sexta-feira, 24 de maio de 2024

Assassino foragido do Paraná é preso em Anapurus

Momento da prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais civis da delegacia regional de Chapadinha realizaram a prisão, na manhã desta sexta-feira (24), em Anapurus, de um indivíduo foragido da Justiça do Paraná. Ele, que não teve a identidade revelada, é acusado de participar de um homicídio em Goioerê, município daquele estado.

Segundo relatado pelo delegado regional Jesmiel Alves, a prisão só foi possível após troca de informações entre as polícias civis do Paraná e do Maranhão, sendo cumprido o mandado de prisão (001330080-61) decretado pelo TJPR. O preso foi encaminhado ao presídio de Chapadinha e está à disposição da Justiça.

Grave acidente envolvendo veículo de passeio e caminhão deixa duas mulheres mortas na BR-222

As vítimas estavam no Celta.
Um grave acidente de trânsito aconteceu no início da manhã desta sexta-feira (24), no km 413 da BR-222, próximo a cidade de Santa Luzia (do Tide), região centro-norte do estado do Maranhão. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após uma colisão transversal envolvendo um automóvel e um caminhão.

Dinâmica do acidente

Por volta das 7h da manhã, poucos quilômetros após a cidade de Santa Luzia, um veículo passeio GM/Celta, branco, que trafegava levando pessoas de uma mesma família, teria se desviado de um buraco, perdido o controle e colidido transversalmente com um veículo de carga ainda não identificado. O caminhão se evadiu e não foi localizado e nem identificado. O condutor do Celta também se evadiu.

Morreram na colisão: a mãe do condutor do automóvel, uma senhora de 64 anos de idade, e uma passageira de 47 anos. Uma outra mulher teve lesões leves, e uma menor ficou gravemente ferida e foi transferida para São Luís. Uma equipe PRF tenta localizar e identificar o veículo evadido.

Mais informações a qualquer momento!

Fonte: PRF.

Empresário é assassinado a tiros dentro da sua loja em Coroatá

Empresário assassinado a tiros.
O empresário Ocivando Lima Farias, de 39 anos, conhecido como Vandeco, proprietário da SAT Vídeo Antenas, foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (23) dentro de seu estabelecimento, localizado no centro de Coroatá. Vandeco ainda chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia investiga a participação de quatro pessoas no crime. Testemunhas relataram que dois homens magros, um alto e outro baixo, vestindo jaquetas pretas e utilizando uma motocicleta Pop 100 preta, e dois homens morenos, também de jaqueta e com mochilas, em uma moto Titan vermelha, estavam juntos no momento do assassinato.

De acordo com informações preliminares, o autor dos disparos teria se passado por cliente. No momento em que Vandeco se virou para pegar uma mercadoria, foi surpreendido pelos tiros. Ocivando perdeu muito sangue no local, mas recebeu os primeiros socorros de populares até a chegada do SAMU. Ele foi encaminhado ao hospital macrorregional, onde passou por cirurgia, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. O caso segue sendo investigado pela polícia.

Do Coroatá Online.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Polícia Civil efetua prisões durante megaoperação contra tráfico de drogas em Itapecuru-Mirim

Megaoperação em Itapecuru-Mirim.
A cidade de Itapecuru-Mirim foi alvo, na manhã desta quinta-feira (23), de um megaoperação intitulada de “Operação Cerco Total – Tráfico Zero”, de combate ao crime de tráfico de drogas. A ação, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão, tinha como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra alvos investigados por administrarem pontos de vendas de entorpecentes no município.

Sob coordenação da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim e acompanhamento da Delegacia Geral, cerca de 88 policiais civis saíram às ruas do município a fim de cumprir 18 mandados judiciais em endereços pertencentes aos alvos das investigações. Como resultado da ação policial, quatro pessoas foram presas e uma apreendida pelo crime de tráfico. Além disso, foram apreendidas quantidades expressivas de cocaína, duas motocicletas, dois veículos, aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos.

O delegado regional de Itapecuru-Mirim Samuel Morita fez um balanço extremamente positivo da operação. “Por meio de um trabalho ininterrupto de inteligência, a Polícia Civil deflagrou essa ação de repressão, e, via de consequência, apreendeu entorpecentes, veículos e prendeu suspeitos por tráfico”, comentou.

A força-tarefa foi realizada por equipes de policiais civis da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, Delegacia Regional de Viana, Delegacia Geral, SPCC, SPCI, GPE, GRT, SENARC, SEIC e NOC.

Da Ascom PCMA.

Comissão da Assembleia discute problemas de quebradeiras de coco quilombolas de Itapecuru-Mirim

Quebradeiras de coco e deputados.
Os parlamentares integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa participaram, na manhã desta quarta-feira (22), de uma reunião com quebradeiras de coco da comunidade Quilombo 2000, localizada no município de Itapecuru-Mirim.

Ao abrir a reunião, o presidente da Comissão, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), destacou a importância de a Assembleia Legislativa ouvir as reivindicações das quebradeiras de coco e de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que também participaram da reunião.

A presidente da Associação das Trabalhadoras do Quilombo 2000, Cleonice Cantanhede, e a quebradeira de coco mais antiga da comunidade, Raimunda Nonata Ferreira Gouveia, falaram em nome das demais visitantes e fizeram um relato sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria.

Elas pediram apoio dos deputados para que tenham melhor remuneração e melhores condições de trabalho. “Nós, quebradeiras de coco, somos mulheres que realizam um trabalho duro, faça chuva ou faça sol, e resolvemos nos organizar e nos mobilizar para que a sociedade tome conhecimento das nossas dificuldades”, afirmou a líder do grupo, Cleonice Cantanhede.

Já idosa, aos 68 anos, dona Raimunda Nonata Ferreira Gouveia fez um relato emocionado, chorou e disse que o apoio dos deputados é muito importante para a luta das quebradeiras de coco. “Nós viemos aqui para dizer que temos esperança de dias melhores, pedimos apoio e agradecemos muito por esse apoio que já está sendo dado a todas nós aqui nesta Casa”, afirmou Dona Raimunda Nonato. Ela frisou que uma das maiores dificuldades hoje é o baixo preço do produto: recebem apenas R$ 2 por cada quilo de coco babaçu.

Além do presidente, Júlio Mendonça, a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos contou também com a presença dos deputados Francisco Nagib (PSB), Wellington do Curso (Novo), Ricardo Arruda (MDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Alema, e do deputado Rafael (PSB), presidente da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Prefeitura de Presidente Vargas vai realizar grande festa em homenagem às mães no Balneário Orestes Lima

Festa das Mães.
A prefeitura de Presidente Vargas tem o prazer de anunciar a atração principal da Festa das Mães, que será realizada no dia 31 de maio, no Balneário Orestes Lima. A cantora Mayara Lins, conhecida como "A Rainha", promete animar o evento com um show especial.

O evento faz parte das celebrações dedicadas às mães do município e promete ser um dia de muita música, alegria e confraternização. A prefeitura convida a todos para participarem desta homenagem, garantindo momentos inesquecíveis para as famílias de Presidente Vargas. Não perca essa grande festa!

Uma das maiores estelionatárias do Brasil é presa pela PRF no Maranhão

Estelionatária presa.
Uma mulher de 56 anos, identificada como Adriana Maria de Oliveira Furtado, foi presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira (21), no km 158 da BR-316, no município de Nova Olinda do Maranhão. A suspeita, que estava de carona em um veículo Fiat/Toro, era procurada por diversos crimes de estelionato aplicados em diversas regiões do Brasil, incluindo um golpe que gerou um prejuízo de um milhão de reais a uma agência bancária no sul do país.

A equipe da PRF abordou o veículo durante uma fiscalização de rotina. Ao verificar os documentos dos ocupantes, os policiais constataram que a passageira possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estelionato, expedido pela Delegacia da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

Durante a revista pessoal, foram encontrados com a suspeita 13 cartões bancários e três outros tipos de cartões, de origem duvidosa. Diante das informações obtidas, a mulher foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local, onde ficará à disposição da justiça.

Fonte: PRF.

VEJA AGORA! Divulgado os resultados finais dos Concursos de Vargem Grande e Nina Rodrigues

Resultados finais dos concursos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek acaba de divulgar os resultados finais dos concursos públicos das prefeituras de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, conforme determinava o cronograma de execução.

Confira o resultado final do concurso de Vargem Grande AQUI.

Confira o resultado final do concurso de Nina Rodrigues AQUI.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Bradesco é condenado por efetuar cobranças indevidas em conta de servidora de prefeitura maranhense

Banco Bradesco.
Configura falha na prestação do serviço o desconto diretamente na conta corrente do consumidor das parcelas do empréstimo consignado, respondendo a instituição financeira pelos danos causados. Foi esse o entendimento de sentença proferida na 4ª Vara Cível de Imperatriz, destacando que o desconto deve ser efetuado pelo órgão pagador e repassados ao credor na forma prevista no convênio, no caso, a Prefeitura do Município de Governador Edison Lobão. Na ação, uma mulher alega que celebrou junto ao Banco Bradesco um contrato de empréstimo consignado.

Entretanto, o banco começou a fazer descontos indevidos referente ao empréstimo consignado, com a descrição “parcela crédito pessoal”. Alegou a autora que, mensalmente, a vem pagando seu empréstimo consignado em dia, pois já vem descontado em folha, então não haveria motivo para ocorrer tais descontos. Em contestação, o banco requerido alegou que a Prefeitura não repassou os descontos via arquivo para o Banco Bradesco e que, conforme “cláusula contratual”, poderia efetuar os descontos diretamente na conta bancaria do cliente.

CONVÊNIO ENTRE A FONTE PAGADORA E O BANCO

“Inicialmente cabe registrar que a relação jurídica existente entre as partes denota prática consumerista, haja vista que a instituição bancária se apresenta como fornecedora de produtos e serviços ao ponto em que o autor se enquadra no conceito de consumidor final (…) O Banco réu alegou que a Prefeitura não repassou os descontos via arquivo para o Banco Bradesco, contudo, não juntou ao processo o referido contrato”, destacou o Judiciário, frisando que, nos empréstimos consignados, o valor das parcelas só pode ser descontado do salário ou proventos de aposentadoria do mutuário porque existe convênio firmado entre a fonte pagadora e o banco.

Daí, entendeu que não pode ser transferida ao consumidor tal responsabilidade. E decidiu: “Portanto, configura falha na prestação do serviço o desconto diretamente na conta corrente do consumidor das parcelas do empréstimo consignado, respondendo a instituição financeira objetivamente pelos danos causados (…) Condenar o réu a restituir em dobro os valores indevidamente descontados diretamente da conta da autora (…) Condenar o réu ao pagamento de R$ 3.000,00 a título de indenização por danos morais”.

Polícia Civil prende indivíduo que mandou matar pai e filha de apenas 1 ano em São Bernardo

Material apreendido com mandante dos crimes.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais civis de São Bernardo prenderam, na madrugada desta quarta-feira (22), o mandante do homicídio de Cleyson Rocha Lima e que resultou também na morte da filha dele, uma bebê de apenas um ano. O fato, que teve grande repercussão no estado, aconteceu no mês de abril e chocou os moradores da cidade (relembre).

Segundo o delegado regional de Chapadinha Jesmiel Alves, o preso foi identificado como Francisco de Assis Santos da Silva Filho, vulgo 'Bode'. Com ele também foram apreendidas duas armas de fogo do tipo pistola, carregadores, munições, além de porções de maconha, cocaína, crack e demais apetrechos para o tráfico de drogas.

Durante a operação, que envolveu equipes de São Bernardo, Chapadinha e Buriti, foi preso outro indivíduo identificado como Ítalo David de Sousa Ferreira, vulgo 'Colombo'.

Líder do Governo Brandão na Assembleia declara apoio a Dr. Ricardo Lages e Tenente Welton em Itapecuru-Mirim

Ato político em Itapecuru-Mirim.
Em um evento marcante realizado no último fim de semana, o deputado Neto Evangelista, líder do governo na Assembleia Legislativa, declarou seu total apoio à pré-candidatura a prefeito do Dr. Ricardo Lages em Itapecuru-Mirim. O evento contou com a presença de uma multidão de admiradores e pré-candidatos a vereadores, demonstrando a força e união em torno da candidatura.

O apoio ao projeto do Dr. Ricardo e do Tenente Welton, pré-candidato a vice-prefeito, demonstra a busca por uma política inovadora e comprometida com o desenvolvimento da cidade. O evento também contou com a presença do ex-deputado estadual Wendell Lages, articulador de importantes parcerias em prol do projeto.

A cidade de Itapecuru vive a união de diferentes forças em prol de um objetivo comum: o desenvolvimento e o bem-estar de todos os itapecuruenses. A pré-candidatura de Dr. Ricardo Lages representa a esperança de um futuro melhor que visa melhorar a qualidade de vida da população em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Justiça reconhece má-fé e maranhense perde processo contra a Globo

Globo.
Em uma sentença proferida pelo 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, a Justiça julgou improcedentes os pedidos de uma mulher que pleiteava indenização por danos morais. Para o Judiciário, a autora teria agido de má-fé, ao entrar com ação mesmo sabendo que a parte ré já havia cumprido com suas obrigações, no caso, o estorno de parcelas cobradas na fatura do cartão de crédito.

O caso trata-se de ação movida por uma mulher, tendo como parte demandada a Globo Comunicações e Participações S/A, na qual a autora alegou que, de forma unilateral, a ré alterou os valores de seu plano de “streaming”, adicionando um novo produto.

Destacou que buscou solução administrativa, mas sem solução, tendo sido cobradas prestações de uma única vez em seu cartão de crédito. Alegou que não houve o estorno dos valores. Diante da suposta situação, requereu a devolução dos valores em dobro e indenização por danos morais. Ao contestar a ação, a ré informou que, após apuração de erro sistêmico, os produtos foram cancelados e os valores estornados à autora. Posteriormente, pediu pela improcedência dos pedidos.

AUTORA SEM RAZÃO

“Estudando o processo, vejo que não tem razão a parte autora (…) A reclamante não obteve êxito ao tentar comprovar o alegado (…) Houve de fato a cobrança de dois produtos: um primeiro, em doze parcelas de R$ 39,90, efetivamente cancelado em 06/08/2023, e um segundo, em doze prestações de R$ 25,34, efetivamente cancelado em 30/10/2023 (…) Discute-se, então, se os valores cobrados no cartão de crédito foram estornados, e a resposta é sim!”, esclareceu a juíza Rosa Maria Duarte.

E concluiu: “A prova é inconteste! Faltar com a verdade em nada beneficiará a reclamante (…) Não há nenhum ressarcimento a ser realizado (…) Desta feita, não procede o pedido de indenização material (…) Sobre o dano moral, houve mero descumprimento contratual, sem qualquer repercussão que tenha maculado a honra, imagem ou moral da reclamante, de forma a condenar a ré ao pagamento de indenização pecuniária”.