segunda-feira, 14 de junho de 2021

Deputados e prefeituras solicitam reabertura de agências do Banco do Brasil no Maranhão

Comissão na agência do BB.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal realizou nesta sexta-feira (11), uma visita técnica à agência do Banco do Brasil, no bairro do Cohatrac, em São Luís, fechada pela instituição bancária.

Após a visita, a Comissão representada pelos deputados Hildo Rocha (MDB), Pedro Lucas (PTB) e Bira do Pindaré (PSB), realizou reunião na sede da Famem, com a presença do superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, José Soares de Oliveira, da prefeita de Governador Archer, Professora Leide, que na oportunidade, representou o presidente da Famem, Erlânio Xavier, além do presidente do Sindicato dos Bancários no Estado do Maranhão, Eloy Natan, e da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e do diretor executivo da Famem, Marcelo Freitas.

Na reunião, a comissão de deputados e os representantes dos municípios de São Luís e Governador Archer, solicitaram do superintendente do Banco do Brasil, explicações sobre o fechamento da agência do Cohatrac e em Governador Archer e reivindicaram a reabertura dos postos.

O deputado Hildo Rocha, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal, pontuou os objetivos da agenda de visita e reunião. “Após a visita técnica que fizemos à agência no Cohatrac, estamos fazendo essa mesa redonda para discutirmos os motivos pelo qual realizamos a visita e proceder com os encaminhamentos necessários, nesse caso das razões que levaram ao fechamento da agência do Banco do Brasil, no bairro do Cohatrac aqui em São Luís, mas também da agência de Governador Archer e, além de ouvirmos as explicações, buscarmos também uma solução, que seria a reabertura dos postos”, explicou.

O deputado Pedro Lucas chamou a atenção para o papel social que as agências do Banco do Brasil desempenham e a perda que a cidade, o bairro e as pessoas podem ter com o fechamento de postos da instituição financeira. “O Banco do Brasil não pode se pautar apenas pela questão do lucro, ele é instituição financeira social e desempenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento local de onde ele está inserido, contribuindo para a manutenção do comércio e para a subsistência dos moradores, que muita das vezes, têm apenas o Banco do Brasil como instituição bancária para receber seus proventos. Sem o crédito, sem uma instituição financeira perto, o comércio e as demais atividades de desenvolvimento de um bairro ou de um município, perde muito”, ressaltou.

A prefeita de Governador Archer e representante da Famem, Professora Leide, destacou a situação de desassistência população do município, que está sendo obrigada a se deslocarem até ás cidades vizinhas para realizar alguma transação bancária. “É muito triste quando vimos a agência do Banco do Brasil com uma faixa preta, fechada. Porém, mais triste ainda e a gente se comove, quando ver pessoas idosas tendo que pegar um moto táxi para se dirigir até outro município para receber seu salário”, contou.

O superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, José Soares de Oliveira, disse que o fechamento das agências tem motivação de simplificar os processos, com a digitalização dos serviços de atendimento. Outro motivo colocado pelo representante do BB é a geografia, uma vez que as agências fechadas em questão têm ao seu entorno várias outros postos próximos, o que justificaria o encerramento dessas agências.

“Mais de 85% das nossas transações são feitas hoje no aplicativo e outra parte significativa é feita via internet bank. Então, principalmente nesse tempo de pandemia, esse processo de digitização acelerou muito, diminuindo nossa presença transacional”, pontuou.

Como encaminhamento da reunião, o representante do Banco do Brasil ficou de levar as reivindicações e argumentos da Comissão e dos demais representantes presentes na mesa redonda, para a direção do banco, no intuito do retorno das atividades dos postos em São Luís e Governador Archer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário