terça-feira, 31 de julho de 2018

CRAS de Vargem Grande faz a diferença entre 201 Municípios Brasileiros

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vargem Grande, coordenado pelas assistentes sociais Kelma Simone de Souza Lima e Michele Eduarda Chaves Gomes, foram selecionados entre 201 municípios brasileiros para participarem do projeto “Futuro na Mão”.

A gestão municipal enviou o nome de dois técnicos do CRAS, o psicólogo Joanes Johnatan Fonseca da Silva e a assistente social Raimara de Cassia Reis Araújo, para participarem da capacitação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), custeada pelo Governo Federal, entre os dias 29 a 31 de agosto em Brasília (DF), tornando-se assim agentes multiplicadores no município.

O CRAS se constitui na principal porta de acesso aos direitos sócio assistenciais dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É o local onde a população busca informações e orientações sobre a Assistência Social e as formas de acesso aos programas, benefícios e serviços.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Olene Oliveira Barros, citou que esse convite é fruto de um trabalho seguindo as normativas do SUAS: equipe de referência completa, condições de trabalho para realização dos serviços ofertados á população e que sua gestão é voltada para garantia e efetivação de direitos.

Finalizou, que se sente honrada pelo reconhecimento do Governo Federal e que o mérito não é só seu, mas de toda equipe de trabalhadores do SUAS, priorizando a prevenção e o fortalecimento de vínculos de famílias e de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, o que vem mudando a vida de várias famílias vargem-grandenses, trazendo mais cidadania e dignidade.

Da SEMAS (Fotos: Equipes dos CRAS's).

Vídeo: Mãe chora pelo filho morto a golpes de facão pelo padrasto

Mãe chorando durante entrevista.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Poliana Silva, mãe de bebê Ângelo Gabriel assassinado a facadas pelo padrasto em Governador Edison Lobão (reveja), concedeu entrevista a uma emissora de TV, onde, ainda desolada e chorando muito, afirmou que o ex-companheiro Francielson Gomes Pereira é um "psicopata de primeira".

Diretor adjunto de escola é esfaqueado na Vila Maranhão em São Luís

Diretor foi esfaqueado quando chegava na escola.
O diretor adjunto da UEB Gomes de Souza foi vítima de uma tentativa de homicídio no início da tarde desta terça-feira (31). O diretor se chama Luciano Farias de Jesus e a escola municipal fica no bairro Vila Maranhão, em São Luís.

De acordo com a polícia militar, Luciano estava chegando na escola quando um homem o atacou e desferiu vários golpes de facão que atingiram o braço, o pescoço e a cabeça. O diretor adjunto foi levado para o hospital Socorrão 1, mas não estaria correndo risco de morte.

Ainda de acordo com a polícia, o autor das facadas foi identificado como Ednei Conceição de Oliveira, que é marido de uma ex-funcionária da escola e ex-presidiário. O caso está sendo investigado.

Do Imirante e G1 MA.

Padrasto confessa e detalha assassinato de criança de nove meses

Francielson Gomes detalhou o crime bárbaro contra o enteado.
IMPERATRIZ – Após ser preso, o acusado de assassinar a golpes de facão o enteado de nove meses, nessa segunda-feira (30), em Governador Edison Lobão, confessou a autoria do crime. Em depoimento à polícia, Francielson Gomes Pereira, de 18 anos, contou com frieza detalhes de como tudo aconteceu.

De acordo com o delegado regional, Eduardo Galvão, Francielson Gomes vinha tendo várias brigas com a mãe da criança, uma adolescente de apenas 15 anos, com quem vivia há cinco meses. A mãe do pequeno Ângelo Gabriel Sousa Borges já tinha o plano de abandonar Francielson de forma definitiva até o fim de mês (reveja).

Segundo relato da mãe à polícia, toda vez que se falava em separação, o suspeito ameaçava se suicidar. “Dessa vez, ao contrário da situação, ele praticou este crime bárbaro (contra a criança). Ele confessou. Disse que recebeu a criança da mãe no horário do almoço, ele conseguiu fazer a criança dormir um pouco numa rede. Teve um impulso, foi até outro quarto, se armou com um facão. Ao retornar, coloca a criança ainda dormindo em cima da cama e passa a golpeá-la”, conta o delegado.

O pequeno Ângelo Gabriel Sousa Borges foi
assassinado a golpes de facão.
Ainda segundo o depoimento, “a criança começa a chorar no primeiro golpe, e ele só para de golpeá-la já no chão, depois de ter a certeza de que a criança estava morta”, completa Galvão. O suspeito disse que foram pelo menos cinco golpes, mas a polícia acredita que foram mais golpes contra o pequeno.

Após matar a criança, Francielson Gomes disse que sentou na porta de casa e esperou a polícia chegar. A mãe que estava fora de casa por cerca de 20 minutos, ao chegar, e perceber que o filho estava morto, chamou a polícia. Ainda segundo o delegado, o suspeito não é, aparentemente, portador de necessidades especiais, não toma medicação controlada, não ingere bebida alcoólica, não usa drogas.

“Fez (cometeu o assassinato) como forma de evitar que a mãe fosse embora, ou para chamar a atenção, alguma coisa nesse sentido. Não há uma motivação específica para um gesto tão cruel. Mas se trata de um crime motivado pela possibilidade de a mãe deixá-lo”, ressaltou Eduardo Galvão, acrescentando que pelas investigações, a jovem também seria morta. “Além do facão usado do crime, a polícia encontrou um punhal, o qual o suspeito estava sentado em cima”.

Francielson Gomes permaneceu no local até a chegada da polícia, em seguida foi conduzido para a Delegacia Regional de Imperatriz, onde foi autuado por homicídio triplamente qualificado. O caso chocou os moradores da pacata cidade de Governador Edison Lobão, distante de Imperatriz, 30 km.

Do Imirante.

Dr. Miguel afirma que Roseana será eleita governadora no primeiro turno

Ex-prefeito de Vargem Grande Dr. Miguel.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O ex-prefeito de Vargem Grande Miguel Rodrigues Fernandes, o Dr. Miguel, deu uma declaração o tanto quanto inusitada a sua emissora de TV na manhã deste domingo (29), na convenção da ex-governadora Roseana Sarney, no Espaço Renascença, em São Luís.

Atuando politicamente desde o início dos anos 80, quando foi eleito vereador em Vargem Grande, Dr. Miguel deve ter desaprendido fazer política ao dizer que a "guerreira" vai ser eleita em primeiro turno para o quinto mandato de governadora do Maranhão. Algo que vai de encontro com as recentes pesquisas divulgadas, onde o atual governador Flávio Dino lidera com folga (reveja).

Que o 'ex' tenha preferência pela 'ex', tudo bem, não se discute, mas daí pensar que o povo maranhense, em especial o vargem-grandense, é besta, já é demais. Essa foi boa!

Veja o vídeo:

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto recupera estradas vicinais



Buscando sempre fortalecer as cadeias produtivas da zona rural, a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando uma grande operação de melhoria de estradas vicinais, beneficiando dezenas de localidades. 

A recuperação das estradas está possibilitando o acesso seguro e o escoamento da produção do homem do campo, nas seguintes localidades: Retiro, Pitancó, Cabaceira da Ana Rosa, Rio Prata, Estrada do buritizal do Binó, Picos, Lagoa da Lúcia (ponto turístico do município), Marçal, Pau Quebrado, São José de Santana, Areia, Barra da Areia. São Luis do Adelino, Santa Maria, Demanda, Buritizal dos Florenças, Guabirabal, Bacabal, Deserto, Riachão do Olegario e Santo Antônio. 

O prefeito Maurício Fernandes (PCdoB) mencionou que após o período chuvoso é comum as estradas ficarem danificadas e com o início da produção de farinha de mandioca, que aquece a economia da zona rural, é necessário garantir uma malha viária apta ao escoamento da produção. 

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto - Tempo de Novas Conquistas! 

Vargem Grande: Agenda semanal na Clínica São Lucas

CENTROLAB, Laboratório e análises clínicas, atendimento diariamente de segunda a sexta-feira.

Dra. GRAÇA MARTINS, médica ginecologista, dia 31/07, terça-feira, a partir das 8:30h, fazendo consultas, colposcopia e exame preventivo.

Dr. RAFAEL MESQUITA, médico especialista em ultrassonografia, quarta-feira, dia 01/08, a partir das 15:00h.

Dr. MARCOS COUTO, médico ortopedista, quinta-feira, 02/08, a partir das 15:00h.

Dr. JOSUÉ PORTELA, clínico geral e gastroenterologista, quinta-feira, dia 02/08, a partir das 15:00h.

Dr. CLÓVIS VIANA  médico pediatra, dia 31/07, terça -feira, a partir das 8:30h.

Dr. ARTHUR BELCHIOR, médico urologista, dia 02/08, a partir das 8:00h.

Dra. GEANE SOARES, especialista em endodontia e odontopediatria.

Dr. JORGE PONTES, especialista em endodontia, atendendo também na parte de restaurações, limpezas, extrações de dentes inclusos, clareamento dental e outros.

Dr. ELSON ANDRADE, especialista em prótese e implantes dentários.

Maiores informações pelo telefone 99211-9327. Clínica São Lucas, aqui a saúde de sua família está em boas mãos.

Homem recorre ao suicídio por enforcamento em Itapecuru-Mirim

Homem recorreu ao suicídio no quintal de casa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h30, mais um suicídio foi registrado no Maranhão, desta vez na cidade de Itapecuru-Mirim, distante cerca de 115km de São Luís. Um homem de aproximadamente 33 anos de idade, identificado apenas como José das Dores, recorreu ao suicídio por enforcamento no quintal da sua residência, no bairro Roseana Sarney.

Guarnições do corpo de bombeiros, da polícia civil e da polícia militar estiveram no local apurando os fatos e realizando os procedimentos cabíveis. Segundo apurou o Blog, José das Dores passava por problemas de ordem pessoal e familiares acreditam que isso tenha motivado a atitude extrema.

Dupla faz dezenas de reféns durante assalto em Santa Helena

Polícia cercou o local.
Dois homens invadiram a agência dos Correios da cidade de Santa Helena, a 157 km de São Luís, e fizeram várias pessoas reféns na manhã desta segunda-feira (30). De acordo com a Polícia, dois homens armados com uma pistola e um revólver chegaram na agência em uma caminhonete para roubar uma quantia aproximada de R$ 50.000,00, mas foram surpreendidos pela polícia, que cercou o local.

"Eles ainda roubaram a pistola do único vigilante da agência. Com a chegada da polícia, os criminosos fizeram cerca de 15 reféns e solicitaram a presença de familiares e da imprensa", afirmou o delegado Oseias Cavalcanti, da delegacia regional da Pinheiro.

Após horas de negociação, os dois se entregaram e liberaram os reféns. Eles foram identificados como Daniel da Silva Rodrigue, de 22 anos, e Ícalo Rafael Freitas Cardoso, de 18 anos. Depois, os dois foram levados para a Delegacia Regional de Pinheiro, onde será lavrado o auto de prisão em flagrante.
Dupla presa em Santa Helena.
Do G1 MA.

Padrasto mata bebê com golpes de facão em Governador Edison Lobão

Padrasto foi preso em flagrante.
Por Nelson Melo/Jornal Pequeno.

Uma criança de apenas 8 meses de vida foi brutalmente morta, no início da tarde desta segunda-feira (30), na cidade de Governador Edson Lobão, na Região Tocantina. Ela foi atacada pelo padrasto, Francielson Gomes Pereira, de 18 anos, que aplicou golpes de facão no pescoço do menino, que quase teve a cabeça decapitada. O autor deste crime bárbaro foi preso.

Segundo informações coletadas no local pela Polícia Militar, Francielson e a mãe da criança moravam juntos, mas se separaram há poucos meses. Ele, no entanto, nunca se conformou com o divórcio e queria reatar a relação a todo custo. Ainda indignado porque a ex-mulher não o queria mais, arrombou a porta da casa e matou o filho dela com o facão, sendo que ela não estava na residência.

MP-MA pede quebra de sigilo bancário do prefeito de Cândido Mendes

Mazinho Leite.
A iluminação pública precária de dois povoados de Cândido Mendes motivou o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a requerer, em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, a indisponibilidade dos bens e quebra de sigilos bancário e fiscal dos envolvidos nas irregularidades até o limite de R$ 148.320,00. O valor refere-se ao contrato firmado pelo Município com a empresa ICB Services.

Além do Município e da empresa, a lista de requeridos inclui o prefeito José Ribamar Leite de Araújo (mais conhecido como Mazinho Leite); a assessora jurídica da prefeitura, Edna Maria Andrade, e o advogado Igor Lima Castelo Branco, responsável pela empresa.

ABAIXO-ASSINADO

A ação, ajuizada em 18 de junho, foi formulada pelo promotor de justiça Marcio Antonio Alves de Oliveira, a partir de um abaixo-assinado encaminhado pelos moradores dos povoados de Barão de Tromaí e São José dos Portugueses ao MPMA, em 23 de agosto de 2017.

O MPMA constatou a precariedade da iluminação nos dois locais e verificou, ainda, irregularidades no procedimento licitatório realizado, em 2017, para contratação deste serviço.

Também foi observado que a advogada Edna Maria Andrade possui forte influência na administração municipal. Assessora jurídica da Prefeitura, ela é apontada como principal beneficiária de diversos contratos com o Município, sendo considerada “prefeita de fato”. O Ministério Público também constatou que ela atua de forma velada, por meio de empresas de fachada e em nome de “laranjas”.

Ré em outra Ação Civil Pública do MPMA, a assessora jurídica já foi acionada por nepotismo por manter cinco parentes em um cargo inexistente na estrutura do Município (reveja).

INCONSISTÊNCIAS

A sede da ICB Services é localizada em São Luís e não em Cândido Mendes. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) verificou que a sede informada é somente uma área de matagal.

Segundo um funcionário da empresa, a manutenção da rede de iluminação é de responsabilidade do prefeito e da advogada Edna Maria Andrade. O funcionário encaminha a lista de materiais necessários à advogada e os materiais são entregues a ele.

Em abril deste ano, em reunião com o MPMA, representantes da Prefeitura informaram que a precariedade dos serviços de iluminação nos dois povoados eram decorrentes do fato de o funcionário da Prefeitura diretamente responsável pelos serviços estar acidentado.

PEDIDOS

Além da indisponibilidade dos bens, o MPMA requer a condenação dos réus ao ressarcimento integral do valor de R$ 148.320,00; à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos.

Outras penalidades requeridas são o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, mesmo que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

O Ministério Público também solicita a condenação dos réus ao pagamento conjunto de danos morais de R$ 200 mil, a serem transferidos ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA).

Estradas vicinais vão custar quase R$ 6 milhões aos cofres públicos de Codó

Prefeito de Codó.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Ao que parece, o prefeito de Codó Francisco Nagib (PDT) pretende transformar a infraestrutura do município, em especial da zona rural. A conclusão disso vem do valor exorbitante que o gestor pretende gastar com a manutenção das estradas vicinais. O contrato firmado com a empresa Exatas Incorporadora e Construção LTDA, com sede em Caxias, foi de R$ 5.900.008,50.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CODÓ-MA

EXTRATO DE CONTRATO: 20180314 ORIGEM: CONCORRÊNCIA Nº 05/2018 CP CONTRATANTE: (O). SEC. MUN. DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL CONTRATADA (O) EXATAS INCORPORADORA E CONSTRUÇÃO LTDA OBJETO: Contratação de empresa de engenharia especializada objetivando a manutenção de diversas estradas vicinais, pontes e bueiros na Zona Rural de Codó/MA. VALOR TOTAL R$ 5.900.008,50 (cinco milhões, novecentos mil, oito reais e cinquenta centavos). PROGRAMA DE TRABALHO. Exercício 2018 Projeto 0801.267820035.1.032 Const. Reforma e Ampliação de Estradas Vicinais, Classificação econômica 4.4.90.51.00 Obras e instalações, Subelemento 4.4.90.51.99, no valor de R$ 5.900.008,50. VIGÊNCIA: 12 de Junho de 2018 a 31 de Dezembro de 2018. DATA DE ASSINATURA: 12 de Junho de 2018. Francisco Roberto De Araújo Albuquerque, Secretário Munic. De Desenvolvimento Urbano e Rural.

Prefeito Rodrigues da Iara volta a cobrar melhoras na prestação de serviços da Vivo em Nina Rodrigues

Ofício do Prefeito Rodrigues da Iara.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito Rodrigues da Iara (PDT), através do Ofício GAB Nº 046/2018, de 25 de Julho de 2018, solicitou mais uma vez que o Procon-MA fiscalize e notifique a empresa Vivo, prestadora de serviços telefônicos e de internet no município de Nina Rodrigues.

Na condição de prefeito e também de consumidor, Rodrigues da Iara se dirigiu ao órgão de proteção aos direitos dos consumidores para que tome as providências cabíveis junto à operadora Vivo em Nina Rodrigues, pois são frequentes as interrupções, causando muitos transtornos aos usuários do município, inclusive nos serviços públicos essenciais.

A atual presidente do Procon-MA Karen Barros recebeu o ofício e se mostrou muito solícita em buscar os meios legais para resolver o problema de ordem essencial. Em fevereiro deste ano o prefeito também buscou ajuda no órgão (reveja).

Prefeito Carlinhos Barros participa de convenção do Governador Flávio Dino

Comitiva com o deputado Othelino Neto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros esteve presente na manhã deste sábado (28) no Multicenter Sebrae, em São Luís, onde aconteceu a convenção que homologou a candidatura do governador Flávio Dino à reeleição pelo PCdoB, mesmo partido de Carlinhos.

Na oportunidade foram confirmados Carlos Brandão (PRB) como candidato a vice-governador e Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) como candidatos a senadores. A Coligação Todos Pelo Maranhão reúne 15 legendas: PCdoB, PDT, PP, PPS, PROS, PSB, PT, PTB, PR, PRB, DEM, PEN, PTC, Solidariedade e PPL. 
Comitiva de Vargem Grande com o Governador Flávio Dino.
O prefeito Carlinhos Barros estava acompanhado de uma grande comitiva do município que foi prestigiar o governador. Na oportunidade o prefeito também reafirmou apoio as candidaturas de Othelino Neto e Gastão Vieira, a deputado estadual e federal, respectivamente. Bem como Weverton Rocha e Eliziane ao senado.

Fotos: Maria Clara Nunes.

domingo, 29 de julho de 2018

Roseana Sarney lança candidatura ao Governo do Maranhão pela quinta vez

Roseana Sarney.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste domingo (29), no Espaço Renascença, em São Luís, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) lançou pela quinta vez sua candidatura ao governo do Maranhão. Na convenção também foram indicados Ribinha Cunha (PSC) vice-governador e Sarney Filho (PV) e Lobão (MDB) candidatos ao senado.

Diferente do que aconteceu nas outras vezes, quando tinha o apoio da máquina pública e muitos partidos na base de sustentação, hoje a "guerreira" conta com apenas seis partidos (MDB, PSC, PV, PRP, PSD e PMB) e muitas incertezas ao ir para o sacrifício na tentativa de manter o grupo vivo.

Ah, e não vamos esquecer do apoio do presidente Michel Temer. É mole?

Fósseis de dinossauros são encontrados em Coroatá

São ossos, vértebras e dentes de carcaradontossauros e outras espécies.
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Foi divulgado na semana passada o achado de fósseis de dinossauros que foram encontrados no município de Coroatá, 260 km de São Luís. Os fósseis foram encontrados por agricultores numa área particular no Povoado Santo Exídio, na zona rural do município de Coroatá. São ossos, vértebras e dentes de carcaradontossauros e também de outras espécies.

Entre os achados fósseis destaque para um herbívoro que tem como característica a cauda e o pescoço alongados. Pesquisadores locais acreditam que eles habitaram o território maranhense no período cretáceo, entre 120 e 90 milhões anos.

De acordo com o paleontólogo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Rafael Lindoso, a descoberta pode ajudar nas pesquisas sobre a presença desses animais que viveram há pelo menos 95 milhões de anos no Maranhão.

“Não ajudam a só contar a história local, mas nacional e internacional porque esses animais estavam distribuídos amplamente ao longo do globo nesse período. Ajudam a formar recursos humanos, pois os maranhenses têm a possibilidade de fazer cursos de pós-graduação não só no Brasil mais fora do Brasil porque a possibilidade de estudo, a receptividade fora do país é muito maior e muito mais bem aceita do que até mesmo dentro do Brasil”, explicou.

O também paleontólogo Manuel Medeiros diz que os donos da propriedade estão dificultando o acesso ao material encontrado. Ele acrescenta que uma parte dos fósseis já estaria com pesquisadores do Rio de Janeiro. A preocupação é que este material arqueológico todo saia do Maranhão e existe uma lei federal para ser usada nessas situações.

“São fósseis raros e esses fósseis não vem sendo guardados de uma forma adequada. Existe a lei de proteção do patrimônio fossilífero que diz que tanto o Município quanto o Estado quanto a União tem responsabilidade na guarda do material que é patrimônio da União”, finalizou o paleontólogo Manuel Medeiros.

Do G1 MA.

Prefeito Carlinhos Barros autoriza obras de infraestrutura no Bairro Soldadinho

Prefeito Carlinhos Barros autorizando obras no Soldadinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã da última sexta-feira (27) o prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros esteve no Bairro Soldadinho autorizando e iniciando importantes obras de infraestrutura no bairro. Na oportunidade, o prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Obras José Barros Filho, dos demais secretários, de membros do governo e da população de um modo geral.

O bairro sempre foi deixado de lado por antigos gestores e a população carente ficava desassistida pelo poder público, mas esse momento acabou e o Soldadinho receberá muitos benefícios, como bem destacou o secretário José Barros Filho.

"As coisas estão acontecendo, estão virando realidade. Isso é momento de felicidade, não só para a equipe de governo, mas para todos nós vargem-grandenses. Fico muito orgulhoso por estar participando dessa transformação da cidade", disse Barros Filho.


Moradores do bairro agradecendo o prefeito.
As ruas já começaram a passar pelos trabalhos de terraplanagem para, em seguida, receberem os canos do novo sistema de abastecimento de água da cidade (as obras também estão a todo vapor) e, por fim, a pavimentação asfáltica proveniente do Programa Municipal Nosso Asfalto, idealizado pela prefeitura.

O prefeito Carlinhos Barros voltou a reafirmar seu compromisso com o povo de Vargem Grande e que não irá decepcionar a população. "Isso é o Governo CB. Um governo sério e comprometido com nossa cidade", afirmou o gestor municipal, que ainda alertou a população sobre as pessoas que torcem contra a administração e não querem o bem do município.

Já os moradores, estavam radiantes de felicidades, como bem mostrou a reportagem produzida por Manoel Mendonça e Airton Karlos, da TV Líder. Veja abaixo:

Dupla é capturada após assaltarem mulher em Vargem Grande

Acusados do crime em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde deste sábado (28), por volta das 13h, a polícia militar de Vargem Grande, em operação conjunta com a guarda municipal, conseguiram prender e apreender acusados de assalto, bem como recuperar os objetos roubados.

A vítima, uma mulher residente no bairro da Cerâmica, informou aos policiais de que havia sido assaltada na Rua da Mangueira por dois homens em uma moto. A guarnição em serviço deu início as buscas e conseguiu prender Moisés Vieira, de 34 anos, no bairro São Miguel. Com ele foi localizada a moto Yamaha Factor 125 de cor vermelha usada no crime.

Moto usada no delito.
Horas depois, o menor infrator J. O. M. de O., de 17 anos, também foi localizado no bairro São Miguel e capturado pelas autoridades policiais, comandadas pelo 1º Tenente Rios. Ele ainda tentou fugir, mas não logrou êxito.

Os dois criminosos foram apresentados na delegacia regional de Itapecuru-Mirim, bem como os pertences recuperados da vítima. Já a motocicleta ficou na delegacia de Vargem Grande para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Sem habilitação, motociclista morre após colidir em carreta no Maranhão

Motociclista morto na BR-010.
Por volta das 22h30 do sábado (28), no Km 270 da BR-010, distante dez quilômetros da Unidade Operacional da PRF na Lagoa Verde, Felipe América Viana, nascido em Imperatriz no dia 06/10/1995, que conduzia uma moto Honda CG 160 de cor preta no sentido crescente da rodovia (Imperatriz para Cidelândia), colidiu na lateral de uma carreta e faleceu no local do sinistro.

Essa é a 40° morte em acidente de trânsito registrada pela PRF na região tocantina, em 2018.

Fonte: PRF.

sábado, 28 de julho de 2018

Durante convenção, Flávio Dino voltou a defender eleições com a presença do ex-presidente Lula

Governador voltou a defender ex-presidente Lula.
Na manhã deste sábado (28), quando o governador Flávio Dino teve o seu nome confirmado para disputar a reeleição pela Coligação Todos Pelo Maranhão, ele também falou sobre o ex-presidente Lula e voltou a defender que o petista possa ser candidato à Presidência da República.

“Todos nós que estamos aqui defendemos a Justiça, eleições justas, eleições livres. E para ter eleição justa no Brasil, para cada um poder votar em quem quiser, é fundamental que a gente diga Lula Livre, para ter democracia no país”, afirmou.

“Não significa dizer que todo mundo vai votar no Lula, mas significa que quem quiser votar no Lula vai ter o direito de escolher seu presidente da República”, concluiu.

Do Brasil 247.

Loja de confecções é arrombada durante a madrugada em Vargem Grande

Savannah Home Store.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Quando os funcionários da Loja Savannah Home Store chegaram para trabalhar na manhã deste sábado (28) tiveram uma péssima surpresa. A loja, que fica localizada na Rua César Viana, no centro de Vargem Grande, foi alvo de bandidos durante a madrugada.

De acordo com as imagens do circuito interno de câmeras, cerca de quatro ou cinco elementos chegaram no estabelecimento comercial por volta das 2h30, serraram cadeados e fizeram um verdadeiro "raspa", como se diz no jargão popular. Aproximadamente 200 peças de roupas foram levadas, entre camisas e shorts. Além de dinheiro do caixa.

Vejam mais fotos:



Veja quem são os suplentes de Weverton Rocha e de Eliziane Gama

Weverton, Eliziane, Flávio e Brandão oficializados candidatos neste sábado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) foram oficializados na manhã deste sábado (28), durante convenção no Multicenter Sebrae, em São Luís, como candidatos a Senadores na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB) e do vice-governador Carlos Brandão (PRB).

Como todos sabem, cada candidato ao Senado tem direto a escolher dois suplentes, que substituirão o senador eleito em caso de afastamento, cassação, renúncia ou morte.

Weverton apresentou como primeiro suplente o ex-prefeito de Santa Inês Robert Bringel (DEM). Ele também é esposo da atual prefeita da cidade Vianey Bringel. Na segunda suplência ficou a ex-prefeita de Matões Suely Pereira (PSB). Ela é mãe do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) e esposa do ex-deputado Rubens Pereira.

Eliziane apontou como primeiro suplente o deputado federal Pedro Fernandes (PTB). Ele abdicou da reeleição para apoiar o filho Pedro Lucas (PTB). Já o segundo suplente da parlamentar será da cidade Imperatriz, o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial, médico Gilson Kity, que atualmente preside a associação de criadores de boi Nelore do Brasil.

Convenção oficializa Governador Flávio Dino candidato à reeleição


"Reunimos 10.000 pessoas na maior convenção da história do Maranhão. Estou feliz e grato. E preparado para fazermos um 2º governo com ainda mais trabalho e sempre com muita seriedade, para que as mudanças continuem", disse o Governador Flávio Dino.

Delegado Regional Samuel Morita fala sobre nova prisão de Mini Hulk

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O titular da delegacia regional de polícia civil de Itapecuru-Mirim, delegado Samuel Morita, concedeu entrevista ao repórter José de Fátima e falou sobre nova prisão de Lenilson da Silva Rodrigues, vulgo Mini Hulk. O elemento foi preso pela polícia militar de Vargem Grande na última quinta-feira (26) com aproximadamente dois quilos de maconha prensada pronta para venda e/ou consumo.

Veja:

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Policial acusado de assassinato do artista Gerô tem pena mantida pelo TJ-MA

Jeremias Pereira da Silva, o Gerô.
Os desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) votaram de forma desfavorável ao pedido de revisão criminal de José Expedito Ribeiro de Farias. Ele cumpre pena de 9 anos e 4 meses de reclusão, por ter sido um dos três militares condenados sob a acusação de participação no crime que resultou na morte do cantor, compositor e cordelista Jeremias Pereira da Silva, conhecido como Gerô, no dia 22 de março de 2007, em São Luís. Naquele mesmo ano, a data foi transformada em Dia Estadual de Combate à Tortura no Maranhão, instituída pela Lei nº 8.641/2007.

A defesa de José Expedito sustentou que todas as testemunhas foram unânimes em afirmar que o condenado não foi o autor das agressões sofridas pela vítima, e que o responsável teria sido o policial Paulo Roberto. Acrescentou que o requerente do pedido de revisão teve sua defesa prejudicada, em razão da perda do prazo recursal pelo então advogado, à época da fase de conhecimento do processo.

O parecer da Procuradoria Geral da Justiça opinou pela não procedência da revisão, por absoluta falta de amparo legal.

Ao analisar os autos, o relator, desembargador João Santana, entendeu que o requerente, na verdade, pretendia usar a revisão criminal para reanálise do processo, utilizando-a como se fosse uma apelação. Ressaltou que a revisão, por se tratar de decisão transitada em julgado (quando não cabe mais recurso), não deve ser usada para reabrir todas as discussões do processo principal, sobretudo o reexame do acervo de provas, sendo indispensável que a decisão condenatória ofenda frontalmente as provas constantes dos autos.

Destacou, ainda, que a revisão criminal tem sua aplicação limitada a situações excepcionais e nas hipóteses estabelecidas em lei, não sendo possível interpretação extensiva, em respeito à segurança jurídica da coisa julgada.

O relator lembrou que o depoimento prestado pelo delegado Alberto Castelo Branco, conquanto tenha sido por ele retificado, foi claro quanto à participação do policial na empreitada, o que foi amplamente discutido no decreto condenatório, em que prevaleceram os depoimentos prestados na fase de inquérito e foi ratificado em juízo, bem como o interrogatório prestado pelo próprio condenado.

O desembargador afirmou que a matéria foi exaustivamente analisada em primeira instância, não tendo o requerente trazido nenhum novo elemento de prova, limitando-se apenas a afirmar que não foi o autor das agressões, o que não se admite na revisão criminal.

João Santana citou várias passagens contidas no decreto de condenação proferido pelo magistrado de base, dando conta do envolvimento do condenado no crime. Segundo ele, numa delas, a testemunha Alberto Castelo Branco, em momento algum, inocentou o requerente, apenas fez a observação de que “quem batia com o cassetete era apenas Paulo Roberto; que Expedito, de seu lado, batia na vítima com a tampa do porta-malas, nas pernas do ofendido; (...) que as batidas com a tampa do porta-malas do veículo da PM foram de tal forma violentas que a mesma foi danificada (...)”.

O órgão colegiado do TJMA acompanhou o voto do relator, julgando não procedente o pedido de revisão criminal do condenado.

Manifestantes bloquearam BR-222 e pediram construção de quebra-molas

Manifestantes durante protesto.
A BR 222 no km 368, entre Santa Inês e Santa Luzia (do Tide) foi interditada na manhã de quinta-feira (26) por manifestantes, que reivindicam a construção de quebra-molas no local. Hoje (27) pela manhã a PRF estimou um total de 100 manifestantes, com ânimos exaltados, querendo a construção de três quebra-molas.

O protesto teria começado após um acidente com um motociclista, que ficou ferido. Equipes da PRF se deslocaram para o referido local e conseguiram a liberação da rodovia no final desta manhã, por volta das 11h.

Fonte: PRF.

Cantora maranhense garante classificação no The Voice Brasil 2018

Cantora se emociona ao se classificar no The Voice.
Do Jornal Pequeno.

A cantora maranhense Thailla Lima conquistou uma vaga no time de Lulu Santos na audição às cegas desta quinta-feira (26) da sétima temporada do The Voice Brasil. O técnico virou a cadeira no final do número musical e deixou a jovem, de 24 anos, emocionada e surpresa. “Você nunca achou que isso ia acontecer, nem nos seus sonhos mais loucos”, brincou Lulu.

A jovem cantou “Propaganda”, último hit da dupla Jorge & Mateus. Thailla nasceu em Pio XII, no interior do Maranhão, mas se mudou para São Paulo há quatro anos para seguir a carreira musical. Quando criança cantava nas festas da escola e recebeu de presente do avô um karaokê e um violão usado como forma de incentivo.

Veja a apresentação da maranhense:

Vargem Grande: Prefeito Carlinhos Barros recepciona atletas bicampeãs da etapa regional dos JEMs

Prefeito ao lado da delegação da cidade.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande José Carlos de Oliveira Barros, o Carlinhos Barros, recepcionou nesta quinta-feira (25) as atletas vargem-grandenses que participaram da etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), realizada este ano na cidade de Humberto de Campos.

No Ginásio Poliesportivo Gastão Dias Vieira, o prefeito Carlinhos Barros conversou com as campeãs do futsal infanto feminino. Este é o segundo ano que as atletas chegam ao lugar mais alto do pódio. No futsal infantil feminino, a delegação de Vargem Grande ficou com a prata. As duas equipes estão classificadas para a etapa estadual dos jogos em São Luís.

Prefeito conversa com atletas.
Quem também se classificou para a etapa estadual foi Mônica Jamily, que conquistou duas medalhas de ouro no atletismo infantil 250 e 1000 metros (reveja). 

As demais categorias coletivas foram eliminadas ao longo da competição, mas demonstraram garra e muita força de vontade para o próximo ano fazer ainda mais bonito.

"Estamos orgulhosos da nossa delegação, pelo segundo ano seguido eles fizeram bonito na etapa regional do JEMs e temos certeza que em São Luís ganharão muito mais medalhas. Parabenizo em especial as nossas bicampeãs do futsal infanto feminino, isso é inédito para nossa cidade", disse o prefeito Carlinhos Barros.

Fotos: Alemão.