sexta-feira, 10 de março de 2023

PF deflagra operação para combater quadrilha especializada em fraudes ao INSS instalada em Codó

Operação Bórgias.
A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), deflagrou a Operação Bórgias, na manhã dessa sexta-feira (10), com o fim prender os membros e desestruturar organização criminosa, instalada no município de Codó, especializada em cometer fraudes contra a Previdência Social.

Na ação, foram cumpridos 12 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, nos municípios de Teresina/PI e Codó, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI da Seção Judiciária do Piauí.

As fraudes ocorrem em sistemas do INSS, por meio da inserção de documentos falsos, alteração de dados e locais de pagamento de beneficiários falecidos (saque pós-óbito), fictícios e vivos, valendo-se de diversos idosos falsários para consecução dos crimes.

No decorrer das investigações foram identificados 77 benefícios atrelados à referida organização criminosa, dos quais foi confirmada fraude em 32. Destes, oito benefícios de pessoas fictícias e 24 pertencentes a segurados falecidos.

Para os 32 benefícios com fraude comprovada, constatou-se o prejuízo efetivo no valor de R$ 2.056.337,22. Estima-se que, com a posterior revisão administrativa dos benefícios por parte do INSS e cessação dos pagamentos, haverá uma economia aos cofres públicos no montante de R$ 1.739.805,26.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, apropriação de bens de pessoas idosas, lavagem de bens e valores.

4 comentários:

  1. Já passou da hora de ter uma operação da PF aqui em VARGEM GRANDE, OS FRAUDES COMEÇAM DESDE A PREFEITURA ATÉ OS COMERCIANTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se chegar aqui vai uns 10 advogados presos na hora kkkkkkk

      Excluir
  2. Tem que dá um basta mesmo nisso outra entidade ,colonia de pescador é outra em meu nome fizeram até salário maternidade kkkkk aí tá demais!!

    ResponderExcluir
  3. Deve ter negrinho aí com o caneco que não cabe uma agulha de costurar saco de estopa kkkkkkk é novo kkkkk

    ResponderExcluir