sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Operação Final Round é deflagrada contra comerciantes e realiza apreensão recorde de munições

Operação policial.
Na manhã desta quinta-feira (06), uma ação das forças de segurança do Maranhão, coordenada pela 15ª delegacia regional de Barra do Corda, resultou em uma apreensão recorde de munições em Grajaú. Foram mais de 15.600 munições. A operação, batizada de Final Round (ou último disparo), deflagrada no início da manhã, teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em oito alvos, entre residências e estabelecimentos comerciais utilizados como fachada para atividades ilícitas. A ação é resultado de uma investigação sobre o comércio ilegal de munições e armamentos, conduzida pela polícia civil na região.

Durante a operação, foram apreendidas 15.680 munições de diferentes calibres, entre elas .12, .20, .22, .28 e .36, além de 250 estojos de cartuchos, 43 quilos de chumbo e 130 armas brancas, entre facas, punhais e canivetes. Os mandados foram cumpridos em estabelecimentos comerciais e residências localizados em áreas urbanas e rurais. Um dos alvos da operação foi um comércio situado na Rodoviária Municipal. Nos endereços, os agentes apreenderam ainda dinheiro em espécie, um veículo modelo Toyota SW4 e cofres com indícios de armazenamento de armamentos, além de raticida, cartões de benefícios sociais de indígenas e outros objetos suspeitos de origem ilícita. Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com o delegado regional de Barra do Corda, Brito Júnior, as investigações vão prosseguir, buscando novos desdobramentos e atuação do grupo. “Vamos dar seguimento às investigações, visando identificar toda a extensão de dessa organização, que alimenta o crime organizado. Inclusive, vamos aprofundar as apurações sobre a retenção de cartões de benefícios sociais de pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, utilizada como forma de cobrança de dívidas”, destacou o delegado.

A operação contou com a participação de policiais civis de Barra do Corda e Grajaú, policia militar de Barra do Corda e da guarda municipal de Grajaú. Também participaram polícias da delegacia regional de Chapadinha e agentes do Centro Tático Aéreo (CTA).

"O povo vai escolher a continuidade do desenvolvimento do Maranhão", afirma Prefeito de São Mateus

São Mateus.
A continuidade do governo municipalista que tem obras em todo o Maranhão foi fortemente defendida pelo prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, em grande evento que reuniu centenas de moradores, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região. No encontro, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reafirmou o compromisso de atuar em parceria para manter o trabalho que está combatendo a pobreza e desenvolvendo o estado.

“Nunca se fez tantas obras em tão pouco tempo, mas o nosso maior legado é cuidar das pessoas. Aos ataques dos adversários, a gente responde com mais trabalho. Meu compromisso é o de ser um bom secretário de um governo que tem mais de 70% de aprovação, de continuar trabalhando para levar mais benefícios aos municípios, acordar cedo, dormir tarde e melhorar a vida de quem mais precisa”, enfatizou Orleans Brandão.

Em forte discurso, Miltinho Aragão disse à população e aos líderes políticos presentes que é o momento de refletir sobre o destino do Maranhão. Ele lembrou que, em 2021, o Maranhão se juntou em São Mateus para afirmar que a partir daquele momento tinha escolhido um líder para dar continuidade ao desenvolvimento do estado, e o nome dele era Carlos Brandão. Essa decisão foi vitoriosa e hoje ele é um dos três governadores mais bem avaliados do Brasil, trabalhando em parceria com o governo Lula e com os municípios.

“O Maranhão não pode ter quebra de continuidade no desenvolvimento que nós vivenciamos pelo governo de um grande líder político e humano. Ninguém governa bem sem humanidade, caridade e dignidade com as pessoas. É desse governante que os municípios precisam e nós temos que ter responsabilidade, temos que ter lado. O Maranhão não vai regredir e as conquistas que temos hoje têm que continuar na mesma velocidade”, destacou o prefeito de São Mateus.

Afirmando não temer a pressões e ameaças, Miltinho Aragão declarou que seu lado é o do povo, é o de quem tem respeito especialmente pelos mais humildes. E disse ter a convicção de que na hora certa a população escolherá o próximo governador optando por dar continuidade a tantos programas importantes que têm melhorado a vida das pessoas, como o Maranhão Livre da Fome, os Restaurantes Populares, a pavimentação asfáltica, o Educação de Verdade.

“Quem vai decidir o destino do Maranhão é a população, município a município. Essa turma que não atende prefeito nem vereador, que não tem humanidade, não vai ganhar de quem é humano, de quem é povo, de quem é gente, de quem é municipalista e trabalha junto com os prefeitos, pelos maranhenses. Estamos juntos com o governo Brandão e com o presidente Lula, para dar continuidade a esse trabalho grandioso pelo nosso estado”, finalizou Miltinho Aragão.

Em São Mateus, o governo estadual fez a entrega de blocos de pavimentação do Programa Mutirão Rua Nova, da reforma da quadra e do Centro de Ensino Alves Cardoso, de 36 cartões do Programa Tempo de Semear, e de seis carrinhos do Programa Minha Renda/Mais Renda. Também foram inseridas 475 famílias no programa Maranhão Livre da Fome. Para o município foram autorizadas mais obras estaduais: sete quilômetros de pavimentação asfáltica; construção do Parque Ambiental da cidade; revitalização das Praças da Av. Antônio Pereira Aragão.

Homem é condenado a 27 anos de prisão por homicídio praticado com requintes de crueldade em Maranhãozinho

Assassino e vítima.
Em sessão do Tribunal do Júri de Governador Nunes Freire, realizada nesta quarta-feira, 5, Elizeu Carvalho de Castro, conhecido como Baiano, foi condenado a 27 anos e 8 meses de reclusão pelo assassinato de Ana Caroline Sousa Campelo, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho (relembre). 

A sessão durou mais de 14 horas, começando às 8h e terminando às 22h30. O Conselho de Sentença acolheu integralmente as teses apresentadas pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), reconhecendo todas as qualificadoras imputadas ao réu: meio cruel, emboscada (recurso que dificultou a defesa da vítima) e feminicídio (motivado pela condição do sexo feminino da vítima, envolvendo menosprezo ou discriminação à condição de mulher).

O crime, que teve repercussão nacional devido aos requintes de crueldade utilizada pelo réu, mobilizou a sociedade e, durante o julgamento, vários grupos LGBTQ+ se fizeram presentes no Fórum de Governador Nunes Freire, pedindo por justiça e ressaltando a importância do reconhecimento do feminicídio e da lesbofobia na condenação.

O MPMA, que ofereceu a denúncia à Justiça, atuou no julgamento com três promotores de justiça: Rita de Cássia Pereira de Souza, titular da Comarca de Governador Nunes Freire, de quem Maranhãozinho é termo judiciário sendo auxiliada pelos promotores de justiça Felipe Boghossian Soares da Rocha e André Charles Alcântara, membros do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAPJÚRI). A sessão do júri foi presidida pelo juiz Bruno Chaves de Oliveira, da 1ª Vara de Maracaçumé, que responde pela comarca. 

DENÚNCIA

Conforme a denúncia do MPMA, o feminicídio de Ana Caroline Sousa Campelo foi praticado com extrema crueldade. Na madrugada do dia 10 de dezembro de 2023, depois que saiu do trabalho, ela foi abordada pelo réu, que a obrigou a subir na moto usando de violência. Ele a levou para uma estrada vicinal em direção ao Povoado Cachimbo, onde a assassinou. O laudo de exame cadavérico atestou que, além da asfixia, Baiano agiu de forma cruel ao arrancar a pele do rosto da vítima, retirando inclusive os olhos, as orelhas e parte do couro cabeludo.

Para os membros do Ministério Público, o crime foi motivado pela condição do sexo feminino da vítima (feminicídio). “A forma como o crime foi praticado, tendo o denunciado direcionado seu ataque para o pescoço e rosto da vítima, locais que expressam a feminilidade e sua beleza, destruindo, assim, a imagem feminina, indicam que o crime foi perpetrado por razões da condição do sexo feminino, demonstrando um menosprezo à condição de mulher”.

A denúncia também aponta que o incriminado já havia manifestado menosprezo pela vítima por ser uma mulher lésbica. O corpo da jovem foi encontrado por volta das 7h da manhã ainda no dia 10 de dezembro de 2023. O réu foi preso em 31 de janeiro de 2024, em Maranhãozinho.

Redação: CCOM-MPMA.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Caminhão boiadeiro roubado em Codó é recuperado no Povoado São Domingos do Chiquito

Veículo recuperado.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No início da tarde desta quinta-feira (06), por volta das 12h40, uma ação conjunta entre as polícias militar e civil de Vargem Grande conseguiu recuperar um caminhão boiadeiro que havia sido roubado com 19 cabeças de gado durante a madrugada, nas proximidades do município de Codó.

Segundo informações repassadas ao Titular do Blog, o veículo estava abandonado sem a carga no povoado São Domingos do Chiquito, comunidade pertencente à Nina Rodrigues e que fica localizada às margens da MA-224, entre o povoado Placas, na zona rural de Vargem Grande, e a sede de São Benedito do Rio Preto. As equipes seguem em diligências para localizar os envolvidos no crime.

Urgente! Traficante drogas é preso no Bairro São Miguel em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quinta-feira (06), policiais civis da delegacia de Vargem Grande e também da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, deflagraram uma operação nas imediações do bairro São Miguel. O principal alvo era Raimundo da Luz Rodrigues, vulgo 'Neguinho do Silvino', preso em flagrante delito por tráfico de drogas.

Segundo informações do delegado Tiago Castro, que coordenou as diligências, foram apreendidas drogas do tipo maconha e cocaína, além de balança de precisão, grande quantidade de dinheiro em espécie, aparelhos celulares, dentre outros objetos ilícitos. "Neguinho do Silvino é bastante conhecido no meio policial por envolvimento com tráfico e já responde a processo criminal por esse crime. Ele está sendo apresentado na delegacia e posteriormente será encaminhado ao presídio de Itapecuru", explicou.

Aguardem mais informações!

Morador de Presidente Vargas é preso no Fórum de Vargem Grande por estupro

Fórum de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (06), por volta das 9h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande foram acionados por servidores do Fórum de Justiça da Comarca para auxiliar no cumprimento de um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o indivíduo, que reside no povoado Centro dos Vieiras, na zona rural de Presidente Vargas, participava de uma audiência referente a outro processo, quando foi identificado o mandado em aberto. O homem foi apresentado na delegacia local para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Integrantes do Comando Vermelho que praticaram chacina no Entroncamento são presos em Itapecuru-Mirim

Presos na operação.
Seis pessoas foram presas em uma operação das forças de segurança do estado, na manhã desta quinta-feira (06), no município de Itapecuru-Mirim, em mais uma ação voltada ao enfrentamento ao crime organizado na região. A operação integrada, coordenada pela Força Estadual de Segurança do Maranhão, contou com a participação da polícia civil, por meio da delegacia regional de Itapecuru, Força Tática e 28º BPM.

Entre os presos, dois são suspeitos de integrar a facção criminosa Comando Vermelho e de terem participação no homicídio de quatro pessoas, ocorrido na noite de 21 de setembro. As vítimas foram encontradas empilhadas em uma área de mata no povoado Entroncamento, às margens da BR-135, no município (relembre).

Durante a ação, os agentes apreenderam uma arma de fogo e entorpecentes. Em um dos celulares apreendidos, foi localizado material audiovisual que registrava a rotina de policiais da Força Estadual em Itapecuru-Mirim. Os seis presos foram conduzidos para a delegacia regional.

No sábado (01), em outra operação da Força Estadual, cinco integrantes de organização criminosas na região foram presas em Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Miranda do Norte. Desses, três suspeitos foram capturados em Itapecuru-Mirim, incluindo um dos líderes de facção e um menor de idade, com diversas passagens por atos infracionais análogos a homicídios, tráfico e posse de arma de fogo (saiba mais).

Governo do Estado fortalece parceria com município de Codó

Chiquinho e Orleans.
A importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios foi mais uma vez destacada nesta quarta-feira (05), desta vez na cidade de Codó, onde o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, foi recebido pelo prefeito Chiquinho Oliveira (PT) e pelo deputado estadual Francisco Nagib, para a inclusão de famílias codoenses no programa Maranhão Livre da Fome. Eles também entregaram equipamentos e anunciaram mais investimentos estaduais no município.

“O governo Brandão não estaria com 71% de aprovação se não tivesse a parceria do governo Lula. Da mesma forma os municípios precisam do Estado e estamos trabalhando juntos para realizar grandes obras pelo desenvolvimento do Maranhão. Nós estamos aqui hoje para afirmar que o prefeito Chiquinho e o município de Codó podem contar com o governo estadual”, afirmou Orleans Brandão.

Ao receber o secretário de Assuntos Municipalistas, o prefeito de Codó fez questão de declarar que, embora tenha sido adversário político do governador Carlos Brandão em sua reeleição, sempre pode contar com o apoio do governo do Estado. “Não podemos ter governo contra governo. Nossa gestão só terá sucesso com o governo Lula e governador Brandão ao nosso lado. Quem ganha é o povo de Codó”, afirmou Chiquinho Oliveira.

Orleans Brandão fez a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome a 509 famílias codoenses, e agradeceu a Francisco Nagib por ter sido um dos deputados estaduais responsáveis pela aprovação do maior programa de transferência de renda do estado, na Assembleia Legislativa. “Daqui a dois ou três anos, você poderá afirmar que contribuiu para acabar com a fome no Maranhão”, enfatizou o secretário.

O Governo do Estado também entregou ao município de Codó uma ambulância nova, kits de equipamentos agrícolas, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda. Também foi anunciada a implantação da segunda unidade do Restaurante Popular, desta vez no bairro Trizidela. “Vamos ampliar o diálogo com a gestão municipal para beneficiar cada vez mais os codoenses”, finalizou Orleans Brandão.

VÍDEO: Fogo se espalha em posto de combustíveis após cliente acender cigarro no Maranhão

Momento do incêndio.
Um incêndio foi registrado após um homem acender um cigarro em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (03), na avenida Presidente Médici, em Timon. No momento em que o fogo se espalhou pelo local, um caminhão realizava o descarregamento de combustível. As chamas se propagaram rapidamente e havia algumas motos e carros estacionados perto da loja de conveniência.

Dois funcionários agiram rapidamente e utilizaram extintores para conter o fogo antes que a situação se agravasse. Enquanto isso, condutores retiravam veículos do posto. Ninguém ficou ferido. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Timon, Gustavo Miranda, informou que a equipe não chegou a ser acionada. No entanto, a corporação orienta que os clientes respeitem a sinalização nesses ambientes, e a principal delas é a proibição de fumar no local.


Veja o momento do incêndio no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Imirante. 

Brandão vistoria obras estruturantes na Baixada Maranhense

Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão vistoriou duas importantes obras de infraestrutura que vão transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense: a Travessia da Baixada e a implantação da estrada que liga São Bento a Bequimão. As intervenções integram o conjunto de investimentos do governo do Maranhão voltados à melhoria da infraestrutura viária e à integração das regiões do estado.

A estrada entre Bequimão e São Bento conta com 27 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ponto de ligação entre a Baixada e a capital. Incluindo a sede do município, de Três Marias a São Bento, são mais 24 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de recapeamento asfáltico.

O projeto garante mais mobilidade, segurança e conforto para motoristas, produtores e trabalhadores da região. Atualmente, os serviços avançam na etapa de terraplanagem e sub-base. Em seguida, será executada a base com revestimento primário e, por fim, o revestimento superficial duplo, que confere maior resistência e durabilidade ao asfalto.

Brandão também acompanhou o andamento da Travessia da Baixada, considerada um dos maiores desafios de engenharia em execução no estado. A primeira etapa do projeto, com cerca de 30 quilômetros, parte da sede de São João Batista até a margem do rio Mearim, que marca a divisa natural com Anajatuba. A segunda, com 14 quilômetros, segue da margem oposta do rio até a sede do município de Anajatuba. Quando concluída, a obra vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento até a Baixada Maranhense, além de facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo na região.

Durante a vistoria, o governador destacou a importância da obra para a integração da Baixada e para o escoamento da produção agrícola e pesqueira, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. "Esta obra é um verdadeiro desafio da engenharia. A implantação dessa obra é bastante complexa — muitos não tiveram a coragem de fazer — e hoje nós encaramos esse projeto como uma realidade, reduzindo em mais de três horas o acesso à Baixada Maranhense e garantindo mais conforto, segurança, mobilidade e valorização para a população. Um verdadeiro sonho que está se tornando realidade", comemorou o governador.

As duas frentes de trabalho representam um marco na infraestrutura do Maranhão, conectando cidades, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento com sustentabilidade. O governo do estado segue investindo na pavimentação e recuperação de rodovias estratégicas, ampliando o acesso a serviços, educação, saúde e mercados, e melhorando a mobilidade em todas as regiões.

Trio é condenado por execução de adolescente em 'Tribunal do Crime' no Bairro Santo Antônio

Vítima à esquerda e assassinos à direita.
O Tribunal do Júri condenou os réus Darlan de Sousa Silva (conhecido como Magneto), Luís Fernando Santos de Almeida (conhecido como Magão) e Manoel Davi Sousa Santos pelo homicídio duplamente qualificado que vitimou Maykon Guilherme de Sousa Furtado. A vítima tinha 14 anos e foi executada em um “Tribunal do Crime” promovido por uma facção criminosa. O assassinato foi praticado em agosto de 2022, no bairro Santo Antônio, em Davinópolis (relembre).

A acusação foi feita pelo titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Tiago Quintanilha Nogueira. Davinópolis é termo judiciário da comarca. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a execução foi uma ordem da facção. A vítima também era integrante do grupo criminoso e participou, dias antes, da morte de três adolescentes sem o aval das lideranças da facção (saiba mais). Como punição, Maykon foi atraído para uma emboscada e executado a tiros.

O Conselho de Sentença reconheceu as duas qualificadoras descritas na denúncia: motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A tese do MPMA foi acolhida integralmente pelos jurados. “A sociedade deu o recado de que a soberania é do povo e não das facções criminosas. A Justiça prevaleceu sobre o medo”, afirmou Tiago Quintanilha.

PENAS

Darlan de Sousa Silva foi condenado a 16 anos de reclusão, Manoel Davi Sousa Santos a 15 anos e Luís Fernando Santos de Almeida a 14 anos. Todas as sentenças serão cumpridas, inicialmente, em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.

Redação: CCOM-MPMA.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Senado aprova e isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil segue para sanção do presidente Lula

Senado.
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (05), o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil mensais e reduz alíquotas para salários de R$ 5.000,01 a R$ 7.350,00. Para compensar os cofres públicos pela perda de arrecadação, a proposta (PL 1.087/2025) aumenta a taxação de altas rendas, a partir de R$ 600 mil anuais. Votado pelo Plenário com urgência, o texto segue para sanção do presidente Lula.

Os senadores apoiaram o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que mantém a versão aprovada na Câmara dos Deputados, apenas com ajustes de redação. O projeto, de autoria da Presidência da República, chegou ao Congresso em março deste ano. Após a aprovação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, exaltou a cooperação entre os parlamentares de ambas as Casas e o governo como uma “vitória da boa política”.

Fonte: Agência Senado.