terça-feira, 28 de setembro de 2021

Com trabalhos de destaque em Dubai, Vargem-grandense Ítalo Ruan é um dos principais nomes do audiovisual no Brasil

Ítalo Ruan é vargem-grandense.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Ele tem apenas 23 anos de idade, mas desde os 14 vem se destacando no mundo do audiovisual. Estamos falando de Ítalo Ruan, mais um filho ilustre de nossa Vargem Grande, que, com seu trabalho e muita determinação, alcançou voos que muitos jamais imaginaram - inclusive até ele próprio.

Ítalo é hoje um dos principais nomes do Brasil quando se fala em edição de vídeos e efeitos especiais. Você pode até não conhecê-lo (o que achamos bem difícil, inclusive), mas certamente já viu as suas animações nas redes sociais de vários artistas famosos, como do humorista Whindersson Nunes e do cantor Wesley Safadão.

Mas, não pense que foi fácil. O caminho trilhado até aqui foi marcado por muitas dificuldades, mas, ao mesmo tempo, com a ajuda e o incentivo de muitos amigos. Como por exemplo Luca Morais, que cedeu uma casa para o jovem sonhador morar alguns meses em São Luís, enquanto buscava emprego. Infelizmente essa primeira tentativa não deu certo e ele precisou voltar para Vargem Grande. Mas, não desistiu.

Em Vargem Grande, Ítalo passou a produzir um programa com alguns amigos e que era exibido semanalmente na TV Nova, mostrando a cultura e as belezas naturais do município e de toda região. E foi justamente esse material que lhe garantiu a primeira grande oportunidade de emprego: na TV Mirante, filiada da Rede Globo no Maranhão.
Ítalo em Dubai.
Atrelado ao emprego na Mirante, ele passou a mostrar seu trabalho no Instagram. Ítalo postava vídeos sobre São Luís e, com a grande repercussão nas redes sociais, passou a ser conhecido pelos profissionais da área e novas oportunidades foram aparecendo naturalmente. Através do humorista e amigo Diego Donadonny, foi que ele chegou até Whindersson e produziu o vídeo da música 'Cuscuz'.

Mas, foi durante a pandemia que o jovem vargem-grandense alcançou o ponto máximo da sua promissora carreira: ir morar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para ser supervisor de efeitos especiais. Ítalo não pensou duas vezes e em fevereiro deste ano aceitou o desafio, mesmo sem falar o inglês. Rapidamente seus conteúdos ganharam destaque, inclusive na CNN Árabe. O vídeo em questão mostra a construção do museu do futuro. A obra, como tudo em Dubai, impressiona pela rapidez com que ficou pronta e o nosso menino prodígio mostrou, de uma maneira especial, como tudo aconteceu (veja aqui).

A partir daí marcas famosas, como por exemplo, Carolina Herrera, Dior e Nike, contrataram seus serviços. O mesmo fizeram os aplicativos TikTok e YouTube. "Dubai é uma das paradas mais surreais que tem. Eu fiz muitos contatos... com galera grande do audiovisual no mundo", disse em contato com o Titular do Blog.

Ítalo Ruan já retornou de Dubai e está morando em São Paulo, onde, com o amigo Lucas Leite, que é filmmaker, está fazendo trabalho para alguns artistas, mas, que, por enquanto, tem que manter o sigilo. Outro projeto que está em andamento é um curso de efeitos especiais para que mais pessoas possam entrar no mercado de trabalho. "Essa área é muito grande e a 'galera' está necessitando muito, mas não tem profissional suficiente. Por isso veio a ideia do curso de VFX", explicou.

Confira alguns trabalhos de sucesso:

Como vocês podem ver, o cara é sucesso. Voa, garoto! 

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Médico filho de ex-prefeito maranhense saca arma para funcionários de pizzaria após demora em delivery

Thiago e Ribamar Alves.
Um médico é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após, irritado com suposta demora na entrega de um lanche, ir armado a um restaurante, ameaçar e cobrar o produto de funcionários da loja. O caso é conduzido pela 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).

De acordo com apuração do Metrópoles, Thiago Zacariotto Lima Alves, filho do ex-prefeito de Santa Inês e ex-deputado federal Ribamar Alves, fez o pedido de duas pizzas em um estabelecimento comercial da Asa Sul, por meio de aplicativo de entrega. O homem, no entanto, não tinha percebido que o endereço cadastrado, na realidade, não era o de sua casa. Revoltado com a “demora” no envio da encomenda, o acusado apareceu armado na pizzaria e exigiu a entrega imediata do alimento.

Segundo relato do proprietário da loja, a confusão aconteceu por volta das 20h30. O cliente teria ido ao local duas vezes. Na primeira, teria alegado o não recebimento do lanche e pedido que a entrega fosse feita em endereço diferente do que constava no aplicativo.

Após, aproximadamente uma hora, o homem retornou à pizzaria dizendo que ainda não havia recebido a refeição. Neste momento, o cliente sacou uma arma e disse ao empresário que queria a sua pizza naquele exato momento. A discussão foi gravada por câmeras de segurança.

Depois de aproximadamente quatro minutos de discussão, o homem recebeu a pizza, pediu desculpas e foi embora. Informações preliminares apontam que o médico não tem porte de arma de fogo. Ele será intimado a depor ainda nesta semana. A reportagem não conseguiu contato com Zacariotto. O espaço segue aberto para manifestação.

Veja os vídeos:


Do Metrópoles.

Mulher é assassinada pelo ex-namorado na frente da mãe e da filha em São Luís

Gildelene tinha um relacionamento conturbado com Elionaldo.
Na manhã desta segunda-feira (27), uma mulher identificada como Gildelene Botelho Braga, de 31 anos, foi morta a golpes de faca pelo ex-namorado em São Luís. Segundo a polícia, o crime foi aconteceu por volta das 11h, na casa onde ela morava, na Vila Bacanga. No local, estavam a filha, uma amiga e ainda a mãe de Gildelene.

Depois do assassinato, o ex-companheiro da vítima, Elionaldo Ferreira, tentou fugir de São Luís, mas foi encontrado e preso na Vila Samara. Logo depois, foi encaminhado para a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) para prestar depoimento.

Ainda de acordo com a polícia, Gildelene tinha um relacionamento conturbado com o ex-companheiro e chegou a formalizar uma denúncia na Casa da Mulher Brasileira contra Elionaldo, antes de ser morta.

Do G1 MA.

Empregado dá cadeirada em assaltante e é eleito 'Funcionário do Mês'

Momento da cadeirada.
Uerlisson Lessa, o funcionário que ficou conhecido por impedir um assalto ao dar uma cadeirada contra o suspeito, recebeu o título de "Funcionário do Mês" na padaria onde trabalha em Porto Velho. A "premiação" foi feita neste fim de semana, após centenas de pedidos de internautas.

A tentativa de roubo aconteceu na última quinta-feira (23), e o vídeo da câmera de segurança que viralizou nas redes sociais mostra o momento que o suspeito aborda a funcionária do caixa e passa a pegar dinheiro. Nesse momento, Uerlisson pega uma cadeira de madeira, chega por trás do suspeito e dá um golpe na altura das costas e da cabeça.

Segundo a padaria, a balconista que aparece no vídeo sendo roubada é a esposa de Uerlisson. Uma funcionária contou à polícia que o suspeito entrou na padaria se passando por cliente, pegou pães e, no momento de pesar a sacola no caixa, mostrou parte da arma que carregava para a atendente e anunciou o assalto. Após levar a cadeirada, o suspeito acabou sendo imobilizado e detido pelos funcionários.

Em entrevista ao g1, o proprietário da padaria, Henderson Cahú, disse que a categoria "funcionário do mês" não existia na empresa. No entanto, depois de o vídeo viralizar e a pedidos de internautas, decidiu fazer uma homenagem ao trabalhador.

"Nós não temos essa situação de funcionário do mês por aqui. Mas, após o ocorrido, vimos nas redes sociais muitas pessoas falando que ele deveria ser o funcionário do mês. Resolvemos fazer isso", afirmou Henderson.


Do G1 RO.

Polícia Civil efetua prisões e esclarece assassinato de morador de rua em Miranda do Norte

Polícia Civil.
A Polícia Civil do Maranhão, na última quinta-feira (23), na cidade de Miranda do Norte, conseguiu esclarecer, com mais uma prisão, o assassinato de um morador de rua identificado como Francisco Alexandro dos Santos (27), no último dia 7 de setembro no município. A vítima foi morta mediante várias pauladas em sua cabeça.

Segundo o delegado Samuel Morita, a vítima sofreu várias lesões em sua face, teve parte da orelha arrancada, sendo socorrida ainda com vida, mas veio a óbito no Hospital Socorrão I, em São Luís. Após o crime a polícia civil procedeu a investigações, chegando inicialmente em um dos suspeitos, o qual foi preso temporariamente.

Com base na primeira prisão foi possível esclarecer todo o crime, sua motivação que teria sido uma briga por entorpecentes chegando no outro autor do bruto assassinato. Ato contínuo foi representado pela prisão preventiva dos dois envolvidos, representação está deferida pelo Poder Judiciário.

Da Ascom PCMA.

Assaltante que colocou explosivos no corpo de gerente do Banco do Brasil de Codó é preso no Ceará

Operação da Polícia Civil.
A Polícia Civil do Maranhão conseguiu, na última sexta-feira (24), cumprir um mandado de prisão contra um homem considerado um perigoso integrante de uma facção criminosa que participou do sequestro de gerente do Banco do Brasil de Codó em novembro de 2020 (relembre o caso). A prisão foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) com apoio da Polícia Civil do Ceará.

Segundo as investigações do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DECRIF), no dia da execução do crime, os criminosos amarraram explosivos ao corpo do gerente, ameaçando detoná-los caso não fossem satisfeitas suas exigências.

Com o avanço das investigações foi possível identificar o grupo que cometeu o crime, passando o DECRIF a localizar e prender seus integrantes em diferentes cidades, como em São Luís, Teresina e agora na área metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

Da Ascom PCMA.

Após quatro mandatos de governadora, Roseana quer ser deputada novamente

Roseana Sarney.
Integrante de uma dos clãs mais influentes na política, Roseana Sarney foi governadora do Maranhão por quatro mandatos, senadora por um e agora quer voltar a ser deputada, cargo que ocupou há 30 anos.

Após renunciar ao governo em 2014 alegando problemas de saúde, a filha do ex-presidente José Sarney chegou a anunciar aposentaria da política.

“Gostei muito de ser deputada. Foi uma honra representar meu estado e quero voltar”, disse Roseana ao jornal O Globo.

Josimar detona Flávio Dino: "Triste realidade em nosso Estado. Teoria não enche barriga!"

Josimar de Maranhãozinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O deputado federal e pré-candidato a governador Josimar de Maranhãozinho utilizou seu twitter, neste domingo (26), para criticar a gestão do atual governador do Maranhão Flávio Dino.

Conforme dados do IBGE, entre 2015 e 2019, mais de 400 mil maranhenses entraram na faixa de extrema pobreza, justamente nos primeiros cinco anos de mandato do agora socialista que busca uma vaga no Senado (saiba mais). Para Josimar, "teoria não enche barriga" e que o "Estado está falhando".

"Triste realidade em nosso Estado. Nos últimos 4 anos, houve um aumento da extrema pobreza. Teoria não enche barriga! Enquanto houverem maranheses sem ter o que comer, o Estado está falhando. Combater a miséria é minha principal bandeira. Quem tem fome, tem pressa", escreveu o deputado que no inicio do mês de setembro anunciou rompimento com o governador (reveja).

Vídeo mostra exato momento em que mãe e filha foram atropeladas na BR-010; Criança de 1 ano morreu no local

Momento da colisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança mostrou o exato momento em que uma mãe, de 20 anos, e sua filha, de apenas um ano e sete dias, foram atropeladas por uma carreta na BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz. O caso aconteceu na tarde do último sábado (25) e causou muita comoção em todo Maranhão (relembre).

De acordo com informações da PRF, mãe e filha seguiam para um conhecido shopping da cidade para encontrar com o pai da bebê, mas foram atingidas pelo veículo quando tentavam atravessar a rodovia. A criança, que estava no colo da mãe, teve morte imediata. Enquanto a mulher foi socorrida em estado grave para um hospital.

Veja o vídeo na íntegra:

domingo, 26 de setembro de 2021

Motociclista é preso transportando 26 papelotes de maconha em Vargem Grande

Droga apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste domingo (26), por volta das 10h, policiais militares de serviço em Vargem Grande realizavam patrulhamento pela BR-222, quando, na altura do Conjunto Santa Maria, avistaram um indivíduo trafegando com atitudes suspeitas em uma motocicleta Honda Fan de cor preta.

De imediato foi realizado a abordagem e com R.N.M.A., de 24 anos, residente na Rua Abílio Barroso (Rua do Matadouro), a PM encontrou 26 papelotes de maconha. Além disso, a moto possuía numerações suprimidas, tanto de chassi como de motor. Desta forma, o motociclista foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem adotadas as medidas cabíveis.

Polícia Civil prende assaltante que roubou R$ 50 mil de empresário que foi candidato a prefeito de Turiaçu

Assaltante.
Um homem foi preso em flagrante, nessa sexta-feira (24), suspeito de praticar um crime conhecido como "saidinha bancária" contra um empresário no fim da tarde do dia 23 de setembro, em uma rua no bairro São Francisco, em São Luís. 

Segundo a polícia, um carro e uma quantia de R$ 50 mil reais foram levados do empresário Adson Manoel, que ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Turiaçu em 2020. Imagens do momento do crime foram feitas por moradores da região. Logo após o crime, a polícia começou uma operação localizar o assaltante, que teve a prisão realizada pela Policia Civil do Maranhão.

Durante a ação policial, o assaltante chegou a efetuar disparos de arma de fogo contra os agentes públicos. Por esse motivo, ao ser preso, o homem também foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio contra os policiais. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça.

Veja o vídeo do momento do assalto (Adson está de camisa quadriculada):


Do G1 MA.

Lobão Filho e Paulinha Lobão comemoram aniversário da Rádio Nova FM

Programação de aniversário.

A Rádio Nova FM 93.1 celebra três anos no mercado maranhense. A programação foi prestigiada por Lobão Filho e Paulinha Lobão junto à equipe e colaboradores. Fé, esperança e caridade. Três pilares importantes da mensagem cristã foram destacados pelo empresário Lobão Filho durante o ato ecumênico que marcou o início da programação da celebração dos 03 anos da Rádio Nova FM 93.1. 

Na manhã desta sexta-feira (24), colaboradores, parceiros e funcionários se reuniram na emissora com missa celebrada pelo padre Robério, seguida de café da manhã. Os ouvintes da 93.1 puderam acompanhar através de transmissão simultânea, ao vivo. 

Durante a comemoração da aniversário da Nova, o ex-senador e empresário Lobão Filho, destacou a prosperidade da emissora em curto espaço de tempo; e através da leitura da Bíblia em Coríntios 13, falou sobre a importância da fé, esperança e caridade nesse momento tão importante em que atravessamos nessa pandemia. “Temos que ser tolerantes uns com os outros, honrar a sagrada família e procurar fazer a diferença no trabalho e na dedicação em busca dos nossos sonhos”, completou.

“A Rádio Nova FM é um sucesso. Os maranhenses e o Brasil têm acesso a um conteúdo de qualidade. Isso sempre foi e será a marca da Rádio. Afinal, nossos ouvintes merecem o melhor”, disse.

Direcionada para Comunicação de Massa, a Nova FM que é administrada pela empresária, locutora, apresentadora e jornalista Paulinha Lobão, se consolidou na preferência do ouvinte, pela prestação de serviço, informação, cultura e entretenimento na rotina da população.  

Segundo Paulinha Lobão, o sucesso é resultado de um conjunto de fatores, como por exemplo, um afinado trabalho de equipe. “O sucesso da Rádio se deve ao trabalho em grupo. Temos uma equipe alinhada e que trabalha com tanto amor e carinho. Estamos integrados num corpo só. A Nova é uma emissora completa. É a Rádio do Maranhão, do Brasil e do Planeta”, disse. 

A festa finalizou com o Pocket Show da Banda Os Clones do Brasil. 

PRATICIDADE DA NOVA

A praticidade de acesso também se tornou um diferencial da Nova FM. O ouvinte pode acompanhar a programação da rádio pela internet, através da plataforma (Radiosnet) ou pelo aplicativo da emissora disponível gratuitamente na Apple Store, para dispositivos IOS e na PLAY STORE para dispositivos Android. 

Todos os municípios maranhenses já estão vacinando população de 18 anos contra a Covid-19

Vacinação no Maranhão.
A secretaria estadual de saúde confirmou que todos os 217 municípios maranhenses já estão vacinando pessoas de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O resultado positivo é fruto do esforço dos municípios para acelerar a imunização e conta com a contribuição do Governo do Estado e o apoio e incentivo da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, atribuiu o resultado alcançado a união de esforços das gestões estadual e municipais e agradeceu ao governador Flávio Dino pela parceria e apoio aos municípios. 

"Essa conquista foi possível graças à atitude das prefeituras, em vacinar imediatamente a população, cumprindo o PNI, iniciando pelos grupos mais vulneráveis e chegando a esse patamar de vacinar toda a população adulta. Agradecemos também ao governador Flávio Dino pela rápida distribuição das vacinas e o apoio na aplicação dos imunizantes, com os Arraiais da Vacinação. Este resultado positivo é fruto da união de forças dos poderes constituídos", pontuou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, isso é reflexo do bom trabalho realizado no estado. “As ações de enfrentamento à pandemia realizadas pelo Maranhão continuam se destacando nacionalmente. O estado não tem medido esforços para garantir que toda a população adulta do Maranhão seja totalmente imunizada contra essa doença. Para isso, estamos realizando os Mutirões da Segunda Dose em parceria com as prefeituras para garantir a conclusão do ciclo vacinal”, afirma Carlos Lula.  

Durante a realização dos Arraiais da Vacinação, mais de 168.647 pessoas receberam a primeira dose da vacina em mais de 50 municípios. Agora, o Governo trabalha com os municípios na realização dos Mutirões da Segunda Dose para a conclusão do esquema vacinal. 

Distribuição e aplicação

Um dos fatores que contribuiu para o rápido avanço da vacinação no estado foi a logística montada pela SES em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para a distribuição em tempo recorde dos imunizantes. 

A logística de entrega conta com o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte dos imunizantes são utilizados aviões e helicópteros, além de vans refrigeradas. Essa logística possibilita a distribuição dos imunizantes em até 48h após o recebimento das doses.

Cada município adotou a estratégia de aplicação da vacina de acordo com a realidade local. Alguns municípios descentralizaram para alcançar mais perto a população, outros concentraram em pontos de vacinação específico para ter mais controle e assim atingir o resultado. Hoje, o Maranhão já tem mais de 6 milhões de doses de vacina contra covid-19 aplicadas. Mais de 2 milhões de pessoas já estão com a imunização completa (segunda dose ou dose única).

sábado, 25 de setembro de 2021

Criança de 1 ano morre atropelada por carreta ao tentar atravessar BR-010 com a mãe para encontrar o pai

Criança tinha apenas um ano de idade.

Uma grande tragédia aconteceu na tarde deste sábado (25) no perímetro urbano de Imperatriz, na região tocantina maranhense, distante 634 quilômetros de São Luís. Por volta das 14h50, no km 252, em frente a um conhecido shopping da cidade, mãe e filha foram atropeladas na pista central por uma carreta quando atravessavam na faixa de pedestre. A filha estava sendo carregada no colo da mãe, quando houve a colisão. 

As informações da equipe PRF dão conta que ambas se dirigiam ao shopping para se encontrar com o pai, que as aguardava. A mãe da criança é uma jovem de apenas 20 anos de idade, natural de Itaguatins/TO. A criança, de apenas um ano e sete dias, morreu no local e, até o início da noite, ainda não havia sido identificada. 

O pai da menina entrou em estado de choque ao saber da notícia e ao ver o corpo da filha ao solo. A mãe da criança segue internada em estado grave e será transferida para outro hospital. Participaram da ocorrência uma equipe PRF da Unidade Operacional de Imperatriz, uma equipe do SAMU e uma equipe do IML.

Fonte: PRF.

Mulher é presa após envenenar ex-marido e a noiva dele com bombons de chocolate dias antes do casamento

Bombons estavam dentro de uma caixa.
Uma operação realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar terminou com a prisão da suspeita de envenenar cinco pessoas e um cachorro em Jaíba (MG). Todos eles começaram a passar mal após a ingestão de bombons.

De acordo com os levantamentos feitos pela polícia, duas das vítimas se casariam neste fim de semana. As três outras pessoas envenenadas são dois adultos e uma criança de dois anos. A mulher presa é ex-companheira do noivo.

As cinco vítimas foram hospitalizadas na quinta-feira (23) e a prisão foi cumprida na sexta (24). O nome da mulher não foi divulgado.

Entrega dos chocolates

A polícia apurou que um taxista deixou uma encomenda, com bombons e taças, para a noiva. Achando que se tratava de um presente, as vítimas comeram os chocolates. O cachorro foi o primeiro a passar mal, ele caiu e começou a se debater.

Após entrevistas com as vítimas e os familiares delas, os policiais identificaram que a ex-companheira do noivo poderia ter enviado a encomenda, já que não aceitava o término de seu casamento e nem que o ex-marido se relacionasse com outra pessoa.

Do G1.

Filme Mundinho, produzido em Vargem Grande, vence dois prêmios na Competitiva Nacional do Festival Guarnicê de Cinema

Momento da premiaçã.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma noite histórica para o Cinema Vargem-grandense. O curta Mundinho, filmado no Quilombo Rampa, em Vargem Grande, levou dois prêmios na noite do encerramento do Festival Guarnicê de Cinema, que foi realizado no Teatro Arthur Azevedo e contou com a presença dos mais importantes diretores e profissionais do cinema do Maranhão. 

O Coletivo Cine Balaio, de Vargem Grande, representou a cidade e saiu da cerimônia com o prêmio mais importante da noite: "Melhor Curta Nacional pelo Júri Popular". Além disso, o grupo também foi premiado pelo Júri técnico com troféu "Menção Honrosa pelo conjunto da equipe ".
Festival Guarnicê.
O  curta-metragem Mundinho, totalmente realizado na região, ganhou o carinho do público local que movimentou as redes sociais nos últimos dias numa grande campanha na torcida pelo filme. O roteiro fala sobre um rapaz que volta para o seu quilombo de origem, trazendo a tona conflitos familiares.

O Festival Guarnicê é o quarto festival de cinema mais antigo do Brasil e um dos mais tradicionais. Os filmes premiados no Guarnicê quase sempre tem entrada garantida em grandes festivais do país. Então, ainda vamos ouvir falar muito de Mundinho, já que agora o filme vai integrar o circuito de festivais pelos quatro cantos do país, além de festivais internacionais.
Festival Guarnicê.
Parabéns a toda equipe do Cine Balaio e do filme Mundinho, que estão fazendo história para o audiovisual Vargem-grandense. Pra Cima!

Trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão são resgatados em fazendas maranhenses

Trabalho escravo no Maranhão.
Operações coordenadas por Auditores-Fiscais do Trabalho em municípios do interior do Maranhão resultaram no resgate de 15 trabalhadores submetidos a condições análogas às de escravo no mês de setembro. Dos resgatados, 13 foram encontrados por Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Imperatriz em uma fazenda destinada ao cultivo de grãos na cidade de Bom Jesus das Selvas. 

Já o resgate de outros dois foi realizado por integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em duas fazendas, nos municípios de Açailândia e Amarante do Maranhão, respectivamente.

Presença de intermediário (“gato”)

Na propriedade de Bom Jesus das Selvas, os trabalhadores resgatados laboravam para dois empregadores e foram arregimentados por um “gato”, nome comumente utilizado para designar a pessoa que intermedeia irregularmente a contratação de empregados. Alguns desses trabalhadores inclusive informaram que se evadiram da fazenda no momento da fiscalização por ordem do intermediário.

A equipe de fiscalização constatou que nas frentes de trabalho não existiam instalações sanitárias e nem abrigo contra intempéries onde os trabalhadores pudessem tomar suas refeições.

Parte dos trabalhadores estava alojada numa pequena casa de alvenaria da fazenda. Havia apenas um banheiro, sem porta, com vaso sanitário dentro de um quarto que era compartilhado por trabalhadores de ambos os sexos. Também restou constatado que a caixa de descarga não funcionava, de modo que cada trabalhador, após o uso, jogava água com um balde.

Além disso, não havia energia elétrica no local, o que, além de dificultar a conservação dos alimentos, obrigava os trabalhadores a usarem lamparinas ou lanternas próprias para garantirem o mínimo de iluminação à noite.

Os trabalhadores, que laboravam na mais absoluta informalidade eram remunerados por produção, conforme a quantidade de sacas de milho batido. Entre os trabalhadores resgatados, havia um adolescente com 16 anos de idade e um trabalhador que está recebendo parcelas do Seguro-Desemprego.

Idoso resgatado em Açailândia

Em uma fazenda situada no Assentamento Terra Nova, zona rural de Açailândia, Auditores-Fiscais do Trabalho do GEFM encontraram um trabalhador - idoso de 68 anos - que realizava, com uso de tratores agrícolas, serviços de preparação da terra para plantio de soja e aplicação de agrotóxicos.

De acordo com a equipe de fiscalização, o trabalhador estava alojado há mais de 14 anos em uma casa de madeira no interior da propriedade. O imóvel apresentava precário estado de conservação, asseio, segurança e conforto.

Já em uma propriedade do município de Amarante do Maranhão, o GEFM resgatou um trabalhador que realizava atividade de roço de pastos com foices e aplicação de agrotóxicos. Ele ficava alojado em barracão sem paredes e com piso de terra batida, no interior do qual ele fez um cômodo cujas paredes foram improvisadas com pedaços de lona, palhas de palmeiras, uma porta de madeira solta e varas, no qual dormia.

Interdição

A Auditoria-Fiscal do Trabalho interditou a frente de serviço de aplicação de agrotóxicos em Amarante do Maranhão, com fundamento técnico na ausência de capacitação para desempenho das atividades e devido ao não fornecimento de equipamentos de proteção individual e de vestimentas adequadas aos trabalhadores.

Othelino indica pavimentação para São Francisco do Maranhão no valor de R$ 1,6 milhão

Othelino entrega vale-gás a dona em São Francisco do Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), indicou, junto ao Governo do Estado, serviços de pavimentação de ruas para São Francisco do Maranhão. A chegada do benefício, orçado no valor de R$ 1,6 milhão, foi anunciada durante ato realizado no município, nesta sexta-feira (24). Na ocasião, o parlamentar também acompanhou a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 e entregou 400 cartões Vale-Gás a famílias carentes, frutos de suas solicitações ao Governo do Estado.

“São iniciativas que, com certeza, proporcionam benefícios diversos ao município e à população. Com melhor infraestrutura urbana, a cidade se desenvolve mais e as pessoas usufruem de melhor qualidade de vida. Da mesma forma, o benefício social do Vale-Gás vem para suprir essa grande necessidade enfrentada por muitas famílias com o aumento do desemprego e a alta dos preços dos produtos”, disse Othelino. 

Ao lado do prefeito Adelbarto Santos (PCdoB), vereadores e secretários municipais, o parlamentar também acompanhou o início da aplicação da terceira dose da vacina em idosos. Ele comemorou o avanço da imunização da população, visto que o município está há 90 dias sem registros de casos positivos de coronavírus. 

“Para vencermos a Covid-19 é necessário que todos nós façamos a nossa parte. Aqui, essa conquista deve-se muito à colaboração da população e do empenho do prefeito Adelbarto e da Secretaria Municipal de Saúde, que, em ação conjunta com o Governo do Estado, alcançou esse resultado maravilhoso”, destacou o presidente da Assembleia.  

Comida na Mesa

Em São Francisco, Othelino anunciou, ainda, a entrega de mais 500 cestas básicas, adquiridas com emenda parlamentar. Além dessas, outras 700 cestas já foram distribuídas à população do município por meio do programa ‘Comida na Mesa’. 

O deputado Ricardo Rios, que também participou do ato, destacou o trabalho desenvolvido nos municípios de diversas regiões do Estado. “Tenho acompanhado muitas ações por todo o Maranhão. Mais uma vez, Othelino mostra que vem trabalhando muito forte em prol da população maranhense. Com essa parceria entre Governo, Prefeitura e Assembleia, os municípios só têm a ganhar”, disse.

O prefeito Adelbarto Santos agradeceu o apoio, que tem resultado em importantes benefícios para o município. “Estamos muito satisfeitos com as ações desenvolvidas aqui. Isso tem sido possível graças à parceria com o deputado Othelino, que muito tem feito por nossa cidade”, declarou.

André Fufuca, Marreca Filho e Cléber Verde enfrentam dificuldades para 2022 após fim das coligações proporcionais; Veja a análise completa

Deputados encontram dificuldade em seus partidos.
A decisão do Senado Federal de manter a regra atual que proíbe a formação de coligações proporcionais para eleição de deputados estaduais e deputados federais traz uma enorme dor de cabeça para detentores de mandato que são presidentes de partido, mas não possuem uma boa lista de filiados competitivos para a disputa (saiba mais). A manutenção da regra favorece aos que estão focando a disputa majoritária ou lastro eleitoral, uma vez que podem aglutinar vários nomes em determinados partidos, viabilizando a eleição.

Flávio Dino (PSB), Carlos Brandão (PSDB), Weverton Rocha (PDT), Roseana Sarney (MDB) e Josimar de Maranhãozinho (PL) são os maiores beneficiados com a disputa sem coligações proporcionais, afinal conseguem controlar o fluxo de filiações de acordo com os seus interesses político-partidário.

O governador do Maranhão, por exemplo, tornou o discreto PSB no estado em um dos mais competitivos. Se antes, tinha apenas um federal e dois estaduais, agora a sigla tem um time completo para eleger pelo menos dois federais e quem sabe até seis estaduais, uma vez que novos nomes devem chegar além dos que já estão. Para a Câmara Federal, Bira do Pindaré e Duarte Júnior são os principais nomes para estadual tem os secretários Carlos Lula, Catulé Júnior, Rogério Cafeteira etc.

O mesmo acontece com o PCdoB, que está fragilizado, mas por um compromisso com a nacional, Flávio Dino deve manter o partido competitivo com os nomes de Clayton Noleto, Márcio Jerry e Rubens Júnior para deputado federal e Ana do Gás, Adelmo Soares e outros para estadual.

Carlos Brandão também possui uma robusta lista de seguidores que aguardam seu sinal para tomar uma decisão. No âmbito federal ele tem ao seu lado Gastão Vieira, Dr Gonçalo, Fábio Macedo e outros. Para estadual ele tem Rafael, Ariston, Thaiza Hortegal, Daniela Tema, Paulo Neto, todos dispostos a filiar no partido indicado pelo vice-governador.

No PDT, Weverton vem construindo uma das nominadas mais forte. Para federal a briga tá aberta, o que facilita ele atrair aliados como Jefferson Portela e outros que podem ficar em dificuldade de se eleger em outras siglas. Para estadual, ele tem vários nomes de mandato e outros que despontam como pré-candidatos, a exemplo de Inácio Melo, marido da senadora Eliziane Gama.

No MDB, Roseana é o trunfo por completo. Além de alimentar a expectativa dela ajudar a eleger outros filiados, a ex-governadora pode atrair mais filiados por conta da importância do seu partido. Na disputa de deputado federal, além da própria presidente, figuram nomes como os atuais parlamentares João Marcelo e Hildo Rocha, e outros que querem o cargo como Lobão Filho, Victor Mendes e Wolmer Araújo. Para estadual, o partido tem Roberto Costa, Arnaldo Melo e Socorro Waquim, ainda que os dois últimos deixem a legenda é possível ganhar filiações competitivas para a disputa.

No PL, está um dos mais arrojados políticos do Maranhão no momento. Josimar de Maranhãozinho apostou na manutenção da regra atual e está montando uma lista “pesada” paras as disputas de federal e estadual. Para a Câmara Federal, ele tem sua esposa Detinha, Júnior Lourenço, Pastor Gil e outros que desejam o cargo, caso de Paulo Marinho Júnior. Para estadual, a lista é mais robusta ainda, a qual é encabeçada por Leonardo Sá, Hélio Soares, Vinicius Louro. Prevendo esse cenário, o Moral da BR, tirou a sua sobrinha Fabiana Vilar da presidência do Avante, a filiou ao PL, para viabilizar sua disputa a deputada estadual.

Se por um lado, esses nomes estão fortalecidos, outros políticos maranhenses estão em alerta e vão ter que se movimentar para salvar o mandato. Isso vale para André Fufuca que está lutando para montar uma nominada no Partido Progressistas, assim como para Juscelino Filho do DEM, Cléber Verde e Gil Cutrim do Republicanos, Marreca Filho do Patriotas e Aluísio Mendes do PSC.

Todos estes citados vão ter que buscar uma composição de nomes para a disputa de deputado federal e estadual, caso contrário vão ter que migrar para outros partidos em busca da viabilidade eleitoral.

Em 2018, apenas dois deputados federais maranhenses foram eleitos com sua própria votação, ou seja, atingiram o quociente eleitoral e eles mesmo fizeram as suas vagas: Josimar de Maranhãozinho com 195.768 votos e Eduardo Braide 189.843 votos. Para deputado estadual, apenas Detinha alcançou a votação necessária: mais de 88 mil votos.

Para 2022, a disputa por uma vaga de deputado federal e deputado estadual vai exigir muita destreza de todos os pretensos candidatos, por isso se aliar a um projeto competitivo na majoritária será fundamental e é por conta disso, que os citados inicialmente podem ser os mais privilegiados.

Do Blog do Diego Emir.