quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Criminosos presos em Vargem Grande tinham mandados de prisão decretados na Comarca de São Domingos

Criminosos presos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado com exclusividade pelo Titular do Blog, na manhã desta terça-feira (13), por volta das 7h30, a polícia militar de Vargem Grande efetuou as prisões em flagrante delito de Raimundo Nonato da Costa Almeida e Ronaldo Alves Feitosa, vulgo 'Perninha', após os mesmos terem praticado uma série de furtos durante a madrugada em estabelecimentos comerciais de São Benedito do Rio Preto (relembre).

Contra os criminosos também pesavam acusações de outros furtos ocorridos em Vargem Grande, Urbano Santos e Presidente Vargas, onde causaram um prejuízo na loja Landry Móveis de aproximadamente R$ 100 mil. Na delegacia de Vargem Grande, os indivíduos foram autuados pelo crime de furto majorado (por ter sido cometido durante o repouso noturno) e qualificado (mediante concurso de pessoas), sendo encaminhados ao presídio de Itapecuru-Mirim e ficando à disposição do poder judiciário.

Mas não para por aí, a dupla praticou esse tipo de crime em praticamente todo estado, com destaque para Caxias, Presidente Dutra, Tuntum e São Domingos do Maranhão, onde o juiz da Comarca decretou a prisão de ambos em setembro do ano passado após eles arrombarem uma loja de aparelhos eletrônicos, subtraindo cerca de R$ 60 mil em produtos.

Brandão e Sarney se reúnem no Palácio dos Leões

Brandão e Sarney.
O governador Carlos Brandão recebeu, na manhã desta terça-feira (13), a visita de cortesia do ex-presidente da República, José Sarney, no Palácio dos Leões, em São Luís. Durante o encontro, eles conversaram sobre os avanços do Governo do Maranhão em 2025 e reafirmaram a continuidade da parceria administrativa e política para o ano de 2026. Entre as autoridades presentes estiveram a secretária de Estado Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Frazão Waquim, e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo.

Durante a reunião, o governador Brandão destacou a parceria mantida ao longo do último ano, com ênfase na atuação de Sarney junto ao Governo Federal para viabilizar a liberação de recursos destinados à conclusão da expansão da Avenida Litorânea, considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da capital maranhense.

Segundo o governador, o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir a autorização do projeto junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós tivemos uma boa parceria administrativa e política. O presidente Sarney teve um papel muito importante na liberação do projeto e dos recursos para concluir a expansão da Litorânea. Isso garantiu que fizéssemos essa obra tão importante de mobilidade para a Grande Ilha”, afirmou Brandão.

O governador ressaltou ainda que o encontro serviu para fazer um balanço das ações realizadas em 2025 e para discutir as perspectivas para o ano de 2026, e destacou a importância das orientações e conselhos do ex-presidente, ressaltando sua experiência na vida pública nacional. “Respeitamos muito a experiência que ele tem de Brasil. Suas ponderações são sempre importantes para fazermos nossas reflexões e seguir com uma boa gestão, entregando obras e ações que melhoram a vida do povo do Maranhão”, disse.

Durante a visita, José Sarney elogiou o desempenho do governador e explicou que a visita teve como objetivo retribuir o encontro realizado por Brandão no fim do ano passado, além de manifestar apoio ao governo estadual. “Hoje vim visitar o Brandão, que é um dos governadores mais aprovados pelo povo do nosso estado, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós. Ele tem um espírito conciliador, e hoje, venho louvar o que ele está fazendo pelo nosso estado e prestar apoio ao excelente trabalho que ele vem realizando”.

Sucupira do Norte comemora 64 anos com entrega de obras

Agenda em Sucupira do Norte.
A população comemorou os 64 anos de Sucupira do Norte recebendo obras e serviços realizados por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Município. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da programação festiva ao lado do prefeito Marcony, dos deputados Pedro Fernandes e Ariston, de prefeitos da região e demais autoridades municipais.

“Voltamos a Sucupira do Norte com obras e ações para mudar a vida dos maranhenses, como temos feito em todos os municípios. Temos percorrido todo o Maranhão ampliando investimentos e trabalhando em parceria com as prefeituras. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, mas ainda há muito a fazer”, destacou Orleans Brandão, ao anunciar a pavimentação de três quilômetros de vias urbanas e que em breve serão inaugurados o Colégio Militar, a Areninha Esportiva e outras obras estaduais em andamento no município.

O Governo do Estado presenteou o município com uma ambulância, 10 carrinhos do programa Mais Renda e óculos do programa Cuidar dos Olhos. A programação de aniversário incluiu a entrega de obras municipais, como os prédios da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Secretaria de Saúde, a conclusão da pavimentação da rua Adonias Lucas de Lacerda, a reforma e ampliação do Centro de Educação Integral Vitorino Freire, assim como a inauguração do estádio municipal Raimundo Barros Milhomem. O município também recebeu a doação de veículos para as áreas de educação, saúde, infraestrutura, administração e assistência social.

O prefeito Marcony agradeceu por todo o apoio que Sucupira do Norte tem recebido do governo estadual: “O Médio Sertão tem prefeitas e prefeitos trabalhando muito pelos seus municípios, comprometidos com o desenvolvimento da nossa região. E só temos gratidão pelas parcerias que trouxeram muitos benefícios para nossa cidade”.

Preso confessa participação na morte de jovem Ninense e revela toda dinâmica do crime brutal

Vulgo Gordinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado pelo Titular do Blog, a polícia militar prendeu, nesta terça-feira (13), Delis Silva Brasil Júnior, vulgo 'Gordinho', por envolvimento no homicídio de Eryk Ryan Rego Sousa, um jovem de 20 anos natural de Nina Rodrigues e que realizada uma entrega para uma pizzaria na região da Cidade Olímpica, em São Luís (relembre).

O crime foi praticado com extrema crueldade por integrantes de uma facção criminosa que atua naquela área, que utilizaram pedras, inclusive pedaços de meio-fio, para agredir Eryk Ryan até a morte. Ao ser preso, 'Gordinho' confessou sua participação no assassinato e revelou toda dinâmica do crime.


Veja todos os detalhes na reportagem do Bandeira 2, da TV Difusora (38min57):

Trabalhador preso injustamente no lugar do irmão é colocado em liberdade no Maranhão

Imagem ilustrativa.
O juiz Francisco Ferreira de Lima, da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís (1ª VEP) determinou, nesta terça-feira, 13, a soltura urgente do trabalhador de serviços gerais Francinaldo Protásio Souza, funcionário de uma loja de veículos, que estava detido no Centro de Triagem, preso no lugar do irmão condenado por roubo, que cumpre pena em Pedrinhas. A decisão foi tomada durante audiência com os irmãos - culpado e inocente -, realizada no Fórum “Desembargador Sarney Costa”, no Calhau, em São Luís, na presença de representante do Ministério Público e da defesa dos dois.

Por ordem do juiz da execução, os órgãos de segurança pública do Estado deverão corrigir e regularizar os erros na identificação ocorridos nos sistemas penais e nos antecedentes criminais registrados erroneamente. Já a secretaria judicial da 1ª VEP excluirá o nome do inocente dos sistemas de controle da execução penal utilizados pela Justiça estadual.

PRESO NO LUGAR DO IRMÃO

Francinaldo Protásio Souza, estava preso no Centro de Triagem da capital desde 5 de janeiro de 2026. No momento da prisão, às 21h42min, em razão do cumprimento de mandado judicial, a sua identificação coincidiu com os registros dos sistemas penais como condenado por roubo. Seu irmão, Luiz Baldez, havia sido condenado em 19 de novembro de 2014, por um crime de roubo praticado em 22 de junho do mesmo ano, estava foragido da justiça pela prática de outros crimes e foi preso em flagrante. No ato da prisão em flagrante, o acusado forneceu à Polícia o nome e a identificação completa do irmão inocente que acabou sendo preso injustamente.

A identificação da pessoa presa injustamente não chegou a ser conferida pelos órgãos de segurança envolvidos e, na sequência, o Ministério Público denunciou o crime à Justiça, sendo instruído, julgado e a pena executada. O erro foi descoberto após uma semana, quando o empresário, patrão do irmão inocente, compareceu à 1ª VEP e relatou a sua estranheza diante da prisão do funcionário, testemunhando que ele era trabalhador e confiável, e trabalha na sua loja há 19 anos, com Carteira de Trabalho assinada.

AUDIÊNCIA COM IRMÃOS

Na audiência ocorrida nesta terça-feira, a 1ª VEP, o juiz ouviu os irmãos, que explicaram a situação e confirmaram o erro. Diante da constatação evidenciado pela análise dos documentos do processo e pelas informações dos sistemas oficiais e nos depoimentos na audiência, o juiz determinou a soltura do homem preso.

Segundo o juiz, a soltura é uma medida justa e legal, a fim de evitar que pessoa diversa daquela efetivamente condenada permaneça submetida à restrição de liberdade, sofrendo penalidade de forma manifestamente injusta e em afronta aos princípios constitucionais do devido processo legal, da dignidade da pessoa humana e da individualização da pena. "Diante da clara e incontestável irregularidade verificada no presente caso, evidenciada pela análise minuciosa dos autos, pelos elementos constantes dos sistemas oficiais e na presente audiência, revela-se imprescindível a imediata soltura do apenado”, declarou o juiz na decisão.

Durante a audiência, o promotor de Justiça, requereu a imediata revogação da prisão do inocente, a soma das penas do culpado e a análise de eventual conveniência de Francinaldo ao uso de seu nome pelo seu irmão Luiz Pedro. A advogada de Francinaldo, Ellem Teixeira de Sousa pediu a revogação da prisão, a correção dos dados nos sistemas penais e a retirada do seu nome e todo e qualquer cadastro indevido. Já o defensor público de Luiz Pedro, o defensor público Bruno Dixon Maciel, pediu que o nome de Francinaldo seja substituído pelo do irmão condenado e a soltura do irmão inocente.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Urgente! PM prende segundo envolvido na morte de jovem Ninense em São Luís

Gordinho confessou o envolvimento.
A polícia militar prendeu, nesta terça-feira (13), o segundo envolvido no homicídio brutal do jovem Eryk Ryan Rego Sousa, de 20 anos e natural de Nina Rodrigues. O crime ocorreu na noite de domingo (11), enquanto a vítima realizava uma entrega na região da Cidade Olímpica, em São Luís (relembre).

O preso foi identificado como Delis Silva Brasil Júnior, de 25 anos, conhecido como Gordinho. Segundo as informações, o suspeito confessou ter efetuado apenas uma pedrada na vítima. Ele foi apresentado na SHPP, onde ficará à disposição da Justiça. 

De acordo com a PM, as investigações indicam que quatro ou cinco pessoas teriam participação direta no crime. O primeiro suspeito, Carlos Adriano Serra Belém, vulgo 'Biro Biro', foi localizado na segunda-feira (12) e levado à delegacia. Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele uma quantidade significativa de entorpecentes (saiba mais).

Do Portal Difusora News.

Prefeito Preto nomeia novo Secretário de Comunicação de Vargem Grande

Waldemir e Preto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito de Vargem Grande Preto designou, nesta terça-feira (13), Waldemir Corrêa para exercer o cargo de secretário municipal interino de Comunicação. A portaria de nomeação está disponível no Diário Oficial do Município.

Waldemir Corrêa agora vai acumular as funções de secretário Chefe de Gabinete e de Comunicação, a exemplo do que acontecia com o antigo secretário Biné Coelho, que foi nomeado pelo prefeito como secretário municipal de Educação (entenda tudo).

Em Timon, Orleans destaca investimentos estaduais em educação

Agenda em Timon.
Os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da educação foram destacados pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a entrega de obras estaduais realizada nesta segunda-feira (12) em Timon. Ao lado do governador Carlos Brandão, do prefeito Rafael Brito e demais autoridades, ele participou da inauguração de duas escolas estaduais totalmente reformadas e ampliadas, além de outros benefícios levados aos timonenses.

“Este é o governo da educação, que está investindo mais de R$ 100 milhões no programa Educação de Verdade, e através dele voltaremos a Timon na próxima semana para entregar tablets a todos os estudantes da rede estadual. Também aumentamos em dez vezes o repasse de recursos para o transporte escolar. E o mais importante: agora todo aluno vai receber alimentação de qualidade nas escolas, em todos os turnos”, destacou Orleans Brandão. Ele acrescentou que o investimento educacional é prioridade por garantir que as crianças e jovens maranhenses possam ter um futuro melhor.

O secretário de Assuntos Municipalistas também parabenizou o governador Carlos Brandão por garantir segurança jurídica a 60 famílias timonenses por meio da regularização fundiária: “Desde que ele assumiu o governo, já foram entregues mais de 20 mil títulos de propriedade. Para essas famílias, essa é a nossa maior obra, e estamos muito felizes em fazer parte dessa história”.

O Governo do Estado entregou à população a reforma dos centros de ensino Dr. João Lula e Maria da Conceição Teófilo Silva, da Unidade Regional de Educação de Timon e do Escritório da AGED no município. Também foram entregues 60 títulos de domínio de terra e três veículos do programa Coopera Maranhão para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação, e para a Câmara Municipal de Timon.

A reforma do C.E. DR. João Lula beneficia 1.021 alunos. O prédio conta com 10 salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de professores, cantina, 06 banheiros para alunos (masculino e feminino), 02 banheiros para professores (feminino e masculino), pátio e quadra descoberta. O Centro de Ensino Maria da Conceição Teófilo Silva tem 10 salas de aula, secretaria, sala da direção escolar, sala de professores, sala de coordenação, biblioteca, cantina, pátio, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência e quadra descoberta., garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem a 947 alunos.

Criminosos que praticaram furtos em São Benedito, Urbano Santos e Presidente Vargas são presos em Vargem Grande

Momento das prisões.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (13), por volta das 7h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande efetuaram as prisões em flagrante delito de dois indivíduos acusados do crime de furto qualificado ocorrido durante a madrugada em São Benedito do Rio Preto. Eles foram identificados como Raimundo Nonato da Costa e Ronaldo Alves Feitosa, vulgo 'Perninha'.

Segundo apurado pelo Titular do Blog, os dois foram abordados na BR-222, na entrada de Vargem Grande, em um veículo de passeio VW Gol de cor vermelha puxando uma carrocinha com os produtos furtados dos estabelecimentos comerciais de São Benedito. Foram recuperados eletrodomésticos, peças de motocicletas, ferramentas utilizadas em construções, produtos de sex shop, roupas íntimas, aparelhos celulares, caixa de som e demais objetos pessoais.
Produtos furtados.
Os criminosos já estavam sendo monitorados por furtos em outras cidades da região, inclusive em Vargem Grande, quando arrombaram um caminhão estacionado nas proximidades da Câmara Municipal e levaram toda mercadoria. Em Presidente Vargas, eles deram um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil na Landry Móveis. Já em Urbano Santos, a vítima foi um conhecido supermercado. Eles foram apresentados na delegacia de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Aguardem mais informações!

Governador confirma que menino encontrado em Bacabal não sofreu violência sexual

Anderson Kauã.
O governador Carlos Brandão utilizou as redes sociais na manhã desta terça-feira (13) para atualizar informações sobre o caso das crianças desaparecidas em um povoado de Bacabal. Segundo o chefe do Executivo estadual, exames periciais descartaram a ocorrência de violência sexual contra Anderson Kauã, que foi encontrado com vida após quatro dias do desaparecimento e permanece internado sob acompanhamento especializado.

“Informo que o Kauã não sofreu violência sexual. Exames foram realizados e atestam isso. Ele segue internado, em acompanhamento multiprofissional. Uma equipe do Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente (IPCA) conduz, com técnica e sensibilidade, a escuta especializada do menino”, escreveu Brandão.

O governador reforçou ainda que as forças de segurança permanecem mobilizadas nas buscas pelos irmãos Ágatha Isabela e Allan Michael, primos de Kauã, além do avanço das investigações para esclarecer todas as circunstâncias do caso.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

Casal sofre tentativa de latrocínio em Nina Rodrigues

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta segunda-feira (12), por volta das 21h30, um casal deu entrada no hospital municipal Madalena Braga, em Nina Rodrigues, após sofrer uma tentativa de latrocínio na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Pirinã, na zona rural do município.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog junto à polícia militar, as vítimas trafegavam pela estrada, quando foram surpreendidas por um indivíduo que surgiu repentinamente do mato ordenando que parassem. Como não obedeceram, o criminoso efetuou disparos de arma de fogo, atingindo os dois. Até o momento, a autoria é desconhecida, mas as equipes seguem em diligência.

Duplo homicídio é registrado no Lago Encantado em Itapecuru-Mirim

Local do crime.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada desta terça-feira (13), por volta das 3h, um duplo homicídio foi registrado em uma residência localizada no Lago Encantado, em Itapecuru-Mirim. As vítimas foram identificadas como Kauan dos Santos Casio e Wenddy Naelly Mendes Melo, assassinadas com disparos de arma de fogo na cabeça.

Segundo informações repassadas pela polícia militar, que esteve no local do crime, vários indivíduos armados arrombaram a porta da casa e efetuaram os disparos contra as vítimas, evadindo-se em seguida. Uma adolescente também estava no imóvel, mas não foi atingida. A polícia civil vai investigar o caso, que tem características de execução. A equipe também encontrou entorpecentes e uma arma de fogo na residência.