terça-feira, 28 de junho de 2022

Feira da Mulher Empreendedora é realizada em Vargem Grande

Feira da Mulher Empreendedora.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Cerca de 90 mulheres participaram da 1ª Feira da Mulher Empreendedora de Vargem Grande, realizada no Parque dos Buritis por iniciativa da prefeitura de Vargem Grande, por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

Durante o evento, que antecedeu o São João da Gente, elas puderam expor e comercializar seus produtos para as centenas de pessoas que foram prestigiar e constatar o sucesso da feira. Vale destacar, ainda, o empenho da equipe técnica da SEMAS, que realizou diversas palestras e capacitações em parceria com o Sebrae e com a Sala do Empreendedor de Vargem Grande.
Feira da Mulher Empreendedora.
A secretária municipal de Assistência Social Nicoly Mesquita destacou a importância do momento. "Estamos muito felizes, superou as expectativas e vamos continuar com esse projeto. A feira da mulher não termina aqui, ela vai continuar periodicamente", explicou.

"Aquilo que é feito com o toque da mulher é maravilhoso e eu, como gestor desse município, fico muito grato", explicou o prefeito Carlinhos Barros, que acompanhou tudo de perto.

Confira mais fotos (imagens: Alemão):









Veja mais detalhes na reportagem de Clarice Nicácio:

Mãe e filha morrem com queimaduras provocadas por explosão de botijão de gás no MA

A bebê não resistiu.
Faleceu na noite desta segunda-feira (27), por causa de complicações das queimaduras causadas por uma explosão, devido um vazamento de gás de cozinha, a bebê Heloá Ferreira, de dois anos de idade, que estava internada na UTI do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz desde a última sexta-feira (17), quando aconteceu o acidente na casa que morava com os pais, no bairro Jardim São Luís. 

A bebê teve queimaduras graves em 70% do corpo. A mãe, Ana Carolina Ferreira, que estava com a filha no momento da explosão, teve queimaduras de terceiro grau em todo o corpo, não resistiu aos ferimentos e faleceu na última quinta-feira (23).

Relembre o caso
A mãe também faleceu.
Uma mulher, de 21 anos de idade, e uma criança, de dois anos, tiveram graves queimaduras durante um incêndio em uma casa na Rua Carajás, no bairro Jardim São Luís, na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o gás de cozinha estava vazando quando a vítima chegou e ligou o interruptor de luz. 

A mulher foi socorrida e levada direto para o centro cirúrgico do Socorrão e a criança foi levada para o Socorrinho. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas de dentro e fora da casa, mas o botijão de gás continuava vazando, então foi recolhido e colocado em local aberto.

Do Blog Imperatriz Online.

Famem quer posicionamento claro do MP e Judiciário sobre contratação de shows por órgãos públicos

Erlanio Xavier.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão abriu diálogo com o Ministério Público do Estado do Maranhão sobre as decisões que causaram a suspensão dos festejos juninos em diversos municípios do estado.

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, reclama sobre as decisões judiciais provocadas por ações civis públicas que tiveram como consequência o distrato de vários procedimentos firmados com a devida transparência e rigor da lei da licitação. A própria Lei permite claramente a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o que é o caso dos artistas nacionais de renome contratados para festas juninas.

“É razoável que o Ministério Público interfira na defesa dos preceitos constitucionais e a garantia de direitos estabelecidos pela Carta Magna, mas é necessário que haja clareza e uniformidade nestas decisões. Assim, temos a situação injusta na qual um município pode realizar sua tradicional festa junina, movimenta economia, atrai recursos, e o outro não pode fazê-lo através de decisão judicial tendo a situação semelhante ao outro. É preciso isonomia”, afirmou. 

Erlanio lembrou que o próprio governo do Estado está investindo R$ 25 milhões na festa junina, mesmo tendo problemas em outras áreas para solucionar. “Por que se fala que um município não pode realizar sua festividade pelo fato de carência em outra área da gestão? Qual o parâmetro? Se considerarmos as carências do Estado, que vive uma crise no sistema de transporte de ferry boat, muitas estradas estaduais danificadas, não haveria os gastos em curso com o São João do governo”.

Erlanio Xavier ressaltou o direito à cultura previsto na Constituição Federal que está sendo usurpado por decisões que frustram a população que durante dois anos teve que permanecer em isolamento devido à pandemia da Covid-19. 

“Estamos superando um período traumático para todos. É claro que entendemos o compromisso com as prioridades da administração pública, mas temos que entender que dentro da razoabilidade está o lazer e a cultura. A proibição dos contratos na véspera do evento atinge também os artistas locais, o barraqueiro que gastou comprando seus produtos, o mototaxista, enfim, todos que contavam com a cadeia da festa junina”, disse Xavier.

O presidente da Famem manterá agenda durante a semana com o Procurador Geral de Justiça e com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado para equalizar o posicionamento em relação aos gastos previstos em orçamento.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Vargem Grande participa do 1° Encontro do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann em Sobral

Equipe da Semed em Sobral.
O município de Vargem Grande é um dos contemplados com o curso, onde participam os gestores gerais escolares e os técnicos da SEMED em um total de 62 pessoas. O secretário municipal de Educação Nonato Costa e a secretária adjunta Vivia Fortes acompanham a equipe.
Curso em Sobral.
O primeiro encontro presencial marca o início do Módulo 2 da formação, focado em Liderança para Equidade. As (os) participantes serão convidados a refletir sobre o seu projeto de vida e se conectar ao propósito de promover educação com equidade; ampliar seus conhecimentos e consciência sobre como aprimorar sua atuação enquanto líderes para promover maior nível de equidade em suas redes e escolas, e a expandir sua capacidade de desenvolver e utilizar suas competências para mobilizar pessoas, tomar decisões e resolver desafios complexos relacionados às desigualdades educacionais, de forma compartilhada.
Equipe da Semed.
O encontro tem dois dias de duração. A programação inclui momentos de mergulho interior, com foco na trajetória e projeto de vida das (os) participantes, permitindo reflexões voltadas para a transformação pessoal, mas é marcada também por muitas trocas, reflexões coletivas e exercícios práticos de priorização, co-criação de soluções e prototipação a partir de problemas reais, enfrentados pelas redes e escolas.

Da Ascom SEMED-VG.

Jovem de 18 anos recusa pedido de namoro e é assassinada a tiros

Jovem assassinada.
Stephane da Conceição Oliveira, de 18 anos, foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (27), em Lagoa Grande do Maranhão, cidade localizada a 360 km de São Luís. O crime é investigado como feminicídio.

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito do crime já foi identificado e trata-se de um empresário da cidade que tinha um relacionamento amoroso esporádico com a vítima. Segundo o delegado Rodson Almeida, o suspeito é proprietário de uma loja de produtos para motocicletas. Ele teria bebido e procurado a jovem para assumir o relacionamento, que negou o convite.

Após negar o pedido, Stephane da Conceição foi alvejada com três tiros. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Uma outra mulher, que estava na companhia da vítima, também foi alvejada de raspão. Ela foi levada para o hospital, onde recebeu atendimento médico. O suspeito fugiu após o crime. A polícia diz que ele não tinha autorização para posse de arma de fogo. A Polícia Militar segue realizando buscas para localizar o homem.

Veja mais detalhes no Programa Coroatá na TV:


Do G1 MA.

Assembleia condecora ministro Anderson Torres com Título de Cidadão Maranhense

Título de Cidadão Maranhense.
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta segunda-feira (27), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Gustavo Torres. A honraria foi proposta pelo deputado Glaubert Cutrim (PDT), 1º vice-presidente da Alema. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), aconteceu no Plenário Nagib Haickel.

A solenidade contou, ainda, com a presença do governador em exercício, desembargador Paulo Velten; do senador Weverton Rocha (PDT), além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

O deputado Glaubert Cutrim (PDT) fez a saudação ao homenageado, destacando que o ministro Anderson Torres, natural de Brasília/DF, é delegado de carreira da Polícia Federal, ocupando, atualmente, o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

O parlamentar frisou, ainda, que Anderson Torres tem sido muito atuante na área da justiça e cidadania, sendo um dos responsáveis pelas principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado, no âmbito da Polícia Federal.

“É digno de louvor o trabalho que vem sendo realizado pelo ministro Anderson Torres em todas as regiões do país, com atuação destacada também em nosso Estado. Por essa razão, a proposição da homenagem, concedendo-lhe o Título de Cidadão Maranhense, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário desta Casa”, ressaltou Glaubert Cutrim.

Durante a solenidade, o governador em exercício, Paulo Velten, também enalteceu o trabalho de Anderson Torres à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Ele tem feito um trabalho técnico primoroso na área, em parceria com o Governo do Maranhão. Vale ressaltar que isso é uma demonstração de maturidade institucional. Atitudes republicanas são fundamentais para o devido enfrentamento aos desafios do nosso tempo”, enfatizou Velten.

Compromisso

Após receber a condecoração, o ministro Anderson Torres agradeceu à Assembleia Legislativa e, especialmente, ao deputado Glaubert Cutrim pela homenagem que lhe foi prestada. “Fico muito feliz, orgulhoso e bastante lisonjeado com esta honraria. Aproveito para reafirmar nosso compromisso com este Estado, dizendo que as parcerias que temos mantido com o Maranhão vão continuar pelo bem do interesse público, que está  sempre em primeiro lugar. Mais Brasil e menos Brasília e prioridade absoluta às demandas indispensáveis da nossa população”, afirmou o ministro.

O deputado Wellington do Curso (PSC) também enalteceu as qualidades de Anderson Torres e disse que o ministro é um dos grandes parceiros do Maranhão no governo federal. “Não há como negar que ele se dedica de maneira muito contundente ao combate às organizações criminosas, à repressão ao tráfico internacional de drogas e à busca incessante por justiça, sendo, portanto, mais do que merecedor do Título de Cidadão Maranhense”, declarou Wellington.

A sessão solene contou, também, com a presença do deputado federal Gil Cutrim; do presidente em exercício do TJMA, desembargador Marcelino Ewerton; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, José de Carvalho Neto; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; do defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado; dos desembargadores federais Ney Bello Filho, Gustavo Amorim, Reinaldo Soares da Fonseca e Roberto Velo; do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Edmar Cutrim, entre outras autoridades.

Idosa de 66 anos fica ferida após acidente na BR-222 em Itapecuru-Mirim

Veículo envolvidos no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (27), por volta das 6h, um acidente do tipo colisão traseira foi registrado na BR-222, em Itapecuru-Mirim, nas proximidades do Posto Brasil. Os veículos envolvidos foram um Chevrolet Prisma e um Chevrolet Ônix, ambos com placas de São Luís.

Segundo informações da PRF, a possível causa do acidente seria o fato do condutor do Prisma ter deixado de manter a distância de segurança do veículo que estava à sua frente. Ambos os condutores saíram ilesos, mas uma idosa de 66 anos, que estava no Ônix - que capotou e ficou com pneus para cima -, saiu com ferimentos leves.

Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Jovens são transferidos para São Luís após grave acidente em Vargem Grande

Socorrão I.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dois jovens, identificados como Luís Eduardo e Kerlândio, com idades de 26 e 28 anos, respectivamente, se envolveram em um grave acidente na MA-020, estrada que liga Vargem Grande a Coroatá, na tarde deste domingo (26).

Até o momento pouco se sabe das circunstâncias do impacto, visto que, as vítimas foram encontradas desacordadas às margens da rodovia, nas proximidades do povoado Andirobal. Eles trafegavam em uma motocicleta. Há relatos de que eles tenham sido atingidos por uma caminhonete Toyota Hilux de cor prata, fato este que está sendo investigado pela polícia civil.

Os dois foram transferidos às pressas em estado grave para São Luís e estão internados no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, com lesões na cabeça sendo acompanhados por médicos especialistas. Vamos aguardar mais informações!

Prefeitura de Presidente Vargas realiza JEP's 2022 e beneficia alunos da rede municipal

Secretário Alysson Frazão.
A prefeitura de Presidente Vargas, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Educação (SEMED), realizou a 1° Edição dos Jogos Escolares Presvarguenses 2022 (JEP's) na gestão da prefeita Fabiana Mendes.

O objetivo da competição, que se prolongou entre os dias 24 a 26 de junho, é integrar os estudantes, incentivando o esporte como forma de inclusão social e, ainda, identificar e desenvolver talentos esportivos do município. A prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão.

A competição foi dividida nas seguintes modalidades: dama, futsal, atletismo e futebol. No total, 11 escolas da rede municipal participaram dos torneios. Vale ressaltar que a modalidade de karatê será realizada somente no próximo sábado (02).

O secretário municipal de Esportes Alysson Frazão, em entrevista, agradeceu o apoio da prefeita Fabiana Mendes. "O motivo hoje é de muito orgulho e muita alegria, pelo sucesso do JEP'S. Agradeço a Deus e a prefeita Fabiana Mendes que tem nos apoiado nessa área do esporte com muita força e muita garra. Estou muito satisfeito! O objetivo principal é resgatar o nosso esporte", finalizou.

Da Ascom PMPV.

TRE-MA aprova pedido para envio de força federal para Coroatá, Chapadinha, Miranda do Norte e Urbano Santos; veja lista completa

Imagem ilustrativa.
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou, por unanimidade, o pedido de força federal a 97 municípios maranhenses para o primeiro turno das eleições de 2022. O pedido foi apresentado pelo corregedor eleitoral José Luiz Almeida, relator do processo.

No seu voto, o desembargador, após consulta às zonas eleitorais e análise da Seção de Segurança Institucional e Inteligência do TRE-MA, definiu o quantitativo de 97 (noventa e sete) municípios, distribuídos em 58 (cinquenta e oito) zonas eleitorais.

Foram considerados como critérios o histórico de emprego da Força Federal de Segurança Pública nos municípios maranhenses em eleições anteriores; as justificativas registradas pelos juízes eleitorais; a concentração das tropas nas sedes das zonas eleitorais; o emprego das tropas nos municípios mais afastados das sedes das zonas eleitorais, e a presença de área de reserva indígena ou remanescente de quilombo no município.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral será encaminhada ao governador do estado do Maranhão, para ciência e manifestação quanto ao presente reforço na segurança pública e, em seguida, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Regras para autorização

A requisição de Força Federal, prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04, é feita pelo juiz eleitoral da Zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação. Cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral analisar os pedidos de Força Federal para a garantia da votação e apuração; se aprovados, são enviados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações implementadas pelas Forças Armadas. 

Veja a relação dos municípios:

Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Benedito Leite, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriti, Buriti Bravo, Buriticupu, Cajari, Cândido Mendes, Carolina, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Colinas, Coroatá, Cururupu, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Edison Lobão, Governador Luís Rocha, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Humberto de Campos, Icatu, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Mata Roma, Matões do Norte, Mirador, Miranda do Norte, Montes Altos, Morros, Nova Iorque, Nova Olinda do Maranhão, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Poção de Pedras, Porto Franco, Presidente Dutra, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São João do Paraíso, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Turiaçu, Turilândia, Tuntum e Urbano Santos.

domingo, 26 de junho de 2022

Atriz da Rede Globo revela que foi estuprada, engravidou e entregou bebê para adoção

Atriz atuou em novelas da Globo.
A atriz Klara Castanho, de 21 anos, publicou um relato em suas redes sociais e revelou que foi estuprada, engravidou e decidiu entregar o bebê diretamente para adoção. A publicação foi feita na noite deste sábado (25), após o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais. "Não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e um trauma que sofri", afirma ela. "Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo".

Klara escreveu uma carta aberta em que conta sobre a violência sofrida e suas consequências. Ela diz ter sido abordada por uma enfermeira momentos após o parto, que ameaçou divulgar sua história. Logo em seguida, a atriz recebeu mensagens de um colunista. "Minha história se tornar pública não foi um desejo meu". "Fui estuprada. Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim. Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família nem dos meus amigos", diz a atriz.

A artista conta que não fez boletim de ocorrência na ocasião por se sentir envergonhada e culpada. "Tive a ilusão de que se eu fingisse que isso não aconteceu, talvez eu esquecesse, superasse. Mas não foi o que aconteceu. As únicas coisas que eu tive forças para fazer foram: tomar pílula do dia seguinte e fazer alguns exames", conta. "Somente a minha família sabia o que tinha acontecido".

Meses depois, segundo seu relato, ela começou a se sentir mal e, em meio a exames, descobriu a gravidez já em estágio avançado. "Foi um choque, meu mundo caiu. Meu ciclo menstrual estava normal, meu corpo também. Eu não tinha ganhado peso nem barriga", diz.

Klara afirma que, durante uma consulta, foi obrigada pelo médico a ouvir o coração da criança, o que considerou uma nova violação. "Naquele momento do exame, me senti novamente violada, novamente culpada. Em uma consulta médica contei ter sido estuprada, expliquei tudo o que aconteceu", diz.

Confira do relato na íntegra:

Do G1. 

Coronel da PM que atuou na segurança do governador diz que a polícia deve matar mais

Edson Melo.
O tenente-coronel da Polícia Militar de Goiás (PMGO) Edson Melo, ex-chefe da segurança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pré-candidato a deputado federal pelo mesmo partido, disse que “a polícia deve matar mais”. Ele ficou conhecido após executar o criminoso Lázaro Barbosa há quase um ano e lançar livro sobre o assunto.

Melo fez a declaração, durante o programa de televisão TBC Debate, ao discutir com o policial rodoviário federal Fabrício Rosa, pré-candidato a deputado estadual pelo PT em Goiás e doutorando em direitos humanos. Este, por sua vez, também é conhecido por criticar o abuso de autoridade e a violência policial contra a população. O debate foi transmitido na quarta-feira (22), pela TV Brasil Central.

“Acredito que a polícia deve matar mais. Deve matar mais, no sentido de bandido, né? Porque isso reflete diretamente nos dados que aqui tenho”, afirmou o tenente-coronel. “Tivemos uma redução de homicídios em 21%, de 2018 para 2019, já no início do governo de Ronaldo Caiado”, completou.

Ao compartilhar o vídeo em uma rede social, Edson Melo escreveu a seguinte legenda: “Todos são especialistas em segurança pública, até ouvir o primeiro tiro, depois só ficam os policiais”.

Veja vídeo abaixo:

Do Metrópoles.