terça-feira, 25 de novembro de 2025

Idoso é assassinado durante tentativa de assalto no Cohatrac

Idoso assassinado.
Na manhã desta terça-feira (25), um idoso de 72 anos foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto no bairro Cohatrac V, em São Luís. Câmeras de segurança flagraram o crime. Segundo o repórter Juvêncio Martins, o caso aconteceu por volta das 5h15, quando o idoso, identificado como Jessé Ramos da Silva, levava a nora até uma parada de ônibus.

Durante o trajeto até o ponto de ônibus, um assaltante se aproximou de moto e abordou o idoso, que imediatamente reagiu atacando o criminoso com um objeto que segurava na mão. O tiro atingiu o pescoço da vítima, que morreu minutos depois. O assaltante fugiu sem levar nada. A polícia civil esteve no local após o crime e o Instituto Médico Legal fez a retirada do corpo.

Do G1 MA.

Equipamento de espionagem é encontrado no gabinete da Presidente da Câmara de Viana

Gabinete da presidente da Câmara.
A polícia civil recolheu, na manhã desta segunda-feira (24), um equipamento de espionagem encontrado no gabinete da presidente da Câmara Municipal de Viana, vereadora Lauryfrancy Gomes. O dispositivo estava escondido atrás de um vaso de vidro em uma estante da sala. Na última sexta-feira (21), a vereadora, que é do Partido Republicano Democrático (PRD), notou um barulho estranho vindo da estante e desconfiou de algo incomum. Ela então acionou a polícia, que isolou o local até a manhã seguinte.

O equipamento de escuta encontrado consistia em uma caixa preta com dois microfones: um externo e outro interno. A polícia civil agora investiga como o dispositivo funcionava, se transmitia sinais para alguém ouvir à distância ou se gravava as conversas na sala da vereadora. Os investigadores, usando luvas, recolheram o equipamento, o vaso e outros objetos próximos que poderiam ter sido manipulados por quem instalou a escuta. Tudo foi embalado em sacos plásticos e levado ao Instituto de Criminalística, em São Luís, para análise técnica.

Os policiais também fizeram uma varredura completa na sala para garantir que não houvesse outros dispositivos. Um procedimento investigatório já foi aberto e uma linha de suspeitos está sendo investigada. "Agora, vamos aguardar os laudos das perícias para concluir o caso e esclarecer o crime", disse um dos investigadores. Lauryfrancy Gomes foi eleita vereadora de Viana em 2020 e reeleita no ano passado. Ela é a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade.

Do G1 MA.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Flávio Dino manda Polícia Federal investigar Pedro Lucas Fernandes

Dino e Pedro Lucas, antigos aliados.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (23) que a Polícia Federal investigue a participação dos deputados Pedro Lucas Fernandes (União-MA) e Zezinho Barbary (PP-AC) em supostos desvios de emendas parlamentares. A decisão foi motivada por denúncias apresentadas pelas organizações Transparência Internacional, Transparência Brasil e Contas Abertas, no âmbito da ação que discute a constitucionalidade e a transparência do modelo de execução de emendas.

No despacho, Dino afirma que os fatos relatados podem configurar ilícitos criminais e exigem apuração imediata. “À vista dos fatos noticiados — que configuram indícios de possíveis crimes — encaminhe-se [o material] à Diretoria-Geral da Polícia Federal, para que adote as providências cabíveis”, escreveu o ministro. A ordem inclui a análise de eventuais anexações a inquéritos já existentes ou a abertura de novos procedimentos.

Entre os casos mencionados na petição está o do município de Arari, onde uma emenda de R$ 1,25 milhão apresentada por Pedro Lucas para recuperação de estradas vicinais teria sido desviada para pagamento de despesas de custeio da prefeitura, incluindo folha salarial, coleta de lixo e compra de medicamentos. O uso de verba parlamentar para custeio e pagamento de pessoal é vedado pela Constituição (relembre).

Pedro Lucas é líder da bancada do União Brasil, uma das mais numerosas da Câmara, e próximo ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele chegou a ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações, mas acabou recusando o convite por pressão do seu partido.

Continue lendo AQUI.

Do Valor Econômico. 

Filho de empresário sofre tentativa de homicídio em Coroatá

Vítima da tentativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24), por volta das 7h30, uma tentativa de homicídio foi registrada na Travessa Vitorino Freire, no centro de Coroatá, tendo como vítima Júlio de Sousa da Luz, de 36 anos. As informações são do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.

Segundo apurado, Júlio estava em sua caminhonete Toyota Hilux, quando foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo, efetuados por um indivíduo em uma motocicleta. A vítima foi alvejada na perna e no ombro e precisou de atendimento médico na UPA. Júlio é filho do empresário João Lopes e não corre risco de morte. A polícia civil vai investigar o caso para que a motivação e a autoria sejam esclarecidas.

Pai e filho são baleados no Povoado Leite

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Itapecuru-Mirim registrou, na madrugada deste domingo (23), por volta das 4h, uma dupla tentativa de homicídio no povoado Leite, comunidade localizada às margens da BR-222, na divisa entre os municípios de Itapecuru, Vargem Grande e Presidente Vargas.

Segundo informações repassadas pela guarnição que atendeu a ocorrência, as vítimas eram pai e filho, que foram alvejados por disparos de arma de fogo. Eles foram encaminhados para um hospital de São Luís em razão da gravidade dos ferimentos. Ainda conforme à PM, uma das vítimas relatou que a motivação foi uma tentativa de assalto, pois os autores tentavam roubar uma VW Saveiro Cross. O caso será investigado pela polícia civil.

Peritoró comemora 29 anos recebendo obras estaduais

Entregas em Peritoró.
Os 29 anos de Peritoró foram comemorados com muitos benefícios para a população, graças à parceria entre o Governo do Estado e o Município. Em uma programação festiva, o sábado (22) foi de entrega de mais obras e serviços em agenda de trabalho coordenada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo prefeito Dr. Júnior.

“Há dois meses fizemos algumas promessas à população de Peritoró. E hoje, no aniversário da cidade, voltamos aqui para entregar importantes obras e serviços, além de garantir a conclusão de outros investimentos, como a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas. É esse o trabalho que o governo do estado tem feito em todo o Maranhão, em parceria com os municípios, para melhorar a vida dos maranhenses”, destacou Orleans Brandão.

O Governo do Estado entregou à população de Peritoró o Farol do Saber Luiza Lima Milhomem, a Estação Tech, a praça Dulce Almeida e quadra poliesportiva da Unidade Escolar Municipal Dulce Almeida, além de 327 óculos do Programa Cuidar de Olhos e 42 cartões do Programa Tempo de Semear, que garante a compra de insumos a agricultores familiares. A agenda ainda incluiu uma vistoria nos serviços de pavimentação asfáltica em 5 quilômetros de vias urbanas e a inauguração de importantes obras municipais: os quiosques da Avenida do Filipinho e o Largo de Independência

“Este é o verdadeiro governo municipalista, que está próximo dos prefeitos, que enxerga quem trabalha, que faz com que esse Maranhão cresça e se desenvolva em todas as áreas. E o Orleans cumpre muito bem a missão de conhecer as necessidades de cada cidade e buscar as soluções. Em menos de 60 dias entrega obras e serviços prometidos, mostrando que gestão se faz com trabalho”, disse o prefeito doutor Júnior.

Adolescente pratica homicídio e é assassinado a pedradas pelos amigos da vítima em Codó

Jovens envolvidos.
Dois jovens morreram durante um episódio extremamente violento registrado na noite deste domingo (23), na entrada do Residencial Trizidela, em Codó. As mortes de Willame Fernandes Lira e de Walison Kaique dos Santos Silva, de 15 anos, ocorreram em sequência, em circunstâncias ainda investigadas pela polícia civil.

De acordo com informações de testemunhas, a ocorrência teria começado quando Walison Kaique, armado com uma arma de fogo de fabricação caseira, efetuou um disparo que atingiu Willame Fernandes Lira. A vítima não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local. Logo após o disparo, amigos de Willame reagiram e partiram para cima do adolescente. Walison Kaique foi agredido com pedradas e pauladas, não resistindo aos ferimentos. Ele também morreu na cena do crime.

A polícia militar esteve no local e prendeu em flagrante um suspeito de participação nas agressões contra o adolescente. Um terceiro homem ficou ferido durante o tumulto e foi socorrido ao hospital geral municipal (HGM), onde segue sem informações atualizadas sobre seu estado de saúde. A polícia civil abriu inquérito para esclarecer toda a dinâmica do caso, apurar responsabilidades e identificar os demais envolvidos. As investigações seguem em andamento.

Do Blog do Marco Silva.

Menino de 11 anos pega arma do avô e atira contra três crianças no Maranhão

Imagem ilustrativa.
Três crianças ficaram feridas após um menino de 11 anos atirar contra elas com uma arma de fabricação caseira no bairro Base, em Humberto de Campos. De acordo com informações da polícia militar e da direção do hospital municipal, um dos feridos está em estado grave. Segundo relatos, o menino de 11 anos teve um desentendimento durante uma brincadeira de rua com outro garoto, de 10 anos. Após a discussão, o menino foi até a casa do avô, pegou uma cartucheira artesanal e retornou ao local, onde realizou os disparos. 

O tiro atingiu diretamente o rosto do garoto de 10 anos e também a irmã dele, de apenas 6 anos. A menina de 6 anos foi atingida na parte superior do crânio. Ela recebeu atendimento imediato no hospital municipal Elda Ribeiro Fonseca, onde ficou em observação. Após avaliação médica, apresentou boa evolução e recebeu alta ainda na noite de sábado.

Já o menino de 10 anos, identificado pelas iniciais V.G.M.S., sofreu os ferimentos mais sérios. Após atendimento emergencial e estabilização no hospital municipal, ele foi transferido às pressas para o hospital regional de Barreirinhas. Segundo a prefeitura de Humberto de Campos, o estado de saúde é crítico, já que os disparos atingiram frontalmente o rosto e foram feitos em uma curta distância. O garoto deve passar por procedimentos cirúrgicos nos próximos dias. Um terceiro jovem também foi atingido. José Lucas, de 14 anos, sofreu apenas um ferimento superficial e recebeu alta após avaliação médica.

A polícia civil deve ouvir familiares e testemunhas para esclarecer as circunstâncias do disparo, incluindo como a arma artesanal foi acessada pela criança e se houve intenção de ferir os colegas. O avô do menino de 11 anos foi autuado pela polícia militar pelo porte da cartucheira artesanal. O caso segue em investigação.

Do Imirante.

domingo, 23 de novembro de 2025

Juventude maranhense reconhece trabalho e manifesta apoio a Orleans Brandão

Encontro com a juventude.
Centenas de jovens de vários municípios e partidos estiveram reunidos na sede do MDB, em São Luís, para manifestar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Maranhão em 2026. No encontro, Orleans defendeu a valorização da juventude e assumiu o compromisso de dar continuidade às políticas públicas que têm garantido melhor educação e mais oportunidades aos jovens maranhenses.

“Eu fui da Juventude do PSDB e desde cedo sei a importância da participação dos jovens na política. Agora, tenho a oportunidade de mostrar ao Maranhão que o jovem tem potencial, superando a barreira da idade e do parentesco, mostrando muita disposição para o trabalho e fico feliz em estar contribuindo com a realização de grandes obras e programas que estão melhorando a vida das pessoas”, declarou Orleans Brandão para os jovens que lotaram o espaço do Diretório do MDB, no início da noite de sexta-feira (21).

Ao citar alguns dos programas estaduais voltados para a juventude, e a ampliação dos investimentos estaduais na política educacional, Orleans disse estar muito confortável em conversar com os jovens do Maranhão. Ele lembrou que o governo aumentou de 3 mil para 15 mil vagas o programa Trabalho Jovem, e de 1 mil para 6 mil o número de estudantes atendidos pelo Cartão Transporte Universitário. Além disso, o programa Educação de Verdade dobrou os investimentos em transporte e alimentação escolar, e garantiu conectividade a cerca de 250 mil alunos da rede estadual.

“Como jovens na política, precisamos mostrar o que a gente quer e o que nosso estado precisa para melhorar, acreditar no seu potencial e mostrar trabalho. É isso que temos feito todos os dias. Por isso, contem com nosso compromisso de continuar lutando pela juventude e pelo Maranhão”, enfatizou Orleans Brandão

A líder da Juventude do PT, Gabriela, justificou o apoio da pré-candidatura de Orleans ao governo do Maranhão: “Nós do Partido dos Trabalhadores estamos comprometidos com Orleans pela continuidade do governo de Carlos Brandão que tem grandes obras e queremos continuar, com a juventude presente, participando dos espaços e contribuindo com seu mandato”.

A coordenadora da Juventude de Orleans, Gilsania Barros, refletiu sobre a participação dos jovens na política. “Não é fácil ser jovem na política. As pessoas nos subestimam pela idade, mas quando temos oportunidade mostramos que temos competência. E é por isso que estamos hoje aqui para dizer que estamos com Orleans Brandão”.

O presidente da Juventude do PDT, Marcos Leite, também destacou o trabalho que Orleans tem realizado como secretário de Assuntos Municipalistas, indo aos municípios para conversar com as lideranças e com a população, conhecer os problemas e encaminhar as soluções. “E nós reconhecemos tudo o que este governo tem feito pela juventude e que precisa ter continuidade. Por isso, Orleans, conte com nosso apoio”, afirmou o líder pedetista.

O líder da juventude do MDB em Barreirinhas, Carlos Jhones, citou o exemplo da sua cidade para reafirmar que os jovens têm competência para bem exercer a gestão pública: “Feliz em ver um jovem disputando o Governo do Maranhão. Viemos aqui agradecer ao Orleans por tudo o que tem feito e pela oportunidade de mostrarmos que os jovens têm potencial e disposição para trabalhar pelo nosso estado.

sábado, 22 de novembro de 2025

Preso, condenado e inelegível: entenda a situação de Bolsonaro

Bolsonaro.
Preso de forma preventiva, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado à pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma. Além disso, tem restrições para se candidatar a cargos eletivos e ainda responde a outras investigações no Supremo Tribunal Federal.

Entenda a situação jurídica do ex-presidente:

- Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde agosto, por conta da investigação sobre a tentativa de atrapalhar o processo da trama golpista;

- em setembro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou Bolsonaro à prisão pela tentativa de golpe de Estado em 2022;

- com a proximidade do encerramento do processo, ele foi preso de forma preventiva neste sábado (22), após investigadores e a Justiça identificarem risco de fuga.

PRISÃO PREVENTIVA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso em casa na manhã deste sábado (22) e levado à sede da Polícia Federal em Brasília. Ele vai passar por uma audiência com um juiz neste domingo (23). A prisão é preventiva, sem prazo determinado, e foi solicitada pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a prisão. A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou indícios de que Bolsonaro estava planejando uma fuga. A defesa de Bolsonaro afirma que a prisão causa perplexidade e traz riscos à vida de Bolsonaro, por causa de seus problemas de saúde.

PLANO DE FUGA

Ao decretar a prisão preventiva, Moraes afirmou que a tornozeleira de Bolsonaro foi violada por volta de meia-noite deste sábado. Além disso, o ministro considerou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do pai "configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal". O ministro escreveu que, embora o ato tenha sido apresentado como uma vigília pela saúde de Bolsonaro, "a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu", com o uso de manifestações para obter "vantagens pessoais" e "causar tumulto".

Do G1.

Vargem Grande: Morre Saul Martins

Saul Martins.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Vargem Grande perdeu, na madrugada deste sábado (22), um de seus filhos ilustres: Saul Bezerra Martins, aos 89 anos. 'Seu Saul', como era carinhosamente conhecido, estava residindo em São Luís e nos últimos dias precisou ser internado em um hospital da capital, onde, infelizmente, faleceu por volta das 5h30.

Saul Martins era patriarca da Família Martins e prestou relevante contribuição para a sociedade vargem-grandense, principalmente como comerciante e também como delegado. Ao lado de Dona Luiza (in memoriam), sua companheira de vida e com quem ficou casado por 63 anos, teve nove filhos, netos e bisnetos, além de cultivarem muitas amizades.

O Titular do Blog, que conviveu boa parte de sua infância/adolescência com a família, lamenta profundamente o falecimento de Seu Saul e pede para que Deus possa confortar a todos os familiares neste momento de profunda tristeza. O velório/sepultamento acontecerá em Vargem Grande e o horário ainda será divulgado.


Esquadrão Águia apreende arma de fogo e efetua prisão em Vargem Grande

Indivíduo preso.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta sexta-feira (21), por volta das 19h, policiais militares do Esquadrão Águia realizavam patrulhamento ostensivo em Vargem Grande, quando, nas imediações da Rua Marcelino Alves, no bairro de Fátima (Cascavel), avistaram dois indivíduos em atitudes suspeitas em uma motocicleta Honda CG 125 Titan de cor preta.

Os suspeitos, ao avistarem a presença da guarnição, empreenderam fuga, sendo que o garupa pulou da moto e foi logo preso. Com Jonas Vieira Ferreira, de 18 anos, foi apreendida uma arma de fogo de fabricação artesanal de calibre 32 municiada, possivelmente utilizada para prática de assaltos na cidade.

Já o segundo envolvido continuou a fuga até o Campo de Aviação, onde caiu e abandonou o veículo, adentrando em um matagal. Foram feitas diversas incursões, porém não foi possível localizá-lo. Em continuidade, o preso foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.