terça-feira, 20 de março de 2018

Cachaça Capotira é destaque em Exposição Internacional

Cachaça Capotira.
A Cachaça Capotira produzida na Fazenda Baixinha, em Vargem Grande (MA), foi um dos três empreendimentos maranhenses convidados pelo Sebrae estadual para participar da terceira edição do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha), que encerrou na última sexta-feira (16), no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento foi voltado para profissionais de foodservice e hotelaria com a exposição 250 marcas brasileiras e internacionais.

A empresa, de propriedade de Jorge Fortes, integra as empresas participantes do Comércio Brasil, um programa do Sebrae que aproxima os pequenos negócios de compradores em potencial, promovendo e oportunizando o acesso a mercados por meio de um grupo interestadual de consultores, chamados de Agentes de Mercado. Por meio do Comércio Brasil, a Capotira – atendida desde 2015 pela regional do Sebrae em Chapadinha, já participou de diversos eventos dentro e fora do Maranhão.  

Inúmeras ações de gestão e investimentos em inovação e tecnologia advindos de consultorias do Programa Sebraetec, assim como investimento em novos equipamentos, reduziram o tempo da destilação da cachaça, tornando o processo mais eficiente e reduzindo custos, o que impactou no valor do produto final.

Jorge Fortes.
“Antes de implantar a fábrica, realizei visitas aos alambiques – dos mais simples aos mais sofisticados. Durante um evento, conheci a atuação do Sebrae no setor e, posteriormente, busquei contato com unidade que atendia a região onde eu pretendia instalar a fábrica. Daí por diante o apoio do Sebrae tem sido fundamental no meu negócio”, conta Jorge Fortes, destacando que trabalha de maneira arrojada, não abrindo mão de consultorias e capacitações específicas, assim como participação em eventos do setor e de mercado, como o SIRHA.  

Tantos investimentos e avanços – inclusive o registro do empreendimento junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e elaboração dos manuais de boas práticas de fabricação e processamento da cachaça, favorecem a competitividade da empresa no mercado e já renderam à Capotira bons frutos. Em 2017, por exemplo, a cachaça maranhense ganhou o Certificado Prata na categoria Cachaças Armazenadas em Madeiras Brasileiras na 27ª edição da Expocachaça.

O reconhecimento se deu a partir da participação do destilado no concurso que avaliou a qualidade da bebida após uma degustação às cegas. “Nesse momento atentei que o meu produto tinha capacidade de estar no mercado nacional e internacional, competindo com outras marcas de alto nível de produção. E é isso que eu quero hoje”, aponta Fortes, ressaltando que não para com os investimentos.

Atualmente a fábrica ampliou a estrutura física e aumentou sua capacidade produtiva passando de três para quatro destilações diárias, o que possibilita a produção média de 400 litros de cachaça/dia. A matéria prima para a fabricação vem dos 10 hectares de canavial plantados na Fazenda da Baixinha, onde está localizada a planta fabril da Capotira.

O SIRHA

A 3ª edição do Sirha reúne expositores, marcas e profissionais de toda cadeia produtiva do negócio de Alimentos, Bebidas e Hotelaria, como chefs, confeiteiros e padeiros; donos de restaurantes, bares e hotéis; diretores de compras; além de associações e escolas de culinária e hotelaria de todo País. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário