sábado, 5 de julho de 2025

Orleans Brandão entrega obras estaduais em Alto Alegre do Maranhão e São Mateus

Orleans Brandão.
A população dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e São Mateus recebeu, nesta sexta-feira (04), novos investimentos do Governo do Estado, entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. A inauguração de uma areninha esportiva, de um restaurante popular, de um Centro de Atendimento a Pessoas com Espectro Autista e a entrega de duas ambulâncias foram comemoradas com festa nos dois municípios.

“Em três anos de governo, temos levado ações e obras a todos os 217 municípios maranhenses. Muitas parcerias e coisas boas acontecendo, e, dessa forma, vamos desenvolvendo o Maranhão. Seremos incansáveis para levar as políticas públicas a quem mais precisa”, afirmou Orleans Brandão, ao lado dos prefeitos Miltinho Aragão (São Mateus) e Nilsiene do Liorne (Alto Alegre do Maranhão), de vereadores e outras lideranças da região.

Orleans citou inúmeras realizações do Governo do Estado nos municípios para reafirmar que o governador Carlos Brandão e toda a sua equipe mantêm firme o compromisso de trabalhar pelos maranhenses em todas as regiões do estado, sempre buscando atender às demandas apresentadas pelos prefeitos.

“Quase 50% das 1.091 escolas estaduais já foram totalmente reformadas para oferecer infraestrutura adequada para um ensino de qualidade. Acabamos de entregar a centésima unidade do Viva/Procon, temos o maior programa de segurança alimentar da América Latina, levando comida de qualidade a preços simbólicos nos restaurantes populares, e já tiramos quase um milhão de pessoas da pobreza extrema. É esse cuidado com as pessoas, com muito trabalho e compromisso, que faz com que as políticas públicas estejam chegando aos 217 municípios”, enfatizou.

Representando o governador, Orleans Brandão também anunciou a pavimentação de ruas em Alto Alegre do Maranhão (três quilômetros de asfaltamento) e em São Mateus (cinco quilômetros), além de entregar duas ambulâncias novas e totalmente equipadas para melhorar a assistência à saúde nos dois municípios.

'Tribunal do Crime' faz mais uma vítima no Maranhão; veja vídeo

Vítima.
Um jovem que estava desaparecido no município de Rosário teve o corpo e a identidade reconhecida, após a repercussão do caso. O corpo é de Kerlison Rian que estava desaparecido desde o dia 1° de julho. A família fez a identificação do corpo no Instituto Médico Legal-IML.

Segundo a família de Kerlison Rian, ele estava trabalhando em um caminhão descarregando tijolos no sentido da capital, São Luís, quando teria sido identificado próximo a região de Bacabeira por desafetos, por suspostamente ser integrante de uma facção rival.

Segundo informações apuradas pelo Programa Bandeira 2, ele teria sido interrogado no tribunal do crime. A vítima estava na companhia de outros trabalhadores que foram liberados, após o interrogatório. O corpo foi localizado um dia após a execução, no dia 2 de julho.

Veja mais detalhes na reportagem da TV Difusora:


Do Portal Difusora News.

Lula confirma candidatura à reeleição: "pela primeira vez teremos presidente eleito quatro vezes"

Lula candidato à reeleição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (04), que planeja alcançar a quarta vitória na eleição de 2026. A declaração aconteceu durante o anúncio de investimentos na Petrobras, no Rio de Janeiro.

“Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição, eles não sabem o que eu estou pensando, então se preparem porque se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, afirmou o petista. Lula foi eleito em 2002, reeleito em 2006 e conseguiu sua terceira eleição em 2022.

Confira o momento da fala de Lula:


Da CNN Brasil.

Republicanos oficializa apoio ao Governo Brandão e reforça base aliada com 24 prefeitos

Republicanos no Governo Brandão.
O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (04), o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, e mais 24 prefeitos. Durante o encontro, eles oficializaram o apoio político do partido ao governador, passando a integrar oficialmente a base governista.

A reunião também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim. O gesto de apoio reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado.

O governador Carlos Brandão destacou seu contentamento com a aliança. "Estou muito feliz com a decisão do deputado Aluísio, uma vez que a gente sempre teve uma boa relação. Agora, vamos estreitar ainda mais essa parceria, e quem ganha com isso é o municipalismo, são os municípios", disse.

O deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, afirmou a importância da parceria para o estado. "Temos muita certeza de que o projeto do governador Carlos Brandão é vitorioso e vai continuar trazendo ao Maranhão muitos avanços. Por isso, trazemos 24 prefeitos parceiros, que estão agora ombreados com este grande projeto político que tem transformado o estado", declarou.
Prefeitos do Republicanos.
Para a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, o apoio do partido confirma o bom trabalho feito pelo governo. "Esse momento de adesão do Republicanos ao grupo governista representa o respeito pelo trabalho que tem sido executado pelo governador. É sinal de aprovação do que está sendo realizado e de que o estado está no rumo certo, e que assim deve continuar", disse.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também participou do encontro. Ele tem se destacado pelo protagonismo na articulação entre o Estado e os municípios, auxiliando prefeitos na execução de obras, programas e projetos que beneficiam diretamente a população. "O deputado Aluísio já tem realizado um trabalho muito grande em todos os municípios e a gente fica muito feliz com esse momento, para reforçarmos ainda mais essa parceria", afirmou o secretário.

Para o prefeito de Poção de Pedras, Jhulio Sousa, "o governo Carlos Brandão tem melhorado a qualidade de vida dos maranhenses. Por isso, viemos aqui, buscando a parceria do governador, da presidente da Assembleia e de todo o grupo governista", afirmou o prefeito.

Estiveram presentes os prefeitos Vinicius Vale (Barreirinhas), Neném (Belágua), Rodrigo Coelho (Benedito Leite), André Introvini (Buriti), Fernando Bermuda (Campestre), Abnadar Portela (Capinzal do Norte), Amin Quemel (Carutapera), Aldo Lopes (Cururupu), Dra. Fernanda Lima (Fortaleza dos Nogueiras), Chiquinho do Banco (Governador Eugênio Barros), Walace Azevedo (Icatu), Raimundo Zuca (Joselândia), Itaires Tratorzão (Lajeado Novo), Germano Coelho (Loreto), Jhulio Sousa (Poção de Pedras), Dr. Caçula Coelho (Presidente Médici), Cociflan Amarante (Ribamar Fiquene), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto), Mecinho (São João Batista), Marcos Vinícius (São João do Paraíso), Rômulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Kelson Richard (Tasso Fragoso), Edésio Cavalcanti (Turiaçu) e Clemilton Barros (Urbano Santos). Também participou o vice-prefeito de Senador Alexandre Costa, Jair Macedo, representando o prefeito Nilo Arouche.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

Neto Evangelista.
O tom de descontrole que marcou os recentes discursos de oposicionistas na Assembleia Legislativa do Maranhão foi apontado pelo deputado Neto Evangelista (União), em discurso na tribuna da Alema, na sessão de quinta-feira (03). “Estou preocupado aqui com o pessoal da oposição. O pessoal está muito nervoso, toda vez que vai falar no governo, fala assim de uma forma raivosa, com ódio no coração”, observou.

Neto Evangelista também enfatizou a falta de coerência de parlamentares oposicionistas, que fazem críticas vazias a proposições apresentadas no Parlamento pelo governo do Estado, como no caso do Programa Maranhão Livre da Fome. “Criticar um programa como o Maranhão Livre da Fome, é você, de fato, não conhecer a realidade do Maranhão”, observou.

Evangelista apontou que a oposição fica raivosa pelo simples fato de o governo estar apresentando no Parlamento proposições com ações efetivas para o estado, algumas esperadas há muito tempo pela população. “Nada pode ser feito no Maranhão que vocês se revoltam. O governo manda uma alteração simples no programa Maranhão Livre da Fome, que foi um pedido da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão), para que a Secretaria de Desenvolvimento Social possa reformar e equipar os CRAS, e isso vira um motivo de raiva, de ódio aqui neste plenário”, afirmou.

O deputado também alertou para o nível do debate que a oposição tenta travar, buscando até argumentos bíblicos que não se encaixam nas contendas políticas. “Eu assisti, meio perplexo, à fala da oposição aqui na Casa, fazendo referências até com à Bíblia, julgando quem era “Judas”, quem era “Pedro”, e naturalmente, na comparação, quem é “Jesus Cristo” aqui na Terra”, comentou.

Destacando o legado deixado pelo ex-governador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também afirmou estranhar o fato de oposicionistas, sem argumentos, sempre buscarem trazer o nome de Dino, mesmo quando não há qualquer necessidade disso, até porque o campo de atuação do ex-governador agora é outro. “Me causa estranheza e confesso que, se fosse eu nesta condição de ministro do Supremo Tribunal Federal, eu pediria a meus aliados, digamos assim, que esquecessem o meu nome no debate político, porque é incrível como o nome do ministro vem o tempo inteiro para esta tribuna, trazido inclusive pelos deputados de oposição”.


Confira o discurso do deputado Neto Evangelista:

Motorista realiza ultrapassagem proibida e acaba preso na BR-135

Imagem ilustrativa.
Na manhã dessa quinta-feira (03), por volta das 6h20, um homem de 35 anos foi preso por embriaguez ao volante após realizar uma ultrapassagem proibida no km 73 da BR-135, no município de Santa Rita. Durante fiscalização, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) avistou uma caminhonete forçando passagem entre outros veículos, em um trecho de ultrapassagem proibida, colocando em risco a segurança dos demais condutores. Diante da infração, os policiais iniciaram acompanhamento tático e realizaram a abordagem.

Ao ser submetido ao teste do bafômetro, o condutor apresentou teor alcoólico de 0,91 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões — valor que configura crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Com esse índice, fica caracterizada a alteração da capacidade psicomotora do motorista.

Além do flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, o homem também foi autuado por forçar ultrapassagem entre veículos e por conduzir veículo com o licenciamento vencido. Somadas, as infrações ultrapassam R$ 6 mil em multas. O condutor foi detido e encaminhado à delegacia de polícia civil de Rosário para as providências legais. O veículo foi recolhido ao pátio da PRF em São Luís.

Eleições 2026: Pesquisa mostra Braide liderando e Orleans com dobro de votos de Camarão

Pré-candidatos ao governo.
Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto VOX Pesquisas mostra o cenário atual da corrida pelo Governo do Maranhão caso as eleições fossem realizadas hoje. A sondagem foi feita com 957 entrevistados, abrangendo as seis regiões do estado com margem de erros de 4,5%, e traz o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, na liderança das intenções de voto com 27,06%, mas tecnicamente empatado com o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato ao governo em 2022, Lahesio Bonfim, com 24,55%.

O secretário Orleans Brandão surge ocupando o terceiro lugar com 13,27% das intenções de voto. O atual vice-governador, Felipe Camarão, aparece em posição discreta, com 6,16%, sendo superado até pela soma de votos nulos, que representam 6,58%. 

Já o percentual de eleitores que não souberam ou não responderam (NS/NR) chega a 22,38%, um número significativo que indica um cenário ainda aberto e sujeito a mudanças até o pleito de 2026. A pesquisa é do tipo estimulada, ou seja, quando os nomes são apresentados ao entrevistado, e revela o grau de conhecimento e aceitação dos potenciais candidatos entre o eleitorado maranhense.

REJEIÇÃO

O vice-governador Felipe Camarão lidera o índice de rejeição entre os possíveis candidatos ao Governo do Estado. Segundo a pesquisa, 27,89% dos eleitores afirmaram que não votariam em Camarão em hipótese alguma. Em segundo lugar no índice de rejeição aparece Orleans Brandão, com 18,70%, seguido por Lahesio Bonfim, com 7,42%, e pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que apresenta a menor rejeição entre os nomes testados, com 5,96%. 

Ainda segundo o levantamento, 40,03% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta sobre quem não votariam de forma alguma, o que demonstra que boa parte do eleitorado ainda está em processo de avaliação ou não tem opinião formada sobre os nomes apresentados.

Do Blog do Diego Emir.

Ataque a tiros em barbearia deixa vários feridos em São José de Ribamar

Momento do ataque.
Seis pessoas foram baleadas durante um ataque a uma barbearia localizada no bairro Sarnambi, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. O crime aconteceu no fim da tarde dessa quinta-feira (03), por volta das 17h. Até o momento, ninguém foi preso.

Segundo a polícia militar, os tiros foram disparados por dois homens armados que chegaram em um veículo de cor branca, sem placas aparentes. Eles desceram do carro, invadiram o estabelecimento e efetuaram vários disparos contra os clientes. Após a ação, os criminosos fugiram no mesmo veículo.

Todas as vítimas foram socorridas por populares e levadas inicialmente ao Hospital e Maternidade de São José de Ribamar. Devido à gravidade dos ferimentos, os seis baleados foram transferidos sob escolta policial para o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), em São Luís. Imagens gravadas por testemunhas mostram algumas das vítimas sendo colocadas dentro de um carro.

Do G1 MA.

Emenda em tramitação no Congresso beneficia Fabiana Mendes, que pode ser Prefeita de Presidente Vargas até 2034

Fabiana Mendes.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes pode ser uma das gestoras do país beneficiadas caso o Congresso Nacional aprove uma emenda do senador Ciro Nogueira à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 12/2022. O documento em tramitação dispõe sobre o fim do mecanismo de reeleição (saiba mais).

Antes que a reeleição seja extinta, o senador piauiense propôs a possibilidade de uma nova renovação do mandato para prefeito por mais seis anos, funcionando como uma transição. Na prática, prefeitos eleitos em 2020 e reeleitos em 2024 poderão novamente se candidatar em 2028 para um último mandato, que seria de seis anos. Assim, os gestores permanecerão na prefeitura até 2034, como é o caso de Fabiana. 

A partir daí, ocorreria a coincidência das eleições para todos os cargos, com o tempo de mandato de cinco anos. Os cargos do Poder Legislativo (vereador e deputados estadual e federal) também teriam o tempo de cinco anos, mas com possibilidade de reeleição. A medida ainda tramita no Senado Federal e precisa ser aprovada antes de ser encaminhada para avaliação da Câmara dos Deputados. Para que entre em vigor a partir de 2026, a matéria precisa passar com um ano de antecedência das próximas eleições.

Vamos aguardar!

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Em entrevista, Delegado de Coroatá dá mais detalhes do 'Caso Espanta Onça'

Espanta Onça.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado William Soares, que recentemente assumiu a delegacia de polícia civil de Coroatá, concedeu entrevista à TV Cidade de São Luís e deu mais detalhes sobre o andamento das investigações para elucidar o caso de sequestro e de tortura envolvendo um morador de rua conhecido como 'Espanta Onça'.

Conforme publicado pelo Titular do Blog, 'Espanta Onça' foi amarrado e arrastado em um carro pelas ruas de Coroatá durante o final de semana, ficando gravemente ferido, principalmente na região das costas e nádegas. O ato cruel e bárbaro teve grande repercussão na cidade, no entanto, ninguém foi preso até o momento (saiba mais).

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade:


Maranhense recrutado pelo Exército da Ucrânia tem perna amputada

Maranhense recrutado.
Raphael Paixão, o maranhense recrutado pelo Exército da Ucrânia, teve a perna esquerda amputada e está hospitalizado após ter pisado em uma mina-borboleta, um artefato explosivo de pequeno porte, mas de alto poder destrutivo, utilizado em zonas de guerra. 

