domingo, 26 de julho de 2020

Veja os novos números da JPesquisa para prefeito de São Luís

Pré-candidatos.
Do Jornal Pequeno – Pesquisa realizada pelo instituto JPesquisa com 1.000 pessoas mostra o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) em primeiro lugar, com 40% das intenções de voto, no cenário estimulado, seguido do deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), com 15%. O deputado estadual Neto Evangelista vem na terceira colocação, com 9%, seguido de Wellington do Curso, com 7%. Estão empatados com 4% o líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Adriano Sarney, e os deputados Bira do Pindaré e Rubens Júnior.

Empatados com 3% estão o juiz federal aposentado Carlos Madeira e o deputado estadual Yglésio Moises. O radialista Jeisael Marx tem 2%. Não pontuaram na pesquisa estimulada a deputada estadual Detinha (PL), o jornalista Franklin Douglas (PSOL) e o sindicalista Saulo Arcangeli (PSTU). Nenhum deles, 6% e não sabe/não respondeu, 3%.

MARGEM DE ERRO

Com margem de erro de 3% para mais ou para menos em base do eleitorado, esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 24 de julho e registrada no dia 19 de julho de 2020, pelo Sistema Pesqele, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo n° MA-02519/2020.
Pré-candidatos.
CENÁRIO ESPONTÂNEO

No cenário espontâneo, em que o nome do candidato não é apresentado, a JPesquisa mostra Eduardo Braide em primeiro lugar com 19% das intenções de voto, seguido de Duarte Jr, com 8%.

Nesta pesquisa quantitativa (espontânea), a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece como terceira colocada com 6%. Os deputados estaduais Neto Evangelista (DEM) e Wellington do Curso (PSDB) vêm empatados com 5%. O pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior, ficou com 3% e o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) com 2%. Em seguida, aparecem empatados com 1% o deputado estadual Yglésio Moisés (Pros), o juiz federal aposentado Carlos Madeira (Solidariedade) e o radialista Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade). Não pontuaram na pesquisa a deputada estadual Detinha (PL), o jornalista Franklin Douglas (PSOL) e o sindicalista Saulo Arcangeli (PSTU). E não sabe/ não respondeu, 49%.

2º TURNO

Os resultados apurados pela JPesquisa indicam que, se as eleições para prefeito de São Luís fossem hoje, haveria segundo turno. Isto porque, nos votos válidos, este é o cenário: Eduardo Braide tem 44%, Duarte Jr 16%, Neto Evangelista 10% e Wellington do Curso 8%. Empatados com 4% estão os deputados Adriano Sarney, Bira do Pindaré e Rubens Júnior. Empatados com 3% estão Carlos Madeira e Yglésio Moisés. E Jeisael Marx tem 2%. Portanto, a tendência de haver um segundo turno, apontada nesta pesquisa, evidencia-se no fato de que Eduardo Braide detém 44% e todos os outros pré-candidatos somados totalizam 56%.

REJEIÇÃO

A pesquisa analisou, ainda, o cenário de rejeição. Nele, 20% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Adriano Sarney; 17% disseram que não querem Bira do Pindaré como chefe do Executivo Municipal de São Luís; e 8% garantiram que não votariam em Wellington do Curso nas próximas eleições.

Na pesquisa, 5% falaram que não elegeriam para prefeito da capital a deputada Detinha e o deputado Eduardo Braide. Neto Evangelista aparece com 4% de rejeição e empatados com 3% aparecem Duarte Jr e Jeisael Marxx. Aparecem empatados com 2% Carlos Madeira, Franklin Douglas e Yglésio Moisés. E empatados com 1% de rejeição aparecem Rubens Júnior e Saulo Arcangeli. Nenhum deles somou 9%; e não souberam ou não responderam, 18%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário