segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Tatuagens podem ter levado à morte brutal de jovem Ninense em São Luís; veja informações atualizadas

Eryk Ryan.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O jornalista Judson Carvalho, do Programa Bandeira 2, da TV Difusora, conversou com o delegado George Marques, superintendente da SHPP, e trouxe informações atualizadas sobre as investigações para elucidar o assassinato de Eryk Ryan Rego Sousa, ocorrido na noite deste domingo (11), na Cidade Olímpica, em São Luís. O jovem de 20 anos é natural de Nina Rodrigues e trabalhava como motoboy de uma pizzaria (relembre).

Segundo as informações repassadas pelo delegado, Eryk Ryan foi abordado por integrantes de uma facção criminosa que atua na região no momento em que fazia uma entrega e deve ter sido confundido como membro de alguma facção rival, possivelmente por conta das várias tatuagens que ele tinha, inclusive um fuzil no peito.

Nesse momento, a vítima foi arrancada da motocicleta, derrubada no chão e agredida com pedras, incluindo um pedaço de meio-fio. Mesmo após cair, o entregador Ninense continuou sendo atacado. As agressões causaram ferimentos gravíssimos na região da cabeça, com fraturas no crânio. O delegado também confirmou que ele não tinha passagens pela polícia.


Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Família descarta que roupas infantis encontradas por voluntários sejam dos irmãos desaparecidos

Roupas infantis.
A família dos irmãos Ágatha Isabela, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que estão desaparecidos desde a tarde do dia 4 de janeiro, em Bacabal, descartou que as peças de roupas infantis encontradas em uma área de mato pertençam às crianças. As roupas foram localizadas por voluntários, na manhã desse domingo (11), dentro da área onde as buscas estão sendo realizadas (relembre). 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, a polícia civil apresentou as peças à família, que confirmou que elas não são das crianças. Segundo os voluntários, as peças estavam perto de uma grota, em região de mato alto, ainda dentro do povoado quilombola São Sebastião dos Pretos, onde as crianças sumiram. Além das roupas, havia uma xícara de porcelana.

BUSCAS 

Nesta segunda-feira (12), as buscam chegaram ao nono dia. Segundo comandante-geral da polícia militar do Maranhão coronel Wallace Amorim, as equipes só vão parar quando encontrarem as duas crianças. Segundo o coronel, as buscas pelos irmãos contam até com o apoio de militares que estavam de férias, de folga, entre outras condições. 

“Militarismo não trabalha, somos vocacionados. Muitos policiais aqui estão de férias, licença prêmio, na sua folga, indo para ajudar. Assim como a sociedade local, que acompanha aqui dentro dos matos. A gente encontra muita gente a pé, a cavalo, de moto”, destacou o comandante da PM-MA.

As bases de buscas estão montadas em dois pontos estratégicos: no povoado São Sebastião dos Pretos, local de residência das crianças, e no povoado Santa Rosa, nas proximidades da mata onde Anderson Kauã foi localizado. As duas localidades ficam distantes cerca de 20 km da sede do município de Bacabal.

Do G1 MA.

Prefeitura de Vargem Grande se manifesta sobre mudanças no secretariado

Prefeitura de Vargem Grande.
A Prefeitura Municipal de Vargem Grande informa à população que foram realizadas mudanças na composição do secretariado, com o objetivo de fortalecer a gestão pública e dar continuidade às ações prioritárias da administração municipal.

O professor Benedito de Jesus Coelho Nunes assume a Secretaria Municipal de Educação, em substituição à função anteriormente exercida na Chefia de Gabinete. O servidor Waldemir Oliveira Corrêa passa a ocupar o cargo de Secretário-Chefe de Gabinete. A professora Roseane Brazil assume a Secretaria Adjunta de Educação.

As nomeações foram formalizadas por meio de Portaria e já estão em vigor. A administração municipal agradece aos que contribuíram com seus serviços até aqui e deseja sucesso aos novos integrantes da equipe de governo.

Prefeitura Municipal de Vargem Grande
Vargem Grande, 12 de janeiro de 2026.

PERFIL

Benedito de Jesus Coelho Nunes – Novo Secretário de Educação

Educador com mais de 40 anos de atuação, Benedito Coelho é natural de Vargem Grande e tem uma sólida trajetória na educação pública e privada. É formado em Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Escolar. Já exerceu os cargos de Secretário de Educação nos municípios de Humberto de Campos e Barreirinhas, além de ter coordenado o projeto Central de Vagas da SEDUC/MA. Também é Analista Executivo da Secretaria de Estado da Educação, foi professor de Filosofia no IFMA e fundador de escola da rede privada em São Luís. Benedito Coelho deixa a Chefia de Gabinete da Prefeitura para assumir a Secretaria Municipal de Educação.

Waldemir Oliveira Corrêa – Novo Secretário-Chefe de Gabinete

Formado em Biologia, Música e Matemática, Waldemir Corrêa possui uma trajetória consolidada nas áreas de educação e gestão pública. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Vargem Grande, exercendo funções como diretor escolar, supervisor pedagógico e Secretário Adjunto. Foi Secretário de Administração do município. Também atuou nas prefeituras de Itapecuru (Secretaria de Saúde) e São Roberto (Secretaria de Finanças). Foi professor da rede pública estadual, tutor universitário e participou do programa federal ProFormação. Waldemir Corrêa deixa a Secretaria Adjunta de Administração e assume a Chefia de Gabinete da Prefeitura de Vargem Grande.

Roseane Brazil – Nova Secretária Adjunta de Educação

Graduada em Pedagogia pela UFMA e pós-graduada em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela UFJF/CAED, possui 25 anos de experiência no magistério. Atuou como professora da Educação de Jovens e Adultos e, durante oito anos, no ciclo de alfabetização no campo. Foi coordenadora pedagógica da Escola São José Operário por 12 anos e coordenou a Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) por três anos. Também exerceu o papel de formadora nos programas federais PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) e PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Roseane deixa a coordenação de Ensino Municipal para assumir a Secretaria Adjunta de Educação.

Prefeito Preto anuncia novos Secretários de Educação e Chefe de Gabinete

Prefeito Preto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Preto acaba de anunciar a nomeação do novo secretário municipal de Educação: trata-se de Benedito Coelho (Biné Coelho), que ocupava a função de secretário Chefe de Gabinete. A nova secretária adjunta de Educação é Roseane Brazil.

Já para a função de Chefe de Gabinete foi designado Waldemir Corrêa, que era secretário municipal adjunto de Administração. Todas informações estão disponíveis no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (12).

Jones Braga cobra esclarecimentos sobre morte de jovem Ninense em São Luís; reportagem aponta 'casinha'

Eryk Ryan.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Nina Rodrigues Jones Braga se manifestou, nesta segunda-feira (12), por meio das suas redes sociais, sobre a morte do jovem Ninense Eryk Ryan Rego Sousa, de 20 anos, ocorrida na noite deste domingo (11), na região da Cidade Olímpica, em São Luís. Conforme publicado pelo Titular do Blog, Eryk Ryan foi assassinado a pedradas (saiba mais).

Ao mesmo tempo que se solidarizou com a família enlutada, Jones Braga também cobrou esclarecimentos sobre as circunstâncias do homicídio. "Já entrei em contato com as forças de segurança e esperamos respostas rápidas e esclarecimentos sobre esse crime que tirou a vida de um jovem de forma tão cruel. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Eryk, neste momento de dor e revolta. Que Deus conforte a todos", disse.

'CASINHA'

Os jornalistas Judson Carvalho e Bial Mendes, do Programa Bandeira 2, da TV Difusora, informaram que o jovem Ninense foi atraído para o local do crime por integrantes de uma facção criminosa que atua na área, dinâmica popularmente conhecida como 'casinha'. Confira a reportagem na íntegra:



Jovem natural de Nina Rodrigues é brutalmente assassinado em São Luís

Vítima era natural de Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um jovem de 20 anos, identificado como Eryk Ryan Rego Sousa, foi brutalmente assassinado na noite deste domingo (11), na região da Cidade Olímpica, em São Luís. A vítima era natural de Nina Rodrigues.

Informações preliminares apuradas pelo Titular do Blog, inclusive com familiares, apontam que Eryk Ryan trabalhava como motoboy de uma pizzaria e, ao retornar de uma entrega, teria sido abordado por integrantes de uma facção criminosa que atua naquela área. O homicídio foi praticado a pedradas, evidenciando a crueldade dos assassinos.


Promotores do Gaeco pedem exoneração coletiva após parecer favorável do MP à soltura dos alvos da Operação Tântalo II

Gaeco.
Os promotores de justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) pediram, neste domingo (11), exoneração coletiva das funções no órgão. O pedido foi formalizado após a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) emitir parecer favorável à soltura de todos os investigados presos na Operação Tântalo II, que apura a atuação de uma organização criminosa em Turilândia, no interior do estado, que desviou R$ 56 milhões em verba pública.

No documento enviado ao procurador-geral de Justiça Danilo José de Castro Ferreira, os promotores afirmam que o posicionamento da PGJ contraria o entendimento técnico do grupo e vai na direção oposta às provas reunidas durante a investigação. Eles destacam que as prisões preventivas haviam sido decretadas com base em elementos considerados robustos pelo Judiciário. Segundo os integrantes do Gaeco, a manifestação da Procuradoria Geral enfraquece a atuação institucional do Ministério Público no combate ao crime organizado e pode comprometer a credibilidade de investigações complexas. O grupo também afirma que a decisão não está alinhada às metas do Plano Estratégico do MP-MA, que prevê o fortalecimento da persecução penal (conjunto de ações do estado para investigar e processar crimes).

“Os subscritores entendem que tal posicionamento, além de destoar das premissas que orientaram o criterioso trabalho investigativo desenvolvido no caso, enfraquece a atuação institucional do Ministério Público no combate ao crime organizado, produzindo impactos negativos na credibilidade das investigações complexas e na efetividade das medidas cautelares indispensáveis à repressão qualificada dessas organizações, além das implicações já oportunamente levadas ao conhecimento de Vossa Excelência”, destacam os promotores no pedido de exoneração.

Os promotores dizem que a divergência tornou inviável a permanência no órgão. Eles informaram ainda que vão elaborar um relatório com o andamento das investigações para garantir a continuidade dos trabalhos. Assinam o pedido dez promotores que atuam nos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon. São eles: Luiz Muniz Rocha Filho (coordenador do Gaeco), Ana Carolina Cordeiro de Mendonça, Fernando Antônio Berniz Aragão, Marcos Valentim Pinheiro Paixão, Eduardo André de Aguiar Lopes, Fábio Santos de Oliveira, Raquel Chaves Duarte Sales, Francisco Fernando de Morais Meneses Filho, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira e Tharles Cunha Rodrigues Alves.

Do G1 MA.

domingo, 11 de janeiro de 2026

Orleans destaca força das parcerias ao entregar obras em Açailândia

Agenda em Açailândia.
Em mais uma agenda de trabalho em Açailândia, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou neste sábado (10) o governador Carlos Brandão e o prefeito Dr. Benjamin na entrega de obras e serviços estaduais que comprovam a importância da parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios.

“Tudo o que foi prometido há um ano está sendo cumprido: Açailândia já recebeu ambulância, viatura, cinco quilômetros de pavimentação entregues hoje e mais 10 quilômetros estão chegando. A segunda etapa do Hospital Regional já foi entregue e a tão sonhada UPA será inaugurada no próximo dia 6 de fevereiro. Todos os municípios têm obra do Governo mais municipalista que o estado já viu. E a população de Acailândia está vendo o quanto temos trabalhado em parceria com o prefeito Benjamin, que tem ido buscar recursos para desenvolver a cidade. As obras estão acontecendo, saindo do papel, transformando sonhos em realidade”, enfatizou Orleans Brandão.

À população de Açailândia foram entregues a reforma da Quadra Poliesportiva Cândido Belarmino de Sousa, no bairro Plano da Serra, e 5 km de pavimentação asfáltica no bairro Nova Açailândia II, além dos veículos do programa Coopera Maranhão doados para as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, e para a Câmara Municipal. A comitiva ainda visitou a obra de construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no residencial Tropical, e o local destinado à implantação do Serviço de Oncologia no município.

“Nossa cidade está se desenvolvendo porque temos essa grande parceria com o Governo do Estado. E Orleans é realmente um parceiro que quer desenvolver os municípios, cada um com as suas características e necessidades. E Açailândia tem recebido grandes obras como a nossa tão sonhada UPA, que vai dar melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os funcionários”, declarou o prefeito Benjamin.

VÍDEO: Voluntários encontram roupas infantis durante buscas por irmãos desaparecidos no Maranhão

Roupas infantis.
Neste domingo (11), voluntários encontraram peças de roupas infantis em uma região de mato, dentro da área de buscas pelos irmãos Ágatha Isabela, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que estão desaparecidos desde a tarde do último dia 4 de janeiro, em Bacabal. Segundo um dos voluntários, as peças estavam perto de uma grota, em região de mato alto, ainda dentro do povoado quilombola São Sebastião dos Pretos, onde as crianças sumiram. 

Além das roupas, havia uma xícara de porcelana. A polícia civil deve analisar as peças que, possivelmente, são das crianças desaparecidas. Essa é a segunda vez que roupas infantis são encontradas na região de mata durante as buscas. No fim da manhã de quinta-feira (08), um calção e uma sandália foram localizados em uma área de mato. Após investigação da polícia civil, constatou-se que as peças eram do menino Anderson Kauã, que estava desaparecido junto com os primos Ágatha e Allan e foi encontrado por carroceiros ainda na quinta (saiba mais).

Também na manhã deste domingo, a Perícia Oficial do estado voltou ao povoado para realizar trabalhos periciais. As informações sobre o caso são mantidas em sigilo pela polícia civil, para não atrapalhar as investigações.


Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Marcus Brandão desmente narrativa plantada para enfraquecer parceria sólida entre Lula e Brandão

Marcus Brandão.
O empresário Marcus Brandão denunciou, neste domingo (11), a disseminação de fake news e desmentiu de forma categórica uma narrativa falsa que vem sendo plantada por setores ligados ao dinismo com o objetivo de gerar intriga política no Maranhão. Segundo ele, trata-se de mais um episódio de desinformação deliberada, usada como ferramenta para confundir a população e criar um clima artificial de conflito no cenário político estadual.

Brandão classificou como absurda a tentativa de atribuir a ele ou à sua família posições políticas que não correspondem à realidade, ressaltando que esse tipo de prática não contribui em nada para o debate público e enfraquece a democracia. “É uma estratégia já conhecida de um pequeno grupo que vive de espalhar mentira, plantar discórdia e desinformar a sociedade”, afirmou.

O empresário também fez questão de reconhecer publicamente a importância da parceria institucional entre o Governo do Maranhão e o Governo Federal, destacando os avanços concretos que o estado vem alcançando a partir desse alinhamento. De acordo com Marcus Brandão, obras, investimentos e políticas públicas só se tornam realidade quando há diálogo, responsabilidade e compromisso com os interesses da população.

Analistas políticos avaliam que a disseminação desse tipo de conteúdo falso tem um objetivo claro: tentar enfraquecer a relação entre o governador Carlos Brandão e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo essas análises, trata-se de uma tentativa desesperada de desestabilizar uma parceria que vem gerando resultados concretos para o Maranhão, na expectativa de que o presidente possa ser usado como tábua de salvação política para figuras que, fora da estrutura do governo, não teriam condições mínimas de obter sucesso nas urnas.

Para Marcus Brandão, a insistência em fake news revela a ausência de propostas e de compromisso com o futuro do estado. “Enquanto alguns apostam na mentira e no conflito, o Maranhão avança com trabalho, seriedade e cooperação entre as instituições”, destacou.

O empresário reforçou ainda que a propagação de notícias falsas não atinge apenas figuras públicas, mas prejudica diretamente a população, ao distorcer fatos, minar a confiança nas instituições e comprometer o ambiente democrático. “Fake news não são opinião. São ataques à verdade e ao direito da sociedade de ser corretamente informada”, concluiu.

Marcus Brandão reafirmou que seguirá se posicionando de forma firme contra qualquer tentativa de manipulação da informação e defendeu que o Maranhão continue no caminho do desenvolvimento, com estabilidade política, diálogo institucional e respeito à democracia.

Buscas por irmãos desaparecidos em quilombo chegam ao oitavo dia

Brandão em Bacabal.
O governador Carlos Brandão esteve em Bacabal, no quilombo São Sebastião dos Pretos, para prestar solidariedade às famílias das crianças desaparecidas. Na ocasião, acompanhou de perto o trabalho das equipes mobilizadas nas buscas pelos irmãos Ágatha Isabela, de seis anos, e Michael, de quatro anos.

Durante a agenda, Brandão também visitou Kauã, de oito anos, a primeira criança localizada, que está internada no hospital municipal, onde recebe acompanhamento médico e psicológico. O governador agradeceu o empenho das forças de segurança estaduais e municipais, além da mobilização solidária da população local, que tem se voluntariado para auxiliar nas buscas.

Foi mobilizado todo o aparato do sistema de segurança pública, com mais de 400 homens e mulheres das forças estaduais e municipais, incluindo polícia civil, polícia militar, bombeiros, CTA, Cosar, Exército, bombeiros voluntários e equipes da prefeitura. As operações chegaram, neste domingo (11), ao oitavo dia e contam com helicópteros, cães farejadores e drones equipados com tecnologia capaz de identificar pessoas pelo calor, permitindo varreduras em áreas de mata fechada.

Casal é sequestrado após sair de restaurante às margens da BR-135

Local do resgate.
A Polícia Rodoviária Federal resgatou, na tarde deste sábado (10), um casal que havia sido sequestrado por três indivíduos armados nas imediações do km 12 da BR-135, em São Luís. As vítimas — um rapaz e uma jovem, ambos de 23 anos — tinham acabado de sair de um restaurante às margens da rodovia quando foram abordadas pelos criminosos, dois deles portando revólveres calibre .38.

Após render o casal, o trio obrigou as vítimas a seguirem até um matagal próximo. No local, sob a mira de armas de fogo, os criminosos exigiram que desbloqueassem os celulares, acessassem aplicativos bancários e realizassem transferências como condição para a libertação. Graças à ação rápida da PRF, nenhuma transferência chegou a ser realizada pelas vítimas.

Ação rápida da PRF após denúncia e rastreamento

Por volta das 13h30, um primo do rapaz sequestrado, que acompanhava a movimentação do veículo pelo GPS, acionou a PRF informando que o casal havia acabado de ser levado para uma área de mata por indivíduos armados. Com a localização repassada pela testemunha, equipes da PRF deslocaram-se imediatamente para o ponto indicado, uma região de matagal de difícil acesso, próximo ao local onde foram abordados.

Ao se aproximarem do local, os policiais visualizaram a caminhonete das vítimas com três indivíduos nos bancos dianteiros. No momento em que receberam voz de prisão, dois dos envolvidos fugiram em direção à mata fechada. Um deles foi capturado: ele completou 18 anos em novembro de 2025, e foi detido.

Relatos das vítimas e fuga dos demais suspeitos

O casal confirmou aos policiais toda a dinâmica do sequestro e as ameaças sofridas. Relataram que os criminosos exigiram acesso aos aplicativos bancários para tentar realizar transferências, mas a intervenção imediata da PRF impediu que qualquer valor fosse movimentado. As armas utilizadas no crime não foram encontradas no local, possivelmente levadas pelos suspeitos que fugiram.

O autor detido afirmou à equipe que não conhece os outros envolvidos. Disse ainda que havia sido chamado por dois conhecidos para “sair”, sem saber o destino, e que apenas acompanhou os comparsas no roubo que realizariam. As vítimas, a testemunha que acionou a PRF e o autor preso foram conduzidos à delegacia de polícia civil, no bairro Cidade Operária, para a adoção dos procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF.