quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Assaltantes que roubaram estudante autista são presos no Bairro de Fátima

Assaltantes presos.
Dois homens foram presos na noite desta terça-feira (16), na Avenida Senador Vitorino Freire, no Bairro de Fátima, em São Luís, suspeitos de assaltar um estudante autista na região do Anil. Equipe do Bandeira 2, da TV Difusora, acompanhou o momento em que os detidos chegaram ao plantão central da polícia civil, na Avenida Cajazeiras.

Segundo as informações iniciais, a vítima estaria a caminho da escola quando foi abordada pelos dois homens, que chegaram em uma motocicleta. A dupla levou os pertences do garoto, que incluíam estojo e um livro de língua portuguesa. A placa da moto utilizada no crime foi removida para dificultar a identificação dos suspeitos.

A prisão foi efetuada por uma equipe do 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (1º BMT). Os policiais encaminharam a dupla para a realização dos devidos procedimentos legais. O veículo utilizado no crime também foi deixado na delegacia.


Veja todos os detalhes na reportagem do Bandeira 2:


Do Portal Difusora News.

Ex-presidente Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele

Bolsonaro.
O médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica que acompanha Jair Bolsonaro (PL), confirmou na tarde desta quarta-feira (17) que exames identificaram duas lesões compatíveis com câncer de pele no ex-presidente, que teve alta hospitalar por volta das 13h40. Bolsonaro deixou o Hospital DF Star, em Brasília, onde havia sido internado na tarde de ontem depois de apresentar crises de soluço, vômito e pressão baixa. Ele passou a noite sob observação.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um procedimento médico para remover oito lesões de pele. Por sua vez, um laudo feito com o material biológico indicou a "presença de carcinoma de células escamosas 'in situ', em duas das oito lesões removidas", diz boletim médico divulgado. "Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele", disse Claudio Biroloni. 

Segundo o médico, as lesões - localizadas no tórax e em um dos braços do ex-presidente - são "precoces" e "demandam apenas avaliação periódica". "O que ele vai ter que fazer é ser avaliado periodicamente para ver se outras lesões apresentam suspeitas. Com relação a essas lesões, elas foram retiradas, mas pela característica da pele dele, por ter tomado sol sem proteção, é caso de avaliação periódica. Não é caso de nenhum tratamento coadjuvante agora", acrescentou o cirurgião.


Da CNN Brasil.

Integrante do Bonde dos 40 morre em confronto com policiais em Mata Roma

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de Mata Roma e do Batalhão de Choque deflagraram, em conjunto, a Operação Impacto, resultando na morte de um indivíduo considerado de altíssima periculosidade, conhecido como 'Alemão'. Ele era membro da facção criminosa Bonde dos 40 e investigado por envolvimento em homicídios ocorridos em Mata Roma e região, sendo bastante temido por moradores.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, as equipes receberam denúncias de uma intensa movimentação de tráfico de drogas no bairro Açude e, ao chegarem no local, suspeitos tentaram fugir abrindo fogo contra os policiais, que prontamente revidaram e alvejaram 'Alemão'. Ele ainda foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Outros dois indivíduos foram presos em flagrante e conduzidos para delegacia regional de Chapadinha, onde foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e de porte ilegal de armas. Um deles chegou a apresentar resistência durante à prisão, sendo necessário o uso de algemas, mas não sofreu ferimentos graves. Foram apreendidas duas pistolas municiadas, uma calibre 380 e outra 9 mm, além de 27 pedras de crack, dinheiro em espécie e aparelhos celulares.

Segundo o tenente-coronel Jaldemir, comandante do 16º BPM em Chapadinha, a neutralização de 'Alemão' representa um duro golpe contra facções criminosas que atuam em Mata Roma e reforça a presença da PM na proteção da população. "A polícia militar do Maranhão permanece firme no compromisso de combater o crime organizado, proteger a sociedade e garantir a segurança de todos. A Operação Impacto é mais um exemplo da eficiência e integração de nossas equipes", pontuou.

Possibilidade de blitz da PRF deixa Vargem Grande deserta; veja vídeos

Avenida Castelo Branco e Rua São Sebastião.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nos últimos dias, os maranhenses têm acompanhado operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal em municípios de várias regiões do estado, tais como, Lençóis, Baixada e Baixo Parnaíba, algo que alcançou grande repercussão nas redes sociais. Apesar da PRF ainda não ter divulgado um balanço dessas ações, os vídeos que viralizaram mostram muitos veículos apreendidos.

Como nesta terça-feira (16) Chapadinha e cidades vizinhas foram alvos dessas operações e, talvez pela proximidade geográfica, criou-se a expectativa de que Vargem Grande receberia a 'visita' dos policiais nesta quarta-feira (17). Algo que não se confirmou, no entanto, se espalhou rapidamente entre os moradores e o que se viu hoje foi uma Vargem Grande totalmente deserta.

A Rua São Sebastião e a Avenida Castelo Branco, por exemplo, estavam completamente vazias, algo difícil até de acreditar, tendo em vista que são as mais movimentadas diariamente. Algumas lojas e oficinas de moto fecharam as portas, algo que certamente vai chamar a atenção das autoridades em possíveis investigações futuras.

Apesar de afetar a economia local, atingindo diretamente os empresários e demais comerciantes, a situação expõe o quanto condutores circulam na ilegalidade em Vargem Grande. Não adianta sinalização das vias e campanhas educativas, se o próprio cidadão não busca respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Depois, quando sofre um acidente, a culpa ainda é da imprensa que dá publicidade. Cada uma, viu?

ATUALIZAÇÃO: Em contato com o Titular do Blog, a PRF informou que nenhuma das operações fora das rodovias buscam irregularidades administrativas (IPVA, CNH, etc). As ações acontecem em parceria com a polícia civil e visam exclusivamente o combate a criminalidade, ou seja, apreensões de veículos roubados/furtados/adulterados. Em breve será divulgado o balanço oficial.


Veja como estava a cidade nos vídeos publicados no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Prefeitura de Vargem Grande anuncia data para inauguração do Centro Esportivo

Novo cartão postal de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Vargem Grande confirmou, para este sábado (20), a data da inauguração do centro esportivo comunitário. A solenidade acontecerá a partir das 8h e deve contar com a presença do prefeito Preto e demais autoridades. A obra é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, por indicação do ministro do Esporte André Fufuca.

O centro esportivo foi construído em uma área de 3 mil metros quadrados nas imediações do Parque dos Buritis, no bairro do Açude, e inclui campo society, quadra de basquete, playground para crianças e pista de caminhada. O espaço moderno se torna mais um belo cartão postal da cidade, além de oferecer infraestrutura para atividades físicas e de lazer, promovendo o bem-estar e a integração social.

Homem assassinado em Vargem Grande recebeu 20 disparos de arma de fogo; veja andamento das investigações

Emerson do Nascimento.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia civil de Vargem Grande já iniciou às investigações para elucidar mais um homicídio ocorrido na cidade, desta vez tendo como vítima Emerson do Nascimento Espíndola, de 27 anos. O crime aconteceu na noite da última sexta-feira (12), por volta das 21h, na Travessa Horácio Gonçalves, localizada no bairro Rosalina (saiba mais).

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o exame de laudo cadavérico apontou que Emerson foi alvejado com 20 disparos de arma de fogo, que atingiram principalmente a região da cabeça. Imagens de câmeras de videomonitoramento e depoimentos de testemunhas devem ajudar a esclarecer a dinâmica/autoria do crime, que tem características de execução e está inserido no contexto da disputa entre facções criminosas.

Importante ressaltar, ainda, que a gestão do delegado Tiago Castro à frente da delegacia de Vargem Grande é muito bem avaliada pela população local, tendo em vista o alto índice de resolutividade dos crimes contra a vida, apesar do escasso efetivo policial. E este, com certeza, não será diferente. Vamos aguardar!

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Iracema Vale recebe juíza da Corte Constitucional de Angola

Encontro na Assembleia.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, na manhã desta terça-feira (16), a visita institucional da juíza conselheira da Corte Constitucional de Angola, Maria de Fátima de Almeida Silva, e uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR/UFMA), em missão oficial de intercâmbio institucional e acadêmico. O encontro ocorreu por iniciativa da deputada Helena Duailibe (PP).

Na pauta, a abertura do semestre letivo com o evento “Diálogos Constitucionais: Tribunal Constitucional de Angola e Tribunal Constitucional de Portugal”. O PPGDIR reafirmou seu compromisso com uma formação crítica, plural e internacionalizada, ampliando laços entre Brasil, Angola e Portugal, e aproximando a pós-graduação maranhense de importantes centros de produção de conhecimento.

O programa de pós-graduação em Direito da UFMA está mantendo um diálogo internacional com países da América Latina e da África lusófona. A visita da juíza, entre outras coisas, integra a programação de atividades de cooperação internacional desenvolvidas entre o PPGDIR/UFMA e instituições do sistema de Justiça brasileiro, com o objetivo de promover o fortalecimento de vínculos jurídicos e acadêmicos com a República de Angola, sobretudo no tocante à governança constitucional e à proteção de direitos fundamentais.

Na conversa com a juíza e sua comitiva, Iracema Vale também falou sobre o trabalho que desenvolve à frente do Legislativo Estadual e do grande desafio que decidiu encarar como a primeira mulher a ocupar o posto. “Tudo isso com o apoio do Governo do Estado, que tem lutado para colocar as mulheres nos espaços de poder. E temos feito a nossa parte com muito orgulho”, disse Iracema Vale, destacando, também, que seu gabinete é composto, em sua maioria, por mulheres.

Vale ressaltou, também, a questão da representatividade feminina na Assembleia, com 12 deputadas atuantes, o que significa a maior bancada da história da casa legislativa. Além disso, detalhou o trabalho executado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia. Participaram do encontro o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA, Paulo Roberto Barbosa Ramos, e os professores Edith Maria Barbosa Ramos, Bruno Silva Ferreira, Fredson de Souza Costa, Jhessika Lobo e José Aristóbolo.

Ex-prefeito, ex-secretária e empresário são presos em operação do MPMA

Operação Maat.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Cândido Mendes, deflagrou nesta terça-feira, 16, a Operação Maat (fase Prato Cheio), visando desarticular um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos que deveriam ser utilizados para o fornecimento de merenda escolar em 2014 no Município de Godofredo Viana. Com o apoio da Polícia Civil, a ação resultou na prisão do ex-prefeito Marcelo Jorge, do empresário Antônio Muniz e da ex-secretária de Administração e Finanças de Godofredo Viana, Gihan Torres, irmã do ex-prefeito.

Foram apreendidos cinco veículos (duas SW4, uma Mercedes, uma Hilux e uma Nissan Triton), além de joias e dinheiro em espécie nas residências dos acusados em São Luís. A Justiça determinou, ainda, a indisponibilidade e bloqueio dos bens dos requeridos, limitados ao montante de R$ 1.258.188,29. Os mandados foram assinados, inicialmente, pelo juiz titular da Vara Única da Comarca de Alcântara, que respondia, à época, pela Comarca de Cândido Mendes, Rodrigo Otávio Terças Santos, e pela juíza Luana Cardoso Santana Tavares, titular da Vara Única da Comarca de Cândido Mendes. O Município de Godofredo Viana é termo judiciário da Comarca de Cândido Mendes.

De acordo com o promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, que responde pela Promotoria de Cândido Mendes, os alvos da operação estariam envolvidos em um complexo esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas, causando graves prejuízos aos cofres públicos. O nome da operação, Maat, faz referência à deusa egípcia da justiça e da verdade. As prisões e o mandado de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça após a análise de provas colhidas ao longo da investigação, que incluem documentos, registros bancários e depoimentos de testemunhas.

 DENÚNCIA

A denúncia, datada de 14 de novembro de 2024, aponta o ex-prefeito Marcelo Jorge Torres, a ex-secretária de Administração e Finanças, Gihan Ayoub Jorge Torres e o empresário Antônio da Conceição Muniz Neto como os principais alvos. Conforme a ação do Ministério Público, foram cometidas irregularidades desde 2014. Apesar do repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o fornecimento de merenda escolar às crianças foi realizado de maneira inadequada. Relatos de uma nutricionista e de diretores de escolas confirmam que a merenda foi fornecida de forma precária por apenas dois dos dez meses letivos daquele ano.

O inquérito, iniciado em 2016, apurou que o Município de Godofredo Viana recebeu R$ 173.712,00 do FNDE em 2014, mas a empresa contratada – A da C MUNIZ NETO – não teria entregue os alimentos nos meses de fevereiro, março, maio, junho, julho, setembro, outubro, novembro e dezembro. A denúncia aponta ainda que, em dezembro, após o encerramento do ano letivo, foram emitidas notas fiscais no valor de R$ 62.984,00 por itens que não foram entregues nas escolas.

O Ministério Público sustenta que o ex-prefeito e a ex-secretária, que são irmãos, organizaram o desvio de dinheiro público, autorizando pagamentos a notas de empenho por produtos que não foram adquiridos. O documento acrescenta que a empresa A da C MUNIZ NETO recebeu um valor atualizado de R$ 181.369,62.

Também foi apontada a prática de outros crimes, como lavagem de dinheiro e fraude em licitação. O total de prejuízo aos cofres públicos, segundo a denúncia, é de R$ 258.188,29, com um valor de R$ 1.258.188,29 para fins de bloqueio patrimonial. “O Ministério Público seguirá desenvolvendo seu papel constitucional de fiscalizar o cumprimento da lei e de defesa da sociedade”, afirmou o promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira”.

Redação: CCOM-MPMA.

Foragido da Justiça por tentativa de feminicídio é preso em Vargem Grande

Momento da prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta terça-feira (16), policiais civis de Vargem Grande, com apoio da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva decretado em desfavor de um indivíduo conhecido como 'Marcelo do Soldadinho' pelo crime de tentativa de feminicídio.

Segundo informações repassadas pela polícia civil, o crime em questão aconteceu no dia 15 de novembro do ano passado, em uma residência localizada no bairro Soldadinho, tendo como vítima a própria irmã do acusado, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

"Instaurado o inquérito policial, foram produzidas várias diligências demonstrando a autoria em desfavor do investigado, tendo a autoridade policial representado pela prisão preventiva do agressor, decretada judicialmente após parecer favorável do Ministério Público", explicou o delegado Tiago Castro, que coordenou a operação.

Com Marcelo, ainda foi encontrada uma arma de fogo do tipo revólver calibre 38 com seis munições intactas, dentre outros ilícitos, razão pela qual ele também foi autuado em flagrante delito por crime previsto no estatuto do desarmamento. Após interrogatório na delegacia de Vargem Grande, o preso foi encaminhado ao presídio de Itapecuru-Mirim, onde permanecerá à disposição do poder judiciário.

Operação Captura prende 12 faccionados em Bacabeira, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Rosário

Momento da prisão.
Doze suspeitos de integrar organizações criminosas, considerados de alta periculosidade, foram presos pela polícia civil do Maranhão nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), na Região do Munim, durante nova etapa da Operação Captura. Do total, nove são apontados por homicídio. Os alvos da operação foram localizados em quatro cidades da região: Bacabeira, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Rosário. Os 60 policiais que integraram a ação foram às ruas desses municípios para cumprir 14 mandados expedidos pela Justiça e, além das prisões, efetuaram apreensões.

Em Bacabeira, três prisões foram realizadas no distrito de Peri de Baixo. Os investigados têm envolvimento em um homicídio ocorrido em abril deste ano. Entre eles está “Tiquena”, apontado como “disciplina” de uma facção criminosa e investigado por tentativa de homicídio. Ele foi localizado na casa da namorada e tentou se esconder na caixa da cama, mas acabou descoberto e preso. Outros dois alvos foram capturados pela polícia militar, com apoio da Força Tática.

Em Presidente Juscelino, três prisões foram efetuadas, sendo uma em flagrante por tráfico de drogas. Dois dos detidos são apontados como líderes de um grupo criminoso atuante no município. Também foram apreendidos um veículo de passeio, uma motocicleta, duas balanças de precisão e entorpecentes.

Em Cachoeira Grande, também foram presos três investigados por homicídio qualificado. Já em Rosário, o mandado de prisão por roubo qualificado foi cumprido no povoado Corapau. O alvo tentou fugir dos policiais, escondendo-se em um buraco cavado sob a cama, mas foi localizado e preso.

O delegado regional de Rosário, Adriano Mendes, destacou o êxito da operação. Ele informou ainda que os investigados integram três facções criminosas que atuam na região e que todos já possuem condenações ou são investigados por crimes como homicídio, homicídio qualificado, tentativa de homicídio, roubo qualificado, tráfico de drogas e outros crimes violentos. “São, portanto, indivíduos de alta periculosidade, que estão sendo retirados de circulação e colocados à disposição da Justiça”, enfatizou.

Motorista que levava veículo de luxo roubado para Alto Alegre do Maranhão é preso em Peritoró

Veículo roubado.
Na tarde desta segunda-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal recuperou um automóvel roubado horas antes em Teresina (PI). A ação aconteceu no km 435 da BR-316, no município de Peritoró. Por volta das 15h35, durante ronda ostensiva, a equipe policial avistou um Honda/Civic que possuía registro de roubo ocorrido ainda na madrugada do mesmo dia, na capital piauiense.

Durante a abordagem, o condutor, um homem de 29 anos, informou que havia recebido o veículo de luxo em Teresina e que o deslocaria até a cidade de Alto Alegre do Maranhão, onde entregaria o automóvel em troca de R$ 1.000,00.

Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de receptação de veículo. O carro e os envolvidos foram encaminhados à delegacia de Peritoró, com a integridade física e psíquica preservada, para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PRF.

'Chefin do Grau' volta para cadeia após romper tornozeleira eletrônica

Chefin do Grau.
Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), o Poder Judiciário decretou a prisão preventiva de Kauã Santos de Sousa, mais conhecido como “Chefin do Grau”. Ele é acusado de ser líder de práticas ilícitas relacionadas a grupos de motociclistas em São Luís. A decisão da 1ª Central das Garantias da Comarca da Ilha de São Luís atende ao pedido do promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial.

Kauã havia sido preso temporariamente, em meio deste ano (saiba mais), mas respondia em liberdade mediante medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Entretanto, relatórios técnicos da Supervisão de Monitoração Eletrônica confirmaram sucessivas violações às condições impostas, culminando no rompimento intencional do dispositivo de monitoramento, em julho de 2025.

O investigado é suspeito de associação criminosa, supressão de sinal identificador de veículo automotor, direção perigosa, promoção de jogos de azar e participação em demonstrações não autorizadas, condutas que afetam diretamente a segurança e a ordem pública. Na decisão, o juiz Rogério Pelegrini Rondon ressaltou que o comportamento de “Chefin do Grau” demonstrou “inequívoca intenção de burlar o controle jurisdicional”, evidenciando a necessidade da prisão preventiva como medida indispensável para resguardar a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal.

Redação: CCOM-MPMA.