sexta-feira, 26 de março de 2021

Políticos do Itapecuru e Baixo Parnaíba articulam candidaturas para Assembleia Legislativa em 2022

Nomes para a disputa de 2022.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

É bem verdade que faltam mais de 500 dias para as próximas eleições, mas políticos e demais lideranças - e também comunicadores - já estão pensando na disputa de 2022, que promete ser uma das mais acirradas, principalmente para as 42 vagas da Assembleia Legislativa e as 18 vagas que o Maranhão tem direito na Câmara dos Deputados.

Nas Regiões do Itapecuru e do Baixo Parnaíba, que abrangem, juntas, mais de 20 municípios, diversos nomes novos e outros nem tão novos assim já se articulam em busca de apoios na tentativa de viabilizar suas respectivas candidaturas. Nesta primeira matéria vamos tratar sobre os deputados estaduais. A ordem escolhida da disposição dos nomes é meramente geográfica e não de quem tenha mais ou menos chances de vitória.

Wendell Lages: Com sua principal base eleitoral em Itapecuru-Mirim, o deputado Wendell Lages chega forte para a reeleição. A votação de 2018 em sua terra natal, mais de 9 mil votos, foi o principal combustível para sua vitória e para 2022 deve aumentar, visto que, o grupo político está ainda mais fortalecido. A prova disso foi a expressiva votação que Dr. Ricardo Lages, irmão de Wendel, teve no ano passado na disputa pela prefeitura: 13 mil.

Candidato do prefeito Carlinhos Barros: O prefeito de Vargem Grande Carlinhos Barros é um dos principais aliados do deputado estadual e presidente da Assembleia Othelino Neto, além de manter uma grande amizade, independente de política. Em 2018 Othelino obteve a maior votação de um candidato a deputado estadual na história do município: quase 6 mil. Como todos sabem, Othelino pode não concorrer a reeleição e seguir para outros voos, como por exemplo, tentar o Senado, a Câmara Federal ou até mesmo compor a chapa majoritária como vice-governador. Caso qualquer uma dessas três opções se concretizem, certamente o grupo político liderado pelo prefeito CB lançará um candidato da terra e o nome que ganha mais força é o do secretário municipal de Infraestrutura, o engenheiro José Barros Filho. Além da expressiva votação que poderia ter em Vargem Grande, Barros Filho já conta com bases eleitorais fortes em algumas cidades da região. Mas, tudo depende de Othelino. Vamos aguardar.

Fábio Braga: Após reassumir o mandato de deputado no início do ano, Fábio Braga certamente buscará à reeleição. Para isso, começa a reorganizar seu grupo de apoiadores, que ficou enfraquecido depois do resultado das urnas em 2018, visto que, se dedicou mais aos negócios da família: Grupo Ceuma.

Iracema Vale: A ex-prefeita de Urbanos Santos Iracema Vale chega com musculatura para o ano que vem, visto que, elegeu seu sucessor, o marido se reelegeu prefeito de Belágua e ajudou na vitória de Wallas Rocha em São Benedito do Rio Preto, algo que para muitos era impossível. Iracema conta ainda com vários apoios Maranhão a fora, apoios esses que foram fundamentais para vitória de Paulo Neto em 2018.

Paulo Neto: Por falar em Paulo Neto, pouco se sabe se ele disputará à reeleição, até porque em 2020 perdeu em seus principais redutos eleitorais (Mata Roma, Anapurus, etc) e perdeu também o grupo liderado por Iracema. Se apoiar a ex-prefeita, ela está com a vitória garantida. Caso decida ir para disputa, ambos são fortes e com grandes chances de vitória.

Maurício Fernandes: O ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto Maurício Fernandes viabilizava sua candidatura, mas não contava com a derrota do seu candidato na cidade que administrou por 8 anos. Há quem diga que o projeto foi adiado. Vale aguardar.

Aluízio Santos: Companheiro da prefeita de Chapadinha Dulcilene Belezinha, Aluízio já está em plena campanha para repetir a votação da própria Belezinha no município em 2018: mais de 12 mil. Para isso, assumiu a secretária municipal de Articulação Política e tem no deputado Josimar de Maranhãozinho seu principal padrinho. Só precisa abrir o olho para Josimar não fazer com ele o mesmo que fez com a atual prefeita.

Marcos Caldas: O ex-deputado Marcos Caldas, que bateu na trave nas últimas duas eleições, ao que tudo indica, deve garantir o mandato em 2022. Entenda: Zé Farias foi reeleito em Brejo, sua principal base eleitoral, e detém apoiadores fortes em quase todas as cidades da região - e também em Barreirinhas, além de contar com grande simpatia do senador Weverton Rocha.

OBS: A deputada Thaiza Hortegal também pode ser considerada da região pela forte ligação que tem com Chapadinha - o pai já foi vice-prefeito e a mãe vereadora, mas, ao que tudo indica, não será mais candidata, pois o prefeito de Pinheiro Luciano Genésio deve lançar a irmã.

E, aí? Concorda? Faltou alguém? Deixe sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário