sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Flávio Dino autoriza Operação da PF contra deputados do partido de Bolsonaro

Deputados Sóstenes e Jordy.
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco para apurar um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de cotas parlamentares no Congresso Nacional. A ação atinge diretamente os deputados federais Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, e Carlos Jordy (PL-RJ), além de assessores, servidores comissionados e particulares.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante as diligências, a Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 400 mil em dinheiro vivo na residência de Sóstenes Cavalcante. Também foram recolhidos celulares e outros materiais que serão analisados pelos investigadores.

Segundo a PF, as apurações indicam a atuação coordenada de agentes políticos e pessoas de seu entorno para desviar recursos da cota parlamentar e, posteriormente, ocultar a origem do dinheiro. O esquema envolveria a simulação de contratos e serviços, para justificar gastos e permitir o escoamento dos valores públicos.

A Polícia Federal investiga os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Após a deflagração da operação, o deputado Carlos Jordy se manifestou nas redes sociais, afirmando ser alvo de uma “perseguição implacável”. Sóstenes Cavalcante disse que o dinheiro apreendido em sua residência têm origem na venda de um imóvel situado em Minas Gerais.

** A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar, popularmente chamada de "cota parlamentar", é uma verba mensal destinada exclusivamente a reembolsar as despesas que deputados federais e senadores têm para realizar seu trabalho.

Do InfoMoney.

Interdição da BR-135 provocou mais de 40km de congestionamento; saiba todas informações

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Todos os condutores que precisaram utilizar a BR-135 nesta quinta-feira (18), no trecho entre o município de Santa Rita e o povoado Entroncamento, na zona rural de Itapecuru-Mirim, enfrentaram grande lentidão no trânsito. Isso porque um grave acidente foi registrado no início da tarde, no povoado Cariongo (relembre).

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog junto à PRF, que esteve no local realizando os procedimentos cabíveis, um caminhão-tanque carregado de combustível provocou a colisão do tipo colateral, que envolveu, ainda, uma caminhonete e uma carreta baú carregada com eletrodomésticos. O caminhão teria tido problemas mecânicos e invadiu a contramão. 

Com o impacto, a carreta tombou e obstruiu totalmente a pista por aproximadamente duas horas. Já o caminhão e a caminhonete caíram na ribanceira. Felizmente, não houve vítimas e nem vazamento do combustível. Em continuidade, alguns caminhoneiros ajudaram a retirar parte da carreta, deixando a via livre para veículos de pequeno porte em modo 'pare e siga' ao longo da tarde e início da noite. 

Ainda segundo apurado pelo Blog, a BR só foi totalmente liberada por volta das 19h30 e o trânsito normalizado na região às 23h. O congestionamento quilométrico chegou até as proximidades de Miranda do Norte em um sentido, portanto, mais de 40km, e avançou até Bacabeira no sentido oposto.

PGR aponta fragilidade de provas contra Senador Weverton

Weverton Rocha.
Mesmo após a deflagração de busca e apreensão contra o senador Weverton Rocha (PDT) no âmbito da ‘Operação Sem Desconto’ (saiba mais), documentos oficiais do processo indicam que, ao menos neste momento, não há provas robustas que vinculem o pedetista ao “escândalo do INSS”.

Trechos do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), contrário ao pedido de prisão formulado pela Polícia Federal, apontam fragilidade no conjunto probatório apresentado até agora. Ao analisar o caso, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido da PF e citou expressamente o entendimento da PGR.

De acordo com a Procuradoria, o “panorama probatório apresentado é assentado em inferências ainda não consolidadas”, ressaltando que, até o momento, não foi demonstrado vínculo direto entre Weverton Rocha e a execução de condutas ilícitas, tampouco o recebimento de valores irregulares. “O simples fato de ex-assessores terem sido destinatários de valores não autoriza, automaticamente, a extensão de responsabilidade ao titular do mandato sem base fática robusta que o vincule”, destaca o parecer.

A PGR não descarta a possibilidade de eventual prática ilícita, mas é categórica ao afirmar que, neste estágio da investigação, os elementos disponíveis são frágeis para sustentar essa conclusão. “Há mais dúvidas a esclarecer do que certezas aptas a embasar a medida extrema”, afirma a Procuradoria.

Confiança na Justiça

Após a divulgação do teor do parecer, o senador Weverton Rocha divulgou comunicado público nesta quinta-feira (18), reafirmando sua confiança na Justiça e no Estado Democrático de Direito. Segundo ele, a decisão do STF é clara ao reconhecer a ausência de provas que o vinculem a práticas ilícitas ou ao recebimento de recursos irregulares.

“Relações profissionais de terceiros não podem ser usadas para me imputar responsabilidade sem fatos concretos. Sigo exercendo meu mandato com serenidade e colaborando para o esclarecimento dos fatos, certo de que a verdade prevalecerá e minha inocência será plenamente reconhecida”, afirmou o parlamentar. Em sua manifestação, o senador reforçou o discurso de respeito às instituições e ao devido processo legal.

PM divulga mais informações sobre assassinato de 'Pica Pau' em Coroatá

Pica Pau.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O major Luís Rodrigo, comandante do 24º BPM, concedeu entrevista ao repórter Macílio Gonçalves, do Programa Canal Aberto, e deu mais detalhes sobre o homicídio que foi registrado na madrugada desta quinta-feira (18), em Coroatá. Radijaelson Vieira de Araújo, de 37 anos, vulgo 'Pica Pau', foi assassinado a tiros na Avenida Nagib Haickel por dois homens ainda não identificados (saiba mais).

Segundo o major, 'Pica Pau' já tinha passagens pelo sistema prisional do estado, inclusive por um homicídio praticado por ele anos atrás na cidade. Ele também já havia sofrido outras tentativas de homicídio, o que reforça a tese de que se trata de um crime de execução. A polícia civil dará continuidade nas investigações para elucidar o caso.


Confira a entrevista na íntegra (Assistir no YouTube):

Assembleia aprova projeto que garante isenção de IPVA para veículos de até 170 cilindradas

Assembleia Legislativa.
Cerca de 200 mil condutores maranhenses devem ser beneficiados com isenção no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou na manhã desta quinta-feira (18), durante realização da sessão plenária, o Projeto de Lei n.º 570/2025, de autoria do Poder Executivo, que garante a isenção no pagamento do imposto para veículos de até 170 cilindradas.

De acordo com o Governo do Estado, autor do projeto, a proposta visa ampliar benefícios fiscais, promovendo justiça tributária aos proprietários de veículos do Maranhão, favorecendo especialmente as camadas mais vulneráveis da população. A proposta inicial previa a garantia da isenção para veículos de até 155 cilindradas. No entanto, durante a sessão plenária, os parlamentares aprovaram uma emenda apresentada pelo deputado Ariston (PSB), elevando a isenção para os veículos com potência de até 170 cilindradas, incluindo as motocicletas, o que alcançou um número maior de condutores maranhenses.

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), líder do governo da Casa, destacou a sensibilidade do governador Carlos Brandão (sem partido) com a proposta apresentada pelo deputado Ariston, garantindo o maior número de maranhenses beneficiados. “O governador, sensível que é, reuniu a equipe, entrou em contato com a presidência e liderança do governo e pediu que fosse aprovada a emenda do deputado Ariston, garantindo que motos de até 170 cilindradas tenham isenção de IPVA no Maranhão. Nós estamos falando de praticamente 60% das motos no estado, que são as motos que estão nas mãos dos trabalhadores. Parabéns a esta Casa que trabalhou para que isso pudesse acontecer com a sensibilidade do nosso governador”, destacou.

Economia

Na mensagem enviada por Carlos Brandão, o chefe do executivo estadual explicou que a medida vai contribuir diretamente para que mais pessoas adquiram motocicletas, dinamizando a economia e movimentando o mercado de consumo.

“Além disso, a medida de redução do IPVA trará benefício a ser implantado ainda este ano, com execução orçamentária garantida, conforme estudo técnico da Secretaria de Estado da Fazenda, fomentando a aquisição de motocicletas no período natalino, em que é injetado maior volume de recursos no mercado de consumo com o 13º salário, sendo os comprados estimulados pela diminuição no valor da quota-parte do imposto devido”, disse o governador.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Revelada a causa da morte de homem encontrado na Praia dos Amores em Nina Rodrigues

Eron.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Titular do Blog teve acesso, com exclusividade, ao resultado do exame cadavérico de Eronilson dos Anjos Machado, de 35 anos, mais conhecido como 'Eron'. Ele foi encontrado sem vida na tarde do dia 06 de dezembro, nas águas do Rio Munim, na região da Praia dos Amores, principal ponto turístico de Nina Rodrigues (relembre).

Na época, havia uma dúvida na população do município com relação a causa da morte, principalmente para saber se 'Eron' havia sido assassinado. Até mesmo a polícia civil iniciou uma investigação. No entanto, segundo o médico legista responsável pelo exame, a vítima morreu 'por asfixia mecânica por afogamento'. 

"Foi observado a presença de líquidos (água) nas regiões dos pulmões esquerdo e direito, na traqueia e no estômago; região da cabeça sem anormalidades; região torácica e abdominal sem anormalidades; não foram encontrados sinais de violência visíveis", concluiu o médico.

Mulher sofre tentativa de feminicídio na Rua São Sebastião; autor é preso

Autor foi preso.
Um homem identificado como Leones Custódio Gomes, de 29 anos, foi preso pela polícia militar na madrugada desta quinta-feira (18), suspeito de efetuar disparos de arma de fogo contra a própria companheira, no bairro São Sebastião, em Codó.

De acordo com informações do repórter Gildo Brito, a equipe de plantão da Força Tática foi acionada após denúncia relatando que o suspeito, conhecido como “Leones”, teria atirado contra a vítima na Rua São Sebastião. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados de que a mulher já havia sido socorrida por familiares e encaminhada ao Hospital Geral Municipal (HGM).

Diante da situação, os militares iniciaram diligências para localizar o acusado. Minutos depois, ele foi encontrado pilotando uma motocicleta. Durante a tentativa de abordagem, Leones abandonou o veículo e fugiu a pé, entrando em uma área de matagal na tentativa de se esconder, mas acabou sendo alcançado e preso pela guarnição.

Durante a fuga, o suspeito sofreu um corte no pé e precisou ser levado ao HGM, onde recebeu atendimento médico e sutura. Após os procedimentos, ele foi apresentado na delegacia de polícia civil de Caxias, onde ficou à disposição da Justiça. Ainda conforme a PM, a vítima deu entrada no hospital com dois ferimentos provocados por disparos de arma de fogo na região do abdômen. Segundo o médico plantonista, apesar da gravidade, ela não corre risco de morte.

Do Blog do Marco Silva.

PF detalha participação de Weverton nas fraudes do INSS e pediu a prisão do Senador

Weverton Rocha.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta quinta-feira (18) o sigilo da decisão que autorizou uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura desvios em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS (relembre). Conforme o documento, a Polícia Federal chegou a pedir as prisões do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e de Adroaldo Portal, agora ex-número 2 do Ministério da Previdência Social. 

A Procuradoria-Geral da República, no entanto, se manifestou contra as prisões. Diante disso, o ministro André Mendonça autorizou somente mandados de busca e apreensão contra o senador Weverton Rocha e determinou o afastamento e a prisão domiciliar de Adroaldo Portal, que foi exonerado do Ministério da Previdência após a operação.

Esquema

Conforme a decisão de Mendonça, a investigação da PF dedica ao senador Weverton Rocha um "capítulo extenso" das apurações, "em razão da alegação de sua posição de liderança política e possível posto de comando dentro da organização criminosa estruturada por ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES". A PF aponta que "o SENADOR WEVERTON teria se beneficiado dos valores ilícitos provenientes dos descontos associativos fraudulentos, como também teria relações próximas com os integrantes da organização criminosa investigada na 'Operação Sem Desconto'".

Ainda conforme as investigações da PF, Weverton Rocha teria atuado "como beneficiário final (“sócio oculto”) de operações financeiras estruturadas pela organização criminosa, recebendo recursos ou benefícios por meio de interpostas pessoas, alguns seus assessores parlamentares". Segundo a decisão de Mendonça, a Polícia Federal destacou, ainda, que os principais investigados pelas fraudes no INSS mantinham "vínculos estreitos" com agentes políticos, especialmente Weverton Rocha, que seria um "sustentáculo político" da operação criminosa.

Nota do senador

“O senador Weverton Rocha informa que recebeu com surpresa a busca na sua residência, com serenidade se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão”.

Do G1.

Grave acidente interdita BR-135 entre Santa Rita e Entroncamento

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um grave acidente registrado no início da tarde desta quinta-feira (18) na BR-135, entre o município de Santa Rita e o povoado Entroncamento, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim, está provocando um congestionamento quilométrico nos dois sentidos da rodovia.

Segundo apurado pelo Titular do Blog, que passou pelo local pouco antes das 16h, o sinistro de trânsito envolveu uma caminhonete, um caminhão-tanque e uma carreta, esta ficando sobre a pista e interditando o fluxo normal dos outros condutores. 

Os veículos de pequeno porte estão conseguindo passar pelo acostamento no sistema 'pare e siga', enquanto caminhões, ônibus e outros veículos de carga estão parados aguardando a retirada da carreta. Equipes da PRF e do SAMU estão no local realizando os atendimentos necessários. Não há informações de óbitos.


Integrante do Comando Vermelho é preso na Avenida General Arthur Carvalho

Momento da prisão.
Em continuidade às ações de enfrentamento ao crime organizado, a polícia militar do Maranhão prendeu um integrante de facção criminosa ligada ao Comando Vermelho na noite desta quarta-feira (17), na Avenida General Arthur Carvalho, em São Luís. Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola Glock calibre 9mm, grande quantidade de munições, carregadores de uso restrito e placa de colete balístico.

O armamento e os demais itens apreendidos, segundo policiais do CPAM Sul, responsáveis pela operação, seriam utilizados em ações violentas relacionadas à disputa entre facções criminosas na região da Vila Samara e áreas adjacentes, na capital maranhense.

O preso foi identificado como Milisson Melo dos Santos, de 29 anos, apontado como membro relevante do Comando Vermelho e responsável pelo armazenamento de armamento empregado em confrontos entre grupos criminosos. O suspeito foi conduzido ao Plantão do Cohatrac, onde foi apresentado à autoridade policial para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

'Pica Pau' é executado a tiros no centro de Coroatá

Pica Pau.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um homem identificado como Radijaelson Vieira de Araújo, de 37 anos, vulgo 'Pica Pau', foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na madrugada desta quinta-feira (18), por volta das 2h, no centro de Coroatá. As informações são do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.

Segundo repassado ao Titular do Blog, o homicídio foi praticado por dois indivíduos de moto, que perseguiram 'Pica Pau' ao longo da Avenida Nagib Haickel até que conseguiram alcançá-lo nas proximidades do Posto Trovão, onde efetuaram os disparos. 'Pica Pau' morreu no local antes que pudesse receber qualquer tipo de atendimento.

A polícia civil já está investigando o caso, que tem características de execução. A vítima já havia sofrido outras duas tentativas de homicídio e também acumulava algumas passagens pela polícia, inclusive por homicídio. Até o momento, os atiradores não foram identificados.


Senador Weverton é alvo de Operação da Polícia Federal

Weverton.
O senador maranhense Weverton Rocha (PDT-MA) é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também é alvo da operação um homem identificado como Romeu Carvalho Antunes, que foi preso. O pai de Romeu, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", também já foi preso no mesmo esquema, em setembro.

Também foi preso Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis. O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada. Em abril, investigações da PF revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Do G1.