segunda-feira, 28 de junho de 2021

Grupos juninos destacam importância do arraial eletrônico da Assembleia para preservação da cultura maranhense

Renato Dionísio, diretor do Boi Pirilampo.
Em tom de alegria e satisfação, cantadores de bumba-boi e coordenadores de brincadeiras juninas manifestaram agradecimento à Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e ao presidente da Casa, deputado Othelino Neto, por terem participado da versão eletrônica do “Arraiá do Povo em Casa”. O evento encerrou no sábado (26), após três noites de apresentações das mais de 20 manifestações folclóricas convidadas.

O “Arraiá” foi transmitido pela TV Assembleia (canal aberto 9.2/ 17 TVN) e redes sociais da Alema, com entradas ao vivo dos apresentadores, direto do cenário junino montado no Complexo de Comunicação.

Ao encerrar sua apresentação na noite de sábado, o cantador do Boi de Maracanã, Humberto Filho, destacou a iniciativa da Assembleia em realizar o evento. “Está de parabéns por ter promovido este arraial, que muito ajudou a preservar e divulgar a cultura popular do nosso Maranhão”, disse.

Humberto ressaltou que, apesar da tristeza que domina os corações dos brincantes dos grupos juninos, devido à pandemia, o Boi de Maracanã sente-se feliz e honrado por ter recebido o convite da Diretoria de Comunicação da Alema para se apresentar no arraial eletrônico. “A pandemia nos afastou dos terreiros, mas esta festa linda que a Assembleia está realizando ficará para sempre em nossos corações”.

Tradição 

O diretor do Boi Pirilampo, Renato Dionísio, não conseguiu esconder a emoção pelo fato dos grupos folclóricos não poderem se apresentar nos terreiros juninos este ano. Ele também lembrou do quanto a Assembleia tem incentivado a cultura maranhense, ao realizar o “Arraiá do Povo”, que já faz parte da programação junina de São Luís.

“Estamos com o coração dolorido por não podermos fazer a festa junina que queríamos, aqui na Casa do Povo, que já é tradição. Mas, ao mesmo tempo, estamos felizes e agradecidos ao presidente Othelino por ter inovado e realizado o arraial eletrônico, não deixando morrer essa tradição”, enfatizou Dionísio.

A coordenadora do Boi Novilho Branco, Fernanda Carvalho, disse que a apresentação do grupo no “Arraiá do Povo em Casa” encheu o coração de todos os brincantes de alegria. “Este evento conseguiu amenizar um pouquinho a saudade que nós estávamos sentindo do nosso grande São João”.

Cultura

Os agradecimentos também foram dirigidos à TV Assembleia por ter apresentado o folclore e a cultura maranhense para o Brasil e o mundo. “É lindo ver a nossa tradição ser mostrada para vários estados brasileiros e a outros países”, afirmou Franck Hudson, cantador do Boi Brilho da Ilha.  

Chagas Midiático, cantador do batalhão pesado de Ribamar, em forma de verso, definiu o sentimento dos brincantes juninos neste São João. “Como está doendo o coração do homem. A pandemia não permitiu as brincadeiras nos terreiros. Como é triste ver as fogueiras apagadas. Mas, vai passar, e no próximo ano, a alegria vai voltar”.   

Em seus agradecimentos, todos ressaltaram o desejo de que no próximo ano a festa junina do Maranhão volte a ser o que era antes da pandemia. “Sob as bênçãos de São João, tenho certeza de que, em 2022, o ‘Arraiá do Povo’ promovido pela Assembleia voltará a brilhar e nós estaremos aqui, participando desta grande festa”, disse Jailson Nascimento, cantador do Boi da Pindoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário