sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Traficante de drogas apontada como mandante de homicídio volta a ser presa em Vargem Grande

Momento da prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Vargem Grande prenderam, na noite desta quinta-feira (13), uma mulher identificada como Ana Lúcia de Matos, de 31 anos, pelo crime de tráfico de drogas. A ação policial aconteceu no bairro São Miguel e integra a Operação Impacto, deflagrada pelas forças de segurança na cidade. 

Aguardem mais informações!

PRISÕES

Ana Lúcia era monitorada por tornozeleira eletrônica desde quando foi colocada em liberdade após ter sido presa, em março deste ano, com grande quantidade de drogas no povoado Entroncamento, na zona rural de Itapecuru-Mirim (relembre). 

Na época, também foi cumprido um mandado de prisão decretado contra ela por ser a mandante da morte de Antônio Genivá Barros da Cruz, de 49 anos, mais conhecido como 'Mr. Tony', assassinado a tiros dentro do seu bar, localizado no bairro São Miguel, em setembro de 2024 (saiba mais).

Ministro Flávio Dino beneficia advogada casada com traficante em concurso para delegada

Ministro Flávio Dino.
Uma decisão liminar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a advogada Lays Lopes Carneiro Barcelos, de 32 anos, volte a participar do concurso para delegado da polícia civil de Santa Catarina. Ela havia sido eliminada por ser casada com um traficante, condenado por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Dino classificou o caso como urgente, afirmando que a exclusão da candidata poderia causar “dano grave e de difícil reparação”, diante de anos de estudo e dedicação. Com a medida, Lays recupera o direito de seguir nas próximas etapas do certame. A polícia civil sustentou que o vínculo conjugal violava os critérios de idoneidade moral previstos no edital. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) havia mantido a exclusão, alegando que o cargo exige padrões rigorosos de conduta.

A decisão do STF provocou reação imediata dentro da corporação. O delegado-geral Ulisses Gabriel criticou publicamente a ordem do ministro, questionando nas redes sociais: “Excluímos do concurso de delegado uma aprovada casada com um traficante condenado por tráfico e associação. TJSC confirmou a decisão! Hoje, o ministro Flávio Dino fez a reintegração da candidata ao concurso. Com respeito, mas como se combate o crime dessa forma? Ela fez sua opção”.

Do Diário do Poder.

Homem ateia fogo na casa da ex com ela dentro e acaba preso em Peritoró

Momento da prisão.
A polícia civil do Maranhão prendeu um homem identificado como Manoel Silva Maia, de 50 anos, por tentar matar sua ex-companheira ao incendiar uma casa com a vítima em seu interior, no município de Peritoró. De acordo com as investigações, a mulher, que possuía uma medida protetiva de urgência contra o suspeito, relatou ter visto o momento em que ele jogou gasolina na residência e, em seguida, ateou fogo, fugindo logo depois.

Após diligências ininterruptas, uma equipe da delegacia de Peritoró conseguiu localizar e prender o homem, que ainda apresentava forte odor de gasolina nas mãos e nas roupas, indícios que reforçam sua participação no crime. O preso foi conduzido à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Coroatá, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ele deverá responder pelo crime de tentativa de feminicídio.

Veja mais detalhes na reportagem da TV Difusora:


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Investimentos estaduais levam desenvolvimento aos municípios

Itinga do Maranhão.
A entrega de obras e serviços em Itinga do Maranhão reforçou o compromisso do Governo do Estado com a interiorização das políticas públicas e a valorização dos municípios maranhenses. Nesta quarta-feira (12), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e a prefeita Paula do Quininha, acompanhados de outras autoridades locais e estaduais, entregaram à população investimentos que promovem cidadania, desenvolvimento tecnológico, inclusão produtiva e combate à fome.

“Ampliamos os programas, serviços e investimentos em obras para levar melhorias a todos os municípios. Em Itinga, estamos concluindo o hospital, iniciamos o mercado, construindo o Centro de Convenções e o Centro da Juventude, e vamos trazer oito quilômetros de pavimentação asfáltica. Mas a nossa maior obra é cuidar das pessoas, por isso hoje incluímos 258 famílias de Itinga no maior programa de combate à fome da história do Maranhão”, declarou Orleans Brandão, antes de explicar o funcionamento do programa Maranhão Livre da Fome.

Por meio da parceria entre Governo do Estado e Município, também foram entregues à população de Itinga o Viva Procon (espaço dedicado à defesa do consumidor e acesso a serviços de cidadania), a Estação Tech (serviço de inclusão digital, capacitação tecnológica e estímulo à inovação com salas de informática, robótica e coworking) e cartões do programa Tempo de Semear a 28 agricultores, que receberam auxílio financeiro no valor de R$ 2 mil, para a aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas.

Ao final da agenda de trabalho, a prefeita de Itinga destacou a importância da parceria com o governo estadual para desenvolver o município. “Para uma cidade ter desenvolvimento precisa de educação, cidadania e oportunidade. É o que recebemos com essas Importantes obras e ações que estão chegando a Itinga. Quando Estado e município andam de mãos dadas, quem ganha é o povo”, finalizou Paula do Quininha.

Prefeito maranhense é preso no interior do Mato Grosso

Júnior Garimpeiro.
O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Joedson Almeida dos Santos, conhecido como Júnior Garimpeiro (PSDB), de 42 anos, foi preso em flagrante nessa quarta-feira (12), em Confresa (MT), transportando sacos com minério e resquícios de ouro. Além dele, outros três suspeitos foram detidos. Ele já havia sido preso em 2021 por envolvimento com garimpo ilegal e crimes ambientais (relembre).

Natural de Carutapera, Júnior Garimpeiro tem ensino fundamental incompleto, é casado e pai de duas filhas. Ele está em seu segundo mandato como prefeito de Centro Novo. Em uma rede social, ele se descreve como “apaixonado pela vida na natureza”.

PRISÃO

Conforme o boletim de ocorrência, os suspeitos foram abordados nessa quarta-feira (12), por volta de 16h30, na MT-430, por uma equipe de fiscalização da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Durante a abordagem, os suspeitos deram versões contraditórias sobre a viagem. O homem de 23 anos chegou a afirmar que o grupo vinha de uma região de garimpo em Paranaíta, a 849 quilômetros de Cuiabá. Dentro do carro, os oficiais encontraram os sacos e pacotes contendo minério e resquício de ouro.

Durante as buscas, os policiais também verificaram que o interior dos pneus da caminhonete era usado com frequência para esconder materiais ilícitos. Entre o material apreendido estavam cinco peças de ouro puro, pesando cerca de dez gramas. Entre os objetos apreendidos estavam diversas notas fiscais de combustível, lonas plásticas, uma apostila e uma agenda com anotações e termos em idioma indígena, além de um GPS de alta precisão.

Dois dos ocupantes afirmaram trabalhar em uma área de garimpo, e um deles disse ser indígena. A informação levantou suspeita de possível exploração mineral em território indígena, o que passará a ser investigado pela polícia. O material foi analisado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e encaminhado à perícia específica em Cuiabá. Enquanto o grupo e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de Confresa, onde o caso segue sob investigação.

Do G1 MA.

Vargem Grande realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Selo UNICEF.
O município de Vargem Grande realizou, no auditório da secretaria municipal de Educação (SEMED), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025-2028. O evento contou com a presença do prefeito Preto, do vice-prefeito Toinho do Juvenil, do ex-prefeito Carlinhos Barros, de secretários municipais, adolescentes e representantes da sociedade civil.

O fórum teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência, promovendo o diálogo e a participação social na construção de estratégias que garantam os direitos das crianças e adolescentes de Vargem Grande.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações já desenvolvidas pelas secretarias e debatidas novas metas para que o município avance ainda mais nos indicadores do Selo UNICEF, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o futuro das novas gerações.

Da Ascom PMVG.

VÍDEO: Garoto de programa e a namorada dele são presos por aplicar 'boa noite, cinderela' em turistas

Casal preso no RJ.
Um jovem de 22 anos que seria garoto de programa e a namorada dele, de 21, foram presos suspeitos de integrar quadrilha que aplicava o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” contra turistas no Rio de Janeiro. De acordo com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), as vítimas eram principalmente estrangeiros hospedados na zona sul da cidade. Eles usavam perfis em aplicativos de paquera para encontrar os alvos. O casal, identificado como Matheus Cantalice Ribeiro Pereira e Mauria Luiza Machado Velho da Silva, foi detido em um apartamento, em Araruama (RJ), na Região dos Lagos. 

Segundo a investigação, Matheus atraía as vítimas para aplicar os golpes. Maria Luiza, por sua vez, seria a responsável por gastar o dinheiro das vítimas. Os dois tinham mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do RJ por roubo qualificado, cometido em coautoria. De acordo com a polícia, eles faziam parte da quadrilha liderada por Cláudio Rafael Silva de Queiroz de Pontes, preso dias antes, também na Região dos Lagos.

Como agia o casal

Conforme a apuração, o casal abordava as vítimas por meio de aplicativos de relacionamento. Depois de marcarem os encontros, os jovens ofereciam bebidas adulteradas com substâncias para as vítimas, que ficavam inconscientes. Em um dos casos, ocorrido em 10 de agosto de 2025, um turista de Recife, hospedado em um hotel na Avenida Atlântica, em Copacabana, na zona sul do Rio, perdeu os sentidos após beber com um dos suspeitos.

Ao acordar, percebeu que o celular havia sido levado e que transações bancárias de mais de R$ 60 mil haviam sido realizadas. De acordo com a polícia, após o crime, Matheus e Maria Luiza foram para Angra dos Reis, na Costa Verde, onde se hospedaram em um hotel e gastaram o dinheiro da vítima com bebidas e festas.

Outro caso, registrado em junho de 2025, teve como vítima um turista italiano. Ele conheceu um homem pelo aplicativo Grindr e, durante o encontro, uma mulher se juntou aos dois. A polícia afirma que era Maria Luiza. Após tomar duas caipirinhas, o estrangeiro desmaiou e teve 19 mil euros (R$ 117 mil) furtados, além de pertences pessoais.

Segundo a delegada Patrícia Alemany, titular da Deat, Maria Luiza tem quatro anotações criminais, incluindo investigações por roubo, furto e associação criminosa, sempre com o mesmo tipo de conduta. Matheus também tem quatro registros por crimes semelhantes. Eles foram transferidos para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona Norte, onde passarão por audiências de custódia.


Do Metrópoles.

Pesquisa Quaest mostra Lula e Bolsonaro empatados dentro da margem de erro

Lula e Bolsonaro.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) voltou a mostrar Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empatados tecnicamente em um eventual cenário de 2º turno em 2026. Segundo a pesquisa, Lula tem 42% das intenções de voto em eventual 2º turno, contra 39% de Bolsonaro, que está inelegível. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. "Medir Bolsonaro, mesmo inelegível, ajuda a entender o teto de uma candidatura de oposição", afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Além de Bolsonaro, a vantagem de Lula caiu em relação a Tarcísio de Freias (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD). Na comparação com Ciro Gomes (PSDB), a vantagem de Lula oscilou quatro pontos para baixo, no limite da margem de erro. E, em relação a Michelle Bolsonaro (PL), oscilou três pontos para baixo, dentro da margem. Já Renan Santos (Missão) aparece pela primeira vez neste levantamento, e não é possível traçar um comparativo.

No 2º turno, a vantagem de Lula para os demais concorrentes:

- Jair Bolsonaro (PL): caiu de 10 para 3 pontos entre outubro e novembro, passando de vitória do petista para empate técnico;
- Ciro Gomes (PSDB): variou de 9 para 5 pontos;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): caiu de 12 para 5 pontos;
- Ratinho Júnior (PSD): caiu de 13 para 5 pontos;
- Romeu Zema (Novo): caiu de 15 para 7 pontos;
- Ronaldo Caiado (União Brasil): caiu de 15 para 7 pontos;
- Michelle Bolsonaro (PL): variou de 12 para 9 pontos;
- Eduardo Bolsonaro (PL): caiu de 15 para 10 pontos;
- Eduardo Leite (PSD): caiu de 23 para 13 pontos;
- Renan Santos (Missão): é de 17 pontos (nome pesquisado pela 1ª vez).

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 6 e 9 de novembro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Do G1.

PF prende ex-presidente do INSS e cumpre mandados contra deputado maranhense

PF em São Luís.
O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto foi preso nesta quinta-feira (13) durante operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. Essa fase da Operação Sem Desconto também cumpre 63 mandados de busca e apreensão, incluindo contra parlamentares. 

Os alvos são o deputado federal Euclydes Pettersen Neto (Republicanos-MG), que vendeu um avião a uma entidade ligada aos desvios, e o deputado estadual do Maranhão Edson Cunha de Araújo, que presidiu entidade de pescadores responsável por descontos associativos. Os deputados ainda não se manifestaram sobre a operação.

Stefanutto foi demitido do cargo em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público. O ex-presidente do INSS é alvo de um dos 10 mandados de prisão que serão cumpridos nesta quinta, em nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo a TV Globo apurou, o ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad Oliveira é alvo de mandados de busca e apreensão e passará a usar tornolezeira eletrônica.

O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) também são alvos de mandados de busca e apreensão. Além de parlamentar, Edson Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das associações investigadas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Sem Desconto.

Dentre os presos também estão três pessoas ligadas à Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer): Cícero Marcelino, Tiago Abraão Ferreira Lopes e Samuel Chrisostomo do Bomfim Júnior. Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho, também foi alvo de prisão. A PF ainda cumpriu um novo mandado de prisão contra o lobista Antônio Camilo, o “Careca do INSS”, que já está preso desde setembro. As defesas deles ainda não se manifestaram.

Do Blog do John Cutrim.

Homem é encontrado morto na BR-222 em Vargem Grande

Vítima do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta quinta-feira (13), por volta das 4h, deu entrada no hospital municipal Benito Mussoline, em Vargem Grande, o corpo de um homem identificado como José Edilson da Conceição de Sousa, de 42 anos, também conhecido como 'Zé Pitoco'.

Segundo informações repassadas pela guarda municipal ao Titular do Blog, ele era morador do povoado Cajueiro, localizado na zona rural do município, e teria sofrido um acidente na BR-222, nas proximidades da ponte sobre o Rio Iguará, onde foi encontrado sem vida ao lado de sua motocicleta. A dinâmica não foi esclarecida.

Policial militar e funcionário da Prosegur são presos por ataque a carro-forte no Maranhão

Operação Fantasmas da Trilha.
Uma grande força-tarefa foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12), pela polícia civil do Maranhão, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso armado envolvido em ataques a instituições financeiras e empresas de transporte de valores. A ação, intitulada “Operação Fantasmas da Trilha”, teve como foco o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nos estados do Maranhão e do Pará.

As investigações, coordenadas pelo Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF/SEIC), identificaram que os alvos da operação são suspeitos de participação direta no ataque ao carro-forte da empresa Prosegur, ocorrido em agosto deste ano no município de Carolina. Na ocasião, criminosos fortemente armados interceptaram o veículo de transporte de valores e promoveram intensa troca de tiros na zona rural da cidade (saiba mais).

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram executados oito mandados de prisão temporária, uma instalação de tornozeleira eletrônica e dez mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Poder Judiciário após representação da polícia civil. A operação também resultou na apreensão de aparelhos celulares, vasta quantidade de munições, dois revólveres, uma espingarda e um fuzil calibre 5.56 com numeração raspada.

Em um dos endereços alvo, a residência de um policial militar lotado em Estreito, os investigadores encontraram dois revólveres, uma espingarda, um fuzil calibre 5.56 e grande quantidade de munições de diversos calibres. O soldado também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além disso, um funcionário de uma empresa de transporte de valores também foi preso temporariamente, após surgirem indícios de que ele mantinha vínculo com o grupo criminoso.

A Operação Fantasmas da Trilha representa mais um importante avanço no combate a grupos armados especializados em crimes contra instituições financeiras, reforçando o comprometimento da polícia civil do Maranhão e das forças parceiras em promover investigações qualificadas e ações integradas em todo o território estadual.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Veja todos os detalhes da operação policial que resultou na morte de 'Samuelzinho' em Vargem Grande

Operação policial em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado em primeira mão pelo Titular do Blog, na manhã desta quarta-feira (12), por volta das 5h30, uma operação policial foi realizada no bairro Rosalina, em Vargem Grande, tendo como objetivo dar cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos contra Samuel Carvalho de Araújo Filho, vulgo 'Samuelzinho' (relembre).

A operação envolveu as polícias civil e militar de Vargem Grande e a Força Tática de Itapecuru-Mirim, que chegaram em uma residência localizada na Travessa da Telma, ocasião em que 'Samuelzinho' empreendeu fuga adentrando em uma área de mata. As equipes se dividiram e passaram a realizar buscas nas imediações, quando, cerca de meia hora depois, avistaram novamente o foragido. Foi nesse momento que houve o confronto.

O indivíduo chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital municipal Benito Mussoline, porém não resistiu aos ferimentos e o óbito foi confirmado. A arma de fogo utilizada por ele, uma cartucheira calibre 20, foi apreendida e apresentada na delegacia de Vargem Grande para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.

'Samuelzinho', que integrava à facção criminosa Primeiro Comando da Capital, era considerado de altíssima periculosidade e respondia a diversos procedimentos desde a adolescência, tais como, homicídios consumados e tentados, roubo majorado, tráfico de drogas, dentre outros (saiba mais AQUI, AQUI e AQUI).