segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Envolvido no assassinato de cozinheira de quartel da PM enfrenta policiais e se dá mal

Eduardo morreu em confronto com policiais militares.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O adolescente Carlos Eduardo da Costa Silva, de 17 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (08) após entrar em confronto com policiais militares do 44º BPM, em Coelho Neto. Ele portava um revólver calibre 38 e porções de drogas (crack e cocaína).

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o indivíduo está envolvido diretamente no assassinato de Maria Amparo Fernandes, de 45 anos, servidora da prefeitura de Coelho Neto que estava a serviço do Batalhão, onde atuava como cozinheira. A morte dela ocorreu no final de semana e causou grande comoção no município (saiba mais).

Além de Eduardo, a polícia acredita que mais três criminosos, todos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, participaram do plano para matar a servidora. O segundo executor seria um indivíduo conhecido como 'Paulinho', que permanece foragido. Os outros dois seriam os mandantes, ambos residentes no Piauí. As informações são do secretário municipal de Segurança Albino Klauberth.

Mais informações a qualquer momento!

Mulher é brutalmente assassinada em Cantanhede

Assassino continua foragido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Mais um feminicídio foi registrado no Maranhão, desta vez no município de Cantanhede. A vítima foi identificada como Valéria Lopes Costa, de 29 anos, morta com várias facadas pelo ex-companheiro, conhecido como 'Ismael'.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, o crime brutal ocorreu na madrugada desta segunda-feira (08), no povoado Tambar, que já fica nas proximidades do povoado Leite. Valéria, que deixa dois filhos, retornava de uma festa, quando foi surpreendida por Ismael. Ele não aceitava o fim do relacionamento e continua foragido.

Juíza manda prender policial militar que agrediu e torturou namorado da sua enteada

PM preso.
Na tarde deste domingo (07), a polícia civil prendeu preventivamente Francisco de Assis Cavalcante da Silva, policial militar suspeito de espancar e torturar um adolescente de 17 anos em Trizidela do Vale. Ele nega os crimes (relembre).

Segundo a polícia, a prisão aconteceu na delegacia de Pedreiras, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, após o PM se apresentar para prestar depoimento. O mandado foi expedido pela juíza Sheila Silva Cunha, da 2ª Vara de Lago da Pedra. No entendimento da magistrada, a prisão é necessária por causa das provas que apontam para o envolvimento do policial no crime, além de garantir a ordem pública.

A juíza também determinou a apreensão de armas, instrumentos ou outros objetos usados no crime ou que possam servir de provas durante as investigações. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) afirmou que afastou o policial Francisco das funções operacionais e um procedimento foi instaurado no dia 5 de dezembro para apurar o caso.

Do G1 MA.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Motorista é preso transportando 23kg de maconha skunk no Maranhão

Droga apreendida.
Na tarde deste sábado (06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 23,4kg de skunk — uma variedade de cannabis de alta concentração — durante fiscalização realizada no km 350 da BR-226, em Jenipapo dos Vieiras. A droga estava distribuída em 22 fardos ocultos em compartimentos internos de um veículo.

A abordagem ocorreu no início da tarde, quando a equipe da PRF deu ordem de parada ao veículo que transitava no sentido decrescente da rodovia. O motorista, um homem de 44 anos, natural de Passo Fundo (RS), demonstrou nervosismo ao ser questionado e acabou admitindo que transportava ilícitos, embora dissesse não saber exatamente onde estavam ocultados nem quem faria o recebimento da carga.

Durante a fiscalização, os policiais precisaram desmontar partes do automóvel, até localizar os fardos de ilícitos escondidos. O condutor afirmou que havia recebido o veículo já carregado e que, ao chegar em São Luís, seria contatado por uma pessoa desconhecida. Ele declarou ainda que receberia R$ 15 mil pelo transporte da droga. O homem foi encaminhado à polícia civil de Barra do Corda. O veículo e a droga apreendida foram entregues à autoridade policial para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF.

Cozinheira de quartel da PM é assassinada e polícia investiga se crime foi praticado por membros do Comando Vermelho

Maria do Amparo.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma mulher de 45 anos, identificada como Maria do Amparo Fernandes, foi brutalmente assassinada na noite deste sábado (06), no Conjunto Novo Tempo, em Coelho Neto. As informações são do Portal da Cidade de Coelho Neto.

Segundo apurado, a vítima caminhava pela Travessa Boa Esperança, quando foi surpreendida por dois homens de moto e alvejada com vários disparos de arma de fogo sem qualquer chance de reação, morrendo ainda no local. Equipes das polícias civil e militar foram acionadas e iniciaram diligências para localizar os assassinos.

A morte de Maria do Amparo causou grande comoção e revolta na cidade. Ela atuava como cozinheira no quartel do 44º BPM e a polícia civil investiga se o crime teria sido praticado por membros da facção criminosa Comando Vermelho em retaliação as recentes operações realizadas pelas forças de segurança que atuam na região.


Policial militar agride e tortura adolescente que namora sua enteada no Maranhão

Adolescente agredido.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que afastou imediatamente das funções operacionais um policial militar após denúncia de agressão e tortura contra um adolescente de 17 anos em Trizidela do Vale, no interior do Maranhão. Além do afastamento, a arma do militar foi recolhida e um procedimento administrativo foi instaurado pelo 19º Batalhão de Pedreiras, unidade à qual o policial é vinculado, para apuração interna dos fatos.

No âmbito criminal, a SSP destacou que a polícia civil abriu inquérito para investigar possíveis crimes de tortura, dano qualificado, falsa comunicação de crime e ameaça. A pasta afirmou que o Sistema de Segurança Pública do Maranhão não compactua com condutas ilegais praticadas por seus agentes e que o policial denunciado está sujeito às sanções previstas em lei. As investigações seguem em andamento e devem ser concluídas dentro do prazo legal.

Relatos sobre as agressões, segundo adolescente e mãe

A denúncia ganhou repercussão após o adolescente e sua mãe relatarem que ele teria sido vítima de violência física e psicológica praticada pelo militar. O jovem, morador da região e estudante, afirmou ter sido abordado e imobilizado pelo policial, que teria iniciado uma série de agressões motivadas por questões pessoais envolvendo o relacionamento do adolescente com a enteada do agente.

De acordo com o relato, as agressões teriam ocorrido antes mesmo da chegada de uma guarnição da polícia militar, acionada por vizinhos que perceberam a movimentação. O adolescente descreveu ter sido amarrado e impedido de se defender, enquanto sofria golpes contínuos por um período prolongado. O uso de um objeto semelhante a uma mangueira também teria sido empregado durante a violência. Ainda segundo a denúncia, pouco antes da chegada dos demais policiais, o militar teria pressionado o adolescente a assumir uma versão falsa dos fatos, alegando que ele teria invadido a residência para tentar furtar uma motocicleta. Essa versão seria utilizada para justificar as lesões e a abordagem violenta.

Após ser conduzido à delegacia de Trizidela do Vale, o jovem relatou ter recebido tratamento inadequado por parte de outros policiais, que, segundo ele, desconheciam a verdadeira motivação do caso e agiram com base apenas na versão apresentada pelo militar envolvido. O adolescente afirmou ter sido alvo de condutas desrespeitosas durante o procedimento policial. A mãe do jovem afirma que, ao reencontrá-lo na delegacia, percebeu imediatamente os sinais de espancamento e demonstrou indignação com a situação.

Do Imirante.

Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública

Governador Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP).

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim. “Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual.

Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.

Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Carlos Brandão é um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

Homem é encontrado morto na Praia dos Amores em Nina Rodrigues; Polícia Civil investiga

Eron encontrado na Praia dos Amores.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os moradores de Nina Rodrigues foram surpreendidos, na tarde deste sábado (06), por volta das 15h, com um achado de cadáver do sexo masculino no rio Munim, na região da Praia dos Amores, principal ponto turístico do município. Trata-se de Eronilson dos Anjos Machado, de 35 anos, também conhecido como 'Eron'.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog junto à polícia civil, o corpo não apresentava lesão/perfuração aparente que configurasse um homicídio, no entanto, foi encaminhado ao IML de Chapadinha para que fosse realizado o exame de laudo cadavérico e, assim, apontar a causa da morte. Tudo indica para afogamento.

A qualquer momento mais informações!

sábado, 6 de dezembro de 2025

Recuperação da BR-135 com pavimento de concreto avança e 43km já foram concluídos

BR-135.
No Maranhão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) registra avanços significativos nas obras de recuperação da BR-135, entre os municípios de Miranda do Norte e Alto Alegre do Maranhão. O projeto consiste na aplicação de concreto utilizando a técnica conhecida como whitetopping em um segmento de 74 quilômetros de pista no trecho do km 125,72 ao km 199,50. As intervenções integram o Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 382 milhões do Governo Federal.

Até o momento já foram entregues 43 quilômetros de pavimento de concreto, substituindo a antiga base asfáltica por uma camada de alta resistência. O contrato já atingiu 55% de execução, restando cerca de 31 quilômetros para a conclusão. Com a expectativa de durabilidade de 30 anos, a tecnologia em whitetopping consiste no revestimento de uma camada de concreto sobre a base existente, aumentando a durabilidade diante de cargas pesadas e desgaste natural. 

Com a conclusão prevista para o fim de 2026, a obra deve ampliar a conectividade entre os municípios do norte e oeste do Maranhão, impulsionando o escoamento da produção e economia local. A obra não apenas reforça a infraestrutura rodoviária, mas também representa ganho significativo em segurança, redução de custos de manutenção e maior previsibilidade de transporte para a região.

Importância

A BR-135 tem relevância estratégica para o Maranhão e para todo o país por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui. A conclusão deste empreendimento é primordial para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Esse eixo rodoviário também é uma importante artéria de conexão entre o Norte e o Sul do país, facilitando o intercâmbio de cargas entre as regiões Norte, Nordeste e o Centro-Oeste.


Veja mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Deputado Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale

Adelmo Soares.
O deputado estadual Adelmo Soares, em entrevista ao programa Ponto Continuando, na Rádio 92,3 FM, reafirmou seu posicionamento político e apresentou declarações firmes sobre o cenário sucessório no Maranhão. 

Logo no início da conversa, o parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado: “Não há dúvida que o candidato é Orleans Brandão. A vaga é do Orleans Brandão. Ninguém vai recuar, o governo não vai recuar… não tem ninguém que possa fazer o governo recuar”. 

A afirmação reforça a confiança e a consolidação interna da base governista, afastando quaisquer especulações sobre mudanças na composição majoritária.

Iracema Vale é citada como liderança agregadora e preparada

Durante a entrevista, Adelmo também fez questão de destacar o papel da deputada Iracema Vale, ressaltando seu preparo, sua força política e sua postura de cooperação dentro do grupo. “Temos a Iracema Vale, uma mulher preparadíssima, muito querida no cenário político. Enquanto ela agrega, chama, ajuda, participa, defende… Braide faz exatamente o contrário”.

Ao evidenciar a diferença de postura entre Iracema e o prefeito Eduardo Braide, o deputado reforçou o papel positivo desempenhado por ela na articulação estadual.

“Um trunfo para qualquer posição”

Adelmo Soares ainda classificou Iracema Vale como uma liderança versátil e estratégica, capaz de assumir qualquer função definida pelo grupo político ou pelo governo: “Iracema está preparada. É um trunfo para qualquer posição. Está pronta para jogar em qualquer posição que o governo ou que o grupo político decidir”.

Mensagem de firmeza e alinhamento político

A participação do deputado no Ponto Continuando transmitiu um recado claro de unidade e coerência dentro da base governista. Ao defender de forma firme a candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado e ressaltar a importância de Iracema Vale no cenário político, Adelmo Soares reafirmou seu compromisso com a continuidade do projeto político que representa. A fala reforça sua presença ativa nos debates estaduais e sua influência na definição dos rumos políticos do Maranhão.

Colisão entre motocicletas deixa um morto e três feridos na BR-222 em Chapadinha

Veículos envolvidos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta sexta-feira (05), por volta das 21h, um grave acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado na BR-222, nas proximidades do Parque Aquático Torre do Sol, em Chapadinha. Segundo apurado, as motos colidiram frontalmente após uma tentativa de ultrapassagem a um veículo de passeio. 

Com o impacto, um homem não resistiu aos ferimentos e morreu enquanto era encaminhado por uma equipe do SAMU para o hospital. Ele não teve o nome divulgado. Outras três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, também ficaram feridas. Além do SAMU, equipes da polícia militar e da guarda municipal estiveram no local realizando os procedimentos cabíveis.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Senador Flávio será o candidato da Família Bolsonaro em 2026

Bolsonaro e o filho Flávio.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (05) ter sido escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República em 2026. "É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação", declarou Flávio em uma rede social.

Preso por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro está impedido de disputar as eleições após as condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação levou aliados de Bolsonaro a disputar, ao longo dos últimos meses, o capital político do ex-presidente. O nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, era um dos cotados.

Terceiro filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também chegou a se colocar como pré-candidato ao Planalto, afirmou a aliados que apoia "100%" a candidatura do irmão à Presidência. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, declarou que uma vez que Bolsonaro falou sobre sua escolha "está falado". "Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão [Jair Bolsonaro] ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos", disse.

Do G1.