quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Mulher é presa com moto roubada e cigarros de maconha em Vargem Grande

Moto recuperada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil de Vargem Grande prendeu em flagrante delito, nesta quarta-feira (28), uma mulher identificada apenas pelas iniciais K.N.S.V. pelos crimes de receptação dolosa simples e posse de drogas para consumo pessoal.

Segundo o delegado Tiago Castro, a equipe policial realizava diligências pelo bairro Soldadinho e avistou uma moto Honda Titan 160 de cor vermelha estacionada em frente a uma residência. Após consultas aos sistemas informatizados, foi constatado que o veículo possuía registro de roubo/furto, ocasião em que a autora recebeu voz de prisão. "Com ela ainda encontramos dois cigarros de maconha", finalizou o delegado.

Presidente da Câmara de Coroatá detona Grupo Amovelar e anuncia rompimento; veja o discurso na íntegra

Lourdinha rompeu com Amovelar.
A presidente da Câmara Municipal de Coroatá, vereadora Lourdinha Pereira, anunciou na tarde desta quinta-feira (29) o seu rompimento com o grupo político do prefeito Luís da Amovelar Filho. Em um duro discurso na tribuna, Lourdinha fez uma retrospectiva da sua biografia política e fez um desabafo emocionado sobre a forma de como foi tratada pelo grupo político que ajudou a construir, muito antes da eleição de Luís da Amovelar em 2004. “Fiel e companheira. E quando o Amovelar chegou nós já estávamos lutando”, destacou.

E continuou, visivelmente revoltada: “Porém não fui respeitada, valorizada, reconhecida. (...) Reuni minha família e nós decidimos que eu não vou aceitar. Quero dizer ao povo de Coroatá que hoje, nesse momento, a vereadora Lourdinha está saindo desse grupo e eu não vou ficar nesta barca. Estou fora! Eu quero que conste nos anais desta Casa que a partir de hoje não faço mais parte desse grupo. Sei que não vou deixar saudade, porém não levarei. Quero dizer ao povo de Coroatá que continuo firme, forte como eu sempre, jamais irei me rastejar”.

Lourdinha ainda alfinetou os vereadores do Grupo Amovelar que estavam na expectativa do seu rompimento político para avançar nas vagas de trabalho que a vereadora mantinha na prefeitura. “E para aqueles que estão desesperados com as vagas da vereadora, vão, pesquem. Agora eu digo a vocês, vocês levam a pessoa, mas o voto vocês não vão levar porque os votos da vereadora são de amizade, de trabalho e de confiança”, detonou Lourdinha, mostrando o tamanho da crise interna no grupo.


BASTIDORES 

Esse é mais um capítulo que envolve o longo desgaste para a escolha do candidato à sucessão do prefeito Luís da Amovelar Filho. Lourdinha sempre manifestou contrariedade com a decisão de Luís da Amovelar em apoiar sua sobrinha, Aryanna Soares, como candidata. Lourdinha era contra à ideia de perpetuação familiar no poder e criticava dizendo que Luís inventava uma candidata laranja, sem história política, repetindo as mesmas práticas de Ricardo Murad, que só apoiava seus familiares.

Com o rompimento de Lourdinha, o tabuleiro da política coroataense se movimenta freneticamente. Lourdinha ainda não declarou qual será seu futuro político, se será candidata a prefeita independente, ou se vai apoiar a candidatura de Edimar Franco, líder da oposição. Antes de Lourdinha, o vereador José Ernandes e o vice-prefeito de Coroatá Juscelino da Fazendinha também romperam com o Grupo Amovelar e aderiram ao grupo de Edimar Franco (relembre).

Com as recentes movimentações na política local, o prefeito Luís da Amovelar Filho passa a ter minoria na Câmara Municipal. O Titular do Blog seguirá acompanhando de perto os próximos capítulos. Ah, confira o discurso na íntegra:

Idosa de 77 anos é presa injustamente no interior do Maranhão acusada de tráfico de drogas; sobrinha morreu

Idosa presa injustamente.
Depois de passar um dia dentro de uma cela em Bacabal, uma idosa de 77 anos presa por um crime que não cometeu tenta lidar com as marcas de um erro. Francisca Alves Feitosa dos Santos voltou para casa na zona rural de Bacabal nesta quarta-feira (28) após deixar a cadeia. A idosa foi presa na terça-feira (27) em cumprimento de mandado de prisão por tráfico de drogas ocorrido em Porto Velho, em Rondônia, em agosto de 2020.

Moradora do povoado Aldeia do Odino há mais de 50 anos, Francisca trabalha na roça e num primeiro momento pensou que tudo se tratava de uma brincadeira da família. No entanto, infelizmente, a situação era real. “Eu cheguei do serviço (roça) e eles falaram que eu estava presa. Me botaram lá no chão como uma cachorra, mas nunca matei, roubei ninguém. Me levaram presa sem eu nem saber a razão. Fiquei esse tempo todo sem comer, sem botar um caroço de arroz ou de feijão na boca. Eu sempre trabalhei, não devo nada, mas fui presa”, desabafou.

Acontece que dona Francisca nunca esteve em outro estado. Por meio de advogado, a família conseguiu provar o equívoco da Justiça de Rondônia e a prisão acabou sendo revogada durante audiência de custódia em Bacabal. O advogado disse que tudo começou quando um homem chamado Diego Alves foi preso transportando tabletes de cocaína, em Rondônia. Este homem foi julgado e condenado a 5 anos e 8 meses de prisão pelo crime de tráfico de drogas em decisão da 1ª Vara Criminal de Porto Velho.


No entanto, ao invés de registrar os dados pessoais do condenado no sistema do Banco Nacional de Mandado de Prisão, acabou sendo inserido as informações de Dona Francisca, moradora de Bacabal, no Maranhão. “Quando tivemos acesso ao processo vimos que a situação era muito mais bizarra do que parecia. Um homem chamado Diego Alves foi preso transportando tabletes de cocaína, em Rondônia, e foi até condenado. Mas aí que vem o mistério, alguém inseriu os dados da dona Francisca no banco nacional de mandados de prisão”, explicou.

A soltura da idosa só foi possível, porque a defesa demonstrou que ela não respondia a qualquer processo em Rondônia, que não possuía carteira de habilitação e sequer sabia dirigir, além de ter sido apresentada uma foto do verdadeiro culpado pelo crime descrito no processo. Mas, apesar de ter sido colocada em liberdade, a prisão de dona Francisca abalou toda a família. Segundo o advogado, uma sobrinha dela ficou bastante nervosa com a prisão da idosa, teve um infarto e veio a falecer. O advogado de defesa afirmou que após o período de luto da família, vai encaminhar uma ação reparadora pelos danos causados pelo processo.

Confira a reportagem da TV Difusora de Bacabal:


Do Portal Difusora ON.

Traficante de drogas tenta fugir da polícia, faz reféns e acaba baleado em Santa Quitéria

Traficante baleado recebeu atendimento médico.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (29), policiais civis e militares de serviço em Santa Quitéria deflagraram uma força-tarefa de combate ao tráfico de drogas com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados no município.

No entanto, em um dos endereços, dois suspeitos que estavam no interior da residência conseguiram furar o cerco policial pulando um muro para o imóvel vizinho, onde fizeram duas reféns. De imediato foi iniciada a negociação, que resultou no resgate das reféns sem lesões e na prisão do indivíduo, bem como na apreensão de um menor de idade.
Material apreendido.
Foram apreendidas, ainda, grandes quantidades de drogas, entre elas, maconha, crack e cocaína, além de uma arma de fogo, três armas brancas e duas balanças de precisão. Durante a ocorrência, o criminoso acabou baleado, porém sem gravidade. "Esse mesmo indivíduo possui em seu desfavor um mandado de prisão pelos crimes de tentativa de homicídio e de organização criminosa", explicou o delegado Jesmiel Alves.

Operação deflagrada em Chapadinha efetua prisões e apreende maconha e arma de fogo

Operação em Chapadinha.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais civis e militares de Chapadinha deflagraram uma operação na Rua da Aldeia, no bairro Terras Duras, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e efetuaram duas prisões em flagrante delito. Os homens não tiveram seus nomes divulgados.

Na operação policial, foram apreendidos uma arma de fogo do tipo pistola calibre 9mm com numeração raspada, porções de maconha, dinheiro em espécie e outros apetrechos comumente utilizados para a comercialização de entorpecentes.

"Os conduzidos foram autuados em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas e posteriormente foram conduzidos à unidade prisional de Chapadinha", disse o delegado regional Jesmiel Alves.

Jovem de 21 anos é preso por praticar violência doméstica em Vargem Grande

Delegacia de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil de Vargem Grande prendeu em flagrante delito, nesta quarta-feira (28), um jovem de 21 anos pela prática dos crimes de lesão corporal leve, ameaça, injúria e violência psicológica, cometidos no ambiente doméstico e familiar contra a mulher, na forma da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Ele foi identificado apenas pelas iniciais P.H.M.S.

Segundo o delegado Tiago Castro, a vítima compareceu à delegacia e relatou a ocorrência de diversos crimes, cometidos momentos antes por seu companheiro de união estável. Desta forma, a equipe policial realizou diligências e conseguiu efetuar a prisão no centro da cidade, ocasião em que foram realizados os procedimentos cabíveis na delegacia e depois ele foi encaminhado para o sistema prisional.

"Vale destacar, ainda, que o indivíduo já responde a processo criminal pelo crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido. Agora ele permanecerá à disposição do poder judiciário", finalizou o delegado Tiago Castro.

Pesquisa Econométrica mostra cenário eleitoral em Imperatriz; veja os números

Cenário eleitoral.
Pesquisa Econométrica contratada pelo jornal O Imparcial para medir o cenário eleitoral em Imperatriz, aponta a liderança do deputado federal Josivaldo JP, no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

Se as eleições fossem hoje, no cenário estimulado (onde são apresentados ao eleitor os nomes dos pré-candidatos), JP (PSD) surgiria em primeiro lugar com 29,8% das intenções de votos; em segundo, ficaria o deputado estadual Rildo Amaral (PP), com 25,5%; em terceiro viria Marco Aurélio (PSB), com 14,8%; seguido de perto por Mariana Carvalho (Republicanos) que surge em quarto lugar no pelotão de cima, com 13,8%.

Mais abaixo surgem José Antônio (PDT), com 3,5% das citações; Franciscano (2,3%/PL); Nilson Takashi, do Partido Novo (1,8%); e Aurélio do PT (0,7%). Votos nulos somariam 3,3% e 4,5% dos entrevistados não souberam responder.


A pesquisa Econométrica/O Imparcial foi realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2024 no município de imperatriz e registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação MA-02412/2024. Foram entrevistados 601 eleitores, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

Rejeição

O levantamento da Econométrica também mediu a rejeição aos pré-candidatos, todas consideradas baixas, conforme especialistas em pesquisas eleitorais, o que torna as pré-candidaturas viáveis. Diante da pergunta “Em quem destes candidatos o(a) Senhor(a) não votaria?”, Mariana foi rejeitada por 23% dos eleitores; Marco Aurélio (15,1%), Josivaldo JP (13%), José Antonio (12,8%), Rildo Amaral (8%), Aurélio do PT (7,5%), Nilso Takashi (7%), Franciscano (5%) e Não Sabe/Não Responde (8,7%).

De O Imparcial.

Idoso morre imprensado entre dois caminhões na BR-316 em Peritoró

Caminhões envolvidos.
Um grave acidente foi registrado na manhã de quarta-feira (28), no município de Peritoró, às margens da BR-316. Em uma situação inusitada, um idoso de 82 anos, perdeu a vida ao ser imprensado pela traseira de dois caminhões, que realizavam transbordo de um carregamento de porcos. Os veículos envolvidos, um caminhão Volvo/Vm 330 8X2R, branco, e um caminhão VW/13.190 Worker, branco, ambos de placas do Maranhão, se preparavam para realizar um transbordo de carga de suínos quando aconteceu a tragédia.

Circunstâncias do acidente

Um dos caminhões estava parado próximo ao acostamento da BR-316, carregado de porcos, enquanto o outro caminhão se aproximava de ré para encaixar traseira com traseira, no mesmo nível, a fim de facilitar a passagem dos animais de um caminhão para o outro. O idoso era o responsável pela carga.

O homem se posicionou entre os dois caminhões, enquanto o caminhão vazio manobrava de ré, momento em que o idoso deu as costas para o caminhão que manobrava foi prensado entre os veículos de carga e teve morte imediata. A vítima tinha de 82 anos de idade e morava no município de Peritoró.

Fonte: PRF.

Maranhão tem a pior renda domiciliar per capita entre os estados brasileiros

Imagem ilustrativa.
A renda domiciliar per capita nominal mensal ficou em R$ 1.893 no Brasil em 2023, segundo cálculos com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro ponto que a pesquisa mostrou foi que no ano de 2023, a renda domiciliar per capita mais alta foi registrada no Distrito Federal, de R$ 3.357,00, enquanto a mais baixa era a do Maranhão, R$ 945,00. Já em São Paulo, a renda per capita nominal alcançou R$ 2.492,00. No Rio de Janeiro, o rendimento ficou em R$ 2.367,00, e em Minas Gerais, R$ 1.918,00.

As informações são divulgadas pelo IBGE conforme determinação da Lei Complementar 143/2013, que estabelece os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).

Confira a lista completa:


Do Correio Braziliense.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Urgente! PM que matou jovem que realizava 'grau' no Maranhão é presa

PM Sabrinna Silva.
Foi presa na tarde desta quarta-feira (28) em cumprimento a um mandado de prisão temporária a policial militar Sabrinna Silva, suspeita de matar com um tiro nas costas o jovem Marcus Vinícius, no último domingo (25), em Governador Edison Lobão. O jovem pilotava uma moto e foi baleado após uma perseguição policial, ao desobedecer a ordem de parada da guarnição. Ele fazia manobras conhecidas como “grau” quando fugiu da abordagem dos militares (relembre).

A perícia constatou que Marcos Vinícius foi alvejado com um tiro nas costas e um disparo também acertou a moto dele, que teve a corrente quebrada pelo tiro. A policial militar está sendo ouvida pelo delegado regional de Imperatriz Alex Coelho, que conduz a investigação. Ela já foi afastada das funções pelo comando da Polícia Militar e além do processo criminal, deve responder pelo homicídio administrativamente. Por meio de um áudio, a militar havia se pronunciado sobre a ocorrência (saiba mais).

Do Imirante.

Homem suspeito de tentar matar próprio pai em Coroatá é baleado e levado para UPA

Caso repercutiu em Coroatá.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo repórter Alan Amorim, durante exibição do programa Canal Aberto. O noticiário revelou que o homem que sofreu uma tentativa de homicídio no último domingo (25), no bairro da União, em Coroatá, é o principal suspeito de tentar matar o próprio pai a golpes de faca, na véspera de carnaval. 

A recente tentativa de homicídio

A polícia militar foi acionada na noite deste domingo para atender a ocorrência. A vítima foi baleada no peito e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá. Ainda consciente na unidade de saúde, a vítima relatou para os policiais que dois indivíduos em uma bicicleta teriam chegado nas proximidades de um bar onde ele estava. Um dos elementos teria efetuado pelo menos cinco disparos de arma de fogo, sendo que um dos tiros acertou o seu ombro. Os suspeitos fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.

Confira a reportagem do Canal Aberto:



Do Coroatá Online.

PM que matou jovem que realizava 'grau' se pronuncia em áudio sobre ocorrência; escute

Marcos Vinicius/Sabrina Silva.
A policial militar Sabrinna Silva, que é investigada pela morte do jovem Marcos Vinicius, de 20 anos, em Governador Edison Lobão (relembre), se pronunciou pela primeira vez após o acontecido. Aparentemente abalada com a situação, Sabrina relata ter passado por uma crise de pânico recentemente e que não pediu afastamento com medo da reação de seus superiores.

Segundo ela, no dia da ocorrência que resultou na morte de Marcos, ele teria desobedecido a uma ordem de parada emitida pela guarnição, após ter realizado manobras perigosas. Diante da situação foi iniciado uma perseguição, em um determinado momento, a viatura acabou cruzando com a motocicleta em uma rua. Neste momento Sabrinna relata que desceu da viatura e atirou em direção ao pneu, mas acabou acertando a corrente.


Ela diz lembrar que um dos tiros teria sido no ombro, mas que a vítima continuou correndo. Ao chegar próximo a residência, Marcos teria entrado em um beco, para entrar em sua casa. Sabrinna afirma que a guarnição prestou os primeiros socorros e solicitou uma ambulância. Já a família da vítima nega a versão, e diz que ele teria levado um tiro após entrar no beco.


Confira o áudio na íntegra:


Do Enquanto Isso no Maranhão.

Pastor é assassinado a facadas pelo próprio neto no interior do Maranhão

Pastor assassinado.
O pastor da Igreja Pentecostal Evangélica Deus é Vida, identificado como João Rodrigues, foi assassinado, na noite dessa terça-feira (27), no município de Viana, na região da Baixada Maranhense. De acordo com a polícia, o crime foi cometido pelo próprio neto, de 17 anos. Ainda segundo a polícia, o assassinato aconteceu na residência do pastor, que fica atrás da igreja. Após matar o avô a facadas durante um 'surto', o neto fugiu do local, mas foi rapidamente encontrado.

"O pai [do assassino] informou que o jovem usou drogas quando tinha 14, 15 anos, e passou a fazer tratamento, que culminou em uma depressão. Também haviam alguns furtos na casa, inclusive eles tinham que viver escondendo coisas na residência. Ontem, ele [assassino] surtou, mas já estava com a faca na camisa, e partiu pra cima do avô, sem motivo algum. Não teve discussão, nem nada", informou o delegado em Viana, Marcelo Magno.


Após receber três golpes de faca na região do peito e da barriga, o pastor João ainda foi socorrido por moradores e levado a um hospital, mas não resistiu. O neto do pastor tentou se esconder em um terreno abandonado próximo a MA-014, mas foi apreendido e levado à delegacia. Ele já foi ouvido e poderá ser encaminhado à internação, já que é menor de idade.

"Ele [assassino] realmente não sabe o que fala. Está totalmente desnorteado. Aparentemente apresenta problemas mentais. Diz que não sabe porque fez. Uma hora diz que o avô era uma pessoa boa, depois que diz que era uma pessoa má. Diz que viu imagens e ouviu vozes", contou o delegado Marcelo, que disse que irá encaminhar o caso ao Ministério Público.

Do Imirante.

Chuvas: Veja qual foi a primeira cidade maranhense a decretar situação de emergência

Fortes chuvas no Maranhão.
Formosa da Serra Negra é o primeiro município maranhense a decretar situação de emergência devido às chuvas intensas que atingem o estado, segundo informou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

Até esta quarta-feira (28), 73 famílias estão desalojadas ou desabrigadas por conta dos temporais no Maranhão. Ao todo, pelo menos 200 famílias foram afetadas pelas chuvas de alguma maneira. O Corpo de Bombeiros tem feito o monitoramento e trabalha junto aos municípios para evitar maiores problemas.

Em Imperatriz, a Defesa Civil preparou quatro abrigos provisórios na cidade, onde as famílias afetadas pelas chuvas estão sendo assistidas. O nível do Rio Tocantins chegou a marca de 7,60 metros. Na cidade de Pedreiras, 27 famílias do Balneário da Caema foram retiradas e levadas para locais seguros após o nível do Rio Mearim ter alcançado 6,40 metros.

Do Portal Difusora ON.

Jovem desaparece após receber alta de clínica psiquiátrica em São Luís e mãe está desesperada por respostas

Mãe e filho.
Um jovem de 20 anos desapareceu após receber alta de uma clínica psiquiátrica, em São Luís. Deimison Tavares Santos luta contra um quadro de depressão, porém, segundo a família, não apresenta sintomas aparentes. Ele passou 45 dias internado, mas foi liberado e a família não foi avisada. A instituição na qual ele estava internado, a Clínica São Francisco, localizada no bairro da Cidade Operária, informou que registrou o Boletim de Ocorrência dando conta do desaparecimento do rapaz. No entanto, a família contesta a informação.

“A clínica São Francisco não deu assistência nenhuma para encontrar o meu filho. Garantiram para mim que tinha feito um Boletim de Ocorrência, coisa que nunca foi feita. A clínica não fez absolutamente nada, nenhuma busca e eu já fui várias vezes lá, mas nunca consegui nada”, desabafou Ifrancilda Tavares Santos, mãe de Deilmison.

Mãe e filho vieram de Nova Olinda para que o rapaz fizesse tratamento na clínica psiquiátrica. Ela contou que no dia 16 de fevereiro a clínica liberou o jovem, mas somente no dia 19 a equipe do hospital psiquiátrico entrou em contato para avisá-la da liberação. “Eu fui encaminhada de Nova Olinda para ele fazer um tratamento de depressão profunda nessa clínica. Quando eu cheguei aqui, o médico me deu um período de 45 dias, ou seja, quando deu na sexta-feira (16) ele foi liberado, mas não me avisaram”, explicou dona Ifrancilda Tavares Santos, mãe do rapaz.


Desesperada por respostas, dona Ifrancilda, que não tem familiares em São Luís e está sem dinheiro, não desiste de encontrar o filho. Ela apelou para a empatia e pediu solidariedade. Com a divulgação da TV Difusora, a mãe fez um apelo à população para que, caso alguém veja seu filho pela cidade, tenha a sensibilidade de procurar a polícia. “Eu estou aqui pedindo ajuda para que a população possa ver e divulgar. Eu preciso do meu filho, eu preciso levar meu filho para casa. Eu preciso trabalhar, meus outros filhos precisam estudar. Por isso eu peço que encontrar, entrar em contato, por favor, eu não aguento mais esse desespero”, implorou dona Ifrancilda.

Entre em contato

Qualquer pessoa pode entrar em contato através do Disque Denúncia no número 181 ou pelo Whatsapp (98) 9 9224-8660. Além do número oficial, outros contatos fornecidos para o auxílio na localização de Deimison Tavares são: (98) 9 7006-0072 e (98) 9 8292-7592.

Do Portal Difusora ON.

Carreta tomba e interdita parte da BR-135 em São Mateus do Maranhão; vídeo

Momento do destombamento da carreta.
Das 10h30 às 11h30min de terça-feira, 27, no km 173 da BR-135, no município de São Mateus do Maranhão, norte do estado do Maranhão, uma equipe da PRF prestou auxílio ao condutor de uma carreta tracionada por um cavalo-trator marca e modelo Volvo/Fh 460 6X4T, prata, placas do Maranhão.

A carreta carregada de cimento tombou e bloqueou quase que totalmente a rodovia. Ninguém se feriu no acidente. A equipe precisou interditar a BR para as providências de destombamento do cavalo trator e dos semi reboques. Operação foi realizada com sucesso.

Confira o exato momento da operação:

Fonte: PRF. 

Idoso morre após ser atropelado por motociclista que realizava 'grau'

Local do acidente.
Um idoso de 84 anos, identificado como Raimundo de Sousa e Silva, morreu ao ser atropelado por um motociclista na Avenida Santos Dummont, na Zona Norte de Teresina. O condutor da motocicleta ficou no local após o acidente, mas foi preso em flagrante pelos policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). O rapaz não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o sargento Tadeu, do BPTran, algumas pessoas que estavam na rua afirmaram que o rapaz estava pilotando com o pneu dianteiro empinado, a manobra conhecida como "dar grau". "Alguns moradores relataram que ele estava levantando o pneu, outros não. Cabe agora à Polícia Civil fazer a investigação, buscar as imagens dos estabelecimentos da região, para tentar confirmar de que forma aconteceu", comentou o sargento.

Do G1 PI.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Gerente de academia é preso com duas tornozeleiras eletrônicas no Maranhão

Indivíduo usava duas tornozeleiras.
Um gerente de academia de Timon, de 27 anos e que não teve sua identidade revelada pela polícia, foi preso nesta terça-feira (27), em Timon, usando duas tornozeleiras eletrônicas. A prisão aconteceu no bairro Leonel Brizola no início da manhã. Além de trabalhar na academia, ela ainda cursa Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Maranhão.

Ele foi preso para cumprir uma condenação por roubo majorado, de 15 anos de detenção pela comarca de Timon. O crime de roubo é considerado majorado quando é cometido com violência ou grave ameaça à vítima, quando há a participação de duas ou mais pessoas no crime ou quando as vítimas são ameaçadas com uso de arma. O preso é suspeito de roubar chácaras nas cidades de Teresina e Timon na companhia de outros dois homens. O grupo é conhecido por utilizar armas de fogo e empregar violência nos crimes.

As duas tornozeleiras utilizadas pelo preso são referentes aos crimes de roubo cometido por ele, nas cidades de Teresina e Timon, tanto que uma pertence à Justiça do Maranhão e o outro a do Piauí. A prisão foi efetuada pela Divisão de Captura e Inteligência (DICAP) do 2º Distrito de Polícia de Timon. O delegado Cláudio Mendes, disse que em 20 anos de atuação na Polícia Civil não tinha visto um indivíduo usando duas tornozeleiras.

Do Portal Cidade Verde.

Iracema Vale esclarece sobre processo de escolha do novo membro do TCE e declara apoio a Flávio Costa

Iracema Vale.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), esclareceu, na sessão plenária desta terça-feira (27), sobre o processo de escolha do novo membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deverá ocupar a vaga pertencente à Alema. A chefe do Parlamento Estadual declarou ainda apoio ao advogado Flávio Costa, pré-candidato à Corte de Contas na vaga aberta com a aposentadoria antecipada do conselheiro Washington Oliveira, e reforçou que a Casa seguirá todo o rito Constitucional, assim como tem feito ao longo dos anos.

Iracema Vale se pronunciou após o deputado Carlos Lula (PSB), que também se declarou pré-candidato à vaga, apresentar requerimento à Mesa Diretora questionando a legitimidade da candidatura de Flávio Costa, uma vez que, segundo ele, é prerrogativa da Assembleia a indicação. “Nós vamos escolher de forma democrática, como sempre foi e o fazemos há muitos anos. Sobre o requerimento à Mesa, vamos analisar. Vossa Excelência é um jurista respeitado no estado, inclusive foi meu advogado e temos esse respeito pelo senhor enquanto jurista. Vossa Excelência é consultor da Casa de Direito Constitucional há muitos anos. Só me surpreendeu suscitar esse problema agora, nesse exato momento em que Vossa Excelência manifesta o seu interesse, mas nós vamos analisar e cabe a mim, como presidente, ver qual conduta a Casa vai tomar. Faremos o que a nossa assessoria jurídica nos apontar”, garantiu a presidente da Alema.

A chefe do Parlamento Estadual frisou que o processo de escolha do novo membro do TCE seguirá o que dita a Constituição Estadual e as leis em vigor, de forma transparente, democrática e legítima. “Nós não vamos querer que a Casa ou algum deputado judicialize uma questão para que a Assembleia perca judicialmente, porque o nosso interesse é manter um processo eleitoral correto e legítimo, e assim o faremos. Desde que estou na Presidência da Casa, tivemos a oportunidade de escolher dois membros para o TCE e nunca foi inconstitucional a prática que a Assembleia cometeu e não vai ser agora”, afirmou.

Por fim, Iracema Vale parabenizou o deputado Carlos Lula por também se colocar pré-candidato, mas ponderou que, apoiada em um pensamento coletivo e de unidade do grupo político, apoiará o pré-candidato Flávio Costa pela sua competência, trajetória e por possuir a qualificação necessária para ascender à Corte de Contas. “Vossa Excelência está de parabéns por se colocar candidato. Falou que é fruto de um pensamento coletivo e não de um pensamento individual seu. E, por isso, também por um pensamento coletivo, quero manifestar o meu apoio ao advogado Flávio Costa. Eu conheço a história desta Casa e estou na política há 30 anos. E os grandes governadores que passaram, todos tiveram condições de, junto com os deputados, manifestar apoio aos membros daquela Corte. Nunca se disse aqui que a Casa ficou subordinada à vontade de ninguém. É sempre feita a vontade da maioria dos deputados”, assinalou a chefe do Legislativo maranhense.

Vargem Grande: Grupo CB assume presidência do Progressistas, partido do Ministro Fufuca

Barros Filho e Fufuca.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Grupo CB segue com intensas articulações políticas visando as eleições deste ano em Vargem Grande e nesta terça-feira (27) garantiu mais um importante partido em sua base de sustentação. O engenheiro civil José Barros Filho assumiu a presidência municipal do Progressistas, sigla que é comandada no estado pelo deputado federal licenciado e atual ministro do Esporte André Fufuca.

Até o momento, o grupo político liderado pelo prefeito Carlinhos Barros já anunciou três partidos que integram seu arco de alianças. Além do Progressistas, estão na base aliada o União Brasil e o Avante (saiba mais). Segundo apurado pelo Titular do Blog, a coligação contará com seis partidos por onde serão lançados mais de 60 candidatos a vereador.
Ministro Fufuca com Germano, CB e Zé Filho.
Agora Barros Filho vai iniciar o trabalho de estruturação do PP no município com a filiação de membros e também de pré-candidatos. Importante ressaltar, ainda, o poder de articulação de Zé Filho no que diz respeito a essas movimentações políticas-partidárias. Um exemplo prático disso aconteceu com o PROS, que em 2020 era presidido por ele em Vargem Grande e foi o partido que obteve a maior votação e que elegeu maior número de vereadores: foram quase 7 mil votos e cinco vagas garantidas na Câmara Municipal. 

Nina Rodrigues: Filho da Vereadora Cita Braga morre aos 31 anos

Ricardo Braga.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na noite desta segunda-feira (26), em São Luís, João Ricardo Braga Costa Cruz, aos 31 anos. Ele realizava tratamento no Hospital Aldenora Belo após receber o diagnóstico de leucemia (câncer no sangue) no ano passado, no entanto, não resistiu às complicações.

Ricardo Braga, como era mais conhecido por familiares e amigos, deixa esposa e dois filhos. O jovem era filho da vereadora de Nina Rodrigues Cita Braga e do ex-prefeito e ex-vice-prefeito Ivaldo Cruz, falecido em 2021 após complicações do novo coronavírus (relembre).

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o prefeito Rodrigues, no uso de suas atribuições legais, vai decretar luto oficial de três dias no município em razão do falecimento de Ricardo Braga, que era servidor público e atuava na secretaria municipal de Infraestrutura e Urbanismo. O Titular do Blog roga para que Deus possa confortar a todos neste momento de dificuldade.

Operação Poison prende quadrilha por roubo de carga de herbicidas no Maranhão e Pará

Operação Poison.
Cinco suspeitos pelo roubo de uma carga de herbicidas foram detidos no último fim de semana em uma operação conduzida pela Polícia Civil do Maranhão. Cerca de 90% da carga foi recuperada durante a execução dos mandados de prisão e de busca e apreensão. O crime ocorreu na manhã do dia 11, entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú. Na ocasião, pelo menos seis indivíduos tomaram o caminhão que transportava a carga, avaliada em cerca de R$ 430.000,00, deixando o motorista abandonado.

Após a vítima registrar a ocorrência, a Polícia Civil do Maranhão iniciou as investigações e, no dia 13, prendeu, em flagrante, o primeiro individuo por envolvimento na ação criminosa, no município de Grajaú. No dia seguinte, na região conhecida como Ponto da Nega, os policiais encontraram e recuperaram o caminhão, mas sem a carga.

Nesse último fim de semana, com base em outros elementos coletados e com mandados expedidos pela justiça, os policiais deflagraram a Operação Poison e localizaram um indivíduo que supostamente seria o receptador da carga, responsável pela venda dos herbicidas na região de Açailândia. Ele foi detido em Buriticupu. Outro suspeito, apontado como líder do grupo criminoso, também foi preso com uma grande quantidade dos produtos roubados, tanto em sua residência quanto em um depósito clandestino sob sua posse. A prisão ocorreu no município de Marabá, no Pará. Também no Pará, desta vez na cidade de Paragominas, os policiais envolvidos na operação prenderam os outros três suspeitos do roubo do caminhão com a carga. 

O homem que seria o receptador da carga e responsável pela comercialização dos herbicidas, preso em Buriticupu, foi levado para Santa Inês, e o outro indivíduo preso em Marabá, foi apresentado em uma delegacia local. Os outros três indivíduos, presos em Paragominas, também foram apresentados em uma delegacia da região. Ambos passaram pelos procedimentos de praxe e foram encaminhados para unidades prisionais das respectivas regiões, onde permaneceram à disposição da Justiça.

A Operação Poison contou com a participação do DCRC, vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Superintendência Estadual de Polícia Civil do Interior, por meio de policiais das delegacias de Grajaú, de Barra do Corda, de Buriticupu, de Açailândia e de Imperatriz, do Núcleo de Apoio às Investigações (NAI-Marabá) da Polícia Civil do Pará, além de suporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

** O termo Poison, que denominou a operação, foi extraído da língua francesa e significa veneno, justamente os produtos subtraídos na ação criminosa.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Mais de 40 municípios maranhenses estão com alerta para chuvas intensas

Alerta laranja de chuvas.
O volume de chuva já passou da média em São Luís, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume na capital chegou a 340,6 mm, que já é maior que a média em fevereiro: 308 mm. As informações constam no site ClimaTempo. O Instituto divulgou, ainda, dois alertas de perigo de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos, que começaram nesta segunda-feira (26), se estendem até as 10h desta terça-feira (27).

Segundo o Inmet, o alerta laranja prevê, para a região norte, leste e centro do Estado, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Para outros municípios do norte, leste e centro o alerta é amarelo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).


Veja os municípios do Maranhão com alerta laranja de chuvas:

Afonso Cunha 
Água Doce do Maranhão 
Aldeias Altas 
Anapurus 
Araioses 
Barão de Grajaú
Barreirinhas 
Belágua 
Brejo 
Buriti 
Buriti Bravo 
Caxias 
Chapadinha 
Codó 
Coelho Neto 
Coroatá
Duque Bacelar 
Fortuna
Gonçalves Dias 
Governador Eugênio Barros 
Humberto de Campos 
Lagoa do Mato 
Magalhães de Almeida 
Mata Roma 
Matões 
Milagres do Maranhão
Morros 
Nina Rodrigues 
Parnarama 
Passagem Franca
Paulino Neves 
Primeira Cruz 
Santana do Maranhão 
Santa Quitéria do Maranhão 
Santo Amaro do Maranhão
São Benedito do Rio Preto 
São Bernardo 
São Francisco do Maranhão 
São João do Soter 
Senador Alexandre Costa 
Sucupira do Riachão 
Timbiras 
Timon 
Tutóia 
Urbano Santos 
Vargem Grande

Do Imirante.

Vargem-grandense é preso em Goiás por crime que não cometeu: "foi cruel para minha honra"

Bruno concedeu entrevista.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vargem-grandense Ricardo Bruno Bastos estava em seu local de trabalho, uma farmácia em Valparaíso de Goiás, cidade localizada no Entorno do Distrito Federal, quando foi surpreendido por policiais militares com um mandado de prisão preventiva decretado pelo poder judiciário contra ele sob acusação de tentativa de latrocínio. No entanto, Bruno Bastos é vítima e foi preso injustamente. 

Segundo informações, um amigo de infância, identificado como José dos Reis Santos Oliveira (já falecido), utilizou o nome de Bruno e cometeu os crimes em Marabá, no Pará, estado que Bruno nunca esteve. Após dois dias preso, ele conseguiu provar sua inocência com ajuda de suas digitais e o TJ-PA revogou a prisão.

A TV Record Brasília entrevistou Bruno, confira:


Vargem Grande: Vereador Germano Barros garante partido Avante na base aliada do Grupo CB

Adailson e Germano com Guilherme Paz.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, vereador Germano Barros, esteve nesta segunda-feira (26) em São Luís e, acompanhado do também vereador Adailson Saminez, participaram de uma reunião com o deputado Guilherme Paz, realizada em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Entre as pautas, além da busca de benefícios para Vargem Grande, estava as movimentações visando a disputa eleitoral deste ano na cidade e o grupo político liderado pelo prefeito Carlinhos Barros garantiu o partido Avante em sua base aliada, fruto dessa articulação de Germano e Adailson, que apoiou Guilherme Paz em 2022.


O Avante é presidido no estado pelo ex-deputado Clodomir Paz, pai de Guilherme, e é um dos seis partidos que integram o arco de alianças do Grupo do CB para às eleições de 2024, onde, ao que tudo indica, serão lançados mais de 60 candidatos ao legislativo vargem-grandense.

"Como vocês podem ver, o Grupo CB segue se fortalecendo dia após dia. São várias adesões de grupos políticos, entidades de classes, associações, grupos de jovens, famílias tradicionais e também novos partidos. E as alianças continuam. Estamos trabalhando incansavelmente em busca de mais uma grande vitória do Grupo CB", disse Germano Barros.

Prefeito Carlinhos Barros prestigia formatura de alunos do IEMA Pleno de Vargem Grande

Formatura do IEMA.
O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, unidade plena de Vargem Grande, realizou a formatura de 107 alunos nos cursos técnicos de Administração, Agricultura, Logística e Agronegócio. A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo Gastão Dias Vieira e contou com a presença do prefeito Carlinhos Barros, do diretor-geral do IEMA José Wellington, do secretário municipal da Educação Nonato Costa, de vereadores, de autoridades locais e dos formandos, além dos seus familiares e demais convidados.
Prefeito Carlinhos Barros.
Em sua fala, o prefeito Carlinhos Barros destacou a importância da chegada do IEMA em Vargem Grande, conquista esta garantida na sua gestão com a parceria do governo do estado, ainda sob a liderança do governador Flávio Dino. "Eu estou tão feliz quanto eles e os pais deles. São mais de 100 formandos hoje, mão de obra qualificada para o Maranhão e para o Brasil. Isso é muito gratificante e é para poucos", disse.
Autoridades presentes.
"Esses são os primeiros estudantes a colarem grau no IEMA Pleno de Vargem Grande e começaram os estudos em um dos períodos mais difíceis na história da humanidade, que era a pandemia, mas superaram todas as dificuldades, persistiram e hoje concretizaram uma parte do projeto de vida deles", enalteceu o diretor-geral José Wellington.

Confira mais detalhes na produção da SECOM: