sábado, 31 de dezembro de 2016

Vereador Raimundo Chaves morre em Teresina

Raimundo Chaves faleceu em Teresina.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Blog acaba de receber a triste informação de que o vereador de Vargem Grande José Raimundo Sales Chaves (PMDB) faleceu em Teresina, capital do Piauí. Raimundo Chaves passou por uma intervenção cirúrgica no coração no início do mês de dezembro e, logo após, teve uma série de complicações, fazendo com que o mesmo fosse internado na UTI. Na tarde de hoje (31) ele já havia sofrido uma parada cardíaca, mas os médicos conseguiram reanimá-lo.

Raimundo Chaves, que já havia sido vereador no município, reassumiu o mandato neste ano com a cassação do mandato do vereador Batista Lages, que perdeu a vaga por infidelidade partidária.

Ao Blog, a família confirmou que o velório e o enterro acontecerão em Vargem Grande, na fazenda as margens da BR-222. Ficam aqui os nossos sinceros sentimentos de luto a esta família, que tem sido forte e que vem passando por muitas dificuldades, em especial com a recente morte de Dora Chaves, filha de Raimundo.

"Deus deu a oportunidade para o Prefeito sair como grande, mas ele preferiu se apequenar", diz Jociedson sobre Edvaldo Nascimento

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A poucas horas de encerrar o mandato do prefeito de Vargem Grande Edvaldo Nascimento (PMDB), o vereador eleito e também vice-presidente do Sindicato dos Servidores do município Jociedson Aguiar fez duras críticas a gestão do companheiro. Jociedson, que tomará posse como vereador na manhã deste domingo (01), usou as redes sociais para criticar o fato do prefeito ter usado recursos do FUNDEB para pagar parte da dívida do IMAP.

Jociedson no palanque do grupo político de Edvaldo.
Não foi só o prefeito que foi alvo de Aguiar, também sobrou para o secretariado de governo. "O que o Prefeito fez, provavelmente ouvindo os Secretários que sempre demonstraram um comportamento contrário aos professores, foi uma maldade", disse. "Deus deu a oportunidade para o Prefeito sair como grande, mas ele preferiu se apequenar, ouvir e ficar do lado de gente que mais atrapalhou do que contribuiu ao invés de ficar do lado de milhares de professores", completou Jociedson.

Veja a nota na íntegra:

Companheiros boa noite! Gostaria de usar esse espaço para dizer aos educadores de Vargem Grande que sou inteiramente contra a atitude da gestão de efetuar o pagamento do débito do IMAP com os recursos recebidos do fundeb. Penso ser totalmente equivocada e até irresponsável o que se fez sem conversar com o sindicato representante da categoria e, principalmente, sem fazer uma prestação de contas dos recursos anuais recebidos.Aliás é muito estranho que se prefira efetuar um pagamento de uma pequena parte de um débito (o que não resolve de nenhuma forma o problema) e prejudicar milhares de educadores. É importante esclarecer esses débitos do IMAP também, pois enquanto atuei como conselheiro do Instituto isso nunca foi apresentado nas reuniões das quais participei. O que o Prefeito fez, provavelmente ouvindo os Secretários que sempre demonstraram um comportamento contrário aos professores, foi uma maldade. Jogar nas costas dos educadores a culpa de uma dívida que eles nem mesmo têm conhecimento não está correto na minha avaliação. Podem até provar que estão certos, mas estarão errados na forma como o fizeram. Me pergunto quem se beneficiará disso? Jamais defenderei isso, meu lado é muito bem definido. Estarei sempre do lado dos trabalhadores e a decisão foi totalmente prejudicial a estes. Deus deu a oportunidade para o Prefeito sair como grande, mas ele preferiu se apequenar, ouvir e ficar do lado de gente que mais atrapalhou do que contribuiu ao invés de ficar do lado de milhares de professores. Sobre essa questão do IMAP e da Prestação de Contas do FUNDEB vou cobrar incondicionalmente até que provem que o que foi feito está certo e não defenderei nenhum ato que vá de encontro aos interesses da categoria como também não apoiarei nada de ilícito que possa ter sido cometido.

O Blog informa que logo mais tratará com mais detalhes desse tema do dinheiro do FUNDEB ser usado para pagar dívida do IMAP. Aguardem!

Zé Vieira é diplomado prefeito de Bacabal e está pronto para tomar posse dia 1º


Na manhã deste sábado (31) foi diplomado pela juíza Daniela Bonfim, titular da 13ª zona eleitoral, Zé Vieira (PP), o candidato a prefeito mais votado do município de Bacabal na eleição do último dia dois de outubro, além do seu vice, Florêncio Neto, do PHS. A diplomação acontece após decisão do presidente do TSE Gilmar Mendes. Agora diplomado, Zé poderá ser empossado, em ato que acontecerá às 10h deste domingo, dia 1°, na casa de eventos Real Place.

Do Blog do Domingos Costa.

Prefeito Maurício Fernandes faz balanço do mandato e deixa sua mensagem de Ano Novo ao povo de São Benedito


É com muita alegria que me dirijo a todos os cidadãos sambeneditenses para dizer que fechamos o primeiro ciclo de nossa gestão. Foram 4 anos de muito trabalho, avanços e resultados positivos, buscando sempre melhorias e a qualidade de vida do nosso povo.

Neste primeiro ciclo trabalhamos com a certeza que é sim possível mudar nossa realidade, trazendo de volta a esperança de uma cidade melhor para todos.

Trabalhamos de forma incansável superando dificuldades, principalmente as impostas por anos de descaso com nossa querida São Benedito.

Nestes 4 anos trabalhamos e avançamos tendo o apoio de cada cidadão, que desejou sempre mais para o nosso município.

Crescemos com o empenho de cada servidor, secretário e colaborador que trabalhou para que São Benedito avançasse em direção a um futuro melhor, tendo a consciência de que ainda não fizemos tudo e que muito ainda há de se fazer por nossa cidade.

Mas caminharemos e conduziremos nosso município para dias cada vez melhores, com mais conquistas para todos nós.

Iniciamos a partir de agora "tempo de novas conquistas".

Maurício Fernandes
Prefeito Municipal

Vargem Grande: Polícia prende conhecido ladrão de gado

A polícia militar de Vargem Grande foi informada as três horas da tarde desta sexta-feira (30), pelos vaqueiros do senhor Antonio Rodrigues Dias, conhecido como Antonio do Senhor, que Juruta Corrêa, como é conhecido pela polícia, havia roubado animais da fazenda de Antonio no povoado Baixa dos Veados.

Com base nessa informação e conhecendo o local onde vive o acusado, a polícia se deslocou até sua residencia na Vila Daniele, onde efetuou a prisão do mesmo. Ao ser preso, Juruta não esboçou qualquer reação, ao contrário, colaborou, informando onde havia deixado uma vaca amarrada dentro do mato.

A vítima foi procurada por nossa reportagem mas no momento segundo familiares, se encontra na propriedade, fazendo um balanço para saber a dimensão do furto. Para roubar, o acusado teve que cortar a cerca de arame da fazenda para ter a liberdade de sair com os animais sem grandes alardes.

O que chama a atenção da população de Vargem Grande, é que o acusado tem diversas passagens pela polícia, pela mesma modalidade de delito. O acusado, velho conhecido da polícia, foi encaminhado a delegacia regional de Itapecuru-Mirim, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Moraes e encaminhado ao presídio onde se encontra a disposição da Justiça.

Do Blog do Zé de Fátima.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Definida a Logomarca do Governo Carlinhos Barros



Por Blog do Alpanir Mesquita.

O novo governo de Vargem Grande, que assume o comando da cidade domingo (01), já tem a sua Logomarca. Com o slogan "De mãos dadas construindo o novo", a logomarca foi produzida pela empresa Quadrante.

O resultado foi obtido pela união de diversos elementos. As mãos dadas representam a União, Força e Equipe. A representação do Chapéu de Palha, que foi o simbolo da campanha de Carlinhos Barros e representa Humildade, Personalidade e é feito de uma matéria prima regional. Em cima, significa Comunidade e Proteção. Por fim, todos os elementos juntos, representam uma comunidade protegida pela união e pela força de uma equipe, que de mãos dados, irão construir juntos uma nova Vargem Grande.

Gostaram?

Deputado Fábio Braga parabeniza Nina Rodrigues pelos seus 55 anos de emancipação política


Nina Rodrigues desmembrou-se de Vargem Grande, minha terra natal, e foi elevada à categoria de município com a denominação atual, pela lei estadual nº 2183, de 30 de dezembro de 1961. Registro o meu abraço a população ninense por mais um aniversário de emancipação política. São 55 anos de muitas conquistas!

Dois casos de violência em Vargem Grande! Filho agride o pai deficiente visual e outro filho agride a mãe


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dois fatos lamentáveis foram registrados em Vargem Grande nesta semana. Dois casos de agressão de filhos contra os pais. Sem dúvidas chegamos no fim dos tempos. É inaceitável esse tipo de atitude.

O primeiro caso foi registrado no Bairro Baixa Grande, onde um adolescente de 17 anos teria agredido o próprio pai. O senhor A. L. S., de 55 anos, é deficiente visual. A polícia militar foi informada, mas quando chegou ao local, o acusado já tinha fugido. Foi aconselhado para a vítima registrar um Boletim de Ocorrência.

Horas depois, desta vez no Conjunto Santa Maria, um outro menor, também de 17 anos, agrediu a mãe M. F. D. de M., de 36 anos. A vítima foi empurrada e sofreu escoriações ao cair no chão. A polícia também esteve no local, mas novamente o autor da agressão já tinha fugido do local. Foi aconselhado para a vítima registrar um Boletim de Ocorrência.

Triste!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Reviravolta em Bacabal: Zé Vieira assumirá mandato de prefeito


O ex-deputado federal José Vieira Lins será empossado no próximo domingo (01) como o prefeito eleito de Bacabal. Mesmo impugnado, o candidato conseguiu fazer a campanha e ser votado por 20.671 eleitores, com uma diferença de 2.341 votos para Roberto Costa.

Uma decisão em caráter liminar concedida nesta quinta-feira (29) garante o direito do ex-deputado federal José Vieira Lins ser empossado no cargo de prefeito de Bacabal. 

Tão logo assessores do prefeito eleito postaram a decisão nas redes sociais e aplicativos de mensagens, ouviu-se foguetes em toda a cidade. O candidato está na cidade e recebeu a notícia reunido com amigos e assessores, como mostra a foto acima, enviada por sua assessoria. 

Blog do Louremar.

Márcia Fellipe, Matheus Fernandes e Dudu Nogueira animarão a festa de Posse do prefeito Maurício Fernandes em São Benedito

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito reeleito de São Benedito do Rio Preto Maurício Fernandes (PCdoB) preparou uma mega festa para comemorar a posse para o seu segundo mandato. No dia 01, a partir das 20h, na Rua das Flores, próximo a Rodoviária, a festa ficará por conta de Márcia Fellipe, Matheus Fernandes e Dudu Nogueira. Sem dúvidas a melhor festa da região.

A solenidade da posse acontecerá a partir das 9h na Câmara Municipal. Primeiro serão empossados os vereadores, em seguida a eleição da mesa diretora e por fim a posse do prefeito Mauricio e do seu vice Dr. Cícero.

Caminhão da Brahma é assaltado em Vargem Grande

Imagem meramente ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Depois dos assaltos aos caminhões de entrega da Coca-Cola e Schincariol, chegou a vez do caminhão da Brahma também sofrer com a ação dos bandidos em Vargem Grande. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), na Rua Horácio Gonçalves, no centro da cidade.

A quantia levada pelos assaltantes não foi informada ao Blog. A polícia militar foi acionada e está realizando diligências no sentido de prender os acusados.

Presidente Vargas: Prefeita Aninha paga salário de Dezembro e dá abono de 1065,87 a cada professor efetivo


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Prefeitura Municipal de Presidente Vargas realizou o pagamento dos salários dos funcionários efetivos e também de cargos comissionados nesta quinta-feira (29). Além do pagamento do salário referente ao mês de dezembro, a Prefeitura ainda pagou um abono de R$ 1.065,87 (mil e sessenta e cinco reais e oitenta e sete centavos) a cada professor efetivo, a única prefeitura da região a fazer isso.

Isso mostra a competência e a responsabilidade da gestão da prefeita Aninha (PDT), que honra os compromissos com o funcionalismo público, ao contrário do que fez o ex-prefeito Gonzaga Júnior em 2012, quando deixou a cidade vários meses com salários atrasados, sem falar nas diversas obras inacabadas.

A prefeita Aninha deixará o município com as contas equilibradas e também com vários convênios em andando, cabendo ao futuro gestor tocar as obras e entregá-las a população. Por falar em futuro gestor, este não tem do que reclamar, pois receberá a prefeitura totalmente adimplente e com recursos em conta, diferente da prefeita Aninha, que assumiu a cidade em estado de caos e com várias dívidas.

Vargem Grande: Edvaldo Nascimento passará a faixa de prefeito a Carlinhos Barros

Edvaldo recebendo a faixa de prefeito do seu mentor Dr. Miguel.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Atual prefeito de Vargem Grande Edvaldo Nascimento dos Santos (PMDB) confirmou que estará presente na solenidade de posse do prefeito eleito Carlinhos Barros (PCdoB), onde, na oportunidade, passará a faixa de prefeito ao futuro gestor do município pelo período de 2017 a 2020.

Pelo fato de serem de grupos políticos diferentes, imaginava-se que Edvaldo não compareceria na prefeitura no dia 01 janeiro, algo que é natural em todo país, inclusive na própria Vargem Grande, onde, por exemplo, a ex-prefeita Aparecida não compareceu para passar a faixa para Dra Ana e nem para Dr Miguel. Nas duas vezes, a responsabilidade ficou nas mãos de um funcionário da prefeitura.

Mas, o atual gestor, mesmo carregando uma grande rejeição popular, não se escondeu. Atitude louvável e que merece reconhecimento. Quanto as possíveis vaias, o Blog espera que não as tenham. Feliz 2017!

Maranhão terá 574 escolas estaduais reformadas até o 1º semestre de 2017

Cerca de 110 mil alunos maranhenses terão instalações escolares mais dignas em 2017. O governador Flávio Dino assinou ordem de serviço na tarde desta terça-feira (27) que prevê investimento de R$ 27 milhões para a recuperação de 211 escolas em 117 municípios do estado. Com a reforma de mais essas unidades, o Governo do Estado, por meio do programa ‘Escola Digna’ chegará ao número de 574 prédios escolares recuperados até o final do primeiro semestre de 2017.

O ‘Escola Digna’ é o maior programa de reestruturação de escolas da história do Maranhão e proporciona ambiente escolar adequado a alunos e docentes. Com a nova etapa, a iniciativa alcançará a marca de 305 mil alunos atendidos em 199 municípios maranhenses. Ao todo, o Governo do Estado terá investido R$ 126 milhões. A meta do Governo do Estado é alcançar todas as escolas da rede estadual de ensino com reformas e benfeitorias até 2018.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou que continuará empenhado para que o processo de conquistas atinentes a qualidade da educação prossiga no Maranhão. Ele destacou os avanços obtidos ao longo dos últimos dois anos referentes à valorização dos professores, democratização do espaço escolar, jornadas de alfabetização, programa ‘Escola Digna’ – que vai desde a substituição de escolas de taipa e barro por estruturas de alvenaria, até o melhoramento de todos os prédios escolares do Maranhão – além da implantação de 18 escolas de tempo integral.

De acordo com o governador, sem uma infraestrutura de qualidade, é impossível melhorar a educação. “Vamos continuar empenhados para que o processo de valorização do ensino em nosso estado siga de forma prioritária. E a realidade é que esse programa é muito importante porque nós estamos chegando praticamente a metade da nossa rede em número de prédios, mas nós estamos alcançando o número 80% dos alunos que são diretamente beneficiados por esse programa de recuperação de requalificação do espaço escolar”, realçou.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o Programa ‘Escola Digna’ desenvolve uma série de ações com o objetivo de aprimorar e transformar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e elevar os índices educacionais do estado. “Este programa prevê vários eixos, entre eles a escola de tempo integral, a gestão democrática, a reformulação do modelo pedagógico e evidentemente uma melhor estrutura física, para que o processo de ensino e aprendizagem sejam melhor”, destacou.

Dimensão econômica

Além do viés educacional, o ‘Escola Digna’ possui uma dimensão econômica importante para o Maranhão. Treze empresas irão realizar as obras em mais esta etapa do programa e gerarão emprego e renda. O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (SINDUSCON-MA), Fábio Nahuz, destacou a importância da manutenção dos investimentos públicos em momentos de crise. “O Governo tem sido um grande parceiro da construção no sentido de fomentá-la. Essas obras, que acontecem em todo o estado, nos dará oportunidade para mostrar no nosso trabalho e contribuir nos municípios que estamos presentes”, finalizou.

O governador Flávio Dino enfatizou que esses investimentos fazem parte de uma estratégia de Governo para a geração de emprego, por meio do investimento do dinheiro em obras públicas e programas sociais, a exemplo do programa Bolsa Escola – que vai beneficiar 1400 empresas com a disponibilização de R$ 50 milhões para compra de material escolar – e o pagamento do funcionalismo público em dia, como aconteceu na véspera do Natal para movimentar o comércio.

Mudança na educação do Maranhão

Realizado pelas secretarias estaduais de Infraestrutura e Educação, o programa Escola Digna é num grandioso projeto de requalificação, que está substituindo escolas em condições críticas com paredes de taipa e telhado de palha por construções de alvenaria. O Governo do Maranhão encerrará o ano de 2016 com a construção de 32 unidades em 17 municípios maranhenses.

Como parte das ações de recuperação, reconstrução e manutenção da rede física escolar do programa Escola Digna, o Governo do Estado investiu, em 2016, R$ 84 milhões em infraestrutura, com a reconstrução ou intervenções em 363 unidades escolares em todo o Maranhão, sem distinção entre regiões e municípios. Já foram contemplados 194 mil alunos de 118 municípios.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Plano dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapecuru será elaborado por meio de parceria entre a Codevasf e a UEMA

O deputado federal Hildo Rocha anunciou, nesta terça-feira, a destinação de R$ 5 milhões de reais, oriundos de emenda da bancada federal para custear a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapecuru. O trabalho será realizado por meio de parceria entre a Codevasf e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A ação foi idealizada pelo senador Roberto Rocha (PSB) e teve o apoio de todos membros da bancada federal e dos senadores do Maranhão. O deputado Hildo Rocha se responsabilizou em viabilizar a emenda que foi  destinada à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba, Mearim e Itapecuru (Codevasf).     

O assunto foi discutido nesta terça-feira (27), durante encontro de Hildo Rocha com o superintendente regional da 8ª SR da Codevasf, Jones Braga e com o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Prof. Dr.  Walter Canales.

Diagnóstico

De acordo com Hildo Rocha, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos irá possibilitar que seja feito o mais completo diagnóstico acerca da atual situação de toda a bacia do Rio Itapecuru. “Os estudos irão assegurar a coleta de dados científicos atualizados e confiáveis. De posse dos resultados, os técnicos terão parâmetros confiáveis para elaborar um minucioso plano para que possamos recuperar áreas degradadas e, por fim, estabelecermos ações e critérios capazes de assegurar a preservação desse rio que é de vital importância para o Maranhão”, declarou o parlamentar.

Ainda de acordo com Hildo Rocha, O convênio será celebrado até o dia 30 deste mês e os trabalhos serão iniciados já no início do próximo ano.

Em Viana, MP recomenda a revogação do aumento dos salários dos vereadores eleitos

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu Recomendação, no dia 23 de dezembro, aos vereadores do município de Viana para que seja convocada sessão extraordinária, no prazo de cinco dias, na Câmara Municipal com o objetivo de revogar o aumento do subsídio dos membros do poder legislativo.

No documento, o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, Lindemberg Malagueta Vieira, destaca que o Poder Legislativo municipal aprovou, após o resultado das eleições, o aumento do subsídio dos vereadores para a próxima legislatura, o que é proibido por lei.

O MPMA esclarece que a Constituição Federal proíbe a fixação dos subsídios quando o resultado das eleições já foi divulgado. Para valer para o mandato seguinte, o aumento deveria ser aprovado anteriormente.

A Recomendação enfatiza que o aumento aprovado pela Câmara Municipal é inconstitucional, por descumprir o artigo 29 da Constituição Federal. “O princípio da anterioridade remete o ato fixador de subsídios ao voto dos vereadores antes das eleições municipais, que definirão a futura composição da Câmara e os mandatários do executivo municipal, para que tal ato seja revestido de imparcialidade e impessoalidade e não de vícios de legislação em causa própria”.

Caso as medidas recomendadas não sejam adotadas, o Ministério Público vai ajuizar Ação Civil Pública e por improbidade administrativa, além de eventual tutela criminal e ação para declarar a inconstitucionalidade da medida.

Redação: CCOM-MPMA

Prefeito Carlinhos Barros concede entrevista exclusiva ao Blog e fala sobre tudo

Carlinhos Barros: Um prefeito simples.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na última sexta-feira (22) o prefeito eleito e diplomado de Vargem Grande Carlinhos Barros (PCdoB) concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Alpanir Mesquita, a primeira desde quando foi escolhido pela população vargengrandense prefeito com 65% do votos. No bate-papo, Carlinhos Barros explicou quando decidiu ser candidato a prefeito, sobre os processos que a coligação adversária ingressou contra sua candidatura, secretariado, transição de governo, os seus projetos para o município, como tratará a oposição, etc.

BLOG DO ALPANIR: Quando e porque decidiu ser candidato a prefeito?

CARLINHOS BARROS: Fui procurado por alguns amigos para me candidatar, entres eles os camaradas Toinho Juvenil, Jorge Fortes, Clécio, José Barros Filho, Conceição Mesquita, meus familiares, etc. Primeiro resisti. Depois fui convencido a me desfiliar do PMDB. Em seguida tudo caminhou naturalmente e o meu nome foi sendo bem aceito pela população. Na primeira pesquisa que fiz, já apareci com 39% dos votos.

BLOG DO ALPANIR: Como recebeu o resultado das eleições?

CARLINHOS BARROS: Na verdade os números já vinham sendo acompanhados por mim e por toda minha equipe de campanha, tanto que é o próprio Blog publicou uma pesquisa pouco antes do dia da eleição em que eu aparecia com 62%. No fim, o resultado foi 65%, dentro da margem de erro. Aproveito para agradecer a cada um dos 15.236 votos confiados a mim nas urnas. Não irei decepcioná-los.

BLOG DO ALPANIR: E os diversos processos que a coligação adversária ingressou na Justiça contra você?

CARLINHOS BARROS: Sempre tratei com naturalidade. Nossa campanha foi limpa desde o início. Não é atoa que no fim de tudo vencemos por unanimidade.

BLOG DO ALPANIR: Quem serão seus secretários?

CARLINHOS BARROS: Na Ação Social será Olene Barros. Minha esposa e minha companheira, ao qual confio muito. A Educação será comandada pelo meu vice Jorge Fortes, um técnico competentíssimo. O camarada Toinho Juvenil ficará na Agricultura. A Saúde confiei nas mãos de Nicoly Mesquita. Uma jovem que sem nenhuma dúvida desempenhará um grande trabalho. O engenheiro José Barros Filho ficará na Infraestrutura e o professor Clécio Coelho a frente da Administração. Para a Cultura, que possivelmente será incorporada ao Turismo, convidei Dico Barroso. Ele despreza comentários. Tem trabalho prestado ao município, em especial à frente do ISO. A Chefia de Gabinete ficará nas mãos de Thiago Braz. Um professor competente e meu braço direito na campanha. Tem o perfil adequado para o posto. As demais secretarias ficarão sem os seus titulares neste primeiro momento, pois possivelmente farei diversas mudanças na estrutura administrativa do município.

BLOG DO ALPANIR: O que você espera de cada secretário?

CARLINHOS BARROS: Trabalho. O que eu espero de cada um é muito trabalho. Vargem Grande precisa. Faremos auditorias em todas as pastas para sabermos o que temos e o que podemos fazer. Uma das nossas prioridades será a Saúde. Vou usar meu prestígio nos órgãos para conseguir recursos. Outro ponto que quero destacar é a Educação. Vamos levar técnicos qualificados para nos ajudarem nesse processo. Inclusive estivemos recentemente em Sobral, no Ceará, cidade com melhor IDEB do Brasil, para conhecer o projeto implantado por eles.

BLOG DO ALPANIR: E a Segurança?

CARLINHOS BARROS: Estive reunido hoje (sexta-feira, 22) com o secretário Jefferson Portela. Ele se mostrou interessado em continuar nos ajudando. Vou dar suporte a nossa polícia. Não podemos conviver com esse medo e essa onda de assaltos.

BLOG DO ALPANIR: Como está sendo a Transição com o atual Governo?

CARLINHOS BARROS: Tímida. Nós só vamos conhecer realmente a estrutura quando estivermos com a prefeitura em mãos.

BLOG DO ALPANIR: E a futura Oposição?

CARLINHOS BARROS: Não sou perseguidor. Não irei perseguir ninguém. Os vereadores são todos meus amigos e se quiserem o bem para Vargem Grande, estarão ao meu lado. Só peço que não atrapalhem o desenvolvimento da cidade, pois irei dar um choque de gestão. Não serei prefeito apenas para pagar folha de pagamento, serei um gestor. Acabou a política e agora vai começar a gestão. Andei sabendo que o atual governo está usando de artifícios para prejudicar meu governo. Quero deixar bem claro que o meu lado é o povo. Eu sou do povo e estou para o povo. Quem quiser me enfrentar, vai ter que enfrentar o povo. As famílias carentes serão assistidas. Incentivarei o esporte e o estudo.

BLOG DO ALPANIR MESQUITA: Já que falou em vereadores, o que você diz sobre os rumores de que os vereadores eleitos na sua base estariam pensando em não apoiar o nome que o seu grupo escolheu para a Presidência da Câmara?

CARLINHOS BARROS: Tá um verdadeiro disse me disse né? Mas, estou tranquilo. Já tive minha conversa com eles. Eles me deram a palavra que apoiariam a eleição do Germano [Barros] e se tem uma coisa que eu prezo é a palavra de um homem. Vamos aguardar. Deixo claro que quem votar contra, não fará parte do nosso governo.

BLOG DO ALPANIR MESQUITA: E como será a sua posse?

CARLINHOS BARROS: Está marcado um culto na Igreja Assembleia de Deus na noite do dia 30 de dezembro. Irei convidar os vereadores da minha base, futuros secretários e demais correligionários para me acompanhar. Na manhã do dia 1 janeiro acontecerá uma missa na Igreja Matriz. De lá, sigo para a Câmara Municipal para tomar posse como Prefeito de Vargem Grande. Provavelmente quando eu chegar, a nova mesa diretora já deva ter sido escolhida. Por fim, sigo para o prédio da Prefeitura.

BLOG DO ALPANIR MESQUITA: Terá alguma festa a noite?

CARLINHOS BARROS: Seria uma irresponsabilidade minha se contratasse algum show artístico, o município não tem condições. Sou pé no chão e jamais iria comprometer a administração. Peço desculpa a juventude por não ter a festa que eles merecem, mas reitero que Vargem Grande terá um ótimo Carnaval. Já estou correndo atrás.

BLOG DO ALPANIR MESQUITA: Suas últimas palavras, prefeito...

CARLINHOS BARROS: Agradeço a todo o grupo que me apoiou e que acreditou no meu projeto. Aos 52 candidatos a vereador que deram suporte as nossas coligações. E principalmente ao povo. Lamento aqui a saída do ex-deputado Gastão Vieira da Presidência do FNDE. Seria um grande parceiro da cidade, como sempre foi. Por fim, agradeço a você meu amigo Alpanir Mesquita por estar me dando a oportunidade de falar aos meus conterrâneos. Obrigado.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Vargem Grande: Polícia prende moto e arma com traficante e menor infrator

Ao meio dia desta segunda-feira (26), a polícia militar prendeu uma moto Fan CG 125 de cor preta que estava em poder do menor G. L. da S., de 17 anos. A moto, segundo a polícia, fora tomada de assalto do Sr. Celso de Sousa,  no dia 21 deste mês no povoado Boi Manso.

O menor, que tem várias conduções por diversos crimes e uma internação privado de liberdade por assalto em uma unidade para menores infratores, não soube explicar de quem havia recebido a moto ou se ele participara do assalto com algum comparsa.

Informado da prisão da moto, o proprietário informou a polícia que Lucivaldo Vieira e um outro comparsa não reconhecido pela vítima, eram os que o haviam assaltado. De posse dessa informação, a polícia militar junto com policiais civis foram até a residencia de Lucivaldo, onde encontraram, além da carteira de identidade do acusado, um revólver Taurus calibre 38  Nº 734682, cano longo, com duas munições intactas, uma pequena quantidade de maconha e R$ 239,00 (Duzentos e trinta e nove reais) em espécie. Dinheiro que segundo os policiais, era oriundo da venda de drogas.

Lucivaldo foi preso diversas vezes por roubo, assalto e trafico de droga. Cumpriu pena no complexo penitenciário de Pedrinhas e no momento se encontra em liberdade condicional. O menor apreendido foi levado a Delegacia regional de Itapecuru-Mirim para ser lavrado o flagrante, enquanto Lucivaldo continua foragido.

Do Blog do Zé de Fátima.

Grupo Wilson realiza confraternização de Final de Ano


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Aconteceu na última quinta-feira (22) a tradicional confraternização de Final de Ano do Grupo Wilson, que composto pelas Farmácias Wilson, Popular e Drogamais e também pelo Laboratório Wilson. Sediados em Vargem Grande e em Nina Rodrigues.

A festa serve como agradecimento pelo ano de vendas e reúne os proprietários, todo o corpo de funcionários e também demais colaboradores. É realizado o tradicional Amigo Invisível, em seguida um delicioso banquete.

Um dos proprietários, o farmacêutico Jowilson Figueiredo, destacou ao Blog a alegria em encerrar mais um ano de muito trabalho e que apesar das dificuldades, em especial a crise econômica mundial e também a onda de assaltos que Vargem Grande vem vivendo, foi um ano de grandes vitórias e alegrias. Jowilson também tem confiança que 2017 será bem melhor.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Tragédia! Dentista Nelson Carneiro morre em grave acidente em Vargem Grande


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um gravíssimo acidente foi registrado na BR-222, nas proximidades do Povoado São Roque, zona rural de Vargem Grande. O acidente aconteceu por volta das 19h e envolveu um veículo Ford Ka, que bateu em um jumento e em seguida colidiu frontalmente com um caminhão da empresa Schincariol.

O condutor do veículo Ford Ka teve morte instantânea e foi identificado como Nelson Carneiro. Ele é natural de Chapadinha e é cirurgião dentista. O corpo da vítima foi arremessado para fora do veículo, que ficou completamente destruído.



Brasil Real Oleama realiza confraternização de Fim de Ano

Real Brasil Olema com Grupo Pão com Ovo.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Grupo Real Brasil Oleama, uma das maiores fábricas de produtos de higiene e limpeza do Brasil, realizou, na última sexta-feira (23), a sua confraternização de Fim de Ano. A festa, que aconteceu nas dependências da fábrica, na BR-135, em São Luís, contou com a presença de todo o corpo funcional da empresa.

A confraternização contou com a presença do Bispo Mário Porto, que fez uma oração em agradecimento do ano que se encerra e pediu bençãos para o ano que se inicia. Quem também participou da festa foi o grupo Pão Com Ovo. Clarisse, Dijé e Zé Maria, com aquela alegria habitual, arrancaram diversas gargalhadas e levaram muita alegria. Por fim, uma lanche foi servido.
Bispo Mário Porto levando suas palavras de evangelização na confraternização.
O Diretor Presidente da Real Brasil, o empresário Carlinhos Barros, em seu discurso, destacou a felicidade de estar presente naquele momento e lembrou que a dificuldade do ano foi enfrentada com muita garra, graças a capacidade de cada um e a força de Deus.

CONHEÇA A REAL BRASIL OLEMA

Está sediada na cidade de São Luís, Maranhão, e é uma das maiores empresas no segmento de fabricação de produtos de higiene e limpeza, onde buscam, a cada dia, respaldo e visibilidade com linhas de produtos de qualidade que contribuem para a saúde e para o bem estar das pessoas.

As marcas, Real e Polar, presentes há mais de 30 anos no mercado, possuem tradição e reconhecimento com produtos de qualidade e uma boa prestação de serviços, em que o cliente é sempre prioridade, pois constroem relações claras e autênticas traduzidas em produtos que facilitam suas vidas.

Restaurante O Capote é interditado por má conservação de alimentos

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) e a Vigilância Sanitária de São Luís interditaram o restaurante O Capote, da Cohama, nesta segunda-feira (26), por irregularidades quanto à conservação de alimentos. O estabelecimento ficará fechado ao público até que se regularize.

A fiscalização foi realizada após o recebimento de denúncias de consumidores sobre suspeitas de más condições de higiene. A ação visa proteger o bem-estar dos consumidores. “Buscamos de forma rápida e definitiva atender os pleitos dos consumidores. Essa ação tem como objetivo garantir o pleno direito à vida, saúde e segurança que todo consumidor tem”, destacou o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior.

De acordo com o agente fiscal da Vigilância Sanitária, Jorge Bispo, o restaurante não poderá funcionar até que se regularize. “Nós constatamos que os freezers não estão em condições adequadas para uso e há alimentos armazenados também de maneira inadequada. Até que se regularize, o restaurante não tem condições de oferecer alimentação”, afirmou o fiscal.

Cabe ressaltar que o Artigo 20 Parágrafo 2° do Código de Defesa do Consumidor considera impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que deles se esperam.

Em notificação, o Instituto também cobrou que se apresentem comprovantes quanto à regularidade do alvará de funcionamento, cobrança opcional da taxa de serviço e informações claras e precisas aos consumidores. O restaurante O Capote permanecerá interditado até que solucione todas as irregularidades e terá ainda o prazo de 10 dias para comprovar as adequações referente aos demais itens exigidos.

domingo, 25 de dezembro de 2016

No Dia do Natal, homem morre eletrocutado na Delegacia de Vargem Grande


Por Blog do Alpanir Mesquita. 

Um fato muito inusitado e ao mesmo tempo lamentável aconteceu na manhã de hoje (25), em pleno feriado de Natal, comemorado em todo o mundo. Um homem identificado como Denys Fran Montelo Luna acabou falecendo na Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande decorrente de uma descarga elétrica. 

Segundo as informações colhidas pelo Blog, Denys Fran havia sido detido pela polícia nas primeiras horas da manhã devido baderna praticada na cidade. Por volta das 9h, quando foram até a carceiragem, encontraram-no caído e desacordado. De imediato o levaram para o Hospital Municipal Benito Mussoline, onde foi constatado a causa da morte. 

O Blog lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor dos familiares e amigos. 

Rodrigues da Iara deixa sua mensagem de Natal ao povo de Nina Rodrigues


Vereador Trabulsinho deseja um Feliz Natal à população de Vargem Grande


sábado, 24 de dezembro de 2016

Mensagem de Fim de Ano do Deputado Fábio Braga





Mensagem de Natal do Prefeito Mauricio Fernandes ao povo de São Benedito


Através das redes sociais, Deputado Fábio Braga mostra preocupação com o aumento da criminalidade em Vargem Grande

Desde o início da semana tenho acompanhado os relatos do aumento da criminalidade que a minha cidade natal, Vargem Grande, está vivenciando. Inclusive, minha mãe, que é comerciante e também já teve seu estabelecimento comercial assaltado, anda apavorada e todos os dias demonstra para mim esse pânico que a cidade está sofrendo.

É inadmissível que uma cidade do porte de Vargem Grande, com mais de 50 mil habitantes, tenha que conviver rotineiramente com assaltos e com assassinatos, que sequer são investigados, deixando a população sem qualquer resposta. Inaceitável também que tenhamos um contingente policial de apenas três ou quatro militares por plantão. É humanamente impossível dar suporte a todas as necessidades.

Eu, na condição de deputado estadual, eleito pelo povo de minha cidade e de várias outras cidades do nosso estado, jamais abandonei ou abandonaria meus pares. Para o município, através do meu empenho junto ao governo do estado, já foram encaminhadas viaturas e também policiais. Também por iniciativa minha, tramita na Secretaria de Segurança Pública um projeto para implantação de câmeras de vídeo-monitoramento em Itapecuru-Mirim e em Vargem Grande, que auxiliarão na identificação dos bandidos e até mesmo na inibição da ação dos mesmos.

Em conversa com o secretário Jefferson Portela, que compartilha da mesma preocupação, solicitei-o que aumentasse o efetivo dos policiais, em especial durante o período do fim de ano. E que durante todo o ano se combata de maneira efetiva a criminalidade, sem partidarismo ou convicções políticas.

Fábio Henrique Ramos Braga - Deputado Estadual.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vargem Grande: Guabiru Bar, em plena Praça da Matriz, é assaltado

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A ousadia dos bandidos em Vargem Grande não tem limite, por mais que a polícia tente coibir os assaltos, não tem tido muito êxito. Prova disso foi o assalto que o Guabiru Bar, um dos mais populares bares do município e que fica localizado na Praça da Matriz, no coração da cidade, foi assaltado na noite desta sexta-feira (23).

O assalto aconteceu por volta das 19h30, enquanto chovia muito. Dois homens armados chegaram ao local em uma moto Honda Bros de cor preta e anunciaram o assalto. Do proprietário do estabelecimento levaram uma importante quantia em dinheiro e documentos pessoais.

Segundo informações repassadas pela polícia ao Blog, essa dupla já vem praticando roubos há vários dias na cidade. A polícia tem várias pistas e está realizando diligências no sentido de prender os acusados.

Em rápida resposta à população, Polícia Militar prende envolvidos nos assaltos em Vargem Grande


Depois de praticarem diversos assaltos na sede do município de Vargem Grande, foram presos no final da tarde de ontem (22) os acusados, Luciane Diniz, Lucas Rafael Sena, Sebastião Lima, Lucas Santos da Luz, Daniele Pereira de Sousa e Marcelo Hudson de Sousa.

Os seis foram reconhecidos por vítimas de sete dos quatorze assaltos ocorridos na sede e na Zona Rural do Município desde a última terça-feira (20).

A polícia, depois de receber informações que um grupo de pessoas em atitudes suspeitas se encontravam no Morro do Bode, periferia da cidade de Vargem Grande, fez incursão no local e encontrou o grupo que foi conduzido para a delegacia de polícia para averiguações.

Com a chegada das vítimas, que os reconheceram, os acusados não tiveram mais como negar a autoria dos delitos. Todos declararam para a autoridade policial que são moradores do município de Coroatá, e após serem ouvidos, foram encaminhados ao presidio de Itapecuru-Mirim, onde se encontram a disposição da Justiça.

Com a prisão dos acusados, a cidade, que estava refém da bandidagem, começa a respirar aliviada.

Do Blog do Zé de Fátima.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O Terror Continua! Mais assaltos são registrados em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O período natalino, que é marcado por momentos de confraternização entre familiares e amigos em todo mundo, não chegou com bons ventos em Vargem Grande. Ao invés de alegria e felicidade, o clima na cidade é de pânico e medo, tudo por conta do grande volume de assaltos que vêm sendo executados no município.

Como já foi destaque aqui no Blog do Alpanir, na tarde da última terça-feira (20) foram registrados três assaltos e um furto (REVEJA), o que já era preocupante, acabou piorando ainda mais na tarde da quarta-feira (21), quando o número de ocorrências saltaram para oito.

No povoado Boi Manso, Celso de Souza teve sua moto tomada de assalto. Na Avenida Castelo, o Comercial São José também foi assaltado. O Armazém Paraíba e a Loja Espuma Flex não escaparam da ação dos criminosos. O Líder Construções, na Rua José Magalhães, também foi assaltado. Na Rua Nossa Senhora das Graças, o Mercadinho Lago mais uma vez não escapou dos criminosos. A Mercearia Mesquita, na Rua da Estrela, também foi alvo. Por fim, o funcionário da TV Difusora conhecido como Capacete teve sua bicicleta levada.

Pensa que acabou? Não.

Na manhã de hoje (22), o empresário conhecido na cidade como Pipoca, teve sua residência invadida, feito refém juntamente com sua família e teve diversos bens de valor levados pelos assaltantes. Segundo familiares, eles ainda foram agredidos com coronhadas da arma e também amarrados. Uma verdadeira humilhação.

E a polícia? A polícia está tentando solucionar os casos, apesar das diversas dificuldades, como falta de armamentos e de efetivo policial. Lamentável é a ausência do delegado de polícia civil. Alô Jefferson Portela, Vargem Grande clama por segurança!!

Veja tudo na visão do apresentador José de Fátima Souza:


Chapadinha: Aluísio Santos é denunciado no MP por compras de votos

Devido à prática de compra de votos no período das eleições municipais, o Ministério Público Eleitoral ofereceu Denúncia contra Aluísio Sousa Santos, ex-secretário de Obras do município de Chapadinha. Formulou a manifestação ministerial o promotor eleitoral Douglas Assunção Nojosa.

Consta nos autos que o denunciado teria aliciado familiares de Maria da Conceição da Silva Sousa para votarem em sua candidata ao cargo de prefeita, Maria Dulcilene Pontes Cordeiro, conhecida como Belezinha.

Aluísio Santos e Belezinha.
No dia 24 de setembro de 2016, Aluísio Santos compareceu no bairro Fonte do Mato, para fazer campanha para Maria Dulcilene Cordeiro. Ele trabalhou todo o seu mandato como secretário de Obras, sendo seu assessor mais próximo.

Ao chegar na casa de Ilzanete da Costa Sousa, mãe de Maria da Conceição da Silva Sousa, o denunciado teria oferecido ajuda financeira para que a família votasse em Maria Dulcilene Cordeiro. Pediu ainda para que os moradores da residência cooptassem outros eleitores para votarem na referida candidata, oferecendo em troca dinheiro ou materiais de construção.

Ao chegar à casa de sua mãe e perceber a intenção do denunciado, Maria da Conceição da Silva Sousa resolveu gravar a conversa por meio de um aparelho celular. Dessa forma, foi possível ouvir Aluísio Santos oferecendo ajuda para reforma da casa de Ilzanete da Costa Sousa, em troca de votos.

Na ocasião, ficou acertado que ele entregaria para a família dois mil tijolos, dez sacos de cimento e cinco barras de ferro. O denunciado efetivamente cumpriu o prometido e mandou deixar na casa de Maria da Conceição da Silva Sousa, no dia 28 de setembro de 2016, todo o material oferecido em troca de votos.

Vale frisar que os materiais foram entregues por um veículo e por empregados da empresa Meneses & Pontes Ltda (cujo nome de fantasia é Júnior Construções), de propriedade da família da candidata Maria Dulcilene Cordeiro.

“Consta que a família de Maria da Conceição da Silva Sousa é muito influente no bairro, pois ela é professora; sua mãe trabalhou 16 anos como técnica de enfermagem; e seu pai exerceu o ofício de comerciante por vários anos no local”, ressaltou, na Denúncia, o promotor eleitoral.

O MPMA comprovou a ilegalidade por meio de declarações prestadas por Maria da Conceição da Silva Sousa; pelo áudio gravado da conversa do denunciado com Ilzanete da Costa Sousa; pela filmagem da entrega do material; além da nota de entrega deixada pelos empregados da empresa Júnior Construções.

PEDIDOS

O Ministério Público solicita à Justiça que proíba, pelo prazo de dois anos, Aluísio Santos de frequentar boates, casas noturnas e estabelecimentos similares, salvo se em serviço; de ausentar-se da comarca por mais de 15 dias sem autorização judicial.

Também requer o comparecimento pessoal e obrigatório do denunciado a juízo, bimestralmente para informar e justificar suas atividades.

Igualmente foi solicitado o pagamento de multa a ser fixada pela Justiça.

Redação: CCOM-MPMA