quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Prefeitura de Vargem Grande leva serviços da Van Itinerante à comunidade Pedra Grande do Adelino

Projeto Van Itinerante.
A prefeitura de Vargem Grande realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do projeto Van Itinerante, levando uma série de serviços e atendimentos à comunidade Pedra Grande do Adelino, na zona rural do município.

A ação contou com a participação das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e Assistência Social, além do apoio da Defensoria Pública e oferta de cortes de cabelo gratuitos para os moradores. Durante o dia, a população pôde receber atendimentos de saúde, orientações sociais, informações educacionais e serviços voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.

O projeto tem como principal objetivo aproximar o poder público das comunidades rurais, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços essenciais sem precisar se deslocar até a sede do município.

A gestão municipal segue firme no compromisso de levar cidadania, dignidade e oportunidades a todas as regiões de Vargem Grande, mostrando que o trabalho não para e que a prefeitura está sempre presente onde o povo precisa.

Da Ascom PMVG.

Após afastamento de Wallas Rocha, Débora Mesquita é convocada para assumir Prefeitura de São Benedito do Rio Preto

Débora Mesquita.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Câmara Municipal de São Benedito do Rio Preto marcou para esta quinta-feira (23), a partir ds 14h, a solenidade de posse da atual vice-prefeita Débora Heilmann Mesquita como prefeita da cidade. O convite foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Amilton Damasceno.

Conforme publicado pelo Titular do Blog, o prefeito Wallas Gonçalves Rocha foi afastado do cargo por determinação da Justiça no bojo da Operação Santa Chaga, deflagrada nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União, e que investiga uma organização criminosa suspeita de desviar recursos do FUNDEB (relembre).

Além do prefeito, foram afastados o secretário de Educação Jairo Viana Frazão, a secretária adjunta Celina Maria Albuquerque e a tesoureira Andreya Almeida Aguiar Monteiro da Silva. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. 

A nova prefeita de São Benedito, que é filha do ex-prefeito Creomar Mesquita (in memoriam) e está no seu segundo mandato como vice-prefeita, deve promover muitas mudanças na gestão municipal nos próximos dias. Vamos aguardar!

Deputados reagem a ataques e saem em defesa do governador Carlos Brandão

Deputados estaduais.
Os deputados da base aliada ao governo na Assembleia Legislativa do Maranhão uniram vozes, nesta quarta-feira (22), em defesa do governador Carlos Brandão e em repúdio às constantes investidas políticas e jurídicas promovidas por dinistas de oposição. Em meio a manifestações de solidariedade ao deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT), os parlamentares reafirmaram que o governador vem enfrentando pressões orquestradas e perseguições sistemáticas que buscam enfraquecer sua gestão.

A base governista também destacou que, apesar dos ataques, o governo de Carlos Brandão tem mostrado resultados concretos, especialmente nas áreas social, educacional e de combate à fome. Florêncio Neto (PSB) enfatizou que as críticas da oposição não se sustentam diante do conjunto de programas que têm transformado a realidade do Estado. “O governador Brandão tem o social como prioridade. O Maranhão Livre da Fome e o programa Tô Conectado são exemplos do compromisso dele com o povo”, disse.

Davi Brandão (PSB) ressaltou que, mesmo sob intensa pressão política, o governador mantém um ritmo de trabalho admirável. “Se Brandão tivesse a tranquilidade que merece, seu governo seria ainda maior. Mesmo assim, ele segue de cabeça erguida, levando obras e ações para todas as regiões”, declarou. “As narrativas falsas caem por terra quando o povo vê os resultados. A aceitação do governador só cresce”, completou.

Tramas da oposição

Durante a sessão, Mical Damasceno (PSD) foi direta ao apontar as “tramas” arquitetadas por ex-aliados, hoje opositores, com o objetivo de desestabilizar o governo. “É o tempo todinho tramando pelas costas, tentando impedir que o Governo Brandão dê certo. Mas o povo do Maranhão sabe o que está acontecendo e reconhece o trabalho sério que está sendo feito”, afirmou.

A deputada Daniella (PSB) reforçou que o governador tem enfrentado entraves e judicializações injustificadas, mas segue firme no propósito de governar com responsabilidade. “Mesmo com tantas perseguições e processos, o governador Carlos Brandão continua trabalhando, especialmente em causas sociais como o programa Órfãos do Feminicídio”, destacou.

Na mesma linha, Ana do Gás (PCdoB) classificou o momento como um dos mais desafiadores da atual gestão, denunciando o caráter político das ações judiciais contra integrantes do governo. “O que temos visto é uma perseguição diária, uma pressão nunca vista antes. Basta observar o caso da companheira Cricielle Muniz, do PT, que vem sendo alvo de ataques por aqueles que, até pouco tempo, a exaltavam”, frisou.

O deputado Catulé Júnior (PP) elogiou a postura da presidente da Assembleia, Iracema Vale, e defendeu serenidade e união diante do clima de tensão instalado. “A presidente tem demonstrado maturidade política. É hora de construir um novo momento, com diálogo e firmeza”, declarou.

Enquanto isso, parlamentares da oposição, como Fernando Braide e Rodrigo Lago, limitaram-se a prestar solidariedade a Rubens Júnior, evitando aprofundar o debate sobre a suposta “gravação ilegal” - tema que tem sido utilizado por opositores para alimentar uma pauta política de ataques e desgaste ao governo estadual.

Policial Militar Cachorro Louco sofre acidente na MA-020

Cabo Vieira.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O cabo Vieira, da polícia militar do Maranhão, também conhecido como 'Cachorro Louco', se envolveu em um acidente nesta terça-feira (21), na MA-020, no trecho da rodovia estadual que liga Coroatá a Peritoró. Segundo informações do Programa Canal Aberto, o policial perdeu o controle do veículo Ford Ecosport e saiu da pista. Ele não teve ferimentos. Chovia no momento, o que pode ter contribuído para o sinistro de trânsito.


Confira mais detalhes na reportagem:


Aliados de Flávio Dino oficializam saída do governo e Brandão se pronuncia: "chantagens nada republicanas"

Dino, Brandão Jerry e Rubens.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os aliados do ex-governador do Maranhão e atual ministro do STF Flávio Dino anunciaram, nesta terça-feira (21), a saída oficial - já que já atuavam como oposição nos bastidores - da gestão do governador Carlos Brandão. A decisão aconteceu após o deputado estadual Yglésio Moyses divulgar áudios, vídeos e prints dos dinistas pressionando o governador a cumprir acordos eleitorais (saiba mais).

Os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Pereira Júnior, que aparecem nas gravações, fizeram pronunciamentos na tribuna da Câmara Federal. O jornalista Robson Paz, indicação de Jerry para a secretaria das Cidades, entregou o cargo. O mesmo fez Rubens Pereira, pai de Rubens Júnior, na secretaria de Articulação Política. Por fim, a senadora Ana Paula Lobato recomendou que os filiados do PSB deixem cargos que ocupem no governo.

Veja o pronunciamento do governador Brandão:

Em política, tem que se ter coerência. Sou parceiro do presidente Lula sob qualquer circunstância, mas aqui no Maranhão plantou-se uma divisão. O governo que se encerrou em 2022 quis permanecer no comando da gestão para a qual fui eleito. Fui parceiro, mas impus limites. A reação foi insana, agressiva, utilizando-se até de chantagens e barganhas nada republicanas. Tudo que agora veio a público já era sabido, porque eles próprios, numa exibição de intimidade com outras forças, falavam abertamente. A quem quisesse ouvir e, eventualmente, até gravar.

O deputado Rubens Júnior me trouxe o recado, uma oferta. Eu apoiaria candidatura de interesse do deputado Márcio Jerry em Colinas, e as vagas retidas do TCE seriam liberadas. O próprio Rubens Júnior confirmou na tribuna da Câmara Federal. Eu não gravei, meu governo não gravou. Eles se fizeram gravar. Agora temem os efeitos dessa exposição vexatória a que se submeteram, expondo nomes de outros níveis de poder.

2026 já começou!

Guerra entre Comando Vermelho e Bonde dos 40 deixa inocente morto e vários feridos na Grande Ilha

Vítimas foram levadas ao Socorrão II.
Mais um caso de ataques em via pública com armas de fogo foi registrado em três bairros, na Grande ilha de São Luís, na noite desta terça-feira (21). A cobertura foi toda feita pelo Programa Bandeira 2, durante a madrugada. Ao todo, ao menos cinco pessoas ficaram feridas e uma foi a óbito.

A guerra entre facções se intensificou após o esvaziamento do Primeiro Comando do Maranhão (PCM), que resultou na migração de vários integrantes para o Comando Vermelho (CV). De acordo com informações apuradas pelo apresentador do Bandeira 2, Judson Carvalho, o racha reacendeu a rivalidade entre o CV e o Bonde dos 40. Familiares das vítimas afirmaram que os atingidos não têm envolvimento com o crime organizado, o que aumenta ainda mais a indignação da comunidade.

Cidade Operária

O ataque iniciou no bairro da Cidade Operária, onde um grupo de três jovens foram baleados, na Rua 4, na unidade 105. Segundo a polícia, os faccionados utilizaram um gol preto e uma motocicleta durante a execução dos crimes. Tiros de raspão foram efetuados contra o jovem Antônio Lucas e uma vítima ainda não identificada. Uma das vítimas foi a óbito. Ele foi identificado como Eduardo Lemos, de 19 anos, e foi atingido com um tiro na região do pescoço.

Santa Efigênia e Janaína

Os ataques prosseguiram em outros bairros da região. No bairro Santa Efigênia, duas pessoas foram baleadas, entre elas um adolescente de 13 anos foi levado ao Socorrão II, onde deu entrada com estado de saúde estável. No bairro da Janaína, uma pessoa também foi baleada. Todos indivíduos que foram feridos foram encaminhados ao hospital Clementino Moura-Socorrão II, durante a madrugada. A polícia militar esteve no local da ocorrência e fez buscas aos acusados que ainda não foram identificados.

Veja todos os detalhes na reportagem da TV Difusora:


Do Portal Difusora News.

PF deflagra Operação em São Benedito do Rio Preto e Prefeito Wallas Rocha é afastado do cargo

Operação Santa Chaga.
A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Santa Chaga. O objetivo é investigar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. A Justiça também determinou o afastamento das funções públicas do prefeito Wallas Rocha e três servidores ligados à Prefeitura de São Benedito do Rio Preto (secretário de Educação, secretária-adjunta e tesoureira).

A investigação aponta que recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) eram desviados para pessoas sem vínculo com a educação, supostamente para comprar apoio eleitoral, para empresas contratadas com indícios de irregularidades e familiares de agentes políticos. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.


Gaeco deflagra segunda fase da Operação Cela 03

Operação do Gaeco.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou nesta quarta-feira, 22, a segunda fase da Operação Cela 03. A ação concentra-se na desarticulação de um braço financeiro e operacional de facção criminosa. O objetivo é combater os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e, principalmente, “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores.

As investigações, conduzidas pelo Gaeco, revelaram um esquema criminoso estruturado com abrangência interestadual, com intensa atuação entre o Maranhão e o Piauí, notadamente nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

ORIGEM E FOCO DA INVESTIGAÇÃO

Esta segunda fase foi iniciada a partir de evidências probatórias obtidas na primeira fase da Operação Cela 03, deflagrada em 12 de agosto de 2024. Naquela ocasião, investigações desvendaram a existência de um braço da organização que opera com o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e uma rede perene e estabilizada de comércio ilegal de veículos furtados ou roubados (relembre).

A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís, responsável pelo processo em segredo de justiça, expediu 15 mandados de prisão preventiva e vários mandados de busca e apreensão.

APOIO E EXECUÇÃO OPERACIONAL

A complexidade e a natureza interestadual desta fase da Operação Cela 03 demandaram a cooperação de diversas forças de segurança, além de promotores de justiça e de servidores dos Ministérios Públicos do Maranhão e do Piauí, totalizando 180 agentes públicos envolvidos.

O Gaeco-MA tem o apoio fundamental do Gaeco-PI na execução dos mandados de prisão e de busca e apreensão. O apoio em campo foi garantido pela Polícia Militar do Maranhão (11º BPM de Timon) e pela Polícia Militar do Piauí (BOPE e BEPI).

Redação: CCOM-MPMA.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro de Fátima; veja vídeo

Material apreendido.
A polícia militar prendeu um homem pelo crime de tráfico de drogas no Bairro de Fátima, em São Luís. A prisão ocorreu durante a Operação Impacto, que visa reforçar o policiamento em áreas com maior índice de criminalidade.

Os policiais avistaram dois suspeitos vendendo drogas na Rua Nossa Senhora Aparecida. Um deles fugiu para uma vala e o outro tentou se esconder dentro de uma casa, onde foi capturado com mais de 40 porções individualizadas de crack e 13 de cocaína.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira:


Do Portal TV Cidade.

PM de Vargem Grande apreende moto clonada em Presidente Vargas

Moto apreendida.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de Vargem Grande se deslocavam para reforçar o policiamento em Presidente Vargas, quando, na altura da MA-020, avistaram uma motocicleta Yamaha FZ25 em local ermo.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o veículo tem placa do estado do Tocantins e apresentava sinais de adulteração. Desta forma, a guarnição fez contato com o proprietário da moto com as mesmas características, que informou que seu veículo estava em sua posse no estado de origem, indicando a clonagem.

Quando os policiais chegaram na delegacia de Vargem Grande para dar continuidade na ocorrência, uma vítima se apresentou informando que teve a referida moto subtraída, inclusive já tendo registrado um boletim de ocorrência e portando a chave reserva. O caso ficou sob a responsabilidade da polícia civil.

Deputado apresenta áudios e prints de aliados de Flávio Dino pressionando Brandão por acordos eleitorais

Prints.
O deputado estadual Yglésio Moyses divulgou nesta terça-feira, 21, os vídeos, áudios e prints que ilustram esta publicação. São gravações de conversas telefônicas de aliados do ministro Flávio Dino, do STF, falando em nome do magistrado, pressionando o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), a cumprir acordos eleitorais no contexto de pleitos municipais de Colinas e Barreirinhas, em 2024, para garantir tranquilidade para governar.

As conversas não foram grampeadas pela polícia, como chegaram a insinuar os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Jr. (PT), na semana passada, mas gravadas pelo próprio destinatário das ligações telefônicas. Em Colinas, o grupo queria que Brandão apoiasse João Haroldo (PCdoB), irmão de Jerry; em Barreirinhas, queriam que ele deixasse de lado a candidatura de Vinícius Vale (MDB), filho da deputada estadual Iracema Vale (PSB), para apoiar o então prefeito Amílcar Rocha (PCdoB), que acabou sequer sendo candidato.

As gravações são de ligações de Jerry e Rubens Jr. e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Diego Galdino. Em seu discurso na Assembleia, Yglésio também apresentou prints de mensagens que seriam de alguém falando em nome do desembargador do TRF Ney Bello Filho, reforçando atitudes que deveriam ser tomadas por Brandão para garantir sua manutenção no cargo.


Do Blog do Gilberto Léda. 

Mulher é encontrada morta após deixar filho na escola; companheiro é preso

Vítima.
Uma mulher, identificada como Vanessa Pereira Silva, foi encontrada morta nessa segunda-feira (20), em Paulino Neves, na região dos Pequenos Lençóis. Ela havia saído de casa para levar o filho à escola e não retornou, segundo informações preliminares. O corpo de Vanessa Pereira foi localizado em uma área de matagal do município. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que foi preso por uma equipe da polícia militar.

Em nota, a PM lamentou o ocorrido. “Informamos que de forma imediata, nossas equipes atuaram com empenho e dedicação, culminando na prisão do principal suspeito do crime. Reafirmamos nosso compromisso no combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, atuando com rigor e responsabilidade para que casos como este não fiquem impunes”, diz o comunicado.

Do Imirante.