“Ele foi operado, está hospitalizado, perdeu o pé esquerdo, perdeu do joelho, um pouco do joelho para baixo, mas está estável, está vivo, né? Foi um milagre de Deus. Ele contou um pouco do que aconteceu. Ele andou nove quilômetros, arrastado por um outro militar, que ‘tava’ dando suporte para ele, ele ‘tava’ muito machucado, mas graças a Deus, para honra e glória de Jesus, ele conseguiu”, informou a mãe do jovem, Neila Paixão, após conseguir fazer uma videochamada com o filho.

Ela gravou um vídeo relatando o quadro do filho e agradecendo pelas orações de parentes, amigos e todos que torcem pelo jovem maranhense. “O coração da mãe só vai ficar realmente aliviado quando meu filho botar os pés na terra brasileira”, completou. Segundo Neila, Raphael se encontra estável, recebendo acompanhamento médico e psicológico. Durante uma videochamada com a mãe, ele expressou o desejo de voltar ao Brasil.

A família ficou quase 20 dias sem conseguir falar com o jovem. Até que ele enviou uma breve mensagem por aplicativo: “Oi mãe, estou vivo graças a Deus, mas estou em missão”. O contato foi curto, mas serviu como alívio temporário diante do medo que havia se espalhado entre amigos e familiares. A ausência de informações precisas sobre o paradeiro de Raphael mobilizou conhecidos e parentes, que chegaram a enviar e-mails ao governo da Ucrânia e buscar auxílio junto a autoridades brasileiras. Entretanto, segundo a família, o consulado não fornecia uma resposta concreta.

Natural de Imperatriz, Raphael cursava Direito em uma faculdade particular, mas trancou os estudos em agosto de 2024. Em seguida, viajou para a Holanda com a namorada em busca de novas oportunidades. Após o fim do relacionamento, tomou a decisão de se alistar como voluntário nas forças armadas da Ucrânia na guerra contra a Rússia, onde permanece desde então.

Do Imirante.

Acidente envolvendo caminhonete e caçamba é registrado na BR-135

Veículo envolvido no acidente.
Por volta das 08h desta quarta-feira, 02, no km 14 da BR-135, no município de São Luís, ocorreu um sinistro de trânsito do tipo colisão traseira, que deixou um envolvido levemente ferido. Veículos envolvidos: caminhonete I/Toyota Hilux Swsrxa4Fd, branca; e um caminhão M.Benz/L 1620, vermelho. Ambos veículos de placas do Maranhão.

Dinâmica
Veículo envolvido no acidente.
A caminhonete reduziu a velocidade e foi abalroada na parte traseira esquerda pelo veículo de carga (caçamba). O condutor da caminhonete, um homem de 66 anos de idade, sofreu ferimentos leves. A causa do sinistro foi: Não manter distância do veículo da frente. A colisão provocou transtornos aos demais usuários da via.

Fonte: PRF.

VÍDEO: Motorista que 'voou' por cima de duna vira garoto-propaganda da Ford

Empresário fazendo a publicidade.
O empresário Valécio Granjeiro, que foi flagrado em alta velocidade e "voando" em um veículo 4x4 sobre uma duna de Canoa Quebrada (relembre), gravou uma publicidade para uma concessionária da Ford, em Fortaleza, no Ceará. Em uma série de vídeos publicados no Instagram, na tarde de terça-feira (01), ele aparece vestido como um astro de Hollywood cercado por seguranças e fãs.

Nos stories, ele entra na concessionária com direito a tapete vermelho. Dentro do estabelecimento, funcionários recepcionaram Valécio com uma faixa escrita "Seja bem-vindo Valécio Air Lines". Na gravação, uma atriz também interpreta uma repórter tentando fazer entrevista com a "celebridade". 

Em seguida, ele aparece recebendo as chaves de um Ford Ranger Raptor — avaliado em R$ 490 mil. Valécio ainda surge em vídeo dirigindo o veículo por alguns metros em uma área de veículos da concessionária. Detran aguarda procedimento para suspensão CNH do motorista por manobra perigosa.


Do Diário do Nordeste.

Mulher morre após ter 90% do corpo queimado em ataque brutal no interior do Maranhão

Vítima e o esposo, autor do crime.
Faleceu nesta quarta-feira, 02, na UTI do hospital regional de Viana, a mulher que teve 90% do corpo queimado no último domingo, 30, no povoado Piçarra, na zona rural do município de São Vicente Ferrer, na Baixada Maranhense. A vítima foi identificada como Maria Domingas Fonseca dos Santos, de 39 anos. 

Segundo as investigações, o crime foi cometido pelo próprio marido da vítima, um homem de 43 anos. De acordo com a polícia, ele teria trancado Maria Domingas em um quarto da residência do casal e ateado fogo. A vítima ainda tentou escapar pela janela, mas foi impedida pelo suspeito, que também sofreu queimaduras nas pernas e mãos durante a ação.

Maria Domingas foi socorrida por vizinhos e inicialmente atendida no hospital municipal de São Vicente Ferrer. Devido à gravidade das queimaduras, ela foi transferida para a UTI do hospital regional de Viana, onde permaneceu internada até esta quarta-feira, quando não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi preso no mesmo dia do crime, por volta das 20h, no povoado Casa Grande. 

De O Informante/Jornal Pequeno.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Avião de prefeito roubado no Maranhão é recuperado no Tocantins

Avião recuperado.
Os criminosos que roubaram um avião monomotor nesta quarta-feira (02), em Presidente Dutra, renderam o piloto antes da decolagem. A aeronave foi encontrada na tarde quarta-feira (02) em Natividade, região central do Tocantins. Cerca de quatro criminosos participaram da ação, segundo a polícia.

De acordo com a polícia civil do Maranhão, após ser rendido pelos criminosos armados e encapuzados, o piloto da aeronave foi amarrado e colocado dentro do seu próprio carro. Parte dos bandidos seguiu com a vítima por alguns quilômetros, onde abandonaram o veículo em uma estrada vicinal em direção a zona rural de Tuntum.

A outra parte dos criminosos fugiu com o avião que foi localizado em uma fazenda no Tocantins. Segundo a polícia militar do Tocantins, o responsável por uma fazenda percebeu a presença incomum do avião em sua propriedade e entrou em contato com a polícia. Até o momento, nenhum dos criminosos foi localizado.

O avião monomotor está registrado no nome do prefeito da cidade maranhense Senador Alexandre Costa, Nilo Tayrone Arouche Amorim (Republicanos), conhecido como Dr. Nilo. De acordo com a ANAC, a aeronave com prefixo PT-ZUZ foi fabricada em 2010 e pertence, desde 2023, ao prefeito de Senador Alexandre Costa. O monomotor não tem permissão para táxi aéreo.

Do G1 MA.

Base governista na Assembleia declara apoio a Orleans Brandão como pré-candidato ao Governo do Maranhão

Deputados declaram apoio a Orleans.
O cenário político do Maranhão começa a ganhar novos contornos rumo às eleições de 2026. Em movimento articulado nos bastidores, parlamentares que integram a base do governador Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa declararam, de forma unificada, preferência pelo nome de Orleans Brandão (MDB) como pré-candidato ao governo do Estado.

A sinalização pública foi feita durante conversas de articulação entre deputados da base aliada, que destacaram o papel estratégico de Orleans nas ações do atual governo e sua capacidade de diálogo com diferentes segmentos da sociedade. “Orleans representa a continuidade de um projeto que vem dando certo. Tem preparo técnico, sensibilidade política, humildade e conhece o Maranhão de perto”, afirmou a presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), uma das parlamentares presentes à reunião.

Embora ainda não haja anúncio oficial de pré-candidatura, o nome de Orleans vem ganhando força entre lideranças do grupo governista, especialmente após sua atuação na articulação de políticas públicas e sua presença cada vez mais ativa nos principais eventos institucionais do estado. Deputados estaduais avaliam que a escolha pelo nome de Orleans Brandão representaria uma candidatura de consenso dentro da base, unindo o apoio do Palácio dos Leões, o aval da Assembleia Legislativa e o respaldo de importantes lideranças municipais.

O gesto da base na Assembleia também é interpretado como um passo decisivo para a consolidação de um nome com perfil técnico e político, que mantenha a estabilidade da atual gestão e dialogue com o futuro. A expectativa é que, nos próximos meses, o movimento ganhe adesões públicas de outras lideranças estaduais, fortalecendo o nome de Orleans Brandão como principal aposta do grupo do governador para a sucessão estadual.

Grave acidente com vítima fatal é registrado na ponte sobre Rio Itapecuru

Local do acidente.
Na madrugada desta terça-feira, 01, no km 9 da BR-402, no município de Rosário, norte do estado do Maranhão, uma colisão transversal envolvendo uma motocicleta e um caminhão provocou a morte da condutora da motocicleta.

No cruzamento da BR-402, entrada da ponte sobre o rio Itapecuru, um caminhão M.Benz/L 1620, azul, de placas de Pernambuco, seguia no sentido crescente da rodovia, quando colidiu transversalmente em uma moto Honda/CG 125 Fan Ks, preta, de placa do Maranhão.

A condutora da motocicleta, uma mulher de 31 anos, moradora daquele município, não respeitou a via preferencial e adentrou na BR inadvertidamente, sendo abalroada e tendo a moto arrastada sobre a cabeceira da ponte. A vítima ainda foi socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu e faleceu.

Fonte: PRF.

Homem é assassinado a tiros em Itapecuru-Mirim

Momento do crime.
Um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite desta terça-feira (01), em Itapecuru-Mirim. O crime foi registrado por volta das 19h46, nas imediações da Praça da Bíblia, tomando moradores da região de surpresa. De acordo com informações iniciais, a vítima foi surpreendida pelos atiradores, que estavam de moto. Mais de cinco disparos foram feitos na cena do crime.

A polícia militar foi acionada com a informação de disparos de arma de fogo no local. Ao chegar, a guarnição confirmou a veracidade dos fatos. Vídeos mostram momento em que policiais de folga auxiliam no resgate a vítima, que ainda foi encaminhada ao hospital regional Adélia Matos. Foram realizadas diligências no intuito de prender os autores do crime, porém, sem êxito.

Do Itapecuru Informa.

Assembleia reage e pede ao STF fim do travamento político no TCE do Maranhão

Assembleia Legislativa.
A Assembleia Legislativa do Maranhão protocolou uma petição forte no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (02), pedindo o fim da paralisia que impede a escolha de novos conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). Segundo a petição, o motivo que originou o processo já não existe mais: as leis foram corrigidas e até quem entrou com a ação, o partido Solidariedade, reconheceu que não há mais problema. A Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público também confirmaram isso.

Mas o processo continua travado. O motivo? A entrada de terceiros sem ligação com o caso, como uma advogada de Minas Gerais que tentou participar do processo mesmo sem representar nenhuma entidade ligada ao tema. A Assembleia afirma que isso virou um “palco político”, usado por adversários para tumultuar e impedir que o Estado funcione normalmente.

A petição também acusa o deputado Othelino Neto (Solidariedade), ex-presidente da Casa, de estar por trás dessa estratégia de travamento. Segundo o documento, ele estaria tentando influenciar a Justiça com discursos e ações que não têm base jurídica, apenas o objetivo de atrapalhar o governo e a Assembleia.

No final, a Assembleia pede que o STF reconheça que a ação perdeu o sentido e libere o processo para que os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado sejam escolhidos. O recado é claro: a Constituição deve ser respeitada, e não usada como arma em disputa política.

Conciliação Itinerante soluciona demandas dos moradores de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto

Conciliação Itinerante.
Conciliadores e conciliadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizaram 257 audiências durante as atividades do projeto Conciliação Itinerante nas cidades de Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Na Conciliação Itinerante, os atendimentos à comunidade são realizados em um ônibus do TJMA, climatizado, equipado com sete estações de trabalho e aparelhos notebook conectados à internet, oferecendo à população um espaço estruturado de diálogo para a solução definitiva de questões em trâmite na Justiça e demandas que ainda não foram protocoladas como processo no Poder Judiciário. As questões que exigem a formalização e protocolo de um processo judicial, são encaminhadas para atendimento da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) e Ministério Público (MPMA).

Durante a itinerância em São Benedito do Rio Preto, nesta terça-feira (1º), um reconhecimento espontâneo de paternidade foi formalizado após a confirmação prévia do exame de DNA. Antônio da Silva declarou, perante o conciliador e a mãe da criança, sua decisão de ser reconhecido oficialmente como pai de uma menina de cinco anos, que já possuía, na certidão de nascimento, o nome de outra pessoa registrada como pai.

O homem, que reside atualmente em São Luís, participou da audiência por videoconferência e confirmou que, na época do nascimento da criança, cedeu seu nome apenas para garantir que ela não ficasse sem um pai no registro civil. “Apesar de constar como pai na certidão, nunca estabelecemos um vínculo afetivo ou de proximidade como pai e filha. Por isso, concordei com a exclusão do meu nome e a inclusão do pai biológico, que já exerce esse papel com dedicação, cuidado e afeto”, relatou.

O conciliador responsável pela condução da audiência, Gustavo Garcia, que também atua como assessor de juiz, explicou que a exclusão só foi possível porque ficou comprovada a inexistência de um vínculo afetivo entre o homem registrado anteriormente e a criança, situação confirmada também pela mãe e por testemunhas. Caso contrário, a legislação permitiria a coexistência do registro de dupla paternidade, contemplando tanto o pai afetivo quanto o biológico.

O advogado Pedro Henrique, que atua há cinco anos na comarca de Urbano Santos, elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão. Para ele, a conciliação itinerante contribui significativamente para a eficiência da Justiça local. “Sem sombra de dúvidas, a conciliação itinerante ajuda a desafogar as demandas da nossa comarca, tanto na sede Urbano Santos, quanto nos termos de São Benedito do Rio Preto e Belágua. Essas conciliações só têm a somar. Um meio de resolver questões litigiosas de forma célere e definitiva”, afirmou. 

Pedro Henrique acompanhou uma cliente em uma audiência referente à execução de dívida, na qual foi celebrado um acordo entre as partes. Para o advogado, a solução encontrada foi positiva e reforça o potencial da iniciativa como ferramenta eficaz para promover a pacificação social de maneira ágil.

Na comarca de Urbano Santos, o projeto Conciliação Itinerante contou com o apoio das prefeituras locais, da equipe de servidores/as do fórum judicial. Em São Benedito do Rio Preto, a ação teve parceria do Tribunal Regional Eleitoral - TRE Maranhão, com emissão de segunda via de título; e vacinas contra a gripe e Covid, disponibilizadas pela secretaria municipal de Saúde. 

Idoso morre atropelado após tentar atravessar BR-135 empurrando moto

Vítima fatal.
No início da noite desta terça-feira (01), por volta das 18h30, no km 11 da BR-135, em São Luís, uma colisão transversal resultou na morte de um motociclista. Veículos envolvidos: automóvel Hyundai/Hb20 10M Sense, branco, de placas do Paraná; e uma motocicleta Honda/Pop100, vermelha, de placa do Maranhão.

Dinâmica

O automóvel seguia no sentido decrescente da via, quando, de súbito, um homem cruzou a rodovia empurrando uma motocicleta e foi colhido transversalmente pelo passeio, que não conseguiu desviar. A vítima tinha 63 anos de idade e morreu no local.

Fonte: PRF.

Prefeito e vice são cassados por envolvimento com Comando Vermelho

TRE-CE cassou prefeito e vice.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará confirmou, nesta terça-feira (01), por unanimidade, a cassação dos mandatos do prefeito afastado de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), e do vice-prefeito, o Gardel Padeiro (PP). A decisão confirma a sentença da 54ª Zona Eleitoral, que apontou abuso de poder político e econômico com envolvimento direto da facção criminosa Comando Vermelho nas eleições de 2024. Com isso, o município terá eleição suplementar, a ser marcada pelo próprio TRE-CE.

A confirmação da condenação representa uma resposta institucional dura e necessária diante do caso mais alarmante de interferência do crime organizado no processo eleitoral cearense no ano passado. As investigações revelaram práticas como compra de votos com entorpecentes, ameaças a eleitores, pichações intimidatórias contra adversários e entrega de veículo de luxo a um traficante (saiba mais). 

O desembargador relator, Luciano Nunes Maia Freire, declarou que as provas apresentadas pelo Ministério Público são fartas e contundentes. "O caso de Santa Quitéria é o caso mais grave e ultrajante que a Justiça Eleitoral já se deparou. De maneira a afrontar a legitimidade e a lisura do pleito, inclusive interferindo na liberdade do voto, de forma jamais vista nesta Justiça", disse.

Na prática, um pacto silencioso entre políticos e criminosos corrompeu a eleição naquele município, conforme entendimento do TRE-CE. O caso ganhou repercussão nacional por ilustrar, com provas robustas e testemunhos detalhados, como facções vêm se infiltrando nas disputas municipais. 

Do Diário do Nordeste.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Radialista vai cobrir acidente na BR-222 e descobre que a vítima fatal é seu irmão

Local do acidente.
O repórter Rafael Barbosa, da Rádio Amizade FM, de Irauçuba, no Ceará, foi surpreendido ao sair para cobrir um acidente entre uma motocicleta e um caminhão e saber que o próprio irmão foi vítima da colisão e morreu no local. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (01), no km 133 da BR-222, na localidade de Lagoinha, em Itapajé.

A informação foi confirmada pelo dono da rádio, o empresário Moisés Lira. Segundo ele, Rafael ainda estava no caminho da ocorrência quando havia uma suspeita de que podia ser seu irmão no acidente, mas a confirmação só veio ao chegar na rodovia. O irmão do radialista tinha 38 anos e dirigia uma motocicleta, que se envolveu em uma colisão frontal com um caminhão, de acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Do Diário do Nordeste.

DNIT diz que já construiu metade da ponte entre Maranhão e Tocantins

Ponte na BR-226.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu metade da obra de construção da ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A boa notícia chega menos de cinco meses após o início da obra. O investimento do Governo Federal na nova ponte será de R$ 171,1 milhões.

A nova estrutura já está com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. Em paralelo, as equipes constroem, in loco, as 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE), que religará uma das principais rodovias do país. Também estão em execução a construção de pré-lajes e das aduelas de disparo do balanço sucessivo.

O método do balanço sucessivo é uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.

Empreendimento

A Ponte de Estreito, que tem prazo de um ano para ser concluída, a partir da assinatura do contrato emergencial, será maior que a anterior. A nova travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

Armazém Paraíba de Vargem Grande realiza sorteio de prêmios do Aniversário Top Demais

Sorteio Paraíba.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Armazém Paraíba de Vargem Grande realizou, nesta segunda-feira (30), o sorteio do Aniversário Top Demais, em comemoração aos 67 anos de história do Paraíba. Foram sorteados cinco valiosos prêmios e estavam concorrendo todas as pessoas que receberam cupons da equipe do Paraíba em suas casas e foram até a loja para depositar na urna.

Conheça os vencedores:

LIQUIDIFICADOR MONDIAL: Raimundo de Jesus Silva.
LIQUIDIFICADOR PHILIPS WALITA: Eulila de Medeiros Veras.
VENTILADOR BRITÂNIA: Marlene Montel da Silva Alves.
LAVADORA COLORMAQ: Celibertina dos Reis Bezerra.
FRITADEIRA ARNO: Valdenice da Silva Santos.

Maranhão está no centro de esquema bilionário de falsos pescadores

Imagem ilustrativa.
O Maranhão está no centro de uma nova onda de suspeitas de fraudes no seguro-defeso, benefício pago pelo INSS a pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida para preservação ambiental. O estado lidera o número de registros no programa, com cerca de 590 mil cadastros de pescadores ativos até maio de 2025 — o equivalente a um terço de todos os inscritos no país.

Apesar do número expressivo de beneficiários, a produção de pescado no estado não acompanha esse crescimento. Em 2022, o Maranhão ocupou apenas a sexta posição no ranking nacional, com 50,3 mil toneladas de peixe, ficando muito atrás de estados como o Paraná, que liderou com 194,1 mil toneladas.

Outro dado que acende o alerta é o número de embarcações: o Maranhão possui apenas 621 barcos registrados para pesca e nenhuma empresa pesqueira formalizada, um contraste gritante em relação a estados como Santa Catarina, que conta com 218 empresas e 2.319 embarcações.

Municípios maranhenses com proporções irreais

A distorção nos cadastros também chama atenção em municípios maranhenses de pequeno porte. Em Boa Vista do Gurupi e Cedral, por exemplo, mais de 30% da população adulta está registrada como pescadora, proporção incompatível com as características econômicas e demográficas dessas localidades. Em algumas cidades, o número de beneficiários supera com folga o número de habitantes com atividade real ligada à pesca.

O cenário indica possível manipulação nos registros do RGP (Registro Geral da Pesca), utilizado para habilitar o acesso ao benefício. O número total de pescadores registrados no Brasil saltou de 1 milhão, em 2022, para 1,7 milhão em maio de 2025 — um crescimento de 500 mil em pouco mais de um ano, impulsionado por entidades conveniadas ao INSS, algumas já sob investigação.

Deputado maranhense é investigado

No Maranhão, o presidente licenciado da Federação dos Pescadores do Estado, o deputado estadual Edson Cunha de Araújo (PSB), é alvo de uma investigação da Polícia Federal. Entre maio de 2023 e maio de 2024, ele teria movimentado R$ 5,4 milhões da entidade, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

As suspeitas envolvem uso indevido de cadastros, emissão fraudulenta de registros e possível desvio de recursos do benefício. A apuração também aponta para o uso de senhas de servidores do INSS e do Ministério da Pesca, além de retenção irregular de parte dos valores pagos aos pescadores.

Governo reage com novas regras

Diante da gravidade do problema, o governo federal anunciou medidas de controle para frear as irregularidades. Desde janeiro de 2025, todos os novos registros exigem validação biométrica, conforme decreto de 25 de junho. Uma medida provisória publicada em 11 de junho também obriga que prefeituras homologuem os cadastros dos beneficiários, como forma de garantir maior controle local.

O Ministério da Pesca informou que intensificou o cruzamento de dados com outras bases do governo federal e que acompanha a situação de perto. Já o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza uma auditoria para mensurar os danos causados pelos pagamentos indevidos. Os dados da investigação, no entanto, ainda estão sob sigilo.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Preto sanciona lei que reestrutura Departamento Municipal de Trânsito em Vargem Grande

Preto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Preto sancionou, nesta segunda-feira (30), no uso das suas atribuições legais, a Lei Nº 713/2025, que trata sobre a reestruturação do departamento municipal de trânsito e transporte (DMTT) e da junta administrativa de recursos de infração (JARI). O projeto foi aprovado na Câmara Municipal e revoga a Lei Nº 508/2011.

O DMTT será vinculado administrativamente à secretaria municipal de Infraestrutura com autonomia técnica e administrativa para o desempenho de suas funções, como por exemplo, planejamento, organização, direção, coordenação, execução, delegação e controle da prestação dos serviços públicos relativos ao trânsito e aos transportes em Vargem Grande.

O DMTT terá a seguinte estrutura básica: I – Diretoria Geral; II – Seção de Engenharia e Sinalização de Trânsito; III – Seção de Fiscalização, Operação de Tráfego e Administração; IV – Seção de Educação para o Trânsito; V – Seção de Controle e Análise de Estatísticas de Trânsito e Transportes.

A JARI será responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo DMTT, na esfera de sua competência, sendo composta por, no mínimo, três membros titulares e respectivos suplentes.

A Lei está disponível na íntegra AQUI.

Orleans Brandão lidera pesquisa para Governo do Estado em São Domingos do Maranhão

Orleans Brandão.
No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.

Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.

Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP). Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.

De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.

Morador de rua é amarrado e arrastado pelas ruas de Coroatá; homem é baleado na cabeça

Espanta Onça.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Coroatá registrou, durante o final de semana, dois casos de violência que tiveram grande repercussão na cidade. Um homem identificado como Raicleison do Carmo Araújo, vulgo 'Pombo', sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Eco Marajá. Na ocasião, 'Pombo' foi baleado na cabeça e foi encaminhado a UPA.

Já um morador de rua conhecido como 'Espanta Onça' foi amarrado em um carro e depois arrastado pelas ruas da cidade, ficando gravemente ferido. Um ato cruel e bárbaro que precisa ser investigado pelas autoridades locais. Até o momento os autores não foram identificados.


Veja mais detalhes no Programa Coroatá na TV:


Multidão e grupos de bumba meu boi se reúnem no João Paulo para tradicional homenagem a São Marçal

Multidão no João Paulo.
O mês de junho chegou ao fim nesta segunda-feira (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba meu boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís. Desde o início da manhã e ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida que leva o nome do santo que encerra o mês.

A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, que reúne fé e tradição, tem várias versões e algumas delas dão conta que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal.

Quem conhece bem essa história é José Leite, morador bairro João Paulo que desde 1967 é o locutor oficial da festa. “Essa festa é uma tradição que vem passando de pai para filho. Na antiga Igreja de São Roque era celebrada a festa de São Pedro, São Roque e São Marçal. E nós começamos a organizar essa festa para homenagear São Marçal, que era o santo que andava ao lado de São Pedro quando ele ficou com mais idade. E para a festa ficar mais bonita os batalhões de grupos de bumba-meu-boi começaram a desfilar aqui pelo bairro, fazendo essa homenagem”, contou.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Com aumento anunciado por Brandão, subsídio do soldado passa a ser o 3º maior do Brasil e o 1º do Nordeste

Reajuste salarial.
O reajuste anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão (PSB) para todos os níveis da polícia militar do Maranhão  e do Corpo de Bombeiros Militar, que chega a 20%, garante ganho salarial significativo às forças de Segurança. Com esse aumento, o subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste.

A remuneração do quadro de praças (de soldado a subtenente) passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a 3ª no ranking do Nordeste. E o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.

Com base no subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano. Vale destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.

O reajuste salarial ocorrerá em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.

Proposta

De acordo com o governador Carlos Brandão, a proposta será enviada nesta terça-feira (1°) para a Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e votação dos deputados. “Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão sobre o aumento.