segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prefeitos falam sobre vacinação e ações contra Covid-19

Dr. Erik e João Igor.
Os prefeitos de Balsas, Dr.Erik e de São Bernardo, João Igor, foram entrevistados no programa ‘Hora dos Municípios’, no último sábado (22) na rádio Educadora AM. Na oportunidade, os gestores falaram sobre medidas de prevenção e combate ao coronavírus e sobre o panorama da vacinação contra a Covid-19, em seus municípios.

Diretor de Saúde da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Dr. Erik falou ao programa sobre o quadro de vacinação nos municípios maranhenses. O gestor destacou o avanço da imunização, porém chamou a atenção para a quantidade, ainda insuficiente, de doses disponíveis. “Estamos avançando em relação à vacinação nos municípios maranhenses, no entanto, o grande problema que ainda atinge os municípios do Maranhão, e também do Brasil, é a escassez de vacinas, o quantitativo de doses disponíveis no momento ainda é pequena”, pontuou.

O diretor de Saúde da Famem ressaltou ainda que a entidade foi fundamental no avanço da vacinação nos municípios maranhenses, orientando e viabilizando logística junto ao Governo do Estado para auxiliar as gestões municipais no processo de imunização. “A Famem atuou de forma a orientar os municípios a ter uma logística adequada que possibilite ao avanço na quantidade de doses aplicadas, e buscando os incentivos junto ao Governo do Estado, que disponibilizou auxílio de pessoa e de veículos para a vacinação nos municípios de menor porte”, completou.

Sobre a vacinação dos profissionais da Educação e o retorno das aulas presenciais, Erik Silva analisou que, mesmo com o grande avanço na imunização dos professores, ainda é cedo para um retorno 100% presencial das aulas. “Não adianta vacinar apenas os professores, precisamos imunizar também todos os servidores envolvidos com a Educação. Desde merendeiras ao profissional da limpeza, todos precisam ser vacinados para aumentar a segurança nas escolas. Obviamente que à medida que a imunização for avançando, será possível o retorno das aulas presenciais”, comentou.

São Bernardo

Em sua participação no programa, o prefeito João Igor também falou sobre o panorama da vacinação em São Bernardo, além das demais medidas adotas pela prefeitura para conter o avanço do coronavírus no município. “Temos avançado muito no processo de vacinação, figurando, inclusive, como o terceiro ou quarto município que mais aplicou vacinas na região do Baixo Parnaíba, sempre com as metas alcançadas. Na última semana, já estávamos com o gráfico de vacinação acima de 82%. E isso é uma conquista de toda a nossa equipe de Saúde, de forma particular, os envolvidos na imunização”, ressaltou.

Sobre as medidas de contenção do avanço do coronavírus no município, o prefeito de São Bernardo, destacou os decretos e protocolos municipais de restrições, que vêm sendo adotados desde o início da pandemia, ainda em 2020 e que, segundo o gestor, tem feito com que o município tenha um controle da Covid-19. “Graças a Deus, nosso município está em um nível de controle tolerável do coronavírus. Porém, não podemos afrouxar muito as restrições e por isso, temos mantido as orientações de prevenção e procurado avançar cada vez mais na vacinação de toda a população, que são os meios eficazes de contenção do vírus”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário