quarta-feira, 15 de julho de 2020

OAB-MA suspende advogado envolvido em golpe de heranças milionárias

Reportagem do Fantástico.
O TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da Seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu, nessa terça-feira 14, suspender cautelarmente o advogado Gustavo Santos Simeão. Por 14 votos contra 5, ficou decidido pela suspensão de três meses do exercício da advocacia. No período, será analisado se ele deverá ser expulso ou não.

Gustavo Simeão é suspeito de integrar suposto esquema criminoso que levanta possíveis vítimas, cria herdeiros para pessoas que já morreram, manipula processos e libera quantias milionárias em bancos sem dificuldade alguma.

Em maio, o golpe foi alvo de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que seguiu o caminho dos saques fraudulentos. De acordo com a reportagem, um homem já morto conseguiu dar entrada em um pedido e receber a herança de R$ 3 milhões de uma freira que morreu no Rio de Janeiro (relembre).

Em outra ação criminosa, o suposto esquema casou uma morada do município de Bacabal com um espanhol, sem que ambos soubessem, e depois abriu processo de separação entre eles. Com isso, por meio da partilha dos bens, conseguiu bloquear e sacar meio milhão de reais, que estava na conta do espanhol, que na partilha de bens ficou com imóveis que sequer existem.

O juiz Márcio José do Carmo Costa, da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar, também é suspeito de participar do suposto esquema. No início de julho, por decisão unânime do pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, ele foi afastado das funções de magistrado, enquanto enfrenta um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

Do Blog Atual 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário