terça-feira, 6 de setembro de 2022

TV Assembleia celebra 410 anos de São Luís com estreia de ‘Me chame Donana Jansen’

Ana Jansen figura entre as principais lendas de São Luís.
A TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309) celebrará os 410 anos de fundação de São Luís com a estreia de especial que resgata a trajetória de uma das personagens mais emblemáticas da história da cidade: Ana Joaquina Jansen Pereira. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ terá primeira exibição, de forma simultânea, na emissora e em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (8 de setembro, aniversário da cidade), às 20h.

A produção, idealizada pelo diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, que também assina a direção-geral, festeja a cidade jogando luz sobre aspectos diferenciados da vida da protagonista. “A TV Assembleia comemora o aniversário da nossa secular São Luís levando ao ar atrações especiais, pensadas para celebrar a cidade, sua cultura e sua gente. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ é um desses presentes e faz um recorte da história a partir de momentos protagonizados por Ana Jansen, personagem que está eternizada pelos ludovicenses como lenda”, ressalta Edwin Jinkings, destacando também o programa ‘Cultura em Pauta’, com convidados especiais e apresentação de Emanuel Jesus, que vai ao ar neste dia 8, às 21h.

Fruto de cuidadosa pesquisa, ‘Me chame Donana Jansen’ visita endereços e logradouros ligados à história de Ana Jansen, relembra causos que marcaram sua trajetória e reúne entrevistas com descendentes e pesquisadores especialistas na personagem. O roteiro do documentário é da jornalista Márcia Carvalho, com entrevistas de Elda Borges e Márcia Carvalho, e produção de Ananda Fontenele e Natália Coutinho. As imagens são assinadas por Fábio Lima e a edição e pós-edição, por Leoti.

História

No roteiro, o documentário resgata a história da comerciante e escravocrata Ana Jansen, uma das personagens mais conhecidas da história do Maranhão. Dona de posicionamentos firmes, pulso forte e opiniões vanguardistas, marcou seu tempo também por atitudes vistas como escandalosas e pouco condizentes para uma mulher de sua época.

Sua força e influência foram tantas que Ana Jansen figura entre as lendas de São Luís, segundo a qual até hoje vagueia nas madrugadas das sextas-feiras em sua carruagem fazendo assombração pelas históricas ruas de São Luís. Após a estreia na noite desta quinta-feira (8), o documentário ‘Me chame Donana Jansen’ terá reapresentações na programação da TV Assembleia e ficará disponível no canal da emissora no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário