domingo, 23 de abril de 2017

Vargem Grande de Ontem: O Centro e a Praça da Matriz...


Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em mais uma edição da coluna "Vargem Grande de Ontem", que irá ao ar na manhã de todos os domingos e que foi idealizada pelo Titular do Blog, voltaremos a década de 50-60 para relembrarmos como era o centro da nossa cidade. Naquela época não existia asfalto e nem tão pouco a Praça da Igreja Matriz, um dos principais pontos turísticos de Vargem Grande, senão o principal. A praça foi construída anos depois, no mandato do então prefeito José Pedro da Silva (in memoriam).

Na foto, extraída da acervo do poeta Jether Joran Coelho Martins (in memoriam), podemos identificar no lado esquerdo onde hoje é o início da Avenida São Raimundo, ao centro destacamos onde hoje é a residência de Nini Barros e a agência do Banco do Brasil e no extremo direito da imagem encontra-se o início da Rua São Sebastião, marcada pela existência de diversas lojas fazendo dela a principal rua do comércio. Pode-se observar também a presença das Carnaúbas, árvore tradicional da vegetação e que ainda hoje fazem parte da paisagem.

Um comentário:

  1. Sensacional uma foto histórica do acervo particular de meu primo vai trazer lembrança das carnaúbas; de meu avô "Batim" tive a honra da companhia que apontou para praça da matriz que algumas eram centenárias as vezes perambulando entre as árvores pegando as frutas doce caindo no horário da saída da escola paroquial.
    Comentário: José Wilson de S. Martins

    ResponderExcluir