domingo, 28 de fevereiro de 2021

PM apreende arma de fogo e recupera veículo furtado em Itapecuru-Mirim



Por Blog do Alpanir Mesquita.

Durante este sábado (27) os policiais militares do 28º Batalhão, sediado em Itapecuru-Mirim, apreenderam uma arma de fogo e recuperaram uma motocicleta furtada, além de efetuar uma prisão.

Por volta das 8h30 foi preso Raylson da Silva Neves, de 20 anos, no bairro DER. Com ele os policias encontraram uma garrucha. Ele foi apresentado na delegacia regional para que fossem tomadas as medidas cabíveis. 

Já no início da noite, por volta das 18h, a guarnição da Força Tática tomou conhecimento da localização de uma moto que havia sido furtada dias anteriores. O veículo Honda CG Fan 125 de cor vermelha foi encontrada no bairro Malvinas. Os suspeitos do crime foram identificados como Deivison e Bruno e até o momento não foram presos.

Acordo corrige número de vagas para negros no concurso da Câmara Municipal de São Luís

Câmara Municipal de São Luís.
Em audiência de conciliação, realizada em 23 de fevereiro, o Ministério Público do Maranhão, a Fundação Sousândrade e a Câmara de Vereadores de São Luís firmaram acordo judicial para corrigir o quadro de vagas reservadas a negros e pardos no concurso público, regido pelo Edital nº 001/2018, da casa do Legislativo Municipal.

A correção foi pleiteada em Ação Civil Pública proposta, no dia 2 de fevereiro, pela titular da 11ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais, Márcia Lima Buhatem.

Pelo acordo, a Câmara efetuará o preenchimento de 10 vagas diretas para completar o percentual de 20% do total exigido em lei destinado a negros e pardos. Também destinará mais 15 vagas em cadastro de reserva.

A Câmara Municipal de São Luís e a Fundação Sousândrade também se comprometem a realizar, no próximo dia 10 de março, a convocação dos candidatos não eliminados para a heteroidentificação racial.

Devem, ainda, proceder, de 9 a 11 de abril, à identificação racial dos convocados, conforme edital lançado na página do concurso.

Além disso, devem divulgar até o dia 27 de abril o resultado final da heteroidentificação, após o julgamento de eventuais recursos. Os aprovados entram de acordo com sua pontuação na classificação.

O acordo foi homologado pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Direitos Difusos de São Luís.

VAGAS

Na ACP, o MPMA requereu medidas para constar, no edital, a reserva de 23 vagas diretas aos candidatos negros e pardos, alcançando o percentual de 20% estabelecido pela Lei Estadual nº 10.404/2015. O cálculo considera a totalidade de 114 vagas diretas ofertadas no certame. Deve observar, ainda, a reserva automática para as funções dos níveis superior e médio.

No edital original, foram reservadas apenas 13 vagas diretas e 31 em cadastro de reserva.

Redação: CCOM-MPMA

Presidente da Famem discute com MPMA e DPE sobre vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

Presidente da Famem.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 26, com o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau e o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, para discutir a demora da vacinação no estado do Maranhão.

Também participaram do encontro o prefeito de Presidente Dutra, Raimundo Alves Carvalho, o presidente da Associação de Pais e Alunos de Instituições de Ensino do Estado do Maranhão (Aspa/MA), Marcelo Freitas, e o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, José Márcio Maia Alves.

Durante o encontro, o presidente da Famem observou que alguns municípios, embora estejam vacinando os grupos prioritários, não estão alimentando os sistemas, o que tem sido tema de orientações por parte da Federação. No entanto, Erlanio Xavier também destacou a importância de maior agilidade no processo de vacinação, em especial devido ao agravamento da pandemia.

“Nós estamos chegando ao limite de ocupação de leitos, então a Famem está em diálogo com o Ministério Público e o Estado e vamos tomar atitudes mais severas para reduzir o avanço do vírus que está avançando rapidamente”, alertou o prefeito de Igarapé Grande. No município, um novo decreto suspendeu aulas particulares por 15 dias e reduziu a quantidade de pessoas permitidas em restaurantes e bares, entre outras medidas.

Eduardo Nicolau demonstrou a sua preocupação com os baixos índices de vacinação, em especial no interior do estado, bem como com a elevação nos índices de ocupação de leitos hospitalares em vários municípios. “Precisamos ter foco na garantia da vida e da saúde do nosso povo. Por isso estamos reunindo diversas instituições para discutir a realidade que estamos enfrentando e apontar caminhos para vencer esse momento difícil”, afirmou.

Marcelo Freitas afirmou que o avanço do novo coronavírus tem atingido mais crianças, estando dez delas internadas em UTIs em todo o estado. Para o presidente da Aspa/MA, medidas mais rígidas podem levar à suspensão de aulas. “Entendemos que muitos pais precisam que seus filhos estejam nas escolas enquanto trabalham, mas precisamos contar com a sensibilidade de todos”, ressaltou.

Médico é preso com armas de fogo, mas paga fiança de R$ 20 mil e acaba solto em Santa Inês

Armas de fogo apreendidas.
A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 09h40, o nacional L.E.S.N. por crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo. Prisão realizada pela 7ª Delegacia Regional em Santa Inês.

De acordo com a equipe, por volta das 06h, os policiais civis se dirigiram à residência do senhor L.E.S.N, para cumprir a Mandado de Busca e Apreensão expedido nos autos do processo n. 61-93.2021.8.10.0057, onde deveriam ser apreendidos aparelhos celulares, laptops, tablets, etc.

Ao chegarem no endereço fornecido pelo suspeito, nos autos do processo, os policiais civis souberam que L.E.S.N. não residia mais ali, mas que poderia ser encontrado no seu consultório médico, em uma clínica no bairro Canecão, em Santa Inês, onde realizava atendimento aos seus pacientes e clientes.

Os policiais civis realizaram campana em frente ao referido consultório médico e, na chegada de L.E.S.N, por volta das 09h40, resolveram agir e realizar a abordagem policial. Foram até o consultório e pediram a L.E.S.N. que os acompanhassem para uma busca em seu veículo. Na busca veicular, os policiais localizaram treze munições calibre .38; trinta e três munições calibre .12; dois revólveres de calibre .38, marca Taurus.

Em razão de L.E.S.N não ter autorização para portar em via pública os referidos artefatos bélicos, os policias lhe deram voz de prisão e o conduziram à 7ª Delegacia Regional em Santa Inês, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. L.E.S.N foi posto em liberdade após o pagamento de fiança arbitrada no valor de vinte mil reais.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Clodoaldo Corrêa assume a coordenação de comunicação da Famem

Clodoaldo Corrêa.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, nomeou o jornalista Clodoaldo Corrêa como novo coordenador de comunicação da entidade.

O novo chefe da comunicação da Famem agradeceu a confiança e disse que manterá o trabalho que estava sendo feito pelo antecessor. “Eu estou confiante que vamos manter a boa gestão de comunicação que vinha sendo feita na Famem desde que o presidente Erlanio assumiu. O trabalho do Leandro Miranda deu uma grande notoriedade ao trabalho das prefeituras e iremos dar continuidade a este trabalho”.

O ex-coordenador de comunicação, Leandro Miranda, está de partida para Brasilía-DF, onde desempenhará novas funções como correspondente do programa Ponto e Vírgula, da rádio Difusora FM.

Clodoaldo Corrêa é formado em Comunicação Social pela Universidade Federação do Maranhão e trabalhou como repórter e editor do jornal O Imparcial, correspondente no Maranhão dos jornais O Estadão, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão e atualmente comanda o programa Ponto Continuando na rádio Mais FM ao lado do radialista Rogério Silva.

Do Blog Marrapá.

Maranhão confirma primeiro caso da variante P.1 da Covid-19

Imagem ilustrativa.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o resultado do primeiro caso confirmado da variante P.1 da Covid-19, nesta sexta-feira (26). A variante, identificada originalmente no Amazonas, torna o coronavírus mais contagioso, segundo estudos preliminares.

O primeiro caso confirmado no Maranhão trata-se de pessoa do sexo feminino, de 35 anos, residente no município de Paço do Lumiar, guarda municipal de São Luís, sem histórico de viagem.

A paciente apresentou sintomas suspeitos da Covid-19 com tosse, mialgia, perda de olfato e paladar. Sem comorbidade, cumpriu quarentena em isolamento domiciliar, com plena recuperação.

O exame RT-PCR foi coletado no Hospital São Luís e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) que encaminhou a amostra à Fiocruz.

Nota Informativa

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Maranhão (Cievs/MA) emitiu nota informativa para os 217 municípios maranhenses em alerta a detecção da variante P.1 no estado.

O documento traz recomendações sobre a intensificação do uso de máscara, higienização das mãos, vacinação dos grupos prioritários e distanciamento social.

Variante

De acordo com o Ministério da Saúde, a variante brasileira, chamada P.1, já foi identificada nos estados do Amazonas, São Paulo, Goiás, Paraíba, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí e, agora, no Maranhão.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Após ser diagnosticado com Covid-19, Prefeito Benedito Coroba decreta lockdown parcial em Itapecuru-Mirim

Benedito Coroba.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Itapecuru-Mirim Benedito Coroba, por meio do Decreto Nº 023/2021, de 25 de fevereiro, determinou medidas mais duras de isolamento social devido o avanço da pandemia do novo coronavírus no município.

As principais restrições dizem respeito a suspensão do consumo local em bares, restaurantes, conveniências, padarias, depósitos de bebidas, supermercados e similares, ficando autorizado somente o modo delivery e retirada. As academias de ginásticas deverão permanecer fechadas por 30 dias, podendo o prazo ser prorrogado. Atividades esportivas também estão proibidas, bem como a realização de quaisquer tipos de festas e eventos. Cultos religiosos só podem ser realizados com 30% da capacidade de seus templos.

Já farmácias, drogarias, bancos e clínicas poderão funcionar sem restrições. O comércio em geral poderá funcionar de segunda à sexta, até às 18h, e aos sábados e domingos, até às 12h, respeitando os protocolos sanitários. Escolas particulares terão suspensas as suas aulas presenciais de 27 de fevereiro a 14 de março, podendo o período ser prorrogado, sendo mantidas as atividades remotas. 

Vale ressaltar que o prefeito Coroba e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Teresa Landi foram diagnosticados com a doença recentemente e estão em tratamento (saiba mais).

Operação Trem Bala efetua prisões por tráfico de drogas, homicídios e torturas

Operação Trem Bala.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), no município de Cururupu, a operação Trem Bala, em que cumpre seis mandados de prisão temporária e dezesseis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da comarca de Cururupu, atendendo a representação da Polícia Civil.

A operação foi realizada pelas equipes do 1º Distrito de Cururupu em conjunto com a 21ª Delegacia Regional de Cururupu, e contou com apoio operacional da Delegacia Especial da Mulher de Cururupu, das delegacias de Bacuri, Guimarães e Mirinzal, bem como da Delegacia Regional de Pinheiro, de Zé Doca, além do 25º Batalhão da Polícia Militar de Cururupu e 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mirinzal.

O objetivo da ação foi desarticular associações criminosas especializadas na prática do crime de tráfico de drogas, que atuam na região da Baixada Maranhense, especificamente, na cidade de Cururupu. Além do crime de tráfico, as organizações são suspeitas de crimes de homicídios, lesões corporais e torturas, que têm vitimado a sociedade cururupuense. Na oportunidade, foram presas nove pessoas por crimes dessa natureza. 

Foram presos os investigados J.P.S, conhecido como Jodeca; V.C.V, conhecido como Vinícius e o investigado R.G., conhecido por Júnior; J.G.L, conhecido como JEAN; J.G.P. e M.T.S., conhecido como LOW; E.B.F., conhecida como Vanusa e B.S., presos por Posse Ilegal de Arma de Fogo, Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e Associação Criminosa Armada e Receptação.

Por fim, foi cumprido mandado de prisão definitiva em desfavor de A.G.A., que estava foragido do Estado do Pará, também suspeito da prática do crime de Roubo, com emprego de arma de fogo de uso restrito, na cidade de Bacuri. 

No total, foram apreendidos um tablete de cocaína prensada; cinquenta e seis porções pequenas de cocaína embaladas para comercialização; cento e vinte e seis porções médias de crack; três tabletes de maconha prensada; cento e cinquenta e nove papelotes de maconha; aproximadamente, R$10 mil em espécie; dois revólveres calibre 38 com 16 munições intactas; uma pistola calibre 380 e 15 munições intactas; dois rádios comunicadores e onze pacotes de cigarro da marca Might, de comercialização proibida no Brasil. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e as investigações seguem no intuito de localizar os demais coautores.

Prefeitura de Nina Rodrigues antecipa pagamento dos servidores e movimenta economia local

Prefeito Rodrigues.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da secretaria municipal de Finanças, antecipou por mais uma vez o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais. Os proventos, que são pagos normalmente dentro do mês, no dia 30, foram antecipados para hoje (26). O pagamento diz respeito ao mês de fevereiro de 2021 e foi uma determinação do prefeito Rodrigues.

"Esse é um esforço que nossa gestão vem fazendo em Nina Rodrigues, temos garantido o pagamento dos servidores em dia como forma de valorizá-los. Além disso, estamos realizando grandes obras no município, seja com recursos próprios ou em parceria com o governos federal e estadual", disse o prefeito Rodrigues.

Parceria com Famem pode incluir mais 251 mil famílias do Maranhão no programa Tarifa Social

Tarifa Social.

Mais de 928.000 famílias maranhenses tiveram benefícios econômicos com a implantação da Tarifa Social de Energia no Maranhão, promovido pela Equatorial, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Maranhão é o segundo melhor estado no Brasil em desempenho no Tarifa Social de Energia, com 79% de aderência, perdendo apenas para o estado do Piauí, que lidera o ranking.

Com o objetivo de ampliar o benefício, a Equatorial, SEDES e Famem, realizaram nesta quinta-feira, 25, a solenidade virtual de assinatura do Termo de Cooperação para a segunda etapa da campanha Tarifa Social de Energia e o reconhecimento dos municípios que se destacaram na primeira etapa.

Para o secretário executivo da Federação, Marcelo Freitas, que representou o presidente Erlanio Xavier, a parceria entre as instituições possibilitou a injeção de 321 milhões de recursos em meio à crise financeira e social, em virtude da pandemia.

“Foi muito importante essa parceria. A Equatorial, SEDES e a Famem não mediram esforços para garantir um grande número de beneficiários. Agora, em 2021, nós temos o desafio de sair da segunda colocação e alcançar a primeira posição no ranking e levar mais benefícios aos municípios maranhenses”, evidenciou.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, participou da solenidade de forma virtual e acentuou que o trabalho foi positivo, beneficiando centenas de famílias maranhenses. “Conseguimos esse expressivo resultado de implantação da Tarifa Social de Energia no Maranhão, com benefícios econômicos para 928.000 famílias”, comemorou.

O presidente da Equatorial, Augusto Dantas, ressaltou a importância da ampliação do programa para alcançar e levar os benefícios para mais 251 mil famílias. “Queremos trabalhar ao longo do ano, mesmo com o distanciamento social, com as parcerias, esperamos avançar e alcançar mais famílias”, disse.

Augusto ainda lembra da facilidade em inscreve-se no programa. Segundo ele, a família precisa ter seu NIS, o número de inscrição social, ligar para o telefone 216 ou falar com a Clara pelo WhatsApp e fazer o seu pedido de registro. “Não custa nada, é automático, rápido e logo no mês subsequente, a pessoa passa a receber esse desconto”, explicou. 

O presidente avisa que para saber se a pessoa tem o NIS ou se ele ainda está ativo, basta ligar para a Central de relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

O secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, destacou os resultados obtidos por meio do programa e afirmou que mais de 206 mil pessoas podem perder o benefício se não atualizarem os seus dados.

“O ano de 2020 foi difícil com a pandemia do novo coronavírus. Mas precisamos continuar o trabalho para evitarmos que duzentas mil pessoas do Maranhão percam esses benefícios. Será ruim para eles e para a economia do estado”, alertou.

Honaiser ainda lembra que os municípios estão com novas administrações e devem se empenhar na mobilização do programa. “Após a assinatura do termo de cooperação da segunda etapa, vamos promover uma capacitação para os gestores que estão chegando agora para saber como fazer efetivamente o trabalho”, disse.

O cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos junto ao CRAS ou à Prefeitura, pois a não atualização do cadastro leva a perda do benefício. De acordo com dados do Tarifa Social, no ano de 2020 mais de 157 mil famílias tiveram desconto na conta, um crescimento de 20% em relação a 2019. Esse número equivale em R$ 321 milhões injetados na economia do Maranhão.

Levando em consideração a evolução em pontos percentuais, o município de Davinópolis, da região sul, foi destaque. Em dezembro do ano passado, ela chegou a 87,01% de beneficiados. Já em relação a maior evolução em quantidade, a capital do Maranhão, São Luís teve destaque com 125.320 beneficiados.

O que é o programa?

O programa Tarifa Social de Energia é um benefício que ajuda na redução da taxa de energia em até 65% do valor cobrado. Para indígenas e quilombolas o desconto pode chegar até 100%.

Operação Cerco Total aprende arma de fogo e motocicletas em Vargem Grande

Guarnições presentes na Operação Cerco Total.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Vargem Grande, em conjunto com a polícia civil e a guarda municipal, realizaram nesta quinta-feira (25), entre 17h e 22h, a Operação Cerco Total. A ação, comandada pelo Capitão Flávio, contou ainda com a presença da guarnição de Nina Rodrigues e da Equipe Águia de Itapecuru-Mirim.
Arma de fogo apreendida.
A operação tinha como intuito combater possíveis ações criminosas na cidade, tais como assaltos, tráfico de drogas, dentre outros, e também garantir a segurança da população, além da apreensão de veículos com restrições.
Motocicletas recolhidas.
Durante as abordagens, foram apreendidas uma arma de fogo do tipo garrucha e cinco motocicletas com adulteração de escapamento que causam ruídos (descarga cadron), equipamento proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o Capitão Flávio, a polícia militar dará continuidade nas ações ostensivas e preventivas.

TCE desaprova prestações de contas de ex-prefeitos maranhenses

TCE-MA.

Os conselheiros e procuradores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) reunidos em Sessão Plenária eletrônica realizada na manhã desta quarta feira, 24, desaprovaram as prestações de contas apresentadas pelos seguintes gestores municipais: José Aldo Ribeiro Sousa (São João do Paraíso/2014); Veronildo Tavares dos Santos (Santa Luzia/2014) e Vilson Andrade Barbosa (Gonçalves Dias/2014).

Foram aprovadas com ressalvas as prestações de contas de George Luiz Santos (Primeira Cruz/2017); Ivaldo Almeida Ferreira (Mirinzal/2012), com multa de R$ 8.000,00 e José Gomes Rodrigues (Buriticupu/2016).

Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as prestações de contas enviadas ao TCE por Renato Luiz Ribeiro Oliveira (Anapurus/2011), com débito de R$ 78.700,00 e multas no total de R$ 24.830,00. Rubem Batista de Macedo (Governador Luiz Rocha/2016) teve sua prestação de contas julgada regular.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Gestão de Othelino Neto investe em obras de adaptação que garantem mais acessibilidade na Assembleia

Entrada principal da Assembleia Legislativa possui rampa de acessibilidade.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), autorizou a elaboração de estudos e projetos de engenharia e arquitetura de adequação às normas e recomendações técnicas para dar condições de acessibilidade ao conjunto de edificações que faz parte do Parlamento Maranhense. 

“Nosso prédio já melhorou muito nesse aspecto de facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência física. Sua concepção original não incluiu a acessibilidade, porém, agora, fizemos várias alterações. Hoje, com a inauguração da tribuna acessível, concluímos mais uma etapa da série de transformações pelas quais tem passado a Assembleia Legislativa para garantir a acessibilidade a todos”, destacou Othelino. 

A Sede da Casa do Povo já passou por adequações em suas principais vias de acesso. Na área externa do Palácio Manuel Beckman, algumas intervenções já foram solicitadas à Prefeitura de São Luís. “Já pedimos à Prefeitura que fizesse uma intervenção no canteiro da avenida para que, mesmo aqueles que parem no ponto de ônibus do outro lado da Avenida Jerônimo de Alburqueque, tenham condições de vir à Assembleia sem nenhum tipo de obstáculo que os faça depender de outra pessoa”, explicou o presidente. 

Já no plenário, rampas foram implantadas na entrada principal, assim como no acesso à tribuna. Tudo, no sentido de oferecer melhores condições de acesso à Casa do Povo. 

Tribuna adaptada 

A mais recente das intervenções foi a tribuna do Plenário Nagib Haickel, que agora é a única do estado adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Nesta semana, durante sessão plenária, a deputada Andreia Martins Rezende (DEM), usuária de cadeira de rodas, comemorou a adequação da Assembleia Legislativa às normas de acessibilidade. 

“Desde o início do meu mandato, eu tenho sinalizado, em minhas falas, e, principalmente, ao pé do ouvido do meu presidente, o meu desejo de ter o meu lugar de fala igual aos dos demais colegas. E para que se torne um marco histórico, aqui estou eu falando desta tribuna acessível”, ressaltou. 

Em um discurso emocionante, a parlamentar agradeceu ao presidente Othelino Neto pela iniciativa e destacou a importância da adequação. “É um sentimento de muita alegria e de muito orgulho, porque essa tribuna adaptada era uma reivindicação antiga. Desde o início do meu mandato sentia o desejo de ter a minha fala como a dos demais colegas. Não posso deixar de ressaltar a sensibilidade do presidente Othelino, que fez o possível e o impossível para que todo o prédio estivesse adaptado”, completou Andreia.

Veja mais:



Bandido que tentou matar delegado no Piauí é preso no interior do Maranhão

Momento da prisão.
A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Militar, prendeu nesta quarta-feira(24), na cidade Fortuna, um rapaz de 26 anos em cumprimento a Mandado de Prisão pela Tentativa de Homicídio a um Delegado Regional do Estado do Piauí, no dia 05.04.2020 na cidade de Floriano/PI.

De acordo com a investigação, o preso é condenado por Roubo na cidade de Barão de Grajaú, e acusado por roubos a postos de combustíveis, depósitos de gás e roubos às agências dos Correios das cidades de Barão de Grajaú e Nazaré do Piauí/PI, além da Tentativa de Homicídio pela qual foi preso hoje.

Ainda de acordo com a polícia, o criminoso possui alto grau periculosidade e estava foragido há anos, o que demandou vultuosos esforços para sua localização e captura. O que ocorreu na data de 24.02.2021, após meses de trabalho investigativo das forças policiais.

Após ciência do teor da Ordem de Prisão, o acusado foi encaminhado ao Sistema Penitenciário do Maranhão, onde aguardará transferência para o Estado do Piauí, onde responderá pelos crimes que cometeu. Na operação foi presa, em flagrante delito, uma mulher de 27 anos, em cuja bolsa foram encontradas munições. A mulher morava junto com o foragido da justiça mencionado acima.

Participaram da operação: o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos(DCCT/SEIC), Policiais Civis da Delegacia de São Domingos do Maranhão, Grupo de Pronto Emprego(GPE), Força Tática e Centro Tático Aéreo de Presidente Dutra; além da Guarnição da Polícia Militar de São Domingos do Maranhão.

Da Ascom PCMA.

Acusado de assassinar taxista reage a abordagem e morre em confronto com policiais em Viana

Taxista morto e acusado do homicídio.

Na manhã dessa quarta-feira (24), um suspeito de matar o taxista Ilmar Santana Bastos, na cidade de Viana, morreu em confronto com a polícia. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, policiais da 6ª Delegacia Regional de Viana e do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Bope PM-MA, estavam tentando cumprir um mandado de prisão e cinco mandados de busca contra os suspeitos de terem assassinado o taxista.

Durante o cumprimento da prisão, um dos suspeitos entrou em confronto com os policiais, os quais reagiram e atiraram contra o homem, que morreu no local. Com o suspeito foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma pistola 380 municiada, idêntica à usada no homicídio investigado, e um revólver calibre 32, além de munições.

O homem, identificado como Hitanael Correia Souza, de 24 anos, é suspeito de ter participado da morte do taxista, que aconteceu no povoado São Pedro, na zona rural de Viana, no último dia 4 de fevereiro. Segundo as investigações, por volta das 10h, a vítima estava fazendo o transporte de passageiros no sentido Penalva/Viana, quando foi morto.

Após investigações, a polícia conseguiu identificar um dos suspeitos. Segundo a polícia, o homem tem uma extensa ficha criminal, já sendo investigado pela prática de diversos crimes, desde tráfico de drogas, roubos e até homicídios.

Durante a operação dessa quarta, ainda foi preso em flagrante um comparsa do suspeito que foi a óbito. O preso estava na posse de uma arma de fogo e de uma motocicleta com registro de roubo ou furto. A polícia continua as diligências para concluir as investigações, apontando e prendendo todos os envolvidos no crime.

Do Blog do Gilberto Lima.

Medida Cautelar do TCE suspende licitações em Conceição do Lago-Açu

Prefeito de Conceição do Lago-Açu.
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) acatou por unanimidade Representação com pedido de Medida Cautelar formulada pelo Núcleo de Fiscalização II do TCE contra o município de Conceição do Lago-Açu, tendo como responsáveis Divino Alexandre de Lima, atual prefeito, e Rodrigo Pereira dos Santos, pregoeiro municipal.

A Medida Cautelar solicitada pelo Núcleo de Fiscalização II do TCE pleiteava a suspensão dos atos administrativos relativos aos procedimentos licitatórios: Pregão Presencial nº 01/2021, Pregão Presencial nº 02/2021 e Pregão Presencial nº 03/2021, bem como os atos deles decorrentes.

Os mencionados pregões presenciais objetivavam a contratação de empresa especializada na prestação de limpeza pública (lixo domiciliar); contratação de empresa especializada na prestação de serviços de implantação, locação, manutenção e suporte do sistema de gestão da administração municipal e contratação de empresa especializada na prestação de serviços na manutenção preventiva e corretiva de sistema de iluminação pública.

Entre os principais fundamentos presentes na Representação do Núcleo de Fiscalização II do TCE, identificam-se a desobediência de normas pelos pregões presenciais que resultam em falta de transparência e restrição à competitividade, diante da não disponibilização dos editais no site do município de Conceição do Lago-Açu/MA, em afronta aos princípios da legalidade, isonomia, competitividade, impessoalidade e economicidade, contidos no art. 3º da Lei nº 8.666/93.

O relator da Representação, conselheiro Edmar Serra Cutrim, acolheu a integralidade dos argumentos apresentados pelo Núcleo de Fiscalização II do TCE e apresentou ao Pleno voto no sentido de emissão da Medida Cautelar, sendo acompanhado de forma unânime pelos demais conselheiros presentes.

As determinações da Medida Cautelar que devem sem cumpridas de forma imediata e em sua integralidade pelo gestor e o pregoeiro municipal são as seguintes: a suspensão dos atos administrativos referentes as licitações Pregão Presencial nº 01/2021, Pregão Presencial nº 02/2021 e Pregão Presencial nº 03/2021, e que efetuem as adequações necessárias para garantir a total publicidade e competitividade destes certames.

Reabertura do prazo de 08 dias úteis do Pregão Presencial nº 01/2021, Pregão Presencial nº 02/2021 e Pregão Presencial nº 03/2021, nos termos da Lei nº 10.520/2002, contados a partir da efetiva disponibilização do edital.

Disponibilização efetiva dos editais no Portal de Transparência do Município de Conceição do Lago-Açu/MA, em obediência ao art. 8º, §1º, IV e §2º da Lei 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação.

Alimentação das informações de todos os processos de contratação e contratos do exercício 2021 no SACOP, nos termos e prazos da Instrução Normativa TCE/MA 34/2014, descumprimento que enseja multa nos termos do inciso III art. 67 da Lei 8.258/2005 c/c art. 274, inciso III do RITCE/MA.

Fazer adequações nos editais de licitações caso optem por realizar modalidade de licitação presencial, justificando e demonstrando as razões de tal escolha, nos termos do § 4º do art. 1º do Decreto nº 10.024/2019.

Suspensão de quaisquer atos decorrentes destas licitações, inclusive contratos e pagamentos, até o julgamento do mérito do processo.

Em caso de descumprimento das determinações constantes da Medida Cautelar, que seja aplicada multa até o limite de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), com base nos artigos 67, VIII e 75, § 6º da Lei nº 8.258/2005 (LOTCE).

No Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, sessão na Assembleia é conduzida por mulheres

Cleide Coutinho preside os trabalhos, ao lado das deputadas
Betel Gomes e Andreia Martins Rezende.

No dia 24 de fevereiro, é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Marcando a data, a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta quarta-feira (24) foi conduzida unicamente por mulheres. A deputada Cleide Coutinho (PDT) presidiu os trabalhos, ao lado das deputadas Betel Gomes (PRTB) e Andreia Martins Rezende (DEM).

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil tornou-se lei em 2015, na gestão da presidente Dilma Roussef. A data marca a conquista do direito ao voto (ainda que parcial) pelas sufragistas brasileiras, em 1932.

Cleide Coutinho falou da honra em conduzir a sessão plenária no dia alusivo à participação feminina nos grandes debates de interesse do Brasil. “Ainda precisamos avançar muito, mas temos a certeza de que as conquistas alcançadas representam o tamanho da competência e poder das mulheres. Nosso Parlamento é bem representado neste sentido e continuaremos lutando pela participação feminina nos campos de debates", completou a parlamentar.

Representatividade

A deputada Andreia Martins Rezende destacou a representatividade feminina no Parlamento maranhense. “Sinto-me extremamente feliz em fazer parte de um Parlamento com uma quantidade feminina tão representativa, que consegue equilibrar decisões sábias com a sensibilidade que temos. O voto foi o início das nossas conquistas, mas ainda acredito que o Brasil precisa derrubar muitas 'paredes invisíveis'. Precisamos ocupar ainda mais espaços políticos e ter uma proporcionalidade de comando de partidos”, assinalou.

Em suas redes sociais, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), também registrou a data. “Hoje, celebramos 89 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Uma data que merece ser lembrada, pois foi um importante passo na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Sinto-me muito feliz ao ver que, atualmente, na Assembleia Legislativa, temos uma expressiva bancada feminina, o que demonstra que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços na política”.

Bancada feminina

Atualmente, a Assembleia possui uma bancada feminina formada por dez mulheres, o que corresponde a 24% do total das vagas, percentual maior do que a atual presença feminina na Câmara Federal: 15%. Outro ponto relevante que confirma a força da presença feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão é que dos nove membros da Mesa Diretora, cinco são mulheres. São elas: as deputadas Detinha (2ª Vice-Presidente), Thaiza Hortegal, (3ª Vice-Presidente), Andreia Martins Rezende (1ª Secretária), Cleide Coutinho (2ª Secretária) e Daniella Tema (4ª Secretária).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

PM recupera moto roubada após perseguir acusado de vários crimes em Vargem Grande

Motocicleta apreendida.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (24), por volta das 19h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande foram informados de que um elemento de alta periculosidade e autor de vários crimes na cidade, identificado como Edmundo da Conceição Araújo, estava transitando em uma motocicleta Honda Pop cometendo assaltos.

De imediato a guarnição seguiu em diligência para o bairro Rosalina, onde na Travessa da Estrela foi possível localizar uma moto com as mesmas características estacionada na porta da residência da mãe do suspeito, que conseguiu fugir. Após consultas aos sistemas policiais, constatou-se que o veículo possuía registro de roubo/furto. A irmã dele se apresentou como proprietária e, por esse motivo, recebeu voz de prisão e foi apresentada na delegacia local.

OUTROS CRIMES

Não é de hoje que Edmundo comete crimes em Vargem Grande. No mês de dezembro, ele e outro comparsa praticaram um assalto com uso de violência na Rua São Sebastião. No ato, eles agrediram as vítimas com socos e coronhadas. O momento foi registrado por câmeras de videomonitoramento (relembre aqui). 

MANDADO DE PRISÃO

Para o delegado Bruno Sobreira, ele é o principal membro de uma quadrilha especializada em assaltos e também de tentativas de homicídios, inclusive contra um policial civil. Por esses crimes, existe um mandado de prisão em aberto contra o acusado expedido pela Comarca de Vargem Grande. Na entrevista, o delegado ainda diz que Edmundo é investigado em pelo menos 15 inquéritos. As forças de segurança têm intensificado o cerco e é questão de tempo sua prisão.

Confira a entrevista do delegado na íntegra:

Acusado de balear PM na Cohab é preso na zona rural de Itapecuru-Mirim

Acusado foi preso em Itapecuru.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta quarta-feira (24), por volta das 16h, policiais militares 28º Batalhão, sediado em Itapecuru-Mirim, foram até o povoado Pindoval fazer o levantamento a respeito de um indivíduo que estava escondido e baleado no braço.

Ao chegarem na localidade, os familiares do suspeito o entregaram aos policiais e este confessou ser o autor dos disparos de arma de fogo que teve como vítima o policial militar Cosme durante tentativa de assalto no bairro Cohab, em São Luís, na última sexta-feira (19). O preso foi identificado como Gabriel Souza Cunha.

RELEMBRE O CASO

O soldado da Polícia Militar Anderson Cosme foi baleado no bairro da Cohab, em São Luís. O PM é lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar e ingressou na PM em 2015. Segundo a polícia, o soldado estava em uma oficina mecânica, próximo ao Pop Center, quando dois criminosos chegaram no local de motocicleta e anunciaram o assalto.

O PM reagiu e acabou sendo alvejado com disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido, levado ao Hospital São Domingos e passou por cirurgia. Os assaltantes conseguiram fugir após o crime.

Falso médico é preso em flagrante atendendo paciente em clínica de São Luís

Falso médico em atendimento.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu em flagrante nesta quarta-feira (24), um falso médico no bairro Santa Efigênia, em São Luís. De acordo com a polícia, o homem que não foi identificado, atuava ilegalmente como oftalmologista.

A polícia localizou o suspeito após denúncias anônimas. As investigações apontam que ele usava um nome e um registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) falsos para atuar em ilegalmente em clínicas dos bairros Cohatrac, Cohab, Centro e Santa Efigênia, na capital maranhense.

O suspeito foi preso em flagrante no momento em que realizava um atendimento médico oftalmológico em uma paciente. No local, a polícia apreendeu jalecos e carimbos utilizados por ele, mas com o nome de outro médico.

Além disso, a polícia apreendeu recibos de consultas, receituários médicos e até comprovantes de procedimentos cirúrgicos assinados pelo falso médico.

Segundo a polícia, deve responder pelos crimes de exercício ilegal da medicina e estelionato. Após a prisão, ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde vai permanecer à disposição da justiça.

Do G1 MA.

Não perca o Dia D do Carnaval da Alegria Landry Móveis

Landry Móveis.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Dia D para você mobiliar sua casa de uma só vez chegou: Dia D do Carnaval da Alegria Landry Móveis, que será nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. Mas, lembre-se, é só dia 26. 

Corra e aproveite os descontos e os prazos que você só encontra na Landry Móveis, pois na Landry os descontos são de verdade. Um dia para você comprar muito com super desconto.

Confira em nossas Lojas: Água Doce, Anajatuba, Araioses, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Itapecuru, Mata Roma, Rosário, Santa Quitéria, Santa Rita, Santana do Maranhão, São Bernardo, Tutóia e Vargem Grande.

Operação Las Vegas fecha casa de jogos de azar em Rosário


Dinheiro e máquinas apreendidas.

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, no início da manhã de hoje (24), a operação “Las Vegas”, no município de Rosário, em que fechou casa de bingo e caça-níquel. Na ação, realizada da 1ª Delegacia Regional de Rosário, uma pessoa foi conduzida e outras três foram identificadas como responsáveis pelo local.

Segundo a Polícia Civil, o estabelecimento funcionava há quase dez anos no município de Rosário, de acordo com informações da gerente, que foi conduzida para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, conforme artigo 50 da Lei das Contravenções Penais: “estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele”.

Na casa de bingo foi apreendida grande quantidade de dinheiro, aparelhos celulares, central de circuito interno de TV, sete monitores, nove máquinas de jogos, recibos e notas fiscais em nome do proprietário, cadernos de contabilidade e diversos equipamentos eletrônicos relacionados aos jogos de azar.

A Operação foi denominada “Las Vegas” em virtude dos Cassinos, em Nevada, nos Estados Unidos, locais onde se praticam jogos de azar. As ações fazem parte da execução do plano operacional da Delegacia Regional de Rosário para o ano de 2021.

Da Ascom PCMA.

Justiça determina retirada de cães da residência de idosa em São Luís; local abrigava mais de 100 animais

Idosa terá acompanhamento multiprofissional.

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio da 16ª Promotoria de Justiça Especializada de São Luís, o Poder Judiciário determinou a retirada progressiva de animais na residência de uma aposentada de 79 anos, no bairro do Cohaserma, em São Luís. A estimativa é que ela tenha mais de 100 cães e a quantidade elevada de animais causa transtornos para os vizinhos e oferece risco à saúde pública. A primeira etapa da decisão foi cumprida na manhã desta terça-feira, 23, com a captura e retirada de 15 cachorros.

Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses onde serão examinados por uma equipe de veterinários, farão exames e posteriormente serão disponibilizados para adoção. A operação foi coordenada pelos promotores de justiça José Augusto Cutrim (Defesa do Idoso) e Cláudio Rebêlo Alencar (Defesa do Meio Ambiente).

A decisão da juíza Laysa Martins Mendes, da 7ª Vara da Fazenda Pública, determina que os animais sejam retirados progressivamente, a cada 20 dias, até restarem cinco. Também foi determinado que a idosa seja inserida em programa de acompanhamento por equipe multiprofissional da Rede de Atendimento Domiciliar e de Atenção Básica, bem como por profissionais da Coordenação da Saúde Mental do Município de São Luís para avaliação e tratamento médico e psicológico.
Casa abrigava mais de 100 cães

Além disso, o Município de São Luís é obrigado a providenciar relatório médico psiquiátrico da idosa com o objetivo de averiguar eventual transtorno de acumulação de animais ou outras doenças existentes.

A ação contou com a participação de diversos órgãos públicos municipais de São Luís e do Estado do Maranhão, além de entidades da sociedade civil e pessoas da comunidade. “Hoje verificamos a situação da salubridade do espaço e os cães recolhidos vão passar por exames e depois serão vacinados. Trata-se de uma medida necessária para garantir a saúde da idosa, dos animais e garantir um ambiente adequado para os vizinhos”, avaliou Cláudio Alencar.

Na avaliação do promotor de justiça Augusto Cutrim, a preocupação do MPMA foi assegurar o cumprimento da decisão judicial, com a retirada dos cães, mas também garantir a segurança da idosa, evitando que houvesse o impacto emocional ou na saúde dela. “O que ficou constatado é que ali é um espaço onde os animais são maltratados e a idosa também. Estamos concluindo a investigação para saber quem leva esses animais, de que forma são alimentados e quem está administrando os recursos financeiros dela”, afirmou Cutrim.

Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA).

Prefeito e primeira-dama de Itapecuru-Mirim testam positivo para Covid-19

Prefeito e primeira-dama.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Itapecuru-Mirim Benedito Coroba e a primeira-dama e também secretária municipal de Assistência Social Teresa Landi testaram positivo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito pela assessoria de comunicação do município na manhã desta quarta-feira (24) por meio das redes sociais. "Clamamos à população que reforcem os cuidados no combate ao coronavírus", diz o anúncio.

Confira na íntegra:

Presidente da Famem participa de debate sobre educação com secretários municipais

Encontro com secretários municipais.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, participou, nesta terça-feira, 23, do encontro da União dos Dirigentes Municipais da Educação com o tema "A Undime e o Dirigente Municipal de Educação" para debater o planejamento de diretrizes para garantir os direitos à educação pública de qualidade. O evento aconteceu no auditório do Sebrae, em São Luís, capital do Maranhão.

Estiveram presentes os secretários de educação dos municípios maranhenses, além do presidente da Famem, Erlanio Xavier; do presidente da Undime, Marcony Wellyton; da secretária adjunta de Educação do Estado, Nadya Dutra; do diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho; da coordenadora da Unicef, Ofélia Silva, e da representante da União de Conselhos Municipais de Educação, Alice Pires.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, ressaltou os desafios da educação nos municípios maranhenses e que o diálogo entre os dirigentes é importante na luta por uma educação de qualidade. “Os municípios maranhenses enfrentam várias dificuldades, entre elas, a redução dos recursos para a educação. Precisamos buscar mais conhecimento, como esse evento. A federação dos municípios está à disposição nessa luta”, disse. 

De acordo com o presidente da Undime, Marcony Wellyton, o encontro serve para orientar os gestores municipais nesses primeiros dias de nova gestão nos seus municípios. “Esse encontro é um momento ímpar nesses primeiros cinquenta dias de gestão dos novos governos municipais. É o primeiro encontro estadual presencial de secretários municipais de educação após o início da pandemia”, destacou. 

O diretor do Sebrae, Mauro Borralho, enfatizou que no ano de 2020 o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atendeu cerca de 132 municípios maranhenses. Ele reforçou a parceria da instituição com a União dos Dirigentes Municipais da Educação e acredita no empreendedorismo como forma de transformação social.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Marco histórico: Andreia Rezende estreia primeira tribuna acessível do Maranhão na gestão de Othelino Neto

Othelino parabenizou Andreia pelo discurso, que marca a história
da Assembleia e de sua passagem pela Presidência da Casa.
A deputada estadual Andreia Martins Rezende (DEM) usou, pela primeira vez, na sessão plenária desta terça-feira (23), a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, única no estado adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, viabilizada agora na gestão do atual presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).   

Em tom positivo, a parlamentar expressou sua alegria. “Desde o início do meu mandato, eu tenho sinalizado, em minhas falas, e, principalmente, ao pé do ouvido do meu presidente, o meu desejo de ter o meu lugar de fala igual aos dos demais colegas. E para que se torne um marco histórico, aqui estou eu falando desta tribuna acessível”, ressaltou.  

No seu discurso, Andreia Rezende agradeceu ao presidente da Casa, deputado Othelino Neto, pelo olhar diferenciado à acessibilidade. “Meu coração, meu amigo, está cheio de gratidão. E é dessa forma que eu quero te dizer o meu muito obrigada. Muito obrigada pela tua sensibilidade, pela vossa empatia, mas muito obrigada mesmo é pelas ações nesta Casa, neste prédio, para facilitar a vida das pessoas com deficiência”, disse a deputada, acrescentando ainda que o Parlamento maranhense dá exemplo para todo o Maranhão e para o país.  

“Por mais simples que pareça esse gesto, eu tenho certeza que muitos outros parlamentares com deficiência física ou com mobilidade reduzida ainda utilizarão essa tribuna”, completou a deputada.  

A democrata também se direcionou aos colegas parlamentares. Segundo ela, a convivência tornou os deputados mais humanos e igualitários. “Eu sinto isso na convivência com vários de vocês e eu não posso dizer que não sinto orgulho de participar desse momento na vida de cada um. Não tenho dúvida de que o olhar da grande maioria dos colegas que comigo convive se modificou”, avaliou.  

Marco histórico 

O presidente Othelino Neto manifestou-se, afirmando que o pronunciamento de Andreia Rezende marca a história da Assembleia Legislativa e de sua passagem pela Presidência. “Fiquei também emocionado com este momento. Nós tínhamos essa dívida, uma dívida histórica com as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e estamos corrigindo essa falha”, acentuou, citando algumas das intervenções feitas na Casa para permitir a acessibilidade. 

“Temos essas intervenções, que vêm desde a entrada da Assembleia. Nós, inclusive, já concluímos. Falta agora apenas uma pequena intervenção da Prefeitura de São Luís, que já solicitamos, do outro lado da avenida e no canteiro central, para que qualquer pessoa que queira chegar aqui, e que não tenha como vir de carro, possa descer do ônibus e ter acesso às nossas dependências. Do portão de entrada para cá, já foram feitas as intervenções para permitir acessibilidade”, acrescentou Othelino.  

Ministério Público investiga se Prefeita de Araioses furou fila de vacinação

Prefeita de Araioses.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou inquérito civil público contra a prefeita de Araioses, Luciana Marão Félix, após denúncia de que ela haveria furado a fila de vacinação contra a Covid-19.

O procedimento foi aberto pelo promotor de Justiça John Derrick Barbosa Braúna, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Araioses, após denúncia enviada ao Parquet. Além da prefeita, será investigada no mesmo processo a secretária municipal de Saúde de Araioses, Aila Maria dos Santos Freitas.

Do Blog do Gilberto Léda.

Polícia Militar dá mais detalhes da prisão de Coroataenses por tráfico de drogas em Vargem Grande

Veículo e droga apreendidos em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Capitão Flávio, comandante da 3ª Cia do 28º BPM, sediada em Vargem Grande, concedeu entrevista à TV Nova e faz um balanço das últimas ocorrências registradas no município.

Uma das ocorrências diz respeito a prisão de quatro pessoas residentes em Coroatá pelo crime de tráfico de drogas. A abordagem ao veículo aconteceu na tarde desta segunda-feira (22) na BR-222, nas proximidades do posto desativado da PRF, onde foram apreendidas quantidade de drogas do tipo maconha e importância em dinheiro (saiba mais).

Os presos foram identificados como Renan Santos Almeida, de 30 anos; Natália Figueiredo da Silva, de 23 anos; Eugênio de Moura Buhatem, de 23 anos; e Samara Virliane Souza da Conceição, de 30 anos.

Confira todas as informações:

Empreendedores têm chance de melhorar vendas com o Mais Renda

Entrega dos kits.
Pequenos empreendedores do Maranhão terão mais oportunidade de potencializar suas vendas com o Programa Mais Renda. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, participou, nesta segunda-feira, 22, no Palácio dos Leões, da entrega pelo Governo do Estado de kits de negócios a 19 municípios. 

São mais de 200 atendidos  que receberam equipamentos de 4 ramos econômicos: alimentação, beleza, confeitaria e costuraria. O programa foi ampliado para atender centenas de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da entidade municipalista destacou ações da gestão do governador Flávio Dino na área do desenvolvimento social, sobretudo, no incentivo aos pequenos negócios. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado que está melhorando muito o estado, dando oportunidade, gerando emprego e renda para os pequenos e médio empreendedores”, disse.

De acordo com governador do Maranhão, Flávio Dino, o programa garante incentivo aos microempreendedores individuais. “São famílias que trabalham, por exemplo, com alimentação, beleza, na porta das suas casas, nas praças, nos locais públicos, de modo geral. Por isso, nós acreditamos que ao estimular o empreendedorismo, nós estamos estimulando a geração de renda e garantindo que, apesar da pandemia, essas pessoas consigam manter a subsistência das suas famílias”, destacou. 

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, o Mais Renda é uma janela de oportunidades para as pessoas de baixa renda que são empreendedoras e precisam de suporte para melhorar de vida. “Estamos ampliando e inovando o Mais Renda por ser um programa excelente para auxiliar as pessoas que tiveram dificuldades financeiras neste momento de pandemia”, explicou o secretário.

O programa

O Mais Renda é um programa idealizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e já beneficiou quase 2 mil pessoas com cursos, capacitações, entrega de equipamentos nos ramos da beleza e alimentação.

Nesta etapa, foram beneficiadas pessoas das cidades de Axixá, Balsas, Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Coroatá, Fortaleza dos Nogueiras, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Loreto, Matões, Colinas, Paraibano, Passagem Franca, Riachão, Rosário, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, Trizidela do Vale e Morros.

Josimar de Maranhãozinho confirma que pode romper com Flávio Dino

Flávio e Josimar.
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, em entrevista ao programa Questão de Ordem, da Rádio Nova FM, nesta segunda-feira (22), comentou sobre um possível rompimento do seu grupo político com o governo Flávio Dino (PCdoB).

Controlador de três partidos – PL, Avante e Patriotas – Moral da BR, apelido pelo qual o parlamentar é conhecimento no meio político, não descartou a possibilidade ao confirmar, mais uma vez, que pretende disputar a eleição para governador em 2022.

“Não tomaremos nenhuma decisão prematura. Iremos ouvir todos os integrantes do nosso grupo político. Será uma decisão pensada e de grupo”, comentou o deputado, que conseguiu eleger mais de 40 prefeitos/prefeitas ano passado.

A afirmação de Josimar só ratifica os rumores que correm nos bastidores dando conta da sua insatisfação em relação ao governador no que se refere a possuir espaço de poder no primeiro escalão da administração estadual. Até 2019, Moral da BR controlava, através da sobrinha, Fabiana Vilar Rodrigues (à época no Avante), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

No ano seguinte, indicou Fabiana para figurar como candidata a vice-prefeita de São Luís na chapa encabeçada pelo deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), que acabou derrotada no segundo turno da eleição na capital. Mesmo possuindo três partidos e grupo político amplo, Josimar ainda permanece sem ser contemplado na reforma administrativa proposta por Dino.

Josimar, ainda durante a entrevista, confirmou novamente que lançará a esposa, a deputada estadual Detinha (PL), para o cargo de deputada federal e que o seu grupo político fechará questão em torno de uma “candidata” para deputada estadual. A “candidata”, ao que tudo indica, deverá ser a própria Fabiana Vilar ou a irmã do deputado, a prefeita reeleita de Zé Doca, Josinha Cunha (PL).

Do Blog do Gláucio Ericeira.

1º Desafio Iniciante de MTB reúne dezenas de ciclistas e incentiva prática do esporte em Vargem Grande e Região

Ciclistas em Vargem Grande.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Foi realizado neste domingo (21) o 1º Desafio Iniciante de Mountain Bike (MTB) de Vargem Grande. O evento, organizado pela Bike Racing Team VG com o objetivo de incentivar ainda mais a prática do esporte, teve recorde de inscrições e reuniu mais de 90 ciclistas do município e de diversas cidades do estado, inclusive a capital São Luís.

Os competidores das categorias masculino e feminino se reuniram logo nas primeiras horas da manhã na Praça da Matriz e de lá todos seguiram para a trilha, sendo 40km para os homens e 30km para as mulheres. Os campeões foram:

MASCULINO
Masculino.

1- Sérgio Sousa - Miranda;
2- Roberth David - São Luís;
3- Wesley Vinicius - Codó;
4- Goldberg de Araújo - Chapadinha;
5- Pedro Delmone - Chapadinha.

FEMININO
Feminino.

1- Maria Joana - Itapecuru;
2- Leide Araújo - Vargem Grande;
3- Alana Carla - Vargem Grande;
4- Nuby Suzene - Chapadinha;
5- Emanuele Mendes - Itapecuru.

Para o diretor geral do evento Augusto Neto, a competição foi "um sucesso absoluto, sucesso esse graças a todos os inscritos que abrilhantaram o evento. Após dias de muito trabalho na organização, deu tudo certo, agradeço a presença de todos e em breve tem mais", agradeceu.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Chuva provoca alagamentos e causa transtornos no trânsito em São Luís

Árvore caiu sobre carro.
A chuva forte que caiu na tarde desta segunda-feira (22), derrubou árvores, provocou alagamentos e causou transtornos para motoristas e pedestres em diversos pontos de São Luís. A rua principal do bairro Quebra Pote, na zona rural de São Luís, ficou completamente alagada. Devido à Devido à força da enxurrada, o muro de uma casa caiu.

O Rio Paciência, que atravessa os quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), transbordou e alagou uma avenida, impossibilitando a passagem de veículos e pedestres no local.

No bairro Cohab Anil, a chuva forte provocou a queda de árvores na praça 12. Um carro que estava estacionado na praça foi danificado quando uma das árvores caiu.
Alagamento no Mercado Central.
O estacionamento do Mercado Central, na região central de São Luís, ficou completamente alagado. Em vídeos divulgados nas redes sociais, mostra o drama de motoristas que ficaram ilhados por conta do alagamento no local.

Na Estrada do Araçagy (MA-203) o caos está completo por conta das obras do BRT. Comércios ao longo da estrada ficaram inundados. Carros menores que tentaram atravessar o aguaceiro acabaram pifando.

Previsão do tempo

Para esta terça-feira (23), a previsão do tempo é de sol com muitas nuvens durante o dia, com mínima de 24° e máxima de 29° segundo o site ClimaTempo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado do Maranhão está em Alerta Laranja, com Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.


As informações são do G1 e do Jornal Pequeno.