domingo, 18 de setembro de 2022

Educação de Vargem Grande segue no rumo certo, segundo MEC

Escola José Rodrigues Lima.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Vargem Grande não retrocedeu na educação e sim seguiu em linha com a média dos municípios brasileiros, segundo o próprio MEC. Com as escolas fechadas e o uso do recurso do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, o Brasil como um todo, e não só Vargem Grande, teve o progresso do aprendizado dos estudantes bastante prejudicado.

Segundo dados oficiais obtidos junto ao site http://cdn.novo.qedu.org.br/, a gestão do prefeito Carlinhos Barros deixou para trás o baixo índice de 4,4, verificado no ano de 2015, antes de assumir a prefeitura, para alcançar evoluções nunca antes experimentadas em nosso município, como mostra o gráfico abaixo.
IDEB.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstram isso. Sobre o IDEB, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Clara Machado da Silva Alarcão, declarou oficialmente que a pandemia de covid-19 deixou “lacunas” para a alfabetização e que a queda era esperada pelo contexto. Em São Paulo, por exemplo, devido à pandemia, a rede pública estadual estimou que a suspensão das aulas poderia trazer um impacto de até 30% na redução do desempenho dos estudantes.

Vargem Grande, apesar de ter sofrido muito com a pandemia, permanece bastante equilibrada em seus resultados do IDEB: conseguiu manter o índice de 4,5 alcançado em 2019 também para o ano de 2021 nas séries finais e sofreu apenas uma pequena oscilação de dois décimos nas séries iniciais, saindo de 5.0 em 2019 para 4.8 em 2021. Num cenário em que 90% dos municípios no Brasil não atingiram a meta no Ideb, o município segue mostrando que está conseguindo manter a educação no rumo certo.

“Esse resultado mostra que o município encontrou o caminho certo para melhorar a qualidade da nossa educação, mas a pandemia impediu a execução de muitos dos nossos esforços e, o mais importante, obrigou os nossos alunos a ficarem fora da sala de aula”, argumenta Nonato Costa, secretário municipal da Educação de Vargem Grande. 

Ele destaca importantes esforços da gestão Carlinhos Barros para o progresso da educação no município, tais como: programa de reforço escolar, incentivo aos professores por meio de premiações por desempenho, Centro de Formação e Avaliação Pedagógica – CEFAP, sistema de avaliação própria, formação continuada em rede para os docentes, um professor auxiliar em cada classe do primeiro ao quinto ano, aquisição de equipamentos como computadores, projetores de imagens e muitos outros, bem com o mais amplo programa de construção, ampliação, reforma e climatização de escolas da história do município.

Outro fator muito importante que pode ter concorrido para essa oscilação nos resultados do IDEB foi a participação de menos estudantes na avaliação do Saeb, devido à pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário