quinta-feira, 22 de março de 2018

Nina Rodrigues: Comunidades são beneficiadas com dois projetos de grande alcance social e econômico

Povoado Campestre, contemplado com os dois programas.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Dois projetos de grande alcance social e econômico já em fase de execução estão se somando aos esforços e iniciativas da gestão do prefeito Rodrigues da Iara para melhorar as condições de vida da população da zona rural do Município de Nina Rodrigues. São eles o Programa 2ª Água e o Projeto Dom Hélder Câmara.

Programa 2ª Água

Lançado no mês passado na sede do STTR, o programa 2ª Água conta com recursos financeiros do Governo do Estado e sua execução tem a parceria da Prefeitura através das Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. O órgão executor deste programa é o INAPEM. O 2ª Água vai beneficiar, em Nina Rodrigues, 87 famílias de 6 povoados com uma cisterna tipo "Telhadão multiuso", cada uma com capacidade para armazenar 25 litros de água, além de recursos financeiros da ordem de R$ 1.500,00 por família para investimento em pequenas projetos de inclusão produtiva nas áreas de horticultura, fruticultura, suinocultura e criação de aves. 

Os povoados e as famílias selecionadas pelo Comitê Gestor local, que é formado pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e o STTR, atendem aos critérios do programa, especialmente no que diz respeito ao difícil acesso à água e à situação de pobreza. 

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Familiar, Alberto Araújo, o programa 2ª Água terá seis meses de duração em sua primeira etapa, período em que as cisternas e os projetos produtivos serão implantados pelo INAPEM sob a coordenação de um técnico - responsável pertencente à equipe da própria secretaria. Após essa etapa, a gestão municipal assumirá o programa prestando assistência técnica e incluído os beneficiários no PNAE e no PAA. 

Povoados contemplados: São Domingos do Chiquito, Ilha, Santo Antônio, Pirinã, Volta do Mundo e Campestre.

Projeto Dom Hélder Câmara

Lançado ainda em dezembro de 2017, o Projeto Dom Hélder Câmara tem como meta a superação da pobreza e da pobreza extrema. 

O Projeto é fruto de uma parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal e vai beneficiar 98 famílias em Nina Rodrigues, que, embora integrem o Bolsa Família, possuem renda familiar muito baixa. Cada família beneficiada receberá R$ 2.400,00 por meio de depósito na conta do Bolsa Família, para investimento em pequenos projetos de inclusão econômica nós mesmos moldes do programa 2ª Água.

Também a exemplo do 2ª Água, há um comitê gestor local representado pela Agerp, Secretaria de Agricultura Familiar, sindicatos de trabalhadores rurais e igrejas. A implantação do Projeto Dom Hélder Câmara está sob a responsabilidade conjunta da Agerp e da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que também prestam assistência técnica às famílias.

Povoados contemplados: Serra Limpa, Zorra, Campestre, Ilha, Amapá dos Catarinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário