quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Assaltante que matou idoso no Cohatrac tinha outras cinco passagens pela polícia; veja ficha criminal

Criminoso preso.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que foi preso, no fim da tarde desta terça-feira (25), o autor do crime que tirou a vida de Jessé Ramos da Silva, de 72 anos, na Grande São Luís. A prisão foi efetuada pela polícia civil, por meio da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), com apoio do Centro de Inteligência (Cisp). O suspeito foi localizado escondido em uma residência na região da Vila Janaína (relembre).

Ele confessou a autoria do crime e foi autuado em flagrante por latrocínio - roubo seguido de morte. A motocicleta utilizada na ação criminosa também foi apreendida. O suspeito, de 23 anos, possui amplo histórico criminal e três ciclos no sistema penitenciário do Maranhão:

1. Outubro de 2021 – preso e autuado no Plantão da Cidade Operária por porte ilegal de arma de fogo;
2. Março de 2022 – autuado no Plantão da Cidade Operária por roubo;
3. Novembro de 2022 – nova passagem por roubo, com autuação no Plantão da Cidade Operária;
4. Março de 2025 – autuado por receptação no Plantão Central das Cajazeiras;
5. Abril de 2025 – nova prisão e autuação em flagrante por receptação, no 18º Distrito Policial da Cidade Olímpica.

Equatorial se manifesta sobre falta de energia elétrica em Vargem Grande

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado pelo Titular do Blog, moradores de Vargem Grande ficaram sem o fornecimento de energia elétrica na noite desta terça-feira (25) após um caminhão boiadeiro atingir um poste localizado no cruzamento da Rua São Tomé com a Avenida Castelo Branco, nas imediações da Praça do Antônio do Senhor (saiba mais).

A Equatorial Maranhão, através de nota encaminhada ao Blog, se manifestou sobre a situação e informou que as equipes realizaram os reparos necessários, seguindo todos os critérios técnicos e de segurança. Veja a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Sobre a falta de energia elétrica registrada nesta terça-feira (25) no município de Vargem Grande, a Equatorial Maranhão informa que a interrupção foi causada por um caminhão que rompeu cabos da rede elétrica e quebrou um poste. Equipes da Distribuidora foram imediatamente deslocadas ao local a fim de realizar os reparos necessários, seguindo todos os critérios técnicos e de segurança.

Em situações como essa, a Equatorial orienta às pessoas para não se aproximarem de cabos ou fios caídos e ressalta que para casos como esse é necessário que o cliente entre em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 116 (ligação gratuita) e informe o endereço com ponto de referência, para que seja enviada uma equipe ao local exato da ocorrência.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Caminhão atinge poste e deixa moradores de Vargem Grande sem energia elétrica

Local do acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

No final da tarde desta terça-feira (25), por volta das 18h, um caminhão boiadeiro atingiu um poste de energia localizado no cruzamento da Rua São Tomé com a Avenida Castelo Branco, nas imediações da Praça do Antônio do Senhor, em Vargem Grande.

O poste ficou bastante danificado, principalmente em sua base, ocasionando a interrupção no fornecimento de energia elétrica em parte do centro e em alguns bairros da cidade. Equipes da Equatorial foram acionadas e já estão no local realizando os procedimentos cabíveis.


Urgente! Polícia Civil prende assaltante que matou idoso no Cohatrac

Assassino de idoso.
A polícia civil do Maranhão prendeu, nesta terça-feira (25), o homem apontado como autor do latrocínio que vitimou o idoso Jessé Ramos da Silva, de 72 anos, no Cohatrac V, em São Luís. A prisão do suspeito aconteceu no bairro Janaína, durante uma operação integrada da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

O suspeito confessou o crime ao ser detido. De acordo com o relato dele à polícia, ele reagiu após ser atingido pela vítima com uma barra de ferro no momento da abordagem. O homem foi conduzido para a delegacia, onde passará pelos procedimentos legais.

O crime aconteceu também nesta terça-feira, por volta das 5h15, quando Jessé acompanhava a nora até um ponto de ônibus no Cohatrac V. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o assaltante se aproxima em uma motocicleta e anuncia o roubo. O idoso reage e atinge o suspeito com um objeto que carregava. Em seguida, o agressor efetua o tiro que atinge o pescoço de Jessé, que ainda tenta se manter de pé, mas cai e morre minutos depois (saiba mais).

De O Informante/Jornal Pequeno.

MPMA e Sefaz deflagram operação para combater sonegação fiscal e adulteração de combustíveis

Operação Verus.
O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado do Maranhão (Gaesf/MPMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/MA), deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Verus, com o objetivo de desarticular um complexo esquema criminoso envolvendo sonegação fiscal, adulteração de combustíveis e a atuação de uma organização criminosa, que simulava legalidade enquanto praticava graves irregularidades no setor de derivados de petróleo.

A operação conta também com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MPMA), além do suporte técnico do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Combustível Legal (ICL).

Nesta primeira fase, as fiscalizações e diligências estão concentradas nos postos de revenda de combustíveis localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon, onde foram identificadas diversas irregularidades graves, entre elas: venda de combustíveis sem autorização da ANP; compras e revendas com fortes indícios de fraude fiscal e movimentações incompatíveis com a capacidade operacional declarada; suspeita de revenda de gasolina adulterada, com risco direto ao consumidor; e uso de maquininhas de cartão de crédito e débito registradas em nome de empresas diferentes dos próprios postos, prática que indica possível ocultação de receitas e desvio das vendas para terceiros.

O nome “Verus”, que em latim significa “verdadeiro” e “autêntico”, foi escolhido para representar a essência da operação: revelar a verdade oculta por trás de estruturas empresariais que aparentavam regularidade, mas estavam envolvidas em manipulação de notas fiscais, fraudes tributárias, fluxos fictícios de abastecimento, movimentações clandestinas e adulterações de combustíveis que afetam diretamente o mercado e a arrecadação pública.

A denominação simboliza a ruptura com a aparência, desmascarando uma rede organizada que operava sob fachadas formais, ao mesmo tempo em que promove o restabelecimento da verdade fiscal e econômica por meio da identificação de ilícitos, da análise pericial de materiais, da verificação de conformidade regulatória e da investigação de movimentações financeiras suspeitas.

Câmera flagra tentativa de homicídio contra jovem na Rua São Sebastião

Autores do crime.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta segunda-feira (24) na rua São Sebastião, no bairro São Sebastião, em Codó. A vítima foi identificada como Flavio Henrique Maria da Conceição, de 19 anos. Segundo relatos de testemunhas, Flávio realizava um serviço em uma residência quando dois homens em uma motocicleta Honda Fan de cor preta se aproximaram. O garupa desceu do veículo, sacou uma arma de fogo e começou a atirar contra o jovem.

Ao perceber a ação criminosa, Flávio correu para dentro da casa, mas ainda assim foi atingido por um disparo na perna. Ele recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao hospital geral municipal (HGM), onde permanece internado em estado de saúde estável. O repórter Gildo Brito conseguiu imagens de uma câmera de segurança que registrou o exato momento da ação criminosa, o que deve auxiliar nas investigações.

Veja mais detalhes na reportagem do Programa Canal Aberto:


Do Blog do Marco Silva.

Dr. Caçula é homenageado com 'Menção Honrosa' pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Vargem Grande

Dr. Caçula e Messias.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Vargem Grande (SINTRANSPM/VG), em sua XVI festa do servidor, prestou uma significativa homenagem ao advogado Fernando Celso e Silva de Oliveira, carinhosamente conhecido como Dr. Caçula, concedendo-lhe uma "Menção Honrosa". A homenagem foi materializada com a entrega de uma placa com a frase, reconhecendo a dedicação e os serviços prestados pelo profissional.

A iniciativa do SINTRANSPM/VG destaca a importância do trabalho do advogado Fernando Celso para a categoria. Embora os detalhes específicos da razão da homenagem não tenham sido divulgados, a "Menção Honrosa" em um contexto sindical geralmente sinaliza o reconhecimento de apoio jurídico, defesa dos direitos dos servidores ou a contribuição notável em causas importantes para a classe.

A entrega da placa, feita pelo presidente Professor Messias, simboliza a gratidão e o reconhecimento da diretoria e dos filiados do Sindicato pelo comprometimento do causídico, reforçando a parceria entre a entidade representativa e o advogado em prol dos interesses dos servidores públicos de Vargem Grande.

O advogado Dr. Caçula é uma figura conhecida no município e o recebimento desta honraria sublinha seu prestígio e a confiança depositada em seu trabalho pelo Sindicato. "A 'Menção Honrosa' é um reconhecimento que valida o empenho do profissional em lutar por justiça e pelos direitos, neste caso, dos servidores públicos, que são a base da administração municipal", agradeceu Dr. Caçula. A homenagem serve de exemplo do valor da dedicação e do profissionalismo na esfera pública e sindical.

Assembleia: STF confirma vitória de Iracema Vale sobre Othelino Neto por 10x0

Othelino questionava vitória de Iracema.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta segunda-feira (24), encerrando a disputa jurídica que envolvia o comando da Casa. O julgamento ocorreu no plenário virtual e aguardava apenas a manifestação do presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Na última terça-feira (18), o ministro Luiz Fux divulgou seu voto e consolidou o placar de 9 a 0 a favor da manutenção da recondução. A ação havia sido proposta por parlamentares da oposição, que questionavam o processo interno que reconduziu Iracema ao comando da Alema. A relatora, ministra Cármen Lúcia, havia votado em março pela improcedência do pedido, entendimento seguido por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.

Com o placar definido, o STF reforça que não houve irregularidades que pudessem anular a eleição interna da Assembleia. Nos bastidores, a decisão é vista tanto como um revés para a oposição — cuja ofensiva jurídica não encontrou respaldo na Corte — quanto como um reforço à posição institucional de Iracema Vale, consolidando sua liderança e garantindo estabilidade à Assembleia Legislativa do Maranhão.

Relembre

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, realizada em novembro de 2024, terminou em um fato incomum: um empate absoluto. Iracema Vale e Othelino Neto receberam 21 votos tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição. Diante da igualdade, prevaleceu o critério de maior idade previsto no regimento interno, o que garantiu a vitória de Iracema Vale. A ala de oposição, porém, passou a questionar o desfecho e levou o caso ao STF.

Idoso é assassinado durante tentativa de assalto no Cohatrac

Idoso assassinado.
Na manhã desta terça-feira (25), um idoso de 72 anos foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto no bairro Cohatrac V, em São Luís. Câmeras de segurança flagraram o crime. Segundo o repórter Juvêncio Martins, o caso aconteceu por volta das 5h15, quando o idoso, identificado como Jessé Ramos da Silva, levava a nora até uma parada de ônibus.

Durante o trajeto até o ponto de ônibus, um assaltante se aproximou de moto e abordou o idoso, que imediatamente reagiu atacando o criminoso com um objeto que segurava na mão. O tiro atingiu o pescoço da vítima, que morreu minutos depois. O assaltante fugiu sem levar nada. A polícia civil esteve no local após o crime e o Instituto Médico Legal fez a retirada do corpo.

Do G1 MA.

Equipamento de espionagem é encontrado no gabinete da Presidente da Câmara de Viana

Gabinete da presidente da Câmara.
A polícia civil recolheu, na manhã desta segunda-feira (24), um equipamento de espionagem encontrado no gabinete da presidente da Câmara Municipal de Viana, vereadora Lauryfrancy Gomes. O dispositivo estava escondido atrás de um vaso de vidro em uma estante da sala. Na última sexta-feira (21), a vereadora, que é do Partido Republicano Democrático (PRD), notou um barulho estranho vindo da estante e desconfiou de algo incomum. Ela então acionou a polícia, que isolou o local até a manhã seguinte.

O equipamento de escuta encontrado consistia em uma caixa preta com dois microfones: um externo e outro interno. A polícia civil agora investiga como o dispositivo funcionava, se transmitia sinais para alguém ouvir à distância ou se gravava as conversas na sala da vereadora. Os investigadores, usando luvas, recolheram o equipamento, o vaso e outros objetos próximos que poderiam ter sido manipulados por quem instalou a escuta. Tudo foi embalado em sacos plásticos e levado ao Instituto de Criminalística, em São Luís, para análise técnica.

Os policiais também fizeram uma varredura completa na sala para garantir que não houvesse outros dispositivos. Um procedimento investigatório já foi aberto e uma linha de suspeitos está sendo investigada. "Agora, vamos aguardar os laudos das perícias para concluir o caso e esclarecer o crime", disse um dos investigadores. Lauryfrancy Gomes foi eleita vereadora de Viana em 2020 e reeleita no ano passado. Ela é a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade.

Do G1 MA.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Flávio Dino manda Polícia Federal investigar Pedro Lucas Fernandes

Dino e Pedro Lucas, antigos aliados.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (23) que a Polícia Federal investigue a participação dos deputados Pedro Lucas Fernandes (União-MA) e Zezinho Barbary (PP-AC) em supostos desvios de emendas parlamentares. A decisão foi motivada por denúncias apresentadas pelas organizações Transparência Internacional, Transparência Brasil e Contas Abertas, no âmbito da ação que discute a constitucionalidade e a transparência do modelo de execução de emendas.

No despacho, Dino afirma que os fatos relatados podem configurar ilícitos criminais e exigem apuração imediata. “À vista dos fatos noticiados — que configuram indícios de possíveis crimes — encaminhe-se [o material] à Diretoria-Geral da Polícia Federal, para que adote as providências cabíveis”, escreveu o ministro. A ordem inclui a análise de eventuais anexações a inquéritos já existentes ou a abertura de novos procedimentos.

Entre os casos mencionados na petição está o do município de Arari, onde uma emenda de R$ 1,25 milhão apresentada por Pedro Lucas para recuperação de estradas vicinais teria sido desviada para pagamento de despesas de custeio da prefeitura, incluindo folha salarial, coleta de lixo e compra de medicamentos. O uso de verba parlamentar para custeio e pagamento de pessoal é vedado pela Constituição (relembre).

Pedro Lucas é líder da bancada do União Brasil, uma das mais numerosas da Câmara, e próximo ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele chegou a ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações, mas acabou recusando o convite por pressão do seu partido.

Continue lendo AQUI.

Do Valor Econômico. 

Filho de empresário sofre tentativa de homicídio em Coroatá

Vítima da tentativa.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24), por volta das 7h30, uma tentativa de homicídio foi registrada na Travessa Vitorino Freire, no centro de Coroatá, tendo como vítima Júlio de Sousa da Luz, de 36 anos. As informações são do repórter Antônio Silva, do Programa Coroatá na TV.

Segundo apurado, Júlio estava em sua caminhonete Toyota Hilux, quando foi surpreendido pelos disparos de arma de fogo, efetuados por um indivíduo em uma motocicleta. A vítima foi alvejada na perna e no ombro e precisou de atendimento médico na UPA. Júlio é filho do empresário João Lopes e não corre risco de morte. A polícia civil vai investigar o caso para que a motivação e a autoria sejam esclarecidas.