terça-feira, 29 de junho de 2021

Apadrinhados de Flávio Dino devem dificultar reeleição na Câmara Federal

Filiação de Duarte no PSB.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Apesar de contar com o apoio de ampla maioria dos deputados federais, o governador Flávio Dino está dificultando as articulações para a reeleição dos apoiadores na Câmara Federal. Dino, que atualmente conta com o apoio de 12 dos 18 deputados federais, tem trabalhado, a mais de ano da eleição, para viabilizar novos nomes para a Câmara em detrimento da atual bancada governista na Câmara.

Nesta terça-feira (29), concretizou a migração de Duarte Junior para o PSB. Antes, atuou pessoalmente junto ao ex-presidente Lula com o objetivo de garantir a filiação de Felipe Camarão ao PT.

Os movimentos de Dino atingem em cheio outros aliados. Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Zé Carlos (PT) são diretamente prejudicados com os movimentos políticos do líder do Palácio dos Leões. Mais parlamentares devem ser alvos das articulações do governador maranhense. 

Segundo Bira, em discurso durante a filiação de Duarte, o PSB deve eleger bancada de três ou quatro deputados federais. A previsão pode ter confirmado os rumores sobre novas filiações ao partido. Há quem acredite que o secretário de Segurança Jefferson Portela e o de Articulação Política, Rubens Pereira Junior, podem aderir à legenda socialista. Pelo PCdoB, Márcio Jerry e Clayton Noleto prometem acirrar a disputa. 

Josimar Maranhãozinho (PL) é outro atropelado pelos movimentos de Dino. Depois de financiar quase que integralmente candidatura de Duarte Junior a prefeito, o líder do PL, do Patriota e do Avante pode ter que brigar por votos com o ex-presidente do Procon. Afinal, se optar por não concorrer à reeleição, ele pretende passar a cadeira na Câmara para a esposa Detinha. 

Em Brasília, a bancada federal observa com desconfiança os movimentos de Flávio Dino e seus apadrinhados. O governador, alheio aos interesses eleitorais dos aliados, segue construindo uma base própria para o pleito de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário