quarta-feira, 12 de abril de 2017

Cais de Ribamar, Complexo da Lagoa da Jansen e Espigão da Ponta D'Areia se tornam novos cartões-postais do Maranhão após obras de revitalização

Uma selfie aqui, uma pose ali e muitos flashes. A requalificação de espaços públicos deu aos maranhenses novos cenários fotográficos. Lugares como o novo Cais de São José do Ribamar, o Complexo da Lagoa da Jansen e o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia já se tornaram cartões-postais. Os espaços passaram por obras de revitalização e construção realizadas pelo Governo do Maranhão, desde 2015.

Cais de Ribamar.
“Esse novo espaço ficou interessante e renovou a área turística de Ribamar, dando mais um brilho para o município. Ficou tudo muito bonito e seguro, por isso estamos registrando diversos momentos que vão ficar guardados em imagens”, disse o capitão do Corpo de Bombeiros Fabiano dos Santos Almeida, que saiu de São Luís com a namorada, a terapeuta ocupacional Mariana Barros Aranha, para conhecer o Cais de Ribamar. Para que turistas e moradores pudessem aproveitar o novo cartão postal, o Governo do Maranhão investiu R$ 1,9 milhão por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o que deixou o espaço mais atrativo e seguro. A obra levou ao povo ribamarense oportunidade de emprego e a expansão do turismo, além de melhorias na qualidade de vida dos moradores, por meio da implantação de uma central de ginástica, no eixo do cais.

Ainda na região metropolitana, no complexo da Lagoa da Jansen, em São Luís, o Governo vem fazendo a mesma linha de investimento e de resgate dos espaços públicos, o que vem proporcionando um novo cenário para o turismo e a cultura, ampliando o número de cartões-postais na Ilha.

Além da reestruturação, o meio ambiente na área de preservação da Lagoa está contemplado e conservado, abrangendo um total de 35 espécies aproveitadas, o que se soma ao paisagismo e ao urbanismo sustentável. No circuito de caminhada, um dos ambientes da praça, é composto de área sombreada na parte externa, com bancos ao longo do trecho, onde também estão as vagas de estacionamento.

Espigão Costeiro da Ponta D'Areia.
O local foi o escolhido pelo funcionário Márcio Roberto Silva Pereira, que tirou a tarde de uma sexta-feira para levar a irmã e os sobrinhos para aproveitarem a área: “Antes aqui era só mato e lixo.  Essa revitalização proporciona uma saída na sexta-feira e nos finais de semana com meus sobrinhos, que querem brincar, e até mesmo a gente, que já passa a semana toda trabalhando. Muito bom mesmo”.

Na Ponta d’Areia, a sensação é o Espigão Costeiro, que tem por finalidade barrar a erosão causada pela força da maré. Na gestão do governador Flávio Dino, a estrutura foi além de sua função inicial e se transformou em mais um cartão postal após requalificação.

“Antes eu achava que ia ser apenas um equipamento para barrar a força do mar, mas atualmente isso aqui tem trazido muita gente para cá. Tem música, tem comércio, e tem principalmente essa natureza, com muito vento, um lindo mar e esse pôr do sol que a gente pode ver no final de cada tarde”, disse Nívea Raquel Castro, atendente, que levou o filho de seis meses para brincar ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário