quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A Revolução da Agricultura Familiar no Maranhão


A noite desta segunda-feira, 27, foi calorosa para o passinho do 65, em São Luís. Centenas de pessoas se reuniram para comemorar os avanços no campo durante o primeiro mandato do Governo de Todos, e discutir os novos rumos.

A plenária foi comandada pelo vice-governador, Carlos Brandão, ao lado do governador Flávio Dino; que ressaltou a importância dos feitos do secretário Adelmo Soares entre os anos de 2015 e 2018, enquanto esteve à frente da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF). O ex-secretário é, hoje, candidato a deputado estadual pelo PCdoB nas eleições deste ano.

“Faltam apenas 40 dias para definir os rumos do Maranhão nos próximos 4 anos. Vamos lembrar a cada dia do nosso projeto de continuar transformando o nosso estado. Estamos em primeiro lugar no ranking de governos que mais cumpriram as propostas de campanha, vamos continuar assim”, exclamou o vice-governador Carlos Brandão.

Entre as propostas cumpridas estão vários temas relacionados a pasta da agricultura familiar, como dar voz às comunidades tradicionais, à população do campo e aos que vivem do extrativismo. Estimulando produção, comercialização e conhecimento nos quatro cantos do Maranhão. Durante os 3 anos e 3 meses como secretário, Adelmo e toda equipe do Sistema SAF não mediram esforços para promover acesso à água, à terra e ao crédito.

Ressalta o candidato Adelmo Soares: “Nesta caminhada posso afirmar, com toda a certeza, que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. A regularização de terras, por exemplo, é umas das questões mais urgentes a serem resolvidas no Maranhão. E veja só, em 2 anos, quase 2500 títulos coletivos e individuais foram entregues a 7 mil famílias. Outras 2500 famílias do campo tiveram suas vidas transformadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. Estamos aqui, mais uma vez, a disposição do projeto do governador Flávio Dino de oportunizar vida digna ao povo do Maranhão, desta vez defendendo as pessoas na Assembleia Legislativa”.

Mesmo com o afastamento de Adelmo Soares para as eleições 2018, os programas do Sistema SAF continuam sendo implantados e cuidando dos trabalhadoras e trabalhadores do campo, desta vez sob a responsabilidade do Júlio César, atual secretário da pasta, e da Loroana Mendonça, grande parceira e presidente da AGERP, bem como Raimundo Lídio, presidente do ITERMA; órgãos que compõem ao Sistema SAF, um dos grandes sistemas da gestão de Flávio Dino que revolucionou a forma com que a agricultura familiar foi tratada no estado; mostrando que sim: a agricultura familiar tem vez.

No final da plenária, Flávio Dino relembrou o momento histórico que o Maranhão está vivendo e a importância de combater as fake news, mentiras e perseguição dos opositores. Nesta caravana, são todos pelo Maranhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário