domingo, 11 de setembro de 2022

Conciliação Itinerante movimenta quase R$ 1 milhão em quatro municípios maranhenses

Conciliação Itinerante.
Com o intuito de facilitar o acesso da população à Justiça e resolver conflitos de forma rápida, gratuita e efetiva, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, no período de 29 de agosto a 2 de setembro, a Conciliação Itinerante, nos municípios de Lago do Junco, Lagoa Grande, Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra.

Esta edição movimentou R$ 922.246,41, com 57,91% de acordos, num total de 316 audiências realizadas e 183 acordos entre as partes. No período, também foram realizadas 26 coletas para exame de DNA. O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, e o juiz Francisco Ferreira de Lima, coordenador do 7º Cejusc de São Luís, estiveram à frente desta etapa do projeto, que busca a conciliação entre as partes.

O desembargador José Gonçalo Filho ressaltou a importância e o alcance social da iniciativa. “A Conciliação Itinerante busca garantir o acesso à Justiça a toda a sociedade, de forma simples e célere, em busca da pacificação social”, pontuou.

Durante os dias de atendimento, as pessoas puderam solucionar questões processuais (com ação judicial em andamento) e pré-processuais (sem ação judicial), de natureza cível e de família, tais como: divórcio, alimentos, renegociação de dívidas, investigação de paternidade, dentre outras. As audiências foram conduzidas por conciliadores e conciliadoras do TJMA, devidamente capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário