segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Primeira-dama e vice-prefeita de Turilândia vão para prisão domiciliar por conta dos filhos

Eva e Tanya.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar da vice-prefeita de Turilândia, Tanya Mendes (PRD), e da primeira-dama do município, Eva Curió, ambas investigadas na Operação Tântalo II, que apura um esquema de desvio de R$ 56 milhões em recursos públicos no município. Ambas são mães de crianças menores de 12 anos.

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (26) pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da Terceira Câmara de Direito Criminal, e levou em conta um estudo social, além de manifestação favorável do Ministério Público do Maranhão (MPMA). As duas estavam presas preventivamente no âmbito da investigação que apura a atuação de uma organização criminosa supostamente instalada nos Poderes Executivo e Legislativo de Turilândia, no interior do Maranhão.

Na decisão, a relatora destacou que o Ministério Público do Maranhão, por meio do procurador-geral de Justiça em exercício, opinou pela substituição da prisão preventiva por medidas cautelares menos gravosas, reconhecendo que, na fase atual das investigações, a custódia em estabelecimento prisional não era indispensável. O TJMA aplicou o artigo 318-A do Código de Processo Penal, que prevê a substituição da prisão preventiva por domiciliar para mulheres mães de crianças menores de 12 anos, desde que os crimes investigados não envolvam violência ou grave ameaça nem tenham sido cometidos contra os próprios filhos.

Do Imirante.

Motociclista morre atropelado por carreta na BR-135 em Santa Rita

Momento do acidente.
Um grave acidente de trânsito resultou na morte de Weleson Sousa Sampaio, de 26 anos, na manhã desta segunda-feira, 26, no centro de Santa Rita. A vítima, natural de São Luís, conduzia uma motocicleta e teve morte instantânea após colidir com uma carreta bitrem. 

Informações preliminares indicam que o motociclista tentava realizar uma ultrapassagem pelo corredor entre os veículos. Ele teria batido no meio-fio, perdido o controle da motocicleta e colidido diretamente com a carreta, que o atropelou.

A área foi isolada para a perícia técnica do Instituto de Criminalística (Icrim) realizar a perícia no local. A polícia civil de Santa Rita já iniciou a investigação para confirmar as circunstâncias exatas do acidente, incluindo a análise das condições da via e a dinâmica da colisão. Os condutores envolvidos e as testemunhas serão ouvidos para esclarecer os detalhes da ocorrência.

De O Informante/Jornal Pequeno.

Traficantes são presos e duas toneladas de maconha apreendidas no Maranhão

Equipes policiais.
Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas no interior do estado, a polícia civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26), uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente duas toneladas de maconha, além de armas de fogo, e na prisão em flagrante de três pessoas em Grajaú. O alvo da operação foi o povoado Sobradinho, localizado na zona rural da cidade, onde as equipes policiais localizaram o entorpecente acondicionado em 70 sacos e  duas armas, sendo uma pistola e uma espingarda.

A ação é fruto de uma investigação coordenada pela delegacia de Grajaú, que apura a atuação de um esquema de tráfico de drogas na região central do Maranhão. De acordo com as investigações, a apreensão representa um duro golpe contra o crime organizado, com um prejuízo estimado em cerca de R$ 2,5 milhões para os traficantes.

Os três suspeitos presos foram autuados em flagrante e encaminhados à unidade policial para os procedimentos legais cabíveis. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e prender outros integrantes da organização criminosa, bem como possíveis ramificações do grupo em outras localidades.

Itapecuru-Mirim ganha primeiro Colégio Militar de Ensino Médio integral profissionalizante do Maranhão

Itapecuru-Mirim.
A educação pública maranhense iniciará o ano letivo de 2026 com uma novidade importante: a implantação do Colégio Militar 2 de Julho, Unidade 67, na cidade de Itapecuru-Mirim. A escola, que funcionava como Centro Educa Mais Ayrton Senna, passa a ser a primeira instituição militar de Ensino Médio em tempo integral profissionalizante do Estado do Maranhão.

As matrículas para as 120 vagas disponíveis para a 1ª série do Ensino Médio foram abertas nesta segunda-feira, 26, e seguem até a próxima quinta-feira, 29. O processo é totalmente presencial e deve ser realizado na sede do colégio, localizada na Rua Raimundo Honório, nº 04, no bairro Caminho Grande.

O grande diferencial da unidade é a manutenção e o fortalecimento do modelo integrado à educação profissional, herança do projeto Educa Mais. Os estudantes continuarão a ter acesso a cursos técnicos de qualidade, concomitantes ao currículo regular. Para 2026, a oferta inclui os cursos técnicos em Administração, Informática para Internet e a grande novidade: o curso técnico em Segurança do Trabalho, pertencente ao Eixo Tecnológico Segurança.

Para a secretária Jandira Dias, o modelo de tempo integral tem lastro para se consolidar como uma nova aposta para escolas futuras. “A implantação do Colégio Militar 2 de Julho, em Itapecuru-Mirim, é a materialização de um projeto estratégico para o futuro do Maranhão. Mais do que uma mudança de nome, estamos plantando uma semente de transformação social. Esta escola simboliza a convergência entre disciplina, civismo, inovação e oportunidades reais. Nela, o estudante não receberá apenas uma formação acadêmica, mas sairá com um diploma técnico, seja em Administração, Informática ou na nova e estratégica área de Segurança do Trabalho. Estamos formando cidadãos éticos e profissionais qualificados, prontos para os desafios do mundo atual”, destacou.

A implantação do curso de Segurança do Trabalho atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais capacitados em uma área estratégica para setores como indústria, construção civil e serviços. O curso visa formar técnicos aptos a atuar na prevenção de acidentes, bem como na promoção da saúde e da segurança nos ambientes de trabalho. A transição para o modelo de Colégio Militar 2 de Julho representa uma mudança significativa na gestão e no cotidiano escolar. O modelo, já consolidado em outras unidades no estado, combina disciplina militar e excelência acadêmica com uma carga horária estendida, oferecendo uma formação integral aos jovens.

Uma aposta no futuro da juventude

A implantação do Colégio Militar 2 de Julho, em Itapecuru-Mirim, é mais uma ação de fortalecimento da educação pública estadual. A iniciativa tem como principal perspectiva preparar a juventude para a continuidade dos estudos e para a inserção qualificada no mundo do trabalho. “Esta é a primeira unidade militar de Ensino Médio integral profissionalizante do estado, e ela nasce com um propósito claro: ser um farol de excelência, demonstrando que é possível oferecer educação pública de altíssima qualidade, que prepara tanto para a universidade quanto para o mercado de trabalho, com igual excelência”, afirmou a secretária.

A expectativa é que o novo modelo, ao aliar a estrutura e os valores da pedagogia militar a uma formação técnica de ponta, eleve ainda mais os indicadores educacionais da região e amplie as oportunidades para estudantes de Itapecuru-Mirim e de municípios vizinhos.

Descartada denúncia de que crianças maranhenses estão em São Paulo; Kauã ganha casa nova

Crianças seguem desaparecidas.
A polícia civil de São Paulo descartou a informação de que as crianças Ágatha Isabela, de seis anos, e Allan Michael, de quatro anos, teriam sido vistas em um hotel no centro da capital paulista. Equipes foram até o local indicado, mas confirmaram que as crianças encontradas não são as mesmas que estão desaparecidas.

Ágatha e Allan desapareceram no dia 4 de janeiro na comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal. As buscas seguem em andamento. As buscas pelas crianças continuam em áreas de mata, rios e lagos, em paralelo a uma investigação rigorosa, segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

Leia a nota na íntegra da SSP-SP

A polícia civil, por meio da Divisão Antissequestro do DOPE, esclarece que não procede o fato das crianças citadas terem sido encontradas em São Paulo. Os policiais da divisão, cientes da denúncia, foram aos endereços informados e constataram que as crianças ali presentes não são as mesmas que estão desaparecidas.


CASA NOVA

O menino de 8 anos encontrado com vida após desaparecer em uma área de mata no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, recebeu alta médica e retornou à comunidade onde mora. Anderson Kauã foi acolhido pela família e passou a viver em uma nova casa, doada pela prefeitura de Bacabal.

Do Imirante. 

Governadores pensam em desistir de disputar Senado por medo de traição dos vices, destaca VEJA

Camarão é adversário de Brandão.
Dos 18 governadores que estão em fim de mandato, doze podem disputar uma vaga ao Senado em seus Estados nas eleições de outubro deste ano, quando 54 das 81 vagas da Casa estarão em disputa. Dois deles, porém, despontam como curiosas exceções: Carlos Brandão (sem partido), chefe do Executivo do Maranhão, e Marcos Rocha (União), de Rondônia. Ambos resistem à ideia de entregar os cargos e a máquina administrativa que comandavam nas mãos de seus respectivos vices por receio de traição.

Muito embora lidere as pesquisas de intenção de voto no Maranhão, Brandão tem se mostrado disposto a permanecer no governo até o fim do mandato, em dezembro. Se fosse concorrer, ele seria obrigado a se afastar até abril, mas ele se recusa a entregar o posto a Felipe Camarão (PT), seu vice, de quem se tornou adversário

Se Brandão resolver permanecer no cargo, no entanto, abrirá caminho para que Camarão tenha a chance de disputar o Senado. “Vou até o fim porque não vou entregar o cargo a alguém que se juntou com meus adversários”, afirmou o governador do Maranhão.

Uma situação semelhante acontece em Rondônia. Lá, o governador Marcos Rocha (União) também pensa em desistir de disputar a vaga de senador nas eleições deste ano, apesar de surgir como favorito nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento. Em junho do ano passado, Rocha fez uma viagem para Israel e, em razão da guerra, ficou retido no aeroporto de Tel-Aviv por quase uma semana.

Sérgio Gonçalves (União), o vice, aproveitou a ausência do governador e impetrou uma ação na Justiça pedindo a suspensão de uma lei local que permitia Rocha continuar exercendo seu cargo mesmo estando fora do Estado. O episódio serviu de motivo para que os dois rompessem. “É muito difícil entregar o governo nas mãos de alguém que me trai”, afirmou Rocha em entrevista. O governador, porém, não descarta rever a decisão.

Da VEJA.

domingo, 25 de janeiro de 2026

Urgente! Polícia Civil investiga se crianças desaparecidas no Maranhão estão em São Paulo

Crianças desaparecidas.
Uma denúncia recebida pela polícia civil de São Paulo aponta que duas crianças desaparecidas em Bacabal, no Maranhão, teriam sido vistas, por volta das 18h deste sábado (24), em um hotel no bairro da República, no centro da capital paulista. A informação ainda está em apuração e não há confirmação oficial de que as crianças vistas sejam os irmãos Ágatha Isabela, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos. Eles estão desaparecidos desde o dia 4 de janeiro, no povoado São Sebastião dos Pretos. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a polícia civil do Maranhão já foi comunicada sobre a possível denúncia, para que as providências cabíveis sejam adotadas de forma integrada entre os dois estados. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que todas as informações e denúncias recebidas são devidamente checadas, seja em cooperação com forças policiais de outros estados, seja com o deslocamento de equipes do Maranhão, quando necessário.

Veja a nota na íntegra da SSP-MA:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que todas as informações e denúncias recebidas são devidamente checadas, seja em cooperação com forças policiais de outros estados, seja com o deslocamento de equipes do Maranhão, quando necessário. Sobre a informação envolvendo o estado de São Paulo, a SSP esclarece que, para não haver prejuízo aos trabalhos policiais, neste momento não é possível prestar mais detalhes, e pede a compreensão e colaboração de todos. Assim que for possível, as informações que forem possíveis fornecer serão comunicadas.

As buscas por Ágatha Isabela e Allan Michael continuam, com atuação integrada das forças de segurança, sem restrição a um único ambiente, abrangendo áreas de mata, rios e lagos, em paralelo às investigações conduzidas pela polícia civil. A polícia civil do Maranhão atua conforme o protocolo adotado para casos de desaparecimento, com instauração de inquérito policial. A comissão de investigação constituída segue com a oitiva de testemunhas e a realização de todos os demais procedimentos minuciosos que o caso requer.

Leia a nota na íntegra da SSP-SP

A polícia civil investiga uma denúncia de que duas crianças, de 6 e 4 anos, desaparecidas no estado do Maranhão teriam sido vistas por volta das 18h deste sábado (24), em um hotel no bairro da República, no centro da capital. A polícia civil maranhense já foi notificada sobre o caso e diligências estão em andamento para o esclarecimento dos fatos.

Do G1 MA.

Com foco em 2026, MDB lança Orleans em grande ato em Barra do Corda

Orleans Brandão.
Em mais um forte ato político, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças de 23 municípios da região participaram do Encontro Regional do MDB em Barra do Corda, na noite de sábado (24), para declarar apoio à pré-candidatura do presidente estadual emedebista, Orleans Brandão, a governador do Maranhão. Em todos os discursos, foi reconhecida a força do municipalismo para o desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses, representada pelo pré-candidato do MDB.

“Iniciamos em Barra do Corda esse grande movimento do MDB que vai acontecer em todo o Maranhão, reunindo prefeitos e demais lideranças do nosso partido e das demais legendas que reconhecem a força e o compromisso desse jovem que foi a todos os 217 municípios conhecer as nossas necessidades e junto com o governador Carlos Brandão buscou as soluções. Por isso somos gratos. O Maranhão vai muito bem com Brandão, vai melhor ainda com Orleans”, afirmou Rigo Teles, ao lado da primeira-dama e deputada Abigail, sob aplausos das dezenas de lideranças presentes ao encontro.

A presença de tantos prefeitos e demais lideranças no primeiro grande ato político de 2026 no interior do Maranhão foi definida pelo vice-presidente da Federação dos Municípios (FAMEM) e prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, como reconhecimento ao grandioso trabalho realizado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, nos últimos três anos. “Estamos juntos para dizer que estamos com Orleans Brandão porque o Maranhão escolheu o caminho correto, que é municipalismo. Este jovem aguerrido conhece as necessidades da população porque foi a todas as cidades, buscou as soluções e fez as coisas acontecerem, renovando em nós a esperança de um Maranhão muito melhor para todos”, enfatizou ele.

O prefeito de Sítio Novo, Antônio Coelho, fez questão de contar que na reeleição do governador Carlos Brandão estava em palanque oposto, mas percebeu que precisava estar junto de quem trabalha e quer o bem do Maranhão, e hoje o seu grupo e a oposição em sua cidade estão juntos com Orleans. “Hoje estamos juntos para caminhar e trabalhar pela vitória da continuidade do desenvolvimento do Maranhão. Orleans tem feito um grande trabalho e temos certeza de que será o melhor governador do Brasil”, afirmou.

Também presente no encontro, o deputado emedebista Ricardo Arruda justificou o apoio do seu grupo ao Orleans Brandão: “Precisamos de um governador que conheça as cidades, porque que quem não conhece os municípios não sabe o que o povo necessita. Por isso o Maranhão já decidiu e apoia Orleans Brandão”. O prefeito Walter Azevedo disse que Sucupira do Riachão tem várias obras estaduais em andamento, que só foram possíveis graças à parceria implantada pela articulação do secretário de Assuntos Municipalistas. “Orleans Brandão percorreu todo o Maranhão, conhece todas as necessidades, ele está preparado e não tenho dúvidas de que ele será o próximo governador do Maranhão”, afirmou.

A prefeita Raimunda do Josimar destacou que o Maranhão não teria uma pessoa mais competente que Orleans Brandão para eleger como seu governador, que está de portas abertas para conversar com os representantes da população de buscar os investimentos que os municípios necessitam para serem desenvolvidos: “Agradecemos por todos os benefícios que estão chegando a Fernando Falcão. Esse trabalho tem que continuar”.

Após ouvir vários discursos de agradecimento pelo trabalho realizado, e de reconhecimento da sua capacidade em liderar o processo de desenvolvimento do Maranhão, Orleans declarou a sua gratidão a Deus, ao governador e ao povo pela oportunidade de trabalhar pelos municípios e pelo estado. Citando as grandes obras e programas estaduais levados a todos os 217 municípios, da capital São Luís ao interior, reafirmou o compromisso de continuar trabalhando e de fazer muito mais pelo Maranhão.

“Agradeço a cada um que deposita confiança em nós. Tenho me dedicado 100% a cuidar do povo do Maranhão, porque foi essa a missão que recebi do governador Carlos Brandão. Fizemos as obras tidas como impossíveis, combatemos a pobreza gerando emprego e renda, com diálogo e parcerias. Digo com convicção: nunca se fez tanto em tão pouco tempo, e vamos fazer muito mais para continuar desenvolvendo nosso estado e melhorando a vida dos maranhenses”, afirmou Orleans Brandão.

Estiveram presentes os prefeitos Rigo Telles (Barra do Corda), Jucenir (Formosa da Serra Negra), dr. Alexandre (São João dos Patos), Raimunda do Jesemar (Fernando Falcão), Jacinto Neto (São Raimundo do Doca Bezerra), Marcone Santos (Sucupira do Norte), Enoc Mota (Pastos Bons), Itaires Tratorzão (Lajeado Novo), Raimundinho Audiolar (Presidente Dutra), Antônio Coelho (Sítio Novo), Renato Santos (Colinas), Gilson Guerreiro (Grajaú), Dr. Júnior (Peritoró), Cibele Napoleão (Santo Antônio dos Lopes), Neres Policarpo (Lagoa Grande), Walter Azevedo (Sucupira do Riachão), além de vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e dezenas de outras lideranças municipais.

Associação Maranhense de Psiquiatria repudia retirada do nome do médico vargem-grandense Raimundo Nina Rodrigues de Hospital

Hospital Nina Rodrigues.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Associação Maranhense de Psiquiatria (AMP) se manifestou oficialmente, por meio de nota, sobre a polêmica envolvendo o médico vargem-grandense Raimundo Nina Rodrigues, que dava nome ao 'Hospital Nina Rodrigues', referência em atendimento psiquiátrico pelo SUS no Maranhão. Uma decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusores e Coletivos de São Luís, determinou que o Estado retire o nome do médico em 180 dias por conta do 'racismo científico' (saiba mais).

Para o médico Bruno Palhano, presidente da AMP, a história é um campo dinâmico e essa discussão sobre eventual mudança de denominação não deve desviar o foco do que é necessário: o fortalecimento concreto e contínuo da saúde mental no Maranhão.

Veja a nota na íntegra:

A Associação Maranhense de Psiquiatria - AMP manifesta seu veemente repúdio à forma como vem sendo conduzida a controvérsia judicial (Ação Popular n° 082017064.2024.8.10.0001) que discute a manutenção da homenagem ao médico psiquiatra maranhense Raimundo Nina Rodrigues na denominação do "Hospital Nina Rodrigues".

Reconhecemos que o debate foi impulsionado por questionamentos relacionados a ideias hoje amplamente rechaçadas e por preocupações legítimas. Ainda assim, reafirmamos que temas dessa natureza exigem rigor histórico, responsabilidade institucional e equilibrio, sem simplificações que resultem em apagamento simbólico, e sem transformar uma medida nominal em resposta para problemas estruturais.

A história é um campo dinâmico. Revisões e novas interpretações são legitimas e podem ampliar a compreensão coletiva, porém, não devem se confundir com supressão simbólica de elementos históricos, sobretudo quando não há demonstração de beneficio assistencial direto.

A AMP entende que alterar o nome de um equipamento público de saúde, por si só, não enfrenta as reais necessidades da saúde mental no Maranhão. Dentre elas a ampliação de acesso, melhoria das condições de atendimento, fortalecimento da rede, capacitação permanente das equipes e redução do estigma que ainda recai sobre pessoas com doenças mentais.

Diante disso, reafirmamos que essa discussão sobre eventual mudança de denominação não deve desviar o foco do que é necessário: o fortalecimento concreto e contínuo da saúde mental no Maranhão.

Bruno Palhano
Presidente da Associação Maranhense de Psiquiatria - AMP

Grave acidente é registrado na Avenida Castelo Branco em Vargem Grande

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste domingo (25), por volta das 8h, um grave acidente envolvendo uma motocicleta Honda Biz foi registrado na Avenida Castelo Branco, nas imediações do Terminal Rodoviário Porfírio Lima, em Vargem Grande.

Segundo informações preliminares apuradas pelo Titular do Blog, o veículo era ocupado por duas pessoas, que acabaram colidindo contra a calçada. Com o impacto, Mateus Ramos Araújo, de 23 anos, foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico e acaba de ser transferido para São Luís em estado grave. O outro envolvido permanece em observação no hospital municipal Benito Mussoline.

Mais informações a qualquer momento!

sábado, 24 de janeiro de 2026

Juiz disciplina participação de crianças e adolescentes no Carnaval em Itapecuru-Mirim

Carnaval de Itapecuru-Mirim.
O Poder Judiciário da Comarca de Itapecuru-Mirim, por meio da 3ª Vara, publicou portaria na qual disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos e suas participações nos desfiles de carnaval. O documento estabelece outras medidas referentes ao procedimento de requerimento de alvarás judiciais para as festas do Carnaval de 2026. A portaria, assinada pelo juiz Celso Serafim Júnior, é fundamentado em artigo da Constituição Federal e em artigos da Lei N° 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). O juiz levou em consideração, principalmente, o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente.

No documento, o magistrado destaca que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, bem como o fato de que a criança e o adolescente tem direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, observando-se locais e horários compatíveis com suas faixas etárias. “Devemos levar em consideração que, por ocasião do período carnavalesco, são realizados inúmeros bailes e eventos diversos, com potenciais situações de risco para crianças e adolescentes (…) Daí, a necessidade de adoção de medidas preventivas, para evitar o cometimento de atos infracionais por adolescentes, assim como evitar que menores sejam vítimas de crimes”, pontuou.

A Justiça entende que a frequência de crianças e adolescentes em determinados ambientes prejudica a formação de seu caráter e de sua personalidade. Na portaria, o juiz ressalta a necessidade de estabelecer regras específicas com relação à entrada e permanência de crianças e adolescentes nos locais que se realizem bailes, bem como suas participações em desfiles carnavalescos e eventos públicos. Diante disso, resolveu baixar a portaria para cumprimento e obediência imediata de todos, sob pena de responsabilidade penal, civil e administrativa. O documento regulamenta o acesso, a permanência, a participação e a apresentação, de crianças e adolescentes em locais nos quais se promova atividades festivas, públicos ou privados, ou que comercializem bebidas alcoólicas para consumo imediato, no período do carnaval.

Fica estabelecido que, independentemente de alvará judicial, o acesso, permanência e participação de crianças e adolescentes em locais que se realizem bailes, blocos, apresentações e eventos carnavalescos, tais como, vias e logradouros públicos ou privados, clubes, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos similares abertos ao público e/ou onde são comercializadas bebidas alcoólicas, obedecerá ao disposto na portaria. “É proibida a participação de crianças menores de seis anos de idade, acompanhados ou não, após o horário de 24h (…) A participação de crianças nas faixas etárias entre seis e 12 anos de idade incompletos, desde que acompanhados será permitida até as duas horas da manhã”, determinou.

NECESSIDADE DE PORTAR DOCUMENTOS

A participação de adolescentes, maiores de 12 anos de idade, será permitida sem limitação de horário desde acompanhados dos pais ou responsáveis legais ou acompanhados de terceiro maior de 18 anos autorizados escrita e expressamente pelo pai/mãe ou responsável legal. “Fica proibido o acesso e permanência de crianças e adolescentes independentemente do horário, se desacompanhados (…) As crianças e os adolescentes devem sempre portar documentos oficiais de identificação pessoal e os pais, o responsável, o parente e o acompanhante devem portar documento oficial de identificação pessoal e documento que comprovem o grau de parentesco ou a responsabilidade legal em relação à criança ou adolescente que esteja em sua companhia (…) A qualidade de responsável legal somente se comprova através da apresentação de cópia do termo judicial de guarda/tutela ou da sentença judicial que concedeu a guarda ou tutela”, explicou o juiz na portaria.

E prosseguiu: “Os procedimentos relativos à apresentação artística de crianças e adolescentes em eventos públicos, bailes e desfiles e congêneres em vias e logradouros públicos ou em ambientes privados com ou sem venda de ingressos (escolas, teatros, clubes, etc) durante o período carnavalesco, obedecerão aos seguintes termos: A apresentação de adolescentes, maiores de 12 anos de idade, será permitida sem limitação de horário desde acompanhados dos pais ou responsáveis legais ou acompanhados de terceiro maior de 18 anos autorizados escrita e expressamente pelo pai/mãe ou responsável legal”.

Os requerimentos de alvará judicial para participação de crianças devem entregues na sede dos Conselhos Tutelares da Comarca e dirigidos à 3ª Vara de Itapecuru-Mirim. Os requerimentos com as solicitações de alvarás judiciais para participação de crianças ou adolescentes em eventos, brincadeiras, danças ou escolas de samba no período carnavalesco, serão recebidos até 26 de fevereiro. Todas as determinações, direitos e deveres estão colocados na íntegra da portaria (AQUI).

Menino fã da PM recebe visita surpresa de policiais em sua festa de aniversário em Vargem Grande

Festa de aniversário.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O pequeno Talisson, de apenas três anos, teve uma noite inesquecível nesta sexta-feira (23), ao receber a visita surpresa de policiais militares durante sua festa de aniversário em Vargem Grande. Fã da PM, especialmente do Esquadrão Águia, o garoto escolheu o tema policial para celebrar o momento, realizando o sonho de se sentir parte da corporação que tanto admira.

A emoção da família ganhou ainda mais força com a chegada da guarnição, que fez do aniversário uma experiência marcante. Os pais relataram que a admiração do filho pela polícia militar nasceu espontaneamente ao ver as viaturas passando em sua rua e com as equipes sempre cumprimentando ele e os amiguinhos. "Os olhos dele brilham quando uma viatura passa", disseram.

Segundo os pais, não houve dúvidas quando o filho foi perguntado sobre o tema da festa. A resposta foi imediata: "polícia militar!". Os policiais envolvidos na ação também foram surpreendidos e tomados por uma grande alegria ao saberem que o menino havia escolhido o tema para celebrar seu aniversário. "Uma felicidade que não cabe em palavras, agradecemos de coração aos pais por acolherem essa homenagem tão singela e pura vinda de uma criança", acrescentaram.