.

ICMS e Orçamento

Ainda durante a sessão, foi aprovada e promulgada a Medida Provisória 310/20, de autoria do Poder Executivo, que isenta de pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), até 31 de julho de 2020, as operações internas realizadas com mercadorias, equipamentos e insumos destinados ao combate, prevenção, enfrentamento e contingenciamento da Covid-19. A MP abrange, ainda, as correspondentes operações de serviços de transportes, praticadas por pessoas físicas e jurídicas, contribuintes ou não do imposto, com essa mesma finalidade.

Também de autoria do Governo do Estado, foi aprovado o Projeto de Lei 109/20, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial, no valor de R$ 22.045.217,00, ao Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES), bem como o Projeto de Lei Complementar 004/20, que prorroga, em caráter excepcional, os prazos para o envio da avaliação do Plano Plurianual 2016-2019; do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021; do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício de 2021; da Revisão Plurianual 2020-2023; e da publicação da Metodologia para o Monitoramento e a Avaliação do Plano Plurianual 2020-2023.

Calamidade pública

Os Projetos de Decreto Legislativo 005/20, de autoria do deputado Ricardo Rios (PDT), e 006/20, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pedindo o reconhecimento do estado de calamidade pública nos municípios de Vitória do Mearim e São José de Ribamar, respectivamente, também foram aprovados e promulgados