quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Justiça do Maranhão autoriza saída de 736 presos no Natal

Imagem ilustrativa.
O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Francisco Ferreira de Lima, encaminhou à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária a lista com os nomes dos 736 apenados e apenadas beneficiados com a saída temporária do Natal de 2025. Todos foram autorizados a sair a partir das 9h do dia 23 de dezembro (terça-feira), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até às 18h do dia 29 de dezembro (segunda-feira). O magistrado determinou também que os diretores das unidades prisionais comuniquem à 1ª VEP, até às 12h do dia 7 de janeiro de 2026, o retorno ou não dos internos e internas e eventuais alterações.

O magistrado esclarece que os apenados e apenadas foram beneficiados com a saída temporária por preencherem os requisitos previstos nos artigos 122 e 123 da Lei nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal) e podem sair para visita aos familiares se por outros motivos não estiverem presos. Não terá direito ao benefício o condenado que cumpre pena por praticar crime hediondo ou com violência ou grave ameaça contra pessoa (§ 2º, art.122). Os beneficiados e beneficiadas devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

Homicídios são registrados nos bairros Trizidela e Santo Antônio; veja vídeo

Vítimas.
Em entrevista à imprensa local, o Capitão Alysson, da polícia militar, comentou os dois homicídios registrados na última terça-feira (16) em Codó, crimes que aconteceram em bairros diferentes da cidade e mobilizaram as forças de segurança ao longo do dia.

O primeiro caso ocorreu durante a tarde, no Residencial Trizidela, onde um homem identificado como Samuel dos Santos, de 34 anos, foi morto a tiros em via pública. De acordo com informações repassadas pelo Capitão Alysson, a vítima estava retornando do trabalho quando foi surpreendida por dois indivíduos que chegaram em uma motocicleta e efetuaram vários disparos.

A PM foi acionada por moradores e, ao chegar ao local, constatou o óbito. A área foi isolada até a chegada da perícia. O capitão informou que a motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas e que todas as linhas de investigação estão sendo consideradas.

Jovem grávida assassinada no bairro Santo Antônio

Horas depois, já no período da noite, um segundo homicídio foi registrado no bairro Santo Antônio, onde Irane Gonçalves da Silva, uma jovem grávida de 17 anos, foi assassinada a tiros dentro da própria residência. Conforme relatado pelo Capitão Alysson, a vítima estava na porta da casa da mãe quando percebeu a aproximação de dois homens em uma motocicleta.

Ainda segundo o oficial, a jovem teria reconhecido os suspeitos e correu para dentro do imóvel na tentativa de se proteger, mas um dos criminosos desceu da moto, entrou na residência e efetuou os disparos que resultaram na morte da adolescente. Ela era companheira de Tiago Leal Costa, conhecido como “TH Morte”, foragido do sistema prisional que morreu em confronto com a PM na semana passada no município. Os dois casos foram registrados na polícia civil, que ficará responsável pela continuidade das investigações para esclarecer as circunstâncias, motivações e autoria dos homicídios.


Do Blog do Marco Silva.

Brandão anuncia pacote de medidas destinadas a mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda

Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão anunciou um grande pacote de ações voltado aos trabalhadores que trafegam sobre duas rodas no Maranhão. A medida foi apresentada diretamente aos profissionais e prevê mais segurança, qualificação e geração de renda para mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda em todo o estado.

O Governo do Maranhão vai entregar 2 mil motos zero-quilômetro destinadas a mototaxistas e motofretistas, além de 30 mil capacetes de segurança, no âmbito do Programa Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas. Também estão previstos 2 mil coletes de identificação profissional e 1.000 mochilas de trabalho específicas para motofretistas, fortalecendo a atividade e garantindo melhores condições no dia a dia.

Por meio de edital, já lançado pelo Detran-MA, o Programa Avança Maranhão, em sua primeira edição, disponibilizará 6 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança, kits profissionais e o sorteio de 100 motocicletas zero-quilômetro destinadas a profissionais já regularizados. Segundo Brandão, a distribuição de kits vai ser benéfica em diversas frentes. "Essa é uma oportunidade para quem quer trabalhar, uma porta de entrada para o futuro. Com esse pacote, fortalecemos o trabalho de pessoas de baixa renda e ainda garantimos mais segurança no trânsito", explicou.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, o programa representa um avanço importante na valorização dos profissionais que trabalham sobre duas rodas. “Estamos unindo capacitação, equipamentos de segurança e geração de renda, com foco na redução de riscos e na promoção de um trânsito mais seguro para todos os maranhenses”, destacou.

O pacote inclui ainda a oferta de cursos gratuitos. Motociclistas de baixa renda poderão participar de curso de segurança no trânsito, requisito para receber o capacete. Já mototaxistas e motofretistas terão acesso a cursos de formação técnica específicos, exigidos para o exercício legal da atividade, ampliando a segurança e a profissionalização da categoria. Nesta primeira etapa, os sorteios e a execução do edital contemplam municípios com mais de 100 mil habitantes, totalizando inicialmente 10 cidades para o sorteio de motocicletas zero-quilômetro, além dos 72 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, para a capacitação de motociclistas.

Segundo o governador, a medida trará benefícios para milhares de maranhenses e impacto direto na vida de milhares de trabalhadores. O objetivo é reduzir riscos, ampliar oportunidades e reconhecer a importância de quem move a economia todos os dias sobre duas rodas. As informações completas estão disponíveis no site do Detran-MA.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Professora é presa com quase meio milhão de reais acusada de agiotagem no Maranhão

Dinheiro apreendido.
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), a polícia civil do Maranhão prendeu em flagrante uma mulher, de 63 anos, suspeita de envolvimento em um esquema de agiotagem e retenção ilegal de cartões de benefícios de idosos, em Timon. A ação policial teve como objetivo inicial o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência da investigada, localizada no bairro Boa Vista, com a finalidade de localizar indícios relacionados à prática criminosa.

Durante as diligências, os policiais civis apreenderam centenas de cartões bancários pertencentes às vítimas, acompanhados das respectivas senhas, além de dezenas de notas promissórias assinadas em branco. Também foi encontrada uma grande quantia em dinheiro, totalizando R$ 443.451,00 (quatrocentos e quarenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e um reais).

Diante dos fatos, a mulher, que exerce a profissão de professora, foi autuada em flagrante e apresentada na Central de Flagrantes de Timon, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações terão continuidade com o objetivo de identificar possíveis outros integrantes da associação criminosa, bem como apurar a prática de outros crimes, incluindo lavagem de dinheiro.

PM intensifica abordagens e apreende motocicletas em Vargem Grande

PM em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Vargem Grande, juntamente com o Esquadrão Águia, está intensificando as abordagens durante este mês de dezembro, por ocasião das festividades de final do ano, visando, principalmente, coibir e reprimir a ocorrência de crimes na cidade, bem como apreender veículos com restrições e outros ilícitos, tais como, drogas e armas de fogo.
Motos apreendidas.
As ações policiais, que integram a Operação Impacto, também vão combater a prática de manobras perigosas, conhecidas popularmente como 'grau', e o uso de escapamentos adulterados (descargas cadrom), impedindo a perturbação do sossego e garantindo a ordem pública. Nesta segunda-feira (15), por exemplo, quatro motocicletas foram recolhidas.

Maranhão entra em alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes

Imagem ilustrativa.
O Maranhão está entre os 17 estados colocados em alerta laranja pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à previsão de tempestades e chuvas intensas que podem causar estragos. O aviso é válido até esta quarta-feira, 17, e indica situação meteorológica perigosa. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas que podem chegar a 100 milímetros por dia e rajadas de vento de até 100 km/h em áreas do estado. O cenário eleva o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas, exigindo atenção redobrada da população.

No Maranhão, a recomendação é que moradores acompanhem os boletins meteorológicos e adotem medidas preventivas, especialmente em regiões historicamente mais vulneráveis a alagamentos e ventos intensos. A defesa civil orienta que, em caso de ventos fortes, as pessoas evitem transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Se os ventos se intensificarem, a indicação é buscar abrigo em locais seguros, longe de objetos que possam ser arremessados.

Em situações de chuva intensa com alagamentos é recomendável não atravessar ruas alagadas nem pontes e pontilhões submersos, devido ao risco de arrastamento e acidentes. Também é recomendado evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar, além de caminhadas ou pedaladas na orla quando houver ondas atingindo a ciclovia.

Além do Maranhão, o alerta laranja atinge os estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. O Inmet reforça que o alerta laranja significa a necessidade de vigilância, com a população devendo se informar regularmente sobre as condições do tempo e seguir as orientações.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Iracema Vale recebe instituições em reunião de agradecimento pela defesa e proteção das mulheres

Encontro na Assembleia.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta segunda-feira (15), representantes de instituições que atuam diretamente na defesa, proteção e garantia dos direitos das mulheres. A reunião teve como objetivo, além de agradecer o trabalho desenvolvido por esses órgãos no estado, discutir novas sugestões e estratégias para o combate ao feminicídio em 2026.

Durante o encontro, a presidente Iracema destacou a importância da atuação integrada entre os órgãos, ressaltando que a união institucional é essencial para garantir acolhimento, justiça e proteção às mulheres. “Esse é um momento de agradecimento às instituições que fizeram e seguem fazendo um excelente trabalho em prol das mulheres maranhenses. Que no próximo ano possamos continuar juntos, fortalecendo essa parceria e batalhando cada vez mais pela causa feminina”.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Casa da Mulher, Patrulha Maria da Penha e do Conselho Estadual da Mulher, instituições fundamentais na construção de políticas públicas e ações que salvam vidas e asseguram direitos. De acordo com o Mapa da Segurança Pública, o Maranhão registrou 47 feminicídios em 2023, número menor que o de 2022. Apesar da queda, o dado segue alarmante. Já entre janeiro e setembro de 2025, a base de dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA) contabilizou 49 registros, evidenciando que a violência contra a mulher continua sendo um problema grave no estado.

No âmbito do sistema de Justiça, os números também refletem o esforço institucional no enfrentamento à violência doméstica. Até 30 de junho de 2025, a Justiça do Maranhão concedeu 13.004 medidas protetivas de urgência, com tempo médio de resposta de apenas dois dias, metade do tempo médio nacional, que é de quatro dias. Além disso, a Justiça de 1ª Instância do estado já realizou 5.883 julgamentos de casos de feminicídio e 291.556 processos de violência doméstica, segundo dados do Painel da Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A reunião tem como principal objetivo o compromisso coletivo de seguir fortalecendo parcerias, ampliando ações e consolidando uma rede cada vez mais humana, eficiente e presente na vida das mulheres. Também participaram os deputados estaduais Florêncio Neto (PSB); Ana do Gás (PCdoB); Helena Dualibe (PP) e Daniella (PSB).

Brandão anuncia redução da tarifa do transporte alternativo

Carlos Brandão.
O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (15), o Programa Transporte Para Todos, durante ato no Terminal Rodoviário de São Luís, no bairro Santo Antônio. O programa consiste em um subsídio direcionado a trabalhadores e operadores de vans e microônibus que impactará na redução da tarifa do transporte alternativo, de R$ 5,00 para R$ 4,20. A gestão estadual pagará um subsídio de R$ 0,91 por quilômetro rodado e a estimativa é que sejam investidos R$ 1,3 milhões por mês.

O governador Carlos Brandão explicou que o programa também incentiva a regularização do transporte alternativo, uma vez que para ter acesso ao subsídio é necessário estar com o cadastro regularizado junto à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). De forma gradual, o programa será iniciado na Grande Ilha e depois na cidade de Imperatriz.

“Em primeiro lugar, as vans e micro-ônibus têm que estar cadastradas e regularizadas junto à MOB. Nós vamos pagar R$ 0,91 por quilômetro rodado para cada um desses veículos. O programa contemplará os donos de vans e de micro-ônibus na região da Grande Ilha e, também, o usuário. O preço da passagem vai baixar de R$ 5,00 para R$ 4,20, uma economia de R$ 0,80. Isso vai melhorar a renda das pessoas. É uma grande conquista, acima de tudo, para o consumidor”, informou o governador.

Para o presidente das Cooperativas da Grande Ilha pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Michel Pinho, a iniciativa da gestão estadual representa o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais do transporte alternativo, que há mais de três décadas lutam por melhores condições de trabalho.

“Quero agradecer de coração ao governo estadual pelos atos que estão fazendo para melhoria do transporte alternativo, não somente na Grande Ilha, mas também em todo o estado. Estamos muito alegres com a notícia do subsídio para o transporte alternativo, estamos lutando há mais de 32 anos e o atual governo tem olhado para o transporte alternativo e lutado por cada um de nós, não somente na Grande Ilha, como na Baixada Maranhense e nas BRs”, destacou Michel Pinho.

Segundo o presidente da Cooperativa de Turismo e Transporte Alternativo de São José de Ribamar (Coottamar), Warmiston de Sousa Aick, o apoio da gestão estadual é essencial para a melhoria das condições de trabalho e transporte dos passageiros. “Essa iniciativa é de grande importância para o transporte alternativo. Só temos a agradecer por essa atenção e entendimento que o governo está tendo com o transporte alternativo da Grande Ilha e de todo o Maranhão. O governo, através da MOB, está dando esse incentivo e isso nos faz organizar em relação ao transporte”, frisou.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende empresários com R$ 1 milhão em São Luís

Dinheiro apreendido.
Nesta segunda-feira (15), a Polícia Federal apreendeu R$ 1.000.000,00 em espécie, em posse de duas pessoas, após a realização de saque provisionado numa agência bancária localizada em São Luís. Durante as diligências, verificou-se que os envolvidos eram sócios de uma empresa de engenharia que mantém contratos milionários tanto com o Governo do Estado do Maranhão quanto com o Município de São Luís, alguns deles envolvendo verbas federais.

Diante da coleta de indícios de ocultação da origem ilícita dos recursos, os suspeitos foram conduzidos à Superintendência de Polícia Federal do Maranhão, onde prestaram declarações. Os valores em espécie e os dispositivos eletrônicos apreendidos serão encaminhados para análise pericial e rastreamento financeiro, com o objetivo de identificar eventuais desvios de recursos públicos.

Envolvidos na morte de policial militar no Pará são presos na Cidade Operária

Dupla presa.
Na manhã desta segunda-feira (15), a polícia civil do Maranhão, em apoio a polícia civil do Pará, realizou, em São Luís, uma ação intitulada de “Operação Última Vigília”, que resultou no cumprimento de dois mandados de prisão contra duas pessoas, um homem e uma mulher, investigados por participação na morte de um policial militar ocorrido no Pará.

Com base na investigação, no dia 26 de maio deste ano, o cabo Lucas da Silva Monteiro, acompanhado de outro policial, estava em uma viatura realizando um trabalho de abordagem no bairro Florestal, situado no município de Santa Izabel do Pará, quando os ocupantes de um veículo abriram fogo contra os agentes, sem dar chance de reação. O cabo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Após a troca de informações precisas entre as polícias civis dos dois estados, equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), conseguiram localizar e prender os alvos no bairro Cidade Operária, em São Luís. Os presos foram apresentados na delegacia para serem tomadas as medidas cabíveis, sendo posteriormente encaminhados para unidades prisionais da capital, onde devem ficar à disposição do Poder Judiciário.

Ponte sobre Rio Itapecuru volta apresentar riscos e preocupa moradores de Coroatá

Ponte em Coroatá.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os moradores de Coroatá voltaram a demonstrar preocupação com a ponte sobre o rio Itapecuru, que divide o centro da cidade com o bairro Trizidela, além de interligar Vargem Grande e toda região do Baixo Parnaíba com a região dos Cocais. Em 2021, após apresentar problemas graves, a estrutura chegou a ser interditada (relembre).

Agora, quatro anos depois, vídeos compartilhados nas redes sociais chamaram novamente a atenção das autoridades do município, resultando, inclusive, em uma vistoria com integrantes da secretaria de Estado de Infraestrutura, prefeitura, vereadores, bombeiros e defesa civil. Entre as primeiras medidas adotadas, está a retirada do semáforo instalado na MA-020, na saída da ponte sentido centro. 


O Programa Canal Aberto trouxe todas informações:

Ar-condicionado provoca incêndio em apartamento na área nobre de São Luís

Apartamento ficou destruído.
O incêndio registrado na noite deste domingo (14), em um apartamento no edifício Porto Madero, na região da Ponta do Farol, área nobre de São Luís, teria sido provocado por um problema no ar-condicionado. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que atendeu a ocorrência. Segundo os bombeiros, o fogo começou na suíte principal do apartamento 1203, localizado no 12º andar do prédio. As chamas se espalharam rapidamente e o imóvel ficou praticamente todo destruído.

O morador relatou à equipe de resgate que tentou conter o incêndio com o uso de um extintor, mas não conseguiu controlar o fogo. Em seguida, ele deixou o local. O Corpo de Bombeiros informou que não há registro de feridos e que não foi confirmado se havia outras pessoas no apartamento no momento do incêndio. Duas equipes foram mobilizadas para o combate às chamas. Os militares utilizaram mangueiras conectadas ao sistema de recalque do condomínio, com apoio do Auto Bomba Tanque (ABT) e do ABTS-02. O incêndio foi controlado com sucesso e o trabalho de rescaldo também foi realizado.

De acordo com os bombeiros, devido aos danos causados pelo fogo, ainda não é possível avaliar se houve comprometimento da estrutura do apartamento. A Defesa Civil deve ser acionada para realizar uma vistoria técnica no edifício e verificar as condições de segurança do local. As causas exatas do problema no equipamento ainda serão apuradas.


Veja o momento do incêndio no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Portal Difusora News.