domingo, 23 de abril de 2017

‘Caravana Governo de Todos’ leva serviços de saúde, assistência e cidadania para milhares de maranhenses

Governador destacou esforço concentrado para melhorar o acesso aos serviços públicos
à população durante a Caravana Governo de Todos em Bacabal. (Foto: Nael Reis)
Recorde de público, centenas de atividades promovidas e milhares de pessoas atendidas na terceira edição do ‘Caravana Governo de Todos’. A iniciativa do Governo do Estado foi pensada para oferecer serviços de saúde, cidadania, assistência social, saneamento básico, infraestrutura e também, cultura, esporte e lazer às comunidades de todo o Maranhão. Entre os dias 19 e 22 deste mês, a caravana passou por 11 municípios no interior do Estado.

A ideação é o momento para atender demandas prioritárias, conversar com a população e promover o melhor acesso aos serviços públicos, segundo pontuou o governador Flávio Dino, durante passagem em Bacabal. “É a oportunidade de realizar mutirões concentrando esforços para atender à população, além de prestar contas do trabalho de Governo”, disse. Na cidade, os atendimentos acabaram com a fila de espera que havia para tomografias. Agora, a rede de saúde local pode agendar novas consultas para esta especialidade, graças à ação da caravana.

Na ocasião, o governador anunciou para Bacabal uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reforma do Centro de Educação Integral (Caic) e a terceira etapa do programa ‘Mais Asfalto’ no município – ação realizada pelo Governo em parceria com as prefeituras, pavimentando e melhorando ruas e avenidas. A cidade já foi contemplada com uma sede do Viva, um polo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a inclusão de novos policiais militares em reforço à Segurança. “E assim, passo a passo, estamos trabalhando para levar desenvolvimento a Bacabal e aos demais municípios maranhenses”, reiterou Dino.

Dona Deuzuíta Pereira, assistida pela Caravana Governo de
Todos em Esperantinópolis. (Foto: Carlos Pereira)
Em Esperantinópolis, a dona de casa Deuzuíta dos Santos aproveitou para tirar a segunda via do RG. “As pessoas não me reconheciam mais na foto, porque era um documento antigo que eu tinha e a foto estava apagada. Essa ação foi maravilhosa porque me poupou de ter que ir em outra cidade pra tirar este documento. Agora ninguém vai mais dizer que não sou eu na foto”, brinca.

Na programação da caravana em Barreirinhas, Erivânia Araújo de Farias conseguiu ter acesso a documentos pessoais para o filho adolescente. Para ela, a oportunidade valeu mjuito a pena. “Eu já tinha tentanto por outros meios, mas sempre desistia por causa das filas. Agora foi rápido e tive condições de tirar os documentos que ele precisava. Muito boa as opções dessa caravana”, disse.

Em São João dos Patos, a estudante Lívia Chagas 17 anos, recebeu novo fardamento durante as ações da caravana na cidade. “Para mim é uma alegria por ter uma farda nova para poder estudar. Está de parabéns a caravana, por esse e outros serviços que a comunidade teve a chance de aproveitar”. A também estudante Aline Adriane Silva de Sousa, conseguido tirar alguns documentos. “Não seria muito fácil se eu tivesse que sair da minha cidade perdendo tempo e tendo gastos. Muito boa a caravana”, enfatizou.

A estudante Lívia Chagas Santana, do 2° ano do C.E. Henrique
de La Rocque, localizado no município de São João dos Patos.
(Foto: Divulgação)
As oportunidades culturais, de lazer e de entretenimento foram as melhores opções da ‘Caravana Governo de Todos’, na avaliação do estudante Josué Correa, 15 anos, do município de Zé Doca. “Estou achando a caravana super legal por tornar possível a reunião de pessoas para se divertir. Aqui não temos muitas opções de lazer e neste evento, são diversas alternativas ao mesmo tempo. Muito legal”, disse.

A caravana esteve ainda em Arame, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Santa Luzia, João Lisboa, Carolina.

Centenas de serviços

A ‘Caravana’ tem participação das secretarias e conta em sua programação com mais de 150 serviços diversos, como inauguração, entrega e vistorias a obras, além de atividades culturais, esportivas de lazer e entretenimento. Em Açailândia, a comunidade foi contemplada, entre outros, com serviços do Procon, por meio do Viva e do Sine, este último, possibilitando a inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Na lista de ações do Procon estão emissão de documentos pessoais como RG, inscrição e consulta ao CPF, emissão de certidão de antecedentes criminais. Ainda, serviços do Balcão do Cidadão com emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online. Orientação ao consumidor e fornecedor também estavam incluídos nos serviços do órgão.

Equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizaram exames, consultas, testes rápidos e atendimentos na prevenção e combate a doenças diversas como hepatites, febre amarela, hanseníase, hipertensão, diabetes, AIDS/HIV e outras. A caravana ofereceu ainda na saúde aferição de pressão e glicemia, avaliação, orientação nutricional, ações odontológicas, de Nutrição e vacinação.

A caravana contemplou, também, famílias de produtores rurais nas ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima), que puderam ter acesso a pré-cadastramento em programas de Governo para o setor, como o ‘Mais Sementes’; solicitar a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta do licenciamento as pequenas propriedades; entre outros. Ações de Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente, Esportes e Cultura somaram na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário