domingo, 31 de janeiro de 2021

PRF apreende 700kg de queijo transportados de forma irregular na BR-316

No dia 31 de janeiro do ano de 2020, por volta de 1h50min, no km 543 da BR 316, no município de Caxias/MA, uma equipe PRF deu ordem de parada a uma picape VW/Saveiro 1.6 CS de placas do Maranhão. O veículo era ocupado pelo condutor e um passageiro.

Os policiais solicitaram a documentação da picape e do condutor. E após revista no compartimento de carga do veículo foram encontrados, aproximadamente, 700kg de queijo Mussarela distribuídos em 200 tabletes de 3,5kg cada, sem nenhum tipo de refrigeração. 

O condutor informou que a mercadoria pertencia ao passageiro. O proprietário disse que ele mesmo produz os queijos na sua Fazenda em Bernardo do Mearim/MA e que iria vendê-los na cidade de Teresina/PI. E que se encontraria com o comprador do queijo na rotatória da Tabuleta em Teresina. Perguntado se tinha alguma licença de fabricação ou registro de inspeção estadual ou federal, informou que não. Ressalta-se que os queijos estavam sendo transportados na carroceria sem qualquer tipo de refrigeração, expostos às intempéries da natureza. E que na própria embalagem do Queijo Mussarela advertia que a temperatura máxima para resfriamento é de 10º Celsius e ainda que a marca não contém registro de inspeção nem estadual e nem federal no órgão competente, sendo proibida sua venda/comercialização no Maranhão e em outros estados. 

Diante dos fatos o queijo foi apreendido na sede da delegacia da PRF para posterior encaminhamento à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - AGED para realizar os procedimentos cabíveis. 

O transporte nestas condições é considerado crime de acordo com artigo 7º, Inc. IX da Lei 8.137/90 que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências cuja pena é detenção, de dois a cinco anos, ou multa. Enquadramento(s): crime contra as relações de consumo.

Fonte: PRF.

Maranhão é o 4º estado que mais aumentou empregos no Brasil em 2020

O Maranhão teve saldo positivo de 19.753 novos empregos com carteira assinada em 2020. É o melhor desempenho do Nordeste e o sétimo melhor em todo o Brasil. 

O Maranhão também teve o quarto maior crescimento proporcional entre todos os 26 estados e o Distrito Federal. A alta foi de 4,11% em relação a 2019. 

Os dados foram divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, do governo federal.

No Nordeste, cinco estados tiveram desempenho positivo (Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte) e quatro tiveram desempenho negativo (Piauí, Sergipe, Pernambuco e Bahia).

“Fechamos 2020 com um dos maiores saldos positivos de empregos do Brasil. Em termos de variação percentual, o 4º melhor desempenho do Brasil e o 1º lugar do Nordeste (em variação percentual e em número absoluto). Cumprimento a classe trabalhadora, os empresários em e a nossa equipe”, disse o governador Flávio Dino. 

Brasil

No acumulado do ano, o Brasil teve saldo de 142.690 novos empregos, o número mais baixo desde 2017. Os setores que mais geraram empregos no país foram a Construção, a Indústria e a Agropecuária, nesta ordem. O setor de Serviços teve a maior perda. 

Nordeste

Veja abaixo como ficou o desempenho de cada estado nordestino em 2020:

Maranhão +19.753
Ceará +18.546
Paraíba +5.152
Alagoas +4.595
Rio Grande do Norte +1.769
Piauí -181
Sergipe -4.475
Pernambuco -5.163
Bahia -5.307

Aumentam casos da Covid-19 no mundo e Maranhão reforça medidas preventivas

Escassez de vacinas, falta de oxigênio, aumento dos casos de Covid-19 no mundo e união de esforços para combater o avanço da doença. Com estas pontuações, o governador Flávio Dino iniciou sua fala em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (29), no Palácio dos Leões, Centro. Na ocasião, Dino citou dados mundiais do novo coronavírus e anunciou medidas preventivas adotadas pelo Governo do Maranhão.

Em apresentação à imprensa, o governador destacou o cenário internacional e nacional da pandemia, ambos com números crescentes. “Temos adotado medidas que, em 2020, se revelaram exitosas, sendo estas medidas assistenciais da rede de saúde e preventivas”, citou o governador Flávio Dino. Na ocasião, mostrou notícias de jornais de renome no mundo, mostrando o cenário negativo da pandemia, com o crescente de casos. 

O governador enfatizou que “até aqui, não houve, infelizmente e sobretudo em nível federal, o enfrentamento adequado à pandemia do novo coronavírus”. Dino refere ao ranking elaborado por instituto australiano e divulgado pela agência francesa AFP, que elenca os países com melhor e pior desempenho no enfrentamento do coronavírus. O Brasil está na posição 98. 

O Maranhão é o estado brasileiro com a menor taxa de mortes por milhão, por conta do coronavírus. Seguem o estado, Bahia e Minas Gerais. “Esse resultado é fruto do esforço de ampliação da rede assistencial com a oferta de leitos e da dedicação e qualidade dos nossos profissionais de saúde. Esse indicador é, objetivamente, um reconhecimento à qualidade do atendimento hospitalar prestado pelo Governo do Estado e nossa equipe”, enfatizou Flávio Dino. 

Outro dado positivo aponta o Maranhão entre os cinco estados em situação de queda nos casos de coronavírus. Acompanha os estados de Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Sul e Sergipe. No Maranhão, a taxa de contágio está em 1,37% e o estado está entre os cinco do Brasil em situação de queda nos casos da doença. Os dados são de pesquisa da PUC/FGV-RJ. “Tivemos, exponencialmente, o crescimento de pessoas doentes em nosso estado e no país, de maneira geral”, informou o governador. Até ontem (28), o estado somava sete mil casos ativos e 747 internações, na rede estadual e privada de saúde. 

A ocupação de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Maranhão apresenta índices bem abaixo dos de outros estados do país. Na Região Metropolitana de São Luís, a taxa de ocupação chegou a 82,88% dos leitos de UTI ocupados; e 73,33% dos leitos clínicos. Imperatriz também acompanha o aumento, no caso dos leitos de UTI e se mantém abaixo dos 40% nas demais regiões. 

Citando a importância da vacina contra o novo coronavírus, o governador Flávio Dino enfatiza que “estamos cuidando daquilo que pode ser o principal vetor de superação deste quadro”. Classificou de “irresponsável e insano” o movimento anti-vacina e pontuou a campanha de vacinação no Maranhão. Até o momento, o Estado recebeu 233 mil doses de vacinas. “Mantemos a decisão de o Governo comprar vacinas, mas ainda não há ofertas”, informa. 

A logística da gestão estadual para distribuição das vacinas e garantia da imunização dos maranhenses inclui o recebimento, armazenagem, transporte, aquisição de insumos como seringas e agulhas. Às prefeituras municipais cabem aplicar, organizar e sistematizar a campanha de imunização. 

Finalizando a coletiva, Flávio Dino enumerou medidas da gestão a serem executadas em 2021, para enfrentamento da doença. Entre estas, criação de novos leitos de UTI, de novas unidades hospitalares; medidas preventivas como a suspensão das festas de carnaval (na consulta às prefeituras, 88% afirmaram que não fariam eventos), reforço das fiscalizações para uso da máscara e diálogo com os segmentos econômicos.

Carreta dá "L" e interdita parcialmente o acesso da BR-135 em São Luís


Por volta das 06h30 da manhã de domingo, 31 de janeiro, no km 18 do acesso da BR-135, na região portuária de São Luís, ocorreu uma interdição parcial do sentido decrescente (Centro para o Itaqui), sem engarrafamento, em virtude de desprendimento de um semi reboque de uma carreta, o qual ficou obstruindo parcialmente a rodovia. 

Uma equipe da PRF da Unidade Operacional de Pedrinhas foi deslocada e sinalizou o local. A empresa responsável ficou de providenciar a retirada da carreta o quanto antes. 

Fonte: PRF

sábado, 30 de janeiro de 2021

Polícia Militar prende suspeito de praticar assaltos em Nina Rodrigues

Por Blog do Alpanir Mesquita. 

Na noite desta sexta-feira (29), por volta das 19h30, populares relataram à polícia militar que um homem armado trafegando em uma moto estava tentando cometer assaltos no Conjunto Madalena Braga, em Nina Rodrigues. 

De imediato os policiais se fizeram presentes e conseguiram efetuar a prisão de Genilton Dias Santos, de 27 anos, residente no povoado Moisinho, zona rural de Vargem Grande. Ele portava um simulacro de arma de fogo, usado na prática criminosa. O suspeito foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis. 

Governador Flávio Dino dialoga com Embaixada do Reino Unido sobre temática ambiental



Nesta sexta-feira (29) o governador Flávio Dino reuniu, virtualmente, com representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil. Como presidente do Consórcio da Amazônia Legal, o governador do Maranhão destacou temas como a importância da cooperação internacional no combate à pandemia; o combate ao desmatamento ilegal da Amazônia e a importância da implementação da política nacional de serviços ambientais.

“Enfatizamos a importância da cooperação internacional para ajudar os estados da Amazônia com acesso a insumos, a vacinas. Além disso, a ideia de juntos combatermos o desmatamento ilegal da Amazônia e a importância de uma política nacional de serviços ambientais para manter a floresta em pé. Para isso, é vital que as populações da Amazônia tenham acesso a recursos econômicos e um dos caminhos é estimularmos a bioeconomia, a economia verde, com práticas produtivas sustentáveis e a cooperação internacional é muito importante para essa finalidade”, assegurou o governador Flávio Dino. 

Para a embaixadora Liz Davidson, encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido, esse é um diálogo importante porque há um alinhamento nas questões relacionadas à defesa do meio ambiente e ao conjunto de ações que já estão sendo implementadas pela embaixada do Reino Unido no Brasil. “Apoiamos a agricultura sustentável, por meio de oportunidades para o setor privado e terceiro setor ao incentivar projetos inovadores. Estamos investindo nas cadeias sustentáveis, trabalhando no plano concreto de ações para que o Brasil possa receber mais investimentos que garantam o desenvolvimento de forma sustentável”, pontuou a embaixadora Liz. 

Ao final, o presidente do Consórcio da Amazônia Legal dialogou sobre a importância de uma regulamentação do artigo 6º do Acordo de Paris, que é um acordo internacional que viabiliza que os países que prestam serviços ambientais ao mundo, como o Brasil, tenham possibilidade de auferir recursos financeiros por conta desses serviços ambientais. 

“O artigo 6º do Acordo de Paris vai ser objeto de um debate importante que acontecerá na COP-26, que é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será em Glasgow, na Escócia, em novembro. O artigo 6º é um dos itens principais desta conferência, que será presidida pelo Reino Unido, por isso é muito importante esse diálogo entre o Consórcio da Amazônia Legal e a Embaixada do Reino Unido no Brasil”, assegurou o governador.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Acidente é registrado na Avenida Castelo Branco em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita. 

Na noite desta sexta-feira (29), por volta das 20h, um acidente foi registrado na Avenida Castelo Branco, na rotatória em frente ao Camiño Supermercado, região central de Vargem Grande. O motociclista Leonardo Farias de Pádua, de 19 anos, colidiu no meio-fio e teve escoriações pelo corpo. Devido ao impacto, ele precisou ser encaminhado ao hospital municipal Benito Mussoline, onde está em observação e estável. 

Duas pessoas morrem em colisão entre moto e carreta na BR-316

Na manhã de sexta-feira, 29 de janeiro de 2021, no km 615,9 da BR-316, no perímetro urbano da cidade de Timon/MA, ocorreu uma colisão lateral envolvendo uma motocicleta e uma carreta, que resultou na morte dos dois ocupantes da motocicleta. 

Por volta das 06h30, próximo a um semáforo uma combinação de veículos tracionada por um DAF/Xf105 Ftt 510A de placas do município de São José dos Campos/SP, seguia o fluxo crescente, sentido Teresina, em velocidade baixa. Ao lado uma motocicleta Honda/CG 160 Start de placas do município de Timon/MA com dois ocupantes. O condutor da motocicleta tentava ultrapassar, quando tocou na parte dianteira da carreta, os ocupantes caíram e foram atropelados pelos pneus traseiros da combinação.

Conforme constatações em levantamento de local de acidente, conclui-se que a principal causa da colisão foi a inobservância do condutor da motocicleta, que não manteve a distancia lateral de segurança com relação ao veículo ultrapassado.

Observa-se que existe sinalização horizontal e vertical em boas condições de visibilidade. As condições ambientais também eram boas no momento do acidente.

As duas vitimas são moradoras da região. O condutor é mototaxista morador de Teresina/PI e o passageiro morador de Timon/MA. Os corpos foram levados para o ICRIM de Timon. Equipes dos Bombeiros, PMMA e SAMU e CMTRANS prestaram apoio na ocorrência. 

Fonte: PRF.

Cão farejador encontra 4kg de maconha em caminhão na BR-135

Droga apreendida.
A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, deflagraram uma operação na noite da última terça-feira (26), na BR-135, Bairro Maracanã, em São Luís, e efetuaram a prisão em flagrante delito de um homem que estava transportando, aproximadamente 4 quilos de maconha.

Em trabalho de repressão ao tráfico de drogas, os policiais passaram a realizar abordagens em veículos que seguiam em direção ao interior do estado, quando abordaram um caminhão que carregava galões de água mineral. Com a utilização do cão farejador VINY, foi possível localizar um compartimento no veículo onde estava armazenado todo o entorpecente.

Segundo a Polícia Civil, o indivíduo confessou que estava transportando o entorpecente e afirmou que a droga seria levada para o município de Humberto de Campos para ser comercializada naquela região. O preso foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e, após as formalidades legais, foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição do poder judiciário.

Da Ascom PCMA.

MP-MA aciona Prefeito de Bom Jesus das Selvas e cobra multa de quase R$ 1 milhão por descumprimento de TAC

Prefeito de Bom Jesus das Selvas.
O Ministério Público do Maranhão acionou na Justiça, nesta quarta-feira, 27, o Município e o prefeito de Bom Jesus das Selvas, Luís Fernando Coelho, por descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2017, com o objetivo de promover a municipalização do trânsito. Na ação, o MPMA requer a execução do inteiro teor do TAC e aplicação de multa no valor de R$ 977 mil, equivalente aos 977 dias do fim do prazo estabelecido para o cumprimento do acordo.

Entre as medidas a serem cumpridas estão ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. O termo, que foi assinado em 20 de novembro de 2017 e cujo prazo para o seu cumprimento encerrou em 20 de maio de 2018, previa multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

Autor da ação, o titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Buriticupu, Felipe Rotondo, declarou que foram enviados vários ofícios ao prefeito, reiterando os itens do TAC e cobrando sua execução. Mas nunca houve resposta. “Transcorridos mais de três anos, os executados não cumpriram o TAC. Desse modo, não resta alternativa senão a execução das obrigações e multas pactuadas no Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou. Bom Jesus das Selvas é termo judiciário da Comarca de Buriticupu.

PEDIDOS

Na ação de execução do TAC, o Ministério Público requer a concessão de liminar  determinando que os executados cumpram as obrigações constantes no acordo, especialmente atos de engenharia de trânsito, tais como: realizar a definição de políticas de estacionamento, de carga e descarga de mercadorias, de segurança de trânsito, de pedestres, de veículos de duas rodas, de circulação e estacionamento de veículos de tração animal; exercer o planejamento da circulação, de pedestres e veículos; efetivar a implantação e a manutenção da sinalização (vertical, horizontal e semafórica); exercer o controle de autorização de obras e eventos, na via ou fora dela, que possam gerar impacto no trânsito (obras viárias, shows, jogos de futebol, passeios ciclísticos, maratonas, festas juninas).

Na área de fiscalização do trânsito, o TAC prevê a realização de concurso público para o cargo de agente municipal de trânsito, sendo que, até a posse e exercício nesse cargo, deve ser providenciada alteração da lei que dispõe sobre a organização da guarda municipal, para exercício cumulativo e temporário dessas atribuições; exercício do poder de polícia administrativa de trânsito, aplicando as penalidades cabíveis e arrecadando as multas que aplicar dentro da competência legalmente estabelecida e no âmbito da circunscrição do município; atuação especificamente na prevenção e repressão à condução de veículos automotores, principalmente motocicletas, por crianças e adolescentes, os quais devem ser apreendidos e encaminhados para a autoridade policial, comunicando-se previamente o Conselho Tutelar, para a adoção das providências legais cabíveis; regulamentar e fiscalizar a circulação de taxistas, mototaxistas e de transporte alternativo (vans e microônibus) coletivo de passageiros.

Também estão previstas obrigações ao Município de Bom Jesus das Selvas referentes à educação para o trânsito, como a implantação das medidas da Política e do Programa Nacional de Trânsito; promoção de projetos e programas de educação e segurança de trânsito, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito; realização de campanha educativa específica, no sentido de estimular os condutores de motocicletas a usarem capacetes.

Redação: CCOM-MPMA.

Bolsonaro anuncia agências da Caixa para Vargem Grande, Coroatá, Itapecuru-Mirim e mais 13 cidades do Maranhão



O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a abertura de 16 novas agências da Caixa Econômica Federal no Maranhão. O anuncio foi feito durante sua live semanal em seu canal do Youtube.

Ao lado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Bolsonaro anunciou que as cidades de Amarante do Maranhão, Araioses, Bom Jardim, Buriticupu, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Santa Helena, Santa Luzia, São Bento, São Mateus, Tuntum, Tutoia e Vargem grande.

Ainda de acordo com o presidente da Caixa, as agencias serão abertas nos próximos três meses. 

Da Folha do Maranhão.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ex-prefeito contratou loja de cimento para realizar limpeza pública em Buriti Bravo

Ex-prefeito Cid Costa.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 26 de janeiro, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra os envolvidos nas irregularidades em uma licitação, realizada em 2014, para contratar serviços de limpeza pública no município de Buriti Bravo, no valor de R$ 1.317.720,00. Formulou a ação o promotor de justiça Gustavo Pereira Silva.

Baseada no Inquérito Civil nº 08/2016-PJBB, a ACP cita como requeridos o ex-prefeito, Cid Costa; o ex-secretário municipal de Finanças, Clemens Pereira; a ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Milena Silva; a empresa R. V. de S. Coelho Filho-ME e seu proprietário, Raimundo Vasco Filho.

O inquérito, relativo ao Pregão Presencial nº 031/2014, foi aberto após denúncias de vereadores do município, relatando a precariedade da estrutura da R. V. de S. Coelho, considerada incompatível com os serviços contratados.

“Constatou-se que a empresa não possuía estrutura mínima para a realização da limpeza pública do município. Também foi descoberto que a empresa recebeu dinheiro público sem contraprestação do serviço contratado, pois as pessoas que trabalhavam na limpeza pública eram escolhidas e pagas pelo prefeito”, ressalta o promotor de justiça, na Ação.

IRREGULARIDADES

Foi apurado que a empresa contratada é uma loja de cimento, com apenas um funcionário. Em 2016, informações do Ministério do Trabalho e Emprego demonstraram que a R. V. de S. Coelho teve RAIS negativa, ou seja, não possuiu empregados naquele mesmo ano.

Uma vistoria do MPMA constatou que a limpeza pública é realizada por funcionários contratados de forma verbal, pelo valor de R$ 250, 00, e não usam Equipamentos de Proteção Individual (EPI). As carteiras de trabalho não são assinadas, e os pagamentos são feitos diretamente pelo ex-secretário de Obras.

Da mesma forma, o empresário locou seu caminhão para o Município, recebe o valor em espécie (R$ 3 mil) e, com este, contrata um motorista para as rotas de limpeza.

ASSESSORIA TÉCNICA

Em 2017, a Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça (AT-PGJ) observou diversas inconsistências no pregão presencial.

A abertura do pregão não foi autorizada pelo prefeito (autoridade competente) e não foi delegada a competência ao secretário de Planejamento, Administração e Finanças para tal.

No termo de referência, faltaram justificativa, indicação de recursos próprios para a despesa e comprovação da previsão de recursos orçamentários para pagar o contrato durante o exercício financeiro.

Outros elementos ausentes foram a indicação precisa do objeto, orçamento detalhado, preços praticados no mercado, definição dos métodos e prazos de execução do contrato.

PUBLICIDADE

Quanto ao edital, não foram comprovadas publicações do documento resumido na internet, Diário Oficial do Estado do Maranhão ou jornal de grande circulação, como determinado pela legislação. Não foram, ainda, definidos objeto da licitação, condições de pagamento, além de prazos referentes aos serviços e vigência do contrato.

As cláusulas do contrato não informavam prazos de etapas de execução e garantias. O documento também informava vinculação ao edital e nem continha a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, as obrigações assumidas, condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

O contrato também não continha prazo de vigência e a indicação de que a duração dos serviços ficou ligada à vigência dos respectivos créditos orçamentários. Não foi designado, ainda, um representante da Administração Municipal para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato.

Além disto, foram pagos R$ 1.407.560,70, apesar de o valor do contrato firmado ser R$ 1.310.400,00.

PEDIDOS

O MPMA pede a declaração de nulidade do contrato entre a Prefeitura de Buriti Bravo e a empresa R. V. de S. Coelho Filho-ME.

Requer, ainda, a condenação dos acionados por improbidade administrativa, sujeitando-os a punições como perda de eventual função pública; ressarcimento integral do dano; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco a oito anos e pagamento de multa até o dobro do dano.

Entre as penalidades também estão a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Redação: CCOM-MPMA

PM de Itapecuru age rápido e prende dupla que assaltou van em Santa Rita

Armas de fogo e moto apreendidas.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quinta-feira (28), por volta das 1h, policiais militares do 28º BPM, sediado em Itapecuru-Mirim, foram informados sobre um assalto a mão armada a uma van em Santa Rita. Segundo informações, o assaltante, que embarcou em São Luís, levou o veículo para uma estrada vicinal, onde mais seis criminosos já aguardavam e levaram todos os pertences das vítimas.

De imediato as guarnições do povoado Entroncamento e da força tática iniciaram diligências e interceptaram dois assaltantes, identificados como Edinilson Campelo Mendes, de 22 anos, e L. de T. M. G., de 17 anos, ambos residentes no Entroncamento. De acordo com à PM, Edinilson resistiu à prisão, sendo necessário o uso da força, momento em que o mesmo sofreu uma lesão na cabeça.

Os dois, que confessaram participação no assalto e informaram que o restante da quadrilha é da Vila Samara, em São Luís, foram apresentados na delegacia regional de Itapecuru, juntamente com uma motocicleta e duas armas de fogos, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Polícia Civil prendeu sete pessoas e apreendeu crack, maconha e cocaína em Nina Rodrigues

Droga apreendida em Nina Rodrigues.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil do Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira (28), por volta das 6h, uma operação para combater o tráfico de drogas em Nina Rodrigues. A ação envolveu equipes das delegacias de Itapecuru-Mirim, de Vargem Grande e de Miranda do Norte e foi publicada em primeira mão pelo Titular do Blog (reveja).

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, foram presas sete pessoas em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico. Eles foram identificados como M. da C. de C. M., 42 anos; B. da C. J., maior de idade; J. R. S. de M., 23 anos; L. da S. P., 24 anos; J. P. da C., 49 anos; I. C. dos A. S., 21 anos; e R. S. S., 22 anos.
Droga apreendida em Nina Rodrigues.

Em todas as quatro residências, localizadas nos Bairros Palmeiral, Madalena Braga, Piçarreira 2 e Santana, foram encontradas as substâncias entorpecentes conhecidas como maconha, crack e cocaína, além de importância em dinheiro em espécie, sendo que, com relação aos dois primeiros alvos, haviam ordens judiciais de busca domiciliar.

Momento das prisões:

Vargem Grande faz pagamento aos trabalhadores da cultura com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc

Prefeito Carlinhos Barros com trabalhadores da cultura.
Foto: Alemão/Arquivo.

O prefeito Carlinhos Barros finalizou o pagamento do setor cultural de Vargem Grande, através dos recursos do governo federal, pela Lei Aldir Blanc. O auxílio emergencial para cultura foi criado em 2020, em homenagem ao compositor brasileiro Aldir Blanc, falecido durante a pandemia do coronavírus. A Lei visa socorrer os trabalhadores da área cultural, um dos setores mais atingidos pela pandemia, pois devido o avanço da Covid-19, todo o calendário cultural foi afetado, interrompendo eventos e festas tradicionais, deixando os profissionais da cultura sem possibilidades de trabalho.

O cancelamento dos eventos afetou fortemente Vargem Grande, que vinha realizando um dos maiores carnavais do Maranhão e possui grande diversidade de grupos culturais e brincadeiras juninas. Além disso, o município é o local do tradicional Festejo de São Raimundo dos Mulundus, que recebe milhares de fiéis e movimentava economicamente a região com grandes eventos. Com o isolamento social obrigatório, todo o setor de cultura e de turismo foi atingido, gerando uma queda na renda dos trabalhadores que dependiam das festas nesse período.

Para o recebimento do recurso da Lei Aldir Blanc, os municípios tiveram que solicitar a verba junto ao governo federal e realizar um longo processo interno que exigia várias etapas como: plano de ação, mapa cultural municipal, adequação da lei orçamentaria, seleção dos grupos e instituições culturais.

Em Vargem Grande, todo o processo foi concluído, beneficiando 61 grupos e instituições culturais, dentre eles, músicos, bandas, brincadeiras de São João, carnaval e manifestações tradicionais. O auxílio emergencial da cultura chega em boa hora, visto que, apesar da vacina, não se vislumbra um retorno dos grandes eventos a curto prazo. 

O setor cultural foi um dos primeiros a parar e será, provavelmente, um dos últimos a voltar às atividades normais, já que as aglomerações continuam proibidas em todo o país. Esperamos que em breve todos os trabalhadores da cultura possam voltar a alegrar nossas mentes com arte, cultura e lazer para todos!

Tire as suas dúvidas sobre a vacinação contra o coronavírus no Maranhão

Vacinação foi iniciada no dia 18 de janeiro no Maranhão.

A vacinação contra o coronavírus no Maranhão está sendo feita desde 18 de janeiro, quando o estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote. Entenda como está sendo o processo:

Quem define os públicos que seriam vacinados primeiro?

O Ministério da Saúde definiu os grupos.

Quem está entregando as vacinas aos Estados?

O Ministério da Saúde.

E quem leva as vacinas até os municípios?

O Governo do Estado.

Quem está aplicando as vacinas?

As prefeituras.

E quais são os grupos que estão recebendo a vacina agora no Maranhão?

O Ministério da Saúde definiu que a primeira etapa da fase 1 de vacinação inclui os seguintes grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais em asilos e pessoas com deficiência em asilos, indígena aldeado em terra demarcada e profissional da saúde da linha de frente de combate à Covid-19. 

A Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde também pactuaram a vacinação de pacientes dialíticos e pacientes oncológicos que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia. A vacinação desses pacientes é uma opção dos municípios, que precisam exigir laudo e liberação médica para a imunização do paciente.

Se eu estou no grupo acima, como saber onde e quando serei vacinado?

A prefeitura de cada município é responsável por essa informação, bem como por sua divulgação.

Já há vacinas para todas as pessoas nesse grupo?

Não. Por isso cabe aos municípios definir as regras sobre a ordem nesse grupo.

Quem deve zelar para que as vacinas sejam aplicadas corretamente e na ordem certa?

As prefeituras.

Onde eu posso denunciar as pessoas que furam a fila?

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) está recebendo as denúncias, pela ouvidoria (https://ouvidoria.mpma.mp.br), pelos telefones 0800 098 1600, 127, (98) 3219-1769, 3219-1767 e 3219-1738, presencialmente ou por outros canais virtuais do MPMA.

Quantas doses o Maranhão já recebeu?

Até esta quarta-feira (27), o Maranhão havia recebido três carregamentos, somando 233 mil doses. Cada pessoa vai receber duas doses da vacina.

Como eu posso ver quantas vacinas já foram aplicadas?

Pelo site https://painel-covid19.saude.ma.gov.br/vacinas. O envio dos dados é responsabilidade das prefeituras.

Urgente! Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas em Nina Rodrigues


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil do Maranhão, por meio das delegacias de Itapecuru-Mirim, de Vargem Grande e de Miranda do Norte, deflagrou uma operação nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (28) em Nina Rodrigues. Segundo informações, os alvos são acusados do crime de tráfico de drogas. Cerca de seis pessoas foram presas e encaminhadas para a delegacia regional de Itapecuru.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Famem participa de reunião com PGJ e entidades sobre pandemia e seus reflexos no comércio

Reunião para tratar da pandemia.
Representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, o prefeito de Tuntum e diretor da entidade, Fernando Pessoa, participou nesta quarta-feira, 27, de reunião na Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão para tratar da pandemia e seus reflexos no funcionamento de bares, restaurantes, eventos e festas. 

Participaram da reunião os representantes da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia; da Secretaria de Estado de Saúde; da Vigilância Sanitária; do Ministério Público; da Defensoria Pública, empresários e sindicatos representantes dos setores envolvidos.

Pessoa relatou as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais e pediu que as instituições juntas possam tomar atitudes mais enérgicas. "Um dos pedidos da Famem ao Ministério Público foi para que tomasse as providências necessárias no combate ao Covid-19, porque somos nós prefeitos que estamos lá nas nossas cidades sem ter o suporte necessário”, cobrou o gestor. 

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, defendeu medidas mais rígidas no combate ao novo coronavírus. “Nós vamos alinhar medidas mais duras com o Governo e com todos os órgãos, inclusive com o setor privado, para que possamos salvar o Maranhão da covid-19”, ressaltou.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, falou das medidas adotadas pelo Governo do Estado e destacou que manteve o diálogo com a classe empresarial, de forma online. "Nós tivemos a necessidade da retomada da abertura dos negócios. E essa retomada não poderia ter sido feita de uma forma irresponsável. Então, foram desenhados protocolos específicos com cada segmento. Foi construído um protocolo que a gente encontra hoje nos bares, restaurantes, barbearias, entre outros estabelecimentos", enfatizou.

"O contágio é muito alto. Estamos muito longe de uma vacinação completa para que todos fiquem salvos. O único caminho é a prevenção, evitar contato e adotar a higienização", lembrou a Defensora Pública Clarice Viana Binda.

O representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Gustavo Araújo, também participou do evento e frisou que as medidas de segurança estão sendo adotadas nos estabelecimentos para garantir segurança, saúde e a vida aos clientes. Ele ainda defendeu que os bares e restaurantes não podem pagar a conta por irregularidades de outros setores e que o governo estadual agiu bem ao adotar as medidas mais rígidas.

O secretário adjunto de Atenção em Saúde, Carlos Vinícius Araújo, destacou as medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde. "Estamos com a campanha de vacinação e viabilizando leitos nos hospitais para atendimento de quem precisa”, disse.

Foto: Vinicius Praseres.

Polícia Civil de Vargem Grande efetua prisões por posse de arma de fogo, furto e receptação

Objetos apreendidos.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante operação realizada nesta quarta-feira (27), a polícia civil de Vargem Grande prendeu três pessoas envolvidas em furtos a residências localizadas no centro da cidade na madrugada do último sábado (22). No ato, os criminosos furtaram TV's, utensílios de cozinha e outros objetos eletrônicos e, em seguida, venderam os produtos para receptadores. 

Segundo o delegado Bruno Sobreira, as vítimas compareceram na delegacia e reconheceram os objetos furtados. Também foi encontrada uma arma de fogo do tipo espingarda durante as diligências. Um menor está entre os apreendidos, mas foi liberado. Os demais foram encaminhados para o unidade prisional de Itapecuru-Mirim, onde permanecerão à disposição do poder judiciário.

Carlos Lula mobiliza estados para exigir retorno dos investimentos para combate à pandemia

(Foto: Ascom Conass).
Em Brasília, o secretário de Estado da Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, convocou a 1ª Assembleia do Conselho para alinhamento das estratégias para o enfrentamento da nova fase da pandemia no país. Com a proliferação da nova cepa e segunda onda da Covid-19, os secretários de saúde reforçam o apelo para investimentos do Governo Federal diante da crise sanitária em 2021.

Para Carlos Lula, a Câmara Federal e o Senado precisam ser provocados para discussão de investimentos para o combate à pandemia no âmbito do Sistema Único de Saúde. “Os novos presidentes da Câmara e Senado precisam ser pautados para discussão do assunto na área econômica. O Governo Federal, em razão da bomba fiscal do ano passado, está com um pé atrás. A gente está num dilema, há um recrudescimento muito forte da doença e esta nova variante torna tudo muito mais grave”, relatou.

Em meio à segunda onda, as secretarias de saúde aguardam a habilitação de 1.989 novos leitos de UTI, a prorrogação de custeio para outros 257 leitos ativos e o recurso para 780 leitos já aprovados pelo Ministério da Saúde, mas pendente de disponibilidade de custeio. Ou seja, em 2021, até o momento, nenhum estado ou município conseguiu recurso do Governo Federal para custear os leitos novos ou prorrogar o recurso dos leitos ativos.

Desde dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde começou a desabilitar os leitos, mesmo ativos para Covid-19. No momento, a rede de saúde da gestão estadual do Maranhão conta apenas com os leitos do Hospital Macrorregional de Caxias e do Hospital de Campanha de Pedreiras com investimentos da União.

A Secretaria de Estado Saúde aguarda resposta do Ministério para o pedido de retorno do custeio dos leitos ativos para casos da Covid-19 no Maranhão. A solicitação pede habilitação dos leitos de UTI das seguintes unidades: Hospital de Cuidados Intensivos, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima; bem como dos hospitais macrorregionais e regionais localizados nas cidades de Presidente Dutra, Bacabal, Timon, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e Hospital Lago da Pedra. Além destes, somente este mês o Governo do Maranhão abriu 22 leitos de UTI, para os quais também houve solicitação de custeio federal. 

No momento, apenas 15 leitos de UTI são custeados pela União e os demais são mantidos, exclusivamente, com recursos do tesouro estadual.

“O pedido não é só para leitos; nosso ponto é para todos os investimentos que as secretarias precisam para enfrentar a nova fase da pandemia. Isto é, compra de testes diagnósticos, uma campanha nacional de comunicação para alertar os brasileiros quanto a adoção de medidas preventivas, a vacinação sem intervalos e o financiamento pós-guerra. Não dá para sair de um orçamento de guerra para o mesmo orçamento de 2019. O SUS necessita de um orçamento de pós-guerra. A pandemia estará presente ao longo de todo este ano”, alertou Carlos Lula.

Em entrevista, Delegado de Vargem Grande conta mais detalhes do caso da jovem de 17 anos que cometeu suicídio

Jaciara recorreu ao suicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, concedeu entrevista a equipe de reportagem da TV Nova e deu todos os detalhes do caso da jovem Jaciara Farias Ramos, de 17 anos, que foi encontrada morta na semana passada em sua residência, no bairro Vila do Sol. O corpo apresentava perfuração na região do tórax provocada por disparo de arma de fogo (saiba mais).

O caso teve grande repercussão na cidade e causou bastante revolta na população, principalmente porque a primeira suspeita era de feminicídio. No entanto, após trabalho desenvolvido pelas autoridades policiais - perícia, laudos médicos-legais, análises no celular da vítima e oitivas de testemunhas -, foi concluído que a jovem cometeu suicídio, inclusive deixando uma carta relatando as motivações do ato extremo (reveja). 

Confira a entrevista na íntegra:

Pai é apontado como suspeito de estuprar a filha de 6 anos em Pedreiras

Imagem ilustrativa.
Só no ano de 2020, cerca de 180 casos de estupro de vulnerável foram registrados em São Luís. Deste total, a maioria dos casos são com meninas e muitas vezes o agressor está dentro de casa. Foi o que aconteceu em Pedreiras, interior do Maranhão, onde o pai é apontado como principal suspeito de atos contra a filha de 6 anos.

A mãe desconfiou que a filha estava sendo estuprada pelo pai da criança quando a família ainda morava em São Gotardo, município em Minas Gerais. Ele teria aproveitado a ausência da mulher, que passava o dia trabalhando, para praticar os abusos sexuais.

De acordo com a mãe da menina, o pai não queria trabalhar e deixava a filha na casa da avó materna. “Quando ela chegava na casa de minha mãe, a vagina estava um pouco inflamada e ele obrigava ela falar que era sabonete”, diz.

A confirmação da violência sexual veio quando a mãe resolveu voltar para o Maranhão e a menina de seis anos passou pelo exame de Corpo de Delito e Conjunção Carnal. O relatório do mês de agosto indicou que a paciente apresentava vários pontos de rupturas antigas e recentes do hímen. No mesmo dia, a mãe registrou queixa em uma delegacia da cidade, mas mesmo assim, em novembro, o Conselho Tutelar interveio a pedido do pai, que queria rever a menina.

Durante as visitas, segundo a mãe, os estupros se repetiram. “Ele repetiu o fato, achando que eu nunca ia descobrir. A menina não queria mais ver ele e ainda o viu duas vezes, na última vez ela ficou nervosa, muito estressada”, relembra.

A menina ficou internada por cinco dias no Hospital da Criança, em São Luís, com convulsões, ataque de epilepsia e para tratar uma infecção ginecológica. O pai acusado pelo estupro nunca foi preso.

Do G1 MA.

Ulbra vence União e conquista Campeonato Vargem-grandense de Futsal

Ulbra ficou com o título.

Na noite desta terça-feira (26), aconteceram os jogos da final e da disputa do terceiro lugar do Campeonato Vargem-grandense de Futsal, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sedel), no comando do secretário Erick Barros, com apoio da prefeitura de Vargem Grande, na pessoa do prefeito Carlinhos Barros.

Às 19:20, Força Jovem x Real Rosalina se enfrentaram para a decisão do terceiro lugar do certame. O Força Jovem levou a melhor e venceu por 4x2.

Já na grande final, entre Ulbra x União, o maior campeão da cidade ficou com o título, após um jogo bem difícil e com grandes chances para ambas as equipes. Com o placar de 8x5, o Ulbra se consagrou campeão e agora soma 7 títulos Vargem-grandenses na sua galeria.

Veja abaixo a primeira da competição:

1° - R$ 4.500,00;

2° - R$ 2.300,00;

3° - R$ 1.000,00;

Melhor goleiro - R$ 200,00;

Artilheiro - R$ 200,00.

Do Blog Informativo Online.

Diretoria de Saúde da Assembleia dá continuidade às ações alusivas à Campanha 'Janeiro Branco’

Equipe da Diretoria de Saúde durante ação alusiva ao 'Janeiro Branco'
em setor da Assembleia Legislativa.
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão deu prosseguimento, na manhã desta terça-feira (26), à programação alusiva à campanha 'Janeiro Branco', direcionada a servidores de diversos setores. A campanha alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. 

A iniciativa incluiu rodas de conversa sobre o tema e atividades voltadas para o aumento da flexibilidade dos músculos, como alongamento e automassagem, que promovem o bem-estar físico e mental.  Além disso, a equipe reforçou a importância e a necessidade do autocuidado.

“As atividades estão relacionadas ao autoconhecimento. O objetivo é que as pessoas olhem para si e priorizem o que importa verdadeiramente. Por meio de vários mecanismos, como a massagem, melhora-se, consideravelmente, a qualidade de vida, liberando inúmeras substâncias que afetam a saúde mental”, esclareceu a fisioterapeuta Naiana Mousinho.

A coordenadora de Enfermagem, Katyane Vasconcelos, afirmou que, durante as atividades, percebeu o quanto as pessoas têm dificuldade de parar para desacelerar a mente. “Pedimos que parem por uns minutos para se perceberem, mas notamos o quanto isso parece difícil. Tudo que soma para o bem-estar é benefício para a nossa saúde”.

Avaliação

O servidor Eliezer Monteiro, da Diretoria Geral da Mesa, declarou que a experiência é válida e parabenizou os profissionais. “É impressionante como, de fato, existem pontos-chaves que, quando pressionados, ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções. Ficamos gratos pela experiência”.

Lançado Aluguel no Centro, projeto que vai garantir o custeio de 80% do valor do aluguel de casarões históricos

Governo vai garantir o custeio de 80% do pagamento do aluguel
de moradias históricas.
Estimular a atividade econômica, a habitação e a preservação do patrimônio histórico de São Luís. Esses são alguns dos objetivos que integram o Aluguel no Centro, projeto que faz parte do conjunto de ações do programa Nosso Centro, iniciativa estadual coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que contempla estratégias nos eixos habitação, comércio, entretenimento, cultura e promoção de obras diversas.

O cronograma e as regras para participação do Aluguel no Centro foram apresentados nesta terça-feira (26), em coletiva de imprensa virtual com os secretários estaduais: Anderson Lindoso (Cultura), Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Diego Galdino (Governo), este último, titular da pasta responsável pela execução do projeto.

Durante a entrevista, Diego Galdino explicou os critérios para participação do projeto habitacional e como os interessados poderão se inscrever na inciativa, que vai garantir o custeio de 80% do pagamento do aluguel de moradias históricas, para os beneficiados selecionados.

“Foi muita luta conseguir apresentar esse projeto, que pretende revolucionar o Centro Histórico de São Luís e acredito que seja um projeto referência para o Brasil”, frisou Galdino.

Na ocasião, o secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, também apresentou os dois novos editais lançados pelo projeto Adote um Casarão, que tem como foco os polos comercial e cultural do Nosso Centro.

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa.
Quem pode ser beneficiado

De acordo com Galdino, o público-alvo da iniciativa são servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal (de São Luís), comerciantes com CNPJ ativo e trabalhadores com carteira assinada.

Como um dos motes do projeto é favorecer a mobilidade urbana, viabilizando a moradia perto do trabalho, serão priorizadas pessoas que comprovem que trabalham no centro da cidade. “Essas pessoas terão a oportunidade de se inscrever e escolher um casarão ao qual pretendem morar e o Governo do Estado irá apoiar”, pontuou Diego Galdino.

Como funcionará o Aluguel no Centro

O projeto Aluguel no Centro funcionará da seguinte forma: o Governo do Maranhão pagará para os contemplados, 80% do valor do aluguel de imóveis pré-selecionados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e que estejam em condições de habitação no centro de São Luís.

Segundo Galdino, serão três faixas estimadas de alugueis: R$ 600, R$ 1.000 e R$ 1.500, de acordo com a categoria do imóvel. “Vou dar um exemplo: no caso de um imóvel que o aluguel for de R$ 1.000, o beneficiário pagará R$ 200 e o Governo do Estado arcará com R$ 800 para que a pessoa more nesse casarão. O repasse será feito do Governo do Estado para o beneficiário”, detalhou Galdino.

Ainda de acordo com Galdino, a Segov já fez o levantamento de 387 imóveis do Centro Histórico de São Luís que estão disponíveis e aptos para o projeto. Já em abril, cerca de 100 casarões já deverão ser entregues para locação por meio do Aluguel no Centro. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Vargem Grande atinge primeira meta de vacinação contra a Covid-19

Vargem Grande atingiu meta de vacinação.
Cumprindo o Plano Municipal de Vacinação, a secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande, através da Coordenação de Imunização, deu início, nesta terça-feira (26), à vacinação dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Foram imunizados, nessa primeira etapa, os profissionais de saúde que trabalham em alta e média complexidade e na Atenção Básica. A ação aconteceu durante o dia no CEAC e contou com o apoio do secretário adjunto Dr. João Barros, de coordenadores e dos profissionais da Atenção Básica.
Profissionais sendo imunizados.
"É com muita satisfação que anunciamos à população que conseguimos atingir a nossa meta de vacinação de 71% referente ao primeiro lote contra a Covid-19", informou a secretária Dra. Thaís Mesquita.

Para a coordenadora de Imunização Ranna Silvério, a satisfação é muito grande em se atingir a meta de 71% referente a quantidade de 350 vacinas do primeiro lote. "A luta é grande, mas é com força, coragem e determinação que vamos vencer essa guerra contra a Covid-19", finalizou.

Da Ascom Semus.

Homem agride esposa e leva golpe de facão na cabeça do cunhado em Coroatá

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma mulher, identificada apenas como Suely, concedeu entrevista ao repórter Pacheco e informou que convive há pelo menos dois anos com constantes agressões praticadas pelo marido, identificado como Pedro Paixão da Silva. Mas, durante a última briga, o pai e o irmão da vítima decidiram reagir e o último desferiu golpes de facão na cabeça do agressor, que está internado em estado grave. O caso aconteceu no povoado Santa Mônica, zona rural de Coroatá.

Confira a reportagem na íntegra:

Urgente! Polícia Civil de Vargem Grande conclui que jovem de 17 anos cometeu suicídio e deixou carta de despedida

Delegado de Vargem Grande.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã da última terça-feira (19) a população de Vargem Grande foi surpreendida com a notícia da morte da jovem Jaciara Farias Ramos, de 17anos. O corpo, encontrado por familiares no quarto da residência, localizada no bairro Vila do Sol, tinha uma perfuração na região do tórax provocada por arma de fogo (saiba mais).

O caso teve grande repercussão na cidade e causou bastante revolta na população, principalmente porque a primeira suspeita era de feminicídio. No entanto, após trabalho desenvolvido pelas autoridades policiais - perícia, laudos médicos-legais, análises no celular da vítima e oitivas de testemunhas -, foi concluído que a jovem cometeu suicídio, inclusive deixando uma carta relatando as motivações do ato extremo. 

A informação foi confirmada pelo delegado Bruno Sobreira, titular da delegacia de polícia civil de Vargem Grande, em primeira mão ao Titular do Blog. Ainda segundo o delegado, a arma de fogo utilizada pela jovem no suicídio foi retirada do local antes da chegada dos policiais.

Confira o relato do delegado na íntegra:

A Policia Civil de Vargem Grande concluiu nessa terça-feira, 26/01, as investigações referente ao suposto feminicídio de que havia sido vítima a Adolescente JACIARA FARIAS RAMOS, de 17 anos. O fato ocorreu na última terça-feira dia 19/01, localidade bairro do Sol da cidade de Vargem Grande. Após a realização de uma série de diligências tais como: perícias em local de crime; confecção de laudos médico-legais; análise de mensagens do celular da vítima; oitivas de testemunhas; apurou-se que a adolescente na verdade tentou contra a própria vida, vindo a óbito, vítima de um disparo de arma de fogo. A arma de fogo empregada pertencia a um dos familiares da adolescente, que, quando confrontado, admitiu a sua posse, e que também a mantinha em sua residência, onde morava com JACIARA. A Adolescente tinha ciência e o acesso a essa arma de fogo. Esse familiar foi quem primeiro encontrou o corpo de JACIARA, já sem vida, ao lado da arma de fogo utilizada para a prática do suicídio. Esse familiar omitiu essas circunstâncias porque, em suas palavras: “Sentiu uma enorme culpa” pela morte de JACIARA, mas jamais noticiou o fato como o de um suposto feminicídio às Autoridades Policiais. Quando chamado a depor perante a Autoridade Policial e consciencioso de seu dever de colaboração para a solução do caso, resolveu afinal revelar as circunstâncias em que encontrou o corpo de JACIARA. Relatou inclusive que a Adolescente deixou uma carta relatando o motivo do ato. As evidências enfim coligidas permitiram à Policia Civil encerrar os seus trabalhos investigativos e concluir que não houve a prática de feminicídio contra JACIARA FARIAS RAMOS. As investigações apuram eventual responsabilidade pelas supostas práticas de falsa comunicação de crime, posse irregular de arma de fogo e também fraude processual, pois a arma de fogo utilizada para a prática do ato não foi localizada.

Prefeita de Presidente Vargas cancela criação de secretarias e acomoda aliados em outros cargos

Fabiana Mendes.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Rodrigues Mendes, que havia criado três novas secretarias municipais, teve que voltar atrás da decisão. Conforme noticiamos, a prefeita criou as secretarias de Comunicação e Articulação Política, de Juventude e da Mulher por meio da Lei Nº 338/2021 (saiba mais).

Acontece que a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, proíbe até 31 de dezembro de 2021 que sejam concedidos, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste, ou adequação de remuneração e a criação de cargo,  emprego  ou  função  que  implique  aumento  de despesa. Por isso, Fabiana teve que vedar qualquer nova contração, pelo menos até janeiro de 2022. 

SECRETÁRIOS

O ex-vereador Antônio Uchôa Frazão Filho, o Tony, e Sérgio Murilo Souza Frazão haviam sido nomeados como secretário e secretário adjunto de Comunicação e Articulação Política, respectivamente, mas tiveram as portarias tornadas sem efeito e a prefeita encontrou outra forma de acomodá-los. Tony será Assessor Nível I e Murilo Frazão Secretário Executivo, ambos lotados no Gabinete da Prefeita. As novas portarias foram assinadas pelo Chefe de Gabinete Júnior Figueiredo, irmão de Fabiana.

Já Luzia Bezerra Abreu, a Luzia de Tadeu, teve que sair da secretaria municipal da Mulher e ser deslocada para a Coordenação de Políticas para Mulheres, acumulando também o cargo de Oficineiro de Artes Plásticas, integrando a secretaria de Assistência Social. Para a secretaria de Juventude estava prevista uma eleição entre os jovens.

Eventos com até 150 pessoas continuam permitidos no Maranhão

Secretário Carlos Lula.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou na noite desta segunda-feira (25) que a suspensão de eventos com até 150 pessoas não será mais adotada neste momento. 

“Diante das manifestações do segmento de eventos, resolvemos, por ora, não adotar a medida de suspensão de pequenos eventos que se iniciaria terça-feira, 26/01/21”, publicou Carlos Lula nas redes sociais. 

“Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto”, acrescentou. 

As demais medidas anunciadas nesta segunda-feira continuam valendo, como a ampliação de leitos, a reorganização do atendimento na Grande Ilha, a suspensão de parte das cirurgias eletivas e a adoção de mais fiscalização (saiba mais). 

Flávio Dino confirma Ricardo Cappelli como Secretário de Comunicação

Publicação do governador.

O novo secretário de Comunicação do Estado foi anunciado nesta segunda-feira (25), em rede social, pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB): o escolhido é o jornalista Ricardo Cappelli. De acordo com Dino, a Secretaria de Estado da Comunicação surge após ter sido desmembrada da antiga Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP).

Ricardo Cappelli era secretário-chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília. O governador explicou que com a mudança no cargo, a Secretaria de Estado da Representação no Distrito Federal, será subordinada à SECAP.

Antes de trabalhar para o governo do Maranhão, Capelli já atuou no Ministério dos Esportes, no Governo do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Nova Iguaçu. O jornalista foi presidente da UNE entre 1997 e 1999 e foi durante a sua gestão que a entidade recebeu o então presidente de Cuba, Fidel Castro, na primeira Bienal de Cultura e Arte, em Salvador, em 1999.

Do Portal MA10.

Empresa FK2 Engenharia e Agronomia é inaugurada em Vargem Grande

FK2 Engenharia e Agronomia.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante o final de semana Vargem Grande ganhou mais um importante empreendimento. Trata-se da inauguração do escritório da empresa FK2 Engenharia e Agronomia, que veio para somar no que diz respeito ao desenvolvimento da população vargem-grandense e de toda região.

O escritório fornecerá diversos serviços do setor da construção civil e também agronômico, tento como propósito realizar os sonhos do homem do campo e da cidade. Os proprietários Farid Sobrinho e Jorlene apresentaram os objetivos da empresa durante o ato de inauguração:

Sabe o sonho da casa própria, daquela reforma tão desejada, ampliação ou quaisquer outra construção que as vezes está ficando para depois por falta de recurso, agora tudo isso você pode conseguir 100% financiado pela Caixa Econômica Federal. E nós vamos te mostrar como!
Escritório da FK2 Engenharia e Agronomia.
E para o homem do campo, sabe o sonho de ver o seu negocio rural crescer! Aqui ajudaremos o produtor a conseguir linha de credito pro seu projeto rural alavancar, mais que elaboradores de projetos, estaremos lado a lado do produtor rural, da elaboração do projeto ao sucesso do seu investimento. Instruindo-o, ajudando-o a ser gestor do seu negocio no campo.

Motivados em ser referência em suporte técnico, instrutivo e facilitador da vida dos nossos clientes, também somos parceiros do credifácil, aqui aposentados e pensionistas tem dinheiro rápido na mão. E em breve também estaremos assessorando projetos para crédito comerciais.

Abrimos as portas para contribuir com o desenvolvimento do povo de Vargem Grande e região. Aqui realizar sonhos é o que nos move.

Mais fotos da inauguração:




Homem é preso após agredir mãe, filha e sobrinho em Presidente Vargas

Imagem ilustrativa.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta segunda-feira (25), por volta das 18h, a polícia militar prendeu um homem acusado de ter ameaçado e agredido com empurrões a própria mãe, a filha e um sobrinho na Rua Santa Luzia, no centro de Presidente Vargas.

O agressor, identificado como José Ribamar Sousa Frazão, de 46 anos, tinha sintomas de embriaguez, sofreu um acidente de moto e por esse motivo foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim com escoriações pelo corpo. Ele foi encontrado em sua residência e, por ter oferecido ameaça, precisou ser algemado pelos policiais.

Motorista de aplicativo vira refém em assalto em São Luís: 'Me jogaram na mala e me lavaram para o mato'

Carro foi recuperado pela polícia.
Um motorista de aplicativo, que não teve a identidade revelada, relatou um assalto no qual foi refém no bairro Vila Vitoria, zona rural de São Luís. Após aceitar uma corrida solicitada por uma mulher, no destino final, o motorista se deparou com quatro homens fortemente armados.

“Era minha última corrida para eu bater a promoção. Peguei uma menina lá em frente ao Eco Tajaçuaba. Aparentemente, tu olha [sic] a 'pequena' assim, ela não tem nem jeito, não fala na gíria nem nada”, relatou o motorista.

Atento aos casos de assalto na região, o motorista passou a fazer questionamentos à passageira. “Aí eu fui indagando ela, perguntando e tal porque, geralmente, quando eu estou desconfiado, geralmente, eu faço isso”, relata o motorista em entrevista à radio Mirante AM.

Segundo conta o motorista, a passageira indicou como sendo seu local de destino a rua da União. Nesse momento, o condutor do carro se deparou com quatro bandidos pulando um muro, portando revólver, faca e facão. Ele ainda tentou escapar mas se assustou com o disparo da arma de fogo.

"Quando ele deu um tiro, eu bati, me espantei e acabei batendo o carro no muro. O outro veio com a faca para querer me furar, e eu só me esquivei”, detalha.

O motorista afirma que foi colocado no porta-malas do carro e levado para uma região de matagal, onde ficou amarrado e com a camisa cobrindo o rosto. “Me jogaram na mala e me lavaram ‘pro’ mato do… lá pro lado do Tajaçuaba”, conta.

Os criminosos saíram dizendo que devolveriam o veículo a ele depois de fazerem assaltos e praticaram um homicídio. O motorista permaneceu no local sendo refém de apenas um dos bandidos. Mais tarde, ele reconheceu o barulho do próprio carro chegando, mas notou que havia mais dois veículos logo atrás. “Eu só escutei o tiro e ele 'rasgou' para dentro do mato. Eu dei o berro: ‘siô’, não me mata, não me mata”, narrou o motorista que foi resgatado pela polícia naquele momento.

Polícia localiza os assaltantes

Na tarde do domingo (24), policiais militares foram informados que um veículo havia sido tomado de assalto. Em deslocamento pelo bairro da Vila Vitoria os policiais militares avistaram um veículo com as mesmas características informadas pelo CIOPS e realizaram a abordagem policial.

Os presos informaram onde o motorista de aplicativo teria sido deixado amarrado e levaram os policiais até o local. No endereço informado os policiais encontraram também o outro comparsa que havia conseguido fugir. Os suspeitos foram presos e levados a delegacia de polícia juntamente com o veículo e uma faca que também foi apreendida com eles.

Do G1 MA.