quinta-feira, 1 de junho de 2023

São João 2023 e potencial turístico do Maranhão são debatidos no programa 'Contraplano'

Programa ‘Contraplano’.
No programa ‘Contraplano’ desta terça-feira (30), na TV Assembleia, o debate foi acerca do São João 2023 e do potencial turístico do estado. O apresentador Fábio Cabral recebeu a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo; a gestora de Turismo do Sebrae Maranhão, Renata Costa; e o professor David Bouças, coordenador do Grupo de Gestão Estratégica de Destinos e Organizações de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Durante a conversa, a secretaria Socorro Araújo ressaltou que o turismo no Maranhão vai além do São João, por ser um estado rico em manifestações culturais, belezas naturais e com um grande potencial para o ecoturismo. "Não posso deixar de destacar a importância da comunidade nesse processo de fortalecimento do turismo, sendo esta responsável não só pela recepção e acolhida aos turistas, mas principalmente pelas principais manifestações culturais", afirmou Socorro Araújo.

Além disso, ela destacou visita a São Paulo como estratégia para fortalecer a principal manifestação do estado no calendário brasileiro de festas, aumentar o fluxo de turistas e a geração de emprego e renda. "Em São Paulo lançamos o maior São João do Mundo, e tivemos uma grande recepção pelas operadoras de turismo e agências de viagem. Não tenho dúvidas que, se ano passado foi bom, este ano será ainda melhor", completou.

Oportunidades

No mesmo sentido, Renata Costa falou sobre a importância do turismo para a economia do estado. "Essa atividade gera oportunidades, trabalha com vários segmentos da sociedade, oportunizando desde os pequenos até os grandes negócios”, assinalou.

Ela afirmou, ainda, que para incentivar o setor turístico é preciso que todos estejam alinhados, sociedade e governo, para que a atuação do SEBRAE ofereça soluções precisas em relação ao novo modo como as pessoas veem e vivenciam o turismo.

O professor David Bouças, tratou sobre o Observatório do Turismo do Maranhão. “É uma rede de dados e informações acerca do turismo cujo objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão que possa contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral”, explicou.

Os debatedores foram unânimes ao afirmar que o São João do Maranhão impactará na geração de mais emprego e renda à população. Reforçaram ainda que, uma vez bem promovida, a cultura se torna um grande vetor de desenvolvimento econômico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário