domingo, 15 de setembro de 2024

Prefeito do PL condenado por estuprar adolescente desiste de tentar reeleição no Maranhão

Cirineu, de azul, foi condenado por estupro.
O prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Costa (PL), não é mais candidato à reeleição. Neste fim de semana ele apresentou o nome da vereadora Juceni Viana como sua substituta.

“Me perseguiram”, declarou o gestor, ao divulgar vídeo ao lado da nova candidata do seu grupo. Cirineu Costa teve a candidatura indeferida (e preferiu não tentar a sorte) depois de ser condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) a dez anos de prisão pelo estupro de uma menor de 13 anos (relembre).


Do Blog do Gilberto Léda.

Caminhoneiro embriagado e com “rebites” é preso após provocar acidente na BR-316

Caminhoneiro preso.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro por dirigir embriagado e sob influência de substâncias entorpecentes. A prisão aconteceu após o motorista se envolver em um pequeno sinistro de trânsito no km 555 da BR-316, em Caxias, e fugir do local.

Os policiais foram acionados após receberem a informação de que um caminhão (tipo boiadeiro) havia colidido lateralmente em um automóvel, atingindo o retrovisor, e fugido pela rodovia federal em direção ao município de Codó. Ao localizar o caminhão, a equipe da PRF deu ordem de parada ao motorista, momento em que ele desobedeceu a ordem e empreendeu fuga, sendo necessário um acompanhamento tático. O veículo foi interceptado na altura do km 537 da BR-316, na zona rural de Caxias, cerca de 18 km depois do local do sinistro.

No momento da abordagem, foram observados indícios de que o motorista conduzia o veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e drogas. O homem, de 42 anos, estava eufórico, com olhos avermelhados e odor etílico. No entanto, ele recusou ser submetido ao teste de alcoolemia. Ainda diante da possibilidade de consumo de substância ilícita, foi realizada uma busca veicular, quando foram encontradas duas cartelas com comprimidos de anfetamina, conhecido popularmente como “rebites”. Uma cartela contendo 15 unidades e outra com apenas 06, indicando já terem sido consumidas 09 unidades.

Tendo em vista todos os indícios identificados, foi lavrado o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCSACP). O caminhoneiro foi preso em flagrante por dirigir sob influência de álcool e substância psicoativa que cause dependência, crime previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, ele ainda foi enquadrado no crime de porte de drogas para consumo. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da região.

Fonte: PRF.

Paciente com câncer oficializa união de 40 anos em casamento no Hospital de Oncologia do Maranhão

Casal oficializou a união.
Em uma cerimônia emocionante, a paciente Ione Célia da Silva, de 61 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizou o sonho de oficializar a união de 40 anos com José Senival da Silva, de 62. A celebração ocorreu no Hospital de Oncologia do Maranhão, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A cerimônia de casamento aconteceu nessa sexta-feira, 13, em São Luís, e foi organizada pelos profissionais da unidade, na área de vivência. O desejo de oficializar a união, que já dura 40 anos, com José Senival da Silva, foi da própria paciente, há sete dias, com a equipe do hospital.

Sob os cuidados da equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Oncologia do Maranhão, Ione Célia está em tratamento intensivo de câncer no pulmão, classificado como Adenocarcinoma Infiltrativo Fibro Conjuntivo, diagnosticado em março deste ano. Como a esposa está em suporte de ventilação mecânica, José Senival da Silva compartilhou o sonho do casal em oficializar a união. "Era um desejo de nós dois, mas eu queria esperar ela chegar em casa. Como ela falou com a equipe que queria logo, eles organizaram tudo. Ela é o amor da minha vida, então nós estamos aqui”, declarou José.

A coordenadora de Enfermagem da UTI, Karina Viegas, destacou a assistência humanizada ofertada na unidade da rede estadual de saúde e a importância da realização do desejo da paciente. “O casamento é uma das ações no processo de humanização no atendimento ao paciente oncológico no Hospital de Oncologia do Maranhão. Então, a gente sempre vem buscando essas ações que visam proporcionar conforto e atender o desejo do paciente que aqui busca o seu tratamento”, disse.

Para concretizar o sonho da paciente, a equipe multiprofissional da UTI se mobilizou para garantir a estrutura de decoração, buffet e cerimonial. A cerimônia religiosa e civil, cheia de significado, foi testemunhada por familiares, servidores da unidade hospitalar e demais pacientes, em uma clara demonstração de que o amor e a esperança podem resistir até nos momentos mais difíceis. Segundo o casal, junto há 40 anos, sempre havia o sonho de oficializar a união. Ambos são de Pernambuco e se conheceram em São Paulo, ainda na juventude. Quando os primeiros sintomas da doença surgiram, em março deste ano, eles já moravam no município de Santa Inês. "Embora os desafios de saúde tenham surgido, tudo que eu quero é estar ao lado dela, o que não tem sido possível, por ela estar na UTI. Eu estou aqui todos os dias por ela, valorizando cada momento”, complementou José Senival.

Como toda noiva, Ione entrou ao som da "Marcha Nupcial" e foi surpreendida com o ritual de "teto de aço", realizado pelos cadetes da Academia de Polícia Militar do Maranhão Gonçalves Dias. O rito que só é realizado em casamentos de oficiais, teve uma exceção para o enlace do casal Ione e José Senival.

sábado, 14 de setembro de 2024

Filhas da Professora Neta da Biloca concedem entrevista à TV Mirante e falam sobre a prisão do assassino da mãe

Cássia e Juliana.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Jéssica Ianca, Cássia Gomes e Juliana Araújo, filhas da professora Elizângela Gomes Martins Pessoa, carinhosamente conhecida em Vargem Grande como 'Neta da Biloca' e que foi brutalmente assassinada a facadas em setembro de 2011, concederam entrevista à TV Mirante e falaram sobre a prisão do assassino. 

Valmir dos Santos Lopes foi preso nesta quinta-feira (12), por volta das 15h, em Caucaia, cidade localizada na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, após operação conjunta entre as polícias civis do Maranhão e do Ceará (saiba mais).

Para elas, a prisão do assassino 13 anos depois do crime traz um sentimento de Justiça, no entanto, não apaga todos os traumas que elas sofreram desde que perderam a mãe, quando ainda eram crianças. Agora, a família quer que Valmir pague pelo crime bárbaro e continue preso.


Confira a reportagem na íntegra no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Urgente! Vereador Manelin Juvenil é processado por calúnia e pode pagar até 40 salários mínimos de indenização em Vargem Grande

Manelin Juvenil.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Depois de passar quatro anos espalhando mentiras em Vargem Grande, pensando que a internet era terra sem lei, enfim o vereador Manelin Juvenil poderá ser responsabilizado por seus atos levianos praticados contra a honra das pessoas.

O prefeito Carlinhos Barros, que sempre se manteve benevolente com os ataques diários, decidiu acionar, por meio de seus advogados, Manelin na Justiça pelo crime de calúnia com pedido de tutela antecipada. O estopim, segundo apurado pelo Titular do Blog, foram dois vídeos divulgados recentemente pelo vereador nas redes sociais, onde ataca o gestor municipal, com a clara intenção de cooptar eleitores e apoiadores às custas da calúnia perpetrada.

"Trata-se de Fake News, ou notícia falsa propriamente dita, manipulada de forma deliberada com a intenção de ofender Carlinhos Barros e de enganar, gerar desinformação, para a população de Vargem Grande, dita de forma séria com o intuito de passar uma aparência de verdade, no que geralmente obtém êxito, através do sensacionalismo ou exagero, independente do teor repassado aos seus seguidores e especialmente reproduzida por outros milhares, viralizando a desinformação criminosa", diz um trecho da petição.

Em outro trecho, os advogados de Carlinhos Barros deixam claro que Manelin ultrapassa o direito à liberdade de informação com a divulgação dessas noticias falsas. "Alude-se que não se está a discutir o direito à liberdade de informação, do uso do facebook para o réu propagar os seus feitos ou os seus projetos. O que se questiona é a divulgação de notícia falsa com o intuito de manipular interesses não demonstrados abertamente, que é causar um estado emocional para cooptar novos eleitores. O que se questiona é o ardil, a postagem com intuito de ofender, de caluniar, e ao mesmo tempo enganar as pessoas através da informação inverídica, deturpada, mentirosa, para buscar o apoio dos eleitores menos esclarecidos, que vão se posicionar a favor do lado mais fraco, e que sem buscar maiores informações, vão ficar indefinidamente repassando os vídeos contendo a mentira", esclarece.

Ainda segundo apurado pelo Blog, caso condenado, Manelin pode pagar até 40 salários mínimos, ou R$ 56.480,00 (cinquenta e seis mil e quatrocentos e oitenta reais), de indenização moral, além das custas processuais e dos honorários advocatícios, nos termos do artigo 944 do Código Civil. A petição pede, ainda, que o vereador retire os vídeos postados em sua rede social, com retratação através do mesmo meio e pelo mesmo tempo, a título de medida educativa. Vamos aguardar!

Eleitor é assassinado durante evento político na Baixada Maranhense

Segundo com o eleitor.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um eleitor do candidato a prefeito de Pinheiro João Batista Segundo, identificado como Raimundo dos Santos Soares Almeida, também conhecido como 'Bola', foi assassinado a tiros nesta quinta-feira (12) durante um evento político realizado pelo candidato na cidade, localizada na Baixada Maranhense.

Por meio das redes sociais, Segundo se manifestou sobre o ocorrido:


Cobra é encontrada dentro de ar condicionado em consultório odontológico no Maranhão

Momento da retirada.
Uma cobra foi encontrada dentro de um aparelho de ar condicionado em um consultório odontológico, localizado no bairro João Paulo, em São Luís. O animal, da espécie jiboia, foi descoberto por funcionários do estabelecimento de saúde, que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Após atender a solicitação, a equipe do CBMMA retirou a cobra do equipamento em segurança e encaminharam o animal ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS) para os devidos cuidados e posterior integração ao seu habitat natural. Apesar do susto, segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate da cobra ocorreu tranquilamente, garantindo a integridade do animal e dos funcionários do estabelecimento.


Veja o vídeo:

Do Portal Difusora News. 

Vargem Grande: Juiz entende que Elis Regina se afastou do cargo dentro do prazo e defere sua candidatura

Elis Regina.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Juiz Paulo de Assis Ribeiro, titular da 50ª Zona Eleitoral, deferiu a candidatura a vereadora da técnica de enfermagem Elis Regina Coqueiro de Carvalho pelo partido Republicanos em Vargem Grande. A decisão é dessa sexta-feira (13) e está disponível no site do TSE.

"Compulsando os autos, verifico que a candidata a vereadora ELIS REGINA COQUEIRO DE CARVALHO já encontrava-se, de fato, afastada de sua função, desde o início de suas férias, ou seja, o afastamento já teria se dado bem antes de findar o prazo estabelecido pelo regramento eleitoral, não ensejando, então, causa que inferira o registro de candidatura pretendido. Cabe ressaltar, outrossim,  que o pedido de registro de candidatura está instruído com as informações elencadas no art. 24 da Resolução TSE nº 23.609/2019, bem como com os documentos exigidos pelo art. 27 do mesmo normativo, não havendo, portanto, óbice ao acolhimento do pedido formulado. Diante de todo o exposto, e em consonância com o Parecer do Ministério Público Eleitoral, INDEFIRO a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura proposto pela DIRETORIO MUNICIPAL DO PARTIDO PROGRESSISTA DE VARGEM GRANDE - MA, e por consequência, DEFIRO o Requerimento de Registro de Candidatura de ELIS REGINA COQUEIRO DE CARVALHO para concorrer ao cargo de vereadora  no município de Vargem Grande/MA.", diz a sentença.

A candidatura de Elis Regina enfrentava um processo de impugnação apresentada pelo diretório municipal do Progressistas, que apontava que ela não havia se desincompatibilizado do cargo de servidora pública que ocupa na prefeitura de Vargem Grande dentro do prazo legal (saiba mais). O magistrado, no entanto, entendeu que ela estava de férias e, portanto, já encontrava-se afastada da função.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Criminosos que atacavam a honra das pessoas nas redes sociais são alvos da Operação Caça ao Judas em Chapadinha e Santa Quitéria

Operação Caça ao Judas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quinta-feira (11), policiais civis de Santa Quitéria, de Chapadinha e do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) deflagraram a primeira fase da Operação Caça ao Judas, que visa combater os crimes contra a honra pelo ambiente virtual. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão contra os investigados, que faziam publicações que se intitulavam 'Carta ao Judas'.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, diversos moradores de Santa Quitéria foram caluniados, difamados e injuriados em postagens que eram propagadas, principalmente, no Instagram e WhatsApp, causando sofrimento psicológico e transtornos sociais irreparáveis às vítimas. A delegacia de Santa Quitéria deu início às investigações, que depois avançaram com apoio da (DCCT/SEIC), que atuou para identificar os criminosos que estavam por trás dos perfis anônimos.

Desta forma, foram cumpridos dois mandados em Santa Quitéria e outro em Chapadinha, sendo apreendidos dispositivos eletrônicos que servirão para dar continuidade nas investigações a fim de identificar todos os envolvidos nos crimes. A polícia civil informa, ainda, que ataques a honra das pessoas configuram crime e quando cometidos ou divulgados em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena, conforme Art. 141 § 2° do Código Penal, ou seja, a pena pode chegar a seis anos de prisão.

Jovem com autismo comemora aniversário e faz homenagem a prefeito no Maranhão

Prefeito participou do aniversário.
Na tarde desta quarta-feira, dia 11, o prefeito Dr. Zé Francisco, candidato à reeleição, participou de um momento especial em Codó. O jovem Francisco Henrique, um adolescente com autismo e grande admirador do prefeito, comemorou seu aniversário de forma única, com uma festa cujo tema foi o “Amarelinho”, uma homenagem ao prefeito Zé Francisco.

Francisco, que é um grande fã do gestor, ficou emocionado ao receber a visita de seu ídolo durante a celebração. O carinho e a admiração que o aniversariante tem pelo prefeito foram evidentes em cada detalhe da festa, tornando o encontro ainda mais significativo.

Durante o evento, Zé Francisco destacou a importância de celebrar momentos como este, que reforçam a conexão entre a população e o gestor municipal. “Fico muito feliz e emocionado por fazer parte desse dia tão especial. Ver a alegria do Francisco e de sua família me dá ainda mais motivação para continuar trabalhando por nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Do Blog do Marco Silva.

Polícia Civil de Vargem Grande cumpre mandados de prisão contra 'Charlim' e 'Toscana'

'Charlim' preso.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta quinta-feira (12), policiais civis de Vargem Grande, com apoio dos policiais de Itapecuru-Mirim, deram cumprimento a dois mandados de prisão preventiva decretados em desfavor de Francisco Charles de Souza Novaes, vulgo 'Charlim', e Raimundo Luciano Nascimento Aquino, vulgo 'Toscana', pelo crime de homicídio qualificado.

Segundo informações do delegado Tiago Castro, os dois são apontados como autores do assassinato de Josié Nascimento Carneiro de Carvalho, de 32 anos e também conhecido como 'Pica Pau', ocorrido em fevereiro deste ano. 'Toscana' pilotava uma moto, enquanto 'Charlim' desceu do veículo e efetuou cerca de 10 disparos de arma de fogo contra a vítima, que não resistiu e morreu no local (relembre).

'Toscana' estava preso desde maio, acusado de outro homicídio, este praticado em um bar localizado no bairro São Francisco, na madrugada do dia 24 de março e que teve como vítima Anthony dos Santos Cardoso, de 23 anos (reveja). Já 'Charlim' é investigado por outros homicídios, como por exemplo, de Ivon Kellyson Ferreira de Freitas, assassinado a tiros em 22 de junho em um bar localizado no cruzamento das Avenidas Castelo Branco e São Raimundo (saiba mais).

"Ambos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e foram encaminhados ao sistema prisional de Itapecuru, onde permanecerão à disposição do poder judiciario", explicou o delegado.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

VÍDEO: Veja o momento da prisão do assassino da Professora Neta da Biloca

Assassino preso.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Titular do Blog teve acesso ao vídeo do exato momento em que Valmir dos Santos Lopes, que assassinou a professora Elizângela Gomes Martins Pessoa, conhecida por todos em Vargem Grande como 'Neta da Biloca', é preso por policiais civis do Ceará. A prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), por volta das 15h, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (saiba mais).

O crime aconteceu em setembro de 2011 e chocou a população vargem-grandense pela barbaridade, pois ele atraiu a vítima para um local isolado e ceifou sua vida com mais de 10 facadas. Após o crime, Valmir fugiu da cidade e estava foragido desde então. 


Confira o vídeo no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita: