terça-feira, 18 de abril de 2017

Técnicos da secretaria de Educação de Vargem Grande participam de formação em assessoria técnica-pedagógica do ‘Escola Digna’

Iniciada formação em assessoria técnica-pedagógica a 85 municípios
contemplados com o ‘Escola Digna’. (Foto: Divulgação)
Contribuir com o fortalecimento das práticas pedagógicas, técnica e gerencial das escolas dignas, por meio da qualificação dos profissionais municipais de educação. Com esse objetivo o Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (17), o 1º Encontro Formativo da Assessoria Técnica-Pedagógica do Programa ‘Escola Digna’ para gestores de 85 municípios que receberão a assessoria, nesta primeira fase. O evento tem como fim melhorar os índices educacionais e contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades sociais.

As formações desta primeira fase ocorrerão de terça-feira (18) até quinta-feira (20), e envolverão 170 técnicos que atuarão como formadores e articuladores pedagógicos nos municípios participantes. O trabalho de assessoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) consistirá na formação pedagógica das equipes municipais, que consequentemente desenvolverão nos municípios formações continuadas junto a gestores, coordenadores e professores.

Ao todo, mais de 41 mil profissionais da educação destes 85 municípios passarão pela formação. A Seduc disponibilizará, ainda, Cadernos de Orientação Pedagógica para os gestores escolares, coordenadores e professores das Redes Municipais e assessoria direta às secretarias de educação dos municípios.

“O Programa Escola Digna é muito maior que a substituição de escolas de taipas, por estruturas de alvenaria. É verdadeiramente uma política pública que prevê a melhoria da qualidade da educação em nosso Estado e integra as ações estratégicas do Plano Mais IDH. A promoção de assessoria técnico-pedagógica é mais uma comprovação de que estamos empenhados em transformar o cenário educacional do estado com efetivo regime de colaboração, com governo e prefeituras exercendo seus papéis de maneira mútua, com diálogo e parceria”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Técnicos da secretaria municipal de Vargem Grande participando da formação.
De acordo com a a técnica de educação da Secretaria Municipal de Vargem Grande, Eliude da Cunha, a Educação é fruto de uma cooperação entre municípios, Estado e Governo Federal, iniciativa que para ela há muito tempo não vem sendo tão valorizada. “Tivemos outros programas muito bons que não tiveram sucesso por falta desse acompanhamento e porque os municípios não enviavam as pessoas para o trabalho. Esse momento agora temos um programa mais próximo, porque é estadual. Por mais distante que o município esteja, teremos o acompanhamento mais rapidamente. Creio que por ser um programa estadual terá maior facilidade a sua execução”, afirmou.

Para a presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime-MA), Maria Gorethi dos Santos Camelo, o Programa Escola Digna consolida efetivamente o regime de colaboração no Estado. “Ficamos muito felizes do governo enxergar que não é necessário somente construir escolas, não é necessário somente o acesso, mas que a assessoria aos municípios é muito importante por dar a condição da permanência, capacitando os educadores, os gestores, para que os alunos sintam-se estimulados e consigam alcançar níveis mais elevados de ensino. Nós nos alegramos e percebemos a concretização do regime de colaboração”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário