quarta-feira, 31 de maio de 2023

Operação Integração efetua prisões por tráfico de drogas no Residencial Canaã em Vargem Grande

Material apreendido.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite desta quarta-feira (31), por volta das 19h, policiais civis e militares e guardas municipais de serviço em Vargem Grande realizavam a Operação Integração no Residencial Canaã, quando avistaram dois indivíduos em atitudes suspeitas na Rua F.

De imediato foi realizada a abordagem em ambos, sendo encontrado 19 papelotes de maconha e a importância de R$ 23,00 em espécie. Eles foram identificados como Antônio José de Oliveira Silva, de 20 anos, e Diego Lucas de Oliveira Silva, de 19 anos. Os dois foram apresentados na delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Homens brutalmente assassinados em Itapecuru-Mirim são identificados; veja todos os detalhes

Vítimas do triplo homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado em primeira mão pelo Titular do Blog, nesta quarta-feira (31) três homens foram brutalmente assassinados no povoado Maria de Fogo, em Itapecuru-Mirim. Os policiais militares do 28º BPM encontraram os três corpos em uma área de mata fechada, sendo que duas vítimas estavam decapitadas (relembre).

O delegado regional Samuel Morita confirmou, em vídeo encaminhado ao Blog, os nomes dos mortos, sendo eles: Jonas Lopes Silva, Luís Pedro da Conceição Silva e Albino Soares Santos, todos com passagens pela polícia. 

Ainda conforme o delegado, os três teriam ameaçado os integrantes de uma família que reside no povoado Maria de Fogo, tendo, inclusive, ocorrido uma troca de tiros dias antes. Desta forma, eles saíram do povoado Mandioca e, ao chegarem na localidade vizinha, houve o confronto que resultou no triplo homicídio. Uma quarta vítima, pertencente a esta família ameaçada, foi alvejada e precisou ser hospitalizada. 

Finalizando, Morita informou que o crime brutal já foi elucidado, tendo em vista que os dois autores também já foram identificados e a qualquer momento serão presos pelas equipes das polícias civil e militar, que realizam diligências desde as primeiras horas do dia.


Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Vargem Grande: Secretário Nonato Costa participa de evento em Brasília ao lado do Ministro da Educação

Nonato Costa e Camilo Santana em Brasília.
O secretário municipal da Educação de Vargem Grande Nonato Costa está participando, em Brasília, DF, de um Seminário promovido pelo INEP, que apresenta os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) realizam também uma pesquisa complementar sobre a fluência leitora no 2º ano do Ensino Fundamental.

O evento conta com a participação do Ministro da Educação Camilo Santana, do Diretor Executivo da Associação Bem Comum Veveu Arruda, do presidente do INEP Manuel Palácios, além de outras autoridades, secretários municipais e estaduais de educação.

Da Ascom SEMED.

Homem que matou pastor que mantinha relacionamento com sua esposa é considerado inocente no Maranhão

Pastor mantinha relacionamento com a esposa do assassino.
O juiz Roberto de Paula, titular da 2ª Vara de Paço do Lumiar, termo Judiciário da Comarca da Ilha, presidiu nesta terça-feira, dia 30 de maio, uma sessão do Tribunal do Júri no Salão do Fórum. O réu foi Saulo Pereira Nunes, que estava sendo acusado de ter matado o pastor e técnico em informática Mackson da Silva Costa, crime ocorrido em 11 de outubro de 2019, com um golpe de faca (relembre). Ao final, o conselho de sentença decidiu pela absolvição do réu, por todos os crimes os quais ele foi pronunciado.

De acordo com o apurado pela polícia, em abril de 2019, Saulo Nunes, após ter acesso às redes sociais de troca de mensagens, descobriu que sua esposa tinha um caso extraconjugal, com uma pessoa que se intitulava ‘analista amoroso’. Após discussão com a esposa sobre tal fato, ambos decidiram que apagariam suas contas das redes sociais, pois ela afirmou que apenas se vingou de uma traição que havia sofrido. Em outubro do mesmo ano, ele novamente teve acesso ao aplicativo ‘messenger do facebook’ da esposa, encontrando outras conversas dela com a mesma pessoa, mas agora sob pseudônimo de ‘David Amoroso’.

FINGIU QUE ERA A ESPOSA

Diante da situação, ele começou a se passar pela esposa, conversando com ‘David’ e marcando um encontro entre ambos. Por acreditar que estava conversando com a mulher, a vítima foi ao encontro, na casa de Saulo, sendo que este o esperava na varanda. Quando entrou, Mackson foi surpreendido, recebendo, de pronto, uma facada no tórax. Ato contínuo, Saulo teria enterrado o corpo da vítima no próprio quintal, fazendo uma laje por cima da cova.

A autoria do crime começou a ser desvendada quando policias integrantes da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde Mackson trabalhava, tiveram acesso ao ‘desktop’ utilizado pela vítima, no qual constavam as conversas. Daí, os policiais deslocaram-se à residência de Saulo Nunes e este confessou ter matado Mackson, levando a polícia até o local onde o corpo estava enterrado. No julgamento de Saulo, as defesas do réu pediram a absolvição, uma vez ele teria cometido o crime impelido por motivo de relevante valor moral, sustentando as teses de desclassificação, clemência, privilégio para relevante valor moral e afastamento das qualificadoras.

“Assim sendo, em face da soberania dos veredictos, declaro absolvido Saulo Pereira Nunes”, destacou o Judiciário na sentença. Além do juiz que presidiu o júri, trabalharam na acusação a promotora Raquel Pires de Castro e o promotor Frank Teles de Araújo, contando com a assistência de Jonilton Santos. Na defesa do réu, atuaram os advogados Carlos Henrique Santos Melo, Sidney Pereira Nunes e João Rivardo Batista de Oliveira. A promotoria disse que vai recorrer.

Blogueiro Janiel Souza morre após complicações da Covid-19

Janiel Souza.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (31), em São Luís, o blogueiro, bacharel em Direito e assessor parlamentar Janiel Souza Santos, de 31 anos, natural de Tuntum. Segundo informado pela família, o motivo do falecimento de Janiel foram as complicações decorrentes da Covid-19, ao qual travou uma incansável batalha ao longo dos últimos dois meses em um hospital da capital.

REPERCUSSÃO

"É com imensa consternação que comunicamos o falecimento de Janiel Souza, vítima de complicações decorridas da doença do novo Coronavírus (COVID-19). Determinado, Janiel travou incansável batalha pela vida ao longo dos últimos dois meses, em São Luís. Infelizmente, na madrugada desta quarta-feira (31), a unidade hospitalar informou oficialmente o seu óbito, nos deixando completamente desolados. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso? João 11:25-26. Ao longo das últimas horas temos recebido inúmeras mensagens de apoio e carinho, o que tem nos ajudado a enfrentar esse momento tão difícil. Informamos que o velório ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Tuntum, a partir das 15h", disse a Família Souza.

"A Assembleia Legislativa lamenta, com profundo pesar, a morte do servidor Janiel Souza, que integrava a equipe do gabinete da deputada Daniella, ocorrida nesta quarta-feira (31), em decorrência de complicações da Covid-19. A Alema se une, nesse momento de tristeza, aos familiares, amigos e admiradores do trabalho do advogado e digital influencer, cuja produção alcançava todo o Maranhão, principalmente Tuntum e região. Que o conforto chegue aos corações de todos os que sofrem com a perda precoce e que o Espírito Santo ilumine seu caminho até o Pai", disse a presidente da Assembleia Iracema Vale.

"Ao meu amigo Janiel. Meu amigo, a verdade é que ninguém estava pronto para esse momento, desde o dia em que começastes a travar tua batalha contra a COVID temos buscado nos manter fortes, unidos e ainda mais resilientes por você. Dias e noites que pareceram muitas vezes intermináveis, mas jamais desistimos de acreditar na tua vitória. Só que hoje, Deus nos mostrou que somente Ele sabe todas as coisas e achou melhor levar esse filho teimoso, amigo, determinado, leal, estressado, mas extremamente divertido para bem pertinho dele e a nós só nos restou aceitar a sua vontade. Sei que muitos aqui que irão ler a essa minha mensagem lembrarão da tua alegria, mas principalmente da tua intensidade. Sua passagem na terra foi intensa, única e eu sou muito grata por ter compartilhado dessa vida contigo! Peço que Deus acolha e conforte aos corações dos seus pais, sua irmã, sua Belinha, e todos nós, seus amigos!", disse a deputada Daniella.

Urgente! Três homens são brutalmente assassinados em Itapecuru-Mirim

Vítimas do triplo homicídio. 
Por Blog do Alpanir Mesquita. 

Três homens foram assassinados com extrema violência na região do povoado Mandioca, localizado na zona rural de Itapecuru-Mirim. Segundo apurado pelo Titular do Blog, policiais militares estiveram no local na manhã desta quarta-feira (31), por volta das 6h, e constataram a veracidade dos fatos. 

Os policiais relataram que encontraram os três corpos em uma área de mata fechada, sem vizinhos próximos, sendo que duas vítimas estavam decapitadas. Moradores informaram que ouviram disparos de arma de fogo, mas não souberam dizer quem seriam os autores. As vítimas também não foram identificadas até o momento. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a violência utilizada pelos assassinos. 

VEJA TAMBÉM: 



Trabalhadores maranhenses morrem após grave acidente entre ônibus e carreta em Goiás

Grave acidente em Goiás.
Um acidente entre um ônibus e uma carreta deixou, ao menos, quatro mortos e outras pessoas feridas, na noite dessa terça-feira (30), na GO-164. O ônibus tinha cerca de 40 trabalhadores que retornavam para o Maranhão, mais precisamente para Buriti, após terminarem um trabalho em Goiás.

O acidente aconteceu por volta das 22h30, próximo ao trevo de São José dos Bandeirantes, entre os municípios Nova Crixás e Mundo Novo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas das vítimas ficaram presas às ferragens.

Conforme informações da TV Anhanguera, afiliada Rede Globo em Goiás, o ônibus tentou uma ultrapassagem e bateu de frente com a carreta. O motorista da carreta foi encaminhado em estado grave para o hospital. Como os nomes dos envolvidos no acidente não foram divulgados, a reportagem não conseguiu o estado de saúde atualizado.

Do Blog do Gilberto Lima.

Jornalista da TV Globo é agredida por seguranças de Nicolás Maduro

Jornalista Delis Ortiz.
Na noite desta terça-feira (30), o Jornal Nacional exibiu as agressões sofridas pela repórter Delis Ortiz e também outros jornalistas durante a saída do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A emissora mostrou quem foi o responsável pelo soco na repórter e afirmou que está esperando a punição dele.

De acordo com a apresentadora do ‘‘Jornal Nacional’’ Renata Vasconcellos, a agressão aos jornalistas ocorreu após a reunião no Itamaraty e foram feitas pelos seguranças do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que também estavam a serviço institucional da presidência brasileira.

A briga teve início durante uma coletiva de Maduro, quando os seguranças dele tentavam impedir a aproximação dos profissionais de imprensa. No meio da confusão, um deles acabou dando um soco no peito da jornalista política Delis Ortiz. 

Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Portal Meio Norte. 

terça-feira, 30 de maio de 2023

Lula é criticado por presidentes da América do Sul após dizer que Venezuela é "vítima de narrativa"

Lula e os presidentes da Venezuela, Nicolas Maduro, e Bolívia, Luís Arce.
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionando a existência de uma ditadura na Venezuela, sob alegação de que o regime de Nicolás Maduro é vítima de uma “narrativa” montada contra ele (relembre), atraíram fortes reações de alguns dos 11 presidentes sul-americanos que participaram nesta terça-feira da cúpula promovida pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Sem citar Lula, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, de direita, afirmou estar surpreso em ouvir que seria uma "narrativa" a ideia de que a Venezuela não é democrática, enquanto o presidente chileno, Gabriel Boric, de esquerda, afirmou que não se pode fazer "vista grossa" ao que ocorre no país governado por Maduro. Já em seu discurso no encontro, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou que, "independentemente de diferenças ideológicas, devemos nos comprometer a revitalizar a integração visando um regionalismo no qual prevaleça a democracia".

"Não existe democracia onde existem presos políticos, onde existe diáspora de mais de sete milhões de cidadãos, muitos dos quais foram acolhidos em nosso país", afirmou Lasso. O Equador é um dos países da região para onde mais imigram os venezuelanos, juntamente com Colômbia, Peru, Chile, Argentina e, cada vez mais, o Brasil.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, confirmou uma fonte de seu governo, mencionou em uma de suas falas os relatórios sobre violações dos direitos humanos cometidas na Venezuela elaborados, entre 2020 e 2022, pela equipe da ex-Alta Comissária da ONU, a ex-presidente chilena Michele Bachelet. No último documento apresentado por Bachelet antes de deixar o cargo, em meados do ano passado, sua equipe relatou o que ouviu em 21 prisões espalhadas pelo país, onde estão detidos 259 presos políticos. De acordo com as mesmas fontes paraguaias, Abdo Benítez também defendeu a necessidade de eleições limpas em todos os países da região, e a alternância no poder, afirmando que em um dos países presentes no encontro isso não acontece.

Durante encontro com Maduro que chamou de "histórico" na segunda-feira, Lula fez fortes críticas aos EUA pelo embargo econômico ao país vizinho, afirmando que as sanções econômicas são "pior do que uma guerra", e chamou de "narrativas" as acusações de que Caracas não vive sob um regime democrático.

"Fiquei surpreso quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa. Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela, do governo da Venezuela", afirmou Lacalle Pou durante uma live, ignorando o status de encontro reservado entre os líderes que participam da reunião fechada, causando mal-estar entre membros do governo brasileiro.

Já o líder chileno pontuou haver uma discrepância entre a realidade e a visão de Lula: "Nos alegra que a Venezuela retorne às instâncias multilaterais. Mas isso não significa fazer vista grossa. Há uma discrepância entre a realidade e as declarações do presidente Lula", disse Boric.

De O Globo.

Morador de Nina Rodrigues é preso após furtar moto em Vargem Grande

'Duduzinho' foi preso após furtar moto.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta terça-feira (30), por volta das 7h30, policiais militares de serviço em Vargem Grande conseguiram recuperar uma motocicleta que havia sido furtada, bem como prender o autor do crime, identificado como Carlos Eduardo dos Anjos Machado, de 24 anos, vulgo 'Duduzinho', residente na Rua Ariston Carvalho de Mesquita, em Nina Rodrigues.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, a moto Honda Pop 100, de cor preta e da placa OJJ-6681, foi furtada na manhã do dia anterior próximo a Ótica Marília, no centro de Vargem Grande. O veículo possuía rastreador, no entanto, o sinal desapareceu na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues.

Já nesta manhã, o sinal voltou a funcionar e foi possível os policiais localizarem a moto, que transitava no centro de Vargem Grande. O criminoso, ao avistar a viatura, abandonou o veículo e tentou empreender fuga a pé, inclusive pulando muros de quintais, mas acabou sendo preso em flagrante. 'Duduzinho', que já é um velho conhecido da polícia, foi apresentado na delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Iracema Vale afirma que 'Maior São João do Mundo' e da Alema serão os melhores já realizados

Lançamento do "Maior São João do Mundo".
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta segunda-feira (29), da coletiva de imprensa do lançamento de “O Maior São João do Mundo”, que será realizado pelo Governo do Estado. Na ocasião, o governador Carlos Brandão (PSB) divulgou as programações juninas, as estratégias de segurança e ações de fomento à economia e ao turismo.

“A cultura do período junino está no sangue de todo maranhense e nós estamos com grandes expectativas para as festas deste ano. O Governo do Estado não está medindo esforços para que a nossa cultura tenha o alcance que merece. Na Assembleia, também já estamos nos preparativos para o nosso arraial, que será o maior já visto na Casa”, ressaltou Iracema Vale.

Conforme anunciado na coletiva, ‘O Maior São João do Mundo’ terá quase dois meses de festa em vários espaços da capital e de outros municípios maranhenses, como Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz, encerrando no dia 30 de julho. A festança será iniciada no dia 4 de junho, com a abertura do Arraial do Ipem, que terá 35 dias de festa.

O governador Carlos Brandão afirmou que foram feitos investimentos de R$ 44 milhões para a realização do evento. “E estimamos um impacto econômico de mais de R$ 180 milhões para o estado. Serão mais de 1.200 atrações em dois meses de festança. Vamos fazer uma festa marcante, segura e com geração de emprego e renda para os maranhenses”, disse, acrescentando ainda que já há registro de uma taxa de ocupação hoteleira em torno de 75%.

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, o “Maranhão de Reencontros” aqueceu a população no mês de maio. “O projeto foi um aquecimento realizado na arena da Lagoa da Jansen para a temporada junina, que rendeu espaços lotados, muita cultura e entretenimento. Foi só uma prévia do que ainda está por vir”, enfatizou.

Turismo

Por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do aeroporto, os visitantes recebem mais detalhes sobre o São João do Maranhão, orientações sobre os principais pontos e polos turísticos do Estado, além de mapas com as principais rotas no Parque Nacional dos Lençóis e informações turísticas sobre passeios em São José de Ribamar, na Raposa e em São Luís.

No lançamento, também estiveram presentes os deputados estaduais Carlos Lula (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Francisco Nagib (PSB) e Hemetério Weba (PP); além da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão, secretários estaduais e outras autoridades.

Mulher morre carbonizada após incêndio em quarto de pensão no Centro Histórico

Vítima do incêndio.
Uma mulher identificada como Creusa Costa Vieira, de 44 anos, morreu carbonizada durante um incêndio registrado no domingo (28), em um quarto de uma pensão localizada na Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís, no Maranhão. A vítima era natural da Paraíba.

De acordo com moradores o Corpo de Bombeiros chegou à pensão para combater o incêndio e devido o cenário de destruição, a equipe teve dificuldades para entrar no local. Após o resfriamento da área, a vítima foi encontrada debaixo da cama e corpo foi removido por peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM). A área foi isolada e vai passar por exame pericial local. As causas do incêndio serão investigadas.

Segundo a proprietária do lugar, que não quis ser identificada, a vítima morava lá há quatro anos, quando chegou da Paraíba para ser vendedora. Inclusive, a proprietária informou que a vítima permaneceu lá mesmo quando o local teve que fechar devido à pandemia de Covid-19. Ela também contou que Creusa não tinha contato com a família da Paraíba e nem possuía conjugue. Ainda conforme a dona do local, Creusa atualmente vendia brigadeiros e até essa segunda-feira (29) nenhum familiar havia aparecido para reconhecer o corpo da vítima.

Mais informações na reportagem de Bel Soares:


Do Portal TV Cidade.

Urgente! Gaeco deflagra Operação Tríade em Santa Inês e Prefeito Felipe dos Pneus é afastado do cargo

Operação do Gaeco.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realiza na manhã desta terça-feira, 30, a Operação Tríade. O objetivo é cumprir 19 mandados de busca e apreensão em Santa Inês, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Pinheiro, Codó, Davinópolis, Governador Newton Belo e Teresina (PI).

A operação faz parte de procedimento investigatório que apura a existência de uma organização criminosa que pratica fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o prefeito de Santa Inês, Luís Felipe Oliveira de Carvalho, conhecido como Felipe dos Pneus.

Os mandados, expedidos pela desembargadora relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, foram cumpridos com apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e do Gaeco Piauí. A desembargadora também determinou o afastamento de Felipe dos Pneus do cargo de prefeito de Santa Inês.

ENTENDA O CASO

A investigação teve início a partir do encaminhamento de provas compartilhadas pela Polícia Federal após a Operação Free Rider, realizada em abril de 2022. O material compartilhado demonstrou um esquema de montagem e direcionamento de licitações nas quais as empresas contratadas pelo Município de Santa Inês pagavam propina em benefício do prefeito e de pessoas ligadas a ele (relembre).

O aprofundamento das investigações pelo Gaeco permitiu a obtenção de provas que revelaram o envolvimento de várias pessoas físicas e jurídicas que atuavam em conjunto para desviar recursos públicos por meio da Prefeitura de Santa Inês, gerida por Felipe dos Pneus.

O esquema contava com a chefia do prefeito, com a atuação de dois articuladores, que montavam as licitações fraudulentas e controlavam o repasse de propina. Eles contavam com a colaboração de servidores comissionados ligados à Prefeitura, para garantir a aparência de licitude das contratações, bem como com empresas beneficiárias e intermediárias e seus respectivos sócios.

Juntos, os investigados desviaram cerca de R$ 55 milhões do dinheiro público que deveria ter sido destinado à manutenção das necessidades básicas da comunidade local. As fraudes envolviam contratos de fornecimento de medicamentos e materiais de saúde, de recuperação de estradas vicinais e de serviços de engenharia para a Prefeitura, entre outros.

TRÍADE

O nome Tríade refere-se a organizações criminosas tradicionais chinesas que, ao longo da história, se envolveram em uma variedade de crimes, desde fraude, extorsão e lavagem de dinheiro até tráfico e prostituição. Na contemporaneidade, as tríades chinesas estão menos envolvidas com a atividade criminosa “tradicional” e estão se tornando associadas a crimes de colarinho branco.

A estrutura e composição da Tríade Chinesa contava com três principais atores: o grande chefe, o “Cabeça de Dragão”; dois responsáveis pelo ritual de iniciação dos novatos, “Mestres de Incenso”; e os responsáveis pela pesquisa da vida dos novos integrantes, “Patrulheiros do Vento”.

Assim como a Tríade Chinesa, a organização criminosa que operava em Santa Inês possui três principais nomes que atuavam ao lado das outras 16 pessoas físicas e jurídicas investigadas. O grande chefe é o prefeito Luís Felipe Oliveira de Carvalho. Ele contava com dois articuladores, Antônio Neto Magalhães e Samuel Martins.

Enquanto o prefeito utilizava sua influência política e seu poder decisório sobre a forma de utilização das verbas públicas municipais, os articuladores montavam procedimentos licitatórios fraudulentos, intermediavam com empresas e faziam o controle do repasse de propina.

Com precisa divisão de tarefas, os três juntos estavam à frente dos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro ocorridos em Santa Inês. Dessa forma, assim como a Tríade Chinesa moderna que se associa para cometimento de crimes de colarinho branco, da mesma forma age a Tríade montada em Santa Inês.

Redação: CCOM-MPMA.

Iracema Vale destaca a nova aquisição do governo para garantir fiscalização e segurança portuária

Iracema Vale participou da entrega da nova lancha tática DSG 680.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na tarde desta segunda-feira (29), a solenidade de entrega da nova lancha tática DSG 680, que irá reforçar a segurança portuária no litoral do Estado. O ato, conduzido pelo governador Carlos Brandão (PSB), foi realizado no Porto do Itaqui.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) vai disponibilizar a embarcação para uso da Polícia Militar do Estado, no auxílio das atividades de policiamento fluvial e marítimo, com o objetivo de combater o contrabando de mercadorias, armas de fogo, entorpecentes, dentre outros ilícitos penais, nos portos e terminais portuários.

“O Porto do Itaqui é fronteira de desenvolvimento para o Maranhão, por isso é tão importante essa iniciativa tomada pelo governo para garantir maior fiscalização e policiamento. Realizamos, ainda, uma visita guiada nas instalações, que foi muito proveitosa para conhecermos melhor a estrutura portuária. Reafirmo aqui que a Assembleia está à disposição para apoiar os interesses e o crescimento da Emap”, afirmou Iracema Vale.

Segundo o governador Carlos Brandão, a nova lancha tática DSG 680 irá interconectar diferentes órgãos que integram o Porto do Itaqui. “Isso vai trazer mais segurança para as fiscalizações, além de proporcionar mais tranquilidade aos investidores e a toda classe empresarial que atua no setor cargueiro. O equipamento também poderá auxiliar nas demandas da Polícia e Receita Federal”, ressaltou.

Versatilidade

O presidente da Emap, Gilberto Lins, enfatizou que as embarcações DGS 680 têm grande versatilidade, tendo sido testadas e aprovadas em ambientes extremos e remotos, como a Antártica e a Ilha de Trindade, além de ser econômica, resistente e ideal para realizar as missões da organização militar, sejam elas de inspeção naval, patrulha ou transporte.

“A lancha, que foi um investimento de R$ 700 mil, pode ser personalizada para atender as necessidades de qualquer operação. É uma grande aquisição, uma vez que somos o único porto brasileiro que detém esse equipamento, o que certamente vai garantir a segurança da nossa costa. Agradeço ao governador e a presença da comitiva da Assembleia”, ressaltou Gilberto Lins.

No ato solene, também estiveram presentes os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Ariston (PSB), Juscelino Marreca (Patriotas), Leandro Bello (Podemos), Ricardo Rios (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB), Rafael Leitoa (PSB), Dr Yglésio (PSB), Zé Inácio (PT), Júlio Mendonça (PCdoB) e Osmar Filho (PDT).

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Prefeito Rodrigues inaugura Creche Professora Durvalina Matos em Nina Rodrigues

Inauguração da Creche Professora Durvalina Pereira Matos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito Rodrigues promoveu, durante este domingo (28), mais uma maratona de inaugurações de obras em Nina Rodrigues. Desta vez, foram entregues à população a Creche Professora Durvalina Pereira Matos, a estrada vicinal que dá acesso ao povoado Santa Helena e uma casa de farinha na referida comunidade.

Bastante prestigiado, o prefeito estava acompanhado do secretário executivo do Ministério das Cidades Hildo Rocha, do vice-prefeito Pedro Custódio, da secretária municipal de Educação Sâmara Corrêa, dos familiares da homenageada, de vereadores, de secretários municipais, da equipe técnica da Semed e da população de um modo geral, bem como dos ex-prefeitos Iara Quaresma e Jones Braga.
Creche Professora Durvalina Pereira Matos.
A creche era um antigo sonho dos moradores, sendo iniciada em 2011 pelo governo federal e agora concluída com recursos próprios da prefeitura, garantindo um espaço amplo e moderno para às crianças e homenageando, ainda, a saudosa professora Durvalina Matos, que muito contribuiu no desenvolvimento da Educação de Nina Rodrigues, inclusive como secretária da pasta na gestão da prefeita Iara Quaresma. 

"Uma obra magnífica, uma creche para crianças de zero a um ano e meio, onde os pais deixarão os filhos pela manhã e receberão no final da tarde. Algo inédito no Brasil e no Maranhão. E é mais uma obra de qualidade entregue pela gestão do Rodrigues", explicou o prefeito Rodrigues.

Em seguida, todos seguiram para o povoado Santa Helena, que foi contemplado com as duas importantes obras, garantidas através de emendas parlamentares do então deputado federal Hildo Rocha, através da Codevasf. Sem dúvidas, um grande dia para Nina Rodrigues!

Confira mais detalhes:

Fotos: Antenor Ferreira. 

Ao lado de Maduro, Lula diz que Venezuela é "vítima de narrativa"

Lula e Maduro.
Ao discursar nesta segunda-feira (29), ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que o aliado é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse Lula, dirigindo-se a Maduro. De acordo com o petista, cabe à Venezuela “mostrar a sua narrativa para que as pessoas possam mudar de opinião”.

Além disso, o venezuelano participa da cúpula de líderes da América do Sul que começa nesta terça (30). Ele chegou ao Planalto às 10h36 acompanhado de sua esposa, Cilia Flores Maduro, e subiu a rampa do Palácio, onde foi recepcionado por Lula e a primeira-dama, Janja.

Os dois mandatários tiveram uma reunião reservada e, na sequência, um encontro ampliado, com outros integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro. Lula e Maduro assinaram memorandos de entendimento na área agrícola, além de um mecanismo de supervisão da cooperação bilateral.

Há oito anos os dois vizinhos não tinham relação. Não houve relação com o Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro, inclusive ao assumir em 2019 o então mandatário brasileiro deixou de reconhecer Maduro como presidente venezuelano e passou a aceitar Juan Guaidó como presidente interino. Outros países também aceitam a representação de Guaidó.

Confira o momento do encontro no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Imirante.com. 

Jovem de 19 anos morre afogada no Rio Munim em Chapadinha

Jovem morreu afogada.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma jovem de 19 anos, identificada como Adriely Moraes, morreu na noite deste domingo (28) após se afogar nas águas do Rio Munim, na altura do povoado Mangabeira, localizado na zona rural de Chapadinha. Segundo informações preliminares, ela tomava banho no local, quando desapareceu.

Equipes dos bombeiros militar da 5ª Cia deram início às buscas ainda pela noite, porém tiveram que interromper a operação devido às fortes chuvas. Já na manhã desta segunda-feira (29) às buscas foram retomadas e o corpo da vítima foi encontrado no início da tarde, por volta das 13h, com ajuda dos moradores.

Mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita: