quinta-feira, 20 de novembro de 2025

VÍDEO: Médico do CAPS saca arma de fogo para advogado dentro de delegacia no Maranhão

Médico e policial civil.
Uma cena digna de filme policial — mas que infelizmente aconteceu na vida real — chocou moradores de Codó na tarde desta quarta-feira (19). Por volta das 15h30, o advogado Germano Brandão e um funcionário do Cartório do Primeiro Ofício estavam na praça ao lado do Colégio Militar para colher a assinatura de uma funcionária da escola quando foram surpreendidos por uma abordagem violenta.

Segundo relatos, a advogada Talita Sereno chegou ao local acompanhada do noivo, o médico psiquiatra Dr. Ivanenko Santos, que atua no CAPS de Codó. Em poucos segundos, a situação saiu completamente do controle. O médico — que atende pacientes com transtornos mentais — sacou uma arma de fogo, tomou das mãos do funcionário do cartório o documento que seria assinado e, em seguida, apontou a pistola para o advogado Germano, dizendo que ele estaria descumprindo uma suposta medida protetiva relacionada à sua ex-esposa, Talita.

Imagens gravadas por testemunhas mostram Ivanenko com a pistola em uma mão e o envelope com o documento na outra. Na gravação, ele insiste na narrativa de que Germano estaria violando uma ordem judicial. No entanto, pessoas que presenciaram todo o episódio confirmaram à reportagem que Germano já estava no local quando o casal chegou, contradizendo a versão apresentada pelo médico.

Arma sacada novamente — agora dentro da Delegacia

Após o choque inicial, o advogado e o funcionário do cartório foram à delegacia de polícia civil para registrar o boletim de ocorrência. Mas a confusão estava longe de terminar. Minutos depois, o médico Ivanenko apareceu na delegacia e, novamente em surto de descontrole emocional, sacou a mesma pistola, iniciando uma discussão explosiva com Germano. A cena ocorreu diante de várias pessoas, incluindo o delegado regional Willan Soares. 

A troca de ofensas elevou os ânimos e por muito pouco a situação não terminou em tragédia. Os vídeos obtidos mostram o psiquiatra vestindo uma camisa com a logomarca da Prefeitura de Codó e exibindo um distintivo policial. Questionado, ele afirmou ao delegado ser policial civil do estado do Piauí. O secretário municipal de Saúde, Suelson Sales, informou que já determinou a demissão do psiquiatra do CAPS.

Nota oficial da 4ª delegacia regional de Codó

"Sobre os vídeos que registram uma discussão ocorrida nas dependências da 4ª delegacia regional de Codó informamos que o episódio não envolve nenhum policial civil do Maranhão nem servidores lotados na unidade. A situação ocorreu entre um policial civil do Piauí e um advogado. Informamos ainda que, diante das agressões proferidas, foi instaurado inquérito policial para a apuração rigorosa dos fatos e a adoção das medidas legais cabíveis".


Do Blog do Marco Silva.

Em Caxias, Orleans diz que aceita missão de ser pré-candidato a governador

Ato político em Caxias.
Em um grande encontro político articulado pelo ex-prefeito Fábio Gentil em Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, falou pela primeira vez de sua pré-candidatura ao governo do Maranhão e afirmou estar pronto para o desafio eleitoral do próximo ano. “Este é um projeto que tem o apoio de um forte grupo político e ganhou a confiança da população que reconhece a grande gestão realizada pelo governo Carlos Brandão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e vamos dar continuidade a essa missão de trabalhar todos os dias para melhorar a vida dos maranhenses”, declarou ele.

Ao lado de Fábio Gentil, do prefeito de Caxias Gentil Neto, das deputadas Daniela e Amanda Gentil, prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, Orleans fez um breve relato da experiência acumulada nos três anos de atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, conquistando com muito trabalho a confiança de quem não acreditava na sua competência, apenas por ser jovem e sobrinho do governador.

“Comecei ouvindo as lideranças municipais sobre as demandas de cada cidade, e depois fui conhecer pessoalmente as necessidades da população, para buscar as soluções no Governo do Estado. Hoje, vejo que ajudei a construir o maior programa de transferência de renda, a levar o maior programa de pavimentação asfáltica a todas as regiões, a dobrar o número de restaurantes populares, triplicamos a rede de hemodiálise. É muito trabalho pelo Maranhão e tenho muito orgulho de fazer parte do desenvolvimento do nosso estado, combatendo a pobreza extrema, gerando emprego e renda”, enfatizou o secretário.

Sobre sua pré-candidatura a governador em 2026, com o apoio de um grupo político que conta com mais de 180 prefeitos e 80% dos deputados estaduais, Orleans disse que aceita com muito orgulho o desafio de ser candidato para dar continuidade a uma gestão que tem mais de 70% de aprovação: “Vamos percorrer os municípios para mostrar o grande trabalho que temos feito por todo o Maranhão. Tenho convicção de que temos feito muito e ainda faremos muito pelos maranhenses”.

Homem é preso por agredir esposa e estuprar própria filha em Coroatá

Momento da prisão.
A polícia civil do Maranhão cumpriu um mandado de prisão preventiva nesta quinta-feira (20). A ação foi contra um homem investigado por crimes de estupro de vulnerável, ameaça, violência psicológica e aliciamento de menor. O caso ocorreu no município de Coroatá. Durante a operação, os policiais encontraram duas armas de fogo com o investigado. Por isso, ele também foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Uma das armas era uma pistola calibre .380.

De acordo com as investigações, a pistola era usada pelo homem para intimidar as vítimas. A arma servia para reforçar um ambiente constante de violência familiar. A prisão foi realizada depois de diligências que colheram fortes indícios contra o acusado. As provas apontavam para agressões contra a sua companheira. Além disso, as investigações revelaram a prática de abuso sexual contra a sua própria filha. A vítima é uma criança de apenas um ano de idade. Ele foi encaminhado ao presídio de Codó e ficará preso à disposição da Justiça maranhense.

Do Portal Difusora News.

Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Iracema sendo homenageada no TRT.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi condecorada, na quarta-feira (19), com a insígnia Grande-Oficial da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, honraria máxima concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional. “Essa medalha representa tudo o que vivi e aprendi dentro do Tribunal Regional do Trabalho, uma Casa que fez parte da minha formação e que me ensinou valores que levo para toda a vida”, afirmou Iracema. A comenda é destinada a personalidades e instituições com relevantes contribuições para a Justiça do Trabalho, cidadania e promoção da justiça social.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Márcia Andrea, destacou que a Ordem Timbira é uma forma de reconhecer aqueles que atuam em prol da justiça e dos direitos dos trabalhadores. “A entrega desta comenda simboliza a valorização de profissionais e autoridades que colaboram para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para o desenvolvimento social em nosso estado”, afirmou. A homenagem também reafirma o compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Ana do Gás (PCdoB); Davi Brandão (PSB); Glalbert Cutrim (PDT); Helena Dualibe (PP); Yglésio Moyses (PRTB); Dra. Vivianne (PDT); Fred Maia (PDT); Florêncio Neto (PSB); Neto Evangelista (União); Catulé Júnior (PP); o presidente da Famen, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e servidores.

Sobrinho da Prefeita de Chapadinha morre em acidente a caminho de Fortaleza

Jota com Belezinha e Deusa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O acadêmico de Medicina José Luiz Nunes Júnior, mais conhecido como 'Jota', morreu em um acidente na madrugada desta quinta-feira (20). Ele era filho da empresária Deusa Pontes, proprietária da Júnior Construções, e sobrinho da atual prefeita de Chapadinha Dulcilene Belezinha. Deusa e Belezinha são irmãs.

Segundo informações preliminares apuradas pelo Titular do Blog, o jovem residia em Teresina, capital do Piauí, onde fazia faculdade, e estava em viagem para Fortaleza, capital do Ceará, quando aconteceu o trágico acidente. Ainda não há detalhes das circunstâncias do sinistro de trânsito. Ele participaria de um congresso.

"José Luiz era luz, bondade e esperança, e essa partida tão precoce nos deixa em silêncio, tentando compreender os caminhos de Deus. Que o Senhor nos sustente, especialmente minha irmã Deusa e a todos nós que o amávamos. Que Ele nos dê força para atravessar este luto e acolha nosso menino em Seus braços de paz", lamentou a prefeita Belezinha nas redes sociais.

Aguardem mais informações!

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Deputado afirma que Braide não será candidato ao governo em 2026

Braide.
O deputado Dr. Yglésio (PRTB) afirmou que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, não sairá do cargo para disputar o governo do Maranhão em 2026. “Braide não é candidato. Braide será candidato, acho, que em 2030”, afirmou.

Dr. Yglésio fez uma análise do atual cenário vivido pelo prefeito, em conversa com o jornalista Marcelo Vieira, no podcast Nublogpod, observando que o gestor deve sair com boa avaliação por ter bastante recurso financeiro nos cofres públicos.

“Está há muito tempo com caixa cheio. Desde que começou, ainda no governo Bolsonaro, os recursos para São Luís aumentaram muito. Ele aumentou muito a arrecadação de impostos, subiu IPTU, taxas, aumentou a arrecadação com multas. A cidade nunca teve um caixa tão cheio”, ressaltou.

Polícia Civil de Chapadinha investiga se morte de mulher em Anapurus foi feminicídio ou latrocínio

Taliane.
Uma mulher identificada como Taliane Marques do Nascimento, de 35 anos, foi morta a tiros na noite desta terça-feira (18), no bairro Aeroporto, em Anapurus. O caso está sob investigação da polícia. Até o momento, há a suspeita de que possa se tratar tanto de um latrocínio quanto de um feminicídio. Agentes da delegacia regional de Chapadinha estão apurando as circunstâncias da morte de Taliane. 

Inicialmente, havia um rumor de que a morte teria sido causada a tiros por seu companheiro, identificado como Jairo Viana dos Santos, de 25 anos. Ele também teria atirado em si mesmo, recebido socorro e encaminhamento a um hospital. Contudo, posteriormente, foram colhidos relatos de que dois suspeitos teriam invadido a residência do casal e anunciado um assalto, que resultou na morte da mulher e em ferimentos ao companheiro. 

Em nota, a polícia civil informou que instaurou um inquérito para averiguar o que de fato aconteceu. Segundo o comunicado, até o momento, não há elementos que confirmem a prática de feminicídio, embora essa hipótese não esteja descartada e permaneça em análise durante o curso das investigações. Por fim, a polícia ressalta que as equipes policiais seguem com as diligências com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar as circunstâncias que levaram ao ocorrido.

Do Portal Difusora News.

Em Buriti, Governo entrega 204º Restaurante Popular

Inauguração em Buriti.
A inauguração do 204º Restaurante Popular mostrou a força da parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Buriti, que está possibilitando a execução de uma série de obras e serviços estaduais no município. Em agenda de trabalho com o prefeito André Gaúcho, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também fez a entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos e de cartões do programa Tempo de Semear para 54 agricultores da região.

“Hoje entregamos mais um restaurante popular da maior rede de segurança alimentar do Brasil, no mesmo dia em que finalizamos a inclusão de 95 mil famílias no programa Maranhão Livre da Fome. Estamos trabalhando por todos os municípios e com orgulho de fazer parte de um governo que vai entrar para história por acabar com a fome em nosso estado”, destacou Orleans Brandão.

Ao citar outros investimentos estaduais que estão em andamento ou que serão iniciados em Buriti – como o Viva Procon, a Estação Tech, o Colégio Militar e o calçamento de ruas com bloquetes por meio do programa Rua Nova -, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que muitas dessas obras só acontecem existe a parceria entre o governo estadual e os municípios. “Agradecemos ao prefeito por nos ajudar a trazer tantos benefícios para a população de Buriti. Quando a gente une as mãos quem ganha é o povo”, afirmou.

O prefeito André Gaúcho listou todas as obras já entregues, as que estão em andamento e as que foram autorizadas para agradecer ao Governo do Estado por receber os projetos do município e torna-los realidade. “A resposta a todo esse trabalho é o carinho dessas pessoas, que reconhecem todos os benefícios que estão recebendo”, finalizou.

Foragido condenado a 36 anos de prisão por tráfico e homicídio é preso fazendo compras nos Lençóis Maranhenses

Material apreendido.
A polícia civil do Maranhão prendeu, na manhã desta terça-feira (18), em Barreirinhas, um homem condenado a 36 anos de prisão por homicídio qualificado e tráfico de drogas. O criminoso estava foragido desde 2023, quando foi colocado em prisão domiciliar, alegando problema de saúde, mas violou as regras de monitoramento, rompeu a tornozeleira e teve o mandado de recaptura expedido.

Considerado de alta periculosidade e integrante de organização criminosa, o foragido vinha sendo monitorado pelas equipes do DCCO/SEIC. Os investigadores já tinham informações de que ele mantinha armamento de uso restrito no imóvel onde estava escondido. A abordagem ocorreu no momento em que o indivíduo realizava compras em um comércio da cidade dos Lençóis Maranhenses. Na residência que utilizava como esconderijo, foram encontradas armas e carregadores, inclusive armamento de uso restrito.

Foram apreendidos com ele um revólver calibre .38, uma carabina calibre 9mm com carregador e um carregador de pistola calibre .40. Também foram encontrados documentos falsos. Além do cumprimento do mandado de prisão, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade documental. Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Líderes do PT agradecem por obras estaduais na região da Cidade Operária

Entregas na Cidade Operária.
A região da Cidade Operária ganhou novos espaços de lazer, esporte e convivência social construídos pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (17), ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de lideranças da comunidade, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a quadra poliesportiva coberta, no Jardim América, e a Praça da Juventude na Vila Zenir, na primeira etapa do Complexo Esportivo que receberá mais investimentos já autorizados pela gestão estadual.

“Assim como estamos levando obras a todos os municípios, nosso governo tem sido muito presente em São Luís, com grandes realizações como a expansão da avenida Litorânea e a construção da avenida Metropolitana. Hoje entregamos a primeira etapa de um grande complexo esportivo que vai beneficiar a juventude e formar atletas em uma área tão grande e tão importante como a Cidade Operária”, destacou Orleans Brandão.

Ao lado do co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), e de outras lideranças da Cidade Operária, o secretário de Assuntos Municipalistas ressaltou que o governo é de diálogo e de escuta, “por isso conseguimos realizar obras que atendem às necessidades da população. Com a parceria de representantes como vocês é que a gente sabe o que as pessoas estão precisando. E assim seguiremos: ouvindo a população e suas lideranças, para juntos melhorarmos a vida das pessoas”.

Em nome de outras lideranças políticas e comunitárias da região, o co-vereador Jhonatan fez o mais forte agradecimento ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans por todas as realizações que o governo estadual tem feito na área da Cidade Operária. Ao acompanhar as entregas da quadra poliesportiva e da Praça da Juventude, ele foi categórico em afirmar que as políticas públicas sérias implantadas pelo atual governo estão transformando as comunidades que representa.

“Somos gratos por essa excelente obra. Antes este território era conhecido pelo índice de violência, pelo tráfico de drogas, pela falta de vagas na escola, pela mortalidade de meninos e meninas, pelo trabalho infantil. Mas essa realidade tem mudado, sobretudo pelo trabalho que o governo do estado tem desenvolvido. A gente muda realidades com equipamentos públicos para a juventude, com investimento em cultura, em educação e no esporte. E é isso que tem acontecido na Cidade Operária, valorizando homens e mulheres trabalhadores, e reconhecendo sua importância para São Luís e para o Maranhão”, reconheceu o co-vereador do PT.

A quadra poliesportiva coberta no Jardim América recebeu alambrado, pintura e demarcação do piso em epóxi, Iluminação em LED, instalação de novas traves e aros de basquete, novos banheiros e vestiários masculinos e femininos completos. A área do entorno receberá ainda a qualificação de calçadas, acessos, iluminação e paisagismo, consolidando o equipamento como polo de convivência comunitária.

Urgente! Quase 1 tonelada de maconha skunk é apreendida na BR-222

Droga apreendida.
Na tarde desta terça-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 924kg de drogas, identificadas preliminarmente como skunk, em ação integrada com a Receita Federal e a polícia civil. O ilícito foi encontrado no interior de um caminhão, na BR-222, no Município de Bom Jesus das Selvas. Essa é a maior apreensão desse tipo de droga, pela PRF, no estado do Maranhão. A ação foi possível após troca de informações entre a PRF e a RF e apoio da PCMA, além do apoio da polícia civil do Rio Grande do Norte. O trabalho integrado permitiu uma atuação mais eficiente das equipes policiais.

Na altura do km 583 da rodovia federal, equipes da PRF abordaram um veículo de carga que estava estacionado. O condutor, de 51 anos, alegou que havia parado devido a problemas mecânicos, e que aguardava o proprietário do veículo levar os equipamentos necessários para a manutenção. Quando questionado sobre a carga transportada, ele não soube informar o nome da cidade em que teria realizado o carregamento, e não portava documento fiscal.

Diante disso, os policiais decidiram inspecionar a carga e, ao realizarem a busca no veículo, localizaram em seu interior vários fardos contendo substância com odor e características semelhantes ao entorpecente maconha (Cannabis), em sua variação conhecida popularmente como skunk. O condutor informou que foi contratado para retirar a carga em Manaus (AM) e que receberia trinta mil reais pelo transporte.

Logo em seguida, na altura do km 603 da mesma rodovia, outra equipe da PRF identificou um veículo realizando manobras perigosas, como ultrapassagens proibidas (em trechos sinalizados com faixa contínua e até mesmo pelo acostamento), o que chamou a atenção dos policiais. Ao abordar o veículo, os dois ocupantes informaram que estavam indo acompanhar o reparo de um caminhão. Após verificação por parte dos policiais, foi constatado que se tratava do mesmo veículo que transportava a droga. Os dois homens, de 33 e 29 anos, possuem passagens pela polícia - por homicídio, tráfico de drogas e roubo. Eles foram identificados e encaminhados, juntamente com o condutor do caminhão, para a polícia civil.

Os três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006. O entorpecente e os veículos foram apresentados ao delegado de polícia, que dará continuidade às investigações.

Fonte: PRF.

Homem é preso após quebrar medida protetiva em Vargem Grande

Imagem ilustrativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Vargem Grande prenderam, nesta segunda-feira (17), por volta das 14h, um homem de 40 anos após o mesmo ter quebrado uma medida protetiva concedida em desfavor da sua própria mãe e também de sua irmã.

Segundo informações repassadas pela polícia, o acusado quebrou o contador de energia elétrica da residência das vítimas, localizada no bairro da Cohab, e ainda ameaçou atentar contra a integridade física de ambas. Nesse momento ele recebeu voz de prisão e foi apresentado na delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.