quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

'Neguinho da Boa Hora' é assassinado a tiros entre Vargem Grande e Chapadinha

Local do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, identificado como Mailson Silva dos Santos, de 24 anos, conhecido no mundo do crime como 'Neguinho da Boa Hora', foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (1º), por volta das 16h. 

Segundo informações repassadas pela polícia militar ao Titular do Blog, o homicídio aconteceu no povoado Baturité, comunidade localizada às margens da BR-222, entre Chapadinha e Vargem Grande. 'Neguinho da Boa Hora' estava consumindo bebida alcoólica, quando dois homens não identificados chegaram efetuando os disparos de arma de fogo.

'Neguinho da Boa Hora' foi alvejado no peito esquerdo e ainda tentou correr em direção a um matagal atrás do bar, mas não resistiu a gravidade do ferimento e ali morreu. Ele estava morando no Residencial Canaã, em Vargem Grande, e tinha passagens por vários crimes, principalmente homicídios, tentativas de homicídios e assaltos. Em 2022, Neguinho foi preso no povoado Leite em cumprimento de um mandado de prisão (saiba mais).

Eleições 2026: A partir de agora pesquisas devem ser registradas na Justiça Eleitoral

Imagem ilustrativa.
A partir desta quinta-feira (1º), todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições Gerais de 2026 ou eventuais candidatas e candidatos devem registrar o levantamento junto à Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados. A exigência consta no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

O cadastro prévio da pesquisa deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação do estudo, acompanhado de informações como: quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.

O procedimento deve ser feito somente de forma eletrônica pelo sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), após o cadastramento das entidades e empresas no PesqEle. Aquelas que tiverem realizado pesquisas em eleições anteriores não precisam efetuar outro cadastramento, mas o novo estudo deve ser registrado. As informações e os dados inseridos no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias.

Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral não realiza nenhum controle prévio sobre o resultado das pesquisas e nem gerencia ou cuida de sua divulgação, bem como atua somente quando provocada por meio de representação. Ainda segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita aos responsáveis multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. 

No período de campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. As pesquisas eleitorais são tidas como ferramentas para verificar a viabilidade de possíveis candidaturas e formas de avaliação sobre temas sensíveis que a população gostaria de ver em debates durante a campanha.

Foragido da Justiça pratica homicídio e acaba preso em Itapecuru-Mirim

Momento da prisão.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Itapecuru-Mirim prenderam, na noite desta quarta-feira (31), por volta das 19h, um homem identificado como Paulo Fernando Bogea, de 39 anos, pela prática de homicídio, ocorrido na manhã do mesmo dia na Vila Abraão, tendo como vítima Carlos Eduardo Alcântara Lopes, de 27 anos.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, Paulo Fernando matou Carlos Eduardo com pauladas na cabeça e nos braços e confessou a autoria do crime aos policiais, relatando, ainda, a motivação: uma desavença anterior com a vítima. 

O assassino também era considerado foragido da Justiça, pois tinha contra si um mandado de prisão em aberto por assalto. Ele foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru para que fossem realizados os procecedimentos cabíveis e está à disposição do poder judiciário.

Adolescente de 17 anos é assassinado por integrantes do Comando Vermelho em Chapadinha

Adolescente morto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (31), por volta das 22h30, um adolescente de 17 anos, identificado como Wálber Marques Teixeira, morador do povoado Bom Princípio, foi assassinado a tiros na Travessa Bela II, na Vila Nota 10, em Chapadinha.

Segundo informações apuradas pela polícia militar, que esteve no local do homicídio, três indivíduos encapuzados invadiram o imóvel onde Wálber estava hospedado e encontraram o adolescente tomando banho no quintal. Nesse momento, ele foi alvejado por vários disparos de arma de fogo sem qualquer chance de defesa e teve morte imediata.

Os assassinos, que contavam com apoio de outros suspeitos na porta da residência, saíram comemorando aos gritos de 'Aqui é Comando Vermelho'. Os policiais militares realizaram diligências, porém sem êxito. A polícia civil vai investigar o caso, que pode estar inserido no contexto de disputa entre organizações criminosas.

PM é assassinado e outro fica ferido após discussão na Avenida Litorânea

PM morreu no local.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um policial militar, identificado como Maykon da Silva, de 37 anos, lotado no 21º BPM, morreu na madrugada desta quinta-feira (01), por volta das 3h, durante festa de réveillon realizada na Avenida Litorânea, em São Luís, após uma discussão com outro militar, identificado como Patrick Rhayan Machado Assunção, de 35 anos, do 6º BPM.

Segundo a guarnição que atendeu a ocorrência, o PM Maykon efetuou três disparos contra o PM Patrick, atingindo-o na região do abdômen. Em seguida, ao virar as costas, Maykon foi alvejado e morreu no local, não sendo possível concluir quem efetuou este disparo. Já Patrick foi socorrido com vida para o hospital.

Ministério Público pede intervenção em Turilândia após prisão de prefeito, vice-prefeita e vereadores

Prefeito de Turilândia.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) protocolou um pedido de intervenção no município de Turilândia, diante do colapso administrativo provocado pelo afastamento dos gestores eleitos e pela atual situação do prefeito interino, que cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica (saiba mais).

A informação foi confirmada pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro, ao comentar o cenário político-administrativo da cidade. Danilo de Castro ressaltou que a continuidade administrativa de Turilândia não pode ser comprometida. Segundo o chefe do MPMA, além do pedido de intervenção, o Ministério Público também deve agilizar ações na esfera cível, com objetivo de buscar a perda dos cargos dos gestores afastados, o que pode inviabilizar o retorno do prefeito e da vice-prefeita às funções.

PREFEITO INTERINO ESTÁ PRESO E SOB MONITORAMENTO

Atualmente, o comando do Executivo municipal está sob responsabilidade do presidente da Câmara de Turilândia, José Luís Araújo Diniz, conhecido como Pelego (União Brasil), que assumiu interinamente o cargo por determinação do TJMA. A posse foi oficializada após o afastamento do prefeito Paulo Curió (União Brasil) e da vice-prefeita Tânya Mendes (PRD), ambos presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Com a ida de Pelego para o Executivo, a vereadora Inailce Nogueira Lopes passou a exercer interinamente a presidência da Câmara Municipal. No entanto, José Luís Diniz também é alvo da Operação Tântalo II, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO). Ele cumpre prisão domiciliar, com autorização judicial restrita apenas para deslocamentos até a Câmara Municipal, exclusivamente para participação em sessões previamente agendadas.

A Justiça alertou que qualquer descumprimento das medidas impostas poderá resultar na revogação da prisão domiciliar e na transferência do parlamentar para o sistema prisional. Além de Pelego, outros cinco vereadores de Turilândia tiveram as prisões convertidas em domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica: Gilmar Carlos (União Brasil); Sávio Araújo (PRD); Mizael Soares (União Brasil); Inailce Nogueira (União Brasil); e Ribinha Sampaio (União Brasil).

OPERAÇÃO TÂNTALO II

As investigações conduzidas pelo GAECO apontam a existência de uma organização criminosa estruturada, que teria se infiltrado na administração pública de Turilândia para desviar cerca de R$ 56 milhões, principalmente das áreas de Saúde e Assistência Social. Segundo o Ministério Público, o esquema utilizava empresas de fachada para simular a prestação de serviços e justificar pagamentos irregulares com recursos públicos.

Ao todo, 21 mandados de prisão foram expedidos contra agentes políticos, servidores públicos e empresários envolvidos no esquema. A Operação Tântalo II é um desdobramento de uma fase anterior, deflagrada em fevereiro deste ano, que já investigava fraudes em licitações e outros desvios no município (relembre).

De O Informante/Jornal Pequeno.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Homem é brutalmente assassinado em Chapadinha e Polícia Civil investiga relação com agiotagem

Vítima do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (31), por volta das 7h30, policiais militares de serviço em Chapadinha foram informados sobre um achado de cadáver nas imediações do povoado Santa Luzia. Ao chegarem no local, os policiais confirmaram a veracidade das informações e constataram que a vítima se tratava de Denílson Lobo da Silva, de 30 anos, morador do bairro Vila Vitória.

O homicídio teria acontecido na noite anterior, tendo em vista que populares ouviram vários disparos de arma de fogo por volta das 21h. A guarnição encontrou, pelo menos, 40 munições deflagradas de pistolas de calibres variados (.40, 380 e 9mm), indicando que o caso se trata de um crime de execução e/ou acertos de contas. 

A polícia civil já iniciou os procedimentos cabíveis, incluindo oitivas de pessoas, realização de perícia no local e a solicitação do exame necroscópico. Apesar de não constar indícios de envolvimento de Denílson com atividades criminosas, uma possível relação com agiotagem é a principal linha de investigação neste momento, segundo apurou o Titular do Blog.

Em breve mais informações!

Trabalhador morre atropelado e motorista é preso no interior do Maranhão

Local do acidente.
Na manhã desta terça-feira (30), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava ronda na altura do km 317 da BR-010, quando se deparou com um acidente de trânsito que interditava a rodovia, bloqueando o fluxo de veículos no trecho. De imediato, os policiais iniciaram o atendimento da ocorrência e constataram se tratar de um atropelamento de pedestre, envolvendo um veículo de passeio e um trabalhador que empurrava um carrinho de coleta de materiais recicláveis pelo acostamento.

A partir da análise dos vestígios no local, o levantamento inicial feito pela equipe da PRF indica que o automóvel seguia no sentido Imperatriz - Açailândia, quando colidiu com o pedestre. Após o impacto, o corpo da vítima, de 69 anos, foi arrastado por aproximadamente 11 metros e veio a óbito no local. O condutor do veículo apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi submetido ao teste de alcoolemia, que apontou o índice de 1,62 mg de álcool por litro de ar alveolar, o que é mais de 5x o valor para ser considerado crime.

Diante do cenário e das informações colhidas, o condutor de 32 anos foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de polícia civil de Açailândia para os procedimentos legais cabíveis. A PRF segue na análise das informações coletadas para subsidiar a elaboração do Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito, que trará a conclusão técnica sobre a ocorrência.

Fonte: PRF.

Chefe do Bonde dos 40 que mandou queimar viatura da Polícia Civil de Vargem Grande morre em confronto com policiais da Rotam

Viatura ficou destruída.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Morreu, na manhã desta quarta-feira (31), nas imediações da Via Expressa, em São Luís, um indivíduo identificado como Carlos Daniel e apontado como um dos chefes da facção criminosa Bonde dos 40 em Itapecuru-Mirim. As informações são do jornalista Judson Carvalho, do Programa Bandeira 2.

Segundo apurado pelo jornalista, policiais militares da Rotam, com apoio da Força Estadual de Segurança, descobriram que o faccionado estava escondido em uma quitinete na região da Via Expressa, sendo ele considerado foragido da Justiça com dois mandados de prisão em aberto. No momento da abordagem, Carlos Daniel reagiu atirando contra as guarnições, que prontamente revidaram. Ele ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu.

ATAQUE A VIATURA

As informações policiais apontam que Carlos Daniel foi o responsável por ordenar o incêndio criminoso da viatura da polícia civil de Vargem Grande, que encontrava-se no plantão do final de semana da delegacia regional de Itapecuru-Mirim. O ataque aconteceu na madrugada de 10 de maio deste ano e foi noticiado em primeira mão pelo Titular do Blog, com ampla repercussão em todo estado. Na época, um dos envolvidos foi neutralizado e um adolescente apreendido (relembre AQUIAQUIAQUIAQUI, AQUI e AQUI).

Mortes de criminosos, homicídios, prisões e acidentes; veja a retrospectiva do Blog do Alpanir Mesquita em 2025

Retrospectiva 2025.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Chegamos em 31 de dezembro, o último dia do ano de 2025, e o Titular do Blog decidiu fazer, pelo sexto ano consecutivo, uma retrospectiva com as 10 matérias mais acessadas de janeiro até agora. Pelo segundo ano consecutivo, Vargem Grande tomou grande parte do noticiário e as publicações mais vistas dizem respeito a mortes de criminosos, homicídios, prisões e acidentes com vítimas fatais na cidade.

CONFIRA TUDO NA ÍNTEGRA:

- 'Samuelzinho' morre em confronto com a polícia (AQUI);

- Assassinato do jovem Thiago do Lago Fortes (AQUI);

- Morte de 'Edmundo' após confronto com a polícia (AQUI);

- Ataque a uma família no bairro da Cohab (AQUI);

- Mulheres presas por tráfico de drogas em Itapecuru-Mirim (AQUI);

- 'Toscana' é baleado em Vargem Grande (AQUI);

- Atropelamento de enfermeira entre Vargem Grande e Nina Rodrigues (AQUI);

- Morte de 'Leozinho' no bairro São Miguel (AQUI);

- Cadeirante preso por morte de idoso assassinado no Residencial Canaã (AQUI);

- Empresário do Piauí mata dupla que praticou assaltos em Vargem Grande (AQUI).

Relembre as retrospectivas dos anos anteriores AQUI.

Feliz 2026!

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Motivada por ciúmes, mulher mata namorado e amiga dele; veja vídeo

Geovanna está presa.
A jovem que perseguiu, atropelou e matou o namorado e a amiga dele, na madrugada do último domingo (28), na Zona Sul de São Paulo, está presa preventivamente na Penitenciária Feminina de Santana, na Zona Norte da capital paulista. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A Justiça já havia convertido a prisão em flagrante de Geovanna Proque da Silva, de 21 anos, em preventiva após o crime. 

Segundo a polícia civil, ela teve a intenção de matar Raphael Canuto da Costa, de 21, e Joyce Correa da Silva, 19, por ciúmes. Câmeras de segurança gravaram o atropelamento na Rua Professor Leitão da Cunha, no Parque Regina. Nas imagens é possível ver o carro dirigido por Geovanna acelerar e bater na traseira da moto pilotada por Raphael. Joyce estava na garupa da motocicleta.

Com o impacto, os dois foram arremessados cerca de 30 metros longe e morreram no local, perto da churrascaria onde Raphael trabalhava como gerente. O automóvel guiado por Geovanna ainda atropelou um pedestre, que ficou ferido, e bateu em dois outros veículos. Geovanna, que é estudante de medicina veterinária, foi presa em flagrante pela policia militar e indiciada na delegacia por homicídio doloso duplamente qualificado — por motivo fútil e emboscada — além de lesão corporal na direção de veículo automotor.

Veja mais detalhes:


Do G1.

Acesso de veículos às Praias do Meio e Araçagi será alterado nos dias 31 e 1º

Mapa.
Com o objetivo de minimizar congestionamentos e facilitar o acesso e a saída das praias do Araçagi e do Meio nas comemorações do Ano Novo, garantindo segurança aos frequentadores, a secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em conjunto com as secretarias municipais de Trânsito, de Meio Ambiente, a guarda municipal e a procuradoria de São José de Ribamar, bem como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Associação dos Bares da Praia do Araçagi, definiram um roteiro para entrada e saída de veículos das duas praias nos dias 31/12 e 1⁰ de janeiro.

ROTEIRO

Sobre o acesso às praias do Araçagi e do Meio dias 31/12 e 1⁰ de janeiro, foi alinhado o seguinte roteiro:

1 - O acesso à praia do Araçagi/Av. Litorânea, sentido único, será feito pela Rua Urucutiua para veículos pequenos, médios e de grande porte.
2 - A Av. Litorânea garantirá o acesso às praias do Araçagi e do Meio, em sentido único.
3 - A Av. Litorânea estará liberada para estacionamento no trecho da Rua Urucutiua até a Av. Ponta Grossa/Bar Kanaloa, uma extensão total de 2,5 km.
4 - A saída dos veículos ocorrerá unicamente pela Av. Ponta Grossa, sentido único. A via de entrada e saida da Praia do Meio estará bloqueada.
5 - Descida e subida da Av. Atlântica estarão liberadas para ônibus e veículos leves, até o bloqueio próximo à Rua Katamaran. O acesso à praia pela Av. Atlântica estará bloqueado para veículos a partir da Rua Katamaran.
6 - Nas ruas Katamaran e Oleama, o tráfego estará liberado apenas para veículos leves, no sentido único para a Rua Urucutiua.
7 - No dia 1⁰ de janeiro, a permanência de veículos na faixa de areia terá de obedecer ao limite de 30 veículos por bar e só até as 14h, pois a maré alta será às 16h.
8 - Haverá agentes fiscalizando os desvios e orientando motoristas.

Segundo estimativa dos órgãos de trânsito, são esperados 20 mil veículos nos dias 31/12 e 1⁰/01 na região do Araçagi e Praia do Meio.