quarta-feira, 19 de abril de 2017

Secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira apresenta editais de apoio a juventude para estudantes de escolas de Vargem Grande

Autoridades que compunham a mesa.
 Por Blog do Alpanir Mesquita.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), esteve em Vargem Grande nesta terça-feira (18), no Salão Padre Trindade, para apresentar os editais dos programas ‘Tour Jovem Cidadão’, ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’. A iniciativa tem como objetivo divulgar de forma mais efetiva os editais, e, assim, possibilitar a ampliação da participação de jovens nos projetos.

O evento contou com a presença da secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira; do coordenador da Juventude de Vargem Grande Renato Araújo; do coordenador de Esportes de Vargem Grande Bruno Mesquita; do presidente da Câmara de Vereadores Germano Barros; do secretário Chefe de Gabinete Thiago Braz, representando o prefeito Carlinhos Barros; do secretário adjunto da Educação Nonato Costa; dos alunos das escolas Santos Dumont, Raulina, Politécnica, Padre Carvalho e representantes do Farina; e dos grupos de jovens RCC (Renovação Carismática Católica), Pastoral da Juventude e FMMD (Família Fraternidade Missionária Maria Mãe de Deus).


Salão Padre Trindade completamente lotado.
O projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ tem como objetivo proporcionar aos jovens, um verdadeiro turismo educativo, através do acesso aos equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da cidade de São Luís, como museus, teatros, bibliotecas, etc., contribuindo na construção do pertencimento histórico e étnico-racial, e da formação cultural. O projeto tem como público alvo, jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, dos municípios que encaminharem proposta de adesão a Chamada Pública do projeto.

O ‘Geração Ciência’ visa promover o engajamento científico e tecnológico dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento do Maranhão. Ao todo, serão financiados 65 projetos envolvendo, em média, 260 jovens e 65 professores, todos com bolsa de Iniciação Científica. Os estudantes receberão bolsa no valor de R$ 120 e os professores bolsa de R$ 400 durante um ano, tempo de realização do projeto.

Alunos atentos na palestra proferida pela secretária Tatiana Pereira.
Já o projeto ‘Juventude com Ciência’ é dedicado à criação de caravanas que levem estudantes universitários para estágios de imersão nas áreas onde ocorre o programa ‘Mais IDH’ do Governo do Estado, com a perspectiva de fazer com que os jovens compreendam a realidade e as adversidades vividas pelos maranhenses que vivem nessas localidades, e, assim, possam levar serviços e ações políticas e educacionais, possibilitando melhorias no atendimento e na ação das academias e das escolas nesses municípios. Dessa forma, pretende atuar no campo da saúde, da educação e da geração de emprego e renda.

Estudantes da escola Raulina presentes no evento destacaram a importância desses projetos promovidos pelo Governo do Estado e da oportunidade que estão lhe sendo dadas. "Será importante também para Vargem Grande, pois com o nosso sucesso, se Deus quiser [risos], levaremos o nome da cidade para todo estado e quem sabe para todo o país ou até mesmo para o mundo inteiro", disse uma das alunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário