quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Estuprador de criança de 8 anos é preso em Chapadinha


Na tarde desta quarta-feira (29), a Polícia Civil, através da Delegacia Especial da Mulher/3ª DRPC, deu cumprimento ao mandado de Prisão Preventiva, representado pela delegada Ironeide E. de Melo, em desfavor de Jhon Mike Alves.

O preso é acusado de crime de estupro de vulnerável praticado contra a menor C.L.C.G, de 8 anos de idade. O estuprador é vizinho da vítima e o abuso sexual ocorreu no último sábado (25), na residência da vítima.

Participaram da prisão os delegados Fábio Henrique Braga Aragão e  Ironeide E. de Melo, com o apoio da inspetora Jéssica Denise Carvalho França e da escrivã Carine Coelho Costa.

Do Blog do Gilberto Lima.

Acidente na ponte do São Francisco deixa trânsito complicado em São Luís

As causas que motivaram o acidente ainda não foram informadas.
(Foto: reprodução / WhatsApp)
SÃO LUÍS – Uma colisão, entre dois veículos, sendo um deles um táxi, foi registrada no início da manhã desta quinta-feira (30), na ponte José Sarney (ponte do São Francisco), em São Luís. Por causa do acidente, o trânsito no local e adjacências ficou muito lento.

Os veículos envolvidos na colisão foram o táxi, modelo Fiat Siena, cor branca, que vinha no sentido Centro para o São Francisco, e uma Saveiro, cor preta, que trafegava no sentido oposto.

No trânsito, os reflexos foram sentidos em vários pontos, principalmente no bairro São Francisco, Renascença e região central da capital maranhense. As causas que motivaram o acidente ainda não foram informadas.

Do Imirante.

Shopping da Ilha deve melhorar acesso para pessoas com deficiência

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha realizou nesta quarta-feira (29) uma audiência de conciliação, envolvendo representantes da Sá Cavalcanti Participações, Shopping da Ilha, Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), e Município de São Luís, demandados em ação popular ajuizada por uma pessoa com deficiência, também presente à audiência. Na audiência, presidida pela juíza Alessandra Arcangeli (respondendo pela unidade judicial) ficou acordado que a CEMAR e Shopping da Ilha se comprometeram a, no prazo de 15 dias, protocolarem junto ao Município de São Luís (SEMURH) projeto/relatório de adequação técnica de acordo com a NBR 9050, que estabelece critérios e parâmetros técnicos quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

Shopping da Ilha.
Ficou acertado, ainda, que o Shopping da Ilha submeterá ao Município de São Luís, no mesmo prazo, o projeto arquitetônico atual da edificação, a fim de que o órgão competente municipal analise a edificação de acordo com as normas técnicas sobre acessibilidade. O Município de São Luís, por sua vez, se compromete a, no prazo de 30 dias, analisar o projeto/relatório apresentado pela CEMAR, Shopping da Ilha e Espaço Reserva (Sá Cavalcante), oportunidade em que deverá apontar quais itens devem ser regularizados/reparados, a fim de que se adéquem às normas técnicas sobre acessibilidade ao shopping.

ENTENDA O CASO – A ação tem por objetivo a condenação das empresas em obrigação de fazer, visando à promoção de adaptações que eliminem as barreiras arquitetônicas existentes na referida área do Shopping da Ilha e Espaço Reserva, a fim de que atenda as normas e padrões técnicos de acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O autor narra na ação que as áreas interna e externa do Shopping da Ilha interna apresentam vários problemas que comprometem o direito de ir e vir desse público.

Segundo o autor da ação, toda a área do shopping tem o número de rampas de acesso nas calçadas insuficiente, totalizando seis rampas na frente, duas na lateral e nenhuma nos fundos do imóvel. “A pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida não tem vez nos elevadores devido à falta de ascensorista; diversas calçadas quebradas e postes de energia em cima das calçadas; rampa de acesso no último piso sem os parâmetros da norma 9050; o último andar tem o nível do piso diferente do elevador e a maior parte da calçada é tomada por mato e sujeira.

A ação destaca que a situação do Shopping da Ilha e seu entorno já perdura por mais de seis anos. Ainda assim, os responsáveis têm se mostrado desinteressados em promover voluntariamente as obras para alcançar esse fim. “Frente a desídia dos motivadores em promover as adequações de seu espaço, imperiosa é a imediata concessão de medida antecipatória que obrigue a mesma a realizar os ajustes necessários à eliminação de qualquer barreira ao trânsito de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida”, relata o autor.

Por fim, ficou acertado na audiência que a CEMAR e o Shopping da Ilha, caso o Município aponte desconformidades, deverão apresentar no processo, em 30 dias, projeto de adequação. “O Shopping da Ilha se compromete a, no prazo de 30 dias, regularizar o desnível dos elevadores com o piso apontado no pedido, bem como a manter campanhas de conscientização dos usuários do Shopping no sentido de se garantir a prioridade no acesso aos elevadores por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras prioridades legais. O Shopping da Ilha se compromete a, no prazo de até 60 dias, realizar a recuperação e limpeza das calçadas do entorno do Shopping e do Espaço Reserva”, conclui a Ata de Conciliação.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Coroatá: Casal é preso acusado de maus tratos a um idoso de 92 anos

Casal preso em Coroatá.
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (28), na Rua da Rampa, bairro Tresidela, Joselene Leitão e João Guilherme por maus tratos a um idoso de 92 anos que se encontrava em um condições sub-humanas e degradantes.

O Ministério Público solicitou apoio do SAMU e da PM. Ao chegar na residência, que pertence a Joselene, os policiais constataram a situação precária do idoso. Na casa não havia energia elétrica, comida, água potável e condições mínimas de higiene. O local também é conhecido como ponto de venda e consumo de drogas.

A PM encontrou também vários cartões bancários de terceiros e possivelmente Joselene praticava golpes contra idosos e contra a Previdência Social.

O idoso foi encaminhado à UPA de Coroatá, aos cuidados do Ministério Público.

Os dois indivíduos foram apresentado na Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências. O caso será apurado pela Polícia Civil.

Do Coroatá Online.

Segunda Maratoninha Cintra foi um verdadeiro sucesso


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã do último sábado (26), em São Luís, foi realizada a segunda Maratoninha Cintra, realizada com a participação de toda comunidade escolar e dos moradores do bairro Anil. Foram mais de 600 atletas inscritos em cinco categorias, que iam de Mirim até a Terceira Idade.

"O evento deste ano superou a edição do ano passado. A Maratoninha Cintra já faz parte do projeto político pedagógico da escola e do calendário de atividades pedagógicas, ela proporciona a extensão do componente curricular de educação física e integra toda comunidade", destacou o gestor pedagógico Jeferson Plácido.

Para o coordenador do projeto, Janielson Oliveira, o evento está se tornando um dos mais esperados do Anil. "Neste ano o número dos participantes da comunidade do Anil aumentou consideravelmente, fazendo com que o objetivo maior seja alcançado, que é a integração de toda comunidade", disse.

O diretor geral da Fundação Nice Lobão, mantenedora do Cintra, Olivar Júnior, destacou que "a Maratoninha é um presente do Cintra para a sociedade. Ela não busca disputa e sim a vivência, tento um caráter fundamentalmente pedagógico, buscando a socialização".

Já o diretor financeiro Tales Rodrigues agradeceu as parcerias que proporcionaram a realização da festa. "O projeto surgiu através de iniciativa dos professores da educação física e agregou alunos, pais, demais funcionários e a comunidade do Anil. Não posso esquecer também do apoio das secretarias de Educação e de Esporte e da Fundação Sousândrade que proporcionaram esse sucesso", finalizou.

Briga em barraca resulta em morte no centro de Vargem Grande

Arma usada no crime.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quarta-feira (29), por volta das 2h30, mais um assassinato foi registrado em Vargem Grande, desta vez em uma barraca que funciona como bar na Rua da Estrela, nas proximidades da Câmara Municipal.

De acordo com informações policiais, no local aconteceu uma discussão entre dois homens, identificados como Wellington Alves de Carvalho, de 20 anos, e Sebastião Santos, de 45 anos. No auge da briga, Wellington tirou a vida de Sebastião com diversos golpes de arma branca (faca) na região das costas.

Após cometer o crime, o acusado, que é genro da ex-companheira da vítima, tomou rumo ignorado e até o momento não foi localizado. A polícia acompanha o caso e realiza buscas no sentido de localizar e de prender o assassino. Este é o terceiro homicídio registrado em Vargem Grande somente no mês de agosto (reveja aqui e aqui).

Contrato irregular de Transporte Escolar motiva ação do MP-MA em São Bernardo

A Promotoria de Justiça da Comarca de São Bernardo ingressou, no último dia 15, com uma Ação Civil Pública (ACP) contra Raimundo Nonato Carvalho, secretário municipal de Administração; Elvis dos Santos Araújo, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitação do município; Elisa dos Santos Araújo Lima; Daniel José Coelho Almeida e a empresa Agroal Construções e Consultoria Técnica.

Imagem ilustrativa.
Em fevereiro de 2017, a Prefeitura de São Bernardo anunciou a realização de um pregão presencial para contratar empresa para realizar o transporte escolar local. Alguns dias depois, no entanto, o pregão foi cancelado, tendo o Município aderido a um processo de registro de preço realizado pelo Município de Mata Roma, contratando a empresa Agroal Construções e Consultoria Técnica para um contrato de R$ 954.360,00.

Analisando o caso, o Ministério Público encontrou uma série de irregularidades no procedimento. A primeira delas é que o uso do registro de preços exige uma regulamentação específica, por decreto, o que não ocorreu em São Bernardo. Além disso, o transporte escolar não se enquadra nas hipóteses em que é possível adotar o registro de preço, que se restringe a compras ou serviços em que não seja possível mensurar a expectativa da demanda.

Outro problema apontado foi a inexistência de um servidor responsável pela fiscalização do contrato. A correta fiscalização verificaria que a empresa Agroal Construções não possuía veículos adequados para o transporte de estudantes, subcontratando veículos, o que é proibido pelo próprio contrato firmado com o Município de São Bernardo.

“Há, claramente, subcontratação, bem como essa ocorre de maneira totalmente informal, com pagamentos em espécie, sem controle e sem comprovantes em relação aos proprietários/motoristas contratados”, observa o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira. Além disso, os veículos, sem identificação nem equipamentos de segurança, e os motoristas, que não possuem a habilitação necessária, não cumprem os requisitos legais exigidos para a realização do transporte escolar.

Diversos depoimentos, inclusive de outros procedimentos investigatórios, apontaram irregularidades na própria Comissão Permanente de Licitação. Apesar de presidida por Elvis Araújo, sua irmã, Elisa Lima, exercia influência forte e direta nos procedimentos. O pregoeiro, inclusive, foi apontado por testemunhas como tendo sido motorista da irmã até 2016.

Para o autor da ação, Elisa Lima, que afirmou ser pregoeira em Timbiras e assessorar licitações em Magalhães de Almeida e São Bernardo, “colocou seu próprio irmão para atuar em São Bernardo formalmente, mas, na realidade, é quem dá todas as diretrizes”.

Além disso, há outros problemas como documentos não assinados, duplicidade de autorizações para adesão à ata de registro de preços e o fato de que o secretário de Administração celebrou o contrato em nome da Prefeitura sem que haja decreto delegando a ele essa competência.

Para o promotor Raphaell Oliveira, “não ocorreram meras falhas formais na autuação do processo administrativo e em seu rito, mas sim uma série de graves e inaceitáveis ilegalidades, as quais, diante do montante da contratação e da forma como se deu, só podem ter sido cometidas dolosamente”.

Liminarmente, o Ministério Público pediu que a Justiça determine o bloqueio dos bens dos envolvidos, até o valor do contrato assinado. Além disso, se condenados por improbidade administrativa, eles estarão sujeitos a penalidades como o ressarcimento integral do dano aos cofres públicos, perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano e suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, entre outras.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA).

Vargem Grande: Motocicleta de vítima de latrocínio é encontrada carbonizada

Momento em que moto foi encontrada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Por volta do meio dia desta terça-feira (28) a polícia militar de Vargem Grande recebeu informações de que populares teriam encontrado uma motocicleta carbonizada em um matagal às margens da estrada vicinal que dá acesso ao povoado Ourives, zona rural do município.

De imediato, a guarnição da PM, sob o comando do 1º Tenente Rios e com apoio da guarda municipal, foram até o local e constataram a veracidade do fato. A moto em questão é a Honda CG 125 Fan, de cor preta e de placa OIY-8757, e pertencia ao idoso José Silva, conhecido como Nascimento, que foi vítima de latrocínio no último dia 15 de agosto (reveja aqui e aqui).

Deputado Fábio Braga destaca reivindicações dos moradores de povoado de Coroatá

Deputado Fábio Braga na Tribuna da Assembleia.
Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira, 28, o deputado Fábio Braga (SD), destacou reunião que teve recentemente com os moradores do Povoado Pau de Estopa, de Coroatá, que reivindicaram o asfaltamento do trecho da MA-332, que liga aquela cidade a Pirapemas. Também solicitaram a conclusão das obras do sistema de abastecimento de água, da escola municipal e de melhorias no serviço de saúde.

“Durante a reunião, os moradores fizeram várias reivindicações, por isso, venho à tribuna relatar boa parte delas. Com o asfaltamento do trecho da MA-332, teremos um incremento na geração de emprego e renda, mais segurança e maior acessibilidade tanto à cidade de Pirapemas como à Coroatá. Esse é um trecho que se uma vez asfaltado, vai tornar muito fácil o acesso daquelas comunidades. Boa parte do serviço educacional, com movimentação de alunos e de professores da região, será feita com rapidez e com mais segurança”, disse Fábio Braga.

Ele ressaltou ainda que, com a pavimentação daquele trecho, o trânsito na MA-020, que liga Vargem Grande a Coroatá, será desafogado melhorando também o percurso saindo das cidades de Pirapemas e de Cantanhede, com destino a São Luís.

Os moradores do Povoado Pau de Estopa também reivindicaram melhor prestação dos serviços na área da saúde e, também, a conclusão das obras do sistema de abastecimento de água que estão paralisadas e causando transtornos para a comunidade. “Farei um ofício para a Caema para saber o real cronograma dessa obra, pois, o que a comunidade de Pau de Estopa e da região espera, é a conclusão dessa obra do sistema de abastecimento de água para que a população tenha água de qualidade e que o consumo - tanto humano, quanto a seus animais -seja feito em quantidade e qualidade”, acentuou o deputado.

A Revolução da Agricultura Familiar no Maranhão


A noite desta segunda-feira, 27, foi calorosa para o passinho do 65, em São Luís. Centenas de pessoas se reuniram para comemorar os avanços no campo durante o primeiro mandato do Governo de Todos, e discutir os novos rumos.

A plenária foi comandada pelo vice-governador, Carlos Brandão, ao lado do governador Flávio Dino; que ressaltou a importância dos feitos do secretário Adelmo Soares entre os anos de 2015 e 2018, enquanto esteve à frente da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF). O ex-secretário é, hoje, candidato a deputado estadual pelo PCdoB nas eleições deste ano.

“Faltam apenas 40 dias para definir os rumos do Maranhão nos próximos 4 anos. Vamos lembrar a cada dia do nosso projeto de continuar transformando o nosso estado. Estamos em primeiro lugar no ranking de governos que mais cumpriram as propostas de campanha, vamos continuar assim”, exclamou o vice-governador Carlos Brandão.

Entre as propostas cumpridas estão vários temas relacionados a pasta da agricultura familiar, como dar voz às comunidades tradicionais, à população do campo e aos que vivem do extrativismo. Estimulando produção, comercialização e conhecimento nos quatro cantos do Maranhão. Durante os 3 anos e 3 meses como secretário, Adelmo e toda equipe do Sistema SAF não mediram esforços para promover acesso à água, à terra e ao crédito.

Ressalta o candidato Adelmo Soares: “Nesta caminhada posso afirmar, com toda a certeza, que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. A regularização de terras, por exemplo, é umas das questões mais urgentes a serem resolvidas no Maranhão. E veja só, em 2 anos, quase 2500 títulos coletivos e individuais foram entregues a 7 mil famílias. Outras 2500 famílias do campo tiveram suas vidas transformadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Estamos aqui, mais uma vez, a disposição do projeto do governador Flávio Dino de oportunizar vida digna ao povo do Maranhão, desta vez defendendo as pessoas na Assembleia Legislativa”.

Mesmo com o afastamento de Adelmo Soares para as eleições 2018, os programas do Sistema SAF continuam sendo implantados e cuidando dos trabalhadoras e trabalhadores do campo, desta vez sob a responsabilidade do Júlio César, atual secretário da pasta, e da Loroana Mendonça, grande parceira e presidente da AGERP, bem como Raimundo Lídio, presidente do ITERMA; órgãos que compõem ao Sistema SAF, um dos grandes sistemas da gestão de Flávio Dino que revolucionou a forma com que a agricultura familiar foi tratada no estado; mostrando que sim: a agricultura familiar tem vez.

No final da plenária, Flávio Dino relembrou o momento histórico que o Maranhão está vivendo e a importância de combater as fake news, mentiras e perseguição dos opositores. Nesta caravana, são todos pelo Maranhão!

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Grave acidente em Caxias deixa uma pessoa morta e duas feridas

Fiat Palio envolvido no acidente.
Por volta das 19h desta segunda-feira (27), no Km 561,2 da BR-316, Povoado Altos, no município de Caxias, ocorreu uma colisão frontal envolvendo um Fiat/Pálio de placas OJN-9789/MA  e uma FIAT/Toro de placas PIM-8246/PI.

O Pálio seguia de Teresina para Caxias e era conduzido por Diomaiclyn Rodrigues de Sousa, Supervisor de Vendas de 32 anos que veio a óbito ainda no local. Já a Fiat/Toro seguia no sentido contrário de Codó para Teresina e era conduzida por José Francisco Marques de Melo, representante comercial de 47 anos e tinha como passageiro Vicente de Paulo Aaraújo da Silva, empresário de 53 anos, ambos tiveram ferimentos leves e foram socorridos pela equipe do SAMU Caxias para a UPA local.
Fiat Toro envolvido no acidente.
A colisão ocorreu na faixa de rolamento do sentido decrescente entre Teresina e Caxias, as causas ainda estão sendo investigadas pela PRF. Os veículos foram removidos para o pátio da Polícia Rodoviária Federal. Compareceram no local equipes da PRF, Bombeiros, SAMU e Polícia Civil.

Fonte: PRF.

CNJ afasta filha do desembargador Ricardo Duailibe por nepotismo

Os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinaram o afastamento de cidadã que havia sido designada para responder como substituta pela Serventia Extrajudicial do 2º Ofício de São José de Ribamar, no Maranhão, por evidências da prática de nepotismo – a substituta em questão é filha de um desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A decisão ocorreu na 276ª Sessão Ordinária (21/08) do CNJ.

Desembargador Ricardo Duailibe.
O recurso no CNJ foi proposto pela Associação de Titulares de Cartório do Maranhão (ATC/MA) e Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (Anoreg/MA), contra o ato da Corregedoria do tribunal maranhense que nomeou Cristina Leal Ferreira Duailibe, filha do desembargador do TJMA Ricardo Tadeu Burgarin Duailibe, para responder como interina da Serventia Extrajudicial do 2º Ofício de São José de Ribamar/MA.

Em 2017, o titular da serventia maranhense renunciou da outorga de sua delegação, e o tribunal designou em seu lugar a filha do desembargador. O então conselheiro do CNJ Norberto Campelo, havia determinado arquivamento do pedido por entender que as associações não teriam legitimidade para propor o processo em nome da possível substituta prejudicada por não ter sido nomeada.

Em recurso das entidades, o novo relator do processo, o conselheiro Valdetário Monteiro, entendeu, no entanto, que as entidades têm legitimidade na medida em que o ato supostamente ilegal repercutirá diretamente na esfera jurídica de parcela dos seus associados: os titulares de cartórios extrajudiciais maranhenses. Para o conselheiro, ainda que não houvesse legitimidade das duas associações no processo, o CNJ tem o dever de apurar os atos administrativos ditos ilegais.

De acordo com o voto do conselheiro Monteiro, que foi seguido pelos demais conselheiros, a nomeação da substituta, considerando a sua filiação, configura nepotismo e é contrária à Constituição Federal. O conselheiro considerou, em seu voto, normas como a Resolução CNJ nº 80/2009, que deixa clara a vedação da designação de parentes até o terceiro grau, por consanguinidade ou afinidade, de desembargador integrante do Tribunal de Justiça da unidade da federação em que se exerce o respectivo serviço notarial ou de registro.

Isso se deve, segundo o conselheiro Monteiro, à possível influência da indicação em decorrência do parentesco, até porque o Corregedor-Geral da Justiça, que irá nomear o interino, é desembargador do Tribunal de Justiça: “a nomeação ofende os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade”, diz o conselheiro Valdetário Monteiro.

Passageiros são baleados durante assalto a ônibus na BR-135 em São Luís

Imagem meramente ilustrativa.
SÃO LUÍS - Dois passageiros foram baleados durante assalto a ônibus por volta das 19h30 dessa segunda-feira (27). Dois suspeitos foram capturados, após esse assalto na Vila Esperança, na BR-135.

Segundo informações policiais, a dupla foi reconhecida pelo motorista e cobrador do ônibus como autores da ação criminosa. Railson Silva, de 24 anos, reagiu travando luta corporal, mas foi dominado pelos policiais. Um adolescente, de 16 anos, também foi apreendido.

Um dos suspeitos, que portava uma garrucha, disparou contra os dois passageiros. Lino Almeida, de 51 anos, foi atingido de raspão na cabeça, e Elaine Cabral Santos, de 21 anos, alvejada no peito. Eles foram encaminhados ao hospital.

De acordo com informações da polícia, o autor dos tiros achava que havia um policial no coletivo. Ele foi autuado por tentativa de latrocínio. Foram roubados celulares das vítimas, antes dos disparos de arma de fogo.

Do Imirante.

Moto roubada é recuperada em desmanche na zona rural de Vargem Grande

Motocicleta recuperada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da madrugada desta terça-feira (28), por volta das 1h, as polícias militar e civil de Vargem Grande conseguiram recuperar mais um veículo com ocorrência de roubo/furto.

A guarnição da PM, comandada pelo 1º Tenente Rios, recebeu denúncias de que no povoado Canto dos Bois, zona rural do município, estaria acontecendo um desmanche de motocicletas, supostamente roubadas ou furtadas. De imediato, os policiais foram até o local averiguar.

Ao chegarem na localidade, as autoridades policiais encontraram uma moto Yamaha Factor YBR 125 em processo de desmanche (o tanque de combustível do veículo estava escondido dentro de um matagal, sem pneus dianteiro e traseiro e com chassi cortado). A motocicleta estava na residência de Evandro Mendes de Sousa, vulgo Sabiá, que conseguiu fugir com a chegada da viatura.

Fábio Braga intensifica campanha em Vargem Grande, Chapadinha e Coroatá

Fábio Braga durante caminhada em Vargem Grande
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O deputado estadual Fábio Braga (SD), candidato à reeleição, acompanhou o governador Flávio Dino (PCdoB), na última semana, durante caminhadas, carreatas e palestras nos municípios de Vargem Grande, de Chapadinha e de Coroatá.

No final da tarde de quinta-feira (23), Fábio Braga esteve em Vargem Grande, onde, ao lado de Flávio Dino, do prefeito Carlinhos Barros, do deputado e presidente da Assembleia Othelino Neto, do ex-Ministro Gastão Vieira, do candidato ao Senado Weverton Rocha e de uma multidão de pessoas, percorreram as principais ruas da cidade em uma bonita caminhada.
Fábio Braga durante carreata em Chapadinha.
Em seu discurso, o deputado Fábio Braga, que é filho da terra, falou que o governador tem feito muito por Vargem Grande e que a cidade saberá agradecer. "O povo da minha Vargem Grande é um povo acolhedor e sabe retribuir quem lhe ajuda. E é por isso que estamos com você. Nossa cidade agradece a todos que ajudam no seu desenvolvimento", disse o parlamentar.

Horas depois, já em Chapadinha, acompanhado do ex-prefeito e líder político Isaías Fortes e do vereador Marcelo Menezes, Fábio Braga participou de mais um grande evento com o governador Flávio Dino. A carreata percorreu diversos bairros da cidade e levou milhares de pessoas às ruas. A população reforçou o apoio às reeleições do governador e do deputado estadual.
Fábio Braga durante caminhada em Coroatá.
Na manhã seguinte, foi a vez de Coroatá receber o 'Passinho do 65'. No município, o deputado Fábio Braga conta com o apoio dos vereadores Macílio e Camilo, do ex-vereador Jocimar, do empresário Neto da 1,25 e de diversos setores da sociedade civil. A caminhada, marcada por alegria e esperança, entrou para a história como uma das maiores de Coroatá.

Veja mais fotos:




Dois assassinos são condenados pelo Tribunal do Júri em Codó

Imagem meramente ilustrativa.
A juíza Flávia Pereira Barçante, titular da 3a Vara de Codó, presidiu duas sessões do Tribunal do Júri na última semana. Os réus foram Ermilson Cunha Lopes, levado a júri popular no dia 21, e Paulo Roberto Maximiano Viana, em sessão realizada no dia 23. Ambos estavam sendo acusados de prática de homicídio, tendo como vítimas Francisco de Assis Cardoso e Jairo Anastácio Bizarria, respectivamente, e foram considerados culpados pelo Conselho de Sentença.

No primeiro caso, consta no inquérito que na data de 12 de junho de 2016, o acusado teria estrangulado Francisco de Assis com um fio, roubando sua motocicleta em seguida. Foi apurado ainda nas investigações, que a vítima teria em relacionamento com o acusado. O crime ocorreu na Rua Santa Helena, no Bairro Trizidela. Após o homicídio, em depoimento à polícia, o réu confessou ter sido o autor. Ele foi considerado culpado pelo conselho de sentença e recebeu a pena de 15 anos e dois meses de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado.

No segundo julgamento, o réu Paulo Roberto estava sendo acusado de ter matado, junto com outras duas pessoas, a vítima Jairo Anastácio Bizarria, em 3 de julho de 2015. De acordo com relatos na denúncia, a vítima ingeria bebida alcoólica na companhia de um homem identificado como Francisco das Chagas, e posteriormente na companhia de outro acusado, Antônio José Rodrigues, no Bar do Linhares, de propriedade do avô de Paulo Roberto.

Pouco tempo depois, os dois acusados levaram José Anastácio até o corredor da folia, festa promovida pelo Município, quando Paulo Roberto teria empurrado a vítima para dentro de um veículo Gol. A polícia apurou que o crime teria sido praticado por causa de questões envolvendo drogas, haja vista que materiais de enrolar cocaína foram encontrados junto ao corpo da vítima. Paulo Roberto foi considerado culpado e recebeu a pena de 14 anos e três meses de reclusão, pena a ser cumprida em regime inicialmente fechado.

Caminhão capota ao entrar na 'Curva do S' e condutor tem morte imediata

Mais um acidente fatal na curva do S.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta segunda-feira (27), por volta das 22h30, mais um grave acidente foi registrado na temida 'Curva do S', na BR-222, entre Itapecuru-Mirim e Vargem Grande. Desta vez o caminhão de placas MWP-1769/São Luís perdeu o controle ao entrar na curva, capotou várias vezes e caiu na parte debaixo da ponte.

Segundo os bombeiros militares do 11º BBM, sediado em Itapecuru-Mirim, que atenderam a ocorrência, o acidente teve como vítima fatal o condutor do veículo identificado como Rudi Baron, de 51 anos, também conhecido como Bombacha. Quando a guarnição chegou, o mesmo já estava sem vida próximo a um barranco com fraturas no tórax, nos membros inferiores e superiores e também com esmagamento de crânio.

Além dos bombeiros, também estiveram no local do acidente policiais militares, civis e rodoviários federais, que orientavam outros veículos que trafegavam pela rodovia no sentido de evitar novos acidentes. Também foram cortados cabos das baterias do caminhão, visto que, havia vazamento de combustível.

O corpo da vítima foi levado ao Hospital Regional Adélia Matos, em Itapecuru, para que fossem tomadas as medidas necessárias.

Prefeito Carlinhos Barros lança Pedra Fundamental da 'Ponte para Sempre' do Povoado Cacimbas

Lançamento da Pedra Fundamental da Ponte das Cacimbas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros (PCdoB) esteve na manhã do último sábado (25) no povoado Cacimbas, zona rural do município, levando para os moradores daquela comunidade e da região mais uma 'Ponte para Sempre', projeto esse que visa substituir todas as pontes de madeira da zona rural por pontes metálicas.

O lançamento da pedra fundamental da ponte metálica das Cacimbas, com 54 metros de extensão sobre o Rio Iguará, contou com a presença de secretários municipais, de vereadores e dos moradores dos povoados beneficiados por esse importante projeto financiado com 100% de recursos próprios da prefeitura.

Lançamento da Pedra Fundamental da Ponte das Cacimbas.
Em sua fala, Carlinhos Barros destacou a ousadia e o pioneirismo do seu governo, pois, mesmo com a crise econômica em que o país está afundado, ele vem conseguindo realizar grandes ações no município através de programas próprios, como o Nosso Asfalto, o Pró-Mandioca e as Pontes para Sempre. "São programas financiados com recursos próprios, ou seja, com 100% do recurso do povo vargem-grandense", destacou.

O secretário Chefe de Gabinete Toinho Juvenil fez um discurso emocionado e destacou a importância do prefeito CB. "Eu não sei quanto tempo Carlinhos permanecerá na política e nem quantos anos ele ainda viverá, mas com o que ele vem fazendo certamente ficará imortal na história de Vargem Grande", disse Toinho.

Lançamento da Pedra Fundamental da Ponte das Cacimbas.
O secretário de Obras José Barros Filho falou que início do mandato o prefeito solicitou da equipe de governo os projetos mais relevantes e hoje, em pouco mais de um ano e meio, esses projetos saíram do papel e estão mudando a realidade da população. "O governo CB está definindo marcos históricos para o desenvolvimento de Vargem Grande, como a questão do restaurante popular, da água, do asfalto e das pontes metálicas. Eu, como vargem-grandense, me sinto orgulhoso em estar participando diretamente deste novo momento", falou o secretário.

Fotos: Alemão.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Polícia Civil de Itapecuru-Mirim prende acusado de estupro de vulnerável

Acusado de estupro.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil do Maranhão, através da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, prendeu nesta segunda-feira (27), em cumprimento de prisão preventiva, José Hailton Souza Nascimento, de 48 anos.

Contra José Hailton pesa a grave acusação de estupro de vulnerável, cuja a vítima tratava-se de uma criança de aproximadamente 11 anos de idade. O crime aconteceu em 2017 e agora o acusado foi preso no Povoado Entroncamento, nas margens das BRs 135 e 222.

Pais de gêmeas carbonizadas no Maranhão responderão em liberdade

Pais das gêmeas na delegacia.
Prestaram depoimento na tarde desta segunda-feira (27) na Delegacia Regional de Pinheiro, os pais das gêmeas de 1 ano de idade que morreram carbonizadas na última sexta-feira (24) no município de Central do Maranhão, a 88 quilômetros da capital (reveja).

De acordo com o delegado regional, Oseias Cavalcante, Dayane Soares de Almeida e João Batista Ferreira Júnior responderão em liberdade pelo crime de abandono de incapaz. “As investigações continuam e, por enquanto, eles serão indiciados pelo crime de abandono de incapaz qualificado pela morte. A pena vai de 4 a 12 anos, podendo ser aumentada em um terço por que são ascendentes das vítimas”, informou o delegado.

No dia do incêndio, que teria sido motivado por uma pane elétrica em um ventilador, as irmãs estariam acompanhadas das irmãs, uma de 7 e outra de 11 anos.  Os vizinhos teriam arrombado a porta da residência e conseguiram salvar as crianças mais velhas, que inalaram bastante fumaça. Laudo pericial vai esclarecer o que teria causado o incidente.

Os pais das crianças não estavam em casa no momento do incidente e, segundo o delegado Cavalcante, teriam saído para um aniversário momentos antes. As vítimas foram identificadas como Sollara Soares Ferreira e Sofia Soares Ferreira.

Veja o delegado regional de Pinheiro, Oseias Cavalcante:


Do Portal MA10.

MPF consegue na Justiça condenação de ex-prefeito maranhense

Ex-prefeito Adailton.
A partir de denúncia proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Pedro do Rosário Adailton Martins pela não prestação de contas, no tempo devido, de recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Educação e Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos foram repassados para a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), em 2008.

O FNDE repassou ao município de Pedro de Rosário os valores de R$ 44,1 mil e R$ 2 mil, para a execução do PDDE e do PNATE, respectivamente, em 2008. O término do prazo para apresentação da prestação de contas se deu em fevereiro de 2009, sem que o então prefeito, Adailton Martins, apresentasse a documentação necessária.

De acordo com o MPF, na qualidade de agente público cabe ao gestor do município administrar qualquer recurso liberado durante a sua gestão e prestar contas. A omissão causa prejuízo à sociedade, sobretudo pela falta de transparência na utilização dos recursos públicos.

Diante disso, a Justiça Federal condenou Adailton Martins a um ano e seis meses de detenção, nos termos do artigo 1º, VII, do Decreto-Lei 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade dos prefeitos municipais. A pena, que possui regime inicial aberto, pode ser convertida em duas penas restritivas de direitos: pagamento de três salários-mínimos e prestação de serviços à comunidade, com uma hora de tarefa gratuita por dia de condenação.

Além disso, a Justiça determinou a inabilitação do ex-prefeito, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

X ExpoVargem acontecerá no mês de Setembro


Por Blog do Alpanir Mesquita.

A X Exposição de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande (ExpoVargem) já tem data definida para ser realizada neste ano de 2018. A maior feira de Caprinos e Ovinos do estado do Maranhão, como é conhecida, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro no Parque de Exposições César Viana.

Aguardem mais informações.

Stenio e Andreia Rezende: Hospital São Domingos divulga Boletim Médico

Casal Rezende sofreu acidente no domingo.
Nota à imprensa - Boletim Médico.

A Assessoria de Comunicação do deputado estadual Stenio Rezende e da sua esposa Andreia Rezende, candidata ao pleito estadual 2018, vem a público comunicar o boletim médico dos envolvidos no acidente automobilístico na madrugada do último domingo (26), divulgado pelo Hospital São Domingos no final da manhã desta segunda-feira (27).

O deputado Stenio Rezende encontra-se estabilizado, consciente e orientado, internado na UTI do hospital, para tratamento intensivo. Apresenta lesões pelo corpo,  devido impacto do acidente, que já estão sendo tratadas. Os exames iniciais de imagem evidenciaram fratura no ombro direito, já em acompanhamento com a Ortopedia. 

A candidata a deputada estadual, Andreia Rezende, no momento encontra-se estabilizada e consciente. Já foi submetida a tratamento cirúrgico da lesão. Permanece sob vigilância e cuidados clínicos na UTI.

O motorista Davy Araújo, foi submetido a tratamento cirúrgico por apresentar fratura exposta na perna direita. Está estável e permanecerá internado sob observação médica.

Por fim, a Assessoria agradece em nome dos envolvidos, os primeiros cuidados realizados pelas ambulâncias do município de Satubinha, o atendimento prestado pelos Macros de Santa Inês e Bacabal, o transporte aéreo realizado pelo CTA, o atendimento médico de toda equipe do Hospital São Domingos e a todas autoridades e pessoas que enviaram e ainda enviam orações, mensagens de apoio e acalentamento.

Michel Temer 'engorda' campanha de Roseana Sarney com R$ 8 milhões

Temer, Roseana e Sarney.
Do Blog do Domingos Costa.

A executiva nacional do MDB, liderada pelo presidente Michel Temer, e dona da maior fatia do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), decidiu repassar a campanha da ex-governadora Roseana Sarney, R$ 8 milhões, dos R$ 234 milhões que pertencem à sigla no financiamento publico de campanha.

A determinação para a destinação da cifra milionária à candidatura da emedebista maranhense partiu de uma indicação direta de Temer, após pressão do ex-senador José Sarney, que reclamou do tratamento oferecido pela direção nacional do partido à candidatura da ex-governadora.
Conta de campanha de Roseana está cheia.

Veja a agenda semanal da Clínica São Lucas de Vargem Grande


CENTROLAB, Laboratório e análises clínicas, atendimento diariamente de segunda a sexta-feira. 

Dr. JOSUÉ PORTELA, clinico geral e gastroenterologista, dia 27/08, segunda-feira, a partir das 16h.

Dra. GRAÇA MARTINS, médica ginecologista, dia 28/08, terça-feira, a partir das 8:30h, fazendo consultas, colposcopia e exame preventivo. 

Dr. RAFAEL MESQUITA, médico especialista em ultrassonografia, quarta-feira, dia 29/08, a partir das 15:00h. 

Dr. MARCOS COUTO, médico ortopedista, quinta-feira, 30/08, a partir das 16:00h.

Dr. ARTHUR BELCHIOR, médico urologista, sábado, dia 01/09, a partir 8:00h.

Dr. BONIFÁCIO, médico cardiologista, sábado, dia 01/09, a partir das 8:00h.

Dr. ALEF VIANA, fisioterapeuta.

Dra. GEANE SOARES, especialista em endodontia e odontopediatria. 

Dr. JORGE PONTES, especialista em endodontia, atendendo também na parte de restaurações, limpezas, extrações de dentes inclusos, clareamento dental e outros. 

Dr ELSON ANDRADE, especialista em prótese e implantes dentários, sábado, dia 01/09, a partir das 14:00h. 

Maiores informações pelo telefone 99211-9327. Clínica São Lucas, aqui a saúde de sua família está em boas mãos.

Vereador Camilo apresenta Fábio Braga como seu candidato a Deputado Estadual em Coroatá

Fábio Braga recebe apoio do vereador Camilo.
Na noite do ultimo sábado (25), o deputado estadual Fábio Braga (SD), que é candidato à reeleição, esteve no povoado Pau de Estopa, zona rural de Coroatá, para receber a declaração de apoio do vereador Camilo (PSDC) que tem o grande povoado como a sua principal base eleitoral.

A escolha de Camilo por Fábio Braga foi devido sua proximidade com Coroatá, pois, segundo ele, Fábio sempre está visitando o município e buscando resolver as demandas que lhe são apresentadas. 

Fábio Braga recebe apoio do vereador Camilo.
"O deputado Fábio Braga é amigo de Coroatá, eu estudei muito a vida e o histórico dele antes de apresentar a vocês como o meu candidato, não tenho duvidas de que ele irá defender muito bem os interesses do povo do nosso povoado, votar nele é votar em mim, na minha avó, dona Diquinha, enfim, estaremos lutando todos juntos no propósito de reeleger o deputado Fábio", declarou o vereador.

Em seu discurso, Fábio agradeceu o apoio de todos os familiares do vereador, em especial a ex-vereadora Diquinha, que é avó de Camilo, e tem um grande serviço prestado na comunidade. 

Camilo está no seu segundo mandato e foi reeleito em 2016 com 688 votos. Sua família tem ao todo sete mandatos consecutivos concedido pelo povo de Coroatá. Também esteve na reunião o candidato a deputado federal Paulo Marinho Júnior, que é apoiado pelo grupo político do vereador Camilo.
Fábio Braga recebe apoio do vereador Camilo.