sábado, 30 de novembro de 2019

Estudante cai de ônibus escolar e morre no interior do Maranhão

Imagem meramente ilustrativa.
Um estudante identificado como Vinícius Teixeira Santos morreu na sexta-feira (29) após cair de um ônibus escolar no município de Formosa da Serra Negra, a 481 km de São Luís.

Segundo informações de testemunhas, o acidente aconteceu por volta do meio-dia e o estudante estava retornando para a sua residência que fica situada no Povoado Bom Estar, na zona rural de Formosa da Serra Negra.

Ele estava encostado próximo da porta com o ônibus em movimento quando de repente a porta abriu, ele caiu, bateu com a cabeça no chão e morreu logo após a queda. Ainda de acordo com testemunhas, as condições do ônibus escolar na cidade são consideradas precárias.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Formosa da Serra Negra e aguarda um posicionamento do órgão sobre o assunto.

Do G1 MA.

Assembleia incentiva participação dos jovens na política com realização do Parlamento Estudantil 2019

No plenário, os deputados estudantes seguem o rito legislativo e votam
nos projetos elaborados pelos participantes.
Vinte e dois estudantes de todas as regiões do estado vivenciaram a experiência de exercerem, por um dia, a atividade parlamentar, em mais uma edição do Parlamento Estudantil, realizado pela Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (29). Os “deputados estudantes”, selecionados em diversas escolas públicas e privadas do estado, seguiram todo o rito legislativo, elegeram a Mesa Diretora, discursaram e votaram projetos elaborados por eles mesmos, contemplando áreas como meio ambiente, educação, cultura, esporte, urbanismo, saúde, entre outras. O programa Parlamento Estudantil conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O evento foi marcado pela realização da sessão legislativa, à tarde, conduzida solenemente pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), em ato do qual também participaram os deputados Wellington do Curso (PSDB), Duarte Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM), além das secretárias de estado Karen Barros (adjunta de Educação) e Tatiana Pereira (Juventude), que representou o governador Flávio Dino.

O programa Parlamento Estudantil tem como objetivo estimular entre estudantes maranhenses a reflexão sobre a política local e nacional, promover o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.
Deputado Othelino com os estudante e familiares comemoraram o
momento vivenciado no Parlamento Estudantil.
Os “deputados estudantes” foram selecionados de escolas públicas e privadas dentre 116 inscritos. Os municípios representados são Matinha (06), Grajaú (05), São Luís (03), Bacabal (02), Santa Helena (02) e Imperatriz, Coroatá, Codó e Tutóia, cada um com um aluno.

Após compor a mesa solene, o presidente da Assembleia deu posse aos 22 deputados estudantes e presidiu a eleição da Mesa Diretora da sessão legislativa do Parlamento Estudantil 2019. Duas chapas foram inscritas e empataram na votação. Sagrando-se vencedora, pelo critério de idade, a encabeçada por Alan José, de Bacabal; Ana Lúcia, de Grajaú e Antônio Keeferson, de Imperatriz.

Na ocasião, o deputado Othelino disse que o ato é um momento muito esperado e de muita empolgação de todos os servidores da Casa. Ressaltou ainda sua importância no cenário político atual brasileiro.

“Particularmente, nesta quadra histórica que vivemos, com a presença de uma corrente forte que defende uma linha antipolítica, é necessário que nós valorizemos esses momentos, até porque não há outro caminho para melhoramos nosso país, que não seja pelo campo democrático, por meio da política”, disse.

Prefeito Carlinhos Barros prestigia ação da Consciência Negra na Escola Padre Carvalho

Escola de Referência Moral e Cívica Padre Carvalho.
O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros prestigiou a ação alusiva a semana da Consciência Negra promovida pela Escola de Referência Moral e Cívica Padre Carvalho.

O desenvolvimento do projeto deu-se ao longo de três semanas em que os alunos e professores de história iniciaram em grupos subdivididos para cumprimento de algumas tarefas e até mesmo para ações de estudo.
Escola de Referência Moral e Cívica Padre Carvalho.
Durante a culminância, que teve como tema Consciência Negra da Escola e lema O longo Caminho ao 20 de Novembro, foi realizado momento cívico com alunos e demais autoridades. O prefeito Carlinhos Barros elogiou a iniciativa e parabenizou professores/alunos pela performance e qualidade das apresentações.

Dentre as ações realizadas estavam o cumprimento de tarefas sendo avaliadas por convidados, apresentação da beleza negra com várias danças características afrodescendentes e bateria de perguntas e respostas, além da contribuição da professora Hatana trazendo um pouco sobre a história do povo africano.

Jornalista Layne Corrêa rebate ataques e confirma pré-candidatura a vereadora de Vargem Grande

Apresentadora Layne Corrêa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante a sessão da Câmara Municipal de Vargem Grande desta sexta-feira (29), o vereador Trabulsinho usou a Tribuna da Casa novamente para realizar ataques pessoais e desta vez o alvo foi a jornalista Layne Corrêa.

O motivo da ira do parlamentar de primeiro mandato foi o fato da jornalista emitir críticas responsáveis ao fato dele e dos seus colegas do G7 terem prejudicado os agricultores familiares da cidade ao rejeitarem o projeto de lei que comporia o marco legal do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM (saiba mais). Em um dos momentos, Trabulsinho chegou até lançar a pré-candidatura de Layne a vereadora.

No seu programa, o Vargem Grande Agora, a apresentadora respondeu, com a inteligência de sempre, os ataques covardes que sofreu e recebeu muito apoio por meio das redes sociais. E em contato com o Titular do Blog, Layne Corrêa confirmou que atenderá o pedido e colocará seu nome à disposição da população nas eleições do próximo ano.

Veja a resposta na íntegra (a partir do 16:00):

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Mais um padrasto é preso por abusar sexualmente de enteada no Maranhão

Foto: Divulgação/Polícia.
Um homem identificado como Domingos Osvaldo Ribeiro Pinheiro foi preso na quinta-feira (28), em São Vicente Férrer, a 275 km de São Luís, após ser suspeito de abusar sexualmente de sua enteada que atualmente tem 15 anos de idade.

Segundo a polícia, o suspeito vinha abusando sexualmente de sua enteada desde que ela tinha 12 anos, inclusive resultando em sua gravidez, conforme declaração da própria vítima.

De acordo com a polícia, a denúncia partiu do Conselho Tutelar, após depoimento da adolescente. No início deste ano as investigações começaram e o juiz decretou a prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável. Domingos Osvaldo Ribeiro Pinheiro foi encaminhado à Delegacia Regional de Viana, a 217 km da capital, onde ficará à disposição da Justiça.

Do G1 MA.

Polícia Civil de Itapecuru-Mirim efetua diversas prisões por tráfico de drogas, homicídio e assaltos

Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em operação realizada nesta quinta-feira (28), no povoado Purgão, a polícia civil do Maranhão, através da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, efetuou diversas prisões e apreensão por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.

Foram presos Francisco das Chagas de Paula, de 33 anos, vulgo Titão; Ronaldo Mendes, de 22 anos; e Lucas Vieira Santos, de 18 anos; e apreendido o menor infrator de iniciais R.N.G.S., de 17 anos. Com eles foram apreendidos um tijolo de maconha (aproximadamente 1kg), porções de cocaína, uma pedra bruta de crack, 10 porções individualizadas de crack e duas armas de fogo.

De acordo com o delegado regional Samuel Morita, Titão é um velho conhecido traficante, com diversas passagens, inclusive já atirou em ônibus escolar. Ronaldo também tem várias passagens pela delegacia e recentemente tentou matar uma pessoa que o denunciou por roubo. Já Lucas confessou a prática de homicídio acontecido na cidade no último final de semana, tendo como vítima Galego.

MAIS PRISÕES

Ainda foram presos em flagrante delito Terisson Gonçalves Frazão, de 26 anos, vulgo Pepeu, pelo crime de roubo qualificado. Maciel Mendes Moreira, de 23 anos, e José Pereira, de 55 anos, foram presos por receptação do produto do roubo. Vanderley Cantanhede de Sousa, de 31 anos, vulgo Fifi, foi preso por tentativa de latrocínio.

Os adolescentes P.H.C.N, de 17 anos, e D.S.S., de 14 anos, foram conduzidos por terem dispensado um volume ao avistarem os policiais, possivelmente droga. Foi autuado também o apresentado pela polícia militar e guarda municipal A.F.O.P., de 16 anos, por ato infracional análogo ao crime de posse irregular de arma de fogo.

Delegado dá mais detalhes sobre prisão de acusado de praticar triplo homicídio em Vargem Grande

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O delegado de polícia civil Felipe César Mendonça, titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, concedeu entrevista a TV Nova e deu mais detalhes sobre a prisão do acusado de praticar o triplo homicídio no Bairro Rosalina, em Vargem Grande, no mês de setembro. A prisão de Eraldo Rodrigues da Silva aconteceu na última terça-feira (26) em cumprimento de mandado de prisão temporária.

Veja a entrevista na íntegra:


Unânime: TRE-MA anula sentença da juíza de Coroatá que tornava Flávio Dino inelegível

Flávio Dino e Márcio Jerry.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão anulou, nesta quinta-feira, 28, a decisão da juíza Anelise Reginato, da 8ª Zona Eleitoral de Coroatá, que havia declarado o governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry inelegíveis por suposto uso do programa ‘Mais Asfalto’ para fins eleitoreiros.

A decisão unânime da Corte Eleitoral beneficia também o prefeito e o vice de Coroatá, Luis Filho e Domingos Alberto, que também foram denunciados pela juíza da cidade.

O voto do relator, o juiz eleitoral Júlio César Praseres, acompanhou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA), a favor dos recursos e contra a decisão de Anelise Reginato.

Pelas redes sociais, Dino comemorou o resultado. “Às vésperas da eleição de 2018, circulou amplamente a notícia de que eu estava cassado e inelegível por décadas. Na época, informei que isso era um absurdo. Hoje o TRE, por unanimidade, confirmou o que disse na ocasião. Ou seja, a justiça foi feita e permaneço 100% ficha limpa”, afirmou.

Jerry também se manifestou. “Por unanimidade o TRE Maranhão fez justiça e votou favorável à nossa defesa contra decisão absurda de inelegibilidade proferida por uma juíza em Coroatá. Justiça prevaleceu ! Ficha limpa, sempre!”, destacou o parlamentar.

Do Blog do Garrone.

Deputados defendem a sustentabilidade dos biomas no 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado de vários parlamentares, participou, nesta quinta-feira (28), da Assembleia Geral do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que aconteceu no Palácio dos Leões, em São Luís. Durante o evento, Othelino destacou a importância da preservação do bioma e de iniciativas que busquem o desenvolvimento sustentável de suas potencialidades.

O evento reuniu governadores de oito dos nove estados que compõem a região, entre eles, o governador do Maranhão, Flávio Dino, anfitrião do evento, além de Waldez Góes (Amapá), Hélder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Mauro Carlesse (Tocantins), Mauro Mendes (Mato Grosso), Coronel Marcos Rocha (Rondônia) e Antônio Denarium (Roraima). Eles discutiram parcerias e medidas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Othelino frisou a importância do encontro, que debateu temas relativos ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e as condições para o crescimento da região preservando seus recursos naturais. Também foi discutida a formação do Consórcio dos Estados da Amazônia Legal, considerado pelo presidente da Alema como um importante instrumento de gestão.

“A Amazônia brasileira tem o maior patrimônio ambiental do planeta. É preciso que nós encontremos alternativas econômicas, para que possamos gerar riquezas a partir da utilização racional dos recursos ambientais e da manutenção das florestas”, assinalou Othelino.

O governador Flávio Dino agradeceu a presença dos governadores e pontuou que o tema principal da reunião foi a linha de intervenção dos estados, que compõem a Amazônia Legal, na reafirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o país. “Discutimos os compromissos que nós temos de auxiliar, no ponto de vista de contribuir para a execução das medidas protetivas e mitigadoras das mudanças climáticas”, enfatizou.

Pela 35ª vez, Prefeito Rodrigues da Iara paga servidores de Nina Rodrigues dentro do mês trabalhado

Prefeito Rodrigues da Iara.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta sexta-feira (29) o prefeito Rodrigues da Iara, por meio da secretaria municipal de Finanças, mais uma vez antecipou o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais efetivos e comissionados de Nina Rodrigues. 

Com essa medida, o município atingiu a marca de 35 meses de gestão com salários rigorosamente em dias e pagos dentro do mês trabalhado, um fato que deve ser bastante comemorado, visto que, no atual momento de incertezas do país, honrar o pagamento do funcionalismo é sim um grande desafio, que só é possível com muito planejamento e organização. 

Atrelado a essa política de valorização do servidor, o Governo Rodrigues da Iara segue realizando muitas ações e entregando grandes obras em todas as áreas, seja com recursos próprios do município ou através de convênios e parcerias com deputados e governos estadual e federal.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Campanha Novembro Azul é realizada em Nina Rodrigues

Campanha Novembro Azul em Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante todo mês de novembro a secretaria municipal de Saúde de Nina Rodrigues desenvolveu diversas ações alusivas a Campanha Novembro Azul, que visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o secretário de Saúde Jorge Neto, foram realizadas palestras, atendimento clínico, aferição de pressão arterial, testes rápidos (HIV, hepatites virais, sífilis, etc) e exame PSA em todas as unidades básicas de saúde do município. O encerramento aconteceu no último dia 26 na UBS Dr. José Martins, onde também esteve presente o médico urologista Dr. Rodrigo Diniz.

Veja mais detalhes da campanha:

Homem recebe descarga elétrica e cai do telhado de prédio em Chapadinha

Prédio com dois pavimentos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 9h, os bombeiros militar da 5ª CIBM, sediada em Chapadinha, receberam chamado para socorrer um homem que havia recebido uma descarga elétrica e caído de um prédio com dois pavimentos localizado na BR-222, ao lado do Hotel São Francisco, no bairro Boa Vista.

Ao chegar no local, a guarnição constatou que a vítima estava no solo, encostada em uma parede, consciente e reclamando de dificuldades respiratórias e de dores na costela do lado direito, possivelmente fraturada. Ele, que foi identificado como Francisco das Chagas Conceição Cardoso, de 40 anos, ainda possuía escoriações na perna esquerda e queimadura na perna direita.

Os bombeiros então realizaram o alinhamento da cervical, sua descompressão, preservação e imobilização com colar e head block (imobilizador de cabeça). O paciente foi encaminhado para a UPA. Foi constatado também que ele não utilizava os equipamentos de proteção individual obrigatórios para a realização dos trabalhos que desenvolvia.

Black Friday Samcar Auto Peças tem descontos de até 40% em produtos

Samcar Auto Peças.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Para você que precisa fazer revisão e manutenção do seu veículo, a Samcar Auto Peças, localizada na Rua Hildenora Gusmão, em Vargem Grande, está com super promoções de Black Friday e descontos de até 40% em diversos produtos da loja.

Veja abaixo:



O cliente tem a sua disposição uma linha completa de peças e serviços em motores, suspensão, pneus, freios, troca de óleo, baterias, aditivos, lubrificantes, balanceamento e muito mais. Tudo mecanizado. Não perca tempo!

Vargem Grande: 'Presidente Jociedson' não recebe projetos de lei do Executivo sobre contratações temporárias

'Presidentes' da Câmara de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (27) a prefeitura municipal de Vargem Grande enviou para Câmara de Vereadores três projetos de lei que preveem as contratações temporárias da Saúde, da Educação e da Assistência Social para o ano de 2020.

Até aí tudo normal.

Acontece que o 'presidente de fato' da Câmara, o vereador Jociedson de Aguiar, não autorizou o setor de protocolo da casa legislativa a receber os projetos, tudo isso sem quaisquer justificativas. Ou seja, assim como fizeram em 2018, os vereadores da oposição mais uma vez querem prejudicar a população vargem-grandense.

Com a situação, o setor jurídico da prefeitura representou junto ao Ministério Público o presidente no papel, o vereador Washiws Gleyy Braga, para que fossem emitas as devidas justificativas. O promotor de Justiça da Comarca André Charles Alcântara encaminhou ofício para que 'os presidentes', no prazo de cinco dias, esclareçam a situação.

Vale ressaltar que o protocolo deve receber tudo que lhe for solicitado, sem juízo de admissibilidade, e não só o que o pseudopresidente quer.

Veja o ofício do MP-MA:

Secretaria de Saúde de Vargem Grande emite nota de esclarecimento sobre propaganda divulgada em TV Local

Sobre propaganda veiculada em rede de TV Local sobre uma ação denominada de Mutirão da Visão temos a expor que: 

1. A Prefeitura de Vargem Grande, através da Secretaria de Saúde, não tem participação nesse evento; 

2. As ações da Secretaria de Saúde são custeadas apenas por recursos do Sistema Único de Saúde-SUS, não sendo possível fazer cobranças em dinheiro de quaisquer natureza dos seus usuários;

3. Lamentamos o uso indevido do nome da Secretaria de Saúde e nos colocamos ao inteiro dispor para os esclarecimentos que se fizerem necessário. 

Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Grande
28 de Novembro de 2019

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto realiza palestra sobre o Programa Tarifa Social

Palestra sobre o Tarifa Social.
Para explicar à população as regras do Programa Tarifa Social, a prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (27), no auditório da Biblioteca, uma palestra com o representante regional da Cemar/Equatorial, o senhor Ronaldo Alves.

O Tarifa Social beneficia as unidades residenciais consumidoras de famílias com baixa renda. Para estas famílias, a redução da tarifa de energia elétrica pode chegar até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%, respeitando o limite de 220 kWh de consumo.

A quem se destina

Famílias inscritas no Cadastro Único com a seguinte situação:

- Com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro da família beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- Com renda total de até três salários mínimos por mês que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que precisam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia elétrica.

Animais na pista provocam dois acidentes na BR-135 em Bacabeira

Acidentes registrados na BR-135.
Policiais Rodoviários federais da Unidade Operacional de Pedrinhas e da UOP de São Francisco atenderam na madrugada desta quinta-feira, 28, no município de Bacabeira, dois acidentes que trouxeram muitos transtornos aos usuários da via e prejuízos aos proprietários dos veículos envolvidos.

Dinâmica do acidente

Por volta das 4h15 da madrugada, no km 57 da BR-135, entre o povoado Vila Cearense e o Italuis, uma caminhonete Toyota Hilux se deslocava no sentido crescente da rodovia, da capital para o interior do estado, quando atropelou e matou sete bovinos, que se encontravam sobre a pista de rolamento. O condutor não se feriu. 

Minutos depois, no sentido contrário, um caminhão baú parou sobre a pista e provocou um novo acidente, quando uma carreta carregada de salsicha, vindo de São Paulo para a capital maranhense, se deparou com o baú parado, conseguiu evitar a colisão traseira, mas saiu da pista e tombou. A carga ficou espalhada fora da rodovia, e não foi saqueada em razão da presença da PRF.

Fonte: PRF.

Polícia Militar de Vargem Grande recupera mais duas motos roubadas

Veículos recuperados.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Vargem Grande, que agora está sob o comando do 1º Tenente Joed, recuperou mais um veículo com ocorrência de roubo/furto. Desta vez, foi a motocicleta Honda CG 150 Titan, de placa NIE-1877/Teresina-PI e de cor cinza.

A moto em questão foi localizada na manhã desta terça-feira (26), por volta das 10h30, em uma residência no Bairro Trizidela. O suspeito do ilícito não se encontrava em casa e até o momento não foi localizado. O veículo foi apresentado na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Já na noite desta quarta-feira (27), por volta das 20h, uma motocicleta Yamaha XTZ, de placa PSP-3650 e de cor cinza, foi tomada de assalto na Rua São Tomé. De imediato a PM foi informada e iniciou as diligências, conseguindo encontrar o veículo horas depois em uma residência no bairro Rosalina. O suspeito do crime conseguiu fugir pelos fundos da casa e não foi preso.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Natal do Maranhão terá carrinhos elétricos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Decoração Natalina.
No Natal do Maranhão carrinhos elétricos facilitarão o trânsito de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida durante a programação no Centro Histórico de São Luís, que começa neste sábado (30), e vai até o dia 29 de dezembro.

Os carrinhos funcionarão no horário das 18h às 22h30, com início do circuito na Rua Portugal, uma parada na Casa do Papai Noel, que este ano será montada em um dos casarões históricos da Rua Portugal (antiga sede da Secretaria de Cultura). Depois, sobe a Rua da Estrela, com parada final na Praça Pedro II, em frente ao edifício João Goulart.

Os pontos de embarque serão no início da Rua Portugal (próximo ao estacionamento da Praia Grande) e em frente ao edifício João Goulart, Praça Pedro II. Cada carrinho possui capacidade para seis pessoas.
Os carrinhos funcionarão no horário das 18h às 22h30.
“A acessibilidade tem marcado os grandes eventos realizados pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, e é com alegria que destinamos mais este recurso para que todos possam participar e se encantar com as atrações natalinas”, destacou o secretário de Cultura, Anderson Lindoso.

Além dos veículos elétricos, a programação do Natal contará com outros recursos acessíveis como intérprete de libras, área destinada a pessoas com deficiência e com baixa mobilidade, área exclusiva para idosos, rampas de acesso e muita segurança.

Fazem parte ainda das medidas de inclusão, a sensibilização das equipes que estão trabalhando durante o evento, peças de sinalização e divulgação na imprensa e redes sociais.

Polícia Civil prende autor de homicídio praticado em Vargem Grande em 2015

Acusado preso.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma operação conjunta entre as policiais civis de Vargem Grande e de Urbano Santos resultou no cumprimento de mandado de prisão em desfavor de um elemento conhecido como 'Amendoin'. 

De acordo com o inquérito policial, 'Amendoin' assassinou Neilton Chaves Nascimento a golpes de faca no povoado Bacuri dos Lourenços, zona rural de Vargem Grande, no ano de 2015 e desde então estava foragido, sendo preso agora em Urbano Santos, onde residia. O corpo da vítima, a época com 24 anos de idade, foi encontrado em um matagal com várias perfurações no dia 29 de novembro.

Vejam a reportagem da TV Nova com imagens do cinegrafista Bigode:

Black Friday do Armazém Paraíba terá descontos de até 70%

Black Friday Paraíba.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Black Friday do Armazém Paraíba de Vargem Grande, localizado na Rua São Sebastião, acontece nos dias 29 e 30, sexta-feira e sábado. Será o maior da história com descontos incríveis de até 70%. A maior festa do varejo de Vargem Grande. 

Confecções, calçados, acessórios, móveis, eletrodomésticos, pneus, equipamentos de informática e aparelhos celulares como você nunca viu. O Black Friday será nos dias 29 e 30, mas na quinta-feira já tem Black Friday antecipado.

Veja mais detalhes:

Vereador de Chapadinha denuncia supersalários pagos no Governo Magno Bacelar

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O vereador de Chapadinha Alberto Carlos usou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (26) para fazer uma série de denúncias contra o governo do prefeito Magno Bacelar, entre eles os supersalários pagos pela gestão. 

O caso foi revelado recentemente nas redes sociais e mostram contracheques de servidores com valores fora da realidade, como, por exemplo, vigia ganhando mais de R$ 6 mil por mês.

Veja o pronunciamento do parlamentar:

Restaurante do Gaguinho recebe integrantes do Corpo de Bombeiros do Mato Groso

Bombeiros no Restaurante do Gaguinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Recentemente o Restaurante do Gaguinho, localizado na BR-222, em Vargem Grande, que tem uma das culinárias mais elogiadas da região, recebeu a visita de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, liderados pelo Tenente Coronel Queiroz.

Segundo apurou o Titular do Blog, os bombeiros estavam no Maranhão por ocasião do XIX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), o maior encontro da categoria na América Latina e que pela primeira vez foi realizado no estado, reunindo mais de 3 mil militares do país em palestras, encontros e provas técnicas, como o Bombeiro de Aço.

Em Vargem Grande, eles provaram da típica culinária maranhense, incluindo galinha caipira, bode ao leite de coco, mocotó, carneiro e carne de sol na brasa e muito mais. O que não faltaram foram elogios ao ambiente e ao cardápio fornecido pelo empresário Auro da Silva Santos, conhecido carinhosamente como Gaguinho.

FUNCIONAMENTO

O Restaurante do Gaguinho funciona de segunda-feira a sábado das 6h às 20h30 e aos domingos das 6h às 15h. Lá, o cliente tem a sua disposição café da manhã, almoço e jantar com preços acessíveis e sem balança. Também está disponível o serviço de delivery por meio do telefone: (98) 99181-3683.

De novo? Petrobras eleva em 4% preço da gasolina nas refinarias

Petrobras eleva em 4% preço da gasolina nas refinarias.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
A Petrobras elevou o preço da gasolina nas refinarias em cerca de 4% nesta quarta-feira (27), na segunda alta em pouco mais de uma semana, em meio à valorização do dólar em relação ao real. O diesel, em contrapartida, foi mantido estável, segundo informou a petroleira estatal em seu site.

Com a alta, a gasolina atingiu cerca de R$ 1,92 por litro, uma máxima desde o fim de maio, quando chegou a aproximadamente R$ 1,95 por litro, segundo dados da estatal compilados pela Reuters.

O repasse de ajustes de valores nas refinarias aos consumidores finais nos postos depende de diversos fatores, como margens de revendedoras e distribuidoras, misturas de biocombustíveis e impostos.

O último reajuste tinha sido feito no dia 19, quando o preço da gasolina foi elevado em 2,8%, após mais de 50 dias sem alterações no preço.

Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,63%, a R$ 4,2394, renovando máxima nominal. Com a disparada dos últimos dias, a moeda dos EUA acumula alta de 5,73% ante o real na parcial do mês. No ano, o avanço é de 9,43% frente ao real.

Do G1.

Jovem tenta contra própria vida após brigar com a namorada em Chapadinha

Bombeiros socorrem vítima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quarta-feira (27), por volta das 2h30, os bombeiros militar da 5ª CIBM, sediada em Chapadinha, foram acionados pela polícia militar para atender uma ocorrência de vítima de arma branca no mercado central do bairro São José.

Ao chegar no local, a guarnição encontrou Pedro dos Santos Silva, de 24 anos, com ferimentos no peito direito, no braço esquerdo e no abdômen provocados por uma tesoura. De imediato foi realizada a limpeza, proteção com curativos compressivos, imobilização e o encaminhamento para a unidade de pronto atendimento local.

De acordo com relatos, os ferimentos foram provocados pela própria vítima, que, devido ter se desentendido com a companheira/namorada, que não teve a identidade revelada, tentava chamar sua atenção ou mesmo chantageá-la.

Não perca! Black Friday Talentus acontece nos dias 29 e 30 de Novembro

Black Friday Talentus.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Super Black Friday Talentus acontece nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). Não é promoção, é preço baixo de verdade. Você nunca viu nada igual. Na Talentus Modas, localizada na Rua Hemetério Leitão, no centro de Vargem Grande, você encontra tudo para você e sua família. A loja estará aberta a partir das 7h.

A Talentus Modas, a loja que é referência em vendas no varejo, possui multi seções sendo elas femininas, masculinas, calçados, esportes e acessórios, sempre em sintonia com as tendências da moda. Todos esses setores estarão com descontos imperdíveis.

Veja mais detalhes:


Confira as novidades Talentus:



Fotos: Denilson Lima.

Câmara de Vereadores de Pirapemas vai gastar quase R$ 50 mil com aluguel de veículo

Vereador Zeca Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em recente publicação no Diário Oficial do Maranhão, a Câmara Municipal de Pirapemas publicou um extrato de contrato onde pretende gastar R$ 43.200,00 com locação de veículo. O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador José Rodrigues de Oliveira Filho, o Zeca Rodrigues, e pelo proprietário da empresa vencedora da licitação, a JR Construções LTDA-ME, sediada em Vitória do Mearim.

Segundo apurou o Titular Blog, a Casa Legislativa não possui nenhum veículo à disposição dos vereadores ou dos funcionários, mas, mesmo assim, está sendo previsto o pagamento de R$ 3.600,00 mensais a empresa vencedora. No mínimo, estranho, concordam?


CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAPEMAS - MA

EXTRATO DE CONTRATO: N.º 001/2019. Processo Administrativo nº 005/2019. Pregão Presencial n° 002/2019, data: 02/08/2019, contratante: CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAPEMAS-MA, CNPJ N.º 01.677.402/0001-98, com sede na Avenida Desembargador Joaquim Santos, nº 118, Centro – Pirapemas, Estado do Maranhão, CEP. 65.460-000, Representantes: Presidente da Câmara Municipal de Pirapemas, o Sr. José Rodrigues de Oliveira Filho, RG.: 23619112002-24 SSP/MA, CPF nº. 499.013.033-20, Objeto: LOCAÇÃO DE VEÍCULO, data: 14/08/2019, contratado: J R CONSTRUÇÕES LTDA-ME, com sede na Estrada Viana, nº 15-A, Alto São Francisco – Vitória do Mearim – MA, inscrita no CNPJ sob o nº 19.117.372/0001-20, neste ato representada pelo Sr. José Domingos da Silva, portador(a) RG nº. 57675995 SSP/MA, CPF nº. 106.818.683-68. Valor do Contrato: O valor mensal R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), valor anual R$ 43.200,00 (quarenta e três mil e duzentos reais). Prazo de Vigência: O presente contrato terá validade de 12 (doze) meses. Dotação Orçamentária: Órgão: 01.01 – CÂMARA MUNICIPAL; Unidade: 01.01.00 – CÂMARA MUNICIPAL; Dotação: 01.031.0001-4.001 – Manutenção da Câmara Municipal; Elemento de Despesa: 3.3.90.39 – Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica; Fonte de Recurso: 0.1.00.0-001 001. José Rodrigues de Oliveira Filho, Presidente da Câmara.

VEJA TAMBÉM: Presidente da Câmara de Vereadores de Pirapemas vai gastar R$ 109 mil com café e leite até o fim do ano

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Filho do dono do Armazém Paraíba receberá Título de Cidadão Maranhense

João Vicente Claudino.
A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio dos Projetos de Resolução 096/19 e 097/19, de autoria da deputada estadual Mical Damasceno (PTB), prestará homenagem ao empresário e ex-senador João Vicente de Macedo Claudino, filho de João Claudino Fernandes. Ele receberá, no próximo dia 6, às 11h, no plenário Nagib Haickel, o Título de Cidadão Maranhense e a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, honrarias aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

Na justificativa, a deputada Mical destaca os relevantes serviços prestados na área empresarial. “Atua sempre com brilhantismo e capacidade em prol da comunidade maranhense, assim como de outros estados. Suas empresas são responsáveis por gerar milhares de empregos e renda para as famílias do Maranhão, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, acentuou.

O homenageado é casado com Joselene Claudino e pai de cinco filhos. Suas atividades empresariais hoje se estendem para as regiões sul e sudeste do país, com importantes funções no Grupo Claudino. Ele é sócio proprietário da Socimol S/A (fabricante de imóveis).

João Vicente de Macêdo Claudino nasceu no dia 9 de fevereiro de 1963, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, filho de João Claudino Fernandes e de Maria Socorro de Macêdo Claudino. É casado com Joselene Claudino e pai de cinco filhos. Iniciou seus estudos em Teresina (PI), onde cursou o 1º grau nas escolas Santo Antonio, Dom Bosco e Colégio São Francisco de Sales – o Diocesano.

Hoje sócio proprietário da Socimol S/A, ainda muito jovem, assumiu importantes funções no Grupo Claudino. A experiência trouxe a confirmação de sua competência profissional. Sua preocupação com o desenvolvimento do Piauí o levou a ocupar outros cargos, inclusive no primeiro escalão do Governo do Estado e em entidades representativas das categorias industrial e logística.

Nas eleições de 2006, ele foi eleito senador pelo PTB do Piauí, com 926.631 votos, o que corresponde a 65% dos votos válidos. Na disputa, derrotou seu principal adversário na campanha, Hugo Napoleão do Rego Neto.

O governador e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT) e Themístocles Filho (MDB), respectivamente, deverão prestigiar a solenidade em homenagem a João Claudino.

Caminhão com carga irregular de cerveja avaliada em R$ 300 mil é apreendido no Maranhão

Caminhão apreendido com carga irregular em Carolina.
(Foto: Divulgação)
Técnicos da Secretaria de Fazenda do Posto Fiscal de Carolina (fronteira com o Tocantins), apreenderam um caminhão com carga irregular contendo 160.122 latas de cerveja com destino ao Pará, avaliadas em R$ 302.800,00.

A carga apreendida transitava sem documento fiscal nas proximidades do Posto Fiscal de Carolina, sem destino certo, provavelmente para abastecer distribuidores de cervejas da região Sul do Estado do Maranhão.

Todas as evidências apontam que a cerveja estava sendo comercializada no Estado, sem o pagamento do ICMS – Substituição Tributária.

O Posto Fiscal de Carolina, além de cobrar o ICMS devido na operação, no valor de R$ 86,2 mil, lançou a multa de 100%, totalizando a cobrança do valor de R$ 172,5 mil, de acordo com o Art. 80, VI, a da lei 7799/2002 – Código Tributário do Estado.

A retenção das cargas veio em decorrência do trabalho da Secretaria da Fazenda que ampliou o monitoramento de operações de comercialização de bebidas que transitam no território maranhense, sem o pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os veículos e as cargas retidas pela Sefaz serão encaminhados à Delegacia Fazendária para abertura do inquérito e apuração das responsabilidades por crime contra a ordem tributária.

Ação Fiscal

Segundo o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, está evidenciado que as mercadorias foram internalizadas irregularmente nos municípios do Estado do Maranhão, sem o devido pagamento do ICMS/ST que deveria ser recolhido por substituição tributária, ou seja, antes da mercadoria entrar no território maranhense para ser distribuída ao varejo.

Segundo o secretário, a atuação desse comércio ilegal é danosa ao fisco e ao mercado, pois ao sonegar o ICMS/ST devido nas suas operações, pode concorrer deslealmente com as demais empresas que recolhem o ICMS de forma correta.

A fiscalização será concentrada nas unidades fiscais situadas nas divisas com os estados do Tocantins, Piauí e Pará. A meta é reduzir a realização de operações comerciais com bebidas sem o pagamento do ICMS, pois o setor de bebidas responde por parcela significativa da arrecadação do imposto